Albuquerque de Mesquitela

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Albuquerque de Mesquitela

#88367 | Nogueiras | 12 abr 2005 01:46

Caros genealogistas,

Procuro informações sobre a ascendência de Francisca Albuquerque, mulher de João da Costa Lázaro, natural de Vila Franca de Serra, e filha de:
Alexandre Albuquerque, de Mesquitela, e de
Luiza Carvalho, de Vila Franca de Serra.
Agradeço qualquer informação.
Com os melhores cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#182637 | hsantos | 30 jan 2008 12:14 | Em resposta a: #88367

Caro Jacinto Bettencourt

Tenho muitos Albuquerques (de Mesquitela) na familia, mais propriamente de Cadouço.

Se me facultar datas e nomes de todos os seus Albuquerques, talvez tenha alguma informação util.

Na minha familia tenho muitos "Manoel de Albuquerque e Francisco de Albuquerque" até ao sec XIX, com casamentos principalmente com Siqueiras...

Espero conseguir qq coisa...
Cumprimentos
HSantos

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#184470 | Canelas | 11 fev 2008 10:12 | Em resposta a: #182637

Caros Jacinto e HSantos

Também tenho ascendentes em Mesquitela, Celorico da Beira, que podem, eventualmente, entroncar nos vossos.
Meu 5.º avó José de Albuquerque, nasceu em 30.10.1744, no Lugar do Casal, Mesquitela, filho de João de Albuquerque, de Mesquitela, e de Rosa do Amaral, que também usava Rosa Maria de Albuquerque, natural de S. Miguel, Fornos de Algodres, e neto de João de Albuquerque, de Mesquitela, e de Maria Dias.
Teve, pelo menos, dois irmãos, ambos naturais de Mesquitela: António de Albuquerque, nascido em 13.03.1748, e João de Albuquerque, nascido em 07.01.1751.
Casou com Antónia Maria de Pina, natural de Várzea de Tavares, Mangualde.
Deste casamento houve, pelo menos, um filho, António de Albuquerque, nascido em 14.10.1786, em Vila Cova, Várzea de Tavares, Mangualde, que casou na Ínsua, com Rita Angélica.
Se porventura, possuírem quaisquer elementos que me possibilitem continuar a linha ascendente, no tocante a Mesquitela ou Fornos de Algodres, desde já agradeço.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#184481 | hsantos | 11 fev 2008 11:56 | Em resposta a: #184470

Caro César Tavares

Temos os mesmos avós João de Albuquerque e Maria Dias.

Relativamente aos filhos destes, o César vai pelo ramal João de albuquerque e Rosa Maria e, eu pelo ramal de Francisco João de Albuquerque (irmão do seu João de Albuquerque) e Genoveva da Orada (Cunhado desse João e de Rosa Maria).

Como ascendentes posso referir que João de Albuquerque, nasceu em Celorico da Beira, Mesquitela, Nossa Senhora do Rosário 9.7.1737 casa com Maria (Nunes) Dias * Celorico da Beira, Mesquitela, Cadouço 15.3.1756

João de Albuquerque é filho de Manoel de Albuquerque, nascido em Mesquitela, Cadouço em 11.1.1969 e de Maria Forte (de Siqueira), nascida em Mesquitela, Cadouço +-1712

Manoel de Albuquerque é filho de Manoel de Albuquerque nascido em Mesquitela, Cadouço (+- 1670) (AQUI ACABA A INFORMAÇÃO SOBRE ESTES ALBUQUERQUES - NO RESGISTO DE NASCIMENTO DESTE ULTIMO NÃO CONSTA O NOME DOS PAIS, no entanto se conseguir como chegar por outras vias agradeço informação) e Beatriz Pais tb nascida em Mesquitela, Cadouço (+- 1672)

Maria Forte (de Siqueira) nascida em Mesquitela, Cadouço (+- 1712), filha de Bernardo de Siqueira nascido em Mesquitela, Cadouço (+- 1685) e de Helena Forte, nascida em Gouveia, Folgosinho (+-1687)


------------------------------

Maria (Nunes) Dias, nascida em Mesquitela, Cadouço (15.3.1762) filha de Manoel (de Albuquerque) Dias, nascido em Mesquitela, Cadouço (4.3.1728) e de Tereza Nunes (de Siqueira),nascida em Mesquitela, Cadouço (+- 1735)


Manoel (de Albuquerque) Dias, filho de Manoel Dias, nascido em Mesquitela, Cadouço (+- 1698) e de Maria de Albuquerque, nascida em Mesquitela, Cadouço (+- 1701)

Tereza Nunes (de Siqueira) filha de José de Siqueira, nascido em Mesquitela, Cadouço (+- 1703) e de Maria Nunes, nascida em Leiria, Antas de Penalva (+- 1709)


------

Manoel Dias é filho de António João Dias, nascido em Fornos de Algodres, Juncais (+-1667) e de Sebastiana da Costa, nascida em Mesquitela, Cadouço (+- 1669)

------
Não sei se está claro, falamos para esclarecer qq duvida, no entanto continuo a explorar outos Albuquerques e os Siqueiras e os Dias...

Se me disponibilizar informação sobre o referido irmão de nossos avós, casamento e descendencia terei o maior gosto em receber, visto ser dificil "apanhar" os filhos de um casal e sua descendencia.

Espero já ter dado um empurram quanto à ascendencia....

Cumprimentos e gostei de saber que encontro um "primo no mundo virtual"
HSantos

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#184693 | Canelas | 13 fev 2008 09:56 | Em resposta a: #184481

Caro HSantos

Fico, igualmente, satisfeito por ter encontrado alguém com ascendentes comuns.

Pesquiso, pelo lado materno, essencialmente, no concelho de Penalva do Castelo e nos concelhos limítrofes: Mangualde, Viseu, Sátao e Fornos de Algodres.
No tocante ao ramo que provém de Mesquitela, Celorico da Beira, os antepassados mais remotos que tenho, e de forma descendente, são os seguintes:

1. José de Albuquerque, nascido em 30.10.1744, em Fornos de Algodres. Casou com Antónia Maria de Pina, natural de Vila Cova, Várzea de Tavares, Mangualde.

1.1. António de Albuquerque, nascido em 14.10.1786, em Vila Cova, Várzea de Tavares, Mangualde. Casou com Rita Angélica, nascida em 18.10.1781, na Ínsua, Penalva do Castelo.

1.1.1. João de Albuquerque e Silva, nascido em 14.01.1816, em Castendo, Ínsua, Penalva do Castelo. Casou com Maria Rosa, nascida em 14.08.1815, na mesma localidade.

1.1.1.1. Ana de Jesus, nascida em 1..4.1852, em Castendo, Penalva do Castelo. Casou nesta localidade em 22.10.1887, com Joaquim Gomes.

Poderei, se pretender, continuar a linha de descendência até à actualidade, sendo certo que o sobrenome Albuquerque não se transmite a partir da minha bisavó Ana de Jesus (1.1.1.1).
_____

Até ao meu 5.º avó José de Albuquerque (1.) possuo as respectivas fotocópias dos assentos de baptismo, sendo que é filho de João de Albuquerque, natural do Casal de Mesquitela, e de Rosa Maria de Albuquerque (que também usava Rosa do Amaral), e neto de João de Albuquerque, natural de Mesquitela, e de Maria Dias.

Estes João de Albuquerque e Maria Dias serão os pais do seu avó Francisco João de Albuquerque que casou com Genoveva da Orada e do meu 6.º avo João de Albuquerque, casado com Rosa Maria(do Amaral ou Albuquerque).

João de Albuquerque e Maria Dias, pelos meus cálculos, teriam nascido à volta de 1684-1694, porquanto seu neto José de Albuquerque (1.) nasceu em 1744.

Se, como diz, João de Albuquerque e Maria Dias, naturais de Mesquitela, nasceram, respectivamente. em 9.7.1737 e 15.3.1756, não podemos estar a falar das mesmas pessoas.

Antes de avançar com os demais ascendentes, gostaria de esclarecer estes aspectos de datas que não encaixam nos meus dados.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#184721 | hsantos | 13 fev 2008 14:30 | Em resposta a: #184693

Caro César Tavares

João Francisco de Albuquerque nasce em 1791;
filho de João de Albuquerque 9.7.1737 e Maria Dias 15.3.1762; naturais de Cadouço/Mesquitela. (filho do 2º casamento deste João de Albuquerque).

Tenho os assentos de baptismo até 1696 destes Albuquerques em linha directa pela parte masculina (aguardo mais alguns);
(outros tenho por parte feminina)

por lapso não reparei nas suas datas; os nomes eram tão óbvios que lancei a informação que de nada serve, no entanto, fica com o histórico que enviei, talvez encontre antepassados comuns.

O meu pedido de desculpas e sempre disponível sobre qq informação que possa dar (espero que correctamente).

Cumprimentos
HS

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#184737 | Canelas | 13 fev 2008 17:19 | Em resposta a: #184721

Caro HSantos

Obrigado pela rápida resposta.
Face às datas que agora confirma, é certo que existem dois casais João de Albuquerque/Maria Dias. Os seus nascidos, ele em 9.7.1737 e ela em 15.03.1762. Os meus terão nascido à volta de 1680-1690. Espaço para duas gerações...
Todavia, dada a identidade dos nomes e a coincidência dos locais, certamente, haverá parentesco entre as pessoas que nós temos identificado com origem em Mesquitela e cujos descendentes, pelo menos no meu caso, viveram nos concelhos vizinhos: Fornos de Algodres, Mangualde e Penalva do Castelo.
Analisarei melhor os assentos de baptismo que possuo e, talvez, entre padrinhos, testemunhas, etc, consiga estabelecer alguma ligação.
Entretanto, se descobrir algo de novo, colocarei aqui no forum.

Cumprimentos

César Tavares.

Resposta

Link directo:

Mesquitela

#195365 | Lourval | 06 mai 2008 08:07 | Em resposta a: #182637

Caro HSantos,

Estou pesquisando a família de Manuel dos Santos, filho de Sebastião dos Santos e Maria Luísa. Sebastião dos Santos é natural do Cadouço, Freguesia de Mesquitela, Concelho de Celorico da Beira sendo que Sebastião dos Santos nasceu cerca de 1830. Maria Luísa é natural da Freguesia de Vila Franca da Serra, Concelho de Gouveia onde se casaram cerca de 1855.

Manuel dos Santos casou-se com Maria do Carmo Amaral, filha de José Amaral e Cunha e Maria do Carmo Bernardina.

Agradeço qualquer informação
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitela

#195377 | hsantos | 06 mai 2008 11:11 | Em resposta a: #195365

Caro Lourvar

Não tenho quaisquer elementos sobre a familia Santos de Mesquitela; a minha familia de Cadouço é Albuquerque, com casamentos com Dias, Ribeiros, Siqueiras, Nunes, Fortes, Pais... de Celorico, Gouveia, Alter e por ai.

No entanto o nome Albuquerque que aperece até finais de 1700 passa para Sousel e é transformado em "da Orada" e "Gordo"

Se durante e, agradeço desde já, encontrar estes nomes nas suas perquisas, se quiser ir dizendo qq coisa fico muito grato... ate porque Cadouço era um lugar e por fim tudo familia.

O meu Santos é devido a um bisavo Algarvio que teria o nome de "da Palma Viegas", mas por devoção passa a ser Santos... coisas...

Obrigado
e aguardo noticias, com desejo das melhores pesquisas
HS

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#270979 | maneherbert | 20 fev 2011 07:07 | Em resposta a: #184481

Caro H Santos

Sobre os Albuquerque do Cadouço, Mesquitela, tenho os seguintes dados retirados dos paroquiais:

1. Manuel de Albuquerque 'o velho' cc N. Ainda vive em 1702.

2. Maria de Albuquerque, natural do Cadouço, bp. 28-7-1667 em Mesquitela casou em 1-11-1684 com Manuel Furtado, natural de Mesquitela. Viveram no Casal e depois em Mesquitela com filhos nascidos entre 1685-1707.

2. Manuel de Albuquerque 'o moço', natural do Cadouço, bp. 16-10-1669 em Mesquitela casou em 1687 com Brites Paes, natural do Casal, Mesquitela.
3. Manuel de Albuquerque cc Maria Forte, do Cadouço, filha de Bernardo de Sequeira, do Cadouço e de Helena Forte, do Folgosinho.
4. João bp. 9-7-1737
3. Anna bp. 8-10-1702

Manuel de Albuquerque 'o velho' pode descender de António de Albuquerque e Maria Fernandes casados 8-9-1615 em Mesquitela com filhos entre 1616-1625 mas não consegui fazer o entroncamento.

Cumprimentos

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#271116 | hsantos | 21 fev 2011 21:51 | Em resposta a: #270979

Boa noite,

Carissima Manuela, muito agradeço a informação sobre estas gentes.

Tudo o que me possa enviar sobre estes Albuquerquer e/ou outras como o ramo e.g. Brites Pais muito agradeço, visto habitar a sul e, ser impossivel fazer uma pesquisa aturada para entender todos os ramos destas gentes velhas.

Obrigadissimo pela atenção,
sempre disponivel
cumprimentos
H E Santos

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#271875 | maneherbert | 06 mar 2011 01:11 | Em resposta a: #271116

Caro H Santos

Ainda não encontrei o assento de baptismo de Brites Pais mas aqui vai mais uns dados:

1. Manuel de Albuquerque 'o velho' cc Francisca Dias. Ainda vive em 1702.

2. Maria de Albuquerque, natural do Cadouço, bp. 28-7-1667 em Mesquitela casou em 1-11-1684 com Manuel Furtado, natural de Mesquitela. Viveram no Casal e depois em Mesquitela com filhos nascidos entre 1685-1707.

2. Manuel de Albuquerque 'o moço', natural do Cadouço, bp. 16-10-1669 em Mesquitela casou 7-4-1687 com Brites Paes, natural do Casal, Mesquitela.

3. Maria bp. 12-8-1690
3. Manuel de Albuquerque bp. 19-1-1696 cc Maria Forte, do Cadouço, filha de Bernardo de Sequeira, do Cadouço e de Helena Forte, do Folgosinho.
4. João bp. 9-7-1737
3. Francisca bp. 28-10-1700
3. Anna bp. 8-10-1702

Cumprimentos

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#272170 | hsantos | 09 mar 2011 14:31 | Em resposta a: #271875

Carissima Manuela

Muito obrigado pela informação.

Se conseguir mais alguma informação (seja de quem for) agardeço profudamente, sou do sul e como tal é bastante dificil obter uma perquisa tão aturada destes velhos avos...

mais uma vez muito agradecido
Cumprimentos
Hélder Eduardo dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#276110 | hsantos | 10 mai 2011 14:51 | Em resposta a: #270979

Boa tarde,

Carrisima Manuela, volto a agradecer o muito que me ajuda, no entanto, estou a tentar entender alguns dados pelas datas apresentadas:

Quando diz:
"Manuel de Albuquerque 'o velho' pode descender de António de Albuquerque e Maria Fernandes casados 8-9-1615 em Mesquitela com filhos entre 1616-1625 mas não consegui fazer o entroncamento" é dificil que um casal naquela epoca tenha um filho 25 anos dp de se casarem, ou seja o Manuel o Velho teria que nascer + / - em 1640 e os pais casaram-se em 1615... não sei se me faço entender... desculpe mas ainda estou muito verde nestas coiass.

Também quando refere que "Manuel de Albuquerque 'o velho' cc N. Ainda vive em 1702" penso que estaria presente no bp da neta Anna * 1702 (?)

mais uma vez obrigadissimo pela ajuda, agradeço quando tenha um tempo que me possa dizer qualquer coisa sobre isto, visto ser uma conversa (embora escrita), muito agradavel que se vai tendo entre gentes já idas e estes que as procuram.

Melhores cumprimentos
H Santos

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#276295 | maneherbert | 13 mai 2011 07:03 | Em resposta a: #276110

Caro H Santos

António de Albuquerque pode ser avô de Manuel de Albuquerque 'o velho' (se é que ele é antepassado dele) mas infelizmente não consegui encontrar assentos que provariam esta filiação. A descendencia de António de Albuquerque que eu encontrei está aqui:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=271951

Manuel de Albuquerque 'o velho' é de facto o padrinho da neta Anna.

Cumprimentos

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#276467 | Lyana | 16 mai 2011 12:30 | Em resposta a: #272170

Caro Hélder Santos

Pode ser que ajude ou não mas aqui vai

Manuel de Albuquerque, nasceu em Vila Cova de Tavares, freguesia de Santa Maria de Várzea a 9 de Outubro de 1732 filho de outro Manuel de Albuquerque, nascido naquele lugar a 5 de Junho de 1690 e de sua mulher Ana Rodrigues, baptizada na mesma freguesia a 26 de Julho de 1694 e ali recebida a 18 de Janeiro de 1708, neto paterno de outro Manuel de Albuquerque, nascido no mesmo lugar a 30 de Outubro de 1655 e ali falecido a 26 de Dezembro de 1740 e de sua mulher Ana de Albuquerque, também de Vila Cova.

Obra de António Machado de Faria, Gente da Beira pag. 334


Os melhores cumprimentos,

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#276478 | hsantos | 16 mai 2011 15:03 | Em resposta a: #276467

Carissima Liliana,

muito agradeço a ajuda, no entanto, os meus Albuquerques nasceram em/no Cadouço / Mesquitela

Ficarei muito grato sempre que me queira chamar a atenção para fontes/saberes sobre os Albuquerques da Beira.

Melhores cumprimentos
hs

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#276487 | Lyana | 16 mai 2011 17:36 | Em resposta a: #184481

Caro H Santos

Pode ser que ajude ou não mas aqui vai outros Albuquerques.

Manuel de Albuquerque, nasceu em Vila Cova de Tavares, freguesia de Santa Maria de Várzea, a 9 de Outubro de 1732, filho de outro Manuel de Albuquerque, nascido naquele lugar a 5 de Junho de 1690 e de sua mulher Ana Rodrigues, baptizada na mesma freguesia a 26 de Julho de 1694 e ali recebida a 18 de Janeiro de 1708, neto paterno de outro Manuel de Albuquerque, nascido no mesmo lugar a 30 de Outubro de 1655 e ali falecido a 26 de Dezembro de 1740 e de sua mulher, Ana de Albuquerque, também de Vila Cova, onde foi baptizada a 28 de Março de 1648, recebida a 27 de Abril de 1689 e falecida a 9 de Março de 1724.

Este avô paterno, Manuel de Albuquerque, baptizado em Vila Cova cerca de 30 de Outubro de 1655, o nascimento deste Manuel foi sempre envolvido em grande mistério, nunca figurando o nome dos seus pais, nem no assento do seu casamento nem nas de baptismo de seus filhos...
Se lhe interessar estes Albuquerques diga que lhe passo o que tenho.

Obra de António Machado de Faria pag. 334

com os melhores cumprimentos

Liliana Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#276489 | Lyana | 16 mai 2011 17:41 | Em resposta a: #184481

Caro H Santos

Pode ser que ajude ou não mas aqui vai outros Albuquerques.

Manuel de Albuquerque, nasceu em Vila Cova de Tavares, freguesia de Santa Maria de Várzea, a 9 de Outubro de 1732, filho de outro Manuel de Albuquerque, nascido naquele lugar a 5 de Junho de 1690 e de sua mulher Ana Rodrigues, baptizada na mesma freguesia a 26 de Julho de 1694 e ali recebida a 18 de Janeiro de 1708, neto paterno de outro Manuel de Albuquerque, nascido no mesmo lugar a 30 de Outubro de 1655 e ali falecido a 26 de Dezembro de 1740 e de sua mulher, Ana de Albuquerque, também de Vila Cova, onde foi baptizada a 28 de Março de 1648, recebida a 27 de Abril de 1689 e falecida a 9 de Março de 1724.

Este avô paterno, Manuel de Albuquerque, baptizado em Vila Cova cerca de 30 de Outubro de 1655, o nascimento deste Manuel foi sempre envolvido em grande mistério, nunca figurando o nome dos seus pais, nem no assento do seu casamento nem nas de baptismo de seus filhos...
Se lhe interessar estes Albuquerques diga que lhe passo o que tenho.

Obra de António Machado de Faria pag. 334

com os melhores cumprimentos

Liliana Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#276490 | hsantos | 16 mai 2011 17:51 | Em resposta a: #276487

Cara Liliana,

muito agradeço toda a informação que me possa disponibilizar

só uma pergunta - haverá ligação entre estes Albuquerques e os de Cadouço?

Obrigado e sinceramente grato
hs

Resposta

Link directo:

RE: Albuquerque de Mesquitela

#276491 | Lyana | 16 mai 2011 17:55 | Em resposta a: #276478

Caro H Santos

Não tem que agradecer, tenho várias obras sobre os Albuquerques se precisar é só dizer.
Tenho andado um pouco longe da genealogia mas já ando atrás dos meus Albuquerque a uns anitos.

Com os melhores cumprimentos

Liliana Albuquerque

Ps. parece-me que foram algumas mensagens repetidas, desde já as minhas desculpas

Resposta

Link directo:

Albuquerque de Mesquitela

#379198 | christina b | 27 mar 2017 19:24 | Em resposta a: #195365

Caro Lourval,
eu encontrei o casamento de Sebastião dos Santos e Maria Luiza nos arquivos paroquiais de mesquitela Celorico da Beira. Neste registro de casamento em Cadouço, os pais de Sebastião dos Santos consta serem de Nabaes e Maria Luiza ser natural e moradora de Cadouço. Não achei o batismo de Maria Luiza.

Resposta

Link directo:

Albuquerque de Mesquitela

#379199 | christina b | 27 mar 2017 19:29 | Em resposta a: #88367

Caro Jacinto,
Nas minhas pesquisas tenho Alexandre de Albuquerque de Cadouço com registro de casamento com Rosa Maria dos Santos em 1866. Os pais de Alexandre eram Francisca de Albuquerque e José Candido

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 19:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen