Presidente José Joaquim de Carvalho

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas | Cargos | Regiões

Presidente José Joaquim de Carvalho

#85875 | RodolfodosReis | 09 mar 2005 20:39

Caros “confrades” solicito a vossa ajuda para um assunto que me esta a provocar alguma confusão e curiosidade.

Ao consultar o livro “Monografia Histórica de Mós do Douro”, pelo professor Joaquim Augusto Castelinho, deparei-me com um nome que me suscitou alguma curiosidade…

Nas paginas 190 a 192 é nos apresentado uma lista de nomes e respectivos cargos na Junta de Freguesia (Presidentes e respectivos Secretários), que vai de 1835 ate 1976.

No tópico de 1895 diz:
1895 – Presidente: José Joaquim de Carvalho
Secretario: Professor José António Saraiva.

Na página 192 diz:
“Deliberações tomadas pelas Juntas de Freguesia, constantes das respectivas actas”

e na 193 diz o seguinte:

“ 2-1-1896 – Presidente: José Joaquim de Carvalho

Aprovada a proposta para que seja aplicada a verba existente na reparação da residência parochial, capela de Santo António, tanque do Terreiro da Capela, telhado da Igreja e algumas ruas.

3-2-1896 – Presidente José Joaquim de Carvalho

Depois de terem feito juramento sobre os Santos Evangelhos de bem cumprirem com as obrigações do seu cargo, de serem fiéis ao Rei Reinante e de prestarem obediência aos actos adicionais, às leis do Reino e da Carta Constitucional, assumiram o seu cargo os membros da nova Junta do anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e noventa e seis, os cidadãos José Joaquim de Carvalho, José Manuel Meireles e José António Saraiva.”

O meu Trisavô chamava-se José Joaquim de Carvalho, nasceu provavelmente no concelho de Torre de Moncorvo e casou com Maria Joaquina Cardoso, do qual teve uma filha a quem pôs o nome de Matilde Madalena de Carvalho (minha Bisavó), nascida por volta de 1890, na freguesia de Lousa, concelho de Torre de Moncorvo e casou com Manuel António Polido (também natural de Lousa).

A minha duvida (entre numeras outras) era se o tal José Joaquim de Carvalho (Presidente) citado no livro, é o também e na verdade o meu trisavô, ou não, isto veio me a cabeça visto que as datas coincidem e os “locais também”…

Se por obsequio alguém me possa ajudar a esclarecer esta dúvida, fico desde já muito grato.

Devo esclarecer que as únicas informações que possuo são a Certidão de Narrativa de Registo de Nascimento da minha falecida Avó, acerca dos meus ancestrais por esse ramo.


Desde já, agradecido pela atenção, ficando no aguardo

Cumprimentos Rodolfo Reis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 18:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen