família salgueiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

família salgueiro

#82503 | salgueirolima | 23 jan 2005 14:04

Meu avó nasceu em Monção alto Minho, e embarcou para o Brasil, no porto de Vigo por volta de 1908, com 13 anos (idade real). Seu nome era Agostinho Esteves Salgueiro, e gostaria de saber de sua família em Monção.

Resposta

Link directo:

RE: família salgueiro

#82511 | FIGUEIRA | 23 jan 2005 15:36 | Em resposta a: #82503

Viva!

Se a sua família estiver ligada aos Barata Salgueiro da Beira Baixa (Oleiros, Sertã e Pampilhosa da Serra), talvez possa ajudá-lo nalguma coisa.

Disponha,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: família salgueiro

#82798 | salgueirolima | 26 jan 2005 15:56 | Em resposta a: #82511

Creio que minha família não está ligada a essa família, como disse anteriormente, meu avó era de Monções, com o nome Esteves Salgueiro. Desculpe a minha ignorância quanto a geografia portuguesa, mas beira baixa é no minho?

Resposta

Link directo:

RE: família salgueiro

#82831 | JPL | 26 jan 2005 23:19 | Em resposta a: #82511

Caro Nuno Figueira,

Acerca dos Barata Salgueiro de que fala, estou eu interessado em saber algo mais. Descendo de José Antão de Barata Salgueiro, de Oleiros. Este senhor foi bisavô de Francisco Salgueiro Vaz, também ele meu antepassado, nascido em 1742. Caso me possa informar algo mais a este respeito, desde já lhe agradeço.

Um abraço,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: família salgueiro

#82832 | FIGUEIRA | 26 jan 2005 23:25 | Em resposta a: #82798

Olá!

Portugal tinha várias províncias que foram substituídas pelos actuais distritos.
A Norte tem o Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e o Douro Litoral; o Centro (Norte) tem a Beira Litoral, a Beira Alta e a Beira Baixa; o Centro (Sul) tem o Ribatejo e a Estremadura; e o Sul tem o Alto Alentejo, o Baixo Alentejo e o Algarve.
A Beira Baixa tem a norte a Beira Alta, separadas pela Serra da Estrela; a oeste a Beira Litoral; a Sudoeste o (Alto) Ribatejo; a Sudeste o Alto Alentejo (separados pelo rio Tejo); e a Leste Espanha.
Todos os municípios da Beira Baixa pertencem ao actual distrito de Castelo Branco, à excepção de dois: Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra) e Mação (distrito de Santarém). Na Beira Baixa fica o município de Vila de rei onde está o centro geodésico de Portugal. A Beira Baixa e a Beira Alta constituem a região natural da Beira Interior.
O Minho é a província mais a norte do país (sobretudo o Alto Minho).

Aqui no GENEA está um ramo da família Barata salgueiro que se estabeleceu no Porto (Douro Litoral), relativamente perto do Baixo Minho, que constitui a região natural de Entre-Douro e Minho.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

família Barata Salgueiro

#82869 | FIGUEIRA | 27 jan 2005 16:54 | Em resposta a: #82831

Caro José,

Quem é que nasceu em 1742, Francisco Salgueiro Vaz ou José Antão Barata Salgueiro?
Tem certeza que é "de" Barata?
Nunca vi nenhum "de Barata"!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#82896 | JPL | 27 jan 2005 21:45 | Em resposta a: #82869

Caro Nuno Figueira,

Quem nasceu em 1742, foi Francisco Salgueiro Vaz. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=139083)
Quanto à questão que me coloca, não, não tenho certeza alguma acerca da forma como se escreve. Também, por indisponíbilidade de me dirigir ao Arq. Dist. de Castelo Branco, ainda não consegui documentar a ligação da minha família a José Antão. No entanto esta é referida pelo menos em "Uma Família da Beira Baixa".

Cumprimentos,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#83835 | FIGUEIRA | 09 fev 2005 22:06 | Em resposta a: #82896

Caro JPL,

Já é a 3.ª vez q estou a escrever esta mensagem e que não grava!
Os meus Barata salgueiro são dos séculos XIX-XX-XXI.
Na Avenida da Liberdade perto da Rua barata Salgueiro fica o Hotel veneza, que foi mandado construir pelo Dr. Adriano Antão Barata Salgueiro, para sua residência! Qd tiver mais tempo aprofundo a biografia deste senhor.
Desculpe os erros, mas é da pressa!

Cprimentos

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#83844 | amtf | 09 fev 2005 23:10 | Em resposta a: #82896

Caro Zé Pedro,

Ele há coincidências... Ainda ontem trocávamos ideias sobre estes nossos avoengos!

Não me tinha apercebido deste tópico mas agora fico curioso com a origem em Oleiros de José (Barata Salgueiro), tal como é referido n'"Uma Família da Beira Baixa". Curiosamente a habilitação a FSO de seu neto di-lo natural de Sarzedas, mas não há nada como correr os paroquiais e tentar lá chegar documentados. Creio que Sarzedas e Oleiros estão microfilmados na Torre do Tombo, por isso, numa próxima oportunidade, irei procurá-los.

Pelo lado de minha Avó paterna, tenho Baratas de Álvaro e Madeirã, concelho de Oleiros, nos sécs. XVII e XVIII. Tinha piada se encontrasse um tronco comum.

Grande abraço,
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#83901 | JPL | 10 fev 2005 18:19 | Em resposta a: #83844

Caro António Maria,

Realmente "uma Família da Beira Baixa", não é uma obra muita precisa acerca destes nossos antepassados e da nossa ligação a eles. Relativamenet aos Baratas, aconselho-o a ler o tópico lançado pelo nosso Confrade, Cau Barata. É provavel que aí encontre bastante material interessante.

Um abraço,

zé pedro

Resposta

Link directo:

Apelidos do Minho e da Beira Baixa

#84025 | Txispa | 11 fev 2005 21:16 | Em resposta a: #82503

O apelido Salgueiro é muito frequente no sul da Galiza, eu tenho dados em Redondela (30 km ao norte do Minho) de pessoas com o apelido Salgueiro.

Uma coisa curiosa é o número importantes de apelidos galegos-minhotos que também aparcem na Beira Baixa.

Um saudo desde Pontevedra (Galiza)

Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#85436 | FIGUEIRA | 01 mar 2005 17:43 | Em resposta a: #83901

Caro Zé Pedro,

Já visitou o meu tópico "Adriano Antão Barata Salgueiro",fala dum José Antão Barata Salgueiro.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#85438 | FIGUEIRA | 01 mar 2005 17:45 | Em resposta a: #83844

Caro António Maria,

Já visitou o tópico pormim criado "Adriano Antão Barata Salgueiro"?
Talvez possa ajudar-me.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#85453 | amtf | 01 mar 2005 21:44 | Em resposta a: #85438

Caro Nuno Figueira,

Já estive a ler o tópico que citou mas, infelizmente, não tenho maneira de o ajudar.

O nome José (Barata?) Salgueiro referido nos post de José Pedro Leão surge na obra citada sem mais precisões.
De concreto sei apenas que se chamava José Salgueiro e era cirurgião e natural ou residente em Sarzedas. Foi pai de outro com o mesmo nome, Sargento-mor da mesma vila, e avô de Francisco José Salgueiro Vaz, ali nascido em 2-10-1742.
O apelido Barata, a ter existido, não teve continuação na linha que sigo.

Cumprimentos do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#113343 | FIGUEIRA | 03 mar 2006 18:45 | Em resposta a: #83901

Caro Confrade,

Já reparou neste tópico: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=84499

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#113344 | FIGUEIRA | 03 mar 2006 18:48 | Em resposta a: #83901

Caro JPL,

Chamo também a sua atenção para a seguinte lista:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/index.php?nome=ant%E3o+barata+salgueiro&tipo_pesquisa=..%2Fpessoas%2Findex.php&search=1&Pesquisar.x=7&Pesquisar.y=6

Aproveito ainda para informar que Teresa de Jesus Barata Salgueiro consta como casada com o Capitão António Antão, sendo que eu já o vi com o nome António Antão Barata Salgueiro, pelo que este triplo apelido já é anterio ao casamento deste dois, sendo que ambos são de Álvaro.

Renovo os meus cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#171242 | FIGUEIRA | 29 out 2007 23:10 | Em resposta a: #83901

Caro José Pedro Leão,

Felizmente já possuo mais informações sobre Antões Barata Salgueiro.
Baratas e Salgueiros provêm do casamento de Damião Salgueiro com Feliciana Barata, nos finais do século XIX, deste casamento nasceram pelo menos duas filhas, uma delas Ana Salgueiro, que so seu casamento com Félix Monteiro foram pais de José Salgueiro Barata. Este casou com Maria Monteiro e foram pais de Teresa de Jesus Barata Salgueiro, que do seu casamento com o Capitão António Antão deram origem à família Antão Barata Salgueiro, nomeadamente à minha quinta-avó Maria Antão Barata Salgueiro e ao seu irmão José Antão Barata Salgueiro, escrivão da vila de Álvaro.
Tenho mais informações, se estiver interesado disponha.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS: estes Baratas já estão entroncados até ao 1.º conhecido (o famoso Estêvão).

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#171247 | 6099 | 29 out 2007 23:53 | Em resposta a: #171242

Caro Nuno M. Figueira:

Gostaria de situar um Joao Barata Salgueiro, que nao sei com quem casou, mas foi pai pelo menos de D. Maria Guilhermina Barata, que parece ter sido natural de Castelo de Vide e que casou com Armando Santos Valente Antunes Pinto Duarte, natural de Álvaro, Oleiros. Estes foram por sua vez, pais de Joao Rui Barata Pinto Duarte, nascido em Moçambique em 12.2.1914, casado e com geraçao.
Terá alguma informaçao sobre aquele primeiro Joao e sua mulher?
Aguardo e agradeço as suas informaçoes.
Obrigado e cumprimentos,

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#171251 | FIGUEIRA | 30 out 2007 00:45 | Em resposta a: #171247

Caro José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo,

No I Volume de "Antiguidades, Familias e Varôes Ilustres de Sernache do Bom Jardim e seus Contornos" de Candido Teixeira, na pág. 1003, Título Valentes da Sertã, no n.º 49, obra esta datada de 1925, consta o seguinte:

49. Armando Pinto Duarte, nasceu em Palhais a 16-VII-1885, e viveu em Quelimane casado com Dona Guilhermina Barata, natural de Castelo de Vide, filha de João Barata, natural da Cava, e de Adelaide Barata, de quem tem: - João Rui Barata Pinto Duarte, nascido em 12-XII-1914, e Maria Alexandrina, nascida a 23-III-1917.

Aqui temos é a ascendência de Armando Pinto Duarte, a qual resumo:
Armando Pinto Duarte era filho de João António Duarte e de Gertrudes dos Santos Pinto; neto materno de David Tomás Pinto (filho de Estanislau Tomás Rodrigues) e de Alexandrina dos Santos Valente (filha de José Lopes dos Santos e de Maria da Conceição Valente, neta paterna de Sebastião Lopes e de Genoveva dos Santos e materna de António Francisco Valente e de Gertrudes Rosa da Conceição). O Título começa neste casal, sendo a mulher dele João António de Melo e de Maria Rita da Conceição. Se quiser mais pormenores diga.

Aqui há uma pequena discrepância de nomes, mas obviamente são as mesmas pessoas: este João Rui Barata Pinto Duarte será o seu, mas com meses diferentes; Armando Pinto Duarte seráo seu Armando Santos Valente Pinto Duarte e Guilhermina Barata será a sua Maria Guilhermina Barata, sendo o João Barata o seu João Barata Salgueiro.

Os meus Barata Salgueiro, por essa altura estão na aldeia e freguesia da Madeirã, desconhecendo eu a sua passagem pela aldeia da Cava, sendo essa aldeia também na freguesia da Madeirã. Inicialmente associei estes Baratas aos Barata Dias da Silva Girão, barbeiros sangradores da freguesia da Madeirã, mordores na Cava, penso que o João Barata Salgueiro terá saído da Madeirã para ir casar à Cava com Adelaide Barata.
O João Barata Salgueiro que tenho mais próximo de ser esse será João Lopes Barata Salgueiro ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=574481 ).

Contudo, analisando o Livro de Luísa Villarinho «Madeirã - Freguesia Serrana da Beira Baixa» (2000), na parte que fala do Barata Dias da Silva Girão, não vem nenhuma Amélia que pareça encaixar com a sua: há uma Amélia, sem mais notícias, nascida em 1892 e que será nova de mais e há a mãe desta, Maria Amélia (n. Cava 1862), mas que está casada com Augusto Lopes.

Infelizmente os paroquiais da Madeirã cá em Lisboa param em 1847, o que não me permitiu avançar muito nos colaterais que tenho nesta freguesia.
Contudo vou averiguar junto de pessoas que conheço na Madeirã, talvez saibam amis qualquer coisa.

Não ajudei muito mas foi que se pode arranjar...

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS: descende deste casal?

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#171253 | 6099 | 30 out 2007 07:34 | Em resposta a: #171251

Caro Nuno M. Figueira:

Ajudou e muito! E agradeço-lhe imenso. É incrível como me escapou a procura destes dados no livro de Cândido Teixeira "Antiguidades (...) de Sernache (...) e seus Contornos", que aliás tenho na minha biblioteca, embora esteja em condiçoes algo deterioradas para uma fácil leitura.
As pessoas que referi nao sao meus antepassados, mas tenho interesse nelas porque sao linha colateral num trabalho em fase de conclusao de que sou co-autor e que será publicado no próximo ano, sobre a família da mulher de Joao Rui Barata Pinto Duarte, D. Maria Virgínia Bandeira de Mascarenhas Scheppard Cruz (c.g.). Por essa razao nao será necessária mais ascendência, já que iremos apenas até aos avós dos cônjuges dos membros da família em estudo.
Pergunto-lhe é se terá interesse na descendência destes, já que lha poderei facultar e que está dispersa por Portugal, Brasil e África do Sul. Em alternativa, poderá esperar pela publicaçao que se prevê possa ocorrer em Maio de 2008.
Apenas uma nota: quando a certa altura se refere na sua mensagem a Amélia, penso que quererá dizer Adelaide. É assim?
Uma vez mais um muito obrigado pela sua preciosa ajuda e receba os meus melhores cumprimentos,

José Paulo B. de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#171269 | FIGUEIRA | 30 out 2007 11:46 | Em resposta a: #171253

Caro José Paulo B. de Figueiredo,

Efectivamente, por lapso, disse Amélia em vez de Adelaide.
Por acaso, na semana passada, estive a fazer um levantamento de todos os Baratas que estavam no Candido Teixeira, tendo acabado por fazer um Índice Onosmático de Baratas, e, por sorte, ainda tinha esse nome da memória (o do João Rui Barata Pinto Duarte); mas não fazia ideia que o seu avô João Barata era João Barata Salgueiro. Contudo ontem enviei um mail a três pessoas ligadas à Madeirã e/ou à família Barata Salgueiro para saber mais qualquer coisa dos pais de Maria Guilhermina Barata, pois tenho bastante interesse nesta família, uma vez que tenho uma costela Barata Salgueiro (sou quarto-neto de António Dias Barata Salgueiro http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=325669 ), isto sem falar que tenho outras costelas Baratas (aliás o meu pai ainda trás o apelido Barata no seu nome)

Com os meus cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#171319 | 6099 | 30 out 2007 21:16 | Em resposta a: #171269

Caro Nuno M. Figueira:

Nao posso garantir que o Joao Barata seja BARATA SALGUEIRO. Como poderá facilmente concluir, nao sou particularmente entendido nestas famílias, mas o meu informador referiu-me que muito provavelmente o seria. Em todo o caso, a proximidade geográfica com os Baratas Salgueiros, pode ter algum significado, embora nao tenha nenhuma sustentaçao documental que o possa provar.
Receba os meus melhores cumprimentos e mais uma vez, obrigado,
José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#171322 | FIGUEIRA | 30 out 2007 21:30 | Em resposta a: #171319

Caro José Paulo Bandeira de Figueiredo,

Pela aldeia onde ele nasceu, será muito mais provavel que seja da família Barata Dias da Silva Girão (inicialmente só Barata Dias) e que não devem ser confundidos com os Dias Barata Salgueiro, da Madeirã, aldeia perto da Cava, sede de freguesia.
Faço-lhe uma pergunta à qual não se sinta na obrigação de responder: quem é a sua fonte?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#171332 | 6099 | 30 out 2007 22:00 | Em resposta a: #171322

Caro Nuno Figueira:

Nao me leve a mal, mas preferia nao nomear a fonte. Apenas lhe direi que se trata de um descendente de Joao Rui Barata Pinto Duarte. Além disso, nao afirmou que o Joao Barata fosse barata SALGUEIRO, mas apenas sugeriu essa possibilidade.
Cumprimentos,
J. Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#171337 | FIGUEIRA | 30 out 2007 22:47 | Em resposta a: #171332

Caro J. Paulo de Figueiredo,

Não só não o levo a mal como o compreendo. Já agora peço-lhe que não deixe de me informar quando o livro estiver pronto e for o seu lançamento.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS: foi criado algum tópico sobre o livro em geral?

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#171343 | 6099 | 30 out 2007 23:08 | Em resposta a: #171337

Caro Nuno Figueira:

Obviamente será informado quando for publicado. Peço-lhe que me envie se faz favor a sua morada e telefone para jpf6099 arroba sapo.pt. Obrigado.
Sobre o livro, nao foi criado nenhum tópico, mas eu e os outros dois autores trocámos bastantes mensagens no tópico ANTÓNIO PINHO SEIXAS DA GAMA.
Cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos do Minho e da Beira Baixa

#215330 | Bellis | 12 dez 2008 18:46 | Em resposta a: #84025

Caros confrades

Aparece um ramo Salgueiro na minha AG: A família da minha trisavó paterna/materna /paterna (21 na árvore de costados)

Domingos Pereira 1831-1872 Cambeses, casado com Maria da Conceição Salgueiro de Valença ...pais de...
José Joaquim Pereira 1871-1900 Valença (meu bisavô paterno materno)

MARIA DA CONCEIÇÃO SALGUEIRO, minha trisavó paterna nasceu em 1832 em Urgeira, Valença, filha de

JOÃO MANUEL SALGUEIRO de Ganfei e de MARIA JOANA RODRIGUES DA BOUÇA, de Valença

Neta paterna de JOSÉ LUIS AFONSO de Ganfei e de MARIA JOANA SALGUEIRO de GANFEI

neta materna de ROSA RODRIGUES DA BOUÇA ,de Urgeira, Valença

Tinha uma irmã, chamada JOSINA AMÉLIA SALGUEIRO

Cumprimentos

Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: família salgueiro

#215332 | Bellis | 12 dez 2008 18:49 | Em resposta a: #82503

Boa tarde

Aparece um ramo Salgueiro na minha AG: A família da minha trisavó paterna/materna /paterna (21 na árvore de costados)

Domingos Pereira 1831-1872 Cambeses, casado com Maria da Conceição Salgueiro de Valença ...pais de...
José Joaquim Pereira 1871-1900 Valença (meu bisavô paterno materno)

MARIA DA CONCEIÇÃO SALGUEIRO, minha trisavó paterna nasceu em 1832 em Urgeira, Valença, filha de

JOÃO MANUEL SALGUEIRO de Ganfei e de MARIA JOANA RODRIGUES DA BOUÇA, de Valença

Neta paterna de JOSÉ LUIS AFONSO de Ganfei e de MARIA JOANA SALGUEIRO de GANFEI

neta materna de ROSA RODRIGUES DA BOUÇA ,de Urgeira, Valença

Tinha uma irmã, chamada JOSINA AMÉLIA SALGUEIRO

Cumprimentos

Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: família Barata Salgueiro

#220739 | FIGUEIRA | 08 fev 2009 23:26 | Em resposta a: #171319

Caro João P. B. Figueiredo,

Preparo para publicação um estudo sobre a família Barata Salgueiro.
Tem mais elementos sobre este João Barata Salgueiro, nomeadamente se ele é mesmo da família Barata Salgueiro?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

família salgueiro

#361289 | pedro790 | 10 set 2015 21:51 | Em resposta a: #220739

Boa tarde sou novo por aqui e este assunto interessa-me para tentar saber mais pormenores sobre os meus antepassados, porque encontrei em vários tópicos alusões á minha bisavô ou pelo menos tem o mesmo nome, Genoveva Barata Salgueiro e Maria da Conceição Salgueiro minha avô paterna cujos corpos estão enterrados num Jazido de família junto com outros nomes Barata Salgueiro, consta que um desses nomes Barata Salgueiro era advogado.

Genoveva barata Salgueiro teve vários filhos e lembro-me que um deles morava na Rua Castilho em Lisboa, meu pai visitava-o , a mãe de meu pai teve 10 irmãos todos nascidos em Pedrogão Pequeno.

Se souberem de mais pormenores agradeço a informação, fui várias vezes ao cemitério e realmente existe a campa da família Barata Salgueiro, onde consta de um modo mais legítimo o nome de Genoveva Barata Salgueiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 08:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen