Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#88135 | jliberato | 09 abr 2005 23:30

Caros confrades,

Os meus Pedrosos usaram o nome durante seis gerações.
Tiveram origem em António Pedroso. A descendência desenvolve-se assim:

1.António Pedroso casou com Maria Dias aos 06-06-1657 em Alcabideche, Cascais. Tiveram:
2.Pascoal Pedroso, natural de Alcabideche , casou com Sebastiana Francisca. Tiveram:
3.João Pedroso, natural de Alcabideche, casou com Maria Francisca. Tiveram:
4.Joaquim José Pedroso, natural de Nossa Senhora da Assunção de Cascais, casou com Tomásia Maria. Tiveram:
5.Francisco José Pedroso, natural de Nossa Senhora da Assunção de Cascais, casou com Joaquina Rosa Pedroso. Tiveram:
6.Jacinta de Assunção Pedroso, natural de Nossa Senhora da Assunção de Cascais, casou com Augusto Cristóvão. Tiveram:
7.Joaquina das Dores Pedroso Gonçalves, natural de São Martinho de Sintra, baptizada aos 04-02-1869, última na família a usar o nome.
Alguém conhece esta família? Alguém conhece outros descendentes?
Cumprimentos
Jliberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Pedroso de Poiares (Coimbra)

#88373 | tfp | 12 abr 2005 09:40 | Em resposta a: #88135

Caro JLiberato,

Os meus Pedroso são de Vila Nova de Poiares (Coimbra), pelo que me foi transmitido principiam numa Ana de PEDROSO, nascida em 1638 em Vale do Gueiro (S. Miguel de Poiares), filha de António Rodrigues Bravo e de Maria de Pedroso.

Descobertas recentes tem posto em causa a ascendência da mãe que por uma carta de armas seria descendente de Rui Gonçalves Pedroso, senhor do Couto de Pedroso (V.N. Gaia). Julgo que estão previstos para breve novos desenvolvimentos, dado que estão a decorrer pesquisas no Arq. da Univ. de Coimbra nesse sentido.

Quanto a uma eventual ligação entre os seus Pedroso e os aqui mencionados, julgo ser possível, quem sabe com os proximos desenvolvimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#88380 | ppl | 12 abr 2005 11:13 | Em resposta a: #88135

Caro José Liberato,
Os Pedrosos de VNPoiares, pelos elementos que disponho e sem prejuízo da observação feita pelo Tiago Pedroso, entroncam em Ana de Pedroso cc Manuel Simões da Cunha Vieira, e, por essa via, em Rui Gonçalves Pedroso e em Rui Vieira, primeiros a usarem os respectivos apelidos em Portugal. O referido casal teve 3 filhos, Antónia Pedroso n. 22.6.1670, António Pedroso n. 8.10.1672 e Ana Pedroso n. 16.3.1675, descendendo os Pedroso e Pedroso de Lima de VNPoiares de Antónia Pedroso. Ora, atendendo a que Pedroso não era, nem é ainda actualmente, um nome muito divulgado, não custa a crer que a origem dos seus Pedroso possa ser a mesma. Vamos aguardar por outras contribuições.
Um abraço
Pedro P.de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#88384 | tfp | 12 abr 2005 14:14 | Em resposta a: #88380

Caro Pedro Pedroso de Lima,

Confesso que não fui muito claro na minha explicação, não ponho em causa a ligação ao Rui Gonçalves Pedroso, antes as filiações que lá vão dar.

Julgo que o Luis Cabral de Oliveira e Luis Abreu Cartario terão dados precisos sobre estas recentes descobertas.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#88385 | ppl | 12 abr 2005 15:01 | Em resposta a: #88384

Caro Tiago F.Pedroso,
Seria de todo o interesse esclarecer as filiações em questão, mas não penso que o meu sobrinho Luís C.Oliveira tenha mais elementos. Talvez o Luís Abreu Cartario, que se tem dedicado a aprofundados estudos sobre os Pedroso de Lima.
Cumprimentos
P.Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Poiares (Coimbra)

#88641 | jliberato | 15 abr 2005 18:49 | Em resposta a: #88373

Caro tfp,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Evidentemente que me interessa seguir qualquer desenvolvimento na investigação desses Pedrosos, embora nada indique uma relação. Mas nunca se sabe, como diz...
Não havendo ligação, poder-se-á depreender que houve Pedrosos em geração "espontânea" em diferentes pontos de portugal.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#88752 | jliberato | 17 abr 2005 00:49 | Em resposta a: #88380

Caro Pedro,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Sim é possível que haja ligação. Fico a aguardar qualquer evolução das investigações.
Do meu lado é difícil porque os paroquiais da época em Alcabideche são os mais ilegíveis que encontrei atá hoje.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#94151 | alcard8 | 23 jun 2005 08:57 | Em resposta a: #88752

caro jliberato:
Ate aos meados do seculo xx existiu uma familia muito antiga com o nome Pedroso na freguesia de Vila Cha de Algodres, concelho de Fornos de Algodres. O mais conhecido foi Antonio Pedroso de Sousa Magalhaes Castelo Branco, era fidalgo da casa real e foi presidente da camara de Fornos de Algodres em meados do seculo xix, teve uma filha Carlota Pedroso de Sousa Roque, que morreu sem descendencia. creio que estes Pedrosos eram parentes dos viscondes de Britiande, mas nao sei como nem quando vieram para Vila Cha, se alguem tiver alguma informacao gostaria que a compartilhassem comigo.
bem hajam.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#94159 | sampaio | 23 jun 2005 11:25 | Em resposta a: #94151

Caros

Nunca estudei a ascendência de 2 "Pedroso" que entroncam na minha familia, porém disponibilizo os dados, pois poderão ser úteis:

Primeiro Ramo:

1.1.3.3.1.D. Maria das Dores de São Payo Ferreira de Sousa, nasceu a 21.08.1887 na freguesia de Sacramento, casou a 25.12.1919, na freguesia de Arroios com Jerónimo Júlio Pedroso , nasceu a 16.10.1884, na freguesia de Santo Estêvão, filho de António Júlio Pedroso e de D. Maria da Assunção.

Segundo Ramo:

1.1.3.6.1 D. Luísa de São Payo Ferreira de Sousa, nasceu a 24.02.1896, na freguesia dos Anjos. Casou a 12.07.1921, na freguesia de Arroios com António Alexandre Pedroso, filho de António Júlio Pedroso e de D. Maria da Assunção

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#94216 | czlfvmeu | 23 jun 2005 22:40 | Em resposta a: #88135

Caro José Liberato
A 14-02-2004, enviei uma contribuição para o Forum sobre a "Família Galrão". Está assinado com czlfvmeu. Se se der ao trabalho de ler esse tópico, para o qual escreveu também o Augusto Ferreira do Amaral, que também é descendente dos Galrões, poderá concluir que estes são originários de um Pedro Galrão, da região de Sintra, que deve ter nascido ainda no século XVI, e que com eles se relacionam Pedrosos, o que me levou pôr a hipótese de Pedroso ser um patronímico de Pedro (o tal Pedro que foi o primeiro Galrão de que se tem conhecimento)
Envia-lhe um amigo abraço o
Eduardo Arantes

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#94320 | jliberato | 25 jun 2005 01:46 | Em resposta a: #94216

Caro amigo
Já lhe dei uma resposta no respectivo tópico. A sua referência aos Pedrosos tinha-me escapado.
Quanto aos Pedrosos deste meu ramo, não consegui chegar à sua origem, pois o mais antigo já é Pedroso.
Cumprimentos e muito obrigado pela chamada de atenção.
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#94616 | jliberato | 28 jun 2005 22:29 | Em resposta a: #94151

Caro alcard8,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Aparentemente não há relação com os meus, que viveram nos arredores de Lisboa.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#94621 | Samuel C O Castro | 28 jun 2005 23:18 | Em resposta a: #94159

Estimado João de São Payo,

Após receber seu pedido de contato, lhe mandei 4 e-mail que voltaram. Em seguida pedi seu contato e estou aguardando resposta.
Fico a disposição. Um abraço.

Samue c o Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#94644 | sampaio | 29 jun 2005 12:16 | Em resposta a: #94621

Caro Samuel

O meu e-mail é: jspontopraetiumarrobanetcabopontopt

Abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#97913 | Filipe Reis | 14 ago 2005 17:54 | Em resposta a: #88135

Caro Jliberato

Gostava de lhe dar os seguintes elementos de meus familiares:

Registos de S. Vicente de Alcabideche

Paschoal Pedrozo casou com Sebastiana Francisca, ambos da Malveira de Cima. tiveram: 1- Maria Francisca Pedrozo c. c. com Manoel Correya a 20.11.1729. (meus avós)
2 - João Pedrozo c. c. a 8.02.1739 com Maria Francisca

1 - tiveram - António Correa c.c. Antónia Maria Luis a 2.02.1756 e tiveram:

Isidora Maria Correya ( n. 17.01. 1756) c. c. António Gonçalves a 2.11.1777 e tiveram: Gertrudes Roza Correa n. a 22.11.1779 e Antonio Correa Gonçalves n. a 26.04.1792.

Gertrudes Roza c.c. António Martins a 15.05.1808 (da Malveira de cima f. de João Martins e Maria Joaquina Martins). tiveram:

1 - Margarida Roza (n. Malveira a 26.03.1809) c.c. Manoel Gonçalves a 8.02.1829
2 - Maria Roza c.c Manoel Luis e tiveram Izidora Luis
3 - Agostinha Roza

1- tiveram José Gonçalves (n. em Murches a 29.07.1835) e c.c. Cecília Maria da Cruz (n. Malveira a 20.11.1833).

E prossegue.

Tenho ainda dados sobre os Pedrozos da aldeia da Torre - freguesia Assunção de Cascais. Naturalmente todos parentes.
Estão relacionados com os Cruz, Jorge, Luís, Reis, Gonçalves, Martins e ....

Espero que tenha sido útil e gostaria de trocar mais dados sobre estas famílias dos concelhos de Cascais e Sintra (S. Pedro de Penaferrim)

Cumprimentos de

FReis

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#97930 | jliberato | 15 ago 2005 00:40 | Em resposta a: #97913

Caro FReis,
Somos parentes!
Os seus Pascoal Pedroso e João Pedroso são também meus parentes, bem como as respectivas mulheres.
Proponho-lhe que troquemos em privado as nossas respectivas descendências até à actualidade.
Pode contactar-me para jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#98018 | Filipe Reis | 17 ago 2005 00:58 | Em resposta a: #97930

Caro JLiberato
Há na verdade uma relação de parentesco, que provavelmente se repetirá, tendo em atenção as suas ligações familiares a freguesias como S. Martinho, S. Pedro em Sintra e Assunção em Cascais.
Posso garantir-lhe que há elementos interessantes de investigação e que muito está por estudar no campo da história familiar em toda a região que inclui e envolve a Serra de Sintra.
Entrarei em contacto conforme sua proposta.

Cumprimentos

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Poiares (Coimbra)

#98021 | manelsp | 17 ago 2005 02:13 | Em resposta a: #88373

Caro Tiago,
mando-lhe aqui o que me enviou o confrade António Mota sobre uma inquirição de génere. Não sei se lhe diz algo, mas é mais próximo de Vila Nova de Gaia do que Coimbra

José da Silva Bravo, nascido em 27.12.1769 e b.1.1.1770. Inquirição de Génere de 22.9.1786 e Procº 23882.
Filho do Capitão Manuel António da Silva Bravo, natural do lugar de Silvares, Santo Adrião, Vizela, Felgueiras e de Josefa Maria Lopes, natural de Santa Eulália de Barrosas.
Neto paterno: de Manuel Gonçalves (Pires), natural de Silvares e de Serafina da Silva, natural de Souto, Santa Comba de Regilde, casados em 20.2.1732.
Neto materno: do Capitão João Lopes Pedrozo, natural de S, Bartolomeu do Rego e de Joana Maria Vaz, natural de S. Salvador de Tagilde. Casaram em 6.5.1736, indo ela viver para Santa Eulália de Barrosas, onde tinha uma fazenda deixado em herança por uma tia. Ela Joana Maria Vaz, tinha irmãos Padres.
Bisneto paterno de Domingos Gonçalves e Maria Lopes Pedrozo e Bento Vaz e Catarina Gaspar.
Bisneto materno de André Gonçalves e Maria Pires, Silvares e Manuel Jorge e Maria Dias.
Cumprimentos

Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Poiares (Coimbra)

#98169 | tfp | 19 ago 2005 11:07 | Em resposta a: #98021

Caro Manuel,

Esses Pedroso infelizmente não me dizem nada, sei que houve um casamento de uma Pedroso com um Bravo por volta de 1638 mas localizo-os em Poiares nessa época.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Poiares (Coimbra)

#98171 | ppl | 19 ago 2005 12:28 | Em resposta a: #98169

Caro Tiago,

O casamento de Maria de Pedroso com António Rodrigues Bravo no séc.XVII pode ter ocorrido na zona de VN Gaia, pois os Pedroso são originários da freguesia com o mesmo nome daquele concelho. Nada nos garante que o referido casal tenha vivido na zona de Poiares.

Cumprimentos
Pedro PL

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Poiares (Coimbra)

#98172 | tfp | 19 ago 2005 12:38 | Em resposta a: #98171

Caro Pedro,

Esta Maria de Pedroso era neta de um Pedro André e de uma Domingas Simões, ele falecido em 1599 na região de Poiares.

Baseio-me neste facto que salvo erro esta a ser investigado pelo Luis Abreu Cartario, mas também posso ter percebido mal.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedroso de Poiares (Coimbra)

#98177 | ppl | 19 ago 2005 12:55 | Em resposta a: #98172

Caro Tiago,
É capaz de ter razão, simplesmente existem ligações entre os Pedroso de VN Poiares e os de VN Gaia. As datas é que não conheço.
Cumprimentos
P.Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#98346 | jliberato | 23 ago 2005 09:44 | Em resposta a: #98018

Caro Filipe Reis,
Como já vimos em emails privados somos realmente parentes pois ambos descendemos de Pascoal Pedroso e Sebastiana Francisca.
Fico a aguardar a sua descendência até à actualidade como combinado.
Mas tenho algo a acrescentar sobre aquele casal, que deve interessar-lhe.
Eles casaram aos 21-11-1700 em Alcabideche. E ela era filha de Jorge Reis e Francisca Martins. Achei curioso porque se trata do seu apelido.
Quanto a Cascais e Sintra estou à sua disposição.
Para já preparo um tópico sobre Montalavar. Não deixarei de o avisar quando o lançar. Espero que seja antes do fim do mês.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#98368 | Filipe Reis | 23 ago 2005 19:10 | Em resposta a: #98346

Caro Jliberato
Agradeço os dados que me enviou. Desconhecia-os e por isso são muito interessantes.
Haverá referência à morada dos pais de Sebastiana e se seriam vivos à data do casamento da filha? Depreende-se que também são da Malveira, ou talvez, mais precisamente a mãe.
Este Jorge Reis, que nasceu em meados de 1600, passa a ser, a par de Cecília e Maria (minhas 9ª e 8ª avós), o representante mais antigo deste apelido nesta região, que eu tenha conhecimento.
Na verdade, comprova-se um relacionamento familiar entre os Reis e os Martins que se vai repetir até aos dias de hoje. É patente uma grande consanguinidade, dados os muitos casamentos entre primos.

Aqui vão mais dados que pude apurar e que completam os que enviei para este forum a 14-08-2005, 17:54:

Paschoal Pedrozo(c.cSebastiana Francisca) Malveira da Serra, Fregª de Alcabideche
. Maria Francisca Pedrozo (c.c Manoel Correya 1729)
. . Antonio Correa (c.c Antonia Maria Luis, 1756)
. . . Izidora Maria Correa (n.1756, c.c.António Gonçalves, 1777)
. . . . Gertrudes Roza Correa (n.1779, c.c António Martins 1808)
. . . . . Agostinha Roza Martins
. . . . . Maria Roza Martins (c.c Manoel Luis)
. . . . . . Izidora Luis (n.1839)
. . . . . Margarida Roza Martins Gonçalves (b.1809, c.c Manoel Gonçalves, 1829)
. . . . . . José Gonçalves (n.1835, c.c Cecilia Maria da Cruz)
. . . . . . . Maria Cecilia (n.1865,d.1941, c.c Manoel Duarte, 1886) - nota A
. . . . . . . . Cecilia Maria Reis (n.1889,d.1924,c.c Albino dos Reis, 1910) - nota B
. . . . . . . . . António Albino dos Reis, (n. 1910, f. 1992, c. c Rosa dos Santos,1935)
. . . . . . . . . José dos Reis
. . . . . . . . . Manuel dos Reis
. . . . António Correa Gonçalves (n.1792)
. Joao Pedrozo (c. Maria Francisca em 1739 na Assunção)

Notas:
- A: Maria Cecilia Gonçalves nasceu em Murches a 4.4.1865, faleceu em Cascais 4.12.1941, c.c Manoel Duarte a 5.06.1886 em S. Vicente de Alcabideche. Manoel nasceu em Murches a 4.07.1864, faleceu em Murches a 11.07.1915
- B: Cecilia Maria Duarte Reis n. Murches a 16.08.1889, f. na casa do Farol de Sta. Marta em Cascais a 8.01.1924,c.c Albino dos Reis a 19.03.1910, em S. Vicente de Alcabideche. Albino n. em Murches a 24.02.1885, filho de Manoel dos Reis e Iria Catarina Francisco, casados a 6.10.1869 na Igreja da Nª Sra. da Assunção em Cascais.

Muito obrigado.

Cumprimentos

Filipe Reis

Malveira da Serra, Alcabideche

Resposta

Link directo:

Pascoal Pedroso e Sebastiana Francisca

#98687 | jliberato | 27 ago 2005 13:26 | Em resposta a: #98368

Caro Filipe,
Muito obrigado pela sua contribuição.
Já tivemos ocasião de trocar impressões em privado.
Acrescento o seguinte, corrigindo ao mesmo tempo a minha primeira mensagem.
Pascoal Pedroso era filho de António Pedroso e Ana Luís, Sebastiana Francisca era filha de Jorge Reis e Francisca Rodrigues.
Todos da Malveira da Serra, Alcabideche.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#99037 | jliberato | 31 ago 2005 23:46 | Em resposta a: #94216

Caro amigo,
Vou lançar nas próximas horas o tema "Famílias de Montelavar". Peço a sua atenção (o Forum está com uma rotação acelerada) e contribuição para ver se há pontos comuns.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal Pedroso e Sebastiana Francisca

#99229 | Filipe Reis | 02 set 2005 23:30 | Em resposta a: #98687

Caro J Liberato
Fiquei muito curioso quanto a estes Jorge Reis e Francisca Rodrigues. Quase garanto que eram naturais ou residentes no vizinho Linhó, freguesia de S. Pedro de Penaferrim.
cumprimentos
F Reis
Malveira da Serra

Resposta

Link directo:

Morro do Pedroso

#99283 | jliberato | 03 set 2005 17:30 | Em resposta a: #99229

Caro Filipe Reis,
A hipótese que põe é plausível. Nunca procurei este casal em Sintra.
Tenho visto os casamentos de São Pedro de Sintra entre 1682 e 1720 e há vários Pedrosos, embora não tenha encontrado relação com os meus.
Uma última curiosidade: vi na Carta Militar que no aglomerado urbano de Malveira da Serra há um Mº dos Pedroso. Presumo que seja Morro do Pedroso ou Monte do Pedroso. Pela localização parece-me um morro que se vê quando se chega do lado da auto-estrada com uma casa no topo.
Sabe alguma coisa àcerca deste topónimo?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal Pedroso e Sebastiana Francisca

#99336 | jliberato | 04 set 2005 04:31 | Em resposta a: #99229

Caro Filipe Reis,
Já viu o tópico sobre Montelavar?
Peço também a sua atenção para o de Ressurreição de Cristo de Cascais.
Um abraço
Jliberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Morro do Pedroso

#99388 | Filipe Reis | 05 set 2005 00:47 | Em resposta a: #99283

Caro
José Liberato
O Morro do Pedroso tem tudo a ver com os seus antigos proprietários. Ainda hoje, aí bem perto, vivem dois irmãos Pedroso. Essa zona correspondia à Malveira de Cima. Um pouco mais para norte encontra-se a Peninha, já na freguesia de Colares.

Cumprimentos

F Reis

Malveira da Serra

Resposta

Link directo:

RE: Morro do Pedroso

#99502 | jliberato | 06 set 2005 08:31 | Em resposta a: #99388

Caro F Reis
Muito obrigado pelo seu esclarecimento.
Muito curiosa a presença dos Pedrosos ainda hoje na Malveira.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Morro do Pedroso

#99600 | Filipe Reis | 07 set 2005 00:12 | Em resposta a: #99502

Caro JLiberato
Encontram-se muitos Pedrosos em toda esta área do concelho de Cascais.
sobretudo na Malveira, Janes, Charneca, Zambujeiro, Aldeia de Juso e Murches.
Já agora uma curiosidade; Francisco José Pedroso de Janes (Malveira)esteve na I Grande Guerra Mundial, assim como, outro amigo e vizinho, o Sargento Jacinto Gonçalves ferido em combate e por esse motivo condecorado. Ambos foram fundadores da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira em 1938.
cumprimentos
F Reis
Malveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra e Carnaxide

#335359 | genasilva | 18 set 2013 17:44 | Em resposta a: #98368

Boa tarde

Só há muito pouco tempo aderi a este fórum e despertou-me atenção sobre a família Pedroso da qual descendo em linha directa através do meu pai e dos avós maternos

Tenho dados desde o meu 9º avô Manoel Pedroso que nasce em 1698 em Linda-a-Velha, a mãe chamava-se Catarina Pedrosa, até aos dias de hoje com nascimentos casamentos e óbitos , todos eles na Paroquia de Carnaxide

Se estiver interessado poderei facultar essas informações do lado do meu bisavô pois tanto ele como a minha bisavó eram primos em 5º grau, e dela de facto os antepassados eram de Alcabideche, Barreiro Barcarena, Belas, Oeiras

Sempre ao dispor

Maria Eugenia F. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra e Carnaxide

#336078 | Filipe Reis | 30 set 2013 22:42 | Em resposta a: #335359

Boa noite,
Tenho interesse em conhecer a ligação a Alcabideche.
Ao dispor,
cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#369625 | mercurio | 21 mai 2016 09:28 | Em resposta a: #88135

Caros confrades
Existia também uma família Pedroso em Almargem do Bispo-Aruil (séculos XVII, XVIII, e primeira metade do XIX).
Depois migraram para Lisboa.
Descendo dessa família por via uterina.
Alguém é aparentado ou tem informações sobre estes Pedrosos?

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#433163 | borgesrui | 26 abr 2021 16:08 | Em resposta a: #88135

Caros confrades

Só agora me deparei com este tópico e deixo o meu modesto contributo sobre os meus Pedroso de Sintra - Almargem do Bispo (neste caso especificamente de Arnil de Baixo) que se desenvolve assim:

1. António Pedroso casou com Domingas Antunes em Almargem do Bispo antes de1693 (não consegui ainda o assento de casamento / possuo apenas assentos batismo dos respetivos filhos). Tiveram:

2. Manuel Pedroso *1700 natural de Almargem do Bispo, Arnil de Baixo casou com Maria Simões em 1734. Tiveram:

3. Francisco Pedroso *1735 natural de Arnil de Baixo casou com Maria Joaquina em 1771. Tiveram:

4. António Pedroso * 1781 natural de Arnil de Baixo casou com Antónia Joaquina em 1807. Tiveram:

5. Teresa de Jesus Pedroso *1818 natural de Arnil de Baixo última a usar o nome.

Espero que possa ser de alguma utilidade.
Cumprimentos
Rui Borges

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#433165 | borgesrui | 26 abr 2021 16:13 | Em resposta a: #88135

Pequena correção. Queria dizer Aruil e não Arnil.

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#433175 | mercurio2 | 26 abr 2021 22:41 | Em resposta a: #433163

Sou descendente de Teresa de Jesus Pedroso (pentavó); c/ descendência: Maria de Jesus (tetravó) X Manuel-António Rebocho, c/ descendência: Joana de Jesus (trisavó) - cujo irmão mais velho, Álvaro (n. 1898?) ainda usava o apelido Pedroso. Este ramo, passou à Ajuda/Alcântara em meados do séc. XIX.
A filha de Joana de Jesus, professora primária, migrou para Angola: Carmen de Jesus e Silva, e foi lá enfermeira-parteira, tendo morrido no Ultramar em 1964 (minha bisavó). A filha desta senhora ainda é viva e faz este ano de 2021, 90 anos! (minha avó: Maria Fernanda da Silva Amorim - esta avó, sempre soube que havia um tio de sobrenome Pedroso, o tio Álvaro, irmão mais velho de sua mãe). Este ramo dos Pedrosos de Aruil de Baixo teve farta descendência e devem estar espalhados por Lisboa e arredores.

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#441155 | dvl | 26 mai 2022 21:02 | Em resposta a: #94216

Caro Eduardo Arantes,
Também eu descendo dos Pedroso e a minha família usou o apelido "Silva Galvão". Haverá uma corruptela de Galrão?
Estes são os meus ascendentes:
1. Eloi da Silva Galvão, n. 01.12.1731, Oeiras.

2. João Francisco Galvão, baptizado na freguesia de São Romão de Carnaxide.
3. Maria Josefa da Silva, nat. de Santos-o-Velho.

4. Francisco Jorge Galão Cabral, b. 08.02.1688, São Martinho Sintra.
5. Antónia Rosa Pedroso, b. 18.06.1691.
6. João Francisco Delgado, nat. das Mercês, Lisboa.
7. Maria da Silva Freitas, nat. das Mercês, Lisboa.

8. Domingos Antunes Cabral, nat. de São Martinho Sintra.
9. Maria da Conceição Galvão, nat. de Sintra.
10. António Pedroso, nat. São Pedro de Penaferrim, Sintra.
11. Domingas Francisca Neto, nat. de Linda-a-Pastora, Oeiras.
14. António da Silva Freitas.
15. Bernarda Maria Mendes.

16. Lourenço Cabral.
17. Gertrudes do Carmo.

É tudo o que tenho! Desde já agradeço qualquer informação complementar

Cumprimentos,
Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#449682 | Ricardo Pedroso | 25 ago 2023 19:42 | Em resposta a: #335359

Saudações do Brasil ao amigos português. Que alegria encontrar uma referência a Manoel Pedroso, quem sabe meu tataravô. Casado com Maria Pedroso.
Não temos muitas referências no Brasil porque os documentos do imigrante Francisco Pedroso, filho de Manoel e Maria, se perderam em sua vinda ao Brasil. Quando aqui chegou, Francisco casou-se com Rita de Jesus do Rosário, brasileira. Ele veio a falecer em 1945. Deixou como filho meu avô, Manoel Pedroso, que se casou com Helena dos Santos, tendo como filho meu pai, Fernando Sidney Pedroso. Me alegraría muito saber de onde veio Francisco, sabemos que foi de uma região produtora de azeite, onde foi lavrador. Mas em minha ignorância penso que se tem oliveiras em todo Portugal.

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#449685 | Jorge Resende | 25 ago 2023 20:36 | Em resposta a: #449682

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSVS-FSJ1-P?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZQ-283H&action=view

RICARDO, ESTE É O SEU REGISTO DE BATISMO. SE HOUVESSE MAIS INFORMAÇÃO SOBRE SEU BISAVÔ SERIA PORREIRO, POIS FACILITARIA QUALQUER PESQUISA QUE LHE PUDESSE TENTAR
DAR.
VEJA 1º SE TEM ALGUM DOCUMENTO DO SEU AVÔ PATERNO, ELE NASCEU NO BRASIL? QUANDO? TEM REGISO DO CASAMENTO DELE? SABE ONDE ELE CASOU? NA CURIA RELIGIOSA DA ZONA PODE HAVER O PROCESSO DESSE CASAMENTO, E TALVEZ ASSENTO DE BATISMO INCLUSO ONDE FICARÁ A SABER ONDE ELE NASCEU.

SE HOUVER MAIS INFORMAÇÃO, MELHOR. ASSIM, É DIFICIL, É COMO PROCURAR AGULHA NUM PALHEIRO!!!!

NÃO DESISTA
CUMPRIMENTOS
JORGE RESENDE

ELES VIVIAM EM SÃO PAULO OU RIO????

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#449686 | Jorge Resende | 25 ago 2023 20:50 | Em resposta a: #88135

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS65-8S6G?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AC4XT-KRW2&action=view

REGISTO DE ÓBITO DE FRANCISCO, 1945
AJUDE LÁ... NATURAL DE IGUAÇU??????? ERA ENTÃO BRASILEIRO...NASCEU EM 1878...
SE APANHARMOS O BATISMO DELE, AVANÇAREMOS PARA OS PAIS, O TAL MANUEL PEDROSO E MARIA PEDROSO...

CREIO QUE CONHECE ESTE DOCUMENTO DE FRANCISCO, CERTO????

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#449687 | Jorge Resende | 25 ago 2023 21:35 | Em resposta a: #88135

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-9RPW-948V?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6NBP-87X3


NASCIMENTO EM 1929 DE UMA FILHA DE FRNCISCO E RITA, DE NOME ARACY,
FRANCISCO ERA NATURAL DE ITAPIRA

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#449690 | Ricardo Pedroso | 26 ago 2023 05:44 | Em resposta a: #449686

Sim, reconheço a certidão de óbito, contudo foi naturalizado brasileiro. Mas desconhecemos seu nascimento em Portugal.

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#449691 | Ricardo Pedroso | 26 ago 2023 05:49 | Em resposta a: #449687

Sim, sua filha. Mas Francisco não era natural de Irapira, foi naturalizado brasileiro lá. Nasceu um Portugal.

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#449694 | Ricardo Pedroso | 26 ago 2023 06:16 | Em resposta a: #449685

Muito obrigado!
Sim, esse é o meu registro ;)
Sim, meu avô Manoel, filho de Francisco, nasceu no Brasil. Alguns registros tbm aparecem Francisco como brasileiro, mas ele foi naturalizado. Tenho a certidão de óbito de Manuel, meu avô. Mas nada que mostre em que região de Portugal nasceu Francisco. Os documentos que tenho:

Quando Francisco se casou aos 28 anos de idade, lavrador, natural de Portugal...
Quando Francisco registrou um filho braseiro, diz que pai Português é mãe brasileira.
Contudo, ao procurar no Cartório de registro de Itirapina/SP - Brasil, não há certidão de batismo, embora mencione ser natural de Portugal, sem região, freguesia ou que valha.
Sim, o dito popular é válido, uma agulha no palheiro. Quem sabe encontrar irmãos que ficaram em Portugal, filhos de Manoel Pedroso e Maria de Carvalho. Embora na certidão de nascimento esteja escrito Manoel Pedrozo (Z) "de Carvalho"e Maria de Carvalho. Creio em erro de escrita.

Saudações meu amigo.

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#449695 | tfp | 26 ago 2023 13:05 | Em resposta a: #449694

Ricardo,

Os seus Pedroso devem ser de Vila Nova de Poiares, mas vai ter de fornecer mais dados. Veja os tópicos sobre Pedroso e Pedroso de Lima, de Vila Nova de Poiares aqui no forum.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

Família Pedroso- Alcabideche, Cascais e Sintra

#449696 | Jorge Resende | 26 ago 2023 21:30 | Em resposta a: #88135

DESCULPE INSISTIR

O SEU TRISAVÔ MANUEL APORTOU AO BRASIL COM FRANCISCO QUANDO????
O NOME DELE ERA APENAS MANUEL PEDROSO OU MANUEL PEDROSO DE CARVALHO????
SE DIZ QUE FRANCISCO FOI REGISTADO NO BRASIL (NATURALIZADO BRASILEIRO MAIS TARDE DEPOIS DE AÍ CHEGAR?...) , NÃO PODIA TER REGISTO DE NASCIMENTO AÍ E AQUI, PELO QUE FRANCISCO ERA BRASILEIRO, CONCORDA?
DE QUALQUER MANEIRA, SE ELE CASOU COM RITA PELO RELIGIOSO, SE SOUBEREM ONDE REALMENTE TAL ACONTECEU, DEVEM PEDIR PESQUISA DO DITO PROCESSO DE CASAMENTO NA CURIA DA ZON ADESSE CASAMENTO POIS PODE ALI FIGURAR O ASSENTO DE BATISMO DELE.

NÃO ESTÁ FÁCIL, OS DADOS SÃO MUITO ESCASSOS.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 06:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen