Família Brito - Arcos de Valdevez

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Brito - Arcos de Valdevez

#8800 | jorge a soirefmann | 07 set 2001 13:45

Meu tetravô, Francisco de Souza Brito, nasceu por volta de 1789 em Arcos de Valdevez, tendo depois emigrado para o Brasil. Nos registros de batismo de seus filhos encontrei a respeito de sua origem:
- natural da Freguesia de São Cosme, Arcebispado de Braga,
- natural de Arcos de Valdevez, Arcebispado de Braga,
- natural da Freguesia de São Cosme e Damião, Arcebispado de Braga,
- natural da Villa dos Arcos de Valvez, Arcebispado de Braga.
Como se vê, em cada registro algo diferente. Como não conheço Portugal e não sou genealogista muito experiente, gostaria de auxílio para tentar encontrar o local correto de sua origem, e também, se possível, alguma orientação sobre onde obter a sua certidão de registro de nascimento ou de batismo. Agradeço qualquer resposta. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#8818 | Vasco Jácome | 07 set 2001 18:39 | Em resposta a: #8800

Caro Jorge A Soirefmann

Como pode ver em www.anmp.pt no concelho dos Arcos de Valdevez existe a freguesia S. Cosme e S. Damião, donde o seu antepassado era certamente originário. Na altura, como ainda não existia a diocese de Viana, era arcebispado de Braga.

Mas agora os assentos paroquias devem estar no respectivo Arquivo Distrital:

Arquivo Distrital Viana Castelo
Rua Manuel Espregueira 140 - Viana Castelo
4900-318 VIANA DO CASTELO
Telefone: 258 800 620
Fax: 258 800 629

A pedir o registo de nascimento, além de indicar o local (S. Cosme e S. Damião, Arcos de Valdevez) e a data aproximada, conviria dizer quem são os pais de Francisco de Souza Brito, pois no acento só aparecem os nomes próprios (neste caso, Francisco).

Boa Sorte do

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#221215 | zb007 | 14 fev 2009 18:28 | Em resposta a: #8818

visite
http://worldbritos.blogspot.com/
http://familiasbrito.hi5.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#221307 | DD | 15 fev 2009 21:52 | Em resposta a: #8800

Caro Jorge
Tenho conhecimento que Domingos José de Sousa Brito, falecido na freguesia de Távora,Arcos de Valdevez, em 27-12- 1863, com 70 anos, teria nascido na freguesia de S. Cosme e S. Damião, do concelho de Arcos de Valdevez, cerca de 1793, e era filho de José Bento de Brito e de Maria de Sousa Lima.
Será o seu Francisco de Sousa Brito da mesma família que refiro ?
Grato por qualquer esclarecimento,
com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#224948 | jorge a soirefmann | 26 mar 2009 16:25 | Em resposta a: #221307

Caro Miguel
Peço desculpas por responder com atraso a sua mensagem. Realmente, esse Domingos José de Sousa Brito é irmão de meu trisavô/tetravô (descendo duas vezes do mesmo) Francisco de Sousa Brito. Francisco estabeleceu-se no sul do Brasil (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) onde casou e deixou grande descendência. Se o amigo tiver mais informações sobre a família tenho interesse. Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#224963 | DD | 26 mar 2009 21:29 | Em resposta a: #224948

Caro Jorge
A sua msg permit~-me concluir que ainda existe, embora remoto, algum parentesco entre nós.
Não disponho de elementos, de momento, relativos ao seu tri/tetravô Francisco de Sousa Brito mas, se ele era irmão de Domingos José de Sousa Brito, era também tio de João Pereira de Sousa Brito, natural de Távora, Arcos de Valdevez,ali falecido no estado de solteiro, com a idade de 67 anos, em 27-12-1908; de Rosa Maria Pereira de Brito,nascida em Távora, 8-9-1849 ; do Conselheiro Dr. Pedro Pereira de Sousa e Brito e de Dona Maria da Conceição Pereira de Bito casada com o Dr. António José de Sousa Lima.
Domingos José de Sousa e Brito casou, em primeiras núpcias com sua sobrinha Dona Teresa Clara Pereira de Brito e , em segundas núpcias, com a também sua sobrinha( irmã da primeira esposa) Dona Miquelina Pereira de Brito.
O Domingos José de Sousa Brito, como referi na minha msg de 15/2, era filho de José Bento de Brito e de Dona Maria de Sousa Lima.
As, acima referidas, Dona Teresa Clara e Dona Miquelina eram filhas de João Pereira de Castro e de Dona Antónia Joaquina de Sousa Brito ( esta irmã de Domingos José).
Gostaria que me desse alguma notícia dos descendentes de seu Francisco de Sousa Brito e, se me facultasse o seu mail, teria muito gosto em dsenvolver e trocar mais pormenorizados elementos familiares.
Um abraço,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#224983 | jorge a soirefmann | 27 mar 2009 00:55 | Em resposta a: #224963

Caro Miguel
Interessante essa ligação de Sousa Brito com Pereira. Acho que esclarece algo que ainda não tinha informação. Eu encontrei certa feita algumas cartas de Francisco de Sousa Brito no acervo do Inst. Hist. e Geog. do Rio Grande do Sul, e entre elas havia uma dirigida de Francisco Pereira de Brito em 24/3/1828 a "meu tio" Francisco de Sousa Brito. Encontrei também um registro de concessão de terras (de 1/10/1798) a um Antônio Pereira de Brito, mas quanto a esse último não dá para assegurar, só pelo apelido, que também seja parente. O Francisco Pereira de Brito deve então ser filho de Domingos José de Sousa Brito. Outro fato interessante é que Francisco de Sousa Brito teve um filho chamado Domingos de Sousa Brito.
Francisco de Sousa Brito casou a 1/2/1823, em Porto Alegre, RS, Brasil, com D. Rita Antônia de Jesus, n. 10/2/1806 - Porto Alegre; ambos faleceram em Porto Alegre, ele em 17/6/1859, e ela em 29/4/1865. Da descendência do casal encontrei nada menos de 16 (dezesseis) filhos: Antônia, Maria, Francisca, Ana, Francisco, Rita, Clara, João, Emília, Domingos, Antônio, José, Luiz, Felisberto, Luiza e Amélia. Eu descendo de Clara, que casou com Francisco Antônio Borges Lima, e de José, que casou com sua sobrinha Cândida (filha de Clara). Quanto a Francisco Antônio Borges Lima, era filho de Francisco Antonio Borges, por sua vez primo de Francisco de Sousa Brito (via familia Sousa). Meu e-mail é meu sobrenome soi... arroba yahoo.com.br, será um prazer trocar informações com o amigo. Eu tenho muito desenvolvida a descendência de Francisco de Sousa Brito (mais de 2500 descendentes, em grande parte com datas e locais de nascimento, etc.) e tenho interesse em saber sobre os colaterais de Francisco. Se você tiver interesse posso ir lhe paasando, em partes, para seu e-mail, as informações que disponho. Um abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#224993 | badim | 27 mar 2009 10:38 | Em resposta a: #224983

Caro Jorge

Eu encontrei algumas informações sobre os ascendentes do capitão Pedro de Brito Gomes e sua esposa Maria da Costa, estes avós do seu Francisco de Sousa Brito, tenho que fazer mais algumas buscas no ADVC para encontrar mais dados.

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#225005 | bjglrc | 27 mar 2009 14:28 | Em resposta a: #224993

Caros Confrades,

Tem me parecido que as Familias Lima e Brito, no concelho dos Arcos, tem muitas vezes ramos comuns, gostaria de saber se teêm conhecimento deste ramo:

Freguesia de Parada

Francisco Soares casado com Ana da Cunha, a 1.05.1702
Ele Filho de:
João Soares e Justa Pereira, de S. Julião da Lage, Vila Verde

Ela Filha de:
Domingos de Lima e Ana Gonçalves

Ele nascido a 26.05.1661, filho de Domingos Francisco de Lima e Catarina Rodrigues ou Gonçalves e casados a 22.12.1638 em Parada

Com os melhores cumprimentos,

Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#225019 | jorge a soirefmann | 27 mar 2009 17:14 | Em resposta a: #224993

Caro Vitor
Quanto aos ascendentes de Francisco de Sousa Brito as informações que eu disponho seguem adiante. Caso você conseguir algo a mais eu gostaria muito de receber essas informaçõs. Abraço. Jorge.

1- Francisco de Souza Brito
Pais:
2- José Bento de Brito Gomes, n. (?) - freguesia de São Cosme e Damião de Azere, concelho de Arcos de Valdevez; f. (?) - (?); c. 20/5/1784 - freguesia de São Salvador de Sabadim, concelho de Arcos de Valdevez c/
3- Maria de Sousa, n. 3/4/1757 - Barro, freguesia de São Salvador de Sabadim; b. 6/4/1757 – Barro, freguesia de São Salvador de Sabadim; f. (?) - (?).
Avós paternos:
4- Cap. Pedro de Brito Gomes, n. 16/7/1675 - Submarelhas, freguesia de Azere, concelho de Arcos de Valdevez; b. 19/7/1675 - Submarelhas, freguesia de Azere; f. (?) - (?); c.(?) - (?) c/
5- Maria da Costa Barbosa, n. (?) - freguesia de São Salvador de Cabreiro, concelho de Arcos de Valdevez; f. (?) - (?).
Avós maternos:
6- Luís de Sousa, n. (?) - Barro, freguesia de freguesia de São Salvador de Sabadim; f. (?) - (?); c. 14/3/1754 - freguesia de São Salvador de Sabadim c/
7- Josefa Maria Freire de Lima (tb. referida como Josefa Maria Freire ou Josefa Freire de Lima), n. 15/10/1722 - Trogal, freguesia de São Salvador do Sabadim; b. 18/10/1722 – freguesia de São Salvador do Sabadim; f. (?) - (?).
Bisavós paternos:
8- Cap. João Rodrigues de Brito, n. (?) - freguesia de Azere; c. (?) - (?) c/
9- Ana Rodrigues, n. (?) - freguesia de Azere.
10- ?
11- ?
Bisavós maternos:
12- Domingos Rodrigues, b. 6/12/1676 - freguesia de Santa Eulália de Rio de Moinhos, concelho de Arcos de Valdevez, Portugal; c. 4/6/1705 - freguesia de São Salvador do Sabadim c/
13- Domingas de Sousa, n. (?) - Barro, freguesia de São Salvador do Sabadim
14- Cipriano Gomes de Lima, b. 23/9/1695 - Santa Maria de Vilela, concelho de Arcos de Valdevez; c. 27/8/1721 - freguesia de São Salvador do Sabadim c/
15- Isabel Freire Barbosa (tb. referida como Isabel Barbosa, Isabel Freire ou ainda Isabel Freire de Andrade), n. freguesia de São Salvador de Sabadim.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#225020 | jorge a soirefmann | 27 mar 2009 17:17 | Em resposta a: #225005

Caro Bruno
Quanto a essas pessoas eu não tenho nenhuma informação de vínculo com os meus Brito.
Saudações. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#225027 | Luis K. W. | 27 mar 2009 19:05 | Em resposta a: #224963

DD,
Esse João Pereira de Castro interessa-me. Tem a ascendência dele?

Luis K W

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#225031 | badim | 27 mar 2009 21:41 | Em resposta a: #225019

Caro Jorge

Os dados pode ver aqui na genea ao marcar Pedro de Brito Gomes, *1705.

Pedro de Brito Gomes, *16/07/1705 na Freguesia de S. Cosme e Damião e não em Azere, Maria da Costa, *18/08/1710 na freguesia de Cabreiro-Arcos e casaram em Cabreiro a 18/09/1728, Pedro faleceu em 1795 penso eu com 90 anos, no livro de ordenanças encontrei Manuel António Gomes promovido a capitão em 1795 por morte do capitão Pedro de Brito Gomes, este Manuel António Gomes, era neto de Pedro por aliança casado com Teresa Ventura.

Cipriano Gomes de Lima, tinha um irmão António Gomes de Lima que casou em Sabadim com Ana Maria Barbosa, nascido no lugar do Telhado, Freguesia de Vilela

Cumprimentos

Victor

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#225052 | jorge a soirefmann | 28 mar 2009 09:56 | Em resposta a: #225031

Caro Vitor
O local e a data de nascimento do Cap. Pedro de Brito Gomes informados como Azere, assim como a data e local de seu batismo,me foram passados por um pesquisador que examinou livros de batismo e casamento da região, a menos que tenha cometido algum erro de transcrição os dados parecem confiáveis. Obrigado.
Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#225055 | badim | 28 mar 2009 12:11 | Em resposta a: #225052

Caro Jorge

Eu tenho assentos de Baptismo e Casamento, Pedro nasceu a 16 e foi baptizado o 19/07/1705 na igreja de S. Cosme e Damião, foi seu padrinho D. Pedro de Brito, natural de S. Martinho.

Cumprimentos

Victor

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#225061 | jorge a soirefmann | 28 mar 2009 14:22 | Em resposta a: #225055

Caro Vitor
Realmente, acho que o amigo está correto e minha fonte cometeu erro. O ano de 1675 não está coerente com as demais informações. Muito obrigado pelas correções. Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#225062 | badim | 28 mar 2009 15:00 | Em resposta a: #225061

Caro Jorge

O processo n°21943 de João António de Brito (Gomes) tem muitas informações sobre este ramo, com muitos assentos, e o processo n° 33110 de Domingos da Costa, este tio materno de Maria da Costa, também com muitas informações e assentos, sempre ao dispor.

Cumprimentos

Victor

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#225119 | jorge a soirefmann | 30 mar 2009 01:03 | Em resposta a: #225031

Caro Vitor
Esse "livro de ordenanças" onde pode ser acessado ou consultado? Eu teria interesse em saber mais sobre João Bernardo Pereira de Vasconcelos, que consta ter sido Cap. de Ordenanças no Concelho de Cinfães. João Bernardo é meu ancestral (hexavô ou sexto avô) em outra linha da qual descendo, Lacerda. Ele era pai de Joaquim Antônio de Lacerda, o qual passou para o Rio de Janeiro, onde casou e se estabeleceu. Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#225131 | badim | 30 mar 2009 13:27 | Em resposta a: #225119

Caro Jorge

Eu penso que no Arquivo Histórico Militar pode encontrar essas informações, mas saiu um livro de Ordenanças e milicias com datas desde 1757, falta sair o 2° volume com datas mais antigas, pode encontrar aqui no fórum Ordenanças e Milícias no dia 02/07/2007 eu tive informações, essa pessoa tem o 1° volume e poderá o informar se no livro consta o seu João Bernardo Pereira Vasconcelos.

Um abraço

Victor

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#225166 | jorge a soirefmann | 31 mar 2009 01:00 | Em resposta a: #225131

Obrigado. Um abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#235543 | Pessoadefaria | 02 ago 2009 02:14 | Em resposta a: #225019

Escrevo do Brasil, Minas Gerais e tenho, entre os meus ascendentes, ALEXANDRE DE BRITO GOMES que creio pode ser um sobrinho de Pedro de Brito Gomes, que consta de sua árvore, nascido aos 16.17.1675. Meu antepassado, como você poderá ver no pequeno resumo que lhe mando, casou-se no Brasil. Os seus pais, de Arcos de Valdevez, são ANTONIO DE BRITO GOMES e Simôa Barbosa de Abreu.
A minha hipótese é que ANTÔNIO DE BRITO GOMES seja irmão de seu antepassado
PEDRO DE BRITO GOMES, pois Alexandre (seu provável sobrinho) teve uma filha que casou-se em 1726 e assim poderia ter ela um avô nascido em torno de 1670 ou antes, como é o caso. Como o sobrenome é o mesmo e a localidade também, tenho esperança que tenha encontrado minhas raízes portuguesas.
De qualquer forma tenho toda a descendência de Alexandre de Brito Gomes que teria o prazer de passar-lhe se for o seu interesse e, se a minha hipótese for correta, agradecer-lhe-ia receber a ascendência deste meu antepassado.
Agradecendo a atenção, mando-lhe meu e-mail para possível resposta

José Eduardo Pessoa

leucos3@hotmail.com


Alexandre de Brito Gomes, natural da rua do Espírito Santo na freguesia de São Paio dos Arcos de Valdevez, Comarca de Valença, Arcebispado de Braga, filho de Antônio de Brito Gomes e D.ª Simôa Barbosa de Abreu, ambos naturais da rua do Espírito Santo na dita Vila dos Arcos de Valdevez.
C. c. Maria dos Reis Cabral, natural e batizada em Guaratinguetá, Bispado de São Paulo.
Pais de:
F. 01 – Simôa de Britto Barbosa, natural da freguesia de Santo Antônio, da Vila de Guaratinguetá, Bispado de São Paulo.
Casou-se em São João do Morro Grande (hoje Barão de Cocais) aos 29-04-1726 com Manoel Álvares Gomes (em alguns assentos figura como Manoel Alves de Britto), nascido e batizado no lugar de Barriela na freguesia de Salvador de Ribas de Basto, hoje somente Ribas, Comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga, era filho de Antônio Álvares e D.ª Anna Álvares, ambos da freguesia do São Salvador de Ribas de Basto, Comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#235552 | jorge a soirefmann | 02 ago 2009 12:42 | Em resposta a: #235543

Caro José Eduardo
Para confirmar ou não o parentesco teríamos que saber os ascendentes de Antônio de Brito Gomes. No caso do meu antepassado seus ascendentes encontram-se nesse tópico em uma msg anterior. É interessante notar que Pedro de Brito Gomes é o único entre meus ascendentes Brito que usava esse sobrenome Brito Gomes, os demais, ascendente ou descendentes usavam só Brito. Se encontrar mais alguma coisa entre em contato. Saudações. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#235895 | Pessoadefaria | 07 ago 2009 12:01 | Em resposta a: #225131

Caro Jorge
Caro senhor Badim

Sou um pesquisador de Minas Gerais interessado na família Brito Gomes de Arco de Valdevez. Já estou em correspondência com o Jorge Soirefmann a respeito da possibilidade que sejamos da mesma família. Tomo a liberdade de mandar-lhe a última mensagem que lhe dirigi esperando que, com o seu conhecimento sobre as famílias de Arco de Valdevez, especialmente a família Brito Gomes, você me possa ser de ajuda para comprovar a hipótese que aventei sobre a ascendência de meu antepassado Alexandre de Brito Gomes.
Como todas as informações necessárias já se encontram na mensagem que lhe mando abaixo, não as repetirei esperando que você me possa ajudar nesta busca.
A sua mensagem poderá ser-me enviada para seguinte e-mail: leucos3@hotmail.com
Com um grande abraço, agradeço desde já qualquer colaboração.

José Eduardo Marco Pessoa

"Caro Jorge

Com prazer recebi a sua resposta às minhas indagações sobre a possibilidade de que sejamos descendentes da mesma família que, em dois períodos distintos, emigrou de Arcos de Valdevez para dois pontos do Brasil (Minas Gerais e Rio Grande do Sul).
Para iniciar, passo para você a transcrição do documento principal que tenho a respeito da ascendência de Alexandre de Brito Gomes:

Aos vinte e nove dias do mês de Abril de 1726, pelas dez horas da manhã, na Capela de Nossa Senhora da Conceição do Morro Grande, filial desta freguesia de Santo Antônio do Ribeirão de Santa Bárbara, feitas as denuncias e na forma do Sagrado Conselho Tridentino, nesta freguesia de São João Batista do Morro Grande, sem descobrir impedimento algum, em presença do padre João Luís Almeida, com licença do Reverendíssimo Doutor Vigário Pedro Pereira de São Payo e do Reverendo Manoel de Souza Tavares, e sendo presentes as testemunhas Miguel da Cunha Machado e o Coronel Miguel da Cunha Machado (sic), pessoa conhecida, se casaram in facie eclesie, por palavras, Manoel Álvares Gomes, filho legítimo de Antônio Álvares e de sua mulher Anna Álvares, natural da freguesia de São Salvador de Ribas, Arcebispado de Braga e residente na freguesia de São João Batista do Morro Grande com Simôa de Britto Barbosa, filha legítima do Guarda-mor Alexandre de Britto Gomes, natural da Vila dos Arcos de Valdevez, Arcebispado de Braga e de sua mulher Maria dos Reis Cabral, natural da Vila de Guaratinguetá deste Bispado e moradores nesta freguesia E logo lhes dei as bençãos na forma do ritual romano e fiz este assento dia, mês e era supra. Padre João Luís de Almeida, Miguel da Cunha Machado.

Vê-se, por este assento de casamento de sua filha, Simôa de Brito Barbosa, que o Guarda-Mor Alexandre de Brito Gomes é natural da Vila de Arcos de Valdevez, a mesma proveniência de sua família. O sobrenome também é o mesmo o que aumenta a minha esperança de que o meu antepassado e o seu, com o mesmo sobrenome e procedência, sejam parentes próximos.
A data é bastante recuada (pelo menos em relação a Minas Gerais), falamos de 1726, e a descoberta do ouro era bastante recente, foi feita no final do século XVII, e por isso a sua filha Simôa, que deveria contar (segundo os costumes da época) entre 15 a 20 anos de idade, não nasceu em Minas mas sim em São Paulo, provavelmente no ano de 1711/1706, na cidade de Guaratinguetá.
Este dado nos faz saber que Alexandre de Brito Gomes saiu de Arcos de Valdevez para São Paulo e, somente depois de casado e pai, veio para Minas Gerais.
Seguindo esta análise, ele deve ter se casado, sempre em São Paulo, na primeira década do século XVIII (talvez em volta de 1700) com Maria dos Reis Cabral (provavelmente da família Velho Cabral citada por Silva Leme, mas ainda não consegui fazer a ligação). Assim sendo, e em relação aos homens tal dedução é um pouco difícil pois já vi senhores de idade avançada casarem-se com meninas apenas saídas da puberdade, ele com toda segurança nasceu no século XVII em Arco de Valdevez e, digamos, se contraiu matrimônio com a idade média de 30 anos, nascido em torno de 1670,
Tal cronologia aproximativa faz com que reveja os dados que lhe escrevi na primeira mensagem, pois retornando à sua árvore vi que houve uma correção em relação ao nascimento do Capitão Pedro de Brito Gomes, colocado em torno de 1705. Assim sendo, provavelmente Alexandre de Brito Gomes seja tio de Pedro de Brito Gomes, e irmão de seu pai, João Rodrigues de Brito, cuja filiação ainda está por ser descoberta.
Segundo a minha hipótese, o sobrenome composto Brito Gomes pode ser a junção dos sobrenomes destes pais desconhecidos, ou até mesmo sobrenome invariável que vem de longe mas que era usado somente em alguns filhos do casal em questão, pois, como você pode ver, dos filhos do Capitão Pedro de Brito Gomes, somente 2: José Pedro e Francisco José o usam, sendo que os outros 2, Francisca Luiza e Padre João Antônio apenas assinam Brito.
Estas são as informações que disponho da ascendência de Alexandre de Brito Gomes. Em relação à sua descendência já tenho um grande número, mais de 4.000, chegando até os dias atuais.
Tenho grande interesse de desvender esta antecedência e vejo que também para você seria interessante obtê-la pois somente com a descoberta dos antepassados de João Rodrigues de Brito, poderemos comprovar o nosso parentesco que se fará através destas pessoas, que seriam o tronco comum das duas famílias.
Existe também a hipótese que Alexandre de Brito Gomes seja irmão de seu antepassado, Pedro de Brito Gomes, que neste caso, seria o irmão caçula e o meu Alexandre o primogênito, pois a diferença de tantos anos poderia ser diminuída, na medida em que eu tenha jogado a sua idade para cima, pois se eu o fizer casar com 20 anos e a sua filha com quinze, ganhariamos de 15 anos a 20 anos, ou seja ele poderia ter nascido em torno de 1685/1690, e a diferença entre os irmãos (caso eles o sejam) seria de 20/15 anos anos, perfeitamente possível no caso seja ele o primogênito e o seu antepassado o caçula.
Bem, vejo que a minha mensagem está tornando-se bastante extensa mas antes de terminá-la vejo na página do GeneALL que você teve a colaboração de um pesquisar português chamado Badim que poderia ajudar-me bastante nestas pesquisas. Se for possível pedir-lhe-ia mandar esta mensagem para ele, se por acaso você tiver o seu e-mail pessoal, para ver se ele poderia ajudar-me nesta busca. De qualquer maneira mandarei a ele esta mensagem que lhe escrevo através do forum.
Sem mais, agradecendo-lhe a colaboração me despeço com um abraço

José Eduardo Pessoa"

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#245364 | Carolina Ferreira | 02 dez 2009 10:52 | Em resposta a: #235895

Boas Tardes

Não poderia estar mais interessada neste assunto pois eu sou uma descendente de Brito de Arcos de Valdevez. A minha família em tempos foi dona do Convento S.Bento de Arcos de Valdevez, mas a linhagem perdeu-se, pois o meu falecido avô era maltratado pelos seus irmãos e fugiu para Lisboa, e até aos dias de hoje a linhagem principal perdeu-se, e meu avô nunca me falou muito da sua família e origens.
Por isso se alguém tiver alguma informação por favor manda-me um e.mail para cenoura_maluca@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#245402 | DD | 02 dez 2009 19:08 | Em resposta a: #245364

Prezada Carolina Ferreira
Sem utilizar a via que sugere na parte final da sua msg, agradecia, se possível, me dissesse em que funda a sua afirmação " A minha famíliaem tempos foi dona do Convento de S. Bento de Arcos de Valdevez..."
Tanto quanto pude averiguar, após a extinção das ordens religiosas ( 1834), a quinta do Convento de S. Bdento de Arcos de Valdevez, teria sido comprada por JOSÉ LUÍS NOGUEIRA, natural de Paredes de Coura ( futuro Visconde de Moselos), que teria feito, numa fase inicial da sua vida, fortuna no Brasil, para onde emigrara muto novo ( com cerca de 12 anos de idade).
O que pretendia saber era se existia qualquer relação entre a sua família e este José Luís Nogueira e sua família, ou se, a sua família teria sido dona da dita quinta do Convento de S. Bento, antes do José Luís Nogueira.
Existe um trabalho - " Casas Armoriadas do concelho de Arcos de Valdevez" de Luis Novais, Luis Pimenta de Castro Damásio e Armando B. Malheiro da Silva, que se ocupa da referida quinta, em que não encontro referencia a outra família, como adquirente e dona dessa quinta.
Gostaria de aprofundar este assunto e, por isso, apelo à sua benevolencia, para me facultar qualquer pormenor de que disponha.
Grato e com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#245411 | victória | 02 dez 2009 20:43 | Em resposta a: #225019

Caros Confrades
Alguém tem pesquisado para além de Domingas de Sousa (aqui n.º 13) e de Domingos Rodrigues (n.º 12) até entroncarem no P.e Gaspar Roiz de Sousa, Abade de Sabadim?
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#245764 | jorge a soirefmann | 08 dez 2009 20:17 | Em resposta a: #245411

Caro Eduardo

Tenho apenas uma geração anterior:
24- Francisco Gonçalves, da freguesia de Santa Eulália de Rio de Moinhos, concelho de Arcos de Valdevez
25- Maria Rodrigues, da freguesia de Santa Eulália de Rio de Moinhos, concelho de Arcos de Valdevez
26- Francisco Rodrigues de Sousa (ou Francisco de Sousa), da freguesia de São Salvador de Sabadim
27- Bárbara (de) Sousa

Saudações
Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#245853 | victória | 10 dez 2009 21:59 | Em resposta a: #245764

Caro Jorge
É possível que o seu Francisco Rodrigues de Sousa seja parente (se não mesmo filho) do P.e Roiz de Sousa, Abade de Sabadim, meu avoengo.
Com os melhores cumprimentos
e.d.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#320224 | jorge a soirefmann | 05 jan 2013 19:24 | Em resposta a: #224963

Caro Miguel
Estava revisando estas mensagens e juntando outras informações, apresento a hipótese abaixo:
Descendência de José Bento de Brito Gomes, n. (?) - freguesia de São Cosme e Damião de Azere, concelho de Arcos de Valdevez; f. (?) - (?); c. 20/5/1784 - freguesia de São Salvador de Sabadim, concelho de Arcos de Valdevez c/
Maria de Sousa [ou Sousa Lima], n. 3/4/1757 - Barro, freguesia de São Salvador de Sabadim; b. 6/4/1757 – Barro, freguesia de São Salvador de Sabadim; f. (?) - (?):

1- Domingos José de Sousa Brito, n. cerca de 1793 - freguesia de S. Cosme e S. Damião, do concelho de Arcos de Valdevez; f. 27-12- 1863 - freguesia de Távora, Arcos de Valdevez, com 70 anos; c. (1°) c/ sua sobrinha Teresa Clara Pereira de Brito; c.(2°) c/ a também sua sobrinha (irmã da primeira esposa) Miquelina Pereira de Brito (fªs João Pereira de Castro e de Dona Antónia Joaquina de Sousa Brito).
Domingos José de Sousa Brito era pai de, pelo menos:
1.1- João Pereira de Sousa Brito, n. cerca de 1841 - Távora, Arcos de Valdevez,ali f. 27-12-1908 – Távora, c/ 67 anos , solteiro.
1.2- Francisco Pereira de Brito, n. cerca de 1845 – ?, Portugal; f. 29/12/1885 – Porto Alegre, RS, Brasil, c/ 40 anos, solteiro (Livro de Óbitos da Sta. Casa de Misericórdia, Porto Alegre).
1.3- Rosa Maria Pereira de Brito, n. 8-9-1849 – Távora.
1.4- Conselheiro Dr. Pedro Pereira de Sousa e Brito
1.5- Maria da Conceição Pereira de Bito c.c. António José de Sousa Lima [Obs. : ou João Antonio da Silva Lima – v. item f)- acima].

2- Antónia Joaquina de Sousa Brito c.c. João Pereira de Castro; pais de, pelo menos;
2.1- Teresa Clara Pereira de Brito
2.2- Miquelina Pereira de Brito, acima referidas.

3- Francisco de Souza Brito , n. 1789 - Arcos de Valdevez, Portugal; b. (?) - Freguesia de São Cosme e São Damião, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, Portugal; f. 16/7/1859 - Porto Alegre (Liv. 4, Óbitos, Sta. Casa de Misericórdia) ; c. 1/2/1823 - Porto Alegre (Liv. 3, Catedral, fl. 84) c/ Rita Antônia (de Jesus ?) (fª ? e Maria Manoela de Melo, n. Pernambuco), n. 10/2/1806 - Porto Alegre; b. 22/2/1806 - Porto Alegre (Liv. 3, Cat., fl. 189);f. 29/4/1865 - Porto Alegre (Liv. 9, Cat., fl. 60v) / (Liv. 6, Óbitos, Sta. Casa de Misericórdia, fl. 12v); pais de:
3.1- Manoel de Souza Brito, n. 12/11/1823; f. 12/11/1823
3.2- Antônia de Souza Brito, n. 15/10/1824; f. 7/9/1905; c/d.
3.3- Maria de Souza Brito (II), n. 26/12/1825; f. 23/4/1826.
3.4- Francisca de Souza Brito, n. 28/1/1828; f. 17/1/1876; s/d
3.5- Anna de Souza Brito, n. 12/2/1829; f. >22/1/1895; solt. Até 30/4/1865.
3.6- Francisco de Souza Brito (Filho), n. 19/5/1830; f. >30/4/1865.
3.7- Rita de Souza Brito, n. 6/4/1832; f. 14/10/1912; s/d.
3.8- Belmira de Souza Brito (I), n. 28/11/1833; f. 2/12/1833
3.9- Belmira de Souza Brito (II), 1835; f. 3/6/1835 c/ 3 meses.
3.10- Clara de Souza Brito, n. 24/4/1836; f. 7/6/1916; c/d.
3.11- João de Souza Brito, n. 5/7/1837; f. 5/8/1918; c/d.
3.12- Emília de Souza Brito, n. 24/7/1838; f. 21/4/1904; c/d.
3.13- Domingos de Souza Brito, n. 25/10/1839; f. 19/6/1919; c/d.
3.14- Antônio de Souza Brito, n. 10/3/1842; f. 19/11/1903; s/d.
3.15- José de Souza Brito, n. 26/5/1843; f. 5/9/1896; c/d.
3.16- Luiz de Souza Brito, n. 5/1/1845; f. 23/8/1848; s/d.
3.17- Felisberto de Souza Brito, n. 8/7/1846; f. 14/8/1848; s/d.
3.18- Luiza de Souza Brito, n. 16/7/1850; f. >20/9/1907; c/d.
3.19- Amélia de Souza Brito, n. 12/6/1852; f. 8/10/1902; c/d.

Caso o amigo tenha informações adicionais sobre os irmãos e/ou sobrinhos de meu trisavô e também tetravô Francisco de Souza Brito, peço a gentileza de passar-me os dados.
Um abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#320249 | Samuel C O Castro | 06 jan 2013 10:20 | Em resposta a: #320224

Prezado Jorge,

Por acaso tens a ascendência do referido João Pereira de Castro?

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#320267 | jorge a soirefmann | 06 jan 2013 19:48 | Em resposta a: #320249

Caro Samuel
Infelizmente não tenho.
Abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#320342 | spes | 08 jan 2013 12:17 | Em resposta a: #320267

Caros Confrades,


Procuro informação sobre Belchior de Brito (c.1600), Fidalgo da Casa Real.

Terá tido uma filha, Margarida Gonçalves de Brito (nascida na Aldeia da Jaca, Pedroso), que casou com Rafael Alves (ou Alvares).

Não tenho informação sobre o casamento de Belchior de Brito, nem sobre a sua ascendência.

Agradecia qualquer ajuda.


Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

[

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#346461 | LiliaBrito | 21 mai 2014 02:46 | Em resposta a: #320342

Boa Noite,

Venho já tarde à conversa, mas será que alguém tem conhecimento do parentesco deste individuo:

Augusto de Brito 11-07-1901, Freg: Salvador (Arcos de Valdevez)

Sei que tinha mais 5 irmãos e viviam todos juntos.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#346508 | joaoggralves2 | 22 mai 2014 17:48 | Em resposta a: #346461

Cara Lília Brito,

A pessoa de que fala é meu parente afastado. Não tenho informações sobre os descendentes, mas conheço os antepassados pelo lado Brito, que eram da freguesia de Tabaçô.

Tem alguma relação de parentesco com esta família?

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#346512 | LiliaBrito | 22 mai 2014 21:29 | Em resposta a: #346508

Boa Noite,

Obrigado por ter respondido.
Sou neta deste indíviduo. Só sei que ele saiu da casa onde habitava, pois era maltratado pelos seus irmãos. Veio para Lisboa e casou-se com a minha avó que era de Silves. Dessa relação nasceu minha mãe Deolinda Agapita de Brito, e depois eu, Lília Maria Brito.
Não sei nada do lado do meu avô, pois não gostava de falar do seu passado.


Cumprimentos,

Lilia Brito

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#346515 | joaoggralves2 | 22 mai 2014 22:04 | Em resposta a: #346512

Boa noite,

Somos então parentes, algo que é muito frequente entre os membros deste fórum. Estive a rever umas notas e tenho mais informações.

Augusto de Brito era filho de Luís António de Brito (n. Tabaçô 1848) e de Deolinda Rosa Nogueira (n. Salvador 1857). Teve 10 irmãos, dos quais desconheço quantos chegaram à idade adulta.

Pela parte paterna, era neto de António Joaquim de Brito e de Joaquina Josefa, moradores no lugar da Boavista, freguesia de Tabaçô. Este António Joaquim era irmão da minha tetravó Casimira Rosa de Amorim (veja: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1197500)

Pela parte materna, era neto de Vasco António da Costa e de Ana Joaquina Nogueira, moradores na Quinta do Convento de São Bento, pertencente ao Visconde de Mozelos, irmão de Ana Joaquina (veja: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=55049).

Sobre os ascendentes de Tabaçô, tenho bem estudada a ascendência dos nossos ramos comuns. Relativamente à Quinta de São Bento e à família do Visconde de Mozelos, consulte o 1.º Vol. das Casas Armoriadas do Concelho dos Arcos de Valdevez.

Fico ao dispor para troca de informações.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#346519 | LiliaBrito | 22 mai 2014 22:55 | Em resposta a: #346515

Boa Noite,

Sim, já deu para ver que todos os Britos são parentes. Muito obrigado pela informação, só tinha informação até aos trisavós.
Podia dar-me mais informações sobre as famílias de Tabaçô, ficava agradecida. Aos poucos vou complementado a minha árvore geneológica. O 1.º Vol. das Casas Armoriadas do Concelho encontra-se felizmente na Bibloteca Nacional de Lisboa, posso ter acesso a tal.

Já agora, sabe o que é feito da Quinta de São Bento? A última vez que tive conhecimento foi nos anos 70 em que quiserem oferecer metade de uma suposta venda à minha mãe, ao qual recusou. Mais tarde em contexto de férias, descobri a quinta e tenho algumas fotos do exterior, incluindo mais uns azulejos que se encontravam degradados no chão. Hoje pertencentes à minha filha estudante de arqueologia.

Por curiosidade, alguém da sua família, ou dos nossos antepassados é ruivo? Pois minha filha nasceu ruiva pura e de olhos verdes.

Cumprimentos,

Lília Brito

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito - Arcos de Valdevez

#346520 | joaoggralves2 | 22 mai 2014 23:49 | Em resposta a: #346519

Cara Lília Brito,

Tenho todo o gosto em enviar-lhe mais informações. Contacte-me para joaoggralves@hotmail.com

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

Família Brito - Arcos de Valdevez

#414813 | caipira78190 | 20 mai 2019 08:59 | Em resposta a: #320224

Ola,

Vim que falavam de familia Pereira Brito, o meu trisavô que foi exposto na roda dos Arcos com o nome de Francisco em 1854, depois de casar em 1882 na freguesia de Tavora Sao Vicente com a mulher Felizarda tambem exposta nos Arcos.
Em algums documentos esta citado o nome de Brito mais tambem vi Pereira mais deve ser no assento de nascimento da minha Avo.
Sera que a ai algum relationamento ?
Ouvi dizer que ele ao a mulher era filho(a) de um padre sera que na familia Brito havia padre ?
Obrigada
Aïda Amorim Da Graça

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 21:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen