Oficiais ingleses servindo nas forças portuguesas

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas | Cargos

Oficiais ingleses servindo nas forças portuguesas

#85678 | chartri | 06 mar 2005 17:52

Caros colegas,
Tenho cópia do artigo do Capitão Lionel S. Challis publicado no “Journal of the Army Historical Researc” de 1949 onde ele lista os oficiais portugueses que serviram nas forças portuguesas nesse período 1809 a 1814 (Guerra Peninsular/invasões napoleónicas). Tratam-se de cerca de 300 oficiais que estiveram sob comando português ( devemos contar igualmente com os destacamentos ingleses que eram naturalmente comandados por outros oficiais ingleses e que não constam nesta lista) e que permitiam melhorar a “performance” das tropas portuguesas.

O interesse desta lista é que alguns destes oficiais se casaram em Portugal e por cá ficaram. Talvez alguns dos colegas que frequentam este Fórum necessitem desta informação que disponibilizarem de bom grado

Cumprimentos

Ricardo Charters d’Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portuguesas

#85702 | GPC40 | 07 mar 2005 01:07 | Em resposta a: #85678

Prezado Ricardo Charters d'Azevedo,

Haveria a possibilidade de algun destes oficiais ingleses ter passado ao Brasil? Entre eles haveria algunm com o apelido Hancock ou Dunham?

Cumprimentos,

Geraldo Pereira Caldas

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#85703 | chartri | 07 mar 2005 01:20 | Em resposta a: #85702

Caro Geraldo Pereira Caldas,

Não, nenhum com esses nomes. De resto não me parece que tenham passado para o Brasil tendo em atenção que eles recebiam um soldo pago pelos Ingleses, para estarem em Portugal, acrescido de um soldo correspondente à patente que tinham no exercito português. Acho que se fossem para o Brasil perdiam o soldo inglês, que era bom e mais "permanente" que o do exercito português que era pago com GRANDES atrasos !

Cumprimentos

ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#85705 | GPC40 | 07 mar 2005 01:28 | Em resposta a: #85703

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Muito obrigado pela informação.

Cumprimentos,

Geraldo Pereira Caldas

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portuguesas

#95797 | anamfb | 12 jul 2005 20:32 | Em resposta a: #85678

Caro Sr. Charters d´Azevedo
Poderia averiguar se a lista dos oficiais ingleses inclui o apelido Bray?
Agradeço desde já a sua ajuda.

Cumprimentos

Ana Maria Bray

Resposta

Link directo:

Apelido Bray

#95804 | chartri | 12 jul 2005 21:14 | Em resposta a: #95797

Cara Ana Maria Bray
Não na lista não existem Bray. No entanto esta lista refere-se a oficiais ingleses que serviram nos Regimentos portugueses. Muitos outros Oficiais Ingleses estiveram em Portugal integrados nos Regimentos ingleses. Mas para isso tem de consultar os registos ingleses.

Pode ainda ver se existe esse apelido no ficheiro de oficiais existente no Arquivo Histórico Militar, no Museu Militar, em frente a S. Apolónia

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Bray

#95833 | anamfb | 13 jul 2005 09:53 | Em resposta a: #95804

Caro Ricardo Charters d´Azevedo
Obrigado pela sua rápida resposta. Vou seguir a sua sugestão de procurar no Arquivo Histórico Militar.
Relativamente aos registos ingleses, já encontrei alguns elementos interessantes, incluindo a lista dos oficiais ingleses feridos ou mortos durante as Guerras na Península Ibérica.
Por incrível que pareça, não consegui a lista dos que sobreviveram para contar a história.
Cumprimento

Ana Maria Bray

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portuguesas

#95851 | AQF | 13 jul 2005 13:46 | Em resposta a: #85678

Caro Ricardo Charters d´Azevedo,

Durante várias gerações de avoengos, pelo lado materno, aparece o apelido Geral, que posteriormente passou a Gerald nos familiares da minha geração e nos descendentes.

Segundo a minha mãe, hoje com 93 anos, a razão de tal mudança deveu-se a um estudo efectuado pelo pai, que teria constatado que o nome tinha origem inglesa resultante do relacionamento duma antepassada com um militar inglês que passou ou ficou na região de Soure.

Não sei da veracidade dos factos, mas uma coisa é certa, em vários descendentes existem muitas características dos ingleses, como pele clara com muitas sardas, cabelo louro e olhos azuis, como foi o caso de dois irmãos da minha mãe, já falecidos.

Estou a tentar refazer o estudo do meu avô, e embora os dados que possuo, pelos ascendentes conhecidos, pareçam indicar uma presença do referido militar anterior ao período que indica (talvez 30 anos antes), tinha interesse em saber se aparece alguém com o referido apelido na sua lista.

O confrade e parente João Fonseca Barata recordou-me e bem que a partir de meados do século XVIII já havia contratação de oficiais estrangeiros, como o Conde de Lippe, etc. (que até estão na génese do Colégio Militar, segundo o site respectivo), pelo que o meu avoengo poderia ter vindo nessa altura. Por acaso sabe de fontes com listas de militares desta fase ?

Agradecido por qualquer ajuda, envio os meus melhores cumprimentos,

Ângelo Fonseca

PS: Tanto um dos meus tios (128) como eu (38) andámos no C.M. e recordo-me de colegas com os seus apelidos. Será que era você ou algum parente próximo ?

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#95856 | chartri | 13 jul 2005 15:43 | Em resposta a: #95851

Caro Ângelo Fonseca

Colégio militar, eu não, mas não garanto que uns primos meus por la tenham andado. (tenho 62). Mas se era Charters esta recenseado no Genea na página: http://genealogia.sapo.pt/0583/. Essa página tem indicações para uma outra onde se encontra a história da minha familia com alguns aspectos saborosos.

Efectivamente, com o Conde de Lipp vieram n muitos oficiais estrangeiros. Tenho mesmo un antepasado alemão (Giffening) , tenente ajudante do Conde, que se casou com 3 portuguesas!!. Pode ser que encontre referencias aos dossiers deles nas fichas que existem no Arquivo Historico Militar.

A mudança de nomes era muito habitual, pois por exemplo encontrei um assento de casamento onde um oficial do exercito britanico de nome Guilherme Novo se casava com uma portuguesa. No entanto o nome desse oficial era William Young! Daí que o seu nome de familia possa ser igualmente o resultado de uma má tradução.

Em relação à lista que obtive, que só se refere a oficiais que por aqui estiveram integrados en regimentos portugueses durante a Guerra Peninsular, com com "G" existe Galbraith, Gariner, Gaynor, Gillmore, Gomersall, Gordon, Graham, Grant, Green, Gregory e Griffith.
Com os melhores cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#95884 | AQF | 13 jul 2005 21:44 | Em resposta a: #95856

Caro Ricardo,

Desculpa o tratamento simplificado, mas se não és um colega do C.M. és um colega de Curso do IST. Pelo menos na lista do Aguiar estás lá como Ricardo M.M. Charters d'Azevedo. Eu sou o Ângelo Queiroz da Fonseca (8535).

Se mesmo assim se trata de um primo, ou filho com o mesmo nome peço desculpa.

De qualquer forma, agradeço a pronta informação, que irei explorar

Um abraço,

Ângelo Fonseca
o Curos loega

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#95907 | chartri | 14 jul 2005 00:42 | Em resposta a: #95884

Ola
Pois sou eu mesmo. Ainda não te esqueces-te do nº do IST, o meu é o 6455. Isto nunca mais se esquece.
Um abraço amigo
Ricardo
(Ricardo MM Charters d'Azevedo)

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#95912 | AQF | 14 jul 2005 01:36 | Em resposta a: #95907

Caro Ricardo,

Ainda bem que encontro mais um colega nestas lides ! Quando não te localizei na lista dos antigos alunos do C.M. , em boa hora recordei-me do teu nome no IST, que felizmente a lista do Aguiar confirmou.

Só frequento o Genea há cerca de ano e meio, mas graças a este apaixonante hobby, já encontrei aqui vários parentes, colegas e amigos que, além do mais, muito me têm ajudado no levantamento de avoengos comuns.

Comecei por criar um site baseado num livro do meu pai, escrito em 1949, relativo aos Figueiredo e Queiroz, do lado da minha avó paterna e animado pelo trabalho parti para um novo site de parentes e amigos, que contempla todos os meus ramos ascendentes e que, com as diversas contribuições, já vai nas 4.000 pessoas.

Se quiseres trocar impressões ou ter acesso aos sites envia-me um e-mail para o endereço que está na lista do Aguiar (ele sim foi meu colega no C.M.).

Aproveitando a tua experiência, conheces alguma forma de ter acesso aos dados que existem no Arquivo Historico Militar sem ser pela via presencial (p.e.: pela Net, etc.) ? Recomendas alguém de lá para contactos deste cariz ?

Um abraço,

Ângelo

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portuguesas

#95944 | aeiou2 | 14 jul 2005 13:53 | Em resposta a: #85678

Olá,

Já agora podia ver sff se vem na lista este nome:

tenente James Hill Phillips.Casou com uma Oom ,e foram primeiro para a Irlanda e depois para Inglaterra,mas perdeu-se o rasto.Nunca consegui saber mais nada até se houve descemdência.
Já está a ver os micro filmes com o rectroprojector ?

Cumprimentos

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#95962 | chartri | 14 jul 2005 16:02 | Em resposta a: #95944

Cara Maria Oom Oliveira Martins,

1. -A lista é de "British officers who served in Portuguese Army 1809-1811" o que significa que corresponde a um peiodo da Guerra Peninsular. Em "O" temos Offley, O'Hara. Oliver, O'Neale, O'Toole, Otway, Ouseley, Ovens e Owen.

Em "P" temos, Pack, Palmer, Pass, Patrick, Paty, Peacocke,
Perry, Phelan, Phiffen, Pigot, Potter, Power, Prior, Pynn.

Daí o seu antepasado pode ter estado com as tropas britanicas mas não destacado no exercito português.

2. Vi alguns microfilmes com o retropjector, mas faz cá um calor, nesta altura do ano! Mas agora comprei os microfilmes que me interessavam em CDROM. Saí caro, mas em termos de comodidade, não lhe digo nada. Como a minha famólia moveu-se muito pouco, tudo esta em 3 paróquias: cheio de sorte

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#95964 | vitamina | 14 jul 2005 16:42 | Em resposta a: #95962

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Tenho um trisavô materno Bertran Artur Chapman de quem nada sei.
Na sua lista há alguma referencia ao apelido Chapman?
Obrigada pela atenção.
Cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#95971 | chartri | 14 jul 2005 17:07 | Em resposta a: #95964

Cara Alexandra Fernandes
Pois na lista temos um William Chapman; com as seguintes referencias: Lt. 95 Ft; Capt I Cacad; P/S Feb '11 to Feb '12; Wd. Redinha 12 Mar '11: SM 9.

Bem :
P/S = Period served in the Portuguese Army
SM = Military General Service Medal,
Wd = Wounded

Deve ter sido Tenente em 1795 de infantaria e Cap dos Iª Caçadores. Esteve na batalha de Redinha e foi ferido aí

è tudo quando tem a lista sobre esse seu antepassado.

Cumprimentos e boa caça agora no Arquivo Histórico Militar à Santa Apolónia. Devem la ter um dossier sobre ele

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#95975 | vitamina | 14 jul 2005 18:00 | Em resposta a: #95971

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Muitíssimo obrigada pela informação.
É como diz, agora é ir ao Arquivo Histórico Militar. :)
Mais uma vez, obrigada.
Os meus cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Contactos do Arquivo Histórico Militar

#95979 | AQF | 14 jul 2005 18:44 | Em resposta a: #95975

Caros Confrades,

Seguindo a amável informação do Ricardo d'Azevedo, telefonei hoje para o AHM e informaram-me o seguinte:

1- Horário: de segunda a quinta das 11 às 19 (em Jul, Ago e Set apenas até às 17)

2- Método: A pesquisa dos militares é feita no AHM (junto a Sta. Apolónia), mas não se pode visualisar os processos. Depois, caso se pretenda cópia do processo, tem de se esperar alguns dias até que venha do Arquivo em Chelas.

3- Custo: 5 euros cada processo individual.

No meu caso, tiveram a gentileza de fazer uma pesquisa por telefone e encontraram alguma coisa, mas não sei se o fazem habitualmente. De qualquer forma, o pedido da cópia tem de ser presencial.

Contactos
Morada Largo dos Caminhos de Ferro, nº2
1100-105 Lisboa
PORTUGAL
Telefone: 218842563
Fax: 218842514
E-Mail ahm@mail.exercito.pt

Contacto das instalações do AHM em Chelas:
Arquivo Histórico Militar
Estrada de Chelas (Antigo Convento)
1949-010 Lisboa

Boas pesquisas !

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Contactos do Arquivo Histórico Militar

#95992 | chartri | 14 jul 2005 22:31 | Em resposta a: #95979

Caro Angelo da Fonseca

Não há nada como ser organizado, e disponibilizar a informação aos confrades

Um abraço amigo

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Contactos do Arquivo Histórico Militar

#95994 | vitamina | 14 jul 2005 22:54 | Em resposta a: #95992

Caros Angelo da Fonseca e Ricardo Charters d'Azevedo

Melhor que uma boa informação são duas boas informações.
Obrigada aos dois.
Cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#96006 | aeiou2 | 15 jul 2005 09:55 | Em resposta a: #95962

Caro Ricardo Chaters d'Azevedo,

Muito obrigada.Mais um que fica para as próximas gerações descobrirem.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Custos no Arquivo Histórico Militar -Correcção

#96282 | AQF | 20 jul 2005 01:29 | Em resposta a: #95975

Caros Confrades,

Depois da minha anterior informação, visitei por duas vezes o AHM, onde solicitei a vinda de processos que já consultei e que ao contrário do que percebi por telefone, não teve qualquer custo, exceptuando o pagamento de fotocópias ou CD´s solicitados.

Aqui fica portanto a devida correcção à minha mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=95979#lista

Boas pesquisas !

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#98788 | chartri | 29 ago 2005 12:42 | Em resposta a: #96006

Cara Maria
Os ingleses (e os irlandeses) tem uma "genealogia" muito bem estudada. Poderá vir a encontrar alguma coisa nos "sitios" deles
Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#98844 | aeiou2 | 30 ago 2005 16:49 | Em resposta a: #98788

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Já tentei vários,mas como ultimamente tenho sido bafejada pela sorte (encontrei vários primos Russos e Alemães ) vou tentar novamente.

Há algum especial que me possa recomendar ?Peça sff o meu contacto ao GP,para não se infringirem as regras

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#98853 | chartri | 30 ago 2005 18:13 | Em resposta a: #98844

Cara Maria

Não, mas uma pesquiza encontram-se os sitios ligados aos arquivos governamentais onde disponibilizam os registo paroquiais. Claro que se tem de pagar e não é pouco. Por exemplo eu consultei o scotlandspeople.gov.uk que é sitio oficial do governo da Ecócia sobre dados genealogicos. Julgo que ha outros para a parte inglesa.
Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portugue

#98913 | aeiou2 | 31 ago 2005 08:27 | Em resposta a: #98853

Caro Ricardo,

Sim esses também conheço, e são muito úteis,por serem muito rápidos,embora pagando. Também se tem acesso online aos testamentos,que se recebem daí a 7 10 min asseguir ao pagamento.Estes às vezes são de difícil leitura ...mas o mesmo acontece com alguns acentos paroquiais portugueses.

De qualquer maneira muito obrigada
Com os melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais ingleses servindo nas forças portuguesas

#210513 | MManuel | 14 out 2008 10:43 | Em resposta a: #95797

Caro Confrade

Ao ver seu nome Bray me lembrei de uma amiga que tive que se chamava Maria Teresa Gomes Bray. Pois conheci ela e mae nunca o pai. Sei que ela ja faleceu ha muitos anos.
Ela vivia em Portugal na rua dos Lusiados.
Um abraco MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Bray

#210540 | aeiou2 | 14 out 2008 17:24 | Em resposta a: #95833

Cara Ana Maria Bray,

Talvez, se se inscrever, no timesonline, consiga alguma coisa

http://archive.timesonline.co.uk/tol/archive

Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Bray

#210613 | isabel a | 15 out 2008 09:46 | Em resposta a: #95833

Cara Ana Maria Bray

A lista de todos os oficiais do exército Britânico é publicada anualmente em livro, ‘Army List’, que existe para o período da Guerra Peninsular. Se o seu antepassado foi oficial, lá o encontrará. Se o seu antepassado não foi oficial, só indo pelos ‘muster books’ de cada regimento (penso que no exército Português são os ‘livros mestre’).

Toda esta informação existe e pode ser consultada nos ‘National Archives’ em Kew, Londres. Alguma informação está online (http://www.nationalarchives.gov.uk/), incluindo os nomes dos militares que receberam pensões de reforma do exército (os Chelsea pensioners) nessa época e posteriormente. Pode fazer essa busca entrando no catálogo e pondo o nome do seu antepassado mais referência ‘WO’ (War Office).

Espero que estas informações lhe sejam úteis e disponha se lhe puder ser útil.
isabel

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Bray

#210625 | chartri | 15 out 2008 12:29 | Em resposta a: #95833

Cara Ana Maria Bray

Como diz a nossa confrade pode procurar os livros "Army Lists" daquele período no www.books.google.com. Eu encontrei o livro com o meu tetra-avô inglês.

Se for aquele endereço e colocar o nome do oficial inglês verá que encontra livros que foram digitalizados (e estão disponíveis) com o nome dele... se tiver sorte como eu tive.
Faça a opção de "full view only" em "showing" em cima á esquerda
Fiz uma rapida pesquisa e encontrei:

The Talba, Or Moor of Portugal
by Anna E Bray - 1830

Não do que se trata mas deve ter interesse para si

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen