Familia Mergulhão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Mergulhão

#869 | Helena | 13 nov 2000 23:29

Procuro membros da Familia Mergulhão , para complrtar a minha árvore genealógica, será que alguém me pode ajudar?

Obrigada
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#877 | mbp | 15 nov 2000 10:36 | Em resposta a: #869

Cara Helena

Tenho uma cunhada casada com um Mergulhão,mais concretamente Manta Mergulhão.É da cidade do Porto e sei que tem uma árvore genealógica relativamente bem elaborada.Como os Mergulhões têm todos a mesma origem é bem provável que este seja seu parente.Se estiver interessada neste ramo posso dar-lhe o contacto.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#881 | Helena | 15 nov 2000 13:33 | Em resposta a: #877

Miguel
Obrigado pelo seu cuidado, tudo é bem vindo, realmente pelas pesquisas que já faço perto de três anos chegamos a conclusão que a Familia Mergulhão é ramo único, se não for abusar de si agradecia, mas por curiosidade não será António Mergulhão que tem um turismo rural em Santa Marta de Penaguião?
Um grande abraço e mais uma vez o meu obrigado, se precisar de algo diga oK?

Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#892 | mbp | 15 nov 2000 17:09 | Em resposta a: #881

Cara Helena

O meu cunhado chama-se José Fernando e na verdade é irmão do António Mergulhão que tem a casa de turismo de habitação em Santa Marta de Penaguião.Almocei com ele há dias em Santa Marta e curiosamente a minha mulher deu-lhe conta de alguns registos encontrados em Lamego,referentes aos Mergulhões de Leomil.A propósito, a Câmara Municipal colocou uma placa na entrada da casa com a identificação da mesma.Sabia disto?

Cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#895 | Helena | 15 nov 2000 21:55 | Em resposta a: #892

Olá denovo Miguel

Realmente isto é fantástico pensamos nós que ninguém liga as suas raízes e no final das contas são muitas as pessoas que nos ajudam a completa-la. Pois é O António ainda não conheco mas espero brevemente ir visita-lo pois já entramos em contacto embora eu esteja em falta com ele, mas a vida não pode ser só genealógia e por vezes falhamos as promessas que fazemos.
Quanto a placa ainda não sabia embora vá a Moimenta da Beira matar saudades a quinta dos meus pais agora herdada por um primo meu que eu adoro, sabe bem ir até lá ajuda-nos a criar forças .
Todos os dados recolhidos até agora foram fornecidos por dezenas de pessoas que ainda
não tive o prazer de conhecer inclusive o Padre Bento de M. da Beira que me pos este bichinho na cabeça, por isso é como lhe digo todas as novidades são bem vindas.

Obrigada Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#1046 | mbp | 28 nov 2000 10:20 | Em resposta a: #895

Cara Helena
A placa assinalando a casa dos Mergulhões está colocada na vila de Leomil em frente à casa dos Coutinhos e não em M. da Beira.Entretanto e retomando a conversa a minha mulher tem dois registos antigos de baptisados de Mergulhões encontrados nos arquivos de Lamego e relativos a Leomil.Está interessado neles?

Cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#1051 | Helena | 28 nov 2000 13:41 | Em resposta a: #1046

Olá Miguel
Tudo bem?
Claro que quero, tudo que seja Mergulhão é sempre bem vindo, pelas pesquisas até agora obtidas o ramo é único e acaba por sermos todos parentes, mas não será aborrecido, veja lá .
Já agora vou dizer-lhe sou Helena , natural de Almacave Lamego e temos uma quinta em Nagosa Moimenta da Beira que ainda não consegui descobrir o ano em que foi construida, tem o brasão dos Cabrais uma nova ligação com os Mergulhões mas ainda não sei quando foi essa união pois os arquivos de 1814 arderam e tem sido dificil pegar denovo nessa pista, vivo numa terra linda Termas de Luso ( quando precisarem de algo digam) tenho como passatempo uma loja de artesanato no Grande Hotel e outra no recinto termal, casada , já com um puto de 24 anos , o meu marido( Julio) é director de Recursos Humanos e director das Termas na Agua de Luso, adoro genealógia trabalho em barro e enfim é tudo.

Um beijinho, e uma vez mais obrigada
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#1106 | mbp | 30 nov 2000 15:12 | Em resposta a: #1051

Helena

Aí vão os dados:

A 14.1.1722 f. bapt. Diogo filho de José Reyman de Sá de Lucena e deS/ mulher Dona Maria Eufrásia Mergulham de Lucena da Vila de Leomil.Padr.Luis Pereira Coutinho Sottomayor por proc. de Diogo de Noronha da cidade de Lisboa,Marquez de Marialva e Dona Maria mulher de Francisco de Lucena de Sá da vila de Armamar.

2- A 20.1.1771 bapt. de Francisca filha dos mesmos.Madr.Dona Thereza tia da baptisada e padr. Diogo de Osório Cardoso do Peso da Régua.

Vivo em Braga e trabalho no Ministerio do Ambiente mas sou do Porto.Se necessitar de alguma coisa, diga por favor.O meu endereço é
pimenta_m@yahoo.com
Vou estar desligado disto por alguns dias pois estou de partida para o parque Naciopnal de Doñana.
D~e noticias.Um beijinho para si.

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15016 | Portuguez | 31 dez 2001 22:50 | Em resposta a: #869

Cara Helena
Nao sei se lhe sera util ou ja sabera, mas existiu/existe na Rua de S.Paulo em Lx. uma ourivesaria pertencente à familia Mergulhao, cujo dono meu Pai, que morreu faz agora 20 anos, muito apreciava pela sua cultura e bom gosto. Estes Mergulhoes de que meus Pais foram clientes regulares por muitos anos viviam em Lisboa, mas nada mais lhe sei dizer. Aqui fica a pista...
Desejando-lhe um Bom Ano
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15041 | JCA | 01 jan 2002 13:41 | Em resposta a: #15016

Cara Helena
Se necessitar alguma informação sobre os "Mergulhão" de Moimenta da Beira, com certeza, sabe queo P.Bento da Guia, num dos seus livros fala bastante sobre eles, nomeadamente sobre o fundador do Convento de Nª Sª da Purificação.
Se não tiver a obra poderei arranjar cópia com esse assunto, ou se necessitar de alguma informação daqui.

Cumprimentos

José Alvez

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15073 | rafael mião | 01 jan 2002 22:39 | Em resposta a: #15041

Caro José Alvez
Gostaria também de saber o nome do referido livro e editora para encomendá-lo,ou arranjar cópia resp. ao assunto.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15094 | belinha | 02 jan 2002 06:37 | Em resposta a: #869

Li há dias o seu pedido. Conheço uma família Mergulhão que esteve anos em Angola.
O Valdmiro Mergulhão nasceu (salvo erro) em Malange, é licenciado em economia e casou com uma senhora de Macau (portuguesa)licenciada em geografia e tem um filho chamado André.
Quanto`aos Mergulhões da Ourivesaria, informo-a que o dono tem uma filha que está casada com um economista de étnia chinesa (nacionalidade portuguesa) de apelido Hó. Tem um filho e uma filha. A filha encontra-se em Macau e é advogada.
O Dr. Valdemiro Mergulhão tem também uma irmã e os pais são ainda vivos. Moram em Oeiras. Se quiser o contacto, eu posso dar.

Anabela Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15107 | JCA | 02 jan 2002 12:20 | Em resposta a: #15073

Caro Rafael Carvalho
O livro a que me refiro tem o título: "As Vinte Freguesias do Concelho de Moimenta da Beira" o seu autor é um dos historiadores locais, o Revº Monsenhor Bento da Guia, e parece-me ter sido editado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira. Talvez contactando a referida Câmara Municipal o consiga arranjar (Presidente: Dr. José Agostinho G.Correia),caso contrário e necessitando de cópias do referido assunto eu próprio me encarregarei de lhas facultar.

Cumprimentos,
José Alvez

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15221 | andremo | 04 jan 2002 11:52 | Em resposta a: #877

ola!!!

eu tb ando a tentar fazer a arvore!gostava de entrar em contacto consigo!
sou Mergulhao, neto do varao da familia mergulhao!sou filho de uma filha do varao!
gpstava de entrar em contacto csg!
um abraco
Andre mergulhao O

mail: o_si_an@yahoo.com.hk

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15223 | andremo | 04 jan 2002 12:40 | Em resposta a: #1051

cara helena!!!
eu nao percebo nada disto, e espero nao me levar a mal estar a ler as msg que nao sao para mim...mas eu estou mto interessado neste tipo de contacto sobre a familia!
a casa da moimenta da beira que era dos mergulhoes que agora sao dos sarmentos, ainda da ligacao da familia!
os cabrais tb sao ligados aos mergulhoes, os lucenas, os coutinhos, bandeiras, reimao,freires!
se alguem vir esta msg mande-me uma mail ou um msg! para aqui!
obg e desculpe mais uma vez!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15224 | andremo | 04 jan 2002 12:47 | Em resposta a: #15016

meus caros!!!
eu sou o neto desse mergulhao!
a ourivesaria ja nao existe, pertencia a jese mergulhao, depois passou para manuel mergulhao e ismael freire mergulhao (filhos).Manuel mergulhao era filho varao, mas morreu mto cedo e passou para ismael.ismael tinha 1 filho e 2 filhas, de nome, jose,maria laura e maria juliana.
o meu tio jose nao tem filhos, a minha mae (maria laura tem 2, a minha irma sofia e eu, andre), a minha tia juliana tem 1, a marta!
dai que eu sou o varao da familia mergulhao. quem quiser falar comigo, o mail e O_si_an@yahoo.com.hk
andre mergulhao O

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15262 | andremo | 05 jan 2002 02:32 | Em resposta a: #15094

ola!

li a sua msg!
sou neto dos mergulhoes da ourivesaria e sou filho da filha.o meu pai realmente e de etnia chinesa de apelido O, e engenheiro quimico.a minha irma e advogada e realmente esta em macau!ja agora como sabe isso tudo?? Andre

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15263 | andremo | 05 jan 2002 02:39 | Em resposta a: #869

quando poderem responder...estou cheio de vontade de trocar msg para ajudar nessa perquisa!
andre

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15317 | andremo | 06 jan 2002 12:01 | Em resposta a: #15016

ola!
O meu avô Ismael freire Mergulhão, dono da ourivesaria Mergulhão que veio de seu pai Manuel Carlos Mergulhão filho e varão directo de 1ª linhagem da familia.
Eu sou Maria Laura (mãe de Andre Mergulhão O,andremo) filha do Ismael.
O nome que foi dado ao meu pai, pela sua linhagem é Bandeira, cabral, lucena, reimão, coutinho,alem do freire de andrade.
Origem da familia moimenta da beira onde ainda esta o nosso solar ( da familia) com as armas da familia onde esta enterrado na capela Fernão Mergulhão, abde de moimenta, homem de leis.este solar pertence neste momento (achamos) á familia sarmento ainda prima do meu pai.
tenho mais informações e gostava que entra-se em contacto comigo!
o meu contacto é feito atravez do meu filho André ( amergulhaoo@hotmail.com )

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15318 | andremo | 06 jan 2002 12:02 | Em resposta a: #869

ola!
O meu avô Ismael freire Mergulhão, dono da ourivesaria Mergulhão que veio de seu pai Manuel Carlos Mergulhão filho e varão directo de 1ª linhagem da familia.
Eu sou Maria Laura (mãe de Andre Mergulhão O,andremo) filha do Ismael.
O nome que foi dado ao meu pai, pela sua linhagem é Bandeira, cabral, lucena, reimão, coutinho,alem do freire de andrade.
Origem da familia moimenta da beira onde ainda esta o nosso solar ( da familia) com as armas da familia onde esta enterrado na capela Fernão Mergulhão, abde de moimenta, homem de leis.este solar pertence neste momento (achamos) á familia sarmento ainda prima do meu pai.
tenho mais informações e gostava que entra-se em contacto comigo!
o meu contacto é feito atravez do meu filho André ( amergulhaoo@hotmail.com )

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15341 | rdd54565 | 06 jan 2002 19:11 | Em resposta a: #15016

Olá Alexandre

Sim realmente já me tinham falado da ourivesaria da F. Mergulhão creio ser a unica que fazia peçcom o próprio Brasão, infelizmente morreu e nada mais consegui saber , mas de qualquer modo é mais uma informação positiva para a minha genealogia, estou-lhe grata André, é sempre bom existirem pessoas que nos ajudem
Um abraço

Helena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15342 | rdd54565 | 06 jan 2002 19:21 | Em resposta a: #15223

Tudo bem, não tem problema tudo isto ajuda a quem quer completar ou tentar fazer a sua arvore genealógica, aprendemos, arranjamos amigos, e por vezes até conseguimos novas dicas de outras pessoas que acabam por ficar amigas. Segundo as minhas pesquisas o ramo é unico, por isso acabamos por ser uma só Familia, realmente a minha familia vem de Moimenta, temos uma quinta em Nagosa aldeia que pertence a Moimenta e com Brasão dos Cabrais, é na história da casa que me encontro agora o nosso nome tem Mergulhão, os de Lucena , os Cabrais , Sampaio e Carvalhais,Freire, claro com o tempo as familias vão cortando alguns dos nomes o que nos deixa ( no passado) um pouco confusos mas vale a pena , e é isto a beleza da genealogia suspense, desespero, vitória...

Um beijo

Helena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15346 | rdd54565 | 06 jan 2002 21:18 | Em resposta a: #15094

Belinha

Tanta coisa nova sobre os Mergulhões isso é optimo, tudo que souber agradeço, são elementos bons para a minha genealogia, foi apanhada pelo virus da genealogia começei tarde mas já tenho imensas paginas com informações seguras de arquivos amigos por isso tudo é bem vindo

Obrigada Helena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15350 | andremo | 06 jan 2002 22:34 | Em resposta a: #15342

olá Helena!

Primeiro queria perguntar se posso mandar mails para saber coisas sobre a familia?
Segundo queria-lhe perguntar em que situação está na arvore?
eram só essas as perguntas!
bjs e bom ano!
André

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15352 | rdd54565 | 06 jan 2002 23:27 | Em resposta a: #15350

André

Isso é pergunta que se faça?
Claro tenho muito gosto que o faça, começo por lhe dizer que me chamo Helena tenho 48 anos e entrei nesta brincadeira já perto dos 4 anos , deu-me a saudade dos tempos vividos na quinta de Nagosa ( Moimenta da Beira ) que ainda temos e com brasão dos CABRAIS, estou em 1814 na minha treta avo a quem perdi o rasto pois apenas sei que era Gertudes Lucena Mergulhão e da zona de Leomil, mas não vou desistir pode crer um lema dos Mergulhões é não desanimar e continuar pelo menos é isso que eu sinto.
Pode crer terei muito gosto de continuar a receber e responder aos seus emails é para isso que existem sites como este que é fantastico.
Um bom ano para si também Andre da Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15356 | andremo | 06 jan 2002 23:42 | Em resposta a: #15352

Helena,

mto obg por receber-me de braços abertos!
Eu chamo-me André tenho 25 anos, sou estudante de arquitectura(já devia ter acabado...), gosto mto das Historias da familia, herdadas pela minha mãe e avô, sou 100% monarquico.Sou filho de pai chinês com nacionalidade portuguesa e Mãe portuguesa (mergulhão).
A minha mãe e eu estamos a tentar fazer a arvore do nosso lado, a mãe tem mtos dados e é a que percebe mais! podiamos trocar dados sobre isso! sabemos que temos ligações tb com o Duque de wellington, porque a minha penta-avó era neta do duque de wellington!temos mais dados... temos que tratar disto!!hehehhe
bjs e obg
André

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15357 | rdd54565 | 06 jan 2002 23:43 | Em resposta a: #15041

Olá José

Obrigada pela sua dica, é um amor, já conheço o Padre Bento isto é foi esse Senhor mais o Monsenhor Germano de Lamego que me meteram nesta alhada, são uns queridos, o Padre Bento tem dois livros que o presidente da Camara me enviou, mas agradeço na mesma todas as dicas são necessárias para a nossa realização acredite, Sobre o fundador do convento Fernão Mergulhão tive a sorte de pesquisar nos livros de Pinho Leal " Portugal antigo e Moderno" mais as vinte freguesias de Moimenta da Beira e os oito concelhos de Moimenta da Beira do Padre Bento da Guia, tudo isso me ajudou a chegar onde já cheguei 1814 por isso pode ver tudo é bem vindo e já agora José de onde é ?

Um bom ano e obrigado uma vez mais
Helena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15358 | rdd54565 | 06 jan 2002 23:54 | Em resposta a: #15356

Tudo bemm André pode contar comigo , fico contente pois para mim o que diz respeito aos Mergulhões tem sempre valor pode crer, quanto a arquitectura não desanime temos sempre tempo para tudo também eu tenho um filho de 25 anos que se chama Jorge a seguir o seu curso mas este parou simplesmente porque não sabe se é realmente isso que quer, fazes da vida que é bom aceitar.

um beijão Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15359 | andremo | 07 jan 2002 00:00 | Em resposta a: #15358

a

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15360 | andremo | 07 jan 2002 00:05 | Em resposta a: #15016

olá Alexandre!

Eu sou andré neto do dono da ourivesaria e fiquei mto contente de saber, que ainda há pessoas que se lembram da loja e do meu avô que eu não conheci 8com mta pena minha) mas que o conheço das historias que a minha mãe me conta com grande nostalgia!a minha mãe trabalho tb lá e disse-me que o seu apelido não lhe era estranho...gostava de falar csg para trocarmos historias e ideias!
um abraço
andré

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15361 | andremo | 07 jan 2002 00:09 | Em resposta a: #15094

olá!!
como sabe tantas coisas sobre a minha familia? é o SIS?heheheh estou a brincar!
um bjs
André

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15474 | Portuguez | 08 jan 2002 02:00 | Em resposta a: #15360

Caros Maria Laura e Andre

Desculpem só agora me ser possivel responder aos vossos posts. O pouco que eu sabia ficou dito naquilo que relatei à iniciadora do topico. Caso no entanto me queiram contactar, podem faze-lo para atavaresfestas@hotmail.com.

Melhores Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15487 | andremo | 08 jan 2002 13:24 | Em resposta a: #15474

Alexandre,

não te que pedir desculpa!
mto obg por ter fornecido o seu mail!
um abraço
André

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15488 | andremo | 08 jan 2002 13:38 | Em resposta a: #15474

Caro Alexandre,

esqueci-me de dar tb o meu mail para alguma coisa, amergulhaoo@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15513 | JCA | 08 jan 2002 22:28 | Em resposta a: #15357

Cara Helena
Obrigado pela amabilidade, retribuo os votos endereçados.
Sou natural de Moimenta da Beira, de onde se necessitar alguma ajuda que esteja ao meu alcance, estou ao seu dispor.
Quanto a "Mergulhões" conheço alguns pessoalmente.

cumprimentos,

José

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15631 | rdd54565 | 11 jan 2002 23:53 | Em resposta a: #15513

José

Obrigado pela sua oferta como sou descarada qualquer dia ai estou eu a pedir-lhe ajuda. Também eu sou desses lados ( Lamego) vivo actualmente nas termas de Luso e o meu pai era de Nagosa onde ainda se mantem graças a Deus a quinta com o brasão dos Cabrais, sempre que me é possivel vou até ai, talvez a procura das raizes que já ha muito fugiram, certamente conhece o meu primo Francisco Mergulhão, que vve na Régua e que é o actual responsavel pelo pouco que resta da quinta.
Sou louca pela genealogia graças ao Padre Bento que infelizmente ainda não conheço mas que me enfiou este bichinho no corpo. Devo-lhe a promessa de reunir alguns Mergulhões par irmos fazer uma missa no Convento mas infelizmente ainda não me foi possivel organizar isso, vamos lá ver se é este ano.

Uma vez mais o meu obrigado pela sua boa vontade

Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15680 | andremo | 14 jan 2002 05:13 | Em resposta a: #15631

Helena,

Isto é mto feio andar a ver os recados que a helena manda para os particpantes do forum...mas... eu não resisto!!!
se precisar eu ajudo-a a organizar esse encontro...ok?!mande-me um mail de quiser...
bjs
André

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15726 | rdd54565 | 14 jan 2002 23:19 | Em resposta a: #15680

Olá André


Quando se trata de familia e de boa vontade nada é feio. Claro que estou interessada na sua ajuda o Padre Bento já não é jovem e o sonho dele é realizar no Convento de Fernão MERGULHÃO uma missa seguida de um almoço, para isso é preciso saber quem vai e quem quer entrar nesta organização , temos um mergulão em Santa Marta de Penaguião com Turismo rural que vem na net que também está pronto a ajudar.
Pense nisso e diga algo ok?

Um beijo Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15727 | rdd54565 | 14 jan 2002 23:20 | Em resposta a: #15680

Olá André


Quando se trata de familia e de boa vontade nada é feio. Claro que estou interessada na sua ajuda o Padre Bento já não é jovem e o sonho dele é realizar no Convento de Fernão MERGULHÃO uma missa seguida de um almoço, para isso é preciso saber quem vai e quem quer entrar nesta organização , temos um mergulão em Santa Marta de Penaguião com Turismo rural que vem na net que também está pronto a ajudar.
Pense nisso e diga algo ok?

Um beijo Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15735 | andremo | 15 jan 2002 00:40 | Em resposta a: #15726

olá Helena,

Eu ando doido com estas descobertas!Realmente isso do bichinho é mesmo verdade!!!
A minha mae(maria Laura) há mto tempo que anda a fazer perquisas sobre a familia (bichinho deixado pelo seu pai e tio).
Descobrimos mtas coisas já do tempo de Ines de castro... com mtos espaços em branco, sem sucesso as ligações porque é mto dificil (não tirando em certidões de nascimentos mas sim de livros)!
Começou pela frente?ou seja por si e pelos seus pais , avós etc?!
Eu adorava poder ajudar nessa organização!!! Adoramos festas e mais, ainda por cima sobre a familia!!!:)))
A mãe tem 2 livros ( 1 deles não sabe onde está mas depois diz-lhe),livro este que é, «as 20 fregesias de moimenta da beira» escrito por A.Bento da Guia, edição da camara municipal.Pode ver que tem mtas coisas dos mergulhões, cabrais, guedes...etc!
mando-lhe o meu numero de telefone por mail!
Bjs e fico contente por ter ficado interessada pela minha ajuda!
André

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15837 | andremo | 16 jan 2002 05:02 | Em resposta a: #15631

olá Helena,

em regua á um ou uns mergulhões...um deles até tem um stand de carros...tente saber se é...
beijinhos André

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15940 | rdd54565 | 17 jan 2002 16:07 | Em resposta a: #15837

Viva André

Na Régua tem muitos Mergulhões , um deles é meu irmão (Avelino) os outros são primos direitos o do Stand que já não existe é o Francisco Mergulhão responsável pela quinta de Nagosa, depois temos o Marco, e o Tó que trabalham na Adega do Douro, o Artur a Lena , Sónia Paula enfim um mar de Mergulhões.

Um beinho
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#15955 | andremo | 17 jan 2002 18:33 | Em resposta a: #15940

:) mas que giro!!!Não sabia... eu lembro-me quando era pequeno ir á regua e passar por um stande que era Mergulhão!
Não sabia!!!:)
Conhece o valdemiro Mergulhão??Eu não o conheço mas vou tentar falar com ele...
bjs
André

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#16006 | rdd54565 | 18 jan 2002 21:19 | Em resposta a: #15955

Claro que conheço isto é se for o que penso, que viveu em Macau é meu primo ,tem uma irma da minha idade a Nanda, e a sua Mãe André como vai com as pesquisas? O livro do Padre Bento eu tenho que por sinal são dois, realmente fala muito sobre a nossa familia embora tenha alguns erros que já tive o prazer de debater com ele, é uma joia de pessoa.

Um beijinho
´Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#16031 | andremo | 19 jan 2002 18:14 | Em resposta a: #16006

Helena,

Mto bem...é esse mesmo, o que viveu em macau!!
A minha mãe e eu andamos ainda a pesquisar... o mal é que sabemos mtas coisas para tras...e não para a frente!:)
Os livros do Padre Bento são 2 (um deles a mãe não sabe onde está), e falam mto mesmo sobre a nossa familia!
bjs André

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#44890 | rgc | 11 jul 2003 21:33 | Em resposta a: #869

Ex.ma Senhora

Já se passou muito tempo, mas lembrei-me deste tópico, esta tarde, quando ao ler o artigo "Gente de Guerra que passou à India no Século XVII (1640 A 1744 ),de João Figueiroa Rego, incluido no 9/10 -Genealogia & Heráldica -Jan.º/Dez.o 2003, deparei com alguns -MERGULHÃO. Artigo de muito interesse para mim e se me permite aconselho consultar; aliàs, a exemplo dos outros volumes,vem recheado de artigos deveras importantes e cuja temática me agrada muito e precisava conhecer.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#45429 | joao | 21 jul 2003 16:12 | Em resposta a: #869

olá Helena, espero que ainda ande por estas bandas.como tem interesse pelo apelido "mergulhão" e como também tenho ascendentes com este apelido, escrevo neste local alguns casamentos deste apelido oriundos do Grande Alentejo (alegrete)

- .......? mergulhão/maria rosa
- antónio mergulhão/catarina abreu
- antónio mergulhão/maria delicada
- bernardo campos mergulhão/catarina velez
- gregório mergulhão/maria aires
- joão rodrigues mergulhão/ana acheca
- josé mergulhão/maria miranda
- manuel mergulhão/violante velez
- pedro mergulhão/maria costa
não coloco as datas de casamento porque a listagem é tirada da base de dados referente a nascimentos.
cumprimentos
j.monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#45430 | joao | 21 jul 2003 16:16 | Em resposta a: #45429

rectificação,onde se lê ana acheca,deve ler-se ana "pacheca".
j.monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#45431 | DiogoGomesdeAraújo | 21 jul 2003 16:20 | Em resposta a: #869

Cara Helena,

Tenho um amigo meu da universidade que se chama Tiago Mergulhão, do Porto, e cujos pais são médicos.

Se quiser o seu contacto, terei gosto em lho dar.

Cumprimentos,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#45785 | mergulhão | 30 jul 2003 00:18 | Em resposta a: #869

Olá Diogo

Mil desculpas de só hoje responder, mas por estas bandas a telepac trabalha um pouco mal e por vezes ficamos calados, mas claro que quero tudo o que me conseguir, tudo ajuda a completar a minha arvore, desde já o meu obrigado

lena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#45786 | mergulhão | 30 jul 2003 00:25 | Em resposta a: #45429

Viva João

Ainda ando por cá , menos no Verão pois ando mais ocupada e mais cansada, mas continuo e mais fanatica com a genealogia , desde já obrigada pelas informações que me enviou, sempre ajuda a preencher mais umas folhas na minha arvore, vou ver se consigo arranjar um pouco mais de tempo para vir até aqui, obrigada uma vez mais João

Lena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#45787 | mergulhão | 30 jul 2003 00:29 | Em resposta a: #44890

Viva Rafael


Obrigada pela dica , vou tentar ver e desde já obrigada pela sua ajuda

Lena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#45790 | joao | 30 jul 2003 00:56 | Em resposta a: #45786

olá helena!deixo aqui os meus ascendentes de apelido "mergulhão" que depois se perdeu a favor de outro apelido.

-pedro velez rebordão/isabel mergulhoa c.28/2/1656 em alegrete,continuando com a filha catarina cid mergulhoa velez a qual nesceu a 1/10/1673 e casou com antónio miranda vassalo a 27/7/1698 em alegrete.
cumprimentos
j.monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#45797 | DiogoGomesdeAraújo | 30 jul 2003 08:23 | Em resposta a: #45785

Cara Lena,

Se me escrever para o meu e-mail (misterberd@yahoo.com) respondo-lhe com o contacto do meu colega Tiago.

Até breve,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#45855 | Fonseca74 | 31 jul 2003 15:17 | Em resposta a: #869

Cara Helena,
por curiosidade de vez em quando aparece em algumas revistas de personalidades uma mulher de nome Cláudia Mergulhão que foi casada com o Ricky que participou no Big Brother;será ainda sua parente?
Cumprimentos,
Daniel da Fonseca Monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#45858 | mergulhão | 31 jul 2003 17:06 | Em resposta a: #45855

Viva Daniel

Realmente a Claudia também é nossa prima, somos ramo único, as pesquisas que até agora conclui assim o dizem, e os pais da Claudia tinham uma quinta junto de nos numa aldeia chamada Nagosa ( Moimenta da Beira )onde ainda existe a nossa a qual estamos a recuperarmas com o Brasão dos Cabrais vindo dum casamento entre Mergulhões e Cabrais, a dela salvo erro creio que esta a venda.

um beijinho
helena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#45899 | Fonseca74 | 01 ago 2003 14:26 | Em resposta a: #45858

Cara Helena,
venho emendar uma gafe: ela não é casada com o Ricky,fiz confusão com a menina Dalia Madruga.
Cumprimentos,
Daniel Monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#45904 | mergulhão | 01 ago 2003 16:09 | Em resposta a: #45899

Tudo bem Daniel eu também achei estranho mas...acontece, salvo erro ainda não casou continua a ser modelo e até isso acabar não creio que o faça, mas nunca se sabe.


lena mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#51602 | andremo | 13 nov 2003 08:09 | Em resposta a: #45904

Prima Helena,

Já á mto que não falavamos!! bons olhos a vejam!!!gosto de saber que continua a sua investigação!
bjs
André Mergulhão O

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#95914 | Pedro França | 14 jul 2005 02:17 | Em resposta a: #869

Cara Helena:

Andei a fazer um trabalho sobre Mergulhões que têm raízes em Lavos/Figª da Foz.
Fiz a sua árvore até finais do séc. XVII mas o apelido surge na 1ª metade do séc. XIX em dois irmãos, José e Joaquim Lopes Mergulhão, e deste, alguns filhos vão para o Brasil levando o apelido.
Pergunto se alguém tem conhecimento desta família, em Lavos. O apelido desaparece do séc. XIX para o XVIII. Deve ter havido algum motivo para dois irmãos o terem perpetuado. Agora a questão está em saber de onde, como surgiu esse apelido nesta família.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#97846 | mergulhão | 12 ago 2005 16:38 | Em resposta a: #95914

Pedro

Mil desculpas de só hoje conseguir lêr o seu apelo, mas tenho tido problemas com a adsl e casei um filho no fim do mês passado . Neste momento apenas lhe sei dizer que realmente temos mergulhões na figueira e que esse nome não me é totalmente desconhecido, terei que ir ver certdões que tenho para tentar algo que me está a falhar, das pesquisas que tenho andado a fazer acabamos por verificar que realmente somos ramo único e que esta familia embora de origem espanhola (segundo leituras que fizemos) surgiram em Moimenta da Beira , leomil, granja do tedo nagosa paradinha e dai partiram para todo o País e alguns para fora, na minha pesquisa consegui muito material graças aos arquivos amigos luis amaral da genealogia sapo enfim mas genealogia é isto mesmo temos sempre novidades diáriamente, o que é gratificante, prometo tentar saber algo mais, e o Pedro continue a dar noticias certo? um beijinho

lena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#97847 | Pedro França | 12 ago 2005 17:26 | Em resposta a: #97846

Ó Lena:

Muito obrigado pela sua resposta. Na verdade, tenho andado ansiosamente à procura da ligação dos Lopes Mergulhões de Lavos/Figueira da Foz, com aqueles que constam das genealogias e que se aproximam mais da sua origem na zona de Moimenta da Beira.
Fiz pesquisa em Lavos - sempre essa zona - e daí não saí, acabando por embater nos finais do séc. XVII sem uma resposta. O apelido acaba por desaparecer logo a partir dos inícios do séc. XIX para trás, o que me levou a supor de que tal derivasse de alcunha forjada a partir de meados do séc. XIX (vá lá, 1830-50). Explorei todos os ramos ascendentes possíveis, sempre com dados sobre as várias gerações e nada. Pode ser que a Lena tenha alguma pista sobre o assunto mas, também é facto, que não encontrei esse apelido em Lavospara mais nenhuma outra família.
Quanto a mim, creio que já lhe contei,tenho Mergulhões do Gavião, começando com João Rodrigues Mergulhão que aí casou em 1697, filho de João Rodrigues e Maria Fernandes, do mesmo lugar. Sei que daquele casamento houve entre outros a João Rodrigues Ascensão, da Atalaia/Gavião, baptº em 1702 e de quem descendo, o qual teve por padrinho o Pe. Fernão Vaz Mergulhão, e a Isabel, baptª em 1711, a qual teve por padrinho a JoãoVaz Mergulhão Calado (fº de Fernando Vaz Mergulhão e de Maria Calada), e por madrinha a Águeda Martins mulher do capitão José Vaz Mergulhão.
Isto é o que posso divulgar neste momento sobre este título. Desse meu antepassado o apelido desaparece nessa linha, com ele. Para trás, não sei se o apelido tem mais seguimento ou se também só apareceu por aquelas gerações; no entanto, acho muito curiosa a proximidade entre os meus Mergulhões e o ramo dominante e principal da terra.
Cá fico à espera de notícias suas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#98120 | mergulhão | 18 ago 2005 16:32 | Em resposta a: #97847

olá Pedro


Mergulhão é assim mesmo apareceu do nada e por vezes some, sabemos que veio de espanha mas realmente de concreto nada temos apenas que foi de Moimenta da Beira que começaram a ser conhecidos e pelo muito que fizeram nesses locais, no nosso I encontro lá a 11-11-04 um historiodor que falou chegou a mesma conclusão (somos ramo único) após muitas pesquisas e factos acabamos por concluir que somos primos, eu sei Pedro o que é fazer pesquisas, são muitos anos e algum desanimo mas derepente surge uma nova fonte, depois depende de quem faz as certidões, elaqs por vezes trazem erros temos que as lêr muitas vezes para encontrar algo mais. Uma boa busca pode ser feita em Lamego na diocese, é o local onde normalmente existem mais informações, eu infelizmente só em Outubro volto para a pesquisa tenho uma loja de artesanato nas termas de Luso onde vivo que me ocupa o verão , mas de uma coisa tenho a certeza somos familia única, nos meus sextos avos o nome também vinha incompleto depois por sorte acabei por achar atravez de um tio o restante nome, é mesmo assim Pedro os meus primeiros anos era de dar em louca, não sabia o que fazer e aqgora aqui ando como a tataruga lentamente a juntar novos dados para a minha arvore.
Nãpo desanime Pedro toca a tentar outras fontes em Outubro prometo procurar tb os seus são dados que nos fazem falta tambem para fazer as várias ligações que existem.

até logo Pedro um beijinho.

o meu email é malone@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#105589 | MCCM | 18 nov 2005 19:58 | Em resposta a: #869

Olá Helena
Somos concerteza da mesma família pois o meu pai e a minha avó são Mergulhão. Não deixa de ter piada porque o meu avô da parte da minha mãe é também Mergulhão. Tenho uma árvore geneológica bastante constituída mas está um pouco difícil de ler pois as letras já estão um pouco sumidas e a organização não está clara. Não sei como a hei-de transmitir. Além disso vejo que chego tarde ao forum e afinal perdi o encontro familiar; tenho imensa pena de não ter comparecido. Mas sempre vai agora esta minha missiva...
Cumprimentos
Maria do Céu Carneiro Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#105605 | mergulhão | 18 nov 2005 22:08 | Em resposta a: #105589

Viva Céu
Não desanime vai haver se Deus quizer um outro encontro para o ano, palavra de Mergulhão. Quanto a sua genealogia adorava ve-la e organiza-la
, os meus 9 anos de pesquisa deu-nos a mim e a minha prima Silvana um treino magnifico, realmente a Familia Mergulhão é ramo unico ou seja acabamos por ser primos,ajuda-la-ei em tudo que estiver ao nosso alcance pode contar comigo.certo?
um beijinho

lena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#108931 | mergulhão | 06 jan 2006 15:13 | Em resposta a: #869

A TODOS OS " MERGULHÕES" estamos a pensar em fazer o II ENCONTRO DA FAMILIA MERGULHÃO pedia que nos dessem informações ideias e se querem novamente realizar este encontro, a data está marcada para Setembro , VASCO MERGULHÃO - pai de Fernão Mergulhão - Moimenta da Beira, por isso peço a vossa ajuda no caso de estarem tb neste projecto. e que avisem os vossos familiares.

contacto : Malone@mail.telepac.pt

lena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#115347 | mergulhão | 29 mar 2006 13:00 | Em resposta a: #15041

Jose Alvez

Será que ainda se lembra de mim? ainda anda por estas bandas ? gostaria de falar consigo vamos ter um 2º encontro e sinceramente preciso da sua ajuda

lena mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#115349 | mergulhão | 29 mar 2006 14:04 | Em resposta a: #105605

Céu

Como prometi vamos ter um 2º encontro o que é optimo para tirar duvidas fazer amigos e cnhecer a familia
dia 9 de Setembro todo o dia com cerimonia almoço, jantar entrega de medalha e brochura, pense nisso

lena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#115350 | mergulhão | 29 mar 2006 14:08 | Em resposta a: #45429

João

Vamos dia 9 de Setembro fazer o 2º encontro dos mergulhões não sei se está interessado brevemente estara no site de Moimenta da Beira site da Camara o primeiro foi optimo espero que este ainda seja muito melhor

um beijo helena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#115915 | mergulhão | 05 abr 2006 22:51 | Em resposta a: #105589

Céu

desapareceu do mapa, que é feito de si, vamos ter um 2º encontro da F. Mergulhão, de noticias ,
beijos

lena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#116109 | MCCM | 07 abr 2006 19:21 | Em resposta a: #115915

Olá Lena
Meu Deus, ainda bem que vim ver as mensagens... Obrigadissimo por me avisar e insistir. Sabe que esta nossa vida ainda se torna mais rápida porque a tornamos assim, diária, sempre igual, cheia de tudo e de nada e cá vamos indo sem tempo para o que de facto gostamos e faz sentido. Tenho todo gosto, aliás enorme gosto em ir ao 2º encontro, a 9 de Setembro. Nessa altura levarei o máximo de elementos que encontrar sobre a nossa família. Por favor dê-me notícias e mais uma vez obrigadíssima pelo "abanão"
Beijinho Céu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#116110 | mergulhão | 07 abr 2006 19:33 | Em resposta a: #116109

Viva Céu

Fico contente, pois bem vou enviar-lhe o meu mail para assim a por a par de todo o nosso programa, sobre a vida apenas lhe digo isto vá vivendo temos sempre 5 minutos para vir a Net pelo menos aqui ficamos a par de muita coisa e esquecemos o ritimo louco em que vivemos, vai ver que vale a pena eu assim faço diáriamente quando chego do trabalho ligo o meu companheiro e vou procurando mais malta do nosso grupo(Mergulhão) e falo Mergulhão pelo facto de sermos um só grupo todos da mesma familia ... e cá vamos recebendo com muito agrado as respostas positivas.

pois bem Céu o meu mail é este

malone@mail.telepac.pt

Assim vou explicar-lhe o nosso programa

beijinhos

lena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#172527 | LBolacha | 12 nov 2007 18:26 | Em resposta a: #45429

Caro Senhor J.Monteiro

Sou descendente de Bernardo Campos Mergulhão e Catarina Velez, mas ainda nada sei sobre eles. Pode me ajudar?

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

PS- sou descendente de Campos Mergulhão e também de Velez

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão -Gavião/Amieira do Tejo

#215384 | asgodinho | 13 dez 2008 12:48 | Em resposta a: #97847

Caro Pedro

Descobri que somos primos por ascendentes no Gavião.

Vou deixar-lhe o meu ramo que entronca no seu João Rodrigues Ascensão:
- Manuel Pires Miguéns c.c. Maria Gomes em 1571.
A Maria Gomes bat. em 1730 filha do casal:
João Rodrigues Ascensão c.c.Catarina Gomes (ambos do Gavião):
- JRA filho de João Rodrigues c.c. Isabel Marques (ambos do Panascoso ????).
- Catarina Gomes filha de Francisco Gomes c.c. Andreza Gonçalves (ambos de Fronteira???????).

Tenho apenas as datas do baptizado e do casamento de Maria Gomes: 14.05.1730 e 23.12.1751.

Se possível gostaria que me confirmasse esta informação e me acrescentasse o que souber.

O ramo que menciona como padrinhos também são meus ascendentes, a saber:
- Arcângela Maria Vaz Mergulhão c.c. João Dias Carvalho (de Amieira).
Arcângela é filha do cap. José Vaz Mergulhão c.c. Águeda Martins.
- JoséVaz Mergulhão é filho de Fernando Vaz Mergulhão c.c. Maria Calada
- Fernando Vaz mergulhão é filho de Fernando Vaz c.c. Maria Fernandes
- Maria Calada é filha de António Miguéns e de Maria Calada

De Águeda Martins não tenho mais informação.

Também não não tenho mais informação cronológica.

Sepuder acrescentar algo, seria óptimo.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

Familia Mergulhão

#410203 | arabiane | 03 dez 2018 22:59 | Em resposta a: #15094

Olá Anabela,

Comprei hoje uns postais endereçados à Sra. Maria Helena Mergulhão e que eram enviados por alguém que vivia em África. Se alguém por aqui tiver interesse posso partilhar mais informações.

Resposta

Link directo:

Familia Mergulhão

#410212 | genealogia80 | 04 dez 2018 13:51 | Em resposta a: #116110

Boa tarde.


Também sou descendente dos Mergulhão, do Alentejo, da zona de Portalegre e Alegrete. Não sei se haverá alguma informação sobre estes Mergulhão e se estarão aparentados com os seus?

Fico a aguardar uma resposta da sua parte, se fizer o favor. Obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Familia Mergulhão

#445500 | clover779 | 30 jan 2023 17:34 | Em resposta a: #410212

Boa tardes.
Não sou Mergulhão, mas nas minhas pesquisas deparei-me com um Luís Mergulhão e seu meio-irmão António Galindes (que deu o apelido Mergulhão a alguns filhos), estes vieram para Cantanhede em finais do século XVI, início do século XVII. Eram ambos filhos ilegítimos do padre Fernão Mergulhão, quando estes estava em Ermelo, e que instituiu o Mosteiro de Moimenta da Beira onde está enterrado.
Em Cantanhede ambos tiveram descendência (aliás aparecem algumas informações na Pedatura Lusitana de Alão de Morais).

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Familia Mergulhão

#445513 | peninha | 31 jan 2023 13:28 | Em resposta a: #869

Não sou Mergulhão. Todavia, pode interessar que, pelo menos, nos finais de Quinhentos houve Mergulhões em Benavente e em Oitocentos ainda os havia.

Cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Mergulhão

#445535 | tmacedo | 31 jan 2023 20:11 | Em resposta a: #445500

Caro Nuno Silva,

Se não estou em erro os de Cantanhede (ligados no século XVII aos Juzartes) não são Mergulhão.
Assinam Mogulham ou Mogulham Martel.
Julgo tratar-se de uma outra gente com origem em Espanha.

Cumprimentos,
A. T.

Resposta

Link directo:

Mergulhão e Mogolhão

#445548 | tmacedo | 01 fev 2023 11:16 | Em resposta a: #445500

Caro Nuno Silva,

Em complemento da mensagem de ontem, o Dr. Fernão Mergulhão, fundador do mosteiro beneditino de Moimenta da Beira, não tem qualquer relação familiar com o abade de Ermelo, Dr. Fernão Mogulhão.
Como este segundo apelido anda confundido com o primeiro, quer em nobiliários quer em registos de arquivos públicos, julgo ser necessário fazer esta clarificação.

O Dr. Fernão Mergulhão (não confundir como o sobrinho, o Dr. Fernão Couraça Mergulhão) nasceu em Moimenta da Beira, cerca de 1545, filho de Vasco Mergulhão e de Leonor de Lucena. Foi abade de S, Clemente de Basto e vigário geral do arcebispado de Braga.

O Dr. Fernão Mogulhão, ou Fernão Galindes Mogulhão, foi abade de S. Vicente de Ermelo em 28 de Agosto de 1583 por apresentação do conde de Cantanhede (já detentor dos senhorios da casa de Marialva). Tinha nascido em meados do século em Alconchel, Badajoz, sendo filho de Cristóbal Perez Martel e de sua mulher Mencia Galindes Mogullan, vizinhos daquela vila.

Este abade de Ermelo teve de uma Paula Fernandes, solteira, de Guimarães, filha de Maria Pires, também de Guimarães, a Luís Mogulhão Martel que foi almoxarife em Cantanhede, criado da condessa D. Constança de Noronha e mordomo mor de D. Pedro de Meneses. Tinha nascido na vila de Mondim de Basto, próximo de Ermelo, abadia de seu pai. Teve pelo menos dois irmãos que aparecem nos paroquiais de Cantanhede: Cristóvão Martel (nascido cerca de 1573) e António Galindes casado em Cantanhede.

Luís Mogulhão Martel foi pai de Manuel da Silva Mogulhão, licenciado, juiz de fora de Lafões, juiz dos órfãos da Covilhã que, quando faleceu, era provedor em Viseu. Este, casou em Cantanhede em 7 de Maio de 1645 com D. Estefânia de Andrade Juzarte, filha de Manuel de Andrade e de Maria Cardoso Juzarte. Com larga geração.
Como sabe, aquela Estefânia de Andrade Juzarte era irmã do bispo de Cabo Verde, D. Bernardo de Santa Maria Juzarte de Andrade e de Miguel Juzarte de Andrade. Este último antepassado dos Juzartes do Zambujal.

Cumprimentos,
A. T.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 07:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen