José Barata de Lima, de Madeirã

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

José Barata de Lima, de Madeirã

#82520 | amtf | 23 jan 2005 16:29

Caros interessados em Baratas,

Deixo aqui a minha linha, até onde consegui subir, pois talvez algum estudioso das famílias Baratas possa aproveitar, ou acrescentar :-), alguma coisa:

José BARATA DE LIMA, b. Madeirã, termo da Vila de Álvaro, em 11-3-1740, pelo pároco, o padre Simão Cristovão Garcia. Padrinhos: Francisco Nogueira e Maria Antunes, do Lugar de Padrões.
Teve carta de Familiar do Santo Ofício em 16-3-1779.
José Barata de Lima passou a Borba do Alentejo em data que não consigo precisar, onde foi mercador de panos de linho. Os negócios não lhe correram bem e passou para os estados do Brasil onde se demorou alguns anos. Regressou “à mesma Villa de Borba onde asiste opulento em riquezas, pois (...) terá 40.000 cruzados de seu cabedal”
Casou em Borba, na freguesia de S. Bartolomeu, em 24-8-1763, com Maria da Encarnação com geração que continuou em Borba;

Era filho de:

Simão BARATA, b. na freg.ª de S. Tiago de Álvaro, em 2-12-1703. O baptismo realizou-se por licença do padre Domingos Barata, oficiado pelo padre João de Siqueira Pereira, vigário da Igreja Paroquial de S. Tiago. Padrinhos: Manuel Barata, morador no Lugar do Sobral, termo de Álvaro, e Isabel, solteira, irmã do padre Domingos Barata.
Simão casou na Ermida de S. Mateus da Madeirã, freguesia de S. Tiago de Álvaro, em 14-4-1728, com LUÍSA MARIA, natural do Lugar de Padrões. O casamento foi celebrado por Frei Simão Fernandes e teve por testemunhas a Simão Mendes e António Rodrigues, do Lugar da Madeirã.

Era neto paterno de:

Manuel HENRIQUES, b. na freg.ª de S. Tiago de Álvaro, em 12-7-1671, pelo Vigário, o padre Xisto Pereira: Manuel Antunes e Maria, filha de André Alves, “todos moradores na Cava”.
Casou, na freg.ª de S. Tiago de Álvaro, em 25-10-1694, com Domingas BARATA. Foi oficiante o Vigário, padre João Siqueira Pereira. Testemunhas: O padre Domingos Fernandes, “Tesoureiro” e o padre Manuel Curado.
Domingas BARATA foi b. na freg.ª de S. Tiago de Álvaro, em 18-12-1669, pelo Vigário, o padre Xisto Pereira. Padrinhos: Simão, solteiro, filho de Simão Fernandes, do Lugar do Sobral, e Maria João, mulher de Lourenço João, da Vilha Velha, todos do termo de Álvaro.

Bisneto, por esta linha de:

António RODRIGUES c.c. Catarina HENRIQUES, moradores no Lugar da Cava (pais de Manuel Henriques)

, e de:

Domingos FERNANDES c.c. Maria BARATA, moradores no Lugar de Vilar dos Condes, termo da Vila de Álvaro (pais de Maria Barata)


Resta-me acrescentar que José Barata de Lima, com quem começo, era meu 7º Avô.

Os melhores cumprimentos de
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#82536 | FIGUEIRA | 23 jan 2005 18:43 | Em resposta a: #82520

Caro António Maria Fevereiro,

Achei muito interesante esta sua exposição!
Falou dum Lourenço João da Vinha Velha. Esta casa está hoje em mãos de familiares afastados meus, que são os Barata Salgueiro/Lourenço da Silva.
Meu pai é de Padrões (família Barata Figueira). Ando à procura das minhas raízes, mas parei no meu quinto avô Luís Barata de Almeida, de Padrões, que sei que morreu em 1826.
Sei que ele descende de João Álvares de Almeida, dos Padrões, e de Joana Barata, do Sobral de Cima.
Podia enviar-me todas as informações relativas a pessoas naturais de Padrões (hoje freguesia de Portela do Fojo, mas que já pertenceu a Álvaro, Alvares e Madeirã).
Aproveito para lhe dizer que a união dos apelidos Barata de Lima teve origem na Quinta dos Padrões e está relatada no tópico «Barata Freire de Lima II».

Agradecimentos antecipados,

Nuno Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#82619 | amtf | 24 jan 2005 17:08 | Em resposta a: #82536

Caro Nuno Marque Figueira,

Muito obrigado por seu interesse.
De momento, o que sei desta minha linha é o que coloquei acima. Se encontrar algo mais passarei para aqui.

Melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#82620 | FIGUEIRA | 24 jan 2005 17:34 | Em resposta a: #82619

Caro António,

Cometi um lapso. Os Barata salgueiro são da Vinha Velha, mas os Lourenço da Silva são da Arrochela.

Cumprimentos,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#141974 | FIGUEIRA | 27 jan 2007 20:34 | Em resposta a: #82619

Caro primo António Maria Fevereiro,

Conforme combinado ponho aqui também no GENEA a informção que já lhe tinha enviado por e-mail!
Em primeiro lugar permita-me que lhe dê os parabéns pelo excelente artigo com que nos brindou no "Serras da Pampilhosa".
Em segundo lugar, vou agora tecer alguns comentários sobra a ascendência de José Barata de Lima.
De acordo com o António, e usando a numeração de Eyzinger-Sosa-Stradonitz:

1. José Barata de Lima

PAIS
2. Simão Barata
3. Luísa Maria

AVÓS
4. Manuel Henriques
5. Domingas Barata
6. Luís Alvares
7. Ana Roiz

BISAVÓS
8. Manuel Rodrigues
9. Catarina Rodrigues
10. Domingos Fernandes
11. Maria Barata
12. Domingos Álvares
13. Maria Antão
14. João Roiz
15. Francisca Manuel

Em primeiro lugar altero o nome da bisavó Catarina Rodrigues para Catarina Henriques, pois tem sido assim que o António sempre a tem tratado e assim justifica-se o Henriques do filho, deve ser uma gralha!

Em segundo lugar apresenta José Barata de Lima como neto materno de Ana Roiz (= Rodrigues) o que eu estranho! No assento de baptismo do José Barata de Lima, que já tive a oportunidade de lhe mandar, ele é neto paterno de Domingas Fernandes; mas ela só é Domingas neste neto, no outro é sempre Ana Fernandes e nunca Domingas. Talvez aqui tenha havido um lapso ou ela de chame Ana Domingas Fernandes. Mas em todo o caso ela é sempre Fernandes e nunca Rodrigues. Presumo que tenha ido buscar o Roiz à habilitação para familiar do santo ofício do José Barata de Lima. Não haverá a possibilidade, do Padre que fez a habilitação ter trocado Roiz por Frz (= Fernandes)?!
Assim sendo o bisavô será João Fernandes (=Frz) e não João Rodrigues (=Roiz). Por essa altura temos nos Padrões um João Fernandes e um João Rodrigues, mas este último (também meu antepassado), é casado com Maria Lopes, sendo que o João Fernandes é, este sim, casado com uma Francisca Manuel.

Em terceiro lugar, os nossos parentescos:
O pai de José Barata de Lima, Simão Barata, é irmão da minha oitava-avó Josefa Barata da Quinta;
A avó materna de José Barata de Lima, Ana (Domingas) Fernandes é irmã da minha oitava-avó Domingas Manuel; e
Bastante curioso as irmãs Domingas Manuel casou com Domingos Álvares, e Ana (Domingas) Fernandes casou com Luís Álvares, sobrinho e tio um do outro, respectivamente, ambos naturais dos Carvoeiro e que vieram casar na Pampilhosa. Relativamente aos assentos paroquiais da Madeirã pude recuar um pouco mais relativamente graças à habilitação para Familiar do Santo Ofício, cujos os dados o António gentilmente divulgou, e ao dote de casamento, datado de 1702, (possuo uma cópia digitalizada), que João Fernandes fez para sua filha Domingas Manuel para casar com Domingos Álvares, e onde se faz referência ao tio e irmã Luís Álvares e Ana Fernandes. Este dote de casamento faz parte do acervo documental da Casa da Figueira, casa que deu origem ao apelido, pelo que este João Fernandes teá sido dono desta casa. Assim sendo o António Fevereiro tem uma costela Figueira (ainda antes desta família ter usado este apelido, que só surgiu duas gerações mais tarde, mas é possível que tenha já sido usado antes e não esteja documentado e, talvez, ele até se tenha chamado João Fernandes da Figueira, mas isto já é uma pura especulação)!!!

Em quarto lugar, graças aos avanços do nosso primo João Fonseca Barata e do Ângelo Queiroz da Fonseca, nestes Fernandes conseguimos evoluir mais.

Assim sendo, aqui vai a ascendência de José Barata de Lima:

1. José Barata de Lima
2. Simão Barata
3. Luísa Maria
4. Manuel Henriques
5. Domingas Barata
6. Luís Álvares
7. Ana Domingas Fernandes (Rodrigues?)
8. António Rodrigues
9. Catarina Henriques (Rodrigues?)
10. Domingos Fernandes
11. Maria Barata
12. Domingos Álvares
13. Maria Antão
14. João Fernandes (Rodrigues?)
15. Francisca Manuel
(...)
28. Pedro Fernandes
29. Maria Domingues
30. Domingos Manuel
31. Mónica Simões
(...)
60. Manuel Pires
61. Domingas Alves
(...)
120. Pedro Manuel
121. Inês Alves
(...)

Este entrocamentos, torna o António também primo do Ângelo e do João. Pois a partir daqui há ligações também aos Fonsecas, Cortezes e Calheiros.

Abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#142142 | amtf | 29 jan 2007 00:14 | Em resposta a: #141974

Meu caro primo Nuno Figueira,

Muito obrigado pelo seu interesse e toda a ajuda que me tem dado no esclarecimento desta nossa comum costela!

Vou rever os meus apontamentos sobre a ascendência de José Barata de Lima os quais, como sabe, foram obtidos na consulta à sua habilitação a FSO.
Infelizmente, com os problemas que tive no computador, perdi o seu assento de baptismo. Não querendo ser maçador, importava-se de mo reenviar?

Agradeço também o imerecido elogio ao modesto artigo que por sua iniciativa escrevi e a benevolência da direcção do Jornal “Serras da Pampilhosa” acolheu.

Um abraço do,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#142279 | FIGUEIRA | 29 jan 2007 21:46 | Em resposta a: #142142

Caro primo António Maria Fevereiro,

Conforme pedido, aqui vai,

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira


JOSÉ BARATA DE LIMA


«F. 14»:
1740; VILAR DOS CONDES [CIMEIRO]; JOZEPH, FILHO DE SIMAÕ BARATTA.
Aos onze de Março dos mil e setecentos e quarenta eu, o Padre Seimaõ Christovaõ Garcia, cura nesta Paroquial da Madeirã, termo da vila de Álvaro, Priorado do Crato, baptizei solenemente e pus os santos óleos a joze, filho legítimo do primeiro matrimónio de Seimaõ Baratta e de sua mulher Luiza Maria, moradores no Vilar dos Condes [Cimeiro]; neto pela parte paterna de Manoel Henriques (1278) e de sua mulher Domingas Baratta (1279), já defunta, e pela materna de Luis Alves e de sua mulher Domingas Fernandes, do lugar dos Padrões, desta freguesia. Foram padrinhos Francisco Nogueira [da Rocha], do lugar dos Padrões, e Maria Antunes [mulher de Manoel Alvres], do mesmo lugar. E por verdade fiz este termo que assinamos dia mês era “ut” supra.
joaõ Lourenço [do lugar da Vinha Velha] o Padre Domingos Alves [do lugar da Cava]
O Padre Simaõ Christovaõ Garcia


COLATERAIS


«F. 6»:
MADEIRÃ; 1736; MARIA (319), FILHA DE D.OS HENR.ES (638) E DE JOZEFA BARATA (639).
Thereza (319), filha de Domingos Henr.es (638) e de Jozepha Baratta (639), deste lugar da Madeirã, nasceu aos oito de Janeiro dos mil e setecentos e trinta e seis; neta pela parte paterna de D.ôs Henr.es (1276) e de Domingas Ant.es (1277), e pela materna de M.el Henr.es (1278) e de Domingas Baratta (1279), do lugar do Vilar dos Condes. Foi baptizada por Simaõ Br.ta, do dito lugar, à qual eu, o Padre D.ós Alvres, cura nesta freguesia, a examinei e por achar esta baptizada lhe pus os santos óleos. E por verdade fiz este termo hoje, 27 de Janeiro da era acima.
O Padre Domingos Alvres

Aos 20 de Outubro de 1737 o Padre Ant.o Mendes deoliveira baptizou jozeph (ou M.el digo jozeph), nascido na Madeirã, filho de Domingos Henriques (ou D.os Henr.) (638), da Madeirã, e de Jozepha Baratta (639), da Madeirã, neto paterno de D.ós Henriques (1276), do Vilar das Amoreiras, e de Dominguas Ant.es (1277), da Madeirã, e materno de Manoel Henriques (1278), do Vilar dos Condes, e de Dominguas Baratta (1279), do Vilar dos Condes; foram padrinhos Simaõ Baratta [de Lima!?], [da Quinta!?] dos Padrões, no bispado de Coimbra, e Feleciana Baratta, do Sobral, no termo da vila de Álvaro, no Priorado do Crato; e foram padrinhos Simaõ Mendes o novo e Simaõ Fr.z: «f. 9».

Aos 21 de Fevereiro de 1740 o cura Padre Simaõ Christovaõ Garcia (ou Simaõ Xtovaõ Garcia) baptizou Maria, nascida na Madeirã, filha de Domingos Henriques (ou D.os Henr.es) (638), da Madeirã, e de jozefa Baratta (ou Jozefa Baratta) (639), da Madeirã, neta paterna de Domingos Henriques (1276), da Madeirã, e de Domingas Antunes (1277), da Madeirã, e materna de Manoel Henriques (1278), do Vilar dos Condes Cimeiro, e de Domingas Baratta (1279), do Vilar dos Condes Cimeiro; foram padrinhos Seimaõ, solteiro, filho de Seimaõ Mendes e de Margarida Ant.es, da Madeirã, e Maria, filha de joaõ Dias (1216) e de Maria Camella (1217), do Vilar dos Condes Cimeiro: «f. 14».

Aos 02 de Julho de 1742 o cura Padre Seimaõ Xtovaõ Garcia baptizou Manoel, nascido no Vilar dos Condes, filho de Semiaõ Baratta, já defunto, do Vilar dos Condes, e de Luiza Maria, dos Vilar dos Condes, neto paterno de Manoel Henriques (1278), do Vilar dos Condes, e de Domingas Baratta (1279), do Vilar dos Condes, e materno de Luis Alves, dos Padrões, e de Anna Fernandes, dos Padrões; foram padrinhos joaõ Fr.z, do Vilar dos Condes Cimeiro, e Maria Siqueira, mulher de Ant.o Freire, da Madeirã: «f. 19v».

Aos 14 de Março de 1764 o cura Padre Simaõ Christovaõ Garcia baptizou em casa por necessidade Manoel (ou M.el), nascido nesse dia na Madeirã, filho de M.el Roiz (318), da Madeirã, e de Thereza M.a (319), da Madeirã, neto paterno de M.el Roiz Cutella (636), da Madeirã, e de Feliciana Roiz (637), da Madeirã, já defuntos, e materno de D.os Henriques (638), já defunto, da Madeirã, e de Jozefa Baratta (639), da Madeirã: «f. 56».

Aos 07 de Fevereiro de 1768 foi baptizada Joaquina, nascida na Madeirã aos 03 do dito mês, filha de M.el Roiz Cutella (318), da Madeirã, e de Thereza Maria (319), da Madeirã, neta paterna de Manoel Roiz Cutella (636), da Madeirã, e de Feliciana Roiz (637), da Madeirã, e materna de Dominguos Henriques (638), da Madeirã, e de Jozefa Baratta (639), da Madeirã.

MADEIRÃ; MARIA (159); DEZ DE JANEIRO DE 1766.
Aos dez de Janeiro dos mil e setecentos e sessenta e seis nasceu Maria (159), filha legítima do primeiro matrimónio de Manoel Ro.z Cutella (318) e Thareza Maria Baratta (319), deste lugar e freguesia da Madeirã; neta via paterna de M.el Ro.z (636) e de Feliciana Ro.z (637), já defuntos, e pela materna de D.os H.es (638), já defunto, e de Jozefa Baratta (639), todos deste lugar; a qual eu, o Padre Simaõ Christovaõ Garcia, cura desta Paroquial Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, deste lugar e freguesia da Madeirã, baptizei solenemente e pus os santos óleos aos catorze do sobredito mês. Foram padrinhos M.el, solteiro, filho de M.el Alves, da Vinha Velha, e M.a, solteira, filha de Jozefa Baratta da Quinta (639). Testemunhas que presentes estavam e comigo assinaram: M.el Alves, da Vinha Velha, e M.el Joze, deste lugar. E para constar fiz este assento dia mês “ut” supra. De M.el + Joze De M.el + Alves
O Cura Simaõ Christovaõ Garcia

Aos 09 de Dezembro de 1770 foi baptizado Francisco, nascido na Madeirã aos 04 do dito mês, filho de M.el Rodrigues Cutela (318), da Madeirã, e de Tharza Maria (319), da Madeirã, neto paterno de Manoel Ro.z (636), da Madeirã, e de Feliciana Ro.z (637), da Madeirã, e materno de Domingos Henriques (638), da Madeirã, já defunto, e de Jozefa Baratta (639), da Madeirã.

Aos 25 de Janeiro de 1792 foi baptizada Maria, nascida na Madeirã no mesmo dia, filha de Manoel M.iz (158), da Madeirã, e de Maria Barata (159), da Madeirã, neta paterna de Domingos M.iz (316), da Madeirã, e de Thereza Maria (317), da Madeirã, e materna de Manoel Roiz Cutella (318), da Madeirã, e de Thereza Maria Barata (319), da Madeirã; foram testemunhas Manoel Dias (152) e sua mulher Micaela (153), ambos da Madeirã.

MADEIRÃ; 1794; ANNA (79), FILHA DE MANOEL M.IZ (158).
Aos dez de Dezembro dos mil e setecentos e noventa e quatro nasceu Anna (79), filha legítima de Manoel Martinho (158) e de sua mulher Maria Barata (159), ambos deste lugar da Madeirã, freguesia de Nossa Senhora do Carmo; neta via paterna de Domingos Martins (316) e de sua mulher Thereza Maria Joaõ (317), e pela materna de Manoel Roiz Cutella (318) e de sua mulher Thereza Maria Barata (319), uns e outros deste dito lugar. Foi baptizada por mim, Joze Felis Nunes, cura da dita freguesia, aos quinze do dito mês; e foram padrinhos Manoel Roiz Cutella, e madrinha por procuração Maria, solteira, ambos tios da baptizada; e testemunhas Manoel, solteiro, filho de Jozé Barata, deste lugar, já defunto, e Manoel Vinhateiro, também deste lugar. E para constar fiz este assento que assinei dia mês ano “ut” supra.
De De
M.el + Barata, solteiro M.el + Ant.es Vinhateiro
O Cura Jozé Felis Nunes

Aos 11 de Janeiro de 1798 foi baptizado Manoel (ou M.el), nascido na Madeirã aos 06 do dito mês, filho de Manoel M.iz (ou M.el Martinho) (158), da Madeirã, e de Maria Barata (159), da Madeirã, neto paterno de Domingos M.iz (316), da Madeirã, e de Thareza Maria (317), da Madeirã, já defuntos, e materno de Manoel Roiz Cutella (318), da Madeirã, e de Thareza Barata (319), da Madeirã, já defuntos; foi madrinha Joaquina, tia, e foi testemunha Manoel Roiz Cutella (ou M.el Roiz), tio materno, solteiro, da Madeirã.

Aos 15 de Março de 1801 foi baptizada Joanna (ou Joana), nascida na Madeirã aos 09 do dito mês, filha de Manoel Martinho (ou M.el Martinho) (158), da Madeirã, e de Maria Thareza Baratta (ou Maria Thareza Barata) (159), da Madeirã, neta paterna de Domingos Martins (316), da Madeirã, e de Thareza Maria (317), da Madeirã, já defuntos, e materna de Manoel Rodrigues Cutella (318), da Madeirã, e de Thareza Baratta (319), da Madeirã, já defuntos; foi madrinha Micaella Mendes (153), casada com Manoel Dias (152), da Madeirã.

Aos 23 de Janeiro de 1804 foi baptizada Joaquina (ou Joaq.a), nascida na Madeirã aos 20 do dito mês, filha de Manoel Martinho (ou M.el Martinho) (158), da Madeirã, e de Maria Thareza (159), da Madeirã, neta paterna de Domingos Martins (316), da Madeirã, e de Thareza Maria (317), da Madeirã, já defuntos, e materna de Manoel Rodrigues Cutella (318), da Madeirã, e de sua primeira mulher Thareza Maria (319), da Madeirã, já defuntos; foi padrinho Manoel Dias (152), do Fundo da Rua, na Madeirã.

Aos 15 de Julho de 1807 foi baptizada Jozefa, nascida na Madeirã no mesmo dia, filha de Manoel Martinho (ou M.el Martinho) (158), da Madeirã, e de Maria Thareza (ou Thareza Maria) (159), da Madeirã, neta paterna de Domingos Martins (316), da Madeirã, e de Thareza Maria (317), da Madeirã, já defuntos, e materna de Manoel Rodrigues Cutella (318), da Madeirã, e de sua primeira mulher Thareza Maria (319), da Madeirã, já defuntos; foi padrinho Joaõ Rodrigues Cutella, tio materno.

Aos 16 de Março de 1808 foi baptizada Maria, nascida na Madeirã aos 14 do dito mês, filha de Manoel Antunes (ou Manoel Ant.es), da Madeirã, e de Joaquina Baratta (ou Joaq.a Baratta), da Madeirã, neta paterna de Amaro Antunes, já defunto, do Vilar das Amoreiras, na freguesia da Portela do Fojo, e de Escolastica Maria, do Vilar das Amoreiras, na freguesia da Portela do Fojo, e materna de Manoel Rodrigues Cutella (318), da Madeirã, e de Thareza Maria Barata (319), da Madeirã, já defuntos; foi padrinho o tio materno Manoel Rodrigues Cutella, solteiro.

Aos 12 de Novembro de 1809 foi baptizado Manoel (ou M.el), nascido na Madeirã no mesmo dia, filho de Manoel Antunes (ou Manuel Ant.es), da Madeirã, e de Joaquina Baratta (ou Joaq.a Baratta), da Madeirã, neto paterno de Amaro Antunes, do Vilar das Amoreiras, na freguesia da Portela do Fojo, e de Escolastica Maria, do Vilar das Amoreiras, na freguesia da Portela do Fojo, e materno de Manoel Rodrigues Cutella (318), da Madeirã, e de Thareza Maria Baratta (319), da Madeirã.

Aos 13 de Janeiro de 1811 foi baptizada Caetana, nascida na Madeirã aos 08 do dito mês, filha de Manoel Martinho (ou Manoel Martino) (158), da Madeirã, e de Maria Thareza (159), da Madeirã, neta paterna de Domingos Martins (316), da Madeirã, e de Thareza Maria (317), da Madeirã, já defuntos, e materna de Manoel Rodrigues Cutella (318), da Madeirã, e de Thareza Maria (319), da Madeirã, já defuntos.

Aos 10 de Maio de 1814 foi baptizada Maria, nascida na Madeirã aos 08 do dito mês, filha de Domingos Gaspar (ou D.os Gaspar), da Madeirã, e de Maria Baratta, da Madeirã, neta paterna de Joze Gaspar, da Madeirã, e de Maria Thareza, da Madeirã, e materna de Manoel Martinho (158), da Madeirã, e de Maria Baratta Cutella (159), da Madeirã; foram padrinhos Manoel, filho do supradito Joaõ Gaspar, e Anna (79), filha do supradito Manoel Martinho (158), ambos tios da baptizada.

Aos 16 de Abril de 1818 foi baptizada Anna, nascida na Madeirã no mesmo dia, filha de Domingos Gaspar (ou Dom.os Gaspar), da Madeirã, e de Maria Baratta, da Madeirã, neta paterna de Joze Gaspar, da Madeirã, e de Maria Thareza, da Madeirã, e materna de Manoel Martinho (158), da Madeirã, e de Maria Baratta (159), da Madeirã; foram padrinhos Manoel Baratta Gil (78), dos Padrões, na freguesia da Portela do Fojo, tio materno por afinidade, e Maria Thareza, viúva de Joze Gaspar, da Madeirã.

Aos 11 de Novembro de 1821 foi baptizada Joaquina (ou Joaq.a), nascida na Madeirã aos 07 do dito mês, filha de Domingos Gaspar (ou D.os Gaspar), da Madeirã, e de Maria Baratta (ou M.a Baratta), da Madeirã, neta paterna de Jozé Gaspar, da Madeirã, já defunto, e de Maria Thareza, da Madeirã, e materna de Manoel Martinho (158), da Madeirã, e de Maria Baratta (159), da Madeirã; foram padrinhos o Alferes Manoel Dias (76), e Joaquina, tia, ambos da Madeirã.

Aos 08 de Novembro de 1826 foi baptizado Joaõ, nascido na Madeirã aos 22 do dito mês, filho de Domingos Gaspar, da Madeirã, e de Maria Barata, da Madeirã, neto paterno de Joze Gaspar, da Madeirã, e de Maria Thereza, da Madeirã, e materno de Manoel Martinho (158), da Madeirã, e de Maria Barata (159), da Madeirã.

Aos 04 de Agosto de 1837 foi baptizada Maria (ou M.a), nascida no Vilar dos Condes Fundeiro aos 26 de Julho do dito ano, filha de Manoel Barata (ou M.el B.ta), do Vilar dos Condes Fundeiro, e de Maria Barata (ou M.a Barata), do Vilar dos Condes Fundeiro, neta paterna de Manoel Barata, do Vilar dos Condes Fundeiro, e de Vicencia Maria, do Vilar dos Condes Fundeiro, e materna de Manoel Dias (76), da Madeirã, e de Maria Barata Salgueira (77), da Madeirã; foram padrinhos Manoel Dias e Maria, tios da baptizada.

Aos 28 de Maio de 1839 foi baptizada Maria Cristina (ou M.a), nascida no Vilar dos Condes Fundeiro aos 20 do dito mês, filha de Manoel Barata, do Vilar dos Condes Fundeiro, e de Maria Barata, da Madeirã, neta paterna de Manoel Barata, do Vilar dos Condes Fundeiro, e de Vicencia Maria, do Vilar dos Condes Fundeiro, e materna de Manoel Dias (76), da Madeirã, e de Maria Barata Salgueira (77), da vila de Álvaro; foram padrinhos Domingos, tio paterno, e Anna, tia materna, ambos solteiros.

Aos 03 de Julho de 1840 foi baptizado Manoel (ou M.el), nascido na Madeirã aos 29 de Junho do dito ano, filha de “pai incógnito” e de Joaquina (ou Joaq.a), solteira, da Madeirã, no termo de Álvaro, no Priorado do Crato, neta paterna de “avós incógnitos” e materna Manoel Martinho (158), da Madeirã, e de Maria Barata (159), da Madeirã.

Aos 21 de Janeiro de 1843 foi baptizada Maria Clementina (ou M.a), nascida na Madeirã, filha de Joze, digo Manoel Antaõ (ou M.el Antaõ), da Amoreira Fundeira, no termo de Alvares, e de Caetana Barata (ou Caetana M.a), da Madeirã, neta paterna de Joze Antaõ, da Amoreira Fundeira, no termo de Alvares, e de Gertrudes Maria, da Amoreira Fundeira, no termo de Alvares, e materna de Manoel Martinho (158), da Madeirã, e de Maria Barata (159), da Madeirã.


Aos 04 de Junho de 1843 foi baptizada Jozefa, nascida no Vilar dos Condes Fundeiro aos 28 de Maio do dito ano, filha de Manoel Barata (ou M.el Br.ta), do Vilar dos Condes Fundeiro, e de Maria Barata (ou M.a Br.ta), da Madeirã, neta paterna de Manoel Barata, do Vilar dos Condes Fundeiro, e de Vicencia Maria, do Vilar dos Condes do Meio, e materna de Manoel Dias (76), da Madeirã, e de Maria Barata Salgueira (77), da vila de Álvaro; foram padrinhos Joze Dias, da Madeirã, tio materno, e Caetana, tia paterna.


PADRINHOS E TESTEMUNHAS


Aos 18 de Fevereiro de 1747 o cura Padre Seimaõ Christovaõ Garcia (ou Semiaõ Xtovaõ Garcia) baptizou Maria, nascida nos Padrões aos 04 do dito mês, filha de joaõ de Almeida (256), dos Padrões, e de joanna Baratta (257), dos Padrões, neta paterna de Domingos Alves (512), dos Padrões, e de Dominguas Manoel (513), dos Padrões, e materna de Antonio Alves (514), do Sobral de Baixo, no termo da vila de Álvaro, e de Maria Baratta (515), do Sobral de Baixo, no termo da vila de Álvaro; foram padrinhos Manoel Garcia, e M.a, filha de Luiza Maria, do Vilar dos Condes Fundeiro; e foram testemunhas Luis Dias e Manoel Ant.es [ilegível!] (ou M.el Ant.es), da Madeirã: «ff 6v e 7».

Aos 10 de Novembro de 1752 o cura Padre Simão Christovaõ Garcia (ou Simaõ Xtovaõ Garcia) baptizou Joanna, nascida nos Padrões aos 02 do dito mês, filha de Joaõ de Almeida (256), dos Padrões, e de Joana Baratta (257), dos Padrões, neta paterna de Domingos Alves (512), dos Padrões, e de domingas Manoel (513), dos Padrões, e materna de Ant.o Alves (514), do Sobral de Baixo, e de M.a Baratta (515), do Sobral de Baixo; foram padrinhos Fran.co Baratta, do Vilar dos Condes, e M.a Baeta, da Amoreira, no bispado de Coimbra, que passou procuração, e por ela toucou, a M.a, filha de Fran.ca Rib.ra, da Madeirã; e foram testemunhas M.el Alves e D.os Fr.z, da Madeirã: «f. 20v».

Aos 11 de Novembro de 1761 o cura Padre Semião Christovaõ Garcia baptizou Maria, nascida nos Padrões aos 06 do dito mês, filha de M.el De Almeida (128), dos Padrões, e de Jozefa M.a (129), dos Padrões, neta paterna de Joaõ De Almeida (256), dos Padrões, e de Joana Baratta (257), dos Padrões, e materna de D.os Fr.z Grosso (258), dos Padrões, e de Maria M.iz (259), dos Padrões; foram padrinhos Joze e Chrizostima, solteiros, filhos de Joanna Baratta (257), viúva, dos Padrões; e foram testemunhas Francisco Baratta (ou Fran.co Baratta) e M.el Garcia, ambos do Vilar dos Condes: «f. 45».

Aos 28 de Outubro de 1764 o cura Padre Simiaõ Christovaõ Garcia (ou Simaõ Christovaõ Garcia) baptizou Joze, nascido nos Padrões aos 22 do dito mês, filho de M.el Alv.s Almeida (128), dos Padrões, e de Jozefa Maria (129), dos Padrões, neto paterno de Joaõ De Almeida (256), dos Padrões, e de Joana Baratta (257), dos Padrões, e materno de D.os Fr.z Grosso (258), dos Padrões, e de M.a M.iz (259), dos Padrões; foram padrinhos M.el Joze Da Foncequa Baratta e sua mulher Dona Maria Caetana, dos Padrões, no termo da vila de Alvares, no bispado de Coimbra; e foram testemunhas Antonio Fr.z Grosso (ou Ant.o Fr.z Grosso), dos Padrões, e Fran.co Baratta, do Vilar dos Condes: «f. 57».

Aos 03 de Abril de 1770 foi baptizada Maria, nascida na Madeirã aos 29 de Março do dito ano, filha de Manoel Farinha, da Madeirã, e de Maria Rodrigues, da Madeirã, neta paterna de Joaõ Farinha, de Entre-a-Serra, na freguesia da Várzea dos Cavaleiros, no termo da vila da Sertã, e de Dominguas Lourença, de Entre-a-Serra, na freguesia da Várzea dos Cavaleiros, no termo da vila da Sertã, e materna de M.el Ro.z (636), da Madeirã, e de Feliciana Rodrigues (637), da Madeirã; foram padrinhos M.el Ro.z Cutela (318), da Madeirã, e Ant.a, filha de Simaõ Barata e de Luiza Maria, moradores no Vilar dos Condes, na freguesia da Madeirã.

Aos 18 de Novembro de 1788 foi baptizada Caetana, nascida na Madeirã aos 10 do dito mês, filha de Manoel Roiz Cutella (318), da Madeirã, e de Theodora Joaquina (ou Thiadora Joaquina), da Madeirã, neta paterna de Manoel Roiz (636), da Madeirã, e de Feleciana Roiz (637), da Madeirã, e materna de Joze Lopes, da Madeirã, e de Marianna Roza, da Madeirã, já defuntos; foram padrinhos Joze Roiz Çapateiro, morador na cidade de Lisboa, e Maria Barata, tios.

FONTES:
Centro de História da Família da Biblioteca Genealógica “Estaca” de Lisboa (Mórmones)
- Registos Paroquiais de Baptismo [1732-1846 (desordenados)]: Itens n.os 2-6; Microfilme n.o 1350206; Gaveta n.o 9; 3.a Fila.
- Registos Paroquiais de Casamento [1732-1846 (desordenados)]: Itens n.os 2 e 7; Microfilme n.o 1350206; Gaveta n.o 9; 3.a Fila.
- Registos Paroquiais de Óbito [1732-1848 (desordenados)]: Itens n.os 2-3, e 8; Microfilme n.o 1350206; Gaveta n.o 9; 3.a Fila.

OBSERVAÇÕES: entre parêntesis e a seguir a cada nome à linha Numeração de Eyzinger-Sosa-Stradonitz, em que eu sou o número 1.

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#143076 | FIGUEIRA | 05 fev 2007 22:09 | Em resposta a: #142142

Caro Primo António Fevereiro,

Este nosso ramo de Baratas já está entroncado, com a preciosa ajuda de Ângelo Queiroz da Fonseca e do João da Fonseca Barata.

Aqui vai a ascendência da avó paterna de José Barata de Lima, Domingas Barata, nossa antepassada, irmã gémea do Coadjutor da Igreja Matriza da vila de Álvaro, Padre Domingos Barata:

1 - Domingas Barata
2 - Domingos Fernandes
3 - Maria Barata ca 1631
4 - Tomé Fernandes
5 - Maria João
6 - Luís Lopes, Senhor da Qta de Nossa Sra da Memória de Padrões +
7 - Leonor Barata ca 1595
12 - António Lopes
13 - N
14 - António Martins
15 - Beatriz Barata
28 - Álvaro Martins
29 - Leonor Barata
30 - Baltazar André +1588
31 - Brites Rebelo Barata +1583
56 - Martim Alvares
57 - Leonor Alvares
58 - João Afonso da Mota +1547/
59 - Catarina Pires Rebelo
62 - António Barata ca 1512
63 - Catarina Simões ca 1517
116 - Gil Afonso Lameira
117 - Isabel Mota
118 - Pedro Anes
119 - Catarina Fernandes Rebelo
124 - Sebastião Barata
125 - Brites Pires Rebelo
232 - Afonso Anes Lameira
233 - Leonor Bernardes
234 - João Mota +/1528
235 - Maria Fernandes Barriga
248 - Gonçalo Esteves Barata ca 1475
249 - N
250 = 118
251 = 119
464 - João Afonso Anes
465 - Isabel Gonçalves Lameira
470 - Fernão Barriga +1510
471 - Leonor Vaz
496 - Estevão Barata
497 = 249
930 - Luís Gonçalves Lameira, Escrivão
931 - N
940 - Álvaro Lourenço Barriga
941 - N
1.880 - Lourenço Barriga
1.881 - N

Estive a folhear "uma Familia da Beira Baixa", sobre os Torres Fevereiro, onde pude constatar que estes Têm uma costela Barata Salgueiro, aliás esta obra fala de alguns rimãos da minha quinta avó Maria Antão Barata Salgueiro.

Abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#145989 | FIGUEIRA | 28 fev 2007 23:35 | Em resposta a: #142142

Caro prino António Maria Fevereiro,

Cá estou eu outra vez a chateá-lo. Por acaso já o tópico que criei: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=143344#lista
Estou desconfiado que esta minha Maria Barata é irmã da nossa Domingas Barata. Qual a sua opinião?

Obrigado,
Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#150330 | aeiou2 | 27 mar 2007 21:05 | Em resposta a: #82520

Caro António Maria Fevereiro,

Há muito tempo que não sei nada de vocês.
Precisava de um grande favor numa busca no Arquivo do MNE, sobre :

o diplomata, Cipriano Ribeiro Leite *1749? parece que em Lisboa, e + 4.6.1825 Lisboa.

Seria possível uma transcrição biográfica, como me enviou noutra altura e de outro ilustre personagem?
Desde já agradeço a sua atenção
Cumprimentos

Maria

PS tenho estado com atenção a este tópico, pelos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#156247 | FIGUEIRA | 15 mai 2007 23:32 | Em resposta a: #142142

Caro parente António Fevereiro,

Espero que esteja tudo bem consigo e que o seu "desaparecimento" não se deva a nada de grave.
Embora não tenha avançado em nenhuma linha trago novidades e, também dúvidas.
Já tinhamos duas linhas em comum, a saber:
- A dos Barata de Lima já entroncados; e
- A de João Fernandes (que na habilitação de genere aparece "erradamente" Roiz) casado com Francisca Manuel e tiveram pelo menos duas filhas, a sua antepassada Ana (Domingas) Fernandes/Roiz, dos Padrões, casada com Luís Álvares, do Carvoeiro, e Domingas Manuel, minha antepassada, casada com Domingos Álvares.
Vim agora a descobrir que além de Ana Fernandes e Domingas Manuel serem irmãs, Luís Álvares e Domingos Álvares são tio e sobrinho. Domingos Álvares é filho de Domingos Antão (irmão de Luís Álvares) e de Maria Manuel, neto paterno de Domingos Álvares e de Maria Antão, e materno de João Álvares e de Beatriz Manuel, moradores no Carvoeiro.
Infelizmente não consegui progredir mais: por esta altura os baptismos não têm os avós e há uma lacuma nos assentos entre 1600 e 1645.

Continuo também sem saber aqui onde entram os Almeidas, pois aparecem em João Álvares de Almeida, nascido nos Padrões por volta de 1705, filho dos ditos Domingos Álvares e de Domingas Manuel, que casou com Joana Barata e deram origem aos meus Barata de Lima/de Almeida/da Figueira.

Se tiver novidades...

Abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#158302 | FIGUEIRA | 04 jun 2007 11:26 | Em resposta a: #142142

Caro António Maria Fevereiro,

Era possível enviar-me para o e-mail uma cópia da habilitação para familiar de Santo Ofício do José Barata de Lima.

Obrigado,

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#211014 | LProjecto | 19 out 2008 22:46 | Em resposta a: #82520

Caro António Maria Fevereiro,

Por acaso tem conhecimento da descendência de Simão Barata de Lima e de, sua mulher, Luzia Maria?

Em caso negativo, poderei facultar-lhe alguns elementos que tenho nos meus apontamentos relativos a várias famílias de Borba, nas quais inclui os "Barata de Lima".

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#211047 | aeiou2 | 20 out 2008 04:53 | Em resposta a: #211014

Julgo que o António Maria Fevereiro já não frequenta este Fórum

Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#211116 | LProjecto | 20 out 2008 20:00 | Em resposta a: #211047

Cara Maria,

De facto tinha essa ideia, mas não a certeza. Muito obrigado pela gentileza da resposta.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: José Barata de Lima, de Madeirã

#211140 | FIGUEIRA | 20 out 2008 22:48 | Em resposta a: #211116

Caro Luís Projecto Calhau,

A falta de tempo, devido aos seus afazeres profissionais, afastaram o meu primo António Fevereiro deste fórum, contudo, vou enviar-lhe um mail a avisá-lo desta mensagem.

Eu tenho interesse na família do Simão Barata de Lima (desconhecia que ele tivesse usado o apelido Lima).

A descendência de José Barata de Lima vem tratada no livro Caldeiras de Queiroz de Borba, através de sua filha Antónia que vem aqui no GeneAll.Net http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=230442

O livro é este http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=332

Possuo um exemplar, se precisar dalgum esclarecimento não exite.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen