Famílias de Paranhos, Seia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias de Paranhos, Seia

#89524 | jliberato | 26 abr 2005 21:36

Caros confrades,
Abordo hoje a freguesia de Paranhos no concelho de Seia.
Là tem origem o meu nome Nunes que chegou à actualidade na minha família.
Os meus antepassados de Paranhos são os antepassados do meu 5º avô Pedro Nunes, nascido em Paranhos aos 05-12-1731. Foi casar a Seixo do Ervedal aos 10-08-1753 com Brásia Alves. O assento mais antigo que tenho de Paranhos é o baptismo de Maria Fernandes (nº 11) aos 14-04-1664.
A ascendência de Pedro Nunes é a seguinte:

1 Pedro Nunes
--------------------------------------------------------------------------------
2 Manuel João
3 Eufémia Nunes
--------------------------------------------------------------------------------
4 Manuel João
5 Ana Lopes
6 João Álvares Barbas
7 Ana Nunes
--------------------------------------------------------------------------------
8 Manuel João
9 Ana Fernandes
10 António Lopes
11 Maria Fernandes
--------------------------------------------------------------------------------
20 Domingos Lopes
21 Maria Fernandes
22 João Francisco 23 Maria Fernandes

Sei que há confrades que se interessam por Paranhos.
Algum comentário?
Alguém conhece estes nomes?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Paranhos, Seia

#89600 | Conde | 27 abr 2005 13:30 | Em resposta a: #89524

Cá estou. A minha sugestão vai para dois fundos: na Universidade de Coimbra o eclesiástico,(e aqui podem ajudar os confrades Eduardo Osório e Pedro França) e os Prazos nos processos de remissão de foros depois da extinção de Conventos, que estão no ANTT no Ministério da Fazenda e Finanças. Apanham o país todo. Eu vi todos os maços do distrito do Porto que são dezenas e apanhei o que esperava encontrar. Os índices são fichas muito deficientes e coêvas (antes isso do que não haver nada, mas com tanta informática começa a ser ridícula a situação dos nossos Arquivos públicos.) Eis o que se me oferece aconselhar.
Um abraço amigo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Paranhos, Seia

#89674 | jliberato | 28 abr 2005 17:44 | Em resposta a: #89600

Caro amigo,
Muito obrigado pela sua mensagem e pelas suas sugestões.
Um abraço
do
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

João Álvares Barbas

#102768 | jliberato | 11 out 2005 19:32 | Em resposta a: #89524

Caros confrades,
Para dizer que há um tópico apenas sobre João Álvares Barbas, meu antepassado.
Ver http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=102707
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Paranhos, Seia

#256137 | mariamoura | 07 jun 2010 20:34 | Em resposta a: #89524

Sou nova nestas andanças, mas muito curiosa.nasci em paranhos, bem como meus avós e bisavós.Entre eles tenho pelo dois bisavós irmâos de nome Joaquim Rodrigues de Moura e António Fernandes de Moura.Como pistas tenho datas aproximadas de datas de nascimento e morte dos meus avós:
Amélia Mendes Ferreira , filha de Joaquim,nascida em 1887 , morrendo em Junho de 1925 entre 10 1 20 de junho.
meu avô paterno era Manuel Rodrigues de moura, filho de António( acho estranho o Rodrigues e não o Fernandes).nasceu no ano 1881 e faleceu entre 1931 e 1934.Era casado com Maria de Nazaré. Em Paranhos da Beira há ou havia muitos Mouras , tanto que nos chamavamos primos, pois sabiamos vir de um tronco comum.
Aguardo que alguém me dê notícias.Obrigada, desde já. Mariamoura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Paranhos, Seia

#256195 | mariamoura | 08 jun 2010 14:03 | Em resposta a: #89524

Olá! respondendo à sua questão, tive um bisavô de nome António Fernandes de moura que teve o meu avô manuel Rodrigues de Moura no ano de 1881. Cumprimentos
Mariamoura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Paranhos, Seia

#256621 | jliberato | 16 jun 2010 16:07 | Em resposta a: #256137

Cara Mariamoura,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Não tenho informação relevante sobre o assunto que suscitou, na medida em que o meu antepassado de Paranhos mais moderno é de 1731.
Espero que outros participantes tenham mais informação.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Paranhos, Seia

#260536 | mariamoura | 15 ago 2010 19:22 | Em resposta a: #256137

Sr Liberato, como está?
Rendo uma sua resposta sobre famílias de paranhos da Beira, diz que a pessoa mais próxima, seria de 1731.Seria possível dizer-me se tem pessoas com apelidos: Moura, Rodrigues, mendes Ferreira, Almeida?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Paranhos, Seia

#261493 | jliberato | 03 set 2010 17:22 | Em resposta a: #260536

Cara mariamoura,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente não tenho gente com esses apelidos. Mas os meus são de outras épocas.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Paranhos, Seia

#266504 | Conde | 08 dez 2010 12:12 | Em resposta a: #89524

Prezado Amigo:
Apareceu-me um processo do Santo Ofício de Paranhos: António da Costa Ribeiro,familiar com carta de 10.4.1751, baptizado a 22.12.1...,morador em Minas Gerais, parente dos Padres Manuel da Costa Leal, de Manteigas, Valério da Fonseca, do Souto e Domingos de Sequeira, fº de Manuel da Costa Leal e de s.m. Margarida Pais do Amaral, n.p. do Escrivão das Sisas Diogo da Costa e de sua 2ª mulher Maria Ramos, n.m. António Pais do Amaral, cereeiro em Paranhos e de s.m. Domingas Jorge de S. Romão. Rumores de xxnn não provados pelo costado Ramos.
Talvez lhe interesse.
Um abraço e Boas Festas.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Paranhos, Seia

#266742 | jliberato | 13 dez 2010 12:17 | Em resposta a: #266504

Meu caro amigo,
Muito obrigado pela indicação.
Infelizmente não entroncam com os meus. Mas fico com a referência. É sempre possível cruzar com outra informação.
Um abraço e bom Natal.
JLiberato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 07:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen