Herédia de Vasconcelos, da Madeira para o Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património | Regiões | Brasil

Herédia de Vasconcelos, da Madeira para o Brasil

#83904 | sapeca | 10 fev 2005 18:44

Alguém me saberá ilucidar algo acerca da descendência de Francisco de Vasconcellos de Herédia (filho 2.º de Antonio Teixeira de Vasconcellos (+1704) e de sua mulher D. Isabel Gramaxo; neto paterno de Antonio Teixeira de Vasconcellos, herdº da casa e morgado da Penna d’Aguia, e de sua mulher D. Teodora de Herédia, filha de D. Sancho de Herédia, e de D. Anna de Velosa, sua primeira mulher) casado c. g. com D. Izabel de Atouguia, filha de D. João de Herédia (1637-1711), e de D. Maria de Bettencourt (+1722)?
A descendência deste casal interessa-me particularmenet por suspeitar que dela vem Roberto de Herédia de Vasconcelos que foi para o Brasil, Minas Gerais, onde teve a mercê régia de sesmarias nas margens do Rio Cipó, na 1ª metade do século XVIII.
Fico grato por qualquer informação adicional ao constante do “Nobiliário da Ilha da Madeira” de Henrique Henriques de Noronha.

Resposta

Link directo:

RE: Herédia de Vasconcelos, da Madeira para o Brasil

#83910 | filipejardim | 10 fev 2005 20:17 | Em resposta a: #83904

Antonio Teixeira de Vasconcelos herdou o morgado cc D. Teodora de Herédia, filha de D. Sancho de Herédia e D. Ana Vaz, faleceu em 1676, Tiveram:

António Teixeira de Vasconcelos, filho 2.º,depois de viuvo foi padre. Faleceu em 27/02/1704 casou na Sé 16/08/1676 com D. Ana Henriques, filha de Diogo de Freitas Henriques e de D. Isabel Gramacho, Tiveram:

Francisco de Vasconcelos Herédia, filho 1.º, herdou o morgado da Penha de Aguia por morte de sua prima D. Luisa Maria de França, casou a 15/12/1702 na Sé com sua paenta D. Isabel Bernarda d Brito, filha de João de Herédia e D. Maria Bernarda, Tiveram:

Pedro de vasconcelos Herédia, que segue
Francisco, Falecido em Angola
Ana Bernarda cc António Teixeira Dória de Atouguia cs

Pedro Vasconcelos Herédia herdou o morgado casou em 1728 com D. Antónia Moniz da Câmara, filha de Simão Gonçalves de Andrade e Clara Maria Cmara, tiveram:

Francisco Teixeira de Vasconcelos, que segue,
José Nicolau Teixeira de Vasconcelos cs

Franc. T. de Vasconcelos herdou o vinculo e casou no Faial em 1769com D. Antónia Eugénia de Bitancor, filha de Antonio Ferreira de Vasconcelos e de D. Francisca Lomelino de Bitancor, Tiveram:

Tristão Teixeira de Ornelas e Cmara, solteiro
Alvaro de Ornelas e Vasconcelos Saavedra, que segue
D. Violante e D. Clara, solteiras

Alvaro de Ornelas e V. Saavedra hredou o morgado casou no Faial em 1828 com D. Albina Egídia Teixeira, filha de Manuel João Teixeira e Ana Freitas, tiveram:


Alvaro Teixeira de Ornelas Saavedra, faleceu novo
Maximiano Teixeira de Ornelas, que embarcou por estar implicado numa morte.
D. Maria Teodolinda Teixeira de O. Saavedra, herdou o morgado casou em 1859 com Albino João NUnes Caldeira da Silva, filho de Marcolino João Nunes Caldeira da Silva e de D. Narcisa Cândida de França
D. Amélia


Volto mais tarde com a descendencia de D. Ana Bernarda e de João Nicolau,

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

Herédia de Vasconcelos, da Madeira para o Brasil

#83912 | sapeca | 10 fev 2005 20:55 | Em resposta a: #83910

Caro Filipe Jardim,
agradeço a pronta resposta ao meu pedido, com algumas rectificações ao escrito no "Nobiliário da Ilha da Madeira".
Pelo que deixou aqui, parece que ainda será desta feita que consigo entroncar o Roberto de Herédia e Vasconcelos, de Minas Gerais, com estes. Deverá, muito certamente, ser dos mesmos, mas por que via?
As eternas dúvidas genealógicas dos ramos que se separam do torrão de origem para terras distantes, sem nos deixarem rastos das suas proveniências.
Um forte abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Herédia de Vasconcelos, da Madeira para o Bras

#83913 | sapeca | 10 fev 2005 20:58 | Em resposta a: #83912

Lapsus calami: em vez de "parece que ainda será desta feita que consigo entroncar", devia estar escrito "parece que ainda NÃO será desta feita que consigo entroncar".
As minhas desculpas.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

Herédia de Vasconcelos, da Madeira para o Bras

#111942 | vasconcelosmg | 13 fev 2006 14:10 | Em resposta a: #83913

Meu caro amigo e parente
Fernando Moreira de Sá,

Acho que encontrei o ele perdido referente ao Roberto Herédia de Vasconcelos e os Herédias de Minas Gerais!

Já-já envio os dados para o seu e-mail!

Um grande abraço

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Herédia de Vasconcelos, da Madeira para o Bras

#111943 | vasconcelosmg | 13 fev 2006 14:13 | Em resposta a: #83913

Meu caro amigo e parente
Fernando Moreira de Sá,

Acho que encontrei o ele perdido referente ao Roberto Herédia de Vasconcelos e os Herédias de Minas Gerais!

Já-já envio os dados para o seu e-mail!

Um grande abraço

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 18:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen