Pinheiros, de Barcelos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património | Regiões

Pinheiros, de Barcelos

#82935 | jmacieira | 28 jan 2005 10:57

Caros Confrades

Preciso de ajuda!
Minha Mulher, Maria Beatriz Gorjão Henriques é 2ª neta de José Maria Gomes Viseu da Silva Pinheiro, que nasceu em 1850 e morreu em 1904. Este seu avô era filho de José Maria Gomes da Silva Pinheiro, Senhor da Casa das Gaeiras, em Óbidos.

Sempre ouviu dizer a seu Pai que a Família Pinheiro era do ramo dos Pinheiros de Barcelos e existem, de facto, algumas peças de família em que se pode ver o brasão de armas usado por estes Pinheiros.

Seu Pai também falava dumas primas, que conheceu, que viviam no Solar dos Pinheiros, em Barcelos e que, como ele tinham nascido nos primeiros anos do séc.XX.

Acontece que, para tràs do seu trisavô, nada mais sabe.
Algum de vós nos poderá ajudar.
Desde já grato, melhores cumprimentos

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83046 | jmacieira | 30 jan 2005 12:02 | Em resposta a: #82935

Caros Confrades

Venho, de novo, com o meu pedido de ajuda.

Muito obrigado

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83072 | vbriteiros | 30 jan 2005 17:35 | Em resposta a: #83046

Caro João Macieira.
Já consultou a obra "Ninharias" de J.Azevedo e Meneses (1913)? Trás lá muita descendência dos Pinheiros, como familiares dos FARIAS ( tema principal) do Castelo de Faria.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83073 | jmacieira | 30 jan 2005 17:42 | Em resposta a: #83072

Caro Vasco Briteiros

muito obrigado pela sua sugestão. Irei tentar e, certamente, encontrarei algumas ligações, que sei que existem, dos Pinheiros, dos Farias e dos Machados a Marizes.

Creia-me, também, ao seu dispor

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83104 | vbriteiros | 30 jan 2005 22:02 | Em resposta a: #83072

corrijo : traz

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83186 | aeiou2 | 31 jan 2005 17:17 | Em resposta a: #82935

Caro Senhor,
Julgo que os actuais representantes são os donos da Casa do Vinhal,em Vila Nova de Famalicão.Veja sff o ANP,pág.230,Tomo III,1985
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83202 | jmacieira | 31 jan 2005 21:08 | Em resposta a: #83186

Cara Senhora

Os meus respeitosos cumprimentos.
Muito obrigado pela sugestão que me fornece. Eu também estou em crer que se trata destas pessoas. Mais, o Senhor que aparece com Chefe daquela família e suas Irmãs são, certamente, os primos de Barcelos a que o meu sogro se referia. Na descendência de uma delas está o actual proprietário do Solar dos Pinheiros.
Mais uma vez, muito obrigado.
Respeitosamente

João de Mariz sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83211 | aburma | 31 jan 2005 23:26 | Em resposta a: #83073

Caro João Macieira,

Se bem entendo, pretende o caro confrade não só estabelecer a ligação que pensa existir entre o bisavô da senhora sua mulher e os Pinheiros de Barcelos, como também determinar uma ligação destes Pinheiros, dos Farias e dos Machados a Marizez. Esta ligação existe, de facto, dado tratar-se de antigas famílias de Barcelos, e está mencionada, além das "Ninharias", aqui referidas pelo nosso estimado confrade Vasco Briteiros, também em "Subsídios para a Genealogia dos Farias Machados das Casas da Bagoeira e das Hortas", de Jorge Faria Machado Vieira de Sampaio, e em "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico" de António Júlio Limpo Trigueiros, SJ (nosso distinto confrade), Eugénio Andrea da Cunha e Freitas e Maria da Conceição Cardoso Pereira de Lacerda.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83212 | aburma | 31 jan 2005 23:28 | Em resposta a: #83211

Obviamente pretendia escrever "Marizes" onde, por lapso, escrevi "Marizez".

Resposta

Link directo:

Obra "Ninharias"

#83215 | olduvai | 31 jan 2005 23:39 | Em resposta a: #83072

Caro Vasco Briteiros:
Onde poderei arranjar essa obra que menciona, "Ninharias"? Só em alfarrabistas, ou também em grandes bibliotecas?
Cumprimentos,
Eliana

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83216 | olduvai | 01 fev 2005 00:06 | Em resposta a: #82935

Caro Sr. João Macieira:
O seu pedido de ajuda veio em boa hora!
Provavelmente, poderemos ajudar-nos um ao outro.
O que me chamou à atenção foi precisamente o tema, Pinheiros de Barcelos, visto que eu, há uns anos atrás, ainda como estudante, fiz o levantamento heráldico da minha cidade, Vila do Conde, e descobri um escudo de armas gravado na base de um cruzeiro em frente a uma capela, precisamente, embora duma forma muito tosca, dos Pinheiros de barcelos, segundo o Armorial Lusitano. Nunca descobri, no curto espaço de tempo que tive para pesquisa desse trabalho, nada sobre o dito cruzeiro. E mesmo agora, que, quando tenho tempo, voltei a "pegar" nesse trabalho para o completar e futuramente o publicar, ainda nada de novo me surgiu. Talvez tenha mais sorte quando passar para a parte de documentação no Arquivo Municipal.
No entanto, um dos seus sobrenomes deu-me uma pequena luz, visto que na primeira metade do século XVII, aparece umAntónio Mariz carneiro, um dos cosmógrafos-mor do reino, em Vila do Conde. Será que há alguma relação com o dito escudo no cruzeiro?
Assim que tiver mais dados, se o meu trabalho me permitir mais tempo livre (sou arqueóloga e ando sempre enfiada em buracos todo o ano!), entrarei novamente em contacto consigo. Caso tenha algo para mim, agradeço-lhe desde já.
Cumprimentos,
Eliana Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Obra "Ninharias"

#83218 | vbriteiros | 01 fev 2005 00:25 | Em resposta a: #83215

Cara Eliana
Efectivamente só em alfarrabistas.
Bom trabalho nessa Vila do Conde , terra das férias da minha juventude.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83219 | vbriteiros | 01 fev 2005 00:28 | Em resposta a: #83186

Olá Maria.
Beijinhos pra Matilde. Quando vem cá ao Norte?
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83223 | mbp | 01 fev 2005 01:13 | Em resposta a: #83216

Cara Eliana Sousa

Pode dizer-me que capela é essa e em que local de Vila do Conde fica? Tenho raízes em Vila do Conde (Eças e Pinheiros) e ando a investigar essa região.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83233 | jmacieira | 01 fev 2005 09:39 | Em resposta a: #83216

Cara Confrade
Exma Senhora

Faço os meus respeitosos cumprimentos.
Creio, infelizmente, não lhe poder dar grande ajuda.
Sei, por alguns documentos e notas avulsas em livros, que os Pinheiros, ditos de Barcelos, se uniram algumas vezes aos Marizes- (família que eu represento) - aos Farias e aos Machados, famílias oriundas, também, de Barcelos.

Quanto ao Mariz Carneiro nada sei. Sei que tenho uma 3ª avó Maria Luiza do Coração de Jesus de Mariz Carneiro, natural de Montevideu, filha de António de Mariiz Carneiro e de Maria Martina Callorda, que foi mulher de João António de Paula de Mariz Sarmento, meu 3º avô, e de quem seria, presumo, parente.

Sei também que o vínculo de Nossa Senhora da Luz, instituido nos primeiros anos do séc. XVII pelo desembargador Rodrigo Botelho de Morais, em 1721-1724 estavam de posse dos herdeiros do desembargador Lopo de Mariz Carneiro que presumo mas não tenho a certeza, será também meu antepassado.

Se vier a saber mais coisas dos Pinheiros dir-lhe-ei, principalmente no que respeita ao referido cruzeiro, em Vila do Conde. O meu mail é jandaluzarrobasapopontopt.

Melhores cumprimentos

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83234 | aeiou2 | 01 fev 2005 10:50 | Em resposta a: #83219

Olá Vasco,isto por cá tem estado complicado com as gripes e eu com uma crise de ácido úrico,velhice!!! com a respectiva cólica renal.
Quando pensar em ir aí eu digo
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83237 | cyrne | 01 fev 2005 11:24 | Em resposta a: #83202

Caro Confrade,

São vários os donos do Solar dos Pinheiros e conheço-os muito bem, um deles é sogro da minha irmã Marta.

Cumprimentos,

Vasco Cyrne

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83243 | jmacieira | 01 fev 2005 12:49 | Em resposta a: #83237

Caro Vasco Cyrne

Os meus cumprimentos e muito obrigado pela sua mensagem.
Aquilo que mimha Mulher gostaria seria, se fosse possível, ter uma genealogia da Família pois que, ao que parece só se chega ao seu bisavô. Temos também um tombo com as propriedades e mais bens da Casa das Gaeiras onde aparecem os nomes de alguns Pinheiros sepultados na Capela da casa.
Se se quiser dar ao trabalho de ver aqui na base, a partir de meu sogro, JOSÉ ALEXANDRE PINHEIRO GORJÃO HENRIQUES, terá o último Pinheiro, deste ramo e, a partir dele, não se tem mais ninguém.

Grato pela sua boa atenção, creia-me
Atenciosamente
João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83244 | nunomaria | 01 fev 2005 13:04 | Em resposta a: #83243

Caros Vasco e João Macieira,

O Mundo realmente é pequeno. Acontece que um 4º avô do Vasco (e meu trisavô), António de Almeida Pedroso, casou com a viuva de José Maria da Silva Pinheiro, da Quinta das Gaeiras. Chamava-se ela Sofia da Fonseca e foi por esta ligação que a nossa família (Pedroso) se enraizou no Carvalhal de Óbidos.

Nuno Maria Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83245 | jmacieira | 01 fev 2005 13:35 | Em resposta a: #83244

Caro Nuno Côrte-Real

É verdade, o Mundo é pequeno.
Essa Senhora foi 3ª avó de minha Mulher. Não foi vossa avó porque, ao que parece, do casamento dela com o vosso avô Pedroso, não houve descendência.

Pedi, há umas semanas, a seu irmão Miguel, alguns dados sobre uma família de que descendo, Correia da Franca, dos do Palácio de St. Estêvão. Se por acaso me puder ajudar agradeço. O meu mail jandaluzarrobasapopontopt.

Um abraço e os meus melhores cumprimentos

João de Mariz sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83246 | nunomaria | 01 fev 2005 13:43 | Em resposta a: #83245

Caro João Macieira,

Exactamente. António de Almeida Pedroso só teve descendência de um segundo casamento e ainda uma filha natural, que foi mulher do Coronel José Feio Quaresma. Estes últimos foram meus bisavós e trisavós do Vasco Cyrne.

Sobre os Correia da Franca não tenho absolutamente nada, mas se já pediu os dados ao meu irmão Miguel, ele vai evidentemente enviar-lhos.

Um abraço e melhores cumprimentos,

Nuno Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83256 | dmcc | 01 fev 2005 16:42 | Em resposta a: #83233

Caros confrades,
O actual proprietário do " Solar dos Pinheiros " chama-se Francisco Manuel Bacelar de Azevedo e Menezes, filho de Martim Lopes de Azevedo e Menezes de Barbosa Pinheiro Pereira e de D. Maria Alice Vaz Guedes de Sousa Bacelar.
Cumprimentos,
dmcc

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83258 | cyrne | 01 fev 2005 16:46 | Em resposta a: #83256

É ele, os irmãos as tias e os primos dele de Pindela.

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83264 | dmcc | 01 fev 2005 17:59 | Em resposta a: #83258

Caro confrade,
Peço desculpa por insistir, mas de facto o " Solar dos Pinheiros " pertence a Francisco Manuel de Bacelar de Azevedo e Menezes em 65%, incluindo a parte dos irmãos, que negociaram em seu favor,e em 35% à sua tia direita, irmã do Pai, D. Maria Manuel de Azevedo e Menezes Pinheiro de Lacerda.
Foi-me confirmado pelo próprio.
Com os melhores cumprimentos,
dmcc

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83283 | olduvai | 01 fev 2005 21:58 | Em resposta a: #83223

Caro Miguel:
O cruzeiro fica em frente á capela de sto. Amaro, num alto perto do sítio onde se faz a feira de Vila do Conde. O cruzeiro vê-se da estrada nacional (13).
Quanto á sua investigação, caso queira trocar algumas informações ou dúvidas, mande-me um mail para: eliana_sousa@sapo.pt.
Sobre os Eça, estavam ligados à Casa de Cavaleiros, em Outeiro, freguesia de Vila do Conde. Contudo, as informações que eu tenho sobre algumas famílias e, sobra todas as casa solarengas de Vila do Conde, somente foram obtidas através de pesquisa bibliográfica, como expliquei ontem (devido ao facto desta minha modesta investigação ter-se iniciado a propósito dum trabalho académico em 2001). Aos poucos, vou pegando neste trabalho, completando-o, mas a parte mais trabalhosa está ainda para vir, que é a consulta da documentação nos Arquivos.
De qualquer maneira, estou ao seu dispor para o que for necessária para a sua pesquisa.
Um abraço,
Eliana

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83286 | olduvai | 01 fev 2005 22:22 | Em resposta a: #83264

Caros senhores:
Julgo ter informações que irão ao encontro de todos esses nomes que têm vindo a referir.
Trata-se da família do 1.o Conde de Azevedo, que morou cá em Vila do Conde, na designada Casa da Praça. Aliás, informações estas que descobri neste "site".
Caso queiram alguns dados, estou ao vosso dispor.
Cumprimentos,
Eliana Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83330 | cyrne | 02 fev 2005 15:21 | Em resposta a: #83283

Cara Eliana Sousa,

Por a caso não lhe passou pelas mãos Gilhabreu?

Cumprimentos,

Vasco Cyrne

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83388 | mbp | 03 fev 2005 00:49 | Em resposta a: #83283

Cara Eliana
Obrigado pela informação. Como lhe disse investigo essa região. Dos Eça tenho muitos dados e toda a linha até aos nossos dias. O meu interesse é nos Pinheiros (de Barcelos) que se uniram aos meus Eças, razão pelo qual achei interessante a tal capela de Vila do Conde.
Um abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83448 | czlfvmeu | 03 fev 2005 19:38 | Em resposta a: #83286

Caros confrades
Tenho uma informação sobre os Pineiros de Barcelos que talvez tenha utilidade.
Trata-se de um documento existente no Arquivo da Casa de Vasconcelos de Vila do Conde que me foi comunicado pelo Dr. João Trovisqueira: uma carta de venda datada de 9/III/1508, relativa à aquisição por João de Nantes (ascendente dos Arantes) e sua mulher Genebra de Sampaio, de uma herdade, no lugar de Romai onde estes moravam (explícito no texto), sendo testemunhas presentes Diogo de Nantes, escudeiro do "Senhor Francisco Machado" , e outros. Nas costas da última folha deste documento há várias anotações posteriores no tempo, a mais relevante das quais é a seguinte: “Este João de Nantes comprou a quinta de Romai a Pº Nugrª. de Barcellos e sua mulher Isabel Carvº no aº de 1495 e a pessuhia q.do se fez o tombo de Carrezedo no a. de 1503”.
Com as minhas amigas saudações
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

Guilhabreu

#83631 | olduvai | 06 fev 2005 15:42 | Em resposta a: #83330

Caro Vasco Cyrne:
A única coisa que sei sobre Guilhabreu é que é o nome duma das freguesias de Vila do Conde...
Ajuda?...
Um abraço,
Eliana Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#83632 | olduvai | 06 fev 2005 15:45 | Em resposta a: #83388

Caro Miguel Pimenta:
Sempre ás ordens!
Um abraço, Eliana

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#181219 | antoniolacerdabarros | 20 jan 2008 07:17 | Em resposta a: #83448

Prezados Confrades,


Veio meu 4o avô, Albino Carvalho Pinheiro de Lacerda de Barcellos para o Brasil junto com 3 irmãos logo após a luta miguelistas X carlistas..
Um deles, de nome Vitorino (Carvalho) Pinheiro de Lacerda voltou para Barcelos e partes de seus descendentes estão lá como em Vila Nova do Famalicão, ond etinha 2 irmãs.

Por mais de 120 anos temos mantido contatos eventuais com os Pinheiros de Lacerda, sendo recentemente visitados pelo ilustre genealogista e ora Doutorando em História, Pe. António Trigueiros, SJ, que esta a redigir livro sobre as famílias de Barcelos.
Gostaria de refazer esse trajeto todo, pois tenho diversas fontes de refer~encia aqui no Brasil, especialmente às relacionadas ao estado de Mato Grosso, onde a familia Pinheiro de Lacerda -num certo momento - ocupava as fazenda Descalvados, Santa Rosa, Ypiranga, entre muitas outras.
Hoje a rodovia que ligará Brasília ao Pacífico já foi denominha Rodovia Internacional Irmaos Lacerda, nome este já adoptado na Bolivia, onde se chama Carretera Internacional Hermanos Lacerda.
Aguardo contatos dos primos distantes.

Cumprimenta-os atenciosamante,

Antonio Pedro Lacerda de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#236377 | otuo | 13 ago 2009 11:40 | Em resposta a: #82935

Caros Confrades,
Estou a realizar uma tese de arquitectura no âmbito da casa-torre medieval, mais concretamente sobre
as sua formas de expansão. Entre outros, o Solar dos Pinheiros foi um dos exemplos
escolhidos para o seu desenvolvimento. Uma vez não se encontrar publicado qualquer tipo de
informação gráfica, nomeadamente, plantas, cortes e alçados, e sabendo ter já existido um levantamento, que não consta na Câmara de Barcelos, pedia aos caros confrades se me poderiam facultar o contacto, do seu proprietário, o Sr. Francisco Manuel de Bacelar de Azevedo e Menezes, de modo a poder ter acesso ao dito levantamento.
Desde já agradeço,
Rui V Couto

Resposta

Link directo:

RE: Pinheiros, de Barcelos

#317381 | flucletras | 17 nov 2012 10:59 | Em resposta a: #236377

Caro Rui V. Couto

Chamo-me Henrique Costa e estou a frequentar o mestrado de História da Arte, Património e Turismo Cultural em Coimbra, neste momento encontro me a realizar um trabalho sobre o Solar dos Pinheiros de Barcelos e penso que se tivesse alguma bibliografia, dados que me pudesse ceder seria sem dúvida uma mais-valia para o meu trabalho. Desde já, agradeço toda a disponibilidade que possa ceder a este meu pedido.

Cumps.
Henrique Costa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 22:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen