Ajuda - Lugares, freguesias e concelhos

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Ajuda - Lugares, freguesias e concelhos

#87289 | vitamina | 31 mar 2005 17:14

Caros Senhores

Em registos dos meus 5º avós diz que uns são do lugar do Pinheiro da freguesia de São Cosme e São Damião de Garfe outros do lugar do Soutelo freguesia de São Julião de Serafão. No mapa do Genea encontro Pinheiro e Soutelo no concelho de Vieira do Minho, serão os mesmos lugares?
E o lugar dos Condes na freguesia de São Cosme e São Damião de Garfe, ainda existe?
Antecipadamente grata pela ajuda.
Cumprimentos,
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Lugares, freguesias e concelhos

#87371 | vitamina | 01 abr 2005 11:21 | Em resposta a: #87289

Desculpem a minha insistência.
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Lugares, freguesias e concelhos

#87377 | josemariaferreira | 01 abr 2005 12:00 | Em resposta a: #87289

Cara Alexandra

Existe um lugar denominado de Pinheiro na freguesia de São Cosme S. Damião no concelho de Arcos de Valdevez, neste concelho actualmente não se regista qualquer lugar com o nome de Condes, apenas se regista este topónimo no concelho de Vagos e no de Póvoa de Lanhoso.
Soutelo é outro lugar na freguesia de Serafão concelho de Fafe.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Lugares, freguesias e concelhos

#87383 | vitamina | 01 abr 2005 12:12 | Em resposta a: #87377

Caro Zé Maria

Muito obrigada pela sua ajuda. Esta coisa dos lugares, freguesias e concelhos é por vezes muito confusa...
Os meus cumprimentos
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Lugares, freguesias e concelhos

#87385 | josemariaferreira | 01 abr 2005 12:32 | Em resposta a: #87383

Cara Alexandra

A Condes que se referirá o registo será porventura a de Póvoa de Lanhoso, porque fica próxima de Garfe e de S. Cosme/S. Damião.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Lugares, freguesias e concelhos

#87387 | vitamina | 01 abr 2005 12:42 | Em resposta a: #87385

Caro Zé Maria

Na fotocópia do registo diz "... do lugar dos Condes desta freguesia de Sam Cosme e Damião de Garfe..." as minhas dúvidas surgem quando começo a ver lugares com o mesmo nome noutros concelhos, ainda por cima concelhos vizinhos. É o que dá procurar demais.
Mais uma vez obrigada.
Cumprimentos
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Lugares, freguesias e concelhos

#87408 | josemariaferreira | 01 abr 2005 16:45 | Em resposta a: #87387

Cara Alexandra

Pondere na criação de uma nova freguesia a partir da localidade de Garfe e que foi integrada num outro concelho vizinho, acontece com frequência!

Não tem de quê, atenciosamente

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Lugares, freguesias e concelhos

#120141 | vitamina | 05 jun 2006 22:19 | Em resposta a: #87408

Caro Senhores

No assento de casamento dos meus trisavós (realizado em Santa Isabel, Lisboa a 15.10.1883) diz que a noiva é filha de João António de Magalhães baptizado em São Miguel de Amarante no Bispado de Braga, neta paterna de Jaime António de Magalhães e de Antónia Maria.

Já consultei o mapa desta página e encontro São Miguel no Concelho de Lousada. Sendo Lousada vizinha de Amarante, onde devo procurar os assentos destes meus avós. Peço ajuda para esta duvida, Lousada ou Amarante.

Agradeço desde já a ajuda.
Cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Lugares, freguesias e concelhos

#120191 | josemariaferreira | 06 jun 2006 13:33 | Em resposta a: #120141

Cara Alexandra Fernandes

São Miguel de Amarante é um lugar mesmo junto a Amarante. Também existe no concelho uma Igreja denominada de S. Miguel, onde provavelmente teria sido o dito baptismo .
Deverá procurar em Amarante, obviamente.

Com os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Lugares, freguesias e concelhos

#120196 | vitamina | 06 jun 2006 14:44 | Em resposta a: #120191

Caro Zé Maria

Muito obrigada pela ajuda. Irei então procurar em Amarante.

Com os meus melhores cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

Freguesias, oragos e localidades

#120232 | victorferreira | 06 jun 2006 22:12 | Em resposta a: #87383

Não sei se está em ou é portuguesa, mas para clarificar:

- Um Concelho (= Município) é composto por várias Freguesias (= menor unidade da administração do território), e são (ambos) divisões administrativas (civis);

- As Freguesias 'religiosas' (que são as 'mães' da civis actuais) sempre existiram e constituíam-se também nas menores circunscrições das 'câmaras' eclesiásticas. Eram as Paróquias. Cada uma tinha um 'orago' principal, ou seja uma Igreja onde se venerava o/a santo/a padroeiro/a principal. P.ex., a actual Freguesia (civil) de Alcafache corresponde à Freg. 'de São Vicente' de Alcafache, freg. religiosa que sempre lá esteve há séculos;

- Cada Freguesia por seu lado, poderia (e hoje também pode) ter algumas localidades que dela faziam parte. E cada localidade dessas poderia ter a sua capela (que não era a igreja principal ou igreja 'paroquial', que se coinstituía no 'orago' principal), onde seria venerado um outro santo, ou anjo, ou apóstolo. P.ex., a localidade (= aldeia, lugar) de Moreira teria lá uma capela onde se venerava São Silvestre, Papa, enquanto o orago da Freguesia era São Pedro, cuja Igreja ficava na localidade Sede da mesma, que era a localidade de Santar.

Isto para dizer o quê? Que os mapas que aparecem aqui no Genea só vão até ao nome das Freguesias, civis, e actuais. Quando num registo antigo se apanha o nome antigo da Freguesia, ele vem lá com o nome do Orago principal. Era assim que devia ser. Hoje alguns desses nomes 'caíram' e fica criado um vazio: parece que estamos à procura de Freguesias que não existem ou que nos equivocamos com a leitura, ou coisa assim. Mas as razões são as que lhe apontei. Para complicar mais um bocadinho, ainda houve Concelhos e Freguesias que foram desaparecendo.

Uma forma de 'pesca' dos oragos são os sites da Igreja Católica onde há uma lista completa das Freguesias e oragos principais. Ou os magníficos livrinhos verdes da Gulbenkian ...
Espero ter colaborado numas luzes para ir melhorando a sua compreensão das divisões territoriais e patrocínios religiosos cá do torrão.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias, oragos e localidades

#120234 | Xico Cruz | 06 jun 2006 22:32 | Em resposta a: #120232

Caro Victor Ferreira
Importa-se de me explicar o que são "os magníficos livrinhos verdes da Gulbenkian"
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

Corografias e Guias de Portugal

#120262 | victorferreira | 07 jun 2006 10:10 | Em resposta a: #120234

(antes da ordem do dia, e com pedido de desculpas por chamar outro participante a esta resposta)

Caro Francisco Matos,

Referia-me por humor (mas pelos vistos, mal conseguido ...) aos 'Guias de Portugal' cuja 1ª edição, de 1924, é da Biblioteca Nacional de Lisboa, reeditados ad aeternum pela Gulbenkian. Há-os todos na Feira do Livro. Aproveite.

Mas deveria ter escrito com maior rigor 'ir ver a uma Corografia Portuguesa' - ou Chorographia, mais 'hagá' menos 'hagá' -, aí sim onde pode encontrar tudo quanto é localidade, freguesia, lugar, lugarejo, com oragos, capelas, altares, dólmens e mais quantas referências religiosas estivermos interessados.
Esta chamada também é destinada à Alexandra Fernandes.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Corografias e Guias de Portugal

#120295 | Xico Cruz | 07 jun 2006 18:19 | Em resposta a: #120262

Caro Victor Ferreira
Muito obrigado.
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: Corografias e Guias de Portugal

#120305 | vitamina | 07 jun 2006 21:29 | Em resposta a: #120262

Caro Victor Ferreira

Muito obrigada pelas suas dicas (as de ontem e as de hoje).

Ainda assim o sitio mais esclarecedor foi o “minhaterra”. Na freguesia de Fregim diz que “Dentro da área da actual freguesia, chamada Aquém-do-Rio, já existia, em principio do sec. XII, um agregado de habitações apelidado de Vila Nova e tinha por templo uma capelinha dedicada ao Arcanjo S. Miguel. No inicio do sec. XX ainda existiam as ruínas dessa capela. Nas inquirições de D. Afonso II em 1220, já se nomeia Santa Maria de Frogim, entre os grupos de povoações que formavam o julgado de Santa Cruz do Sousa, conhecido por Santa Cruz de Ribatâmega no sec. XVI e seguintes e por Santa Cruz de Vila Meã nos tempos anteriores a 1855, ano em que foi extinto para criar o novo concelho de Amarante.”.

Aproveito para o informar que sou portuguesa e que vivo neste lindo PORTUGAL. ;)

Mais uma obrigada.
Com os melhores cumprimentos.
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Lugares, freguesias e concelhos

#186823 | Lafinesse | 02 mar 2008 21:19 | Em resposta a: #120305

Boa tarde Alexandra.

Quanto à sua dúvida sobre Garfe, informo que os seus oragos são S. Cosme e Damião, tratando-se da mesma freguesia do concelho da Póvoa de Lanhoso. Por sinal uma das freguesias onde se verificaram enterros tumultuários em Março de 1846.
Quanto a Soutelo, trata-se de um dos vários lugares da freguesia de Serafão (S. Julião), do concelho de Fafe, desde a reforma de >Mouzinho da Silveira, pois antes pertencia ao concelho de Guimarães. Por sinal, estive hoje (domingo) em Soutelo para acompanhar o funeral de um parente meu.
Dentro das minhas limitações, disponha sempre.
Saudações genealógicas.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen