Brito, de Sabadim, Braga

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Brito, de Sabadim, Braga

#90925 | maria nabuco | 14 mai 2005 22:23

estou tentando achar antepassados da região de Braga, amilia Britto
(alguns usam com um t só)
sei que meu trisavô era de uma aldeia chamada Sabadim pois já consegui sua certidão de nascimento, que me foi enviada pela sede de Braga depois de um email para o Tombo.
ele veio para Bahia em 1835 onde casou

então eu seria a 5ª geração
aguardo qualquer noticia

Resposta

Link directo:

RE: Brito, de Sabadim, Braga

#144222 | mip1956 | 15 fev 2007 18:36 | Em resposta a: #90925

Existe uma aldeia (lindissima)chamada Sabadim em Arcos de Valdevez. O apelido Brito é comum a quase todas as famílias até aos dias de hoje.

Resposta

Link directo:

RE: Brito, de Sabadim, Braga

#144241 | badim | 15 fev 2007 20:34 | Em resposta a: #144222

Confrade Mip 1956

Eu tenho um ramo de BRITOS na Freguesia de Sabadim, lugar de Sanfins,sei que este ramo vem de um capitão Pedro de Brito Gomes, da Freguesia de( Senarei ?)o confrade têm mais algumas informações sobre estes Britos de Sabadim, Arcos de Valdevez.

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Brito, de Sabadim, Braga

#144906 | jorge a soirefmann | 20 fev 2007 16:17 | Em resposta a: #90925

Prezada Sra. Maria Nabuco

Acho que podemos ser parentes ... meu trisavô Francisco de Souza Brito e sua família eram de Sabadim. Ele emigrou para o Rio Grande do Sul, onde se estabeleceu e teve grande descendência. Abaixo dados de seus ascendentes:

Ascendentes de Francisco de Souza Brito

Obs.: a numeração adiante segue o seguinte critério: se uma pessoa tem o número X, seu pai será 2X, e sua mãe será 2X + 1. (Gráfico Ahnentafel)
Exemplo:
Os pais de Francisco de Souza Brito (=1) serão:
2x1 = 2 = José Bento de Brito Gomes
2x1 + 1 = 3 = Maria de Souza
Seus avós paternos serão:
2x2 = 4 = Pedro de Brito Gomes
2x2 + 1 = 5 = Maria da Costa Barbosa
A partir dos tetravós só colocamos os números (e respectivos nomes) dos ascendentes encontrados; quando um conjuge não é conhecido colocamos o seu número e um sinal "?" (onde constaria seu nome)

As informações sobre os ascendentes de Francisco de Souza Brito foram cedidas ao autor pelo Sr. Pedro Rocha, de Lisboa, Portugal, a partir de pesquisas do mesmo em livros de batismo e casamento da freguesia de Sabadim; constam nos assentos a grafia Sousa e não Souza, adotada no Brasil por Francisco de Souza Brito e seus descendentes.

Temos então:

1- Francisco de Souza Brito, n. 1789 - Arcos de Valdevez; b. freguesia de São Cosme e São Damião; f. 17/6/1859 - Porto Alegre, RS, Brasil.

Pais:
2- José Bento de Brito Gomes, n. (?) - freguesia de São Cosme e Damião de Azere, concelho de
Arcos de Valdevez; f. (?) - (?); c. 20/5/1784 - freguesia de São Salvador de Sabadim,
concelho de Arcos de Valdevez c/
3- Maria de Sousa, n. 3/4/1757 - Barro, freguesia de São Salvador de Sabadim; b. 6/4/1757 –
Barro, freguesia de São Salvador de Sabadim; f. (?) - (?).
Avós paternos:
4- Cap. Pedro de Brito Gomes, n. 16/7/1675 - Submarelhas, freguesia de Azere, concelho de
Arcos de Valdevez; b. 19/7/1675 - Submarelhas, freguesia de Azere; f. (?) - (?); c.(?) - (?)
c/
5- Maria da Costa Barbosa, n. (?) - freguesia de São Salvador de Cabreiro, concelho de Arcos
de Valdevez; f. (?) - (?).
Avós maternos:
6- Luís de Sousa, n. (?) - Barro, freguesia de freguesia de São Salvador de Sabadim; f. (?) - (?);
c. 14/3/1754 - freguesia de São Salvador de Sabadim c/
7- Josefa Maria Freire de Lima (tb. referida como Josefa Maria Freire ou Josefa Freire de
Lima), n. 15/10/1722 - Trogal, freguesia de São Salvador do Sabadim; b. 18/10/1722 –
freguesia de São Salvador do Sabadim; f. (?) - (?).
Bisavós paternos:
8- Cap. João Rodrigues de Brito, n. (?) - freguesia de Azere; c. (?) - (?) c/
9- Ana Rodrigues, n. (?) - freguesia de Azere.
10- ?
11- ?
Bisavós maternos:
12- Domingos Rodrigues, b. 6/12/1676 - freguesia de Santa Eulália de Rio de Moinhos,
concelho de Arcos de Valdevez, Portugal; c. 4/6/1705 - freguesia de São Salvador do
Sabadim c/
13- Domingas de Sousa, n. (?) - Barro, freguesia de São Salvador do Sabadim
14- Cipriano Gomes de Lima, b. 23/9/1695 - Santa Maria de Vilela, concelho de Arcos de
Valdevez; c. 27/8/1721 - freguesia de São Salvador do Sabadim c/
15- Isabel Freire Barbosa (tb. referida como Isabel Barbosa, Isabel Freire ou ainda Isabel Freire
de Andrade), n. freguesia de São Salvador de Sabadim.

Gostaria de saber mais sobre os seus Brito.
Saudações. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Brito, de Sabadim, Braga

#144942 | badim | 21 fev 2007 15:12 | Em resposta a: #144906

caro jorge

penso que o seu ramo dos Britos é o mesmo que o meu, Francisco de Souza de Brito era primo em 1° grau com minha 5° avo, Maria Thereza de Brito, tudo liga até ao capitão João Rodrigues de Brito.

cumprimentos
Victor

Resposta

Link directo:

RE: Brito, de Sabadim, Braga

#144944 | jorge a soirefmann | 21 fev 2007 15:19 | Em resposta a: #144942

Caro Victor
Tenho interesse em tudo o que for relacionado aos meus parentes Brito. Apreciaria receber informações adicionais sobre os seus Brito. A propósito, de onde é o primo distante? Vou ficar ausente ceca de uns 20 dias, assim não estranhe caso eu não responda durante um tempo a esse tópico. Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Brito, de Sabadim, Braga

#144978 | badim | 21 fev 2007 18:50 | Em resposta a: #144944

Caro Jorge
José Bento de Brito Gomes, era irmão de Francisca Luiza de Brito,e do padre João Antonio de Brito, (processo 21943) todos fihos de Pedro de Brito Gomese de Maria da Costa (Barbosa, e netos paternos de João Rodrigues de Brito e de Ana Rodrigues, este apelido no meu ramo acabou em 1950 com minha bisavo Carolina de Brito.
Cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Brito, de Sabadim, Braga

#145052 | jorge a soirefmann | 22 fev 2007 13:56 | Em resposta a: #144978

Caro Victor
Agradeço sua gentileza em passar-me essas informações. Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Brito, de Sabadim, Braga

#145064 | jorge a soirefmann | 22 fev 2007 15:07 | Em resposta a: #144978

Caro Victor
Na base de dados do Genea Portugal há um Francisco José de Brito Gomes, também filho de Pedro de Brito Gomes (ou Pedro Gomes de Brito?) e Maria da Costa (Barbosa). Saudações. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Brito, de Sabadim, Braga

#226601 | Gilson Nazareth | 17 abr 2009 01:26 | Em resposta a: #90925

Maria Nabuco,
Tudo certo, também lhe escrevo do RJ.
Você teria notícias da descendência de Carlota Etelvina Caldwell casada com Antonio Justiniano de Figueroa Contreiras Nabuco de Araújo?
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 06:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen