António Polido Rodriguez-Espanha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Hispânia

António Polido Rodriguez-Espanha

#86170 | josemariaferreira | 14 mar 2005 22:04

Caros confrades de Espanha

Quem me pode informar sobre "António Polido Rodriguez, natural de D. Benito Reyno de Hispania".
Veio para Portugal como refugiado político, cerca de 1870-80.

Atenciosamente agradeço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: António Polido Rodriguez-Espanha

#86177 | montargil | 14 mar 2005 22:55 | Em resposta a: #86170

Caro Zé Maria,
será mesmo D. no texto ou uma aproximação (dificuldade documental, mal escrito.etc.)?
Vou ainda hoje ver o que há.
Já me esquecia....acabo de encontrar a prova documental...(1938) que confirma o que já lhe tinha exposto sobre a família, não no ramo dos Guerreiros mas sim os outros. Já contarei por outras vias.
Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: António Polido Rodriguez-Espanha

#86183 | rmfrp | 14 mar 2005 23:17 | Em resposta a: #86177

Caro Luís Filipe Vieira Santos:

Deve ser realmente "D.". Existe em Espanha uma localidade chamada Don Benito, na província de Badajoz.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: António Polido Rodriguez-Espanha

#86186 | montargil | 14 mar 2005 23:29 | Em resposta a: #86183

Caro Rui Pereira,
Boa, vou rectificar as meus pedidos, grande vergonha para mim, um filho do Alentejo.......mas filho pródigo....
Agradeço a informação
Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: António Polido Rodriguez-Espanha

#86227 | josemariaferreira | 15 mar 2005 09:50 | Em resposta a: #86177

Caro Luís Filipe Vieira Santos

Não me esqueci de si! Também o seu ramo dos Gago parece indiciar isso mesmo. Acabo de encontrar um Francisco, filho de Luís Gago de Castro Verde, neto paterno de António ou Honório Gago e Brázida Guerreiro de Beja e materno de Manuel Gomes e Catarina Teresa de Ervidel. Antes da inquisição havia uma comuna de judeus na cidade de Beja. No final do séc. XVI, morava nesta cidade, uma família de Gagos, muito rica, possívelmente de cristãos novos.
Sobre o meu António Pulido Rodrigues, natural de Don Benito, é de facto uma figura misteriosa para mim. Veio para Portugal no final do século XIX, por cá casou, teve descendência e não mais voltou para Espanha. Era uma pessoa muito culta,de formação superior, tinha uma biblioteca impressionante em sua casa, parte dela ainda chegou aos anos de 60 do século passado.
Os seus familiares acabaram por perder todo o seu expólio, presentemente apenas sabem que era um refugiado político em Portugal. Quem era este refugiado que como tantos outros ficaram no anonimato. Haverá alguém aqui no Forúm capaz de estabelecer contacto com esta família de apelido Pulido de Don Benito.
Agradeço desde já qualquer ajuda neste sentido, especialmente pelos genealogistas espanhóis que têm espaço neste Forúm.

Saudações

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: António Polido Rodriguez-Espanha

#86243 | montargil | 15 mar 2005 15:47 | Em resposta a: #86227

Caro Zé Maria,
Muito obrigado pelas noticias, nunca é de mais para qualquer pista, e estou a referir-me á sua demanda deste tópico. Más noticias tenho para a Maria da Conceição, desde Orense.
Já voltarei a comunicar.
Agradecendo
Luis Santos

Resposta

Link directo:

RE: António Polido Rodriguez-Espanha

#103572 | montargil | 21 out 2005 17:15 | Em resposta a: #86227

Caro Zé Maria Ferreira,

No indice onomástico para "Nobles Empadronados en Extremadura en 1829" (Conde de Canilleros y deSan Miguel), aparece o apelido PULIDO, na localidade de Cabezuela del Valle. Suponho que esta povoaçãoou é no território Mérida/Badajoz ou Cáceres.

Cumprimentos
Atte

Luís Filipe V. Santos

Resposta

Link directo:

RE: António Polido Rodriguez-Espanha

#109701 | josemariaferreira | 16 jan 2006 15:22 | Em resposta a: #103572

Caro Luís Filipe V. Santos

Sempre com a esperança em Don Benito! Acabei por descobrir que António Pulido Rodriguez veio para Portugal no ano de 1883, e era um dos dois estrangeiros a viver no meu concelho no periodo de 1896/98.
No ano de 1897 aquando do recenceamento dos subditos estrangeiros residentes em Portugal, tinha 39 anos, já era casado e chefe de família a residir na Vila de Panoyas, e era mencionado apenas como trabalhador, no recenceamento do ano seguinte já aparece como proprietário. O outro estrangeiro, Próspero Agrelli era italiano, natural de Rilagonego (?), ou será porventura Vila Gonengo?, solteiro e de profissão de caldeireiro e tinha de idade 36 anos.
António Pulido, casou em Panoyas com Maria Pastora de quem teve dois filhos o António e o Manuel, tendo os mesmos deixado geração que continuou com o apelido Pulido. António Pulido Rodriguez estudou medicina em Espanha, mas penso que não lhe foi reconhecido o curso em Portugal, pelo que não veio a exercer a profissão legalmente no nosso país, mas na terra era-lhe reconhecido o mérito como bom curandeiro. Empregou-se depois nos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste, com funções administrativa financeiras, não sei se da empresa espanhola da empreitada da construção do mesmo Caminho de Ferro ou outra.
Construiu uma enorme e luxuosa moradia de casas na Rua de Sebastião nas quais viveu até morrer, tendo a mesma moradia depois da sua morte sido dividida em duas partes pelos herdeiros, uma para o seu filho Manuel outra para o seu filho António.


Sempre com a esperança em Castro Verde e Ourique! Quanto à sua avó Vitória, tenho pesquisado nos respectivos livros, mas não tenho encontrado nada! Há um registo paroquial que a dá como natural de Ourique e há outro que a dá como natural de Castro Verde!!! Possilvelmente até poderá ser natural doutra freguesia.
Encontrei um Luís Gago em Castro Verde que fez parte da governança da Vila de Castro, possivelmente será o seu avó, tenho que consultar a respectiva chancelaria na TT.
Em Panoyas, no dia 20 de Dezembro 1755, nasceu Manuel, filho de João Gago e Rosa Guerreiro, Neto paterno de Luís Gago de Castro Verde e de Margarida Coelho de Ourique, neto paterno de Ambrósio Guerreiro de Castro Verde e de Barbara da Palha de S. Barbara de Padrões. Possilvelmente serão parentes e ainda ligados à sua família, assim que tiver a confirmação digo-lhe qualquer coisa, até lá...

Saudações amigas, do

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: António Polido Rodriguez-Espanha

#109843 | montargil | 17 jan 2006 15:04 | Em resposta a: #109701

Caro Zé Maria,

Grandes Novidades nos dá do António Pulido....não me confirmou se quer que contacte a Câmara? Por outro lado vou ver se consigo algo em Salamanca (António terá sido aluno de Unamuno???) mas medicina era Alcalá de Henares.

A sua nova descoberta sobre o meu avô Luis Gago, novos dados o que traz novas premissas...por favor não se esqueça.

Um grande abraço

Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 22:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen