Terceira- Furtado de Mendonça

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Terceira- Furtado de Mendonça

#87128 | MigueldCT | 29 mar 2005 00:49

As informações de que disponho, sobre os Furtado de Mendonça, são o resultado de estudos feitos por um tio trisavô meu - Julio Gomes de Menezes - que me parecem incipientes. A determinada altura deixa de se basear em registos e passa a utilizar fontes como a "Genealogia da primeira nobreza e fidalguia da Ilha Terceira", do Padre F. Maldonado.
É por desconfiar desta fonte (o meu tio, não o P. Maldonado) que vinha perguntar se alguém tem alguma coisa sobre "...Pedro Furtado de Mendonça, natural da ilha da Madeira, que foi casar à ilha de S. Miguel com Maria d'Arruda, dos Arrudas daquela ilha (...)" no qual os Mendonças "nesta ilha Terceira fazem tronco". Passou o dito Pedro Furtado de Mendonça à ilha Terceira, com sua mulher, trazendo já os seguintes 3 filhos:
-Manuel Furtado de Mendonça
-Pedro Furtado de Mendonça
-Francisco Furtado de Mendonça
Toda esta descendência está bem documentada. A dificuldade está em saber de quem era filho o primeiro Pedro Furtado de Mendonça, que veio da Madeira.
Aparentemente, não haveria qualquer relação próxima com os "Furtados de Mendonça" da Graciosa, mas tenho a ascendência (talvez por falta de melhores dados!?) feita por esses.
Seguro de que alguém dispõe de elementos que me podem ser muito úteis, aguardo as vossas respostas.
Desde já lhe agradeço,
Miguel do Canto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Terceira- Furtado de Mendonça

#122237 | yago | 05 jul 2006 19:33 | Em resposta a: #87128

Olá Migueldct, meu nome éfurtado de Mendonça Neto, moro em São Luis no Maranhão. Sou descendente de Miguel Furtado de Mendonça que viveu em Acarau-CE entre o centenário de 1800, mas que migrou para o Maranhão devido a uma forte seca. Ele foi o meu bisavô. Ele era descendente de Francisco Furtado de Mendonça, que suponho ser um dos filhos de Pedro `Furtado de Mendonça, aqual você procura por informaçôes. O que me faz supor isso é o fato de que meu ancestral Francisco Furtado de Mendonça veio para o brasil vindo da ilha da madeira (no ano de1684 para fins de comprovação). migueldct, honestamente lhe digo que no momento não tenho como contribuir em sua pesguisa, a única lúz que posso lhe dar é a dica de um livro bastante interessante que encontrei na internet,"OS FURTADO DE MENDONÇA PORTUGUESES" DE MANUEL ABRANCHES DE SORVAL. editora masmedia. ele é facilmente localizado no geoogle. por fim amigo, gostaria de lhe desejar sorte em sua pesguisa e lhe pedir que você compartilhasse comigo sua fontes( livros específicos, imagem, fotografias etc) que dispor, pois também estou atras de saber mais sobre minhas origens e ate agora sei de muito pouco. a medida que for decobrindo coisas novas lhe enviarei também.
Quando me enviar uma resposta me diga qual foi o seu primeiro ansestral brasileiro e de qual dos tês filho de Pedro Furetado de Mendonça era descendente, e onde ele se fixou quando chegou no brasil. Desde já agradesço pela atenção. "RICARDO FURTADO DE MENDONÇA NETO/SÃO LUÍS-MA"
E-MAIL:rikardofurtadodemendonca@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Terceira- Furtado de Mendonça

#291401 | Luiz Alberto | 19 nov 2011 13:29 | Em resposta a: #122237

Prezado Ricardo:

Minhas famílias também tem origens no Maranhão e Piauaí: Costa Fernandes e Bacellar

Fiquei curioso pois eu estou procurando exatamente os dados sobre os ancestrais de: Miguel Furtado de Mendonça, Coronel da Guarda Nacional do Piauí, nascido no Maranhão (ou Piauí) e falecido em Parnaíba (PI), 17/dez/1874, meu terceiro avô paterno.
Foi casado com Marinha Rosa (ou Lopes) de Castello Branco, nascida 15/jun/1815, falecida no Brejo (MA), 20/04/1892. Este casamento de Miguel FM foi o segundo casamento de Marinha, já viúva de João Paulo de Araújo Bacellar, com quem teve oito filhos.
Do casamento de Miguel Furtado de Mendonça com Marinha Rosa de Castello Branco, nasceram pelo menos cinco filho, dentre os quais Maria Vicência [de Castello Branco] Furtado, minha segunda avó paterna , (nascida no MA, 01/set/1854; falecida Brejo, MA, 18/ago/1946).

A descendência de Maria Vicência, tenho com bastantes detalhes. Não lha envio agora pois a mesma pode não lhe interessar.

Se achar que estes dados acima podem referir-se ao seu bisavô, por favor entre em contato comigo para maior troca de informações, pelo Fórum ou pelo o meu e-mail abaixo.
dombeto @unisys.com.br

Será um prazer para mim se puder me responder.

Abraço do
Luiz Alberto [Bacellar] da Costa Fernandes
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Terceira- Furtado de Mendonça

#306188 | castrokkbr | 17 mai 2012 23:46 | Em resposta a: #87128

Caro colega,
Eu pesquisei, mas não achei a filiação e do Cap.-Mor Manoel Furtado Leite de Mendonça, casado com Inácia Custódia de Sá, ele nascido na Ilha de São Miguel. O casal passou para Minas Gerais, onde suas filha Mariana Manuela e Ana Casemira casaram com os Pinto Coelho da Cunha.
No endereço abaixo, você pode pesquisar registros “on line” das freguesias de localidades das Ilhas dos Açores.
http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/Default.aspx
Achei no site dos Açores uma obra digitalizada: Genealogias Carlos Machado, onde consta parte do que eu pesquiso. Capa (imagem 001)
http://www.culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GENEALOGIAS-CARLOSMACHADO/GENEALOGIAS-CARLOSMACHADO_item1/P1.html
Indice (imagens 002 a 006)
http://www.culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GENEALOGIAS-CARLOSMACHADO/GENEALOGIAS-CARLOSMACHADO_item1/P2.html
Furtado Leite de Mendonça (imagem 425 = pag.419)
http://www.culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GENEALOGIAS-CARLOSMACHADO/GENEALOGIAS-CARLOSMACHADO_item1/P425.html

Outras obras genealógicas (role a tela para baixo)
http://www.culturacores.azores.gov.pt/bd/pesquisa/default.aspx?cat=1

Abraços
Antônio Carlos de Castro
Campinas-SP
e-mail: castrokk@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Terceira- Furtado de Mendonça

#306238 | acota | 18 mai 2012 16:26 | Em resposta a: #122237

Caros participantes

Na TT de Lisboa há o seguinte documento:

http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqDb=Catalog&dsqCmd=Show.tcl&dsqSearch=(RefNo=='PT-TT-JIM/JJU/2/207/21')

Para entroncar este capitão Manuel Furtado Leite de Mendonça é necessário encontrar o seu casamento, o que deverá ter ocorrido no Brasil.

Cumprimentos a todos

António Francisco Cota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 01:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen