Cabritas/Guerreiros

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Cabritas/Guerreiros

#81865 | Eleny | 15 jan 2005 07:36

Caros amigos,sabem se alguém já estudou a união destas duas Familias?Tenho nos meus ascendentes ligações curiosas,mas,até ao momento não consegui reconhecer nada que me ligue a Familias que constem no Genea.Transcrevo dois na possibilidade de alguém já se ter "cruzado"com eles:19-12-1825 nasce José na Carrapateira,baptizado em S. Marcos da Serra no dia 26,primeiro do seu nome,filho legitimo de Domingos Cabrita e Maria Guerreira,neto paterno de João Cabrita e Maria de S. José naturais de S. Bartolomeu de Messines e materno de João Martins de S. Marcos e Marianna Guerreira de S. Bartolomeu de Messines,foi Padrinho Gregório José do Monte da(o)Costa daquela Freguesia,foi celebrado pelo Cura Manuel Joaquim Guerreiro---------------01-04-1871 nasce outro José baptizado em S. Marcos da Serra,primeiro do nome e filho legitimo de José Cabrita e Luisa Maria naturais de S. Marcos da Serra e moradores na Carrapateira neto paterno de Domingos Cabrita e Maria Guerreira e materno Gregorio José e Theodora Maria,foram padrinhos Ignácio Coelho e sua irmã Maria Guerreira ambos solteiros e moradores na Agialucha de S. Bartolomeu de Messines foi celebrado pelo Paroco Manuel António de Camacho.Alguém pode dar informações a respeito?Ainda não tenho o nascimento do João Cabrita que suponho estar na T.T.,ao ver um outro Tópico pensei se este poderia ser um filho de Francisco Cabrita o qual consta no Genea e ninguém sabe nada,será possivel?Dado ser de S. Bartolomeu de Messines...Bom fim de semana a todos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#82203 | Eleny | 19 jan 2005 15:50 | Em resposta a: #81865

Boa tarde,renovo o meu pedido.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85043 | rafael | 23 fev 2005 15:58 | Em resposta a: #82203

Cara Helena
Peço desculpa de usar este tópico para entrar em contacto consigo.Mas ontem enviei-lhe um mail acerca de genealogia ( assunto pendente ), mas que veio devolvido.
Tenho um seu endereço com ss, estará correcto ? Não sei qual deles o mais prático.
Os meus melhores cumprimentos e até breve.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85237 | Eleny | 26 fev 2005 01:54 | Em resposta a: #85043

Caro Rafael,é mesmo ss,não se enganou,o correio já está operacional,pode enviar.Os meus melhores cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85250 | rafael | 26 fev 2005 15:45 | Em resposta a: #85237

Cara Helena
Hoje, ou amanhã,mesmo que não faça outra coisa ( passarei o fim de semana em casa ). Em boa hora o diga, enviar-lhe-ei por mail alguma informação. Peço-lhe desculpa da aparente desatenção e desinteresse, que mais não é que devido à falta de tempo, cansaço algumas vezes e preguiça ( de que sofro também ). Estou tb.em falta com mais confrades, que me desculpem não ter ainda respondido.
Escrevo aqui, porque continuo com recusa do "servidor e gostava de lhe enviar por mail outras informações particulares, e o Fórum não é o espaço próprio.
Se eu continuar a ter problemas de envio terei de colocar neste tópico, ou em outro relacionado, alguma informação que lhe seja útil, mas muito resumida e, se calhar, sem a importância esperada e repetida noutros tópicos.
Já lá vai o tempo e até fui incompreendido por alguém que continuo a estimar com elevada consideração e que sempre respeitei muito, me chamava a atenção, quando me alongava no Fórum com informações que não teriam o interesse que eu julgava.Todavia, como gosto de escrever e vagar para isso, continuava, porque julguei terem dado certa vida e calor humano às minhas mensagens, embora me "expusesse" algumas vezes, talvez !... desnecessariamente ; porém, as enriqueceram com informações particulares complementares que contribuiram aqui no Fórum, e em correspondência particular, para conhecimento de factos e acontecimentos,etc. que de outra maneira muitos/as confrades não teriam tido conhecimento .E isso me compensa e satisfaz.
Mas fui ficando inibido e hoje , foi uma excepção, pois já ia caindo nesta msg. outra vez no "defeito" acima referido, por isso vou terminar com os meus melhores cumprimentos :-)
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85266 | Eleny | 26 fev 2005 20:17 | Em resposta a: #85250

Caro Rafael,suponho que tenha recebido a minha mensagem,estou muito curiosa pelo que tem para me contar.Penso que no Rossio poderá se alongar mais e eu de certeza vou gostar muito de o ler.Melhores cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85274 | rafael | 26 fev 2005 22:02 | Em resposta a: #85266

Cara Helena
Continuo a ter problemas de envio, assim vão aqui algumas informações que poderão servir tb. a outros confrades.
Mas antes desejo advertir que quando me refiro a informações particulares, é força de expressão, claro está:são informações inofensivas, correctas, algumas talvez ridículas ou exageradas, porque as que se revestem de segredo ( e conheço algumas, que seria melhor delas não ter tido conhecimento ), obviamente que nunca as referi ou referirei, a ninguém ( ninguém ). As que refiro e que não têm nada de mal, ou secretismo, são apontamentos familiares que herdei de tradição, soube por acaso,acerca de um ou outro membro da família ou antepassado, alguma tradição que me parece exagerada ou ridícula, ou outros assuntos que não vale a pena aqui referir, porque não trazem nada de novo a quem consultar o tópico e só poderá, eventualmente, interessar aos nossos parentes e não a todos,e alguns até nem as apreciariam ou se desgostassem delas colocadas aqui, no Fórum.
Já uma vez coloquei num tópico uma informação sobre uma antepassada minha e um parente tb. seu descendente, "pareceu-lhe mal " e se insurgiu um pouco; mas é verdade, está documentado, embora seja de famílias de certa importância tal facto aconteceu e lá esta registado no livro competente, mas os filhos foram legitimados.
Assim,quando falo em informações particulares, é força de expressão, para significar e julgar que só interessam a alguns parentes ou a determinadas pessoas que me merecem mais consideração e absoluta confiança. A estimada confrade e mais confrades terão e têm essa consideração e confiança; aliàs, sabem-no, EMBORA, HÁ MUITO TEMPO sem me darem notícias e novidades. Mas eu não tenho tido nada para enviar e até para perguntar, daí o meu silêncio também.
Mas voltando ao assunto:sobre os Cabritas e Guerreiros, sobretudo estes, recolhi muita informação que dei a muitos confrades e parentes e tb. colocada em vários tópicos, onde apareço com diferentes nomes de utilizador.Desculpem repetir-me não o faço por vaidade pessoal, mas por pensar que poderei ainda ser útil a alguém aí vão os nomes por autor :bernardo2000-rafael mião-orgc-rgc- agora e penso por aqui ficar-rafael.
Mas voltando aos Cabritas poderá consultar a minha Árvore de Costados ( mas falta lá muita gente que ainda não coloquei).
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=21830
Em particular da ascendência de minha bisavó Mariana Quitéria da Conceição Oliveira e da minha avó Maria Guerreiro de Goes.
Os meus Cabritas, Martins Cabritas são principalmente da freguesia de São Bartolomeu de Messines e da de Silves e bem assim das de Albufeira, Porches, Alte, Benafim,Guia, Loulé, etc.
Brites Cabrita é a pessoa de minha família ( é minha avó ) com tal apelido mais antigo/a que conheço. Foi casada com o meu avô o Capitão de cavalos e homem nobre e principal-Bartolomeu Afonso Santos, cujo pai Belchior Afonso Santos foi senhor da herdade das Cortes -freg. de São Bartolomeu de Messines c.g. ainda hoje de certo relevo social. A minha avó Brites Cabrita ( séc. XVI ) foi senhora da Casa da Torre do Gilvarzino, arredores de Loulé. Peço que o Miguel Cabrita Matias ( se aceder a este tópico ) porque tem dedicado muito do seu tempo e boa vontade ao estudo sobre a família Cabrita venha em meu auxílio e nos dê alguma informação nova e que lhe possa ser útil também e ponha aqui os pontos nos is.
Com mais tempo poderei referir outros confrades e parentes que se dedicam a esta família estou a lembrar-me do José Rafael ( tem um bom trabalho em mãos ), aparece aqui raramente, do Sérgio Callado Cortes ( que também sabe muito sobre o assunto ).Penso não ser indiscreto aqui referi-los, que é justo, e outros parentes e confrades, mas cujo grau de convivência pessoal não me dá à-vontade de aqui referi-los. Mas que podem entrar neste tópico e indicarem links que lhe sejam úteis e a mim também.
Sobre Guerreiros tenho bastante, porque há anos me interesso por eles sobretudo os -Guerreiros de Gusmão -( como teimo em chamar-lhes )Guerreiros de Aboim , da antiga comarca de Ourique e outros do concelho de Loulé, Silves e Albufeira, sem esquecer os de Mértola, etc. Estou desejando que o Luís Soveral Varella diga mais alguma coisa sobre o assunto,pois tem estado demasiado silencioso. E não é só o Luís Soveral que sabe muito desta gente, e se interessa pelo assunto, outros bons genealogistas, que se quiserem e acharem bem aqui os esperamos ou em tópicos já abertos relacionados com este assunto de Cabritas e Guerreiros.
Quem já vai sendo "ultrapassado" sou eu ,que não vou aguentando a pedalada dos novos meios de informática ao meu alcance, mas como reconheço que dei bastante espero ainda colher alguma coisa do que fui por aí semeando, com algumas falhas e imprecisões, é verdade, com muito entusiasmo e algumas "derrapagens"mas levantei "muita caça", desculpem a linguagem de caçador de que em tempos gostei.
Naturalmente, com mais tempo enviar-lhe-ei mais alguma coisa precisa para poder relacioná-los com os seus Cabritas e Guerreiros, mas aqui já fica alguma informação geral que penso ser-lhe útil e desejada.
Um bom fim de semana.
Os meus cumprimentos de muita consideração e estou entusiasmado por ter tanto interesse pela Genealogia e por famílias que nos serão comuns,que mais tarde ou mais cedo, comprovará como espero. Noto o grande interesse que muitas Senhoras têm pela Genealogia e a valiosa colaboraçaõ que vão dando e a propósito de certos tópicos referem outros assuntos não só de grande importância cultural mas de interesse prático.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85276 | melisa | 26 fev 2005 22:11 | Em resposta a: #85274

Caro Rafael

Seja bem aparecido.

As suas informações são sempre preciosas e dão colorido à genealogia

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85278 | Eleny | 26 fev 2005 22:27 | Em resposta a: #85274

Caro Rafael,aguardo então essas informações que dispõe do parentesco entre as nossas Familias.Apenas uma pergunta:João Cabrita casado com Maria de S. José,ambos de S. Batolomeu de Messines,descende ele de Bartolomeu Afonso Santos?Muito obrigado.Os meus melhores cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85295 | josécyr | 27 fev 2005 11:59 | Em resposta a: #85250

Caro Rafael Carvalho (e também Senhoras "Eleny" e "Melisa",
Creio que se recorda de mim, já trocamos informações anteriormente, as quais agradeço muito, pois o Rafael foi uma das pessoas que me ajudou nas minhas primeiras caminhadas por estas coisas da genealogia.
Vejo sempre com interesse as suas mensagens sobre os Cabritas e Guerreiros, bem como as da caras Senhoras "Eleny" e "Melisa" que também estudam estes apelidos.
Também eu vim a ter que me dedicar a eles pois tenho estes apelidos ligados a mim, nas localidades de Loulé (Guerreiros) e em S. Bárbara de Nexe (Guerreiros, Martins Cabrita, Nunes Cabrita e Rodrigues Cabrita).
Caso seja possível e a nível particular, gostaria de trocar informações consigo. Será possível?. Espero que sim, sem o incomodar claro. Gostaria também de o fazer, ao mesmo nível com as caras Senhoras acima mencionadas.
O meu e-mail particular é jcabec@hotmail.com.
Cumprimentos e votos de boa saúde deste seu amigo, José Cbaecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85308 | rafael | 27 fev 2005 15:20 | Em resposta a: #85295

Caro José Cabecinha
Sim, Senhor ! Seja bem aparecido. A minha memória para certos assuntos ainda é boa. Recordo-me do que diz. Agora , "num pequeno intervalo " vim aqui e conto brevemente, pode ser ainda hoje, ou daqui a dias, entrar em contacto consigo; aliàs, preciso de umas informações suas. Mas será sempre um motivo de satisfação ser-lhe tb. prestável no que puder.
Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85317 | Eleny | 27 fev 2005 19:12 | Em resposta a: #85295

Caro José Cabecinha,tenho aqui uns apontamentos soltos que se não o ajudarem talvez ajudem outro Confrade interessado nestas uniões da Familia Guerreiro com a Cabrita e Rodrigues no seu caso:S. Marcos da Serra foi baptizado António,assento 187 de 1858,filho de António Rodrigues Semedo e Isabel Maria moradores na Corte Penal?,neto Paterno de Manuel Rodrigues Semedo e Maria Cabrita e Materno de José dos Santos e Joanna Maria,foram Padrinhos Custódio Guerreiro e Marianna Cabrita da Corte ...velho-S. Barnabé.Este é um óbito de um jovem,não tirei a data mas será de 1860,achei curioso o nome :Tozé Martins,25 anos,filho de José Martins e Ana Maria,moradores no Sitio das Casas Velhas,neto Materno de Placido Rodrigues e Ignacia Maria e Paterno de José Martins e Ignácia Guerreira.É pouco mas o meu correio não está a funcionar a 100%.Será melhor o Confrade meter aqui no Forum o que tiver, os nomes das pessoas que procura,localidades,etc,assim é mais fácil para o poderem ajudar.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85349 | josécyr | 28 fev 2005 09:59 | Em resposta a: #85308

Caro Rafael Carvalho,
terei muito gosto em lhe dar qualquer informação que necessite de mim. Já agora informo-o que em Loulé, tenho os meus Guerreiros ou Guerreiras, casados com Martins, Madeiras ou com Mendes, isto nos inícios dos Sec. XVIII e nos finais do XVII. Quanto a S. Bárbara de Nexe, um Madeira e uma Guerreira, mas sendo esta de Loulé.
Cumprimentos e votos de boa saúde, deste seu amigo J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85398 | josécyr | 01 mar 2005 08:46 | Em resposta a: #85317

Cara Helena Cabrita Mendes,
Tentei enviar-lhe uns dados, particularmente, para o seu e-mail e veio tudo devolvido. Diga-me se tem outro alternativo.
Lamento, J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85441 | Eleny | 01 mar 2005 18:07 | Em resposta a: #85398

Caro Confrade José Cabecinha,tenho outro mas está nas mesmas condições,vou ter de criar outro.O estranho é receber os avisos do Genea.Mas estou desejosa de saber os seus dados.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85476 | josécyr | 02 mar 2005 08:44 | Em resposta a: #85441

Cara Helena C. Mendes,
Espero então que resolva esse seu pequeno problema. Nessa altura gostaria de trocar consigo algumas impressões a respeito da ligação Cabritas/Guterres, em S. Bárbara de Nexe, que me interessam muito. Vou tentar também falar nisso com a cara Susana Gama, que também tem muito a ver com este tema. até lá os meus cumprimentos.
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

Rafael/JCyrn-Correio

#85557 | Eleny | 03 mar 2005 21:10 | Em resposta a: #85274

Caro Rafael e José Cab.,não consigo reparar o correio,vou ter de investir mais tempo,como as informações que o Rafael tem são de natureza particular e o José tem alguns dados,agradeço que enviem para:fcbarrobaiol.pt.Recebam ambos os meus melhores cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85559 | montargil | 03 mar 2005 23:35 | Em resposta a: #85308

Caro Sr. Rafael,
Contente de o ter lido. É o seguinte, num certo forum espanhol onde o nosso confrade Milleiro, anima e dá eficientes ajudas, reparei numa informação sobre os Guerreiros/Guerreros, (como deve ter reparado que também eu ando á procura dos meus lá por Castro Verde), e teria informação relevante a enviar-lhe proveniente de Espanha. O meu mail vem no tópico David, assim poderia p.f. enviar-me o seu. E, permita-me de o convidar ao meu tópico "Ferreiras, Santos de Évora,Alentejo" , que...agora deveria chamar-se Godinhos de Montargil e Guerreiros de Castro Verde, o link para aceder já o coloquei no seu tópico em "Ramos Familiares".
Com os meus cumprimentos
atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85562 | rafael | 04 mar 2005 00:01 | Em resposta a: #85559

Caro Luís Filipe
Vou tratá-lo assim, para ver se deixa de tratar-me tão formalmente. Embora já não seja novo, trate-me por Rafael Carvalho ; melhor: por Rafael, que é mais prático e não me faz sentir mais idoso que vou sendo.
Aí vão os end.
octaviocarvalho@netcabo.pt
octaviocarvalho@mail.telepac.pt
Aguardo as suas notícias e enviar-lhe-ei alguma coisa ( por correio postal ) que lhe deve agradar; aliàs, tenho de enviar tb. para o meu primo José Rafael, se clhar a ler esta msg. obs. que não me esqueci do prometido.
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85566 | montargil | 04 mar 2005 10:07 | Em resposta a: #85562

Caro Rafael,
Boa, isso mesmo, como em tudo na vida, tudo está no que fazemos, no que somos, como procedemos, e como o Rafael sabe...na famosa maneira de ver através do para além... a história é dos jovens...sempre foi, aliás é o que o Rafael reflete... Hoje á noite estarei em Por. e já lhe enviarei os documentos.
Um grande abraço
Atentamente

Luíz Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#85747 | rafael | 07 mar 2005 18:39 | Em resposta a: #85566

Caro Luís Filipe
Recebi tudo em boas condições. Estou com dificuldades ao escrever no teclado, para esc. e envio de mails. Aqui, felizmente, consigo escrever sem estar à espera que as letras vão aparecendo lentamente. Não sei a causa e quando apago é a mesma coisa. É uma grande chatice estar à espera que apareçam as palavras passados mts. segundos depois de se escreverem.
Esta semana vou recolher alguma coisa para lhe enviar: fotocópias, etc. para a res. que me indicou.
Um abraço e obrigado.Fiquei deveras satisfeito por conhecer mais um-Guerreiro- prov. meu parente.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Rafael/JCyrn-Correio

#85751 | rafael | 07 mar 2005 20:09 | Em resposta a: #85557

Cara Eleny
Mais logo terá razão em estar aborrecida comigo, por não ter respondido logo, como pensei fazê-lo e lhe disse. E já não é a primeira vez que falto ao prometido.
Sobre -"informações de natureza particular" , terá sido um dos meus exageros ou uma maneira de expressar-me menos feliz, de que me penitencio e que, por vezes, me descuido. Sucedeu, tb. há dias, com os meus exageros de expressão fui mal interpretado, pelo que disse a uma pessoa que estimo muito e considero. Mas como temos Verdadeira amizade e compreensão, acabou tudo em bem, como era de esperar, em boa hora o diga.
Os meus melhores cumprimentos.
Até breve. Usarei o mail que indicou.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Rafael/JCyrn-Correio

#86080 | rafael | 13 mar 2005 01:56 | Em resposta a: #85557

Cara Helena
Enviei-lhe um mail. Julgo que seguiu.Agradeço que diga qualquer coisa.
Um bom fim de semana.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#86136 | josécyr | 14 mar 2005 08:54 | Em resposta a: #85441

Cara Helena:
Só para lhe dizer que recebi a sua mensagem sem problema algum. Muito obrigado pelo que me mandou.
Cumprimentos,
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Rafael/JCyrn-Correio

#86197 | Eleny | 15 mar 2005 00:42 | Em resposta a: #86080

Caro Rafael, recebi em boas condições,muito obrigado.Quando tiver disponibilidade envie o restante,mas, sem pressa,dadas as circunstâncias.Os meus melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Rafael/JCyrn-Correio

#86248 | Eleny | 15 mar 2005 17:26 | Em resposta a: #86080

Caro Rafael,tenho estado a analizar e não cheguei a nenhuma concluzão,apenas fiquei com suspeitas.Encontrei um óbito:1843-António-filho de Francisco Cabrita e mãe incógnita,neto paterno de João Cabrita e Maria de S. José,estes são meus avós,logo,Francisco Cabrita é irmão de Domingos Cabrita.E este baptizado:06-10-1858-Francisco,filho de Manuel Francisco e Venancia Maria, moradores na Corte ...velhinho?neto paterno de FRANCISCO CABRITA e Maria Ignácia de S. Bartolomeu de Messines,materno de Domingos Coelho e Isabel Maria de Santana da Serra,foram padrinhos António Guerreiro e Ignácia Maria,solteiros,filhos de Manuel Guerreiro da (será que li bem) Azilheira?Será este o pai de Joaquim Cabrita,e filho de Manuel Martins Cortezão c.c. Margarida Gonçalves,terá tido outro casamento?Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Rafael/JCyrn-Correio

#86281 | rafael | 16 mar 2005 02:54 | Em resposta a: #86248

Cara Helena
Acabo de chegar e são quase três da madrugada e cansado .Isto é só para saber que recebi tudo e mereceu a melhor atenção.Vou ver se neste fim de semana envio mais qualquer coisa.
Recebi o mails que agradeço muito.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Rafael/JCyrn-Correio

#86406 | rafael | 17 mar 2005 16:48 | Em resposta a: #86248

Cara Helena
É de facto -Azilheira, freg. de São Marcos da Serra. Gosto muito de ir por lá ( aprecio a paisagem ),quando vou a São Barnabé e tenho de passar por Santana da Serra.
Sobre Domingos Coelho c.c Isabel Maria, de Santana da Serra, fiquei muito curioso.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Rafael/JCyrn-Correio

#89341 | rafael | 23 abr 2005 16:45 | Em resposta a: #86406

Cara Helena

Aproveito este tópico, porque o lerá certamente, para lhe dizer que tenho recebido os seus mails, tenho respondido e ainda há poucos dias : 18 e 19 do corrente mês lhe escrevi novamente, mas o servidor não aceita o envio para o seu endereço indicado.

Dou-lhes os meus parabéns pela alegria que deve ter e desejo as maiores felicidades. Tudo é bom quando acaba em bem.

Os meus melhores cumprimentose .Um bom fim de semana e feriado .
Um beijinho para a bebé.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Rafael/JCyrn-Correio

#89434 | Eleny | 25 abr 2005 17:14 | Em resposta a: #89341

Caro Rafael,da nossa parte muito obrigado.Estamos todos muito felizes por ter corrido bem e a Cristina Beatriz vir de boa saúde.Aguardo as informações que o Confrade tem sobre estes Cabritas e Guerreiros da minha Familia.Se desponibilizar no Forum,ainda é melhor.O que ainda não percebi é se o João Cabrita casado com a Maria de S. José de S. Bartolomeu de Messines,são Familia dos Martins Cabrita ou Martins Cortezão,pois o seu compadre na época é João Martins e ter casado com Marianna Guerreira também de S. Bartolomeu de Messines.Situo estes avós em meados de 1700 porque um neto,José Cabrita,nasce em 1825.Receba os meus melhores cumprimentos e continuação de um bom Feriado.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE:Correio

#89978 | rafael | 04 mai 2005 01:28 | Em resposta a: #86197

Cara Helena

Enviei-lhe um mail há dois dias, mas não sei se o recebeu. Se continuar a não receber, terei de enviar-lhe por correio postal , por ficheiro não segue, alguns apontamentos que tenho e que resolvi agora enviar-lhos, assim que me envie por mail a direcção postal que ache conveniente.
Nunca deixo de responder a quem quer que seja, pouco ou muito e de acordo com o pretendido, mais não seja: dizer que não sei ou não ter disponibiliade de momento, e evitar esperarem em vão; como também levo em desconsideração quem não me responde, a não ser que tenha motivos, para isso, justificáveis, que respeito .

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE:Correio

#89980 | Eleny | 04 mai 2005 02:36 | Em resposta a: #89978

Caro Rafael,o problema do correio está resolvido.O PC foi formatado e tudo voltou ao normal.Como sabe, apesar deste problema não tenho deixado de lhe enviar as minhas notas.Eu é que peço desculpa do desempenho da caixa de correio não ter sido a melhor e ocupar o tempo do Confrade em vão.Como disse,está já a 100%,relembro o mail:helenamendessarrobasapopt.Desde já os meus agradecimentos pela sua atenção. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE:Correio

#89982 | rafael | 04 mai 2005 03:47 | Em resposta a: #89980

Cara Helena
Eu tenho recebido tudo o que me tem enviado, mas o que me parece é não ter recebido os meus mails. Agora como experiência reeenviei o mail que lhe tinha enviado na manhã do dia 1 do corrente mês, mas para outro seu endereço electrónico. Todos têm sido dados como saídos.
De qualquer maneira, amanhã, vou passar os apontamentos para um mail e reencaminhar para os 2 ou 3 (?) endereços electrónicos seus que aqui tenho: um deles hotmail, o que já devia ter feito.
Não tem ocupado o meu tempo em vão; antes pelo contrário, porque eu sou devedor da sua atenção e das curiosas informações que tem enviado.
Estou a fazer serão até às tantas e amanhã, hoje, vou tentar enviar-lhe alguma coisa, porque não tenho tais dados informatizados como certamente já se apercebeu e seria conveniente.
As minhas desculpas por mais este atraso, mas que compensarei com outros apontamentos que não pensava ainda disponibilizar-lhe e que lhe agradarão.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE:Seguiu correio

#90028 | rafael | 04 mai 2005 19:25 | Em resposta a: #89982

Cara Helena
Acabo de enviar-lhe um mail através de dois end. difts.Espero que tenha recebido em boas condições.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE:Seguiu correio

#90034 | Eleny | 04 mai 2005 21:06 | Em resposta a: #90028

Confrade Rafael,gostei muito do que me enviou,espero em breve ter a descendência de João Cabrita de S. Bartolomeu de Messines.Espero também que os seus primos Eng. Miguel Cabrita Matias e Eng. Soveral Varela autorizem o Rafael a enviar-me alguns dados .Vamos aguardar.Melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#92328 | Eleny | 01 jun 2005 11:03 | Em resposta a: #86136

Caros Confrades,acabo de receber o baptizado da minha avó Luisa Maria,mais uma vez se confirma a ligação aos Guerreiros,se alguém reconhecer os meus familiares: em S. Marcos da Serra ,Luisa primeira do nome filha de pai incógnito e de Theodora Maria do Sitio dos Quemados desta Freguesia,neta materna de Luis Guerreiro e de Maria Vitória do mesmo sitio,nasceu em 08-01-1846 foi baptizada em 19-04-1846 foram padrinhos José Coelho e sua mulher Joaquina Maria do sitio das Portelas o Cura Manuel José Medeiro Gonçalves.Luisa Maria quando tem o seu primeiro filho nesse assento diz que a criança é neta materna de Theodora Maria e de Gregório José.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#92343 | rafael | 01 jun 2005 14:00 | Em resposta a: #92328

Cara Helena
Ando quase sempre atarefado, por isso me socorro do Fórum e ainda bem. Falou nos Queimados que me despertou um mundo de recordações. Assunto próprio para mail. Assim que tiver vagar fá-lo-ei. Mas acresce o interesse por ver que a Helena vai encontrando muitas ligações aos -Guerreiros-das zonas geográficas que privilegio e conto referir-lhe isso.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#92346 | Eleny | 01 jun 2005 14:30 | Em resposta a: #92343

Caro Rafael,embora este não seja o tema do Tópico,informo que encontrei ligações dos meus Mendes a Estremoz na pessoa de Virginia Augusta Mendes e também já tenho a confirmação num assento de Francisco António Mendes ser de Almodôvar,residente na Estação do Ameixial,era Ferroviário.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/Guerreiros

#93037 | Eleny | 10 jun 2005 18:52 | Em resposta a: #92343

Caro Rafael,cá recebi o correio e gostava de lhe responder mas o seu correio está a devolver.Por isso pergunto-lhe ,que Guerreiros eram os do Monte Queimado,Gusmão,Gois,etc.Qual é este ramo.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Frs/Goes da freg. de Santana da Serra

#93072 | rafael | 11 jun 2005 05:17 | Em resposta a: #93037

Cara Helena

Recebi o mail que agradeço a que responderei oportunamente; mas, sobre esta sua msg e se a memória não me atraiçoa, recordo ter ouvido que o referido monte e área resp.ª pertencera a um tio-avô de minha avó paterna Maria Guerreiro de Goes, conhecido por tio João do Sobralinho ( dos Frs/Goyos,da freg. de Santana da Serra, como aparecem registados), nome de uma herdade onde morava, e ao que parece tb. na chamada do Pero Garção da mesma freg.ª. Como este meu tio-trisavô não tivesse deixado filhos do matrimónio, esta e outras herdades passaram para mãos estranhas à família, ou ainda aparentados. É o que recordo e lamento não ter aprofundado tal assunto como meu Pai q D h.
Já referi noutro tópico que os GOES da freg.ª de Santana da Serra são todos da mesma família. aparecendo também raramente com o apelido Fernandes e um deles foi da governança de Ourique .
Estes Goes da minha família vêm referidos como núcleo importante de família deste apelido na obra- "No Caminho dos Góis " do eng.º João de Nogueira Ramos.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Cabritas/Guerreiros

#419261 | duarte.almeida | 08 nov 2019 20:28 | Em resposta a: #82203

Renovo mais este assunto,achei um nome nestas trocas de mensagens de Helena Cabrita Mendes ,o nome de meu sogro era Manuel Cabrita Mendes nascido em são marcos da serra morou em são bartolomeu de messines estabeleceu-se em Faro e de lá embarcou para o brasil em 1946 .seus pais:Sarafim Mendes e Catarina Cabrita Mendes.. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Duarte Almeida

Resposta

Link directo:

Cabritas/Guerreiros

#446722 | inacio | 24 mar 2023 09:47 | Em resposta a: #89434

Bom dia

Só agora vi estas informações. Já passaram largos anos, mas talvez ainda interessem. Sou neto de Domingos Cabrita e de Maria Guerreira, meus Trisavós do lado paterno. João Cabrita e Maria de S. José eram os pais do Trisavô Domingos Cabrita, nascido em São Bartolomeu de Messines.
Se tiverem mais informações, agradeço.

Manuel F. Marques Inácio

PS - Gostava de contactar a Confrada Helena Cabrita Mendes, que verifiquei há pouco ainda ser da família. Conheci o primo Francisco Mendes, que foi Professor Catedrático da Faculdade de Ciências de Lisboa. Gostava de saber mais. Obrigado.

Resposta

Link directo:

Cabritas/Guerreiros

#446727 | inacio | 25 mar 2023 00:11 | Em resposta a: #419261

Boa noite

Já deve ter esta informação sobre o seu sogro Manuel Cabrita Reis, nascido em São Marcos da Serra, em 1919, imigrado em 1946 e que acabei de ver há pouco no FamilySearch. Fixei porque devia ser primo deu pai e um ano mais novo.
Ao dispor

Obrigado
Manuel Fernando Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jun 2024, 11:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen