Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Bibliografia

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#81893 | texmel | 15 jan 2005 22:32

ULTIMAS GERAÇÕES DE ENTRE DOURO E MINHO----APELO

Em 19 de Dezembro passado, apelei aos interessados na actualização dos costados que constam desta obra ,por me parecer agora a ocasião oportuna para o fazer, dado que ainda poderíamos contar com a colaboração de muitas das pessoas referidas neste trabalho, cuja ajuda seria de grande valor.
Na realidade o apelo foi saudado por muitos dos interessados e a oferta de colaboração começou a chegar e ainda continua; todavia tem sido pouca, olhando ao numero de costados que constituem a obra de Sousa Machado.
Assim, faço agora um novo apelo, pedindo aos que tão prontamente responderam, para interferirem junto de quem tenha família referida nas UGEDM, no sentido de enviarem a sua oferta de colaboração, sem a qual julgo não será possível conseguir um trabalho minimamente aceitável e que a não ser conseguido ,terá de ser abandonada a ideia da sua realização nesta ocasião, o que muito lamento, pois que para mim, é a que nos dá mais hipóteses para ser concretizada.
Aqui fica o meu apelo ,não só para os que acima refiro, mas também para todos os que figuram nas UGEDM.
Os meus agradecimentos antecipados
José Luiz T. C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#81920 | castroleal | 16 jan 2005 08:37 | Em resposta a: #81893

Caro José Luiz Teixeira Coelho de Melo,


Lendo o seu “dramático” apelo lembrei-me que talvez uma solução seria contactar os autores de “Carvalhos de Basto” no sentido de se associarem, pois penso que nesta obra os costados constantes nas UGEDM já estarão estudados na sua plenitude.

Restaria actualizar, propondo rectificações aos elementos constantes não só nas UGEDM, como também em CB, contribuindo cada um dos colaboradores com elementos inéditos que possuam (a nível documental, fotográfico, …), tentando elaborar-se pequenas biografias de algumas personagens, fugindo, deste modo, ao estatismo da ficha genealógica, à semelhança daquilo que os autores do GENEA magnificamente têm levado a efeito.

É uma sugestão…

Melhores cumprimentos do,

Rodolfo de Castro Leal
pintodamesquita@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#81955 | bandeira | 16 jan 2005 19:22 | Em resposta a: #81893

Caríssimo Amigo:
Comigo tambem pode contar, para a actualização da Casa da Torre de Geraz:-Nós,Casa de Rebordinho, Qtª da Reguenga, Casa de Ois, Casa de Vilar, Condes de Paço Vitorino, Condes de Carreira ,Viscondes de Cortegaça e Casa da Torre.
Cumprimentos
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#81976 | texmel | 16 jan 2005 21:50 | Em resposta a: #81955

Caro Gonçalo
Cá recebi a sua menssagem em que me anuncia o seu propósito de colaborar na actualização das UGEDM,que muito lhe agradeço.Esperemos que outros sigam o seu exmplo para podermos dar andamemto ao caso,que me parece não ser de de não desistir,pois é de grande interesse para todos os que nas UGEDM figuram e até para outros.Muito grato lhe fico se me indicar a numeração dos costados que pode actualizar,pois me facilita a ordenação do trabalho.
Com os agradecimentos e cumprimentos do
José Luiz T.C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#82005 | texmel | 17 jan 2005 14:22 | Em resposta a: #81893

Caro Castro Leal

Cá recebi os seus dizeres, referentes ao meu apelo, que muito agradeço, e sobre o assunto espero ainda (sem grandes esperanças) mais algum tempo para ver se aparece mais algum interessado em colaborar. Caso não haja interessados, parece-me que terei de dar o assunto por terminado, o que me custa muito, pois depositava neste trabalho grandes esperanças, tendo chega a pensar que viria a ter razoável aceitação, o que parece não ter sido o caso.
Quanto aos seus alvitres, estou totalmente de acordo, e prova disso são duas obras que
publiquei e que obedecem aos critérios que indica, incluindo fotografias e reprodução de documentos, o que torna a sua leitura atraente e lhe dá mais credibilidade.
Também colaborei ,em tempos, nos Carvalhos de Basto, conhecendo bem os seus autores, pelo que aí não tenho dificuldades.
No entanto parece-me, que a continuação das UGEDM, deveria obedecer ao mesmo critério em que foram idealizadas pelo seu autor, mas isto seria assunto a pensar mais tarde.
Aqui fica o meu agradecimento o os meus cumprimentos

José Luiz T.C.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#82081 | mivapi | 17 jan 2005 23:48 | Em resposta a: #82005

Caro José Luiz Teixeira de Melo

Este seu apelo que vem na sequência do anúncio sobre a actualização das UGEDM,
tambem da sua autoria, leva-me a fazer-lhe uma pequena observação:

1-Parece-me que a adesão ao projecto tem sido muito boa.

2-É verdade que alguns descendentes não se manifestaram ainda, o que pode ter duas explicações: muito boa gente neste país não conhece o Genea e por outro lado houve numerosas famílias que se extinguiram a somar às que decaíram.

3-A levar o projecto por diante, penso que terá que listar as casas tratadas e fazer uma abordagem directa aos descendentes. Sómente em função das respostas destes é que poderá tomar uma decisão.

Esperando que não leve a mal ter-lhe manifestado a minha opinião,

Apresento os melhores cumprimentos

Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#82119 | fmgar | 18 jan 2005 15:56 | Em resposta a: #81893

Em relação às casas de Arrochela(Guimarães),Costado 88,Pag.418 e doToural(Guimarães),Costado 82,Pag.400 do Livº1 de UGEDM-Ed.Braga-1931,venho informar que com o +, do ultimo Conde de Arrochela e de Castelo de Paiva s.suc. a representação daquelas casas passou para a descendência de D.Mécia d'Arrochela,fª2ª do 1ºConde de Arrochela,tratada exaustivamente no CAP.VI-MALHEIRO DE SANTA EUGÈNIA DE ALIJÓ,Parágrafos 1,7,8,9,10,11,12 e 13 do TOMO II do Livº "FAMILIAS TRANSMONTANAS-Descendência de Francisco de Moraes,Palmeirim.Ligações Familiares e outras Familias de Trás-os-Montes" Ed.Ponte de Lima-2001.
Com os melhores cumprimentos
Filomeno Malheiro Garcia

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#82126 | fmgar | 18 jan 2005 16:47 | Em resposta a: #81893

Quanto à Casa e Quinta das Torres,em Loureiro,Mesão Frio-Coot.205;Parágrafo 2º,do LivºII do UGEDM poderá obter as actualizações np parágrafo 2ºdo CAP.V de"A Descendência do 1ºBarão e 1ºVisconde de Alpendurada"-Ed.DISLIVRO-2004
onde no Nº2 a) 5.,figuram os herdeiros co-propritários da referida casa,sua ascencia e descendência.
Com os melhores cumprimentos
Malheiro Garcia

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#82254 | apsotomayor | 20 jan 2005 11:20 | Em resposta a: #81893

Caro José Luiz T. C. Melo

Pode contar comigo na devida actualização do costado 216.

António Pedro Sottomayor

entre.torres@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#82283 | texmel | 20 jan 2005 19:04 | Em resposta a: #82254

Caro Pedro Sottomayor
Recebi e muito lhe agradeço a informação de que esta na disposição de colaborar na actualizaçao das UGEDM. Registo e peço-lhe que aguarde noticias minhas;só nessa altura posso tranmitir-lhe a minha resolução definitiva se o assunto será para avançar,ou se por falta de colabporação ficará sem efeiito.
Cumprimentos e agradecimentos do
José Luiz T.C.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#82339 | dpa | 21 jan 2005 07:48 | Em resposta a: #81893

Caro José Luiz T. C. Melo,

Posso contribuir com a descendência de Mª dos Prazeres Pinto Mesquita Carvalho Magalhães da casa de Vilaverde (Gouveias Durões).

Com os melhores cumprimentos,

Lopo Pacheco de Amorim
lopo_pa@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#82373 | texmel | 21 jan 2005 18:55 | Em resposta a: #82339

Caro Lopo Pacheco de Amorim

Recebi e muito agradeço a sua colaboração.Grato lhe fico se me indicar o numero do Costado,ou em que terra fica.
Cumprimentos e obrigado
José Luiz T.C.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#82375 | dpa | 21 jan 2005 19:15 | Em resposta a: #82373

Caro José Luiz,

Ignoro pois não possuo a obra original neste momento, mas segudo um pequeno excerto que tenho creio que se encontra na pág 350 do primeiro volume. De qualquer modo se estiver errado, a terra é Caíde de Rei em Lousada.
Cumprimentos!

Lopo PA

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#82389 | texmel | 21 jan 2005 21:18 | Em resposta a: #82375

Caro Lopo P.A.

Obrigado,já encontrei.Peço aguarde noticias minhas.
Cumprimentos
Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#82392 | texmel | 21 jan 2005 21:25 | Em resposta a: #82389

Mensagem para ICA -ISABEL

Recebeu a minha mensagem ?
P.F. diga alguma coisa.
Cumprimentos
Jose Luis(TEXMEL)

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#82563 | AJGama | 23 jan 2005 22:28 | Em resposta a: #81893

Caro José Luiz Teixeira de Melo:
Não conheço a Obra UGEDM, infelizmente. Haverá alguma Casa descrita em Refóios, Ponte de Lima?

Muito obrigado antecipadamente pela informação. AJ Gama.

Resposta

Link directo:

Honra der Barbosa

#82821 | S.Barbosa | 26 jan 2005 21:39 | Em resposta a: #82392

Quais os últimos detentores, legitimos, da Honra de Barbosa e não aqueles que, por favor Real, usufruem dessa honraria?

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#82922 | dpa | 28 jan 2005 07:15 | Em resposta a: #81893

.

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#84505 | aa_nickname | 17 fev 2005 03:02 | Em resposta a: #82373

Posso contribuir com a descendencia da familia Sousa Machado da "Casa do Outeiro" e da " Casa da Quebrada".

Sem mais os meus cumprimentos

nick

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#84534 | Carlos Silva | 17 fev 2005 13:17 | Em resposta a: #81893

Caro José Luiz Teixeira C. Melo,

Confesso vergonhosamente que nao sou frequentador da dita obra, e por via de consequencia nao faço a menor ideia de como poderia contribuir para um projecto desses.
Nao sei que familias foram estudadas.

O meu caso nào interessa, claro, mas penso que deve ser representativo de muitos colegas. Isso é que interessa.

Talvez o investimento inicial, um pouco pesado, mas possivelmente frutifero, para conseguir tào consequente tarefa seja dar a conhecer a lista dos titulos ou familias estudadas.Talvez...
Parecer de um leigo.

Melhores cumprimentos.
Carlos PMM Silva

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#84537 | vitamina | 17 fev 2005 14:23 | Em resposta a: #82922

Caro José Luiz T. C. Melo

Tenho ascendência na zona de Braga (Póvoa de Lanhoso, Guimarães). Se estiver interessado tenho até aos meus 6º avós, cerca de 1767.
Cumprimentos
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#84740 | texmel | 19 fev 2005 18:13 | Em resposta a: #84537

Menssagem para Alexandra(vitamina)
Como poderá verificar,eu já desisti de levar por deante o trabalho que tinha em mente realizar,isto por falta de colaboração;assim venho agradecer-lhe a sua oferta que provavelmente não terá seguimento.
Muito grato
José Luiz T.C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#84757 | vitamina | 19 fev 2005 20:43 | Em resposta a: #84740

Caro José Luís T. C. Melo

Não desista...
Seja como for...

Domingos da Silva Branco casou com Rosa Fernandes, que seguem:

Domingos da Silva Branco 12.08.1851 Garfe, P. de Lanhoso, Braga
filho de:
Manoel José da Silva Branco e de Custódia Maria da Silva, ambos do Pinheiro, S. Cosme S. Damião, Garfe, P. de Lanhoso, Braga
neto paterno de:
Domingos da Silva Branco e Custódia Ferreira ou Custódia Maria de Oliveira, ambos nat. de Pinheiro
bisneto paterno de:
José da Silva Branco e Luiza Thereza Marques, ambos do Pinheiro
Francisco de Oliveira e Custódia Maria Ferreira, ambos nat. de Soutelo, Sarafão, Fafe, Braga
neto materno de:
José António da Silva e Maria Thereza das Neves, ambos nat. de Condes, S. Cosme e S. Damião, Garfe, P. de Lanhoso, Braga
bisneto materno de:
José Batista e Antónia Martins, ambos de Condes,
Manoel Francisco e Josefa Pinheiro, ambos do Lordelo, Sarafão, Fafe, Braga

Rosa Fernandes 27.09.1842 Santa Marinha da Costa, Guimarães
filha de:
António Fernandes e Emília Maria, ele de Despeza, freguesia de São Miguel de Gonça, Guimarães e ela exposta na roda
neto paterno de:
João António Fernandes e Maria d'Oliveira, moradores em Despeza, de São Miguel de Gonça, Guimarães

Cumprimentos
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#84862 | texmel | 21 fev 2005 14:37 | Em resposta a: #81893

Caro Carlos Silva

Cá recebi o seus dizeres, sobre a minha decisão de desistir do trabalho das UGEDM.
Agradeço o interesse manifestado, mas se você tivesse conhecimento exacto do que seria o trabalho, estou certo que me dava razão em desistir.
Trata-se de continuar uma obra, de autor consagrado, que envolvia responsabilidade e
teria de ser um trabalho cuidado ,de acordo com a obra inicial, e ainda o volume da obra a realizar, teria de estar de acordo com a que se desejava completar e actualizar. Para isso era necessária a colaboração das famílias que constam no trabalho a actualizar, mas, os que aderiran, embora com tão boa vontade como a minha, não eram em número suficiente para se poder fazer um trabalho a condizer aquele que se desejava completar.
Sozinho, era-me impossível levar o assunto para a frente e por este motivo fui levado a desistir. Espero que compreenda e me dê razão

Cumprimentos afectuosos de:
José Luiz T. C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#88769 | isabelcroft | 17 abr 2005 11:56 | Em resposta a: #84505

Caro confrade
D. Margarida Máxima de Meireles Pinto de Brandão nascida em 16 de Fevereiro de 1831 na Quinta de Sermanha terá alguma relação com a casa do Outeiro?
Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#88822 | Maria_ | 18 abr 2005 02:57 | Em resposta a: #88769

Olá Isabel

D.Margarida Máxima de Meireles Pinto Brandão é Bisavo da minha mae... e , de facto tem relação à casa do Outeiro...

Cumprimentos
Maria_

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#88870 | isabelcroft | 18 abr 2005 14:09 | Em resposta a: #88822

Maria
A minha sogra chama-se Maria da Graça Brandão de Ataíde Malafaia, é irmã do engºEurico Brandão de Ataíde Malafaia.São filhos da D. Margarida Máxima de Meireles Vidal Pinto Brandão e netos de FRancisco Manuel Rodrigues Pinto Brandão e de D. Maria da Graça Gonçalves Brandão.
A Maria deve ainda ser prima do meu marido.
Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#88877 | Maria_ | 18 abr 2005 15:17 | Em resposta a: #88870

Olá Isabel,

O engº Eurico Brandão de Ataíde Malafaia , casado com a Maria Teresa Gonçalves Barbieri Cardoso , é primo da minha mãe , e em miudos davam-se muito bem.
O Dr.Francisco Manuel Rodrigues Pinto Brandão é irmão da avó da minha mãe.
José Rodrigues dos Santos , conhecido jornalista da RTP, é tb bisneto do DR. Francisco Manuel Pinto Brandão.

Cumprimentos
Maria_

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#88939 | isabelcroft | 19 abr 2005 08:19 | Em resposta a: #88877

Olá Maria
Não há dúvida que a sua mãe e a minha sogra são primas filhas de primos direitos.
O eng.º Eurico vendeu recentemente uma quinta , em Vales ,que julgo estar relacionada com a vossa familia. Conheci essa quinta em Março de 1990. Passei nela uns dias depois do meu casamento. Essa quinta (a Quinta de Vales) era rodeada por outras quintas que pertenciam a familiares do meu marido , seu primo. Próximo, visitei a Honra de Barbosa onde foi criado o pai da minha sogra(era neto de D. Mendo).
Senti uma certa pena por ter sido vendida a quinta e por durante vários anos não ter aproveitado para lá voltar.É pena o nosso confrade ter desistido do trabalho sobre"Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho"
Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#88940 | Maria_ | 19 abr 2005 09:01 | Em resposta a: #88939

Olá Isabel....

O mundo é muito pequenino..... A minha mãe achou graça este conhecimento...diz ela que tem uma fotografia dela e do Eurico....Se falar com o Eurico, pergunte-lhe se ele se lembra da Casa do Outeiro e da Casa da Quebrada. A minha mãe , Maria Margarida é filha da Maria Idalina , prima direita da mãe do Eurico.

****cumprimentos
Maria_

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#89247 | João Malheiro Reymão | 22 abr 2005 16:29 | Em resposta a: #81893

Só agora é que vi esta mensagem,como a minha familia consta nesse livro estou pronto para lhe dar todo o apoio que precisar em relação a esta familia. O meu contacto é jreymao@brisa.pt

Resposta

Link directo:

RE: A Descendência ... 1º Visconde de Alpendurada

#200631 | LCNunes | 16 jun 2008 21:39 | Em resposta a: #82126

Caro Malheiro Garcia,

Ao ler este seu tópico fiquei com a ideia que é detentor da obra "A Descendência do 1.º Barão e 1.º Visconde de Alpendurada", Edição Dislivro, se for, pode-me dizer o que vem referido na página 168 sobre os membros da família Carneiro?

Muito obrigado.

Os meus melhores cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

RE: A Descendência ... 1º Visconde de Alpendurada

#200651 | fmgar | 17 jun 2008 00:19 | Em resposta a: #200631

6. D. Maria da Conceição Cardoso Pereira de Lacerda.Licenciada em História(UP).
Nasceu em Braga(Santiago de Cividade),a 21DEZ1954.Casou na Capela da Casa
da Torre de Quintela,Ponte da Barca,a 29JUL1978,com Teófilo Augusto Neves
de Almeida Carneiro,Gerente Comercial,antigo Funcionário da Direcção regional
de Agricultura de Entre-Douro e Minho,que nasceu em Braga(S.João do Souto),a
13AGO1952,filho de João de Almeida Carneiro e de sua mulher D. Maria José
Marques da Silva Neves,neto paterno de Teófilo Maciel Pais Carneiro,Bacharel em
Direito,Advogado,Deputado da Nação,Poeta,e de sua mulher D. Carolina Adelaide
Araújo de Almeida;neto materno de Augusto Leonardo Neves,coronel de Inf.ª,
Vice-Presidente da Câmara de Braga,Comandante da Legião Portuguesa,e de
sua mulher D. Atália Laura Marques da Silva.Tiveram:

7. João António de Lacerda de Almeida Carneiro.Nasceu em Braga a 26MAR1980

7. Luis José de Lacerda de Almeida Carneiro.Idem,a 5JUL1981.

7. Francisco Bernardo de Lacerda de Almeida Carneiro.Idem,a 29AGO1985

Resposta

Link directo:

RE: A Descendência ... 1º Visconde de Alpendurada

#200654 | LCNunes | 17 jun 2008 00:29 | Em resposta a: #200651

Caro Malheiro Garcia,

Muito obrigado pela resposta pronta.

Os meus cumprimentos,
Luís M. de Almeida Carneiro Carvalho Nunes

Resposta

Link directo:

RE: A Descendência ... 1º Visconde de Alpendurada

#200655 | fmgar | 17 jun 2008 00:29 | Em resposta a: #200631

Caro carneiro Nunes

Espero seja esta a info que pretendia.
Os melhores cumprimentos

Malheiro Garcia

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Ape

#265751 | ana_brandao | 23 nov 2010 16:09 | Em resposta a: #88822

ola..sou bisneta de ...margarida maxima de meireles pnto brandao...e de antonio rodrigues moreira,bacharel em direito...sou neta de dr agostinho rodrigues pinto brandao..tenente coronel, medico,e poeta.. na casa do outeiro d alem...muito conhecida pela casa dos doutores..sito,meus tios....dr bernardo rodrigues pinto brandao padre bacharel formado em teologia ...dr joao rodrigues pinto brandao engenheiro... dr jose rodrigues moreira pinto brandao..dr francisco manuel rodrigues pinto brandao...dr alipio rodrigues pinto brandao...etc...comprimentos..

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#385883 | 7estrelas | 26 out 2017 20:24 | Em resposta a: #82126

Caro Malheiro Garcia,

Supondo que ainda é detentor do livro "A Descendência do 1º Barão e 1º Visconde de Alpendurada", será que também me podia ajudar? Estou à procura do que diz na página 286 sobre D. Constança Álvares Pereira de Sousa? Desde já, muito obrigada!

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#385886 | aapamp | 26 out 2017 21:22 | Em resposta a: #81893

Caro Senhora D.Isabel Croft
A Honra de Barbosa durante mais de quinhentos anos e até hoje não foi vendida e continua na posse dos legítimos herdeiros.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#385887 | aapamp | 26 out 2017 21:26 | Em resposta a: #385886

Cara Senhora D.Isabel Croft
Peço desculpa da minha resposta anterior tê-la dirigido a si,foi engano meu, pois era a S Barbosa que queria dar a resposta.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#385934 | fravasco | 27 out 2017 21:01 | Em resposta a: #385883

Tal como o solicitado, informo que

Constança Álvares Pereira de Sousa e marido Alexandre José Fernandes Basto, são pais de José Júlio Fernandes Basto, 1º Barão de Basto, proprietário, que casou com Amélia Eunice Gonçalves Ferreira, natural do Recife (Sacramento), Brasil.
Estes últimos são pais de Frederico Ferreira Fernandes Basto, engenheiro electrotécnico (Univ. Toulose, França), nascido em Refojos de Basto a 11.1.1893, e falecido em Constance, Livração, a 19.3.1964; que casou na Casa da Quintã, Livração, Marco de Canaveses, a 18.5.1925, com Isabel de Azeredo, nascida em Azurara, Vila do Conde, a 1.3.1900 e falecida em Lisboa a 9.4.1966.
Com 2 descendentes (que a seguir desenvolve).

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#385936 | DSD | 27 out 2017 23:11 | Em resposta a: #385934

Prezado Senhor fravasco ( Vasconcelos)
Muito agradecia a fineza de me informar se tem conhecimento de uma irmã do Barão de Basto, de nome Justina Amélia de Sousa Basto .
Tenho conhecimento de que, no Convento de Refojos, ou na Casa do Mosteiro, Cabeceiras de Basto, que ,na altura era propriedade do Barão de Basto, foi lavrada uma escritura de transação, que pôs termo a um desentendimento familiar, em que era interessada aquela Justina Amélia de Sousa Basto, da mesma escritura constando que era irmã do proprietário, Barão de Basto.
Pela atenção que me possa dispensar, desde já me confesso muito grato.
Com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#385947 | fravasco | 28 out 2017 09:27 | Em resposta a: #385936

Caro Miguel

Queira dar uma vista de olhos em

https://ocastromanco.blogspot.pt/2015/12/aqui-quem-manda-sao-os-baroes.html

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#385958 | DSD | 28 out 2017 16:35 | Em resposta a: #385947

Prezado confrade Vasconcelos
Fico-lhe muito agradecido pela gentileza das sua resposta e a possibilidade que me deu de obter alguns dos esclarecimentos que pretendia.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#389048 | PSacadura | 05 fev 2018 19:56 | Em resposta a: #385934

Exmo. Sr. Vasconcelos,

Peço desculpa por o estar a maçar, mas precisava de saber uma informações que julgo constar do livro das "Últimas Gerações", e esperava que tnão se importasse de amavelmente me ajudar.

Gostaria de saber, se possível, a ascendência e naturalidade da Sra. D. Ana da Conceição Pereira Pinto, casada com Fernando Vaz Guedes Pereira de Sousa Homem Bacelar, filho do 2.º visconde de Vila Garcia.

Julgo que estas informações constam do livro.

Muito obrigado desde já pela atenção,
Pedro de Sacadura Botte

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#389077 | fravasco | 06 fev 2018 11:01 | Em resposta a: #389048

Caro amigo

No referido livro Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho, volume I, página 76,
nada consta sobre ascendência e naturalidade da dita Ana da Conceição Pereira Pinto.
De igual modo no Livro de Oiro da Nobreza, tomo III, página 531.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#389082 | fravasco | 06 fev 2018 11:50 | Em resposta a: #389077

Acrescento

Fernando Vaz Guedes de Sousa Homem Bacelar,
sr. das casas de Vila Garcia em Amarante e da dos Freitas Sampaios em Guimarães, bacharel em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro (cidade para onde tinha emigrado em 1912, por derrota das forças monárquicas e pelas quais tinha combatido); nasceu em 2.9.1885 e faleceu no Rio de Janeiro em 22.10.1918.
Fonte: Livro de Oiro da Nobreza, vol. III, pág. 531

Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#389094 | PSacadura | 06 fev 2018 17:00 | Em resposta a: #389077

Caro amigo,

Muito lhe agradeço a sua ajuda.

Peço desculp por lhe ter dado informações erradas, mas vendi-as ao preço que as comprei!

Muito obrigado e um abraço,
Pedro

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#437114 | PP | 18 out 2021 19:05 | Em resposta a: #265751

Cara confreira Ana Brandão,

Seria possível partilhar a data de nascimento de Margarida Máxima de Meireles Pinto Brandão e a naturalidade?

Grato pela ajuda.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho----Apelo

#441663 | abarbosa85 | 23 jun 2022 11:22 | Em resposta a: #385886

Sr António Mendes, quem são esses "legítimos herdeiros" da Honra de Barbosa?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 15:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen