Silva Paranhos, António Pereira da [Baia,Brasil]

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Silva Paranhos, António Pereira da [Baia,Brasil]

#83841 | tfp | 09 fev 2005 22:45

Caros Confrades,

Procuro informações sobre António Pereira da Silva Paranhos que vivia
em 1871 na Baia (Inhambupe?), casou com uma filha de Bernardino José
de Sena e Castro, nascido por volta de 1812 em Valpaços (Tras-os-Montes), Portugal. Julgo que este António é o mesmo que Carlos Barata refere com o nr. 7 no seu tópico sobre cartas de naturalização:

7. Antonio Pereira da Silva Paranhos – português, maior de 40 anos,
encontra-se no Brasil, a mais de 20 anos, residente na Bahia – Carta
de 10.09.1862

Desconheço se existem ligações entre estes Silva Paranhos e outros que
aparecem mais tarde no Rio de Janeiro.

Agradeço qualquer informação adicional

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Silva Paranhos, António Pereira da [Baia,Brasi

#85256 | tfp | 26 fev 2005 17:34 | Em resposta a: #83841

Caros confrades,

Renovo o pedido.

Muito obrigado

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Silva Paranhos, António Pereira da [Baia,Brasi

#85267 | GPC40 | 26 fev 2005 20:49 | Em resposta a: #85256

Caro Tiago Faro Pedroso

Sobre os Paranhos da Bahia encontrei o seguinte:

A família Paranhos, tem origens no concelho de Penafiel (Porto). Os irmãos Agostinho da Silva Paranhos e José de Freitas Paranhos vieram para o Brasil a chamado de seu tio Silva Paranhos, capitão-mór da Bahia. Era de família abastada que dera a Portugal e ao Brasil um grande número de militares.

Agostinho da Silva Paranhos, nascido no Porto em 1875 e falecido na Bahia é o pai do Visconde do Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos, nascido aos 16 de março de 1819, em Salvador, na Bahia, e avô do Barão do Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos Júnior, nascido no Rio de Janeiro aos 20 de abril de 1845.
Na base de dados do Genea, podem ser localizados a partir de:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=170495

José de Freitas Paranhos, nascido por volta de 1783, é o pai do Barão de Palma, Antonio de Freitas Paranhos, nascido em outubro de 1815, em Salvador, Bahia (Comendador, Coronel da Guarda Nacional, primo-irmão do Visconde do Rio Branco).
Na base de dados do Genea, podem ser localizados a partir de:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=172548

Outras informações:

Na fase de implantação da Escola de Cirurgia da Bahia, encontrei que em março de 1816, a instituição teve seu corpo de professores e número de cadeiras ampliados, instalando-se na Santa Casa da Misericórdia da Bahia, cujo Provedor era o Tenente-coronel Antonio da Silva Paranhos.

Em Salvador, Bahia existe um Largo dos Paranhos, que é assim conhecido por ali haver morado o Coronel de engenheiros Thomaz da Silva Paranhos.

Com os melhores cumprimentos
Geraldo Pereira Caldas

Resposta

Link directo:

RE: Silva Paranhos, António Pereira da [Baia,Brasi

#85268 | tfp | 26 fev 2005 21:06 | Em resposta a: #85267

Caro Geraldo Pereira Caldas,

Agradeço os seus dados, o meu interesse é efectivamente averiguar qual a ligação da pessoa em causa aos Silva Paranhos da Bahia (serão por certo familiares) e do Rio.

Com os melhores cumprimentos

Tiago Lima Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Silva Paranhos, António Pereira da [Baia,Brasi

#85288 | Samuel de Castro | 27 fev 2005 09:51 | Em resposta a: #85267

Estimado Geraldo Pereira Caldas,

Por acaso resides em Salvador ? Descendes do Pereira de Castro Caldas ? Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Silva Paranhos, António Pereira da [Baia,Brasi

#85292 | GPC40 | 27 fev 2005 11:12 | Em resposta a: #85288

Prezado Samuel,

Moro em Florianópolis, SC, mas minha família é do Rio de Janeiro. O meu sobrenome Pereira Caldas vem de meu bisavô Salvador Pereira Caldas, natural da freguesia de Segude (Monção), que veio para o Brasil por volta de 1875. Os seus ascendentes podem ser localizados aqui no Genea a partir de
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179606

Quanto ao Pereira de Castro Caldas que mencionas (seria descendente dos Pereira de Castro Caldas da Casa da Andorinha?), há possibilidade de que tenhamos ancestrais comuns, já que os apelidos Pereira, Castro e Caldas são encontrados em minha ascendência no Alto Minho.

Tenho antepassados na Bahia por outras vias. Meu trisavô Henrique Valentim Hancock Dunham (avô de minha avó paterna) era natural da Bahia.

Abraços,
Geraldo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Paranhos, António Pereira da [Baia,Brasi

#85300 | Samuel de Castro | 27 fev 2005 12:35 | Em resposta a: #85292

Estimado Geraldo,

Realmente temos ancestrais comuns pelo lado dos Castros, aos quais ainda não estão esclarecidos, tanto aqui no Genea, quanto em minha base sobre os Castros. Os Castro Caldas, da Casa da Andorinha, também se ligam e estão inclusos na grande árvore dos Castros que estou a montar. Caso um dia descobrires essa ligação, peço-lhe a gentileza de me comunicar, para eu puxar este ramo e incluir na Base. Gostaria de contata-lo por e-mail, para isso peço que solicite meu contato no link "contactos" acima, informando minha username "samuel de castro".
Muitíssimo obrigado. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Silva Paranhos, António Pereira da [Baia,Brasi

#85420 | MSPAGraça | 01 mar 2005 13:52 | Em resposta a: #85256

Caro Tiago Pedroso

Serão os mesmos Silva Paranhos que, na passagem do século XIX para o século XX viveram e foram proprietários da Quinta do Covelo, no Porto?

Um abraço amigo

MSPAG

Resposta

Link directo:

RE: Silva Paranhos, Ant�nio Pereira da [Baia,Brasi

#85580 | tfp | 04 mar 2005 18:10 | Em resposta a: #85420

Caro Manuel,

Agradeço a informação, desconhecia essa ligação dos Silva Paranhos, da Bahia e Rio.

Um abraço

Tiago

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 10:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen