Viscondes de Casteloes

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Famílias | Pessoas

Viscondes de Casteloes

#9096 | Carlos Silva | 13 set 2001 23:33

Caros colegas,

Alguem conhece a ascendencia dos viscondes de Casteloes, familia do poeta Alvaro de Casteloes (1859-1953) (alias Alvaro de Castro Araujo Cardoso Pereira Ferraz, 3° visconde)?
e qual a razào do titulo de "Casteloes"?

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Casteloes

#9148 | Vasco Jácome | 14 set 2001 23:21 | Em resposta a: #9096

Caro Carlos Silva

A única coisa que sei sobre a ascendência do 1º Visconde de Castelões (como consta na “Nobreza de Portugal e do Brasil”) é que este tinha um tio materno Fidalgo de Cota d’Armas: José Pereira Ferraz, o qual vem no “Archivo” com o Nº 1639 (pg 414):

“professo na ordem de cristo, e natural da cidade do Porto, filho de Frutuoso Pereira Guimarães, professo na ordem de cristo, e de sua mulher D. Quiteria Rosa de Jesus Ferraz Ribeiro; neto pela parte paterna de João Fernandes Pereira, e de sua mulher D. Joanna Ferraz Ribeiro.

Um escudo esquartelado; no primeiro quartel as armas dos Pereiras, no segundo as dos Ferraz, no terceiro as dos Araújos, e no quarto as dos Ribeiros.” Data: 10 de Abril de 1788.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Casteloes

#9204 | Vasco Jácome | 16 set 2001 13:03 | Em resposta a: #9096

Caro Carlos Silva

Posteriormente à 1ª mensagem, reparei que uma irmã do 2º visconde de Castelões (sobrinho do 1º visconde) casou com um Carneiro de Sá, da Casa de S. Bento em Vila do Conde. Sendo assim, no costado 192 do Canaes de Figueiredo:
D. Maria Casilda Pereira Ferraz, filha de António Rodrigues Pereira Ferraz, Cav. de Cristo, Escrivão Proprietário da Mesa Grande da Alfândega do Porto, 1º marido e de D. Maria do Carmo Cardoso; neta paterna de Bento Rodrigues Pereira, Cav. de Cristo, Escrivão Proprietário da Mesa Grande da Alfândega do Porto (filho de Francisco Rodrigues Guimarães, Cav. de Cristo e de D. Jerónima Fernandes Pereira) e de D. Ana Bernardina Xavier Ferraz (filha de Frutuoso Pereira, Cav. de Cristo e Capitão e de D. Quitéria Rosa de Jesus Ferraz); neta materna de Manuel Francisco Guimarães, Cap. dos Privilegiados de Malta (filho de Manuel Francisco Guimarães e de D. Joana Cardoso) e de D. Angélica Maria dos Anjos Cardoso (Domingos Nogueira Cardoso e de D. Rosa Maria Clara).

Na “Nobreza de Portugal e do Brasil” diz que o 2º Visconde foi Sr. da quinta de Castelões, na freg. de S. Martinho de Sande, Guimarães. Será certamente esta a justificação do nome do título e até, provavelmente do apelido Guimarães usado por alguns antepassados.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Casteloes

#9282 | Carlos Silva | 17 set 2001 17:32 | Em resposta a: #9204

Caro Vasco Jacome,

Obrigado.

Penso ter ja visto algures referencia a um membro da familia Pereira Ferraz, visconde de Casteloes, em relaçào com a freguesia de S. Martinho de Sande (ou alguma das freguesias deste nome no arredores imediatos).

Desconhecia a existencia da Quinta de Casteloes, em Sande.

Constitui certa surpresa, pois os Viscondes de Casteloes tinham importantes bens na freguesia de S. Tiago de Casteloes (V.N. de Famalicào).

Minha pergunta afinal nào foi bem proposta os listeiros.

Meu intento era saber em que época, e por que via se ligam os Viscondes a dita freguesia.

Claro que a resposta orienta de modo diferente as vias de pesquisa.

melhores cumprimentos

C. da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Casteloes

#212802 | Marco | 08 nov 2008 11:18 | Em resposta a: #9282

Caro Carlos Silva,

Do assento de baptismo de Álvaro Castelões:

"Álvaro, filho do comendador António Cardoso Pereira Ferraz e de Dona Margarida Augusta de Meireles, solteira, natural do Porto e morador na Rua da Torrinha, neto paterno de António Rodrigues Pereira Ferraz e de Dona Maria do Carmo Cardoso de Meneses, neto materno de António Coelho de Meireles e de Dona Bernarda Benedita da Silva"

Casou a 14.1.1893, na igreja paroquial do Salvador de Matosinhos, com Dona Amélia de Miranda, natural da freguesia da Nossa Senhora da Candelária, Rio de Janeiro em cujo assento se pode ler que ele era morador na rua do Chiado em Lisboa e seu pai natural da freguesia da Sé, Porto e sua mãe, natural da freguesia de Santo Ildefonso, Porto.

Penso que a ligação a Vila Nova de Famalicão é pela sua avó paterna, Dona Maria do Carmo Cardoso de Meneses.
Como estou a pesquisar esta ascendencia, quando tiver novidades envio-lhe um e-mail

Um abraço do
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Casteloes

#212848 | Carlos Silva | 08 nov 2008 23:59 | Em resposta a: #212802

Caro José António Reis,

Como sempre uma informaçào de qualidade...Muito obrigado.

Abraço
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Casteloes

#248302 | francyscus | 23 jan 2010 00:20 | Em resposta a: #212802

Tenho estudado já há alguns anos a vida e obra do Visconde de Castelões.

Nasci e cresci em S. Tiago de Castelões, terra que acolheu este ilustre português. Ao longo de alguns anos tenho não só estudado e pesquisado a sua vida, as suas ligações familiares e históricas para com a freguesia.

No entanto, muitas dúvidas tem surgido, principalmente quanto aos seus familiares descendentes, ainda vivos... se os há...
Visitei imensas vezes os "escombros" da sua habitação....

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Casteloes

#248304 | abribas | 23 jan 2010 00:53 | Em resposta a: #248302

Caro francyscus,
Quanto à descendência de Álvaro de Castelões não lhe posso acrescentar nada porque não conheço, mas já quanto à ascendência posso acrescentar à transcrição do assento de baptismo, feita aqui pelo confrade Costa Reis, a imagem do mesmo em que se confirma a incorrecção da ascendência materna referida aqui no Geneall em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=53851

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ShowFile.aspx?DigitalObjectID=26254&FileID=_1090725&Type=0

Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Casteloes

#252455 | MMSA | 30 mar 2010 14:05 | Em resposta a: #248302

Confrade francyscus
Embora a minha ascendência não tenha nada a ver com os Viscondes de Castelões, atrevo-me a pedir a sua ajuda atendendo ao facto de ser "nado e criado" em Castelões.
Acabo de ver no vídeo da Junta de Freguesia de Castelões uma casa , que não é identificada , que ostenta 2 leões de pedra no portão de entrada. Esses leões fazem parte da memória familiar da minha Mãe e Tia , hoje com 85 e 88 anos, que os associam à casa dos seus avós paternos onde passavam férias em meninas. Esses avós são provavelmente Francisco Manuel Monteiro Torres e Maria Bernardina de Oliveira (esta natural da Póvoa do Varzim), ambos falecidos em Castelões. O pai do meu trisavô Francisco Manuel era Bernardo José Monteiro Torres, que foi comendador e cavaleiro da Ordem de Cristo.
A ajuda que lhe peço é no sentido de identificar a tal casa com os leões de pedra que de certeza já não pertence aos. Monteiro Torres.
Obrigada desde já.
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Casteloes

#252471 | francyscus | 30 mar 2010 19:49 | Em resposta a: #252455

Boa noite cara Manuela,

Posso já adiantar-lhe que tem toda a razão no que respeita aos antigos proprietários da Casa, por aqui mais vulgarmente conhecida por "Casa dos Leões" ou "casa do antigo Tribunal".
No ano passado, a Junta de Freguesia de Castelões publicou um artigo na sua Revista "O Castrejo", onde falava da referida Casa e dos seus antigos proprietários. Este artigo foi escrito pelo Sr. Bernardino Lopes Gomes, ele mesmo, um descendente dos "Monteiro Torres" e, deste modo, possivelmente seu parente.

Se me puder facultar um endereço de email, terei todo o gosto em enviar-lhe a respectiva Revista em formato PDF que, infelizmente ainda não está disponível no site da Junta de Freguesia.

Gostaria, se possível, perguntar-lhe se possui algumas imagens ou fotografias antigas da Casa e se as me pode facultar também.
O meu email é francyscus@gmail.com


Com os melhores cumprimentos
Francisco M.

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Casteloes

#266712 | francyscus | 13 dez 2010 00:29 | Em resposta a: #212802

Caro sr. José Reis,

Estou bastante interessado, se possível, nas pesquisas que efectuou sobre a ascendencia e/ou descendencia de Álvaro de Castelões (3º Visconde de Castelões).

Sou natural e residente da freguesia onde este possuia uma majestosa Quinta do mesmo nome. Infelizmente, os dados sobre esta personagem incontornável da história desta freguesia e concelho é muito escassa.

Agradecia um contacto da sua parte, se me poder ajudar.

Cumprimentos,

Francisco Martins

Resposta

Link directo:

Alvaro de Castelões

#266715 | abribas | 13 dez 2010 01:13 | Em resposta a: #266712

Quanto a Álvaro de Castelões chamo a sua atenção para o meu tópico em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=263403
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

Viscondes de Casteloes

#354097 | alvaro.pinto | 26 jan 2015 15:27 | Em resposta a: #266715

Exmo. Senhor

Peço desculpa pela intromissão, mas eu próprio gostaria de saber algo mais sobre Álvaro de Castelões.Sou afilhado de baptismo do Visc. Álvaro de Castelões.Tenho algumas referências sobre ele, algumas publicações (poucas). Posso afirmar que Álvaro de Castelões teve um filho, também chamado Álvaro que morreu ainda novo, em situação de grande precariedade.Álvaro de Castelões foi
padrinho de casamento dos meus pais (já falecidos), e posteriormente meu padrinho de baptismo.

se houver interesse para contacto deixo o meu email dado preferir esta via: alvaror.pinto@hotmail.com
obrigado pela atenção. A.Pinto

Resposta

Link directo:

Viscondes de Casteloes

#436864 | LuísCardosoMenezes | 06 out 2021 09:43 | Em resposta a: #9096

Álvaro de Castelões (falecido a 10-7-1953) foi casado com Dona Amélia de Miranda na Igreja Paroquial de São Salvador de Matosinhos a 14-01-1893 (vide: tombo.pt/Porto/Matosinhos/Matosinhos/Casamentos/1893-01-06 a 1893-12-02/imagem m0006), não tendo deste casamento descendência.
A 6-2-1921 nasceu seu filho Álvaro de Meireles e Sousa, na Travessa da China nº 4, da cidade do Porto, filho de Maria Gomes Ferreira, mulher solteira.
A criança foi baptizada na capela de Santo António do Ameal, lugar de Castelãos, em Santiago de Castelões (a capela pertencia a Álvaro de Castelões).
O Terceiro Visconde de Castelões viria a casar a 14-9-1924 com Maria Gomes Ferreira (falecida na Quinta de Castelões a 28-1-1937), na Igreja Paroquial de São Torcato, concelho de Guimarães, em cerimónia presidida pelo então Abade de Santiago de Castelões o Padre Francisco Correia Machado (a).
Este casamento vai legitimar assim seu filho Álvaro de Meireles e Sousa (falecido quatro meses depois do pai, a 5-11-1953). Este vai casar e tem somente um filho que aos 14 anos de idade, junto com sua mãe, vai emigrar para o Brasil onde reside (2021) há 63 anos. Este filho está casado com uma senhora de nome Suely e têm 3 filhos (bisnetos) e pelo menos uma neta (trineta). Nesta família corre a representação genealógica do título de Visconde de Castelões.

Cumprimentos

Luís Cardoso

(a) Extraído do livro: "Santiago de Castelões - Apontamentos para a sua história, José Carlos Mendes Araújo, edição - Quasi Edições e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, 1ª Edição Junho de 2005, págs. 95 a 121."

Resposta

Link directo:

Viscondes de Casteloes

#438322 | Lmenezes | 03 jan 2022 13:50 | Em resposta a: #436864

Boa Tarde

Desculpe incomodá-lo apenas pergunto se sabe a freguesia de naturalidade do 1º Visconde de Castelões.

com os meus melhores cumprimentos

Luís Menezes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 14:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen