Cardeal D. Custódio Alvim Pereira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos

Cardeal D. Custódio Alvim Pereira

#88821 | czlfvmeu | 18 abr 2005 01:40

Até há relativamente pouco tempo, havia um cardeal português, D. Custódio Alvim Pereira, antigo Arcebispo de Lourenço Marques, que residia em Roma. Como não se tem falado dele, presumo que faleceu. Algum dos confrades poderá dar informação sobre se terá de facto falecido? Se tal aconteceu, estranho não ter lido nenhuma notícia sobre a sua morte.
E. R. Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Cardeal D. Custódio Alvim Pereira

#88824 | zamot | 18 abr 2005 08:05 | Em resposta a: #88821

Caro Senhor

Posso dizer-lhe que em 20 de Agosto de 2004 D. Custódio estava vivo devido a este texto que retirei do Site da Diocese de Viseu:

“ Apascenta as minhas ovelhas”
16 a 24 de Agosto de 2004

Regresso ao trabalho

D. António Marto, após duas semanas de retemperador descanso, regressou ao trabalho pastoral, na nossa Diocese. Para além de diversas audiências, o Bispo de Viseu, continua a ir ao encontro das comunidades e das forças vivas da sua Diocese.

Visita ao arciprestado de Aguiar da Beira

No dia 19 de Agosto, o Sr. Bispo percorreu o arciprestado de Aguiar da Beira, acompanhado pelo arcipreste, Pe Carlos Sousa e pelos párocos, Pe Silvério Cardoso e Pe António Soares Flor. Entrou em cada uma das igrejas paroquiais. O almoço proporcionou um momento de convívio familiar.

Visita ao Caramulo

Na companhia de D.Custódio Alvim Pereira, Arcebispo Emérito de Lourenço Marques e natural de Braçal, S.João do Monte, o Sr. Bispo percorreu, no dia 20 de Agosto, a linda serra do Caramulo; após o almoço em Prova, no concelho de Oliveira de Frades, em casa do Pe. Ângelo Loureiro. Visitou, ainda, o Pe. Valdemiro Pereira Coelho, em sua casa, em Ribeiradio.

Visita a Queirã

Com o objectivo de apreciar as possíveis obras de restauro da igreja matriz de Queirã, D. António Marto e o Vigário Geral, Mons. Sílvio Duarte Henriques deslocaram-se à paróquia de Queirã, no passado dia 23, onde foram recebidos pelo pároco, Pe Lúcio da Cunha Marques.


Agenda ( 24 a 30 de Agosto de 2004):

25. Audiências na Casa Episcopal
26. Visita ao arciprestado de Santa Comba Dão
27. Audiências
29. Inauguração das obras de restauro da igreja paroquial de Alcofra (11.30 h).
Crismas e inauguração das obras de restaura da igreja paroquial de Sejães (17.00 h).

Cumprimentos

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Cardeal D. Custódio Alvim Pereira

#88825 | jliberato | 18 abr 2005 08:06 | Em resposta a: #88821

Meu caro amigo,
Também já vi referências a D. Custódio Alvim Pereira, mas não é cardeal. E penso que será vivo. Nasceu em São João do Monte aos 06-02-1915, ou seja terá 90 anos. Existem imensos sites sobre os Cardeais, actualmente. Naquele que já foi citado neste Forum aparecem como cardeais portugueses do século XX:

Bello, António Mendes
Cerejeira, Manuel Gonçalves
Nunes, José da Costa
Policarpo, José da Cruz
Ribeiro, António
Saraiva Martins, José.

Por Moçambique aparecem D. Teodósio Clemente de Gouveia, que participou no conclave que elegeu João XXIII, e D. Alexandre José Maria dos Santos.

Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Cardeal D. Custódio Alvim Pereira

#88901 | czlfvmeu | 18 abr 2005 19:28 | Em resposta a: #88825

Caro José Liberato
Muito agradeço a sua resposta, precisa e esclarecedora como sempre.
De facto, quem foi Cardeal Arcebispo de Lourenço Marques foi D. Teodósio Clemente de Gouveia. D. Custódio Alvim Pereira sucedeu-lhe como Arcebispo, mas nunca foi cardeal.
Com amizade
Eduardo Arantes

Resposta

Link directo:

RE: Cardeal D. Custódio Alvim Pereira

#88902 | czlfvmeu | 18 abr 2005 19:33 | Em resposta a: #88824

Caro Confrade
Muito obrigado por uma resposta tão interessante, através da qual tive a grata notícia de que D. Custódio Alvim Pereira continua vivo.
Reconheço que me enganei: ele nunca foi cardeal.
Reconhecidos cumprimentos
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Cardeal D. Custódio Alvim Pereira

#88908 | LCM | 18 abr 2005 20:50 | Em resposta a: #88902

Senhor Professor,

Monsenhor D. Custódio Alvim pereira, Arcebispo Emérito de Lourenço Marques, está vivo e continua em Roma. Estava na Missa de ontem, Domingo, em Santo António dos Portugueses, celebrada pelo Cardeal D. José Policarpo.
É Vice Grande-Prior da Ordem Constantiniana de São Jorge celebrando as Missas mensais desta Ordem em Roma na Basilica de Santa Cruz "al Flaminio".

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Cardeal D. Custódio Alvim Pereira

#88918 | czlfvmeu | 18 abr 2005 22:07 | Em resposta a: #88908

Meu caro Lourenço
Também a si, muito obrigado.
Se este Forum não existisse, seria necessário inventá-lo.
Um abraço amigo do
Eduardo Arantes

Resposta

Link directo:

familia custodio

#124375 | aline custodio | 06 ago 2006 03:43 | Em resposta a: #88821

ESTOU PROCURANDO SOBRE A FAMILIA CUSTODIO. SOU DA FAMILIA MAS QUEREMOS INFORMAÇOES SOBRE O PASSADO, QUANDO FORAM PARA O BRASIL E PARA ONDE, QUEM ERAM.

Resposta

Link directo:

RE: Cardeal D. Custódio Alvim Pereira

#142377 | rmvscg | 30 jan 2007 17:03 | Em resposta a: #88824

O Arcebispo Emérito de Lourenço Marques D. Custódio Alvim Pereira falecu em 12 de Novembro de 2006

Resposta

Link directo:

RE: familia custodio

#213317 | ASCUSTODIO | 15 nov 2008 18:23 | Em resposta a: #124375

A FAMILIA CUSTODIO VEIO PARA O BRASIL JUNTO COM A FAMILIA REAL PORTUGUESA QUANDO FUGIRAM DE PORTUGAL NA EPOCA DA INVASAO FRANCESA DE LA PARA CA SE ESPALHARAM PELO PAIS INDO PARA VARIAS REGIOES. OS MEUS BISAVOS QUE VIERAM PARA SANTA CATARINA NO SUL DO BRASIL HAVENDO CASAMENTOS COM ALEMÃES DA QUAL TENHO ORIGEM.
Gostaria de saber se minha familia origem da epoca de Portugal e Espanha possui algum Brasão de armas ou escudo simbolo da Familia e como faço para conseguir a imagem desses simbolos

Anisio Custodio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 04:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen