Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias | Regiões

Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#87256 | nresende | 31 mar 2005 11:38

Caros confrades,
Agradeço toda e qualquer informação sobre a Casa da Corredoura em Cambres, e famílias da região, nomeadamente os Leite Pereira, Rebelo Pinto, etc.
Cumprimentos,
Nuno Resende

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#87258 | Ortigão | 31 mar 2005 12:38 | Em resposta a: #87256

Caro Nuno
Não sei já visto isto:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=35392

abç's
rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#87259 | JMSA | 31 mar 2005 12:50 | Em resposta a: #87256

Caro Confrade
Tenho antepassados de Cambres, Lamego (espero estar a referir o mesmo lugar):
Maria Maximiana Teixeira Pinto de Sequeira, n. por volta de 1830, filha de António Pinto de Sequeira, de Resende e de Rosa (...?) Teixeira, de Cambres. Terá por acaso alguma informação sobre esta familía? Tenho este ramo muito pouco desenvolvido e quase nada sei.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#87260 | nresende | 31 mar 2005 12:57 | Em resposta a: #87258

Caro Rodrigo,
Ja tinha visto sim, obrigado.
Sabe dizer-me se esses seus antepassados eram titulares de alguma Comenda?
Abç
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#87586 | RCR | 03 abr 2005 16:36 | Em resposta a: #87256

Caro Nuno Resende

Tenho uma linha de ascendentes naturais de São Gião e São Salvador de Penajóia, onde constam alguns Pinto, Pinto de Oliveira, Trindade, Coelho e Pereira (mas não Leite Pereira ou Rebelo Pinto). Esta linha está pouco desenvolvida (primeiro quarteirão de 1800) dadas a dificuldades de acesso ao Arquivo Diocesano de Lamego e baseia-se exclusivamente em paroquiais.

De Cambres tenho Tomásia Rosa Pinto Teixeira cc. cerca de 1815/25 com António José de Araújo Lopes Parreira, n. de Almacave (um descendente deste casal cruza-se com a linha de Penajóia).

Se quiser informações mais detalhadas dos nomes e datas da linha de Penajóia, disponha.

Cumprimentos,
RitaCR

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#87882 | JPNS | 06 abr 2005 19:20 | Em resposta a: #87586

Cara "Rita CR":

Será que dispõe de algumas informações sobre os Gouveia Pinto, da Penajóia?

Cumprimentos,

JPNS

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#87914 | RCR | 07 abr 2005 08:20 | Em resposta a: #87882

Lamento, não tenho qualquer informação sobre a família que refere.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

Gouveia Pinto, de Penajoia

#115600 | RCR | 01 abr 2006 14:33 | Em resposta a: #87882

Caro JPNS

No assento de Casamento de Bernardo Pereira e Ana Carlota Correia, de Penajoia, de 1837, figura como Reverendo Vigário Encomendado Luis de Gouveia Pinto. A HG deste último, a ser localizada, terá certamente informações sobre Gouveia Pinto, de Penajoia.
Cpm
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Gouveia Pinto, de Penajoia

#123660 | JPNS | 26 jul 2006 15:31 | Em resposta a: #115600

Cara Rita:

Lamento só agora lhe retorquir, mas durante algum tempo deixei de receber advertências respeitantes a respostas.

Muito lhe agradeço esta referência. Luís de Gouveia Pinto foi também Reitor da Igreja de S. João Baptista de Fontoura (nomeado pároco por decreto de 5.11.1845). Há ainda um Padre Francisco de Gouveia Pinto, que faleceu em Molães, Penajóia, em 25.12.1846, e um Padre Manuel de Gouveia Pinto, que aí assina termos de óbito em 1768 e 1771. Imagino que as habilitações de genere não estejam disponíveis no Arquivo Distrital. Entretanto, saíram há alguns meses mais microfilmes referentes à Penajóia. Já os encomendei. Se souber de mais alguma coisa, logo a informarei.

Cumprimentos.

J.Paulo Nascimento e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penaj

#123705 | fasc | 27 jul 2006 11:28 | Em resposta a: #87586

A minha família é oriunda da Penajóia e sobre ela escrevi um livro intitulado "A Família Correia (Pinto) da Penajóia", cuja súmula se encontra na página www.familiacorreiapinto.com.
Se me pudesse fornecer as linhas de ascendentes que possui sobre os PINTO e PEREIRA (ramo nobre da minha família), com os nomes e datas da linha detalhadas, ficar-lhe-ia imensamente grato.
Cumprimentos
Fernando Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gouveia Pinto, de Penajoia

#123706 | fasc | 27 jul 2006 11:34 | Em resposta a: #123660

A minha família é oriunda da Penajóia e sobre ela escrevi um livro intitulado "A Família Correia (Pinto) da Penajóia", cuja súmula se encontra na página www.familiacorreiapinto.com.
Na sua mensagem refere que saíram mais microfilmes referentes à Penajóia. Os que consultei para as minhas pesquisas foram na Igreja Mormon e estes que saíram de onde são? Agradecia a sua informação.
Cumprimentos

Fernando Correia

Resposta

Link directo:

RE: Gouveia Pinto, de Penajoia

#123718 | JPNS | 27 jul 2006 14:01 | Em resposta a: #123706

Caro Fernando Correia:

Muito agradeço a sua resposta e a a indicação que me dá da sua obra. Talvez venhamos a descobrir alguma afinidade por via dos "Pintos".

Graças ao empenho dos Mórmons e do ADV, saíram mais microfilmes respeitantes (pelo menos) a S. João da Pesqueira e à Penajóia. Figuram no site da Igreja Mórmon, em www.familysearch.org. Neste momento, o que existe sobre a Penajóia é o seguinte: "Casamentos 1762-1859 - [ 1280256 Item 2 ]
Óbitos 1767-1859 -- Baptismos 1825-1859, (inclue 1 õbito de 1867) - [ 1280257 Items 1 - 4 ]
Casamentos 1884-1886, 1870-1883 -- Óbitos 1860-1883 -- Baptismos 1886-1891 - [ 2385083 ]
Baptismos 1892-1895 -- Casamentos 1887-1893 -- Óbitos 1884-1893 -- Baptismos 1896-1898 -- Casamentos 1894-1898 - [ 2388905 Items 1 - 8 ] ".

Cumprimentos,

J.Paulo Nascimento e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Gouveia Pinto, de Penajoia

#123721 | fasc | 27 jul 2006 15:10 | Em resposta a: #123718

Caro J.Paulo:

Muito obrigado pelas suas indicações.
Estarei sempre ao dispor para futuros contactos.
Cumprimentos

Fernando Correia

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#136589 | camac 41 | 06 dez 2006 12:23 | Em resposta a: #87256

Caros Confrades

Tenho um ramo dos meus ascendentes que tem origem na freguesia de Cambres-Lamego. Trata-se de Maria de Seixas, natural da referida freguesia e filha de António de Seixas e Antónia Fernandes. Casou em 12 de Novembro de 1662 com Estevão Duarte na freguesia de Stª Eulália de Paços - Paços de Ferreira. Foi celebrante o cura da referida freguesia o Padre Manuel de Seixas, possivelmente tio da referida Maria de Seixas.
Agradecia qualquer indicação sobre esta família.

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#136629 | 3888 | 06 dez 2006 19:56 | Em resposta a: #87256

Caro Confrades:
Estive quando menino, num solar em Cambres, onde se realizavam umas sessões místicas atribuidas a uma senhora brasileira. O proprietário desse solar era parente do meu pai, mas nao sei em que grau.
Será esta "Casa da Corredoura" a mesma da minha infância? Se for, como se chamava, então o proprietário, que era parente do meu pai? Desculpem a minha ignorância genealógica.

Outro assunto: este tópico fala,também da Penajóia. Em menino também, visitei um pequeno solar e uma quintinha, que era da viúva do falecido Prof. Dr. Virgilio Correia - o meu pai fazia a escrita gratuitamente, através dum amigo conhecido por "Miguelzinho", de grandes relações em Lamego e me livrou da tropa, que vivia no Souto, da freguesia de Godim, do Peso da Régua.
Onde ficava esse solar? Que é feito do filho do Prof. Dr. Virgìlio Correia? Essa pequena quintinha e solar estão agora em mãos de quem?
Agradeço quaisquer referências.
António Mesquita

Resposta

Link directo:

RE: Gouveia Pinto, de Penajoia

#137891 | Canuto | 21 dez 2006 18:50 | Em resposta a: #123706

Caro Fernando,
Sou brasileiro descendente de um português chamado Sebastião Nunes Correia Pinto, que teria aportado por aqui por volta do século XVI ou XVII. Gostaria de adquirir o seu livro sobre a família. Oriente-me como devo proceder...
Francisco das Chagas Canuto

Resposta

Link directo:

RE: Gouveia Pinto, de Penajoia

#189769 | joseelson2008 | 27 mar 2008 02:33 | Em resposta a: #137891

Ao Sr. Francisco das Chagas Canuto.

Também estudo a descendência de um português chamado Sebastião Nunes Correia Pinto, só que este viveu no Ceará no século XVIII / XIX.

Resposta

Link directo:

RE: Gouveia Pinto, de Penajoia

#210560 | Canuto | 14 out 2008 19:51 | Em resposta a: #189769

Ao Sr. Joseelson

Consegui mais informações sobre SEBASTIÃO NUNES CORREIA PINTO. Ele nasceu em Portugal, no ano de 1802 e viveu muito tempo no município de Independência -Ceará - Brasil. Casou-se aqui com uma moça chamada Joana de Sousa. Vi alguns documentos seus no Cartório daquela cidade.

Canuto

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#247880 | maria MORAIS | 17 jan 2010 01:21 | Em resposta a: #87586

ola,sou de penajoia,e a minha familia tambem tem sobrenomes de:pinto e trindade,tenho muita curiosidade em saber dos meus antepassados mas está dificil.majo_trindade@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#259010 | maria MORAIS | 20 jul 2010 23:48 | Em resposta a: #87586

boa noite,tambem sou de penajoia apesar de nao morar lá e tambem tenho na minha familia o sobrenome de PINTO e de TRINDADE

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#326545 | manoel j pinheiro | 01 abr 2013 18:44 | Em resposta a: #259010

Ola boa tarde me chamo Manoel de Jesus Pinheiro estou querendo saber se tenho a inda alguem da minha familia morando em Penajoia "os sobrenomes saõ CORREIA PINTO, PINHEIRO, BILHÓ, JOSÉ DE SOUSA E ALMEIDA ,SABENÇA. CONTATOS para o hotmail.
quimmanoel@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#353821 | jmnovais | 20 jan 2015 18:08 | Em resposta a: #136589

caríssimo Carlos, como está? Cruzei-me com este seu comentário, estando precisamente na busca de info sobre o pe Manuel de Seixas, pai de outro manuel de Seixas, casado em Lustosa (23/9/1697) com Serafina Antónia; teve o dito filho com Marta Antónia de Santa Eulália de Passos. É dado como original (ou pelo menos morador) de Quintãs, Lustosa.
Haverá inquirição de genere?

um abraço

Resposta

Link directo:

Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#380052 | SuSousa | 19 abr 2017 16:55 | Em resposta a: #87586

Cara Rita,
Estou a construir a minha árvore genealógica e descobri que também eu tenho ascendentes de São Gião (ou Geão) da Penajoia, de sobrenomes Correia Passarada, Coelho, Rodrigues do Curral, Pinto Ribeiro e Pinto. Seria possível disponibilizar a informação que possui relativa aos Coelho e aos Pinto?
Ficar-lhe-ia muito agradecida.
Cumprimentos,
Susana de Sousa

Resposta

Link directo:

Casa da Corredoura/Famílias de Cambres e Penajóia

#418195 | tavguinu | 22 set 2019 11:00 | Em resposta a: #87256

MONTEIRO COUTINHO / GOUVEIA - PENAJÓIA, LAMEGO

Alguém tem informação de descendentes sobre o Azeiteiro da Portela em Penajóia, Lamego, pai de Isabel ou Isabel Gouveia ?

MANUEL MONTEIRO, baptizado a 13.02.1679 em Penajoia, Lamego, foram padrinhos Domingos de Prado, de Lagoas, e Manuel Machado, de Molães.

“Aos catorze dias de Fevereiro de seiscentos e setenta e nove anos, baptizou o Padre Manuel da Cruz, Coadjutor, a Manuel, filho de Isabel, solteira, filha do Azeiteiro da Portela, deu por pai António Monteiro; padrinhos, Domingos de Prado, de Lagoas, e Manuel Machado, de Molães, e assinei.”

Casou a 12.05.1702 em Penajoia, Lamego com MARIA DE SEQUEIRA, filha de JORGE DE LUCENA DE ALMEIDA e ISABEL DE OLIVEIRA

“Aos doze dias do mês de Maio de mil e setecentos e dois anos, em minha presença e com Licença do Doutor Provisor deste Bispado, sendo primeiro denunciados os Banhos na forma da Constituição e sendo testemunhas Diogo Leite Pereira e Diogo Soares, solteiro, ambos do Lugar de Lagoas, eu, o Padre Domingos Lopes, Coadjutor, e outras pessoas mais que presentes estavam, se receberam por palavras de presente Manuel Monteiro, filho natural de António Monteiro Coutinho e de Isabel de Gouveia, solteira, do Lugar da Portela, desta freguesia, e Maria de Siqueira, filha natural de Jorge de Lucena de Almeida e de Isabel de Oliveira, e de presente morador em Vila Real, do Arcebispado de Braga, de que fiz este assento.”

Obrigado a todos !

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 02:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen