Genealogia Famílias: Linhares

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Genealogia Famílias: Linhares

#84827 | Rlinhares | 20 fev 2005 23:07

Amigos,

Sou brasileiro, do nordeste do Brasil, da família Linhares, que migrou daí de Portugal, de Linhares, freguesia de Paredes de Coura, também tenho alguns ascendentes ai do Porto,a maioria é da região do minho. Descobri que os primeiros linhares que aqui chegaram foram: Dionísio Alves, Félix e Domingos Cunha, que aqui chegando incluiram o Linhares, nome da terra natal, como sobrenome. Daí minha origem. Sei que muitos desses linhares também foram para os açores, sei inclusive que tem um linhares professor da universidade de Coimba. Gostaria de contactar pessoas que ai de Portugal que tenha interesse em discutir e trocar idéias sobre a família linhares;
Gostaria de saber:
b) Existe algum livro de genealogia sobre os linhares portugueses?
Há muito venho tentando esses contatos, se puderem me ajudar fico grato.

GRANDE ABRAÇO BRASILEIRO,

ROZIANO LINHARES

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#93626 | AEcb2004 | 16 jun 2005 02:12 | Em resposta a: #84827

Caro Roziano tambem eu tenho ligacoes a Linhares,freguesia do concelho de Paredes de Coura,vivi la varios anos(5 aos 17) e la fiz os primeiros anos de escola.Ja li quaquer coisa sobre os"Linhares" que emigraram para o Brasil(nao me lembro,mas vou tentar encontrar onde).Quanto ao"professor"que fala talvez seja o meu avo que estudou em Coimbra e se formou em direito.Agora so vou a Linhares em tempo de ferias,pois vivo na Alemanha,mas tenho uma irmä que ainda la vive(Quinta da Cruz).Alves e Cunhas ainda sao nomes que se encontram na freguesia.Caso encontre alguma coisa porei aqui.Um abraco desde Alemanha
Candido Brandao

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#93708 | AEcb2004 | 16 jun 2005 23:52 | Em resposta a: #84827

Caro Roziano depois de algumas horas de busca na minha coleccao de jornais de Paredes de Coura parece que encontrei alguma coisa que lhe vai interessar:
Jornal:O Coura (Quinzenario noticioso regionalista)
Ano XIV-N°324 de30 de Janeiro de 2002
Autor do artigo:Jofre Lima Monteiro Alves
Titulo do artigo:Dois presidentes do Brasil com sangue Courense:José Linhares e Nereu Ramos Passo a citar:
É perfeitamente conhecida a íntrínsica ligacäo entre o Brasil e o Minho desde os primórdios da colonizacäo,como assevera o sociologo brasileiro Gilberto Freire:"formou-se o Brasil principalmente pelo Norte....e recebendo do Norte de POrtugal a principal energia lusitana que o colonizou,que o povoou,que o organizou".No seio dessa imenssa corrente humana que estruturou os alicerces da Terra de Vera Cruz sempre estiveram as gentes e a raca de Coura,numa permanente torrente de complexo fluxo migratório.Membros da pequena nobreza local,filhos segundos,burgueses,figuras humildes do povo,órgäos e degredados,sem cessar.arrostaram mil perigos e étereas dificuldades para arrancarem do solo Brasileiro o quinhäo da roda da fortuna que nem a todos contemplou de igual modo.Uns, findo o ciclo,regressam eivados de fracassos ou de júbilos;ao ínvés,outros permanecem na terra de acolhimento,fundando preclaras linhagens brasileiras de seiva courense,deixando numerosa e ilustrada descendencia das quais destaco as seguintes famílias:Alves Ferreira,de Ferreira,estabelecida em Pernambuco;Alves Linhares,de Linhares,fixada no Ceará;Cunha Barbosa,de Rubiäes.e que de Lisboa passou ao Rio de Janeiro;Rocha Pita Antas, de Rubiäes e Formariz,instalados na Bahia e Paraíba;Soares Brandao,de Rubiäes,assentes primeiramente em Lisboa,donde se fixaram no Pernambuco. Estes assinalados brasileiros,de sangue e avoengos courenses,foram figuras de alto gabarito e destacado percurso social,chegando alguns a ocupar o mais alto posto da magistratura daquela nacäo,como foram os casos de JOSÈ Linhares,presidente em 1945,e de Nereu Ramos,que ocupou o cadeiräo presidencial volvidos 10 anos,em 1955.Antepassado do presidente José Linhares foi Dionísio Alves Linhares,nascido cerca de 1690 na freguesia de Linhares,concelho de Coura,estabelecido no Principio do sec.XVIII no Rio Grande do Norte.onde foi abastado proprietário,Capitäo-mor de Ordenancas no Brasil e Cavaleiro da Ordem de Cristo.Do seu matrimónio com a nordestina Rufina Gomes de Sá,teve numerosa prole,de que se destacam seus filhos o padre Dionisio da Cunha Araújo.nascido,no Rio Grande do Norte em 1723,cura que foi da missäo de Gaijurú e,o Sargento-mor Antonio Alves Linhares(1725+1785)natural tambem do Rio Grande do Norte,igualmente grande proprietário,desta feita em Ceará,e cavaleiro da Ordem de Cristo.NA posteridade daquele nosso conterrâneo figuram uma plêiade de personagens que ocuparam variados e importantes cargos,mantendo sempre a varonia e os apelidos originais:seu neto Diogo Alves Linhares(1760+1806),Juiz Ordinário e Presidente da Câmara Municipal de Sobral,no Ceará;outro neto José Alves Linhares Capitäo de Ordenancas ,Juiz Ordinário e Presidente da Câmara da Vila de Sobral;seu Bisneto Joaquim José Alves Linhares(1785+1859,cirurgiäo e farmacêutico,Tenente Coronel de Ordenancas de Sobral,onde foi iguamente Juiz Ordinário e Presidente da Câmara;seu Trineto Coronel José Camilo Alves Linhares (1811+1884),deputado à assembleia legislativa pelo Estado do Ceará;outro Trineto Major Ivo Francisco Alves Linhares(1814+1890),promotor público,delegado da polícia e substituto do Juiz Municipal sempre no Sobral; o Tetraneto Dr.Manuel do Nascimento Alves Linhares(1847+1899),Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial do Brasil e importante construtor ferroviário;o 5° neto Dr.José Camilo Alves Linhares de Albuquerque(1865+1896),Promotor público na cidade de Aracati,no Ceará,outro 5°neto Francisco Alves Linhares,nascido em 1880 foi farmaceutico e deputado estadual no Ceará; o 5° neto Vicente Alves Linhares, de Fortaleza,onde nasceu em 1891,Politico,Fazendeiro,Industrial,Prefeito Municipal de Fortaleza e Presidente da Caixa Económica Federal do Ceará ;o 5°neto Mário Rómulo Linhares,nascido em Fortaleza em !899,foi esmerado escritor,genealogista,jornalista,bacharel em Direito ;o 6° neto Dr.José Carlos Cavalcanti Linhares,nado no Rio de Janeiro,em 1925,distinto historiador.
O Dr.José Alves Linhares que seria Presidente da Républica Federal do Brasil.foi igualmente 5°neto do Courense Dionísio Alves Linhares,nasceu em 1886, no Ceará,filho de Francisco Alves Linhares e de Josefa Felícia Caracas.Cursou Medecina,que näo concluiu,formando-se depois com o grau de bacharel em Ciências Juridicas e Sociais na Faculdade de Direito de S.Paulo.Advogado,ingressou na Magistratura,sendo sucessivamente Juiz de Direito Criminal(1913),Juiz Desembargador da Corte de Apelacäo(1931),Juiz do Tribunal Superior Eleitoral(1932),Juiz do Supremo Tribunal Federal(1937),do qual foi investido Presidente em Maio de 1945.Nessa qualidade foi empossado interinamente Presidente da Républica na madrugada de 30 de Outubro desse ano,em substiticäo de Getúlio Vargas que fora deposto por um movimento militar.Durante o seu curto mandato que decorreu até Janeiro de1946 Convocou eleicöes presidenciais e para a assembleia Nacional Constituinte.Abandonada a actividade politica,de facto um acidente no seu excelsso percurso,regressou ao posto de Juiz Presidente do Supremo Tribunal Federal,de que se aposentou em Janeiro de 1956,falecendo em Minas Gerais, a 26 de Janeiro do ano seguinte,ficando sepultado no Rio de Janeiro. .....................

Caro Roziano espero que o tenha ajudado um pouco a descobrir as suas origens

Até sempre com um abraco

Candido Brandäo


PS: Os habitantes de Linhares Säo Conhecidos pela alcunha de "CATROZENOS"

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#93929 | luizquixada | 20 jun 2005 15:24 | Em resposta a: #93708

o 5°neto Mário Rómulo Linhares, era casado com uma tia, irmã de meu pai, Angélica Quixadá Linhares e tiveram 3 filhos, Flávio Quixadá Linhares, Yvonne Linhares e Mário Linhares Filho. Todos vivos, o primeiro morando em Brasila e outros dois no Rio de Janeiro. O retrato do Mário Linhares esta no site da Família Quixadá. Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#94356 | mimosidae | 25 jun 2005 16:50 | Em resposta a: #84827

Oi Roziano..... Sua família é dp Ceará? Tb tenho Linhares, que herdei de minha mãe, cearense....moro no rio de janeiro....

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#95004 | RPLinhares | 03 jul 2005 01:28 | Em resposta a: #93708

Caro Candido Brandao,
fiquei muito feliz com seu retorno, fazia muito tempo que procurava contatos com membros da familia linhares que permaneceram em Portugal. Tenho minha genealogia desde que Dionisio Alves Linhares e Domingos da Cunha Linhares vieram de Linhares(Paredes de Coura) e do Cossourado. Tenho muito interesse em aprofundar o conhecimento tambem acerca dos linhares que ficaram em Portugal. Voce teria como me enviar copia do jornal que mencionaste na tua mensagem? Poderiamos trocar ideias acerca da origem dos linhares, que a final tem as mesmas raizes minhotas.

GRANDE ABRACO

ROZIANO LINHARES

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#95005 | RPLinhares | 03 jul 2005 01:32 | Em resposta a: #93929

Caro Luiz Quixada,

Meu bisavo era primo em segundo grau de Mario Linhares, consta na obra Os Linhares escrita por ele na decada de 50. Tenho um banco de dados com os linhares cearenses, onde consta toda a genealogia de Mario Linhares, desde a chegada do primerio Linhares ao Ceara: Dionisio Alves Linhares.

Você mora no Ceara?

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#95006 | RPLinhares | 03 jul 2005 01:35 | Em resposta a: #94356

Oi, Sou cearense, nascido em Sobral. Sei que tem muitos linhares no Rio, alguns descendentes de Mario Linhares, autor do Livro os Linhares, escrito na decada de 50, primo segundo de meu bisavo. Tenho um programa de genealogia com os dados dos linhares que chegaram ao ceara, talvez tenha informacoes suas nesse banco, principalmente se tiveres vinculos com Sobral. Se me informares dados de alguns de teus antepassados(pais, avos, especialmente bisavos) poderei tentar localiza-los no meu banco de dados e ai enxergar toda a tua ascendencia.

GRANDE ABRACO

ROZIANO LINHARES

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#95007 | RPLinhares | 03 jul 2005 01:39 | Em resposta a: #93626

Candido,

Estive em Linhares(Portugal) há uns cinco anos, conhencendo o local. O que sabes por ai acerca da origem da familia? tens algum dados sobre teus antepassados. Aqui sabemos que Quando Dionisio Alves e Domingos da Cunha chegaram ao Brasil por volta de 1670 colocaram Linhares no Sobrenome em homenagem a sua freguesia natal.

ABRACOS

ROZIANO LINHARES(Fortaleza- Ceara - Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#95022 | luizquixada | 03 jul 2005 12:32 | Em resposta a: #95005

Caro Rplinhares
Tio Mário, poeta, escritor e genealogista, era casado com Angélica Quixadá, foi ele quem escreveu OS QUIXADAS", em 1953. Tem foto dele e da tia Angélica no site da Família Quixadá, que é baseado neste livro. Me mande seu email, que mando o endereço, de vez que, por aqui não posso mandar. Mário Filho, juntamente com sua irmã Yvonne Linhares, moram no Rio de janeiro e sempre veem aqui em Fortaleza rever as raízes. Já o meu padrinho Flávio Linhares mora em Brasilia, capital Federal. Moro em Fortaleza no Ceará e tenho 60 anos.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#95027 | RPLinhares | 03 jul 2005 15:02 | Em resposta a: #95022

Caro Luiz Quixada,

Tambem moro em Fortaleza. Tenho uma copia do livro de Mario Linhares _ Os linhares - escrito por ele acho que em 1954, onde aparece o meu bisavô, primo em segundo grau dele. Tenho no programa de genealogia que comprei via internet todo o livro dele e a cronologia sobralense do padre sadoc, dentro desse meu programa. Estou incluindo no programa tambem os livros sobre os gomes parentes, os arrudas. Registrei tambem algumas informacoes da nobiliarquia pernambucana. Como deve proceder para informar meu e-mail para você? tenho interesse em mantermos contato.

Grande abraco

ROZIANO LINHARES

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#95103 | luizquixada | 04 jul 2005 13:03 | Em resposta a: #95027

Ola Roziano
Meu email é luizquixada@webcabo.com.br. Podemos continuar o contato.
Um abraço
Luiz Eduardo Quixadá

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#95197 | RPLinhares | 04 jul 2005 23:45 | Em resposta a: #95103

Caro Luis,

Estou em Uberlandia - MG e devo chegar a Fortaleza na proxima semana, ao chegar mantenho contato.

Abracos

ROZIANO LINHARES

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#95528 | flordealecrim | 08 jul 2005 15:56 | Em resposta a: #95197

Caros Amigos:

Procuro um familiar de nome José Maria Alves Linhares, que casou com Rita Emilia Marinho Ayala.
Pais de Cândida Adelaide Linhares Marinho Ayala e de Maria Benedita Marino Ayala,também minhotos.

Será que existe ligação com estes Linhares?

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#96586 | Mauro Linhares | 25 jul 2005 17:25 | Em resposta a: #95006

Sou Mauro Jonas de Lima Linhares, meu Pai Moisés Pinheiro Linhares, meu avô José Nicodemus de Albuquerque Linhares, meu tio-avô José Osmar de Albuquerque Linhares e meu tio-avõ José Maria de Albuquerque Linhares. Tu poderias verificar se esse meus parentes são de tua linhagem e se me poderias fornecer a genealogia que tens dos LInhares.
Um grande abraço, mjll

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#97081 | mimosidae | 01 ago 2005 02:56 | Em resposta a: #84827

Olá!
Hj conversando com meus parentes pude saber que minha avó Luzia Linhares da Cunha Era de Sobral e lá temos uma parente tb chamado Padre José Linhares, minha tia avó se chamava Francisca Linhares da Cunha........Sou do Rio de Janeiro e tb busco minha genealogia........meu email é rita_pedro@hotmail.com
Meu orkut é Tininha Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#99212 | Mauro Linhares | 02 set 2005 20:49 | Em resposta a: #95006

Roziano

Poderias me enviar tua árvore genealógica , pois acredito que somos parentes. Meu avô JOSÉ NICODEMUS DE ALBUQUERQUE LINHARES veio dai.

um grande abraço mjll

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#114561 | Mauro Linhares | 20 mar 2006 17:01 | Em resposta a: #93626

Candido sabes o motivo da vinda da família para o Brasil e outras regiões. penso que a nossa origem judia é uma das causas da vinda de portugal e espanha.
O que me dizes?

Mauro linhares, belém ,Pará, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#114563 | Mauro Linhares | 20 mar 2006 17:13 | Em resposta a: #95005

Meus prezado parente distante, eu, mauro jonas de lima linhares, maurojonasll@yahoo.com.br desejaria receber esse banco de dados com minha genealogia. Já que o sobrenome linhares é toponímico(de uma região) e várias pessaos são a que se utilizaram desse sobrenome, é natural que cada parente saiba pelo menos on se instalaram seus primeiros parentes para não incorrer no erro de errar de parente.
Meu avô se chamava José Nicodemus de Albuquerque Linhares casdo com Deuzarina Pinheiro Linhares

Bem que poderias me ajudar, levantar minhas origens parece uma tarefa hercúlea mjll

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#114564 | Mauro Linhares | 20 mar 2006 17:18 | Em resposta a: #95022

Luís, sou de Belém e da Família Linhares que por aqui acredito ser a mais distante de nossas raízes. Minha irma Cristina linhares esteve no ceará e visitou os parentes. O que desejo e tentar entender a miscigenação dessa fampilia e sua verdadeira origem e motivos de terem saído da região de Linhares em Portugal. O livro de genealogia me ajudaria muito.

mauro linhares maurojonasll@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#114565 | Mauro Linhares | 20 mar 2006 17:25 | Em resposta a: #95027

Meus parentes distantes...
Vamos nos aproximar. gostaria de ter acesso a esse livro e dados , pois tenho um a alegre notiia para todos os linhares. Essa família tem origem judia, o fato de parte da família ser católica nada invalida sua origem , já que os cristãos Novos nforam obrigados assumirem costumes católicos.
meu endereço maurojonasll@yahoo.com.br
Acredito que com essas informações terei muito mais motivos para comprovar o que tenho falado. mjll

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#114566 | Mauro Linhares | 20 mar 2006 17:33 | Em resposta a: #95004

Me podes enviar algo da árvore genealógica que possas ter. Um grande abraço.

maurojonasll@yahoo.com.br

Nossas raízes são portuguesas e espanas, muito além disso são judias.

mauro jonas de lima linhares

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#114596 | AEcb2004 | 20 mar 2006 23:15 | Em resposta a: #114561

Caro Mauro Linhares,nao tenho qualquer parentesco com a familia Linhares,simplesmente vivi na freguesia de Linhares(meus visavós e avôs e pais Tambem)mas vieram de um concelho vizinho de Paredes de Coura.O que sabia sobre os Linhares já aqui pus,e nada mais consegui saber.
Cumprimentos Candido Brandao

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#115115 | luizquixada | 26 mar 2006 12:34 | Em resposta a: #114564

Caro Mauro
Minha entrada na família Linhares se reume ao meu Tio Poeta Mário Linhares, casado com Angélica Quixadá Linhares, irmã de meu pai, Carlos Quixadá. A nossa familia tem um site que começou como uma brincadeira e hoje recebo email do mundo todo. Este site iniciou-se pela digitação do Livro "OS QUIXADÁS", justamente escrito por Mário Linhares em 1953. Dê uma olhada nele, www.geocities.com/familiaquixada. Procure no índece oro Angélica e acesse que vc vai ver a foto do Tio Mário.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#115745 | sonialucia | 03 abr 2006 22:32 | Em resposta a: #93708

Sou da familia machado freire e gostaria de saber sobre os programas que voce fala, ja conheço os livros que voce citou; e tenho alguns programas que utilizo, mas gostaria de saber mais sobre os que voce fala. agradeço desdde ja. abraços
srangel@truenet-ce.com.br ou sonialmachadobraga@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#115746 | sonialucia | 03 abr 2006 22:58 | Em resposta a: #95005

sou cearense e da familia machado freire , muito ligada aos linhares. gostaria de saber algo sobre o seu banco de daso. utilizo alguns programas de genealogia. aguardo resposta

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#115747 | sonialucia | 03 abr 2006 23:02 | Em resposta a: #95027

queria saber sobre o programa que voce fala que comprou via internet. sou da familia machado freire e faço genealogia. agradeço uma resposta . abraços sonia

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#115748 | sonialucia | 03 abr 2006 23:05 | Em resposta a: #95027

meu e-mail é: srangel@truenet-ce.com.br ou sonialmachadobraga@hotmail.com, agradeço as informações sobre a compra dos livros por voce citador e os programas.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#121994 | itamarbrasileiro | 01 jul 2006 01:05 | Em resposta a: #84827

ola voce e linhares da onde meu avo manuel linhares da costa acho que era do ceara ou do rio grande do norte gostaria de maiores informacoes de voce puder me ajudar eu agradeco

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#121996 | itamarbrasileiro | 01 jul 2006 01:08 | Em resposta a: #93626

ola eu sou linhares e tambem vivo na alemanha gostaria de saber mais informacoes sobre a familia linhares que imigrou para o brasil se voce puder me ajudar agradeco

Resposta

Link directo:

Famílias: Linhares

#121997 | itamarbrasileiro | 01 jul 2006 01:22 | Em resposta a: #95005

ola voce conhece algum manuel linhares da costa morou ou nasceu no ceara ?

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#121998 | itamarbrasileiro | 01 jul 2006 01:23 | Em resposta a: #95027

ola caro amigo nessa genealogia voce sabe se tem um manuel linhares da costa do ceara?

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#121999 | itamarbrasileiro | 01 jul 2006 01:26 | Em resposta a: #95528

procuro a familia linhares no ceara ou rio grande do norte meu avo nome dele e manuel linhares da costa algem pode me ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#122000 | itamarbrasileiro | 01 jul 2006 01:35 | Em resposta a: #95006

ola roazim poderia me informar se o manuel linhares da costa esta nesta lista ? obrigado me emal missionariasara@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#122001 | itamarbrasileiro | 01 jul 2006 01:36 | Em resposta a: #95006

ola roazim poderia me informar se o manuel linhares da costa casado com rita maria de jesus esta nesta lista ? obrigado me emal missionariasara@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#123768 | Mauro Linhares | 28 jul 2006 13:21 | Em resposta a: #95006

Roziano, já te tenho escrito , meus parente, e não me envias a resposta.
Meu avô veio de sobral(José Nicodemus de Albuquerque Linhares) o que me tens a dizer sobre isso, Ele casou-se com Deuzarina Pinheiro Linhares, minha avó, tiveram uma dúzia de filhos. Podes me ajudar. Te agradeceria.

Meus endereços:maurojonas@correios.com.br, maurojonasll@yahoo.com.br

Grande abraço. mjll

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#123769 | Mauro Linhares | 28 jul 2006 13:31 | Em resposta a: #93626

Sou Mauro linhares e tenho profundo interesse em saber porque nossos antepassados cruzaram o mar como que fugindo de portugal para novas terras.
meu endereço é : maurojonas@correios.com.br ; maurojonasll@yahoo.com.br

gostaria de saber muito mais sobre essa família que é nossa. Um grande abraço meu parente , mesmo que nunca nos tenhamos visto, a história de cada um é separada pela história política-econômica de um país; separam-se famílias, mas quem sabe um dia todos os linhares poderão se juntar e saber sua verdadeira história de vida. Um abraço e Paz, mjll

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#141545 | gls40123 | 24 jan 2007 19:50 | Em resposta a: #84827

Sou Gerlando Linhares Natural de Paulista Paraiba Filho de Raimunda Linhares e Neto de João Linhares da Silva familia linhares

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#141548 | gls40123 | 24 jan 2007 19:58 | Em resposta a: #121994

Sou Gerlando Linhares Neto de João Linhares conhecido por Joca Linhares na cidade de Paulista Pb

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#141556 | felpo | 24 jan 2007 21:08 | Em resposta a: #141545

Veja Maria Carlota Ornelas Linhares aqui no GENEA

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#154458 | Ricardo V Linhares | 30 abr 2007 19:34 | Em resposta a: #93929

Caros amigos e parentes achei sem querer esse forum "Linhares". Posso dizer-lhes que meu avô paterno Mario Rômulo Linhares, (falecido), é o autor do livro de edições esgotadas "Os Linhares". Sei que tal trabalho foi feito com muito sacrifício no início do século XX no Brasil, começou do "zero", que ele utilizava correspondências que nem sempre tinham respostas, por desinteresse por parte dos destinatários, ou por dificuldades de comunicação na época. Abraços, Ricardo Vilanova Linhares, (filho de Flávio Quixadá Linhares) Brasília D.F., Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#154459 | Ricardo V Linhares | 30 abr 2007 19:40 | Em resposta a: #84827

Caros amigos e parentes achei sem querer esse forum "Linhares". Posso dizer-lhes que meu avô paterno Mario Rômulo Linhares, (falecido), é o autor do livro de edição esgotada "Os Linhares". Sei que tal trabalho foi feito com muito sacrifício no início do século XX no Brasil, começou do "zero", que ele utilizava correspondências que nem sempre tinham respostas, por desinteresse por parte dos destinatários, ou por dificuldades de comunicação na época. Abraços, Ricardo Vilanova Linhares, Brasília D.F., Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#161118 | vero linhares | 27 jun 2007 23:40 | Em resposta a: #154459

oi, meu nome e Veronica.
Pesso discupas pelo meu portuguese, ja que eu fui criada na Espanha.
Gostaria de saber se o seu avo Mario Romulo Linhares ele foi criado com o tio dele o coronel Francisco Alves Linhares ja que ele era o meu trisavo.
Se for assim porfavor me mande un e-mail com os dados que voçe possue.
meu e-mail e verosena2000@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

Linhares

#185636 | MARCOS ARAGAO | 21 fev 2008 19:55 | Em resposta a: #95027

ola
sou MARCOS ARAGAO e tenho um imenso desejo em ter o LIVRO OS LINHARES do mario linhares, já que minha familia, aragão, tem uma grande parte alí naquele libro, meu pai tinha este livro, mas, acho que pediram emprestado e nunca devolveram.
meu email delsolares@bol.com.br
moro em FORTALEZA, CEARA
FONE 85-91366854
QUEM TIVER O LIVRO E ME ARRANJAR PARA TIRAR UMA COPIA AGRADEÇO.
MARCOS ARAGAO
ADVOGADO

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#211982 | AEcb2004 | 30 out 2008 13:53 | Em resposta a: #161118

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2600&cat=Ensaios&vinda=S

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#224546 | rodrigoalinhares | 21 mar 2009 21:40 | Em resposta a: #154459

Caro Ricardo,

Gostaria de manter contato com você, pois estou pesquisando sobre os meus Linhares e tenho quase que certeza que há parentescos com os Linhares citadospelo poeta Mário Linhares.

Você poderia me enciar seu e-mail? O meu é rodrigoalinhares@hotmail.com

Você sabe se o Mario Linhares deixou alguém responsável por receber as atualizações das famílias Linhares???

Um abraço,

Rodrigo Alves Linhares

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#227328 | Ricardo V Linhares | 24 abr 2009 00:56 | Em resposta a: #224546

Caro primo Rodrigo, por sorte voltei aqui e li seu e-mail, vou adicioná-lo nos meus msn e e-mail (rvl43@hotmail.com). Estive recentemente no Rio, no apartamento que foi do meu avô (Mário Rômulo Linhares), hoje da minha tia Yvonne Linhares e procurando o material que ele utilizou-se para escrever "Os Linhares". Infelizmente não encontrei mais nada. Tive a informação pela minha tia Margarida Linhares, que tal material encontrava-se com nosso primo ex-deputado federal Marcelo Linhares no Ceará. Na ocasião ele havia pedido tal material para dar seguimento à obra iniciada pelo meu avô. Abraços, Ricardo Vilanova Linhares - (rvl43@hotmail.com). Brasília, 23-04-2009.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#228672 | rodrigoalinhares | 07 mai 2009 18:28 | Em resposta a: #227328

Alguém sabe quem eram os pais de DIONISIO ALVARES LINHARES, casado com RUFINA GOMES DE SÁ?

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#228673 | rodrigoalinhares | 07 mai 2009 18:31 | Em resposta a: #84827

Qual o nome dos pais de DIONISIO ALVES?

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#244265 | Maria Juliana | 16 nov 2009 06:43 | Em resposta a: #84827

Sou Maria Juliana Figueredo Linhares, tenho 26 anos e sou advogada. Sou paraibana, nascida em João Pessoa. Meus pais são do sertão do estado onde há uma incidência muito forte de famílias com sobrenome judeu (cristãos-novos). Os "judeus" da Paraíba são os famosos "marranos" ou "sefadins", pessoas obrigadas a se converter ao catolicismo durante os 628 anos em que perdurou a Santa Inquisição. Cansados de perseguição e atraídos pela promessa de prosperidade esses judeus que mudaram seus nomes, aportaram em Paraíba e Pernambuco, logo nos primeiros anos de colonização do Brasil (nossa capital é a 3ª cidade mais antiga do Brasil).

Pesquisadores e antropólogos tentam achar o momento em que foram perdidas as tradições judaicas dessas famílias, acredita-se que pelo século XIX, justamente onde a maior liberdade acabou arrefecendo o fervor de manutenção das tradições. Antes disso, a Paraíba aparece nos autos do Santo Ofício sempre ligada à preocupações com o crescimenteo da "heresia judaizante". Minha família Figueredo (parte da minha mãe) está listada no rol dos sobrenomes Sefadin (Judeus Ibéricos) e até a geração do meu avô eles eram conhecidos como Vieira mas na verdade constituem em seus registros de cartório, inclusive no meu a família Figueredo (cidade de Sousa-PAraíba). É como se fosse um sobrenome real (Figueredo) e outro de apresentação para a sociedade (Vieira).

Pois bem, o meu pai é que é Linhares - José Linhares de Aragão Filho - sobre o Figueiredo da minha mãe já descobri a ascendência portuguesa-judia, mas sobre os Linhares tenho muito poucos indícios. Temos muitos Linhares no Sertão da Paraíba e o costume de casar-se entre familiares era muito forte até pelo menos a década de 60. Todos os tios e tias do meu pai casaram-se com primos, inclusive meus avós que são primos legítimos. O meu tataravô, que estranhamente tinha um interesse inusitado pelas guerras de reconquista de Portugal, achava bonito o nome "Aragão" frequentemente citado nos livros de História (outra coisa que chamava atenção era o fato de ele ser alafabetizado, numa região miserável, ter acesso a essas leituras visto que era muito pobre e morava numa cidade de poucos letrados - Patu, no Rio Grande do Norte) e registrou todos os filhos além de Linhares (sobrenome de seus pais e avós, com o sobrenome Aragão, e neste meio estava meu bisavô Maurício Linhares de Aragão. Outra curiosidade era o apelido da minha bisavô "Mãe do Ó" - do Ó é um conhecido sobrenome judeu aqui na Paraíba.

No estado da Paraíba temos pelo menos 3 cidades onde grande parte da população é Linhares: Brejo do Cruz (terra do compositor Zé Ramalho), Belém de Brejo do Cruz e Catolé do Rocha (terra de Chico César). Tenho muitos motivos para acreditar que os Linhares do minho que chegaram ao nordeste brasileiro poderiam sim ser fugitivos da inquisição, mas até agora não os vi listado nos sobrenomes elencados pela tradição "marrana-sefadin", que tem muitos arquivos espalhados pelo mundo, inclusive nos Estados Unidos, onde também houve na época das navegações uma leva de judeus advindos de Portugal, Espanha e Holanda que fundaram cidades como Nova York.

Leia os artigos existentes na net sobre os judeus na Paraíba.

Bem! Espero ter ajudado! Essa família é muito doida!

Contato: mariajujuli@click21.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#244266 | Maria Juliana | 16 nov 2009 06:53 | Em resposta a: #244265

Queridos primos perdão pelos erros de português, é que estou com muito sono ... Mas achei esse fórum irresistível!

Quero informações sobre esse livro "Os Linhares" viu?


Beeeeeeeeeeeeijo Família

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#244267 | Maria Juliana | 16 nov 2009 07:15 | Em resposta a: #244266

"Terá existido em Linhares uma colónia de judeus, tendo em conta os nomes que constam dos processos da Inquisição, como naturais da região. Dadas as características prováveis das habitações que serviam para comércio e residência, a judiaria situar-se-ia próxima do adro da Igreja, na parte superior da povoação, por aí se realizar uma feira"

http://atelier.hannover2000.mct.pt/~pr499/LinharesBeira.htm

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#246626 | ana alice | 28 dez 2009 14:03 | Em resposta a: #224546

Sou Ana Alice Gomes Linhares neta de Joao Caetano Linhares casado com Ana Gomes Caetano,gostaria de saber qual o meu parentesco.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#276581 | Anna Linhares | 18 mai 2011 00:09 | Em resposta a: #93626

Prazado Roseano sou Linhares por parte de meu vô Apolonio Linhares da Silva , neto de Maria Isabel Linhares Custodio.
Moro na Bahia _ Segundo infomações eparente mais velhos , meu bisavô chegou aqui com 4 filhos adolescentes e sua segunda esposa , pois Maria Isabel Linhares Custodio mae de seus filho teria falecido em Portugal.Po´rem são informações muito vagas e eu gostraide obter quais quer infomações.
Atenciosamente Anna Linhares

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#276583 | Anna Linhares | 18 mai 2011 00:22 | Em resposta a: #93708

Prezado Candido o que significa esta alcunha?"CATROZENOS"?

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Famílias: Linhares

#276585 | Anna Linhares | 18 mai 2011 00:36 | Em resposta a: #244265

Olá juliana, muito interessante esta informações, será que se estendem aos Linhares que se encontram hoje em pequeno número na Bahia?

Resposta

Link directo:

Genealogia Famílias: Linhares

#347736 | Elizangela LInhares | 28 jun 2014 14:37 | Em resposta a: #84827

Me chamo Maria Elizangela Linhares.
Onde consigo este livro sobre os Linhares. O sonho da minha mae e conhecer sua genealogia. Ela nasce no Ceara, filha de Sebastiao Manoel Linhares e Maria Bastos Sobrinho. O nome da minha mae é Margarida Helena Linhares.
Meu e-mail para qualquer informaçao é mariaelizangelalinhares@yahoo.com.br.

Resposta

Link directo:

Genealogia Famílias: Linhares

#363750 | AlexLinhares | 24 nov 2015 18:00 | Em resposta a: #84827

Me chamo Alex Sander dos Santos Linhares, bisneto de Nyomisio da Silva Linhares e gostaria de saber que tenho algum parentesco com vocês.

Resposta

Link directo:

Genealogia Famílias: Linhares

#409744 | hlpm1741 | 18 nov 2018 21:03 | Em resposta a: #95006

Amigo,

Moro no Rio de Janeiro e minha mãe tinha Linhares no nome quando solteira.
Meus avós se chamavam Florentino Herbster Pereira e Alice Alves Linhares (1882-1933), filha de Joaquim Jose Alves Linhares ( 1832-1914) e de Rita Amalia Vieira cujos pais eram Jose Maria Eustachio Vieira e Manoela Vieira.
Preciso de informacoes da Rita Amalia Vieira pois, tenho informações de nascimento em Portugal no ano de 1839 e no Brasil em 1843.
Grande abraço. Hilton Manes

Resposta

Link directo:

Genealogia Famílias: Linhares

#420304 | GlauLinhares | 28 dez 2019 00:45 | Em resposta a: #84827

Boa noite Roziano Linhares,meu nome é Glaucilene Linhares,gostaria de comparar alguns nomes com você,para ver se temos algum parente em comum,quero muito chegar a minha descendência.
Fortaleza/Ceará

Resposta

Link directo:

Genealogia Famílias: Linhares

#450235 | Robby Linhares | 27 set 2023 22:04 | Em resposta a: #95006

Olá, sou Francisco Robbyhelliton Linhares, filho de José Evandir Linhares (filho de Manoel Regino Linhares) e Maria da Conceição Linhares (filha de Raimunda Nonata Aguiar). Sou natural de Santana do Acaraú. Estou tentando encontrar meus ancestrais, venho pesquisando bastante, mas não encontrei informações que liguem meus familiares mais próximos. Poderia me ajudar, enviando uma cópia de seus dados ou qualquer informação útil que possa me ajudar. Desde já, agradeço muito.

Resposta

Link directo:

Genealogia Famílias: Linhares

#452253 | wtfluirz | 28 jan 2024 02:24 | Em resposta a: #95197

Eu sou Linhares e sou de Uberlândia. Mais recentemente descobri que meu bisavô, José Felipe Linhares era do Ceará e foi vendido para Uberlândia. Você pode me passar sobre esses dados, se você tiver e se ver isso? Eu gostaria muito de saber mais!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 16:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen