Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos

Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#89785 | MP | 30 abr 2005 18:08

Caros Confrades,
Gostaria que alguém me pudesse apresentar alguma da descendência de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama, filho do 1.º visconde de São Paio dos Arcos, uma vez que essa informação não se encontra disponível no GENEA...
Grato pela atenção,
MP.

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#97714 | zelia_gama@yahoo.com | 10 ago 2005 12:14 | Em resposta a: #89785

Caros Confrades
Agradeço toda e qualquer informação sobre o assunto em epígrafe.Estou a construir a "arvore" mas tenho ainda muitos " ramos soltos" procuro naturalmenta os elos de ligação e um deles está ligado aos viscondes de S.Paio dos Arcos. O avô paterno é descendente dos ditos (sobrinho?) de seu nome Amaro Alfredo de Araujo e Gama, foi comerciante e professor na Escola Industrial na cidade do Porto, casado com Julia de Castro deArujo cardoso Pereira Ferraz, (irmâ?) do visconde de Castelões, residiram na Freguesia de Cedofeita, na Rua de santa Catarina , Porto. Procuro ascendencia de ambos.
Cumprimentos e obrigada pela atençã.

z.gama

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e

#210829 | amoura | 17 out 2008 17:33 | Em resposta a: #89785

Caro confrade,

Também procuro ascendência de Maria Antónia de Morais Sarmento Azevedo Araújo Gama, natural de Refóios do Lima, casada com João Filipe Quezado Bacelar d’ Araújo, residentes em Padreiro, Arcos de Valdevez.

Qualquer informação será útil.

Agradeço desde já a atenção,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#210864 | alexandrabacelar | 18 out 2008 01:11 | Em resposta a: #89785

caros confrades

Aqui no Genea constam apenas tres filhos do 1º Visconde de S.Paio Arcos
Jose Maria Azevedo Araujo Gama - 2º Visconde
Joaquim Azevedo Araujo Gama
Maria Angelica Azevedo Araujo Gama

Segundo o Livro Casas Armoniadas do Concelho de Arcos de Valdevez - CASA DO TERREIRO e FAQUELO - teve oito filhos
Maria Jose Azevedo Araujo Gama casada com Coronel Gomes da Costa
Martinho Azevedo Araujo Gama
Gaspar D'Araujo Gama casado com Lepoldina (de Jolda)
Vasco Azevedo Araujo Gama
Alexandre ?

Algum dos Confrades possui informação sobre os descendentes dos restantes irmãos ?
cumprimentos
Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#213653 | JBacelar | 20 nov 2008 18:17 | Em resposta a: #210864

Cara Alexandra Bacelar,

posso perguntar de onde é originário o seu apelido Bacelar?

Cumprimentos,
João Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e

#213680 | tfp | 21 nov 2008 00:04 | Em resposta a: #210864

Cara Alexandra Bacelar,

Terá ouvido falar num João Damasceno Saldanha Azevedo de Araújo da Gama que casou antes de 1923 com Maria Magdalena Peres de Almeida Pimentel, n. 1871 em Cedofeita, Porto ?

Agradeço antecipadamente

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#213683 | alexandrabacelar | 21 nov 2008 01:10 | Em resposta a: #213653

Caro João Bacelar

A minha ascendência Bacelar é pelo lado paterno
Avó – Beatriz Pereira Morais Bacelar - Casa de Tavarez – Padreiro – Arcos de Valdevez
filha de Hermínia Amália de Moraes Bacelar - ( c/ Francisco José Pereira de Azevedo)
filha de João Filipe Quesado Bacelar Araújo ( c/ Maria Antónia Morais Sarmento Azevedo Araujo da Gama )
filho de Francisco Araújo Bacelar ( c/ Lourença Amorim)
filho de Gregório Rodrigues Bacelar - Guilhadezes- ( c/ Catarina Araújo)
filho de Pascoa Rodrigues Bacelar

Já se cruzou com alguns destes nomes ?

Cumprimentos
Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e

#213688 | alexandrabacelar | 21 nov 2008 01:46 | Em resposta a: #213680

caro Tiago

De momento não me recordo, pois sou "novata " nestas lides.
Como também eu procuro " Azevedo de Araujo Gama" quando me cruzar com João Damasceno tenho todo o gosto em partilhar essa informação.

Cumprimentos
Alexandra bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#213703 | JBacelar | 21 nov 2008 11:21 | Em resposta a: #213683

Cara Alexandra Bacelar,

efectivamente, não me cruzei com nenhum dos nomes que indicou.

Apesar de neste momento não ter os meus apontamentos comigo, a referência mais antiga de que me recordo é do meu trisavô Manuel Bacelar Faria dos Santos, que deve ter nascido na primeira metade dos anos 1800, em Montemor-o-Velho (Coimbra).

Mas assim que estiver junto dos meus apontamentos dir-lhe-ei mais alguma coisa.

Cumprimentos,
João Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e

#213863 | tfp | 24 nov 2008 09:27 | Em resposta a: #213688

Cara Alexandra Bacelar,

Muito obrigado.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#268855 | abribas | 18 jan 2011 23:05 | Em resposta a: #97714

Cara Zélia
Conheço razoavelmente bem a ascendência de Júlia de Castro Araújo Cardoso Pereira Ferraz, irmã do 3.º Visconde de Castelões. Se preferir, contacte-me para abribas[arroba]gmail[ponto]com
Cumpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#269220 | francyscus | 24 jan 2011 21:03 | Em resposta a: #97714

Boa noite,

Relativamente à irmã do Visconde de Castelões... desconhecia que esta existia.
Pode-me fornecer algum documento ou informação que fale sobre ela? Uma imagem seria o ideal.

Sou residente e um estudioso sério das famílias castelonenses.

Cumprimentos,

Francisco M.

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#269223 | abribas | 24 jan 2011 21:55 | Em resposta a: #269220

Caro Francisco
Álvaro de Castelões teve 3 irmãos, sendo ele o mais novo dos 3:

1-Margarida http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2050657 (*7.2.1847, Cedofeita, Porto) C(9.11.1878 Massarelos)c Guilherme Firmino da Cunha Reis; c.g.
2-Eduardo (25.5.1853, Cedofeita, Porto) smn;
3-Júlia (17.6.1855, Cedofeita, Porto) Cc Amaro Alfredo Azevedo de Araújo Gama; c.g.

Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#269265 | francyscus | 25 jan 2011 15:08 | Em resposta a: #269223

Agradeço a informação.

Sabe se existiu alguma descendencia destes irmãos?

Cmpts,
Francisco M.

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#269270 | abribas | 25 jan 2011 17:09 | Em resposta a: #269265

Margarida e Júlia tiveram descendência.
Júlia teve pelo menos um filho, Amaro em 1883, em Cedofeita, de quem penso ser descendente a confreira Zélia Gama que aqui escreveu em 2005.
Margarida teve pelo menos 3 filhos, Guilherme em 1879, Álvaro em 1880 e Jaime em 1882, todos em Cedofeita.
Guilherme e Álvaro casaram pelo que podem ter também deixado descendência que desconheço.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#269273 | francyscus | 25 jan 2011 18:28 | Em resposta a: #97714

Boa noite,

Sou residente em Castelões, terra afamada pelo Visconde Castelões. Sou também um estudioso e interessado na história das familias que nesta terra fizeram a sua vida, entre os quais se destaca o Visconde, Álvaro de Castelões.
Este era irmão de Júlia (17.6.1855, Cedofeita, Porto) que casou com Amaro Alfredo Azevedo de Araújo Gama.
Penso que poderá ter a ver com este ramo da familia do Visconde de Castelões.

Gostaria de encontrar informações e imagens que pudessem atestar a existencia destes seus irmãos (do Visconde) e a sua possivel descendencia.

Cumps,
Francisco M.

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e

#276829 | AJGama | 21 mai 2011 18:02 | Em resposta a: #210829

Sabe a data de nascimento dessa Maria Antónia, ou mais alguma informação?

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e

#276885 | amoura | 22 mai 2011 21:05 | Em resposta a: #276829

Caro Confrade,

A Maria Antónia de Morais Sarmento de Araújo Azevedo da Gama nasceu em Refóios do Lima c. 1825
Pais, filha de Manuel de Moraes Sarmento de Araújo Azevedo e Gama e de Maria Rosa de Melo Lima Pereira Marinho. Casou em Refóios do Lima, Santa Maria 15.07.1843 com João Filipe Quezado Bacelar de Araújo nascido em 07.10.1781.

Conhece a família? Irmãos, tios...... etc



Agradeço desde já a atenção.

Cumprimenta,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e

#276968 | AJGama | 24 mai 2011 16:12 | Em resposta a: #276885

Boa tarde,

Temos antepassados comuns... A minha familia provem também daí, eu sou descendente de Belchior Pacheco da Gama, de Refoios do Lima. Penso que fui eu que encontrei por acaso o casamento de Belchior Luis da Gama, fruto de uma segunda ligação de Belchior Pacheco da Gama, e o coloquei no genea.

Cumprimentos,
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#289590 | jjbacelar | 20 out 2011 00:12 | Em resposta a: #213703

Olá novamente.

Há minutos atrás respondi a outra mensagem sua.

Surpreendi-me agora pois ao ver este nome (Faria dos Santos) recordei-me que foi precisamente desse apelido que ouvi histórias de família de que o meu bisavô Afonso Bacelar se teria separado.

Surpreende-me também ver o seu trisavô já é Bacelar... e porque não é você Faria dos Santos? :)

de qualquer forma é apenas suposição minha a de que o nome Bacelar teria vindo da minha trisavó. Poderia efectivamente ter vindo do meu trisavô e o filho ter simplesmente escolhido o nome Bacelar por gosto.

Vou tentar saber mais junto do único descendente que poderá saber algo mais. Minha Tia.

Saúde e até breve.

João Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#289703 | JBacelar | 21 out 2011 23:06 | Em resposta a: #289590

Caro homónimo,

pois é, o "Faria dos Santos" deixou de existir, segundo se conta na família, devido a um desentendimento entre pais e filhos. O que me contaram é que 2 irmãos foram estudar para um seminário e num dia de jejum por altura da Páscoa e cheios de fome deram com os padres a fazer um grande banquete. Vai daí fugiram do seminário, mas chegados a casa o pai (ou os pais) ainda os criticaram e insistiram que eles regressassem ao seminário. Penso que eles já não voltaram e ao fazerem a vida deles optaram por não mais usar os apelidos do pai.

Grosso modo, esta é a história que conheço.

Continuaremos a falar.

Um abraço,
João Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#320169 | angelaladeiro | 04 jan 2013 18:43 | Em resposta a: #97714

Olá, tenho conhecimento da existência de uma filha de Joaquim de Azevedo de Araujo e Gama, de nome: Emilia de Azevedo D´Abreu, filha também de Emilia de Sottomayor de Araujo e Gama, mulher do dito Joaquim. Esta Emilia foi casada com parente meu de nome: João Baptista de Abreu Brandão. Por sua vez tiveram uma filha de nome Mada Glória Amorim. Esta casau com António José Cerqueira de Amorim. Tiveram vários filhos entre eles: João Brandão de Amorim e António Brandão de Amorim. Não sei se estou a ajudar...Se tiver elementos onde entre a familia Brandão, agradeço informação.

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#321213 | hladeiro | 17 jan 2013 20:42 | Em resposta a: #321142

Mami desculpe-me, não consegui mandar o email para si. Não sou mui ágil na informática... Endereços particulares, voltam-me para trás. pode escrever para angelaladeiro@hotmail.com ??

Resposta

Link directo:

RE: Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#321796 | Pedro R SOusa | 23 jan 2013 18:08 | Em resposta a: #97714

Caros senhores

Amaro Alfredo Azevedo de Araújo Gama foi docente do Instituto Industrial e Comercial do Porto e em 23 de Agosto de 1917 residia na Rua do Espírito Santo, n.º 18 em Leça.

Sou um investigador em História e pode ter a certeza do que lhe digo, porque consta em documentos histórico. Para obter mais informações queira ir ao Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto e procurar por informações sobre este docente.


Pedro rodrigues de Sousa

Resposta

Link directo:

Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#370082 | DSD | 30 mai 2016 17:17 | Em resposta a: #320169

Prezada angelaladeiro
Com três anos decorridos venho, se ainda se recordar desta sua msg, pedir-lhe a fineza de informar onde teria nascido e casado Emília de Azevedo Abreu, neta de Joaquim de Azevedo Araújo e Gama e mulher Dª Emília de Sá da Costa Lobo e Melo, respetivamente filhos de Gaspar de Azevedo Araújo e Gama, 1º Visconde de São Paio e Emília Delfina Barreto França, e de Manuel da Costa Lobo e Dª Maria Casimira de Sá Sotomaior, da Casa de Vila Nova.
Ficarei agradecido por qualquer informação que possa facultar.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#370085 | hladeiro | 30 mai 2016 19:05 | Em resposta a: #370082

Caro Miguel, venho responder ao seu pedido, aqui no Fórum. D.Emília de Azevedo Araújo e Gama, foi casada 1ª vez com um irmão do meu bisavô, chamado João Baptista de Abreu Brandão, em 31-10-1887,em Rio Frio, Jolda Madalena, Arcos de Valdevez, onde foi baptizada.
Era filha de D.Emilia da Costa Lobo também casada em Rio Frio, Jolda Madalena,
com Joaquim de Azevedo Araújo e Gama. Uma e outra casaram duas vezes. A mãe Emília casou 2ª vez com Agostinho António de Abreu Vasconcelos em 31-07-1867, em Rio Frio Jolda Madalena. A filha Emília, casou 2ª vez em Távora Santa Maria, em16-07-1911 com Joaquim José de Amorim, este de 34 anos, nascido em São Jorge, Arcos de Valdevez.
Espero ter ajudado. Caso precise de mais informações, tenho alguns elementos das minhas pesquisas que posso consultar.
Os meus cumprimentos.
M.Angela Ladeiro

Resposta

Link directo:

Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#370104 | DSD | 30 mai 2016 23:13 | Em resposta a: #370085

Prezada M. Ângela Ladeiro
Fico-lhe muito grato pelo favor da sua colaboração, com os preciosos elementos que fez o favor de facultar-me.
Não sei se conhece o concelho de Arcos de Valdevez. É que Rio Frio e Jolda Madalena são duas freguesias do referido concelho, algo distantes entre si.
Não encontrei, quer em Jolda, Madalena, quer em Rio Frio, em 31de Outubro de 1887, o casamento de Dª Emília de Azevedo Araújo e Gama com João Baptista de Abreu Brandão.
Poderá dizer-me onde se realizou tal casamento?
Se não estou em erro o Agostinho António de Abreu Vasconcelos era filho do Tenente do Regimento de Milícias dos Arcos de Valdevez Francisco António e Abreu Vasconcelos e este era filho de outro Agostinho de Abreu de Vasconcelos que foi provedor da Santa Casa da Misericórdia dos Arcos.
Se me fizer a fineza de retificar estes elementos ou acrescentar outras informações, redobro os meus agradecimentos.
Ainda gostaria de saber se Gaspar da Costa Sá Sotomaior, Visconde do Mato, de Santa Maria de Távora, era irmão da Dª Emília d Sá Costa Lobo, acima referida.
Não sou parente mas gostava de aprofundar a referências a estas famílias.
Com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#370155 | hladeiro | 31 mai 2016 20:34 | Em resposta a: #370104

Desculpe, fiz alguma confusão entre" Emilias". A referência a Rio Frio, é para a Emília de Sá Costa Lobo. Casada por duas vezes em Jolda Madalena. foi aqui que nasceu a Emília de Azevedo Araújo e Gama em 19-11-1862, (tif3). Nasceram antes dela mais dois irmãos, Gaspar e Maria. Esta Emília casou em Távora Santa Maria com João Baptista de Abreu Brandão, meu tio bisavô, em 31-10-1887 ( tif 13-14). Faleceu em Távora 19-11-1862. Casou segunda vez em 16-07-1911, em Távora Santa Maria.
Também tenho alguns elementos da inquirição de Genere de Gaspar tio paterno da Emília de Azevedo Araújo e Gama. Espero ter ajudado. Cumprimentos
M.Angela

Resposta

Link directo:

Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#370162 | hladeiro | 31 mai 2016 23:15 | Em resposta a: #370155

Mais um lapso....a data do falecimento de Emília de Azevedo Araújo e Gama, foi em Távora, mas em Abril de 1938, como está descrito na margem do assento de baptismo.

Resposta

Link directo:

Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#370164 | DSD | 31 mai 2016 23:53 | Em resposta a: #370162

Prezada M Ângela Ladeiro
Mais uma vez lhe venho testemunhar gratidão pela gentileza que teve de me facultar interessantes elementos sobre a Dona Emília e do seu casamento com João Baptista de Abreu Brandão, este certamente parente do Dr Abel de Abreu Brandão que foi casado em primeiro casamento com Dona Maria da Luz Vilhena, filha d Conselheiro Júlio de Vilhena e em 2ºcasameno com Dona Maria Adelaide Sena Martinez.
Grato e comos melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#370171 | hladeiro | 01 jun 2016 10:10 | Em resposta a: #370164

João Baptista é tio de Abel Brandão, irmão da minha avó materna. Todos de Távora onde eu também nasci. Tenho uma grande árvore no my Heritage, onde todos eles estão colocados. Se tiver conta neste site, tenho muito gosto em o aceitar. Assim poderá descobrir mais parentescos. Creio que é grátis até uns tantos elementos, colocados. O meu nome aí é Brandão Amorim Ladeiro

Resposta

Link directo:

Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#370182 | DSD | 01 jun 2016 14:51 | Em resposta a: #370171

Prezada M. Ângela Ladeiro
Agradeço o seu oferecimento mas não me é possível aceder à árvore de família que refere, pela simples razão de ignorar como poderei ter tal acesso, a menos que me indique os passos a seguir para tal.
Pelo apelido Amorim veio-me à memória que o Senhor Inácio de Amorim, que era, se não estou em erro, natural de Távora, S. Vicente, era casado com uma Senhora Abreu Brandão. Pode-me fazer alguma referência a este seu ramo familiar?
Com os melhores cumprimentos e grato
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#370202 | hladeiro | 01 jun 2016 19:12 | Em resposta a: #370182

São meus pais! Quanto a aceder à minha árvore, só sendo membro do site. Abre o respectivo My Heritage e segue as indicações. Depois de aceite, coloca os seus familiares e nessa altura diz-me com que nome abriu conta para eu o procurar. Não é difícil.

Resposta

Link directo:

Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#370242 | DSD | 02 jun 2016 12:11 | Em resposta a: #370202

Prezada M. Ângela Ladeiro
Agradeço o oferecimento de acesso a My Heritage mas a verdade é que tenho uma nota genealógica de seus pais, que creio bastante desenvolvida, só me falta informação relativa a seu tio António que, depois do regresso da América do Norte viveu, e creio que faleceu, em Távora, S. Vicente.
Poderá facultar-me alguma informação sobre o casamento e família daquele seu tio?
Com os melhores cumprimentos e grato
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#370249 | hladeiro | 02 jun 2016 13:06 | Em resposta a: #370242

Miguel, seria preferível mandar por email estas informações tão detalhadas. Pode dar-me o seu email? No entanto, esse meu tio António nasceu em Távora Santa Maria como todos os seus irmãos, avós e bisavós. Faleceu em Souto, onde era casado no ano de 1991. Mas eles não têm nada que ver com a família Azevedo Araújo da Gama. O ramo deles penso que tenha vindo dos Morins de Ponte de Lima, mas ainda ando em estudos sobre isso.

Resposta

Link directo:

Descecêndia de Joaquim de Azevedo de Araújo e Gama

#370261 | DSD | 02 jun 2016 15:49 | Em resposta a: #370249

Prezada M Ângela Ladeiro
Mais uma vez lhe agradeço a disponibilidade e as informações que me facultou, designadamente a referente a seu tio António.
Com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 10:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen