Família Ribeiro de Almeida no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#907 | trifernandes | 16 nov 2000 22:38

Procuro informações sobre a presença no BRASIL da família RIBEIRO DE ALMEIDA originária da zona do Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#914 | Colibri | 17 nov 2000 22:25 | Em resposta a: #907

Ando com o mesmo problema.
Estou tentando conseguir informações pelo endereço www.arquivonacional.gov.br.
Lá pode ser que vc encontre alguma coisa de interesse para suas busacas.
Eles ajudam a busacas para pessoas como nós que estamos fora do Brasil.
Navega um pouco por lá. Boa busca.
Colibri

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#916 | carledu | 17 nov 2000 23:38 | Em resposta a: #907

Acho que alguns dos arquivos antigos brasileiros foram microfilmados pelos mórmons. Vocês podem dar uma procurada em algum Centro de História da Família aí em Portugal. É um pouco lento, mas acredito que seja mais rápido do que pedindo ajuda a um funcionário público brasileiro.

Estou fazendo algo parecido pra descobrir meus antepassados aí em Portugal, hehe!

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#1587 | mlpgc | 07 jan 2001 21:19 | Em resposta a: #907

Há uma família Ribeiro de Almeida no Brasil que teve origem no Tenente-Coronel Joaquim Ribeiro de Almeida nascido c. de 1770 no Porto,filho de Manuel Ribeiro e de Caetana de Almeida.Essas informações obtive no Dicionário das Famílias Brasileiras de autoria de Carlos Eduardo de Almeida Barata e Antonio Henrique da Silva Bueno.
Com meus respeitosos cumprimentos,
Marcos L. P. G. Crespo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#1720 | almeida | 16 jan 2001 22:02 | Em resposta a: #916

Sr.As informações que esta pretendendo com os Mormons, eles são muitos eficientes e prestativos Em qualqer das igrejas deles o Sr poderar obter informacões. Realmente eles têm microfilmagem dos resgistros de onde possa imaginar. Sera nessessário dar todas as cordenadas para facilitar o seu intento.
Por falar em Ribeiro, minha bisavó chamava Umbelina Leite Ribeiro de Almeida ,era deBritello.Ela chegou no brasil em Março de 1875,veio com dois filhos e o meu bisavô ja estava aqui.Ele chamava- se Antônio d'Almeida, foram morar em Barra do Piray ,Hoje Dorandia RJ.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#1946 | trifernandes | 26 jan 2001 22:38 | Em resposta a: #1587

OBRIGADO A TODOS UE ME ENVIARAM INFORMAÇÕES SOBRE A FAMÍLIA RIBEIRO DE ALMEIDA.A QUE PROCURO É PRECISAMENTE A QUE CONATA DA COMUNICAÇÃO DO SENHOR MARCOS L. P. G. CRESPO. COM EFEITO, TENHO ELEMENTOS ACERCA DE MANUEL RIBEIRO E CAETANA DE SOUSA, QUE TIVERAM OUTROS FILHOS QUE NÃO FORAM PARA O BRASIL E TÊM DESCENDENTES, NOMEADAMENTE NA REGIÃO DO PORTO.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#62083 | mjgoncalves | 07 abr 2004 09:28 | Em resposta a: #907

Tenho o prazer de lhe fornecer a seguinte informação: o brigadeiro José Ribeiro de Almeida, natural de Portugal mas desconheço onde, casou em Paraíba do Norte a 23 de Outubro de 1820, com Ana José de Jesus que nasceu no Brasil em M.goa Nova a 16 de Fevereiro de 1800 e era filha de Francisca José de Jesus que nasceu, por volta de 1770, em Cararèrè de Fora, na Serra Branca, (Maranhão?)-Brasil. e do Coronel, português, José António de Vila Seca natural do Minho, provavelmente nascido entre 1770/1780.
Este casal (Brigadeiro R.A. e a mulher) mais tarde regressaram a Portugal, para Torres Vedras e Lisboa e deixaram descedência.
Como este forum é uma cadeia de permuta de informação se, eventualmente obterem qualquer informação a partir daqui agradecia ser informada, uma vez que me encontro envolvida na pesquisa do coronel José António Vila Seca.
Até um dia destes
MJG

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#181423 | Alnilam | 21 jan 2008 19:38 | Em resposta a: #1946

Procuro informações sobre os irmãos(?) e os pais (Manuel Ribeiro e Caetana de Almeida) do tenente-coronel Joaquim Ribeiro de Almeida.

Encontrei informações sobre os decendentes do tenente-coronel Joaquim Ribeiro de Almeida nas obras de Carlos Rheingantz (Primeiras Famílias do Rio de Janeiro), de Macedo Soares (Nobiliarquia Fluminense) e do Pe. Paulo Batista Machado (Maricá, Meu Amor - Apex Gráfica e Editora - 1977 - CDD - 918-15 981.5 278.15).

O tenente-coronel Joaquim Ribeiro de Almeida nasceu em Campanhã, cidade do Porto, por volta de 1766. Não sei se seus pais são provenientes da mesma região nem mesmo se Joaquim teve irmãos.

Qualquer informação sobre a família Ribeiro de Almeida no Porto será muito bem vinda. Um abraço a todos.

Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#184365 | acrabrasil | 10 fev 2008 18:05 | Em resposta a: #907

Amigos

Resido em São Paulo (Capital), no Brasil.

Meu sobrenome é uno, ou seja, não se trata da junção do sobrenome Ribeiro com o de Almeida.

E também estou à procura de demais membros de nossa linhagem, estejam no Brasil ou em Portugal, de onde migraram nossos antepassados.

Eu e meu primo abrimos um blog visando o congraçamento com demais familiares.
O endereço poderá ser fornecido caso haja interesse para contato e o moderador interceda.

Ficaremos felizes se pudermos nos encontrar e trocar informações, fotos e registros de parentes e outros tantos assuntos.

Aguardamos gentil contato.

Luz e Paz a todos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#231718 | jcs58 | 10 jun 2009 23:05 | Em resposta a: #62083

Prezado Amigo
Trata-se exactamente de meu antepassado directo, 4ºAvô e 4ªAvó da linha paterna.
O mais tarde Brigadeiro Jose Ribeiro de Almeida que acabou seus dias em 1863 como Governador do Real Asilo e Hospital Militar de Runa, Torres Vedras, instituído pela Princesa do Brasil Dona Maria Francisca Benedita, filha do Rei Dom Jose, foi em 1808 com apenas 14 anos de idade integrado na Legião Portuguesa comandada pelo Marquês de Alorna que foi organizada por ordem do ocupante de Portugal Napoleão Bonaparte.
Nessa Legião composta por cerca de 9.000 homens quando saiu de Portugal, percorreu todos os teatros de guerra da Europa, tendo em 1812 integrado a Grande Armée de Napoleão e participado na Campanha da Russia.
Sobreviveu ao tragico desastre da retirada através do rio Berezina em pleno inverno, assistindo á destruição do exercito napoleonico e fazendo parte dos menos de 100 sobreviventes da Legião de Alorna.
Regressou a Portugal em 1814 tendo em 1817 sido incorporado numa expedição militar ao Brasil, quando da sublevação de Pernambuco. Nessa expedição foi acompanhado por seu irmao mais novo Eugenio Ribeiro de Almeida, que pelas circunstancias do destino dos homens fez toda a Campanha da Peninsula contra Bonaparte integrado nas forças anglo-lusas do exercito de Wellington. Este Eugenio Ribeiro de Almeida terminou a sua carreira militar como Coronel Tenente-Rei da Praça de Elvas.
Jose Ribeiro de Almeida fez varias deslocações militares no Brasil acabando por aí casar com D.Francisca Jose de Jesus de Vila-Seca, filha de um Coronel portugues reformado, Jose de Vila-Seca.
Regressou a Portugal em 1821, tendo em 1827 sido designado como Adjunto do Governador do Real Asilo de Runa, Brigadeiro Miranda Palha. Sucedeu-lhe como Governador interino e aí terminou seus dias em Novembro de 1863, encontrando-se sepultado no Antigo Cemiterio Privativo do Real Asilo de Runa, Torres Vedras.
A filha do Brigadeiro Jose Ribeiro de Almeida, Umbelina Jose de Jesus de Vila-Seca Ribeiro de Almeida (minha trisavó paterna) casou com o meu terceiro Avô o General de Divisão da Arma de Infantaria, Joaquim Theotonio Cornelio da Silva (1826-1903).
Teremos o maior gosto em trasmitir mais informações, sobre esta familia de militares com carreiras extraordinarias e altamente condecorados.
Seria muito interessante para nós também acrescentarmos informações sobre os nossos parentes do Brasil.
Com cordiais cumprimentos
Jose Manuel de Bivar Cornelio da Silva
jcorneliodasilva@yahoo.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#239188 | CarlosSimpicio | 15 set 2009 13:46 | Em resposta a: #184365

Caro Amigos,

minha mãe é filha de Zulmira Ribeiro de Almeida e neta de José Ribeiro de Almeida e de Maria Casimira de Jesus, todos oriundos de Portugal. Infelizmente, minha avó deixou minha mãe muito nova (5 anos) ese mudou para o Rio de Janeiro. Gostaria de saber se algém pode nós ajudar a saber sobre seu paradeiro.

Grato.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#290540 | derfla | 06 nov 2011 11:02 | Em resposta a: #181423

Caro confrade

Tenho nos meus antepassados um José Ribeiro de Almeida filho de:Manuel Ribeiro e Caetana de Almeida, de Campanhã

José casou com Joanna Maria Castro Sousa, de Valbom

tiveram uma filha:Maria Ribeiro de Almeida casada com Manuel Martins,de Campanhã

tiveram uma filha:Ana Martins casada com Joaquim de Nascimento Rafael


Cumprimentos


Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#319042 | FF | 12 dez 2012 21:45 | Em resposta a: #239188

Vou tentar fazer um resumo do que sei acerca da família RIBEIRO DE ALMEIDA, que tem ramos em Portugal e no Brasil. Baseio-me sobretudo em documentos que tive ocasião de ver em casa de meu sogro, já falecido, descendente, por parte de sua mãe, dessa família.
RITA DE SOUSA NEVES e MARIA RIBEIRO DE ALMEIDA eram irmãs, embora usassem nomes de família diferentes, o que era comum. Como veremos, casaram com dois irmãos.
RITA DE SOUSA NEVES (Campanhã, Porto, 15.03.1866 – Chão Verde, Rio Tinto, Gondomar, 26.05.1921) casou com David Correia da Silva (S. Salvador de Fânzeres, 08.11.1862 – Chão Verde, Rio Tinto, 06.11.1919).
Manuel Correia da Silva (08.02.1866-25.05.1905), irmão de David Correia da Silva, casou com MARIA RIBEIRO DE ALMEIDA (02.11.1862-26.11.1936), como já dissemos, irmã de RITA DE SOUSA NEVES.
RITA e MARIA eram filhas de JOAQUIM RIBEIRO DE ALMEIDA (02.10.1827-13.02.1891), do lugar de Campanhã de Baixo, freguesia de Campanhã, casado com Rita de Sousa Neves (13.01.1829-02.07.1915), do lugar de Quintas, Rio Tinto, filha de António de Sousa Neves e de Maria Joaquina. Deste casamento houve ainda um filho, MANUEL RIBEIRO DE ALMEIDA, casado com Rosa Martins de Oliveira Neves.
JOAQUIM RIBEIRO DE ALMEIDA era filho de MANUEL RIBEIRO DE ALMEIDA e de Maria Coelho, cujo casamento se celebrou na Igreja de Campanhã, em 08.04.1802. Além de JOAQUIM, tiveram, pelo menos, dois outros filhos: o PADRE FRANCISCO RIBEIRO DE ALMEIDA e RODRIGO RIBEIRO DE ALMEIDA, falecido, em 23.03.1870, solteiro e sem descendência, em Porto Alegre, no Brasil.
MANUEL RIBEIRO DE ALMEIDA era filho de JOSÉ RIBEIRO DE ALMEIDA e de Joana Maria de Castro, do lugar de Campanhã de Baixo.
JOSÉ RIBEIRO DE ALMEIDA era filho de MANUEL RIBEIRO e CAETANA DE ALMEIDA, do lugar de Campanhã de Baixo (Porto, Portugal).
Filhos: JOSÉ RIBEIRO DE ALMEIDA e JOAQUIM RIBEIRO DE ALMEIDA (Tenente-Coronel, nascido cerca de 1770, foi para o Brasil, onde deixou descendência – ver “Dicionário das Famílias Brasileiras”, de Almeida Barata e Silva Bueno).
Sobre esta família e parentescos, há algumas informações no livro “Uma Famíla do Porto. Descendência de Manuel Alves Corrêa e de sua Mulher Quitéria Martins Vieira, Proprietários no Lugar de Tardinhade em Salvador de Fânzeres”, Pedro Araújo Dantas, Guimarães Editores, 1998.
Certamente que, no Brasil, há pessoas que descendem do remoto casal MANUEL RIBEIRO e CAETANA ALMEIDA, também antepassados dos meus dois netos Maria Rita (um nome muito comum na Família) e Francisco Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#319043 | FF | 12 dez 2012 21:46 | Em resposta a: #239188

Vou tentar fazer um resumo do que sei acerca da família RIBEIRO DE ALMEIDA, que tem ramos em Portugal e no Brasil. Baseio-me sobretudo em documentos que tive ocasião de ver em casa de meu sogro, já falecido, descendente, por parte de sua mãe, dessa família.
RITA DE SOUSA NEVES e MARIA RIBEIRO DE ALMEIDA eram irmãs, embora usassem nomes de família diferentes, o que era comum. Como veremos, casaram com dois irmãos.
RITA DE SOUSA NEVES (Campanhã, Porto, 15.03.1866 – Chão Verde, Rio Tinto, Gondomar, 26.05.1921) casou com David Correia da Silva (S. Salvador de Fânzeres, 08.11.1862 – Chão Verde, Rio Tinto, 06.11.1919).
Manuel Correia da Silva (08.02.1866-25.05.1905), irmão de David Correia da Silva, casou com MARIA RIBEIRO DE ALMEIDA (02.11.1862-26.11.1936), como já dissemos, irmã de RITA DE SOUSA NEVES.
RITA e MARIA eram filhas de JOAQUIM RIBEIRO DE ALMEIDA (02.10.1827-13.02.1891), do lugar de Campanhã de Baixo, freguesia de Campanhã, casado com Rita de Sousa Neves (13.01.1829-02.07.1915), do lugar de Quintas, Rio Tinto, filha de António de Sousa Neves e de Maria Joaquina. Deste casamento houve ainda um filho, MANUEL RIBEIRO DE ALMEIDA, casado com Rosa Martins de Oliveira Neves.
JOAQUIM RIBEIRO DE ALMEIDA era filho de MANUEL RIBEIRO DE ALMEIDA e de Maria Coelho, cujo casamento se celebrou na Igreja de Campanhã, em 08.04.1802. Além de JOAQUIM, tiveram, pelo menos, dois outros filhos: o PADRE FRANCISCO RIBEIRO DE ALMEIDA e RODRIGO RIBEIRO DE ALMEIDA, falecido, em 23.03.1870, solteiro e sem descendência, em Porto Alegre, no Brasil.
MANUEL RIBEIRO DE ALMEIDA era filho de JOSÉ RIBEIRO DE ALMEIDA e de Joana Maria de Castro, do lugar de Campanhã de Baixo.
JOSÉ RIBEIRO DE ALMEIDA era filho de MANUEL RIBEIRO e CAETANA DE ALMEIDA, do lugar de Campanhã de Baixo (Porto, Portugal).
Filhos: JOSÉ RIBEIRO DE ALMEIDA e JOAQUIM RIBEIRO DE ALMEIDA (Tenente-Coronel, nascido cerca de 1770, foi para o Brasil, onde deixou descendência – ver “Dicionário das Famílias Brasileiras”, de Almeida Barata e Silva Bueno).
Sobre esta família e parentescos, há algumas informações no livro “Uma Famíla do Porto. Descendência de Manuel Alves Corrêa e de sua Mulher Quitéria Martins Vieira, Proprietários no Lugar de Tardinhade em Salvador de Fânzeres”, Pedro Araújo Dantas, Guimarães Editores, 1998.
Certamente que, no Brasil, há pessoas que descendem do remoto casal MANUEL RIBEIRO e CAETANA ALMEIDA, também antepassados dos meus dois netos Maria Rita (um nome muito comum na Família) e Francisco Maria.

Resposta

Link directo:

Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#418010 | Marcia Agrau | 14 set 2019 20:14 | Em resposta a: #184365

Meu pai, já falecido, se chamava João Carlos Ribeiro de Almeida e eu sempre soube que seu padrinho morava em São Paulo e era primo de meu avô, Francisco Barreto Ribeiro de Almeida, filho de João Augusto Ribeiro de Almrida fazendeiro em. Maricá, RJ.
Pode ser que seja o seu Ribeiro de Almeida mas não.me lembro do.nome do padrinho de meu pai nem o conheci. A madrinha era irmã de meu avô e seu nome era Célia e convivemos com ela bastante.

Resposta

Link directo:

Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#418011 | Marcia Agrau | 14 set 2019 20:19 | Em resposta a: #914

No Arquivo Nacional existe, em três tomos, o livro Nobiliarquia Fluminense de Macedo Soares, onde esta família está registrada

Resposta

Link directo:

Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#427842 | rn_nunes | 08 out 2020 19:24 | Em resposta a: #181423

Prezado Luiz Fernando,

Também sou descendente de um dos ramos Ribeiro de Almeida no Rio de Janeiro.
Recentemente fiz uma pesquisa nos arquivos paroquiais de Santa Maria de Campanhã e encontrei vários assentos de batismo, casamento e óbito, principalmente nas aldeias de Campanhã de Baixo, Noeda e Bonjóia dos ascendentes de Joaquim Ribeiro de Almeida. Fique à vontade para contatar-me.
Atenciosamente

Resposta

Link directo:

Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#437930 | Marcia Agrau | 06 dez 2021 01:05 | Em resposta a: #184365

Meu pai já falecido, João Carlos Ribeiro de Almeida tinha como padrinho, um, salvo erro, primo do.meu avô, de sobrenome Ribeiro de Almeida e que morava em São Paulo.
Nosso Ribeiro de Almeida não surgiu no Brasil. Veio inteiro de Portugal. O mais ilustre por aqui foi ANTÔNIO AIGUSTO RIBEIRO DE ALMEIDA, avô do Niemeyer. Há uns poucos anos, um.primo lovalizou um remanescente da família no norte de Portugal.fabricando vinhos c esse seu sobrenome.

Resposta

Link directo:

Família Ribeiro de Almeida no Brasil

#449639 | Vagneraugusto | 22 ago 2023 18:26 | Em resposta a: #907

Meu avô era José Roberto de Almeida,de são Paulo,bauru ,casado com Ana Bernado ribeiro de Almeida .

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen