Lingua Portuguesa em ex- colônias portuguesas

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Pessoas | Cargos

Lingua Portuguesa em ex- colônias portuguesas

#81297 | Borges C Medeiros | 09 jan 2005 13:54

Caros confrades,

Inicialmente gostaria de desejar-lhes muito bom ano novo e saúde para si, seus familiares e amigos.

Agorinha mesmo me deparei com uma situação bastante interessante e que de alguma forma penso que abrindo este tema, possa auxiliar-me e alguns outros confrades na obtenção de informações a respeito de familiares que nasceram, casaram, tiveram filhos e faleceram em ex- colônias portuguesas ao longo dos séculos. E a principal dificuldade que me deparei foi com a actual realidade, diferenças de língua, em sua grande maioria não mais falam nosso idioma, talvez daí a dificuldade para nos comunicarmos e alcançarmos êxito em nossa indagações.

Minha pesquisa está centrada na cidade de São Lourenço dos Linhares, Índia portuguesa da segunda metade do séc XIX e início do séc XX, onde procuro informações a respeito do Capitão Venâncio César Rodrigues, o qual nascera nessa região e teria falecido em Lisboa, 1937. Casou com Beatriz Taciana Borges da Câmara Medeiros de familiares Açorianos, Ponta Delgada e morada em Lisboa.

Ao colocar este tópico, julgo interessante entendermos as razões pelos quais nossa cultura, ou seja a lingua em alguns lugares não se perpetuaram, seria em função de não termos tido êxito no processo de colonização e povoamento? As raízes e culturas locais falaram mais alto? Ou teria sido a forma com que seus regentes determinaram as condições do dia-a-dia e evolução dos factos junto as colônias a época. Que condição diferenciada foram colocadas em Princípe, Cabo Verde, Guinés, Moçambique, Angola, Brasil, Índias entre outras mais?

Na expectativa de evoluírmos neste tópico o qual julgo importante até para compreendermos muitos factos de hoje e os de ontem, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen