Familia Da Cruz

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Da Cruz

#85299 | Jogmar | 27 fev 2005 12:31

Será que alguem sabe alguma coisa sobre a Familia Da Cruz com possivel origem em Lanheses / Viana Do Castelo

Resposta

Link directo:

Da Cruz

#85370 | victorferreira | 28 fev 2005 15:44 | Em resposta a: #85299

Caro confrade,
O seu pedido - embora com a atenuante da tentativa de limitação geográfica - incorre da mesma dificuldade de resposta de tantos outros do mesmo tipo.
"Da Cruz", como "de Jesus", ou "da Paixão", ou "da Anunciação", "da Conceição", "do Céu", e mais umas dezenas de outros são designativos religiosos, votivos, comemorativos de alguma festa religiosa, promessa, bênção, devoção especial dos familiares ou padrinhos, e que piamente eram incorporados ao Baptismo como segundo nome a um nome cristão: José da Cruz, Maria da Conceição, etc...
Em especial em nomes fenininos acabavam por tornar-se apelidos e quer por via masculina quer por feminina, muitos eram transmitidos a descendentes.
Mas isso aconteceu por todo o país, continente, ilhas e colónias, mesmo as mais distantes, durante séculos. Daí haver tantos "da Cruz" pelo mundo. E muito provavelmente nada aparentados.
Sim Senhor, limitar a Lanheses ajuda. Mas mesmo em Lanheses, quantas famílias de apelido "da Cruz" existirão? Pode ir ao site de números telefónicos portugueses e pesquisar em Lanheses os Cruz e logo fica com uma ideia. Mas se não tem mais informações, o que é que lhes pergunta?
É melhor tentar colher mais informação junto dos seus parentes mais velhos, ou em documentos antigos, cartas, registos de compras e vendas, registos em Conservatórias, qualquer coisa que indique nomes e datas, e se possível, Freguesia (não sei se Lanheses é só Concelho, só Freguesia, ou ambos).
A seguir volte ao Forum com mais dados e pode ser que apareça alguém que pesquise gente dessa região.
Boas pesquisas e melhor sorte.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Da Cruz

#85674 | Jogmar | 06 mar 2005 16:16 | Em resposta a: #85370

Em primeiro de tudo grato pela atenção dispensada.

Quanto ao respectivo assunto até ao momento onde tenho a pesquisa Já são 4 gerações com o tal Da Cruz e na mesma localidade ou seja Lanheses.

Se por acaso tiver qualquer informação que possa prestar desde já agradeço.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#110556 | Edwardcm | 25 jan 2006 18:04 | Em resposta a: #85299

Será que alguem sabe alguma coisa sobre a Familia Da Cruz com possivel origem em Vila Praia de Ancora / Caminha.
Quero saber de parentes de Marcelino da Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#130530 | Lobo | 09 out 2006 10:46 | Em resposta a: #85299

Caro Jogmar

Tenho um longínquo avô de nome Francisco da Cruz Machado, nascido em Lisboa, casado em Olivença mas cuja ascendência Machado antes de se deslocar para o Alentejo eram do Norte.

Cumprimentos,
A.de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#149031 | RafaelCruz | 18 mar 2007 21:23 | Em resposta a: #85299

Então, estou procuramdo minhas origens também ^^
Meu sobrenome Cruz veio ao Brasil por meio do português Joaquim Ferreira da Cruz, pai de Alcides Ferreira da Cruz, não sei de que região ele é oriundo mas, se houver alguem que saiba deste senhor como irmão/filho de algum parente por favor me notifique.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#149032 | RafaelCruz | 18 mar 2007 21:25 | Em resposta a: #85299

E só fazendo um acréscimo, li que um historiador tinha encontrado as orgiens da família Cruz na primeira cruzada.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#149043 | rafael | 18 mar 2007 22:59 | Em resposta a: #149032

Caro Confrade

Isto de apelidos homónimos tem que se lhe diga, quando desprevenidos somos embalados em julgar da mesma família ou nossos parentes, pessoas e famílias que nada têm a ver connosco apenas a similitude dos apelidos.Eu por ex. tenho os apelidos Guerreiro Carvalho, que eu saiba nem de longe, nem de perto, sou parente das pessoas que vou mencionar

MAS como CURIOSIDADE GENEALÓGICA e efeméride a propósito, envio o seg. apontamento:

RAFAEL DA CRUZ GUERREIRO,,do Conselho de S.M.F.,que foi tb. ministro na Corte de São Petersburgo,etc. a filha D.ALBERTINA EMA da CRUZ GUERREIRO, foi pelo casamento viscondessa de Chanceleiros.

O visconde de Vale da Gama F.C.R. e diplomata em várias Cortes, filho do antecedente chamava-se INÁCIO da CRUZ GUERREIRO.

Suponho que -CRUZ- destes senhores será apelido de família, que nada terá a ver com a família-CRUZ, referida neste tópico.Apesar da ressalva que faço, envio estas informações.

Vindo tb. a tempo de recordar que em Grândola, dist. de Setúbal houve um senhor,muito rico, conhecido, salvo erro, por "Cruzinho" porque tinha o apelido CRUZ ,cuja fortuna reverteu a favor da população local,tendo sido criada uma Escola do Ensino Secundário (Agrícola ?).Recordo-me da inauguração a que tive de ir, por obrigação de ofício, que tinha nessa altura, a que assistiu o Senhor Presidente da República desse tempo (Almirante Américo Tomás), portanto já lá vão bastantes anos. Por isso pode haver algum lapso de memória da minha parte,mas se houver algum confrade que possa corrigir ou ampliar esta msg. agradeço.

Com os meus cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#152905 | filipao | 18 abr 2007 23:21 | Em resposta a: #149043

Esmo. Senhor Rafael Carvalho,

Sou descendente de Rafael da Cruz Guerreiro e muito gostaria que me revelasse a fonte das suas infrmações sobre estes meus familiares.

Obrigado e melhores cumprimentos,

Filipe de Menezes.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#152954 | carolia | 19 abr 2007 13:39 | Em resposta a: #152905

Boa tarde. Grato pela recepção de dados que me permitirão, reconstruir ou refazer a História das minhas origens. Tenho deabulado, pelos Arquivos Nacionais (Torre do Tombo, Biblioteca Nacional, Registos Civis Distritais e do Concelho de Tomar, bem como pelos Paroquiais), tendo já conhecimento de algo mais do que quando me iniciei. Todavia, desajava saber algo sobre as Origens da minha Familia do lado Paterno, sabendo que que o meu Avô, chamou-se Vitorino Francisco da Cruz, tendo nascido no inicio do século XX.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#153058 | filipao | 20 abr 2007 02:04 | Em resposta a: #149043

Esmo. Senhor Rafael,

Sou descendente de Rafael da Cruz Guerreiro e muito gostaria que me revelasse a fonte das suas infrmações sobre estes meus familiares.

Obrigado e melhores cumprimentos,

Filipe de Menezes.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#156641 | maria manuel | 19 mai 2007 18:47 | Em resposta a: #152905

O meu aplido da Cruz vem do Baixo Alentejo , o meu bisavo se chamava Manuel da Cruz, nao sei onde nasceu, mas a minha avo Maria da Cruz nasceu en Santana de Gambas em Mertola.
Se tiver alguma informacao desta familia agradecia . O meu muito obrigado Maria Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#156699 | cverde | 20 mai 2007 16:00 | Em resposta a: #156641

Cara Maria Manuel

Tenho um "Manuel da Cruz" baptizado em Castro Verde em 4 de Novembro de 1862 filho de João Anselmo da Cruz (*Castro Verde, 3-11-1822) e de Maria Máxima Júlia (*Ourique, 26-1~2-1822). Era irmão da minha trisavó Antónia da Conceição Cruz http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=559078
Só com o assento de baptismo da sua avó em Santana de Cambas poderá saber se, eventualmente, se trata da mesma pessoa. Caso chegue à conclusão que se trata do seu bisavô está com sorte pois terei todo o gosto em fornecer-lhe os dados que disponho sobre a sua ascendência.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#156702 | maria manuel | 20 mai 2007 16:30 | Em resposta a: #156699

Eu pedi informacao via de amigos meus que vivem em Portugal, para me irem aos arquivos de Beja , logo que eu tenha mais informacoes lhe direi ,o que fico muito satisfeita de ser capaz de ser minha familia . aqui lhe enviu o meu e-mail.
mariamanuelpeereboom@msn.com pois eu vivo na Hollanda.
muito e muito agradeciada. Maria Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#199076 | ajspc | 03 jun 2008 12:01 | Em resposta a: #85299

Jogmar

Ao pesquisar por Lanheses deparei-me com esta sua mensagem.

Estou a estudar a freguesia vizinha de Vila Mou e tenho alguns "da Cruz" identificados, mas não os consigo "ligar" a Lanheses. De qualquer modo se ainda tiver interessado, diga nomes.

Aproveitei e vi, através de outras intervenções que fez no forum que estuda nomes e zonas de meu interesse.

Ainda estou nos livros de Vila Mou de onde a minha familia é maioritariamente, mas, como é obvio, chegamos a alguns "nós" que nos levam a outras terras, como é o caso dos exemplos abaixo:

- Luis da Costa (de Lanheses) casou em Vila Mou em 20/08/1763 com Anna Gonçalves (de Vila Mou).
Pais: Pascoal António e Andreia da Costa
Avós Paternos: Manoel António e Maria Martins
Avós Maternos: Domingos da Costa e Anna(?) Gonçalves
Em principio todos de Lanheses. Quando casou todos os avós já eram falecidos

- Manoel, exposto em Vila Mou em 06/05/1737
No assento do seu primeiro casamento (em 11/09/1752) diz que é
"filho natural" de PEDRO LOBATO DE PALHARES e MARIA DE MAGALHÃES ambos de Viana do Castelo.

Assim se por acaso tropeçar nestes nomes de Lanheses e de Viana do Castelo agradecia um contacto.

Agradecendo desde já a sua atenção com os melhores cumprimentos
António Palhares da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#199111 | jg15542 | 03 jun 2008 19:37 | Em resposta a: #85299

Olá estimado confrade

ALEXANDRE MARTINS DA CRUZ, nasceu por volta do ano 1746, na freguesia de Bogas de Cima (ao tempo freguesia de Silvares) concelho do Fundão. Ele foi o pai de Joaquina Maria, primeira esposa do meu trisavô Braz Gonçalves. Não investigei esta linha por ser já um colateral dos meus ascendentes. Eu sou descendente da segunda esposa de Braz Gonçalves, a Anastacia Gonçalves.
Os "DA CRUZ" há bastantes no Fundão e freguesia envolventes, tenho referência de alguns que viveram no inicio do século XVII.
Curioso que uma familia inteira dos "da Cruz", desde os avós aos netos, duma freguesia próxima do Fundão, estiveram todos nas "malhas" da Inquisição... Se pesquisar no site da Torre do Tombo, por "Inquisição" "CRUZ" verificará esta trite realidade...
Esta familia, tal como outro confrade já lhe referiu, existe em todo o país, e por vezes não existe relação de parentesco entre eles...

Cumprimentos
JBGomes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Da Cruz

#199251 | Jogmar | 04 jun 2008 21:21 | Em resposta a: #199076

Caro amigo
Registo o seu pedido, logo que possa darei uma vista de olhos pelos dados que tenho.
Tambem quando voltar ao ADVC se deparar com algo o informarei.
Logo lhe darei noticias o quanto breve possivel.
Grato pela atenção.
Cumprimentos
Jogmar.

Resposta

Link directo:

Familia Da Cruz

#379681 | SIMONINHA HAILANDER | 07 abr 2017 12:32 | Em resposta a: #110556

Eu conheço a famìlia Marcelino da Cruz no Brasil.
Me ajude a achar em Portugal. Preciso de dados para nacionalidade

Resposta

Link directo:

Familia Da Cruz

#391272 | Delacruz | 20 abr 2018 01:26 | Em resposta a: #85299

Meu vó chama Afonso da cruz
Meu pai Leonildo Luciano da cruz
E eu André da cruz

Resposta

Link directo:

Familia Da Cruz

#391273 | Delacruz | 20 abr 2018 01:28 | Em resposta a: #379681

Gostaria de saber meus tataravô para fins me naturalizar

Resposta

Link directo:

Familia Da Cruz

#403687 | Renata Cruz | 05 jun 2018 17:41 | Em resposta a: #85299

Gostaria de saber sobre familiares no Brasil e Portugal, sobre meu bisavô Manoel Gonçalves da Cruz, nascido em 10/12/1906. Se alguém souber a cidade portuguesa onde ele nasceu, grata.

Resposta

Link directo:

Familia Da Cruz

#403688 | Renata Cruz | 05 jun 2018 17:42 | Em resposta a: #403687

Gostaria de saber sobre familiares no Brasil e Portugal, sobre meu bisavô Manoel Gonçalves da Cruz, nascido em 10/12/1906. Se alguém souber a cidade portuguesa onde ele nasceu, grata. E o filho dele, meu avô chama-se Antônio Gonçalves da Cruz, nascido em 08/08/1930.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 04:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen