Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#83906 | texmel | 10 fev 2005 19:17

Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

Como é do conhecimento de todos, em 12 de Dezembro do passado ano, com o titulo
Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho, coloquei aqui no Fórum um tópico em que me dispunha a actualizar este trabalho da autoria de José de Sousa Machado , apelando então, para a colaboração das famílias constantes da obra referida e ainda para todos os que me pudessem fornecer elementos que me permitissem alcançar o objectivo a que me propunha.
Na realidade, de principio, houve um certo interesse e alguns dos interessados responderam ao apelo que havia feito. Mas em seguida o entusiasmo desapareceu.
Fiz novamente uma chamada de atenção, solicitando mais colaboração, que foi diminuta.
Para melhor elucidação do meus caros confrades, passo a dar-lhes alguns números referentes à colaboração recebida, ou seja :

Resposta recebidas ........................................................................ 15
Propostas de costados e alguns parágrafos a actualizar................. 23

Trabalho de SOUSA MACHADO:
Costados:........................................................................................202 Parágrafos.........................................................................................25

Comparando os números recebidos, com os que se podem ver na obra de Sousa Machado, facilmente se verifica que com a informação recebida, não era possível fazer um trabalho com aquele mínimo de dignidade e qualidade, que aquela obra nos impunha. .
Assim e em face da falta de interesse manifestado por parte de alguns, infelizmente não poucos, entendo não dever dar continuidade ao trabalho ,pois por certo e pelas razões apontadas, não ficaria com dimensão que a obra que se pretendia continuar exigia.
Peço desculpa, pelo trabalho que a uns tantos confrades dei e pela expectativa gorada que lhes criei ,mas confesso que para mim também foi grande a desilusão, pela falta de
interesse que constatei.
A acrescentar ao que acima fica referido não nos podemos esquecer que uma obra de tão diminuta extensão, por certo teria uma procura igual, o que originaria um custo elevado, pois só a muito poucos iria interessar.
Renovando o meu pedido de desculpa, a todos saúdo com amizade.
José Luiz T.C. Melo
.

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem ef

#83914 | castroleal | 10 fev 2005 21:04 | Em resposta a: #83906

Caro José Luiz T.C. Melo,

Lamento a desistência.

Não posso concordar quando diz: "Mas em seguida o entusiasmo desapareceu."

Não desapareceu, permanece.

O que penso ser impossível é querer que todos os descendentes das Famílias tratadas por Sousa Machado contribuam para a actualização das UGEDM.

Como alguém já referiu, há Famílias extintas. Outras que decaíram.

Penso que a única solução será, como referi, contactar a equipe dos "Carvalhos de Basto", ou outraba que se dedique a tempo inteiro a estes tipo de estudos.

Cordiais cumprimentos do,

Rodolfo de Castro Leal

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#84536 | Maria_ | 17 fev 2005 13:51 | Em resposta a: #83906

texmel

posso fazer-lhe uma pergunta?
Tambem pertence a familia dos Sousa Machado.....

Obrigada

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#84589 | texmel | 17 fev 2005 23:14 | Em resposta a: #84536

Penso que já lhe respondi,mas na duvida,volto a informa-la que nada me liga aos Sousa Machado,a não ser a mimha grande admiração pela sua obra genealógica.
Sempre às ordens e cumprimentos
Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#203639 | murat | 20 jul 2008 00:46 | Em resposta a: #83906

Caro José Luiz T.C. Melo,

Penso que a minha familía consta dessa obra segundo anos atras um primo de minha avo nos informou , Manoel de Mello Correia aquando dos seus estudos para publicação de uma obra.

Não respondi antes, porque só agora resolvi fazer parte da Genea, mas se continuar interessado darei as informações que desejar.
Os nomes que deverão constar nessa obra serão:

Florido Jacinto da Silveira
José Pedro da Silveira
Jose Corrêa de Mello da Silveira
Martim Afonso Corrêa de Mello Vaz da Silveira

Com os melhores cumprimentos

Isabel C C M S P R S FERREIRA

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#203654 | jacques | 20 jul 2008 10:14 | Em resposta a: #203639

Cara Isabel

Infelizmente o nosso Confrade e Amigo José Luís faleceu no passado dia 20.02.08.
Da última vez que nos encontrámos ele, em conjunto com a sobrinha Maria Amélia, ultimava o livro que editaram em 2005, "Da Origem de Algumas Famílias de Santo Tirso e Sua Descendência".
Nessa altura mostrou-me alguns apontamentos sobre a magnífica ideia que seria a actualização de "Últimas Gerações de Entre Douro e Minho". Mostrei disponibilidade para facultar dados familiares.
No entanto acabou por abandonar a ideia pela pouca disponibilidade de outros descendentes das famílias que constam na obra em darem o seu contributo.
Esperemos que um dia alguém possa fazê-lo.
Melhores cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#207503 | murat | 06 set 2008 16:06 | Em resposta a: #203654

Caro Sr. Júlio Pereyra,

Peço desculpa pela minha ousadia, mas se fosse possivel saberá dizer-me se existe alguma forma de consultar o livro em causa ? Necessitava de arranjar copias das pag. 113, 114 onde já confirmei constar os nomes de familiares, (Ana Albertina Correa de Mello em diante)(O problema é mesmo esta Senhora pois falta-me os nomes dos Pais.)

Renovo o meu pedido de desculpas por estar a incomodar, mas ficaria grata se me pudesse ajudar,


Melhores cumprimentos,

Isabel da Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#207964 | jvnapoles | 10 set 2008 21:00 | Em resposta a: #207503

Cara Isabel da Silveira

De "Últimas Gerações de Entre Douro e Minho", Costado 132 - Casa da Rua da Ferraria, consta:

António de Melo Corrêa, snr. da Casa da Rua da Ferraria no Porto. Moço Fidalgo, acrescentado a Fidalgo Escudeiro da Casa Real (Alv. de 16 e 20-XI-1765), Deputado da Companhia do Alto Douro, nasceu a 27 de Março de 1748 e faleceu a 1808, tendo casado, a 9 de Novembro de 1783, com D. Ana Miquelina de Almeida Pereira Medela.

teve entre outros:

Ana Albertina Corrêa de Melo, que n. a 25-VII-1789, casou, em 1814, com José Pedro da Silveira, Fidalgo de Cota de Armas (C. de 11-V-1804) filho de Florido Jacinto da Silveira e de sua mulher D. Brigida Angélica Teixeira, Senhores da Quinta da Soeima em Vilar de Andorinha (Vila Nova de Gaia).


Cumprimentos,
Jorge Vaz Nápoles

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208000 | franciscamoreira | 11 set 2008 11:14 | Em resposta a: #203654

Caro Sr. Julio Pereyra

Será possível indicar-me onde encontrar o livro "ultimas gerações de entre o Douro e Minho?

Desde já agradeço
Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208004 | jacques | 11 set 2008 11:32 | Em resposta a: #208000

Cara Francisca

Agradeço que, se acaso me enviar outra mensagem, não me trate por sr.
Costumo dizer que no meu BI só está escrito o meu nome.

Sobre "As Últimas Gerações..." é assim:
Se vive perto ou no Porto pode consultar a obra na Biblioteca Pública, sita junto ao Jardim de S. Lázaro.

Cumprimentos,

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem ef

#208005 | jacques | 11 set 2008 11:36 | Em resposta a: #207503

Cara Isabel da Silveira

Agradeço que leia a minha resposta à Francisca Moreira para não me estar a repetir.

Cumprimentos,

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208010 | aeiou2 | 11 set 2008 13:38 | Em resposta a: #208000

Cara Francisca,

Tenho a obra citada, diga o que pretende, que eu procuro, se assim o desejar.
Cumprimentos

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208024 | franciscamoreira | 11 set 2008 16:29 | Em resposta a: #208004

Caro Julio Pereyra,

Obrigada pela sua simpatia . Eu, por acaso, não vivo no Porto mas sim em Lisboa. Já procurei nas Bibliotecas Públicas( Nacional e Municipal) mas não consta .

Vou continuar à procura. O meu interesse nesta publicação é porque ando já há um certo tempo à procura dum ramo da minha família de apelido Machado e Passos, cujas certidões dizem serem da Cidade de Braga, mas que os arquivos não conseguem descobrir. Assim sendo, penso eu que possa haver um erro no registo.

Cumprimentos

Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem ef

#208026 | murat | 11 set 2008 16:37 | Em resposta a: #208005

Caro Julio Peryra ,

Obrigado pela informação.

Isabel Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208027 | murat | 11 set 2008 16:45 | Em resposta a: #207964

Caro Jorge Vaz Nápoles,


Muito obrigado pela informação,que assim veio não só confirmar os meus dados, como me ajuda a continuar a pesquisa dos meus antepassados.



Cumprimentos.

Isabel da Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208030 | franciscamoreira | 11 set 2008 17:09 | Em resposta a: #208010

Cara Maria,


Olá !... Já há muito tempo que não comunicávamos. Pois eu continuo atrás de João Machado filho de Mariana da Conceição Machado e de Alexandre José de Passos. Já falámos de outros parentes meus, não sei se destes também. Nos registos que tenho e o último foi o óbito de João , diz que é natural da cidade de Braga, mas os registos de Braga dizem que não encontram. O ano de nascimento de João Machado é 1848 (mais coisa menos coisa) porque ele morreu em 1902 com 54 anos.

Será que me pode ajudar?

Cumprimentos

Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208032 | aeiou2 | 11 set 2008 17:23 | Em resposta a: #208030

Olá Francisca,

Já andei pelo NEPS, mas só tem as freguesias de Aveleda e Esporôes, e Braga tem muitas freguesias.
E o atestado de óbito não diz mais nada?E de casamento existe?
Era este que fora para os Açores?E a casa comercial? E a Câmara nos Açores?

Não sei como procurar na obra citada pois vem por famílias e são dois volumes, mas com calma vou dar uma olhadela.

Vá dando pistas que às vezes nunca se sabe.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208071 | Miranda 1 | 12 set 2008 13:28 | Em resposta a: #208010

Cara
Maria Oliveira Martins

Queria pedir-lhe se me podia informar se nessa obra " Ultimas G. Entre Douro e Minho" tambem se encontra nomes " Miranda " relativos ao Concelho de Montalegre.
Só consigo fazer a ligacao deste nome até aos 1860, tudo quanto for anterior
apenas nao existe, porque tudo foi destruido, por varios incendios na Camara.

Fico-lhe eternamente reconhecido por todas as informacoes que me possa dar.
Receba os meus cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho#8212;Sem efeito

#208081 | aeiou2 | 12 set 2008 15:24 | Em resposta a: #208071

Caro Manuel Miranda,

Estive a folhear a obra,pela Francisca e não me passaram Mirandas, mas são de alguma casa conhecida?

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho#8212;Sem efeito

#208084 | Miranda 1 | 12 set 2008 15:51 | Em resposta a: #208081

Cara Maria

Bem Haja pela sua rápida resposta

Sim é uma casa muito conhecida de uma Família nobre e Brasonada, A Casa do Cerrado em Montalegre.
Apenas queria fazer a ligacao entre a minha linha Genea. e essa Casa, penso que venha por bastardia, se for verdade aconteceu por volta do ano 1600, com uma ANNA MIRANDA ,Avó do Padre, Joao Goncalves de Miranda batizado em 1728 até ai ja tenho mais ou menos provas.

Como nao há registo só me resta descobrir alguem que fizesse esse trabalho anteriomente.
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho#8212;Sem efeito

#208087 | aeiou2 | 12 set 2008 16:23 | Em resposta a: #208084

Caro Manuel Miranda,

Neste tópico "Morais Caldas e Morais Carneiro" do Geneall,fala-se da Casa do Cerrado e de uns Miranda, mas em datas mais recentes ,mas talvez quem colocou o tópico lhe saiba responder.

Como estou numa fase de repouso tenho tempo e procurarei noutras obras e se encontrar alguma coisa logo lhe direi, mas são datas muito antigas.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho#8212;Sem efeito

#208091 | aeiou2 | 12 set 2008 16:54 | Em resposta a: #208084

Veja também o tópico no geneall "família Vilhena de Casas Novas.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho#8212;Sem efeito

#208092 | aeiou2 | 12 set 2008 16:58 | Em resposta a: #208091

Veja também o tópico Casa de Carrazedo-Bragado-Vila pouca de Aguiar.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho#8212;Sem efeito

#208139 | Miranda 1 | 13 set 2008 09:48 | Em resposta a: #208091

Cara Maria

Muito obrigado por essa preciosa ajuda, Os pais desta pessoa está mesmo dificil
de encontrar. Já consultei varios Genealogistas principalmente Felgueiras Gaio e nada.

Sem abusar da sua amabilidade vou dar mais dados:

Anna de Miranda (Nasceu cerca 1600 ) casada com Joao Afonso, ( 1630 ?), é Mae de Francisco de Miranda, este casou 1664, teve um neto Padre, Joao Goncalves de Miranda, que nasceu em Ferral-Montalegre em 1728.
Tenho quase a certeza se encontrasse o Pai desta Ana entrava na Gene da Casa do Cerrado que contem o Brasao dos Mirandas em Montalegre, assim o meu problema ficava resolvido.
Mais uma vez Bem Haja por tudo.
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208180 | franciscamoreira | 14 set 2008 01:06 | Em resposta a: #208032

Cara Maria,

Desculpe só agora responder, mas tive um problema com PC e não consegui.
Ese é efectivamente o que foi para os Açores, não sei em que data.

No óbito de João Evangelista Machado, que já o tenho, consta apenas que é natural da cidade de Braga. Ele teve dois filhos ( Ramiro e Evangelina) da mesma mulher( Maria Escolástica,dos Açores), mas nunca casou, são ambos filhos ilegítimos. Cosnta também no óbito, que seus pais, Alexandre José de passos e Mariana da Conceição Machado são igualmente da cidade de Braga. Na certidão nascimento do filho Ramiro, só vem referenciado os nomes dos avós maternos, nada do lado paterno. Era proprietário de uma ouriversaria em Angra, mas não encontram o registo comercial. Pedi à casa da moeda se haveria algum registo de alvará para as punções, mas até à data, não me responderam.
Testamento, consta também no óbito, que não deixou, mas sei que minha avó foi viver para a casa que era dele e onde morreu.Pedi cópia da escritura, mas ainda não obtive resposta.
Ando agora à procura dos jornais diários que existiam na época ( 1902) para tentar ver se houve algum anúncio da sua morte referente ao estabelecimento, ou se haveria alguma publicidade do mesmo , mas só encontrei o jornal " A União". No entanto, sei que havia mais.

Acho estranho que ele (João Machado) também só use o nome da mãe e não o do pai, ou seria assim na época? Será que ele também era ilegítimo? Mas mesmo assim, está registado e é para as bandas de Braga.

É muita confusão e poca coisa concreta . Será que encontra alguma coisa que me ajude?

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208189 | aeiou2 | 14 set 2008 08:10 | Em resposta a: #208180

Cara Francisca,

Tem o nome dele e dos pais, nasceu em Braga.Só tentando as muitas freguesias de Braga, ou vai á TT ou requesita os mirofilmes nos Motmons, de todas as freguesias de Braga, na Biblioteca mais próxima de sua morada.


Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208198 | franciscamoreira | 14 set 2008 10:32 | Em resposta a: #208189

Cara Maria,

Obrigada ,vou aos mormons porque na TT não sei como fazer para buscar.

Cumprimentos
Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208213 | PTM1 | 14 set 2008 13:05 | Em resposta a: #208010

Boa-tarde,
Não querendo abusar da sua generosidade para com outra forista, pergunto se
neste livro existem referências a Moraes Cabral ou Moraes Caldas.
Muito obrigado pela ajuda que me possa prestar.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208221 | aeiou2 | 14 set 2008 14:01 | Em resposta a: #208213

Boa tarde,
De que zona do país? Algum lugar especial?

Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#208250 | PTM1 | 14 set 2008 20:05 | Em resposta a: #208221

Boa-tarde,

As referências mais antigas que tenho dos meus antepassados Moraes Cabral são de Verissimo de Moraes Cabral, natural de Paço de Sousa, filho de Bento Cabral e de Ana da Costa. Nasceu em inícios do século XVIII e faleceu em 1782/1783 em Aveiro.

Os Moraes Caldas são de Montalegre. Tenho referências até Francisco José de Morais Caldas, natural de Covelães, filho de Sebastião José de Morais Caldas e de
Adosinda Gonçalves Brito. Estamos a falar do último quartel de oitocentos.

Se souber de algo acerca destes meus dois costados, peço que me informe.

Obrigado.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#248305 | AAF | 23 jan 2010 00:56 | Em resposta a: #208010

Cara Maria Oom Martins,

Seria abuso pedir-lhe informação se do livro constam famiílias de Cabeceiras de Basto de apelido, Pacheco, Magalhães, Paula ou Santos?

Antecipadamente grato,

António Franci

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#248320 | aeiou2 | 23 jan 2010 11:32 | Em resposta a: #248305

Caro AAF,

Não constam
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho—Sem efeito

#248344 | AAF | 23 jan 2010 20:49 | Em resposta a: #248320

Cara Maria Oom Martins,

Obrigado pela pronta resposta.

Não querendo ser impertinente, não poderia confirmar se na pág 60 do vol.I se fala em Pachecos?

Antecipadamente grato,


António Franco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 14:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen