Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

Este tópico está classificado nas salas: Património | Pessoas | Regiões

Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#83412 | vbriteiros | 03 fev 2005 13:17

Alguém sabe o nome desta Quinta, que em 1754 pertencia a Rodrigo Pinheiro de Lacerda e D. Josefa Rosa Pinto de Azevedo?
Grato
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#83444 | texmel | 03 fev 2005 18:45 | Em resposta a: #83412

Caro Vasco Briteiros
Em S.Pedro de Bairro há a Quinta da Bouça que há tempos foi vendida pela familia Pinheiro de Lacerda,que penso ser a que procura,o seu ultimo dono foi Joaquim Pinheiro de Lacerda,casado que foi com a senhora D. Maria Benedita Brites , da casa do Vinhal em V.N. Famalicão.Ha tembem namesma localidade a Quinta de Pousada,mas penso ser a primeira a que procura.Cumprimentos do
texmel

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#83449 | vbriteiros | 03 fev 2005 19:49 | Em resposta a: #83444

Caro Confrade
Muito obrigado pela sua informação. Creio que o nome Bouça corresponderá ao nome que tenho aqui num manuscrito muito pouco legível, mas cuja inicial é seguramente um B.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#83521 | texmel | 04 fev 2005 18:59 | Em resposta a: #83444

Caro Vasco Briteiros
Em complemento à minha ultima mensagem sou a informar que em tempos enviei ao Snr. Dr. Artur Norton a genealogia dos ultimos Pinheiros de Lacerda,da Casa da Bouça,infelizmente não encontro a cópia com que fiquei,mas se for de interesse,posso po-lo em contacto com o dr. Norton.
Cumprimentos-Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#83599 | vbriteiros | 06 fev 2005 00:03 | Em resposta a: #83521

Caro Teixeira de Melo
Necessitava de confirmar ( o que tenho não é garantido) os pais e avós de D. Teresa Josefa Pinheiro de Lacerda, filha dos citados Rodrigo e D. Josefa Rosa. E com quem casou D. Teresa e quando? Poderá por favor pedir então, esses dados ao Dr. Norton?
Muito obrigado
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#83723 | texmel | 08 fev 2005 18:31 | Em resposta a: #83599

Caro Vasco Briteiros
O Dr.Norton não tem a genealogia dos Pinheiro de Lacerda,anterior à data em que estes se ligaram aos Norton,pois só a partir dessa data lhe interessava.Assim não vejo como satisfazer o seu desejo,pois o que me parece que queria é muito anterior a essa data.Lamento não o poder ajudar neste caso.
Cumprimentos do
José Luiz T. C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#83729 | texmel | 08 fev 2005 21:09 | Em resposta a: #83412

Caro Vasco Briteiroos
Com as minhas desculpas ,venho rectificar a informação que lhe dei sobre a casa situada em S.Pedro de Bairro.Embora a Quinta da Bouça tambem esteja nesta freguesia,na data que indica é a Quinta de Pousada que deve considerar,pois a da Bouça,foi à posse dos Pinheito de Lacerda,por casamento e mais tarde.
Pode veerificar isto nas Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho a Paginas 214 do livro 2,ao fundo da pagina.Renovo o pedido de desculpa por este engano.
Cumprimentos do
José Luiz T. C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalic

#83733 | vbriteiros | 08 fev 2005 21:27 | Em resposta a: #83729

Caro José Luís T.C.Melo
Muito obrigado pelas suas informações. Na fotocópia que possuo de uns rascunhos familiares aparece o nome da quinta rasurado e substituido por outro , não permitindo qualquer leitura. Vou tentar verificar os asentos de casamento da pessoa em causa, o irmão mais velho do meu tetra -avô António Brandão.
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalic

#83755 | texmel | 09 fev 2005 01:33 | Em resposta a: #83733

Caro Vasco Briteiros
Consulte as Ultimas Gerações,pois lá vem indicado o nome de Rodrigo Pinheiro de Lacerda, pode ser o que refere na sua primeira mensagem,só o mome da esposa não confere,pois dão-lhe Clara Clementina,ou então será o pai deste,
Cumprimentos
José Luiz T. C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalic

#119315 | veludo | 25 mai 2006 19:05 | Em resposta a: #83755

Ex.mo Sr,
Meu nome é Miguel Nunes de Matos,descendo de Rodrigo Pinheiro de Lacerda e de Clara Clementina por sua filha Carolina Emilia Pinheiro de Lacerda,neste momento a Sra.Inês Bettencourt está a fazer uma investigação sobre a minha familia.
Sei q Carolina Emilia teve um irmão Joaquim será q me pode ajudar a saber se ele teve descendência.
Se pudesse agradecia muito pois temos urgência em saber.
Muito Obrigado,
Miguel Nunes de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalic

#119337 | vbriteiros | 26 mai 2006 00:13 | Em resposta a: #119315

Caro Confrade.
Ainda não consultei as "Últimas Gerações", mas logo que possa vou ver essa pág sobre os P.L.. Depois lhe trarei aqui o resultado.
Aproveito para lhe perguntar se pertence a uma familia Nunes de Matos descendente de D. Maria da Conceição Gomes Briteiros casada em Braga a 5.2.1834 com Manuel José Pereira de Lima e que julgo estão sepultados no Camitério da Lapa , no Porto?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalic

#119349 | veludo | 26 mai 2006 09:34 | Em resposta a: #119337

Ex.mo.Sr,
O que diz está correcto,é incrivel como têm esses conhecimentos todos!gostaria de saber se é do porto,relativamente a esse lado Pereira de lima a Exma. senhora Inês Bettencourt já investigou até onde consegui ir,se precisar trocar informação estou á disposição.
Relativamente a P.L.estou ansiosamente a espera.
Cumprimentos,
Miguel Nunes de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalic

#119350 | veludo | 26 mai 2006 09:43 | Em resposta a: #119337

Exmo.Sr,
Só agora reparei no seu nome pois pensei que era o texmel.
Presumo que ainda sejamos parentes!Relativamente á Familia Briteiros tambem tenho alguma informação.
Se precisar disponha,
Miguel Matos

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalic

#119385 | vbriteiros | 26 mai 2006 16:21 | Em resposta a: #119350

Caro Miguel Matos.
(aqui no Forum usamos informalmente " caro" ou "confrade")
Se consultar aqui no Forum:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=469436
encontrará Laura Lívia que era minha bisavó e fazendo clique com o rato nos respectivos ascendentes encontrará os diversos " Briteiros" e "Pereira de Lima".
Os dados não estão ainda completos.
Claro que devemos ser parentes, mas do ramo descendente de Maria da Conceição Gomes só obtive a indicação da existência de um filho : Manuel José Pereira de Lima c.s.s. que testou a favor da Misericordia do Porto, sendo o patrono de um Lar da 3ª idade em Gaia. Nesse testamento refere o tio Cónego António Dias Gomes Briteiros , cujo retrato a óleo deveria ser conservado na sacristia da Igreja de S. Pedro de Lomar - Braga e que não consigo encontrar para fotografar. Foi este Cónego Examinador Sinodal que , segundo o assento da freguesia de S. João do Souto, casou Laura Lívia Pereira de Lima Briteiros com o Dr. António Maria Brandão Pereira , meus bisavós. Foram os herdeiros da Casa do Largo de S. Francisco em Braga ( em 1954 ainda era dos Brandões mas nos anos 50 o lado Este foi demolido).
Para ver a descendência de Laura Lívia poderá colocar na pquena janela aqui acima a busca de " Familia Verney" e ver a resposta que ali coloquei.
Todos estes Briteiros e PL estão retratados a óleo e tenho tentado obter fotos deles , mas em alguns casos sem êxito.
Realmente faltam-me dados do seu ramo bem como de Ana Germana Pereira de Lima (desta tenho retrato) e de Rita Pereira de Lima
Agradeço desde já as informações que me possa facultar e se possível fotos de retratos a óleo.
Estou à sua disposição para lhe passar as informações que precisar.
Cumprimentos
Vasco Briteiros Brandão Pereira da Gama

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalic

#119410 | veludo | 26 mai 2006 20:17 | Em resposta a: #119385

Caro Vasco,
Aqui vai o resultado da pesquisa dos costados de leopoldina pereira de lima:
pai=Manoel José Pereira de Lima Júnior filho de Manoel José Pereira de Lima e Ana Joaquina da Piedade,Avós paternos José Barroso e Maria Pereira,bisavós paternos Incógnito e Benta Barroso,Bisavós maternos João Carvalho E Mariana Pereira,Trisavós paternos Manoel Carvalho e Maria Barrosa,Trisavós Maternos João Pereira e Catarina Martins.
mãe=Maria Conceição Briteiros filha de Manoel José Gomes Briteiros E Ana Joaquina Dias,Avós Paternos Custódio Gomes e Ana Costa,Avós Maternos Manoel Dias Pereira e Antónia Maria,Bisavós Paternos Manoel Dias Pereira e Teresa Maria,Bisavós Maternos Francisco Correia Mendes e Catarina Maria(de notar q o nome Briteiros deve se ao facto de Custódio Gomes ser de São João de Briteiros).

José Joaquim Pereira de Lima,negociante da praça do Porto foi feito Comendador da Ordem de Cristo por carta Rainha D.Maria II,Livro 41,Folhas 208 verso e 209 do Registo Geral de Mercês.
Há um desembargo do Paço(Minho e Trás-os-Montes) em nome de Manoel José Pereira de Lima(1783) Maço 151 Número 120 que não mandei investigar.
A disposição.
Miguel Matos

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#119411 | veludo | 26 mai 2006 20:28 | Em resposta a: #83412

Caro Vasco relativamente à família Pinheiro(Pinheiro de Lacerda)tenho os ascendentes por varonia até ao ano de 572 d.c.(de 1783 até 572 está documentado no livro Nobiliario das Familias Portuguesas de Felgueiras Gayo Volume 8)e de 1783 até a D.Carolina Emília Pinheiro de Lacerda foi investigado pela D.Inês Bettencourt que tenho o resultado em minha posse,esta dona Carolina teve um irmão Joaquim Pinheiro de Lacerda que nos próximos dias vou saber a sua descendência.
Quanto à sua pergunta a resposta é,Quinta de Pouzado(actualmente Casa da Pousada) da Freguesia de São Pedro do Bairro trº de Barcelos(do dito livro na página 504).
Um abraço,
Miguel Matos

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#119412 | veludo | 26 mai 2006 20:33 | Em resposta a: #83444

Caro Vasco,
A Quinta da Bouça pertence a Américo V.Pinheiro de Lacerda que o seu parentesco com Rodrigo não está provado mas segundo ele talvez exista remotamente(de notar q falei com o sr.Américo esta semana).
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalic

#119434 | vbriteiros | 27 mai 2006 00:46 | Em resposta a: #119410

Caro Miguel Matos.
Obrigado pelos dados prontamente enviados.
Desconhecia por completo os ascendentes de Manuel José Pereira de Lima, porque fiz uma tentiva de investigação no ADB - freg. Riodouro, conc. Cabeceiras de Basto, que se revelou difícil e por falta de tempo não pude continuar. Consegui no entanto encontrá-lo como benfeitor do Bom-Jesus do Monte, onde o quadro nº 74 o representa e o 79 representa D. Ana Joaquina da Piedade. Cruzando estes dados com os da Secretaria da Lapa consegui estabelecer os filhos deste casal:
1 - Gertrudes * Pernambuco, 10.06.1814 + Braga - SJ Souto, 05.02.1869
2 - Ana Germana * ? , 15.10.1817 + Porto - ? ,08.01.1896
3 - José Joaquim * ? , 07.04.1820 + Porto - ? ,10.06.1884
4 - Manuel José * ? + Porto - ? ,31.01.1862
5 - Francisca * Pernambuco, 04.12.1821 + ? ? 02.11.1885
6 - Rita * ?

Quanto a Maria da Conceição, já tinha todos os elementos e logicamente a informação da origem do nome , que seria a terra da naturalidade de Custódio Gomes , Salvador de Briteiros ( desconhecia o oráculo S. João).
Os primeiros apontamentos que tive desta família Briteiros foram coligidos pelo genealogista de Braga, Dr. Domingods de Araújo Afonso, que deve ter ficado desiludido por os não ter entroncado nos Briteiros medievais e não continuou a busca para além de Custódio Gomes. Quanto à descendência deste, limitou-se a determinar os filhos de seu filho único (?) Manuel José Gomes Briteiros , Celeireiro Mor da Misericordia de Braga (1804-1806):
Maria de Jesus
António Manuel
António Joaquim
José Maria ( com 3 filhas e so Laura com geração, que não usou Briteiros)
Joaquina
Rita Amália ( com geração nos Torres e Almeida)
Maria da Conceição ( com geração nos Pereira de Lima).
Gostaria de lhe colocar as seguintes questões:
1- Manuel José nasceu também em Pernambuco ? Quando?
2- Maria da Conceição nasceu na Casa do Eirado - Braga a 25.11.1813. Lá casou a 5.2.1834 e faleceu onde ? Quando ?
3- Poderá indicar-me uma ou duas gerações de descendentes de Maria da Conceição?
Se pretender poderá contactar-me directamente para vbriteiros na rede netcabo ponto pt ( não é aconselhável escrever aqui o endereço electronico na forma usual).
Cumprimentos,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#119436 | vbriteiros | 27 mai 2006 01:06 | Em resposta a: #119411

Caro Miguel Matos.
Muito obrigado pela informação.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#119440 | veludo | 27 mai 2006 02:17 | Em resposta a: #119436

Caro Vasco,
tenho alguma informação q lhe pode ser útil,acho q o melhor é falarmos pelo telefone o meu nùmero é 226172861 ou 913310541,amanhã de manhã vou com a minha mulher ao médico pq está grávida se quiser pode me deixar o seu número q eu entro em contacto consigo ou vice versa,
cumprimentos do parente,
Miguel Matos

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#119453 | vbriteiros | 27 mai 2006 12:23 | Em resposta a: #119440

Caro Miguel Matos.
226 093 935 ou 933 513 070
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalic

#120034 | vbriteiros | 03 jun 2006 23:27 | Em resposta a: #119410

Caro Miguel Matos.
Será possível dar-me as datas de nascimento e respectivas freguesias dos ascendentes. que cita , de Manuel José Pereira de Lima ? O apelido Barroso interessa-me.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalic

#120256 | MLS | 07 jun 2006 01:58 | Em resposta a: #119315

Miguel Nunes de Matos

Em 1844 uma senhora D. Clara Clementina Pinheiro de Lacerda, viúva era moradora na R. do Almada, 49 - Porto. Tenho uns primos que são descendentes da filha Carolina Emília que casou com o Dr. Francisco Xavier Nunes de Matos.

Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalic

#120258 | veludo | 07 jun 2006 02:59 | Em resposta a: #120256

cara mls,
nesse caso são meus primos pois também descendo desses dois.
são do porto?como se chamam?
cumprimentos,
mnm

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalic

#120269 | MLS | 07 jun 2006 11:17 | Em resposta a: #120258

Caro Miguel

Não são do Porto. Vivem em Cascais. Veja no tópico "Oliveira Lobo Nunes de Matos" as intervenções da Maria de Vasconcelos "Tuxa".

Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#125504 | antoniolacerdabarros | 22 ago 2006 06:40 | Em resposta a: #119412

Interessante,

Sei que meu bisavo veio de Vila Nova de Famalicão, nome era Albino Pinheiro de Lacerda, vindo para o brasil com 3 irmãos. Um deles retornou a Famalicão e senão me falha memória, um de seus filhos/netos (?) seria Jose Pinheiro de Lacerda e um outro Armando Pineiro de Lacerda.
A Quinta do Sr Arm,ando foi visitada por meu tio Luiz Pinheiro de Lacerda, anos atras.

Antonio Lacerda de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#125505 | antoniolacerdabarros | 22 ago 2006 06:45 | Em resposta a: #119411

Interessante,

Sei que meu bisavo veio de Vila Nova de Famalicão, nome era Albino Pinheiro de Lacerda, vindo para o brasil com 3 irmãos. Um deles retornou a Famalicão e senão me falha memória, um de seus filhos/netos (?) seria Jose Pinheiro de Lacerda e um outro Armando Pineiro de Lacerda.
A Quinta do Sr Armando foi visitada por meu tio Luiz Pinheiro de Lacerda, anos atras.
Meu avo era Pedro Alexandrino Pinheiro de Lacerda.

Antonio Lacerda de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#125506 | antoniolacerdabarros | 22 ago 2006 06:46 | Em resposta a: #83412

Interessante,

Sei que meu bisavo veio de Vila Nova de Famalicão, nome era Albino Pinheiro de Lacerda, vindo para o brasil com 3 irmãos. Um deles retornou a Famalicão e senão me falha memória, um de seus filhos/netos (?) seria Jose Pinheiro de Lacerda e um outro Armando Pineiro de Lacerda.
A Quinta do Sr Armando foi visitada por meu tio Luiz Pinheiro de Lacerda, anos atras.
Meu avo era Pedro Alexandrino Pinheiro de Lacerda.

Antonio Lacerda de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#125543 | ajflt | 22 ago 2006 16:50 | Em resposta a: #125506

Caro Senhor António Lacerda de Barros

Tenho toda a família Pinheiro de Lacerda, da Casa de Pousada, S. Pedro do Bairro, Vila Nova de Famalicão, estudada. Desconhecia o seu ramo, e muito gostaria de o ligar ao que já tenho estudado. Tenho todo o gosto em enviar-lhe o estudo que já está feito, e que remonta aos Pinheiros de Lacerda, do Solar dos Pinheiros, em Barcelos.
Aqui lhe deixo o meu e-mail para me poder contactar e receber o estudo feito.
Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

trigueiros@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#125628 | ajflt | 23 ago 2006 04:38 | Em resposta a: #125506

Caro Senhor António Lacerda de Barros:

De facto estive a ver nos meus apontamentos e lá está registado o nascimento de quem suponho seja o seu bisavô:
Albino Augusto Pinheiro de Lacerda, nascido a a 13/12/1830, no lugar de Pousada, em S. Pedro do Bairro, no concelho de Vila Nova de Famalicão e baptizado a 19/12/1830, na igreja dessa freguesia, tendo por padrinhos Vitorino Pinheiro de Lacerda, com procuração a António Feliciano Álvares Carneiro e Maria Carvalho de S. Mateus da Ribeira, com procuração ao Reverendo Manuel da Costa Ribeiro, de Delães.

O Albino era o filho mais velho de José Joaquim de Carvalho, (natural de Santa Maria de Oliveira, Vila Nova de Famalicão/ falecido a a 18/10/1845, no lugar de Pousada, Bairro) e de sua mulher, com quem se casou a 6/4/1830, na igreja de São Pedro do Bairro, Vila Nova de Famalicão, D. Balbina Pinheiro de Lacerda(nascida a 28/3/1808, na Quinta de Pousada, S. Pedro do Bairro / falecida a 22/1/1894, no lugar de Pousada, com 86 anos de idade). Era neto paterno de Rodrigo António de Carvalho, natural de Santa Maria de Oliveira e de sua mulher D. Maria Josefa da Costa Ribeiro, natural de Delães. e neto materno de Rodrigo António Pinheiro de Lacerda e de D. Custódia Pereira.

Tinha-o registado como "Sem mais notícias" e foi bom saber que tem descendência no Brasil... Gostaria que dentro das suas possibilidades me informasse sobre essa descendência (filhos e netos que teve no Brasil).

Tenho como lhe referi todos os antepassados pela linha Pinheiro de Lacerda, que estão à disposição, se me enviar o seu endereço de e-mail.

Cumprimentos amigos

Antonio Júlio Limpo Trigueiros

trigueiros@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#125673 | antoniolacerdabarros | 23 ago 2006 19:14 | Em resposta a: #125628

Caro Antonio Julio,


Obrigado pela inestimável informação.
Tenho - evidentemente - os nomes envolvidos desde o nascimentoc de meu avo, Pedro Alexandrino Pineiro de Lacerda em Cuiaba, BR, em 1988 e sua descendencia do casamento com Clelia Esteves de Lacerda.
Mandarei para seu e-mail após apurar com um tio bem lucido aos 80 o nome de meus tios avos, filhos de Abino.
Com certeza, um dos filhos de Albino vhamava-se Albino também.
Contato-lhe em breve.
Cumprimentos amigos e agradecidos de
Antonio Lacerda de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de (?) em S. Pedro do Bairro-VN Famalicão

#127197 | antoniolacerdabarros | 02 set 2006 20:11 | Em resposta a: #125628

Caro Sr. Antonio Julio Limpo Trigueiro,

Graças às suas informações, pudemos recompor o roteiro dos Pinheiro de Lacerda de Vila Nova de Famalicão até o Brasil, nos cantos mais diversos.
São valiosas as anotações que muito gentilmente me foram enviadas.

Pelo visto, os irmãos Pinheiro de Lacerda descendentes de Albino Augusto Pinheiro de Lacerda, vieram e ss instalaram no Brasil, aqui deioxando grande descendência, na me incluo, à exceção de Vitorino, padrinho de Albino, que voltou a Portugal e também deixando descendentes conformes suas preciosas informações.

Cumprimenta-o cordialmente,

Antonio Lacerda de Barros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 02:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen