herdade da popa ( Monfortinho)

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

herdade da popa ( Monfortinho)

#90356 | lgodinho | 09 mai 2005 18:01

procuro antigos proprietários e dados relevantes

Resposta

Link directo:

RE: herdade da popa ( Monfortinho)

#90406 | jmrprospero | 10 mai 2005 13:21 | Em resposta a: #90356

Caro Confrade
Os antigos proprietários da Herdade da Popa, no Rosmaninhal, e não em Monfortinho, eram a Família Duran Moura Pinheiro, de que ainda existe descendência.
Não sei que outros esclarecimentos pretende, mas diga que talvez possa ajudar
João Manuel Próspero dos santos

Resposta

Link directo:

RE: herdade da popa ( Monfortinho)

#90417 | lgodinho | 10 mai 2005 16:41 | Em resposta a: #90406

Caro Confrade:
Agradeço a sua indicação que é preciosa para o desenvolvimento do estudo que estou a fazer.
Conheço a referida herdade e achei estranho o facto de existir uma casa com uma arquitectura de estilo colonial, em plena Beira Baixa...
Desde então (há cerca de um ano) tenho tentado recolher elementos sobre essa herdade. As interrogações são muitas e as respostas poucas... mas encontrei coisas fabulosas como por exemplo a possibilidade do Marechal Junot ter lá acampado quando invadiu Portugal.
Fico-lhe muito agradecida se efectivamente tiver conhecimento de algo que possa ajudar.
Leonor Godinho

Resposta

Link directo:

RE: herdade da popa ( Monfortinho)

#90437 | jmrprospero | 10 mai 2005 18:02 | Em resposta a: #90417

Estimada Leonor Godinho

Da herdade propriamente dita sei pouco, embora talvez possa saber um pouco mais se me fizer perguntas concretas, pois estou em contacto com os actuais proprietários. Fiquei também curioso com a possibilidade de o General Junot, ter lá acampado quando invadiu Portugal. É não só um facto curioso mas importante para a história da Beira baixa. Da Família Moura Pinheiro conheço não só os actuais como os antigos desde 1850, penso. Talvez se consiga ir até à altura de Junot. Não sei é se a Herdade já era naquela altura deles.
Mande sempre
João Manuel próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Moura Pinheiro

#90457 | lgodinho | 10 mai 2005 19:17 | Em resposta a: #90437

Caro Confrade:
A minha dúvida para já é saber se o dono da Popa era o Sr. Henrique Goulão de Moura Pinheiro.
Antecipadamente agradecida

Leonor Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Moura Pinheiro

#90465 | jmrprospero | 10 mai 2005 20:11 | Em resposta a: #90457

Não. Penso que o Senhor Henrique Goulão de Moura Pinheiro é ou era dono do Coito de S. ta Marina se não estou em erro.
Os Moura Pinheiros da Popa são penso que primos direitos, deste Senhor.
Tenho uma parte da Genalogia dos Moura Pinheiros desde os primeiros que formaram o nome, mas não a tenho disponível aqui. Se estiver interessada enviar-lhe-ei.
Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Moura Pinheiro

#90510 | lgodinho | 11 mai 2005 10:40 | Em resposta a: #90465

Muito obrigada pela informação.
Gostaria muito de conhecer a Genealogia dos Moura Pinheiro e ficarei muito agradecida se me possibilitar a consulta dessa documentação.
Eu vivo em Castelo Branco e a maneira mais fácil parece-me ser através dos CTT. Ficarei pois muito agradecida se concordar em enviar-me à cobrança a referida documentação.
Leonor Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Moura Pinheiro

#91086 | jmrprospero | 16 mai 2005 18:36 | Em resposta a: #90510

Cara Leonor

Desculpe-me de só agora lhe responder, e de lhe respoder menos do que tenho, que é pouco, mas não encontrei os papéis que queria.
A família Moura Pinheiro, começa com
1 - João Henrique Pinheiro, proprietário, residente em Salvaterra do Extremo, que casou com D. Maria da Graça Moura, natural de Nisa, e penso que sobrinha de um Padre de Salvaterra. E tiveram a:
2 - António de Moura Pinheiro que casou com 20 anos a 31-3-1869 com D. luisa Eugénia de Almeida Paiva, natural de Monsanto, filha de Joaquim Henriques de Paiva, proprietário, e de D. Felizarda Henriques de Almeida. E tiveram a:
3 - Eugénio de Paiva Moura Pinheiro, que penso foi Advogado e que tem geração.
2 - João de Moura Pinheiro, que não sei com quem casou, e que teve a:
3 - Abel de Moura Pinheiro, Advogado
3 - Henrique de Moura Pinheiro, que não sei se será já o seu Henrique.
3 - Joaõ de Moura Pinheiro que casou com uma Senhora Espanhola de nome Duran. E tiveram a:
4 - Maria Duran de Moura Pinheiro que casou com o Dr. Elias Garcia.
4 - Rogéria de Moura Pinheiro que casou com o Coronel Guimarães.
4 - Emília que casou com José Napoles.
4 - Felícia, Quecha que não sei comos e chama, João e o Carlos.

A D. Maria e a D. Rogéria tiveram descendência.
Eram estes os últimos proprietários da Herdade da Popa, nesta Família.

Eu também vivo em Castelo Branco, e pode encontrar-me com facilidade.

Cumprimentos
João Manuel Próspero dos santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 12:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen