Ornelas em Santa Bárbara, Pico

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Ornelas em Santa Bárbara, Pico

#91405 | Judite Jorge | 20 mai 2005 12:54

Cumprimentos a todos!
Sou Judite Jorge, natural da freguesia das Ribeiras, na ilha do Pico.
Interesso-me por genealogia, embora seja uma principiante ao pé dos estimados participantes neste forum.
Comecei a pesquisar sobre os meus antepassados há algum tempo. Felizmente, a Dra. Norberta Amorim (também natural da ilha do Pico) tem desenvolvido um notável trabalho de levantamento genealógico em várias freguesias da ilha, encontrando-se já concluída, e disponível, as genealogia da freguesia das Ribeiras.
Nos meus antepassados os apelidos mais frequente são Machado, Homem, Ramalho, Silveira, Rosa, Leal, mas encontro também apelidos como Alemão, Bezerra, Lemos, Cardoso e, no caso em apreço, Ornelas.
Este Ornelas é um antepassado de meu avô António Leal da Silva. Fancisco Leal da Silva, que aparece a seguir como Geração 1, era o avô de meu avô António Leal da Silva.

Eis as informações de que disponho (fonte: CEPS, Universidade do Minho, genealogia das Ribeiras, Pico):

Antepassados de Francisco Leal Silva

Até à 6ta geração.
Geração 1
1 - Francisco Leal Silva 1872-1931
Geração 2
2 - Manuel Leal Bezerra 1833-1913
3 - Maria Joaquina 1833-1898
Geração 3
4 - António Vieira Bezerra 1805-1891
5 - Catarina Rosa 1791-1866
6 - Manuel Silveira Pereira 1798-1873
7 - Ana Joaquina 1799-1878
Geração 4
8 - Manuel Vieira Bezerra 1769-1839
9 - Maria Antónia 1770-1853
10 - Manuel Leal +1824
11 - Maria Catarina +1835
12 - José Pereira Silveira Caldeira 1753-1798
13 - Maria Silveira 1753
14 - Manuel Machado Silveira 1778
15 - Josefa Joaquina +1821
Geração 5
16 - Mateus Vieira Bezerra +1803
17 - Maria Esp.St. +1825
18 - António Francisco Ornelas +1786
19 - Bárbara Antónia Silveira
24 - António Pereira Monteiro +1807
25 - Maria Antónia +1795
26 - Pedro Homem +1783
27 - Águeda Silveira +1765
28 - Sebastião Machado 1751-1836
29 - Maria Silveira 1754-1830
Geração 6
56 - António Machado +1791
57 - Maria Rosa +1809
58 - António Homem +1757
59 - Maria Silveira
Total: 29 pessoas

Na expectativa de que alguém me possa ajudar nesta pesquisa e desde já disponível para colaborar com todos,

Judite Jorge

P.S.- Creio que o Dr. António Ornelas Mendes a que há referências neste forum é o Dr. António Maria Mendes, conselheiro da Embaixada portuguesa em Roma, e que foi Secretário Regional da Educação e Cultura, nos Açores. Confirmam?

Resposta

Link directo:

RE: Ornelas em Santa Bárbara, Pico

#91406 | Judite Jorge | 20 mai 2005 12:56 | Em resposta a: #91405

Francisco Leal da Silva, a que me refiro na mensagem anterior, era pai de meu avõ, e não seu avô, como por lapso escrevi.
Obrigada.

Judite Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Ornelas em Santa Bárbara, Pico

#91451 | Ricardo de Oliveira | 21 mai 2005 05:09 | Em resposta a: #91405

Cara Judite Jorge

Tenho diversos antepassados açorianos, aliás encontrei as origens de mais um nessa semana em Criação Velha, Ilha do Pico. Da Igreja de Santa Bárbara, freguesia das Ribeiras da Ilha do Pico, tenho o meu 7° avô Matias Cardoso. Não consegui ir além dele por falta de dados. Matias Cardoso casou com Maria Antonia, natural da Igreja do Porto Judeu, Ilha Terceira e foram os pais de Margarida Antonia, também nascida e batizada aos 24/10/1762 na mesma Igreja de Porto Judeu, Ilha Terceira. Não encontrei o casamento deles. Há algum tempo andei espiando o livro de Santa Bárbara das Ribeiras, Pico, mas não encontrei nada de conclusivo.

Abraços
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ornelas em Santa Bárbara, Pico

#92669 | JJ | 05 jun 2005 23:51 | Em resposta a: #91451

Caro Ricardo Costa de Oliveira,

Uma aborrecida dificuldade no acesso ao forum impediu-me de lhe responder mais cedo e de lhe agradecer a sua mensagem. Tive de me reinscrever no forum, agora com o username JJ).
Creio que conhece a genealogia das Ribeiras (e de outras freguesias da ilha do Pico) que se encontra disponível na página do Núcleo de Estudos de População e Sociedade da Universidade do Minho, um notável trabalho da Profª Norberta Amorim e da sua equipa.
Saudações,

Judite Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Ornelas em Santa Bárbara, Pico

#105971 | Judite J. | 23 nov 2005 21:59 | Em resposta a: #91451

Caro Ricardo,

Coloquei no forum "Bettencourt, Ávilas e outros" toda a informação genealógica que consegui até ao momento.
Ainda não descobri a origem do meu "Ornelas", mas procuro informação sobre todos os outros meus ascendentes em falta.
Receio ter ido contra as regras do forum ao colocar tanta informação online, mas espero que ninguém leve a mal.
Como também tem antepassados picoenses, lembrei-me de lhe sugerir, caso tenha disponibilidade, que dê uma vista de olhos ao referido forum.
Ainda não tive oportunidade de ir ao Arquivo da Horta fazer novas pesquisas, pois encontro-me presentemente a viver em Lisboa. Irei lá numa primeira oportunidade.
Por ser novata nestas coisas, coloquei duas mensagens com a minha informação genealógica-Peço que considere apenas a última, pois é a que tem os dados completos.
Também precisei de mudar de identificação para acesso ao forum, pois esqueci-me dos dados de registo anteriores.
Cordiais saudações.

Judite Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Ornelas em Santa Bárbara, Pico

#105979 | Judite J. | 23 nov 2005 22:47 | Em resposta a: #91451

Caro Ricardo,

Informo que criei um forum sobre a genealogia do Pico.
Espero que possamos encontrar "novos" antepassados.

Cordialmente,

Judite

Resposta

Link directo:

Ornelas em Santa Bárbara, Pico

#389661 | itmefranca | 28 fev 2018 20:49 | Em resposta a: #91405

Caros confrades. Na próxima sexta-feira dia 2 de Março às 21.30 horas dou uma palestra na Casa dos Açores de Lisboa sobre o livro que lancei em 2016. A obra cujo título é “Uma Sociedade do Antigo Regime, São Roque do Pico: o Território e as Famílias" é o resultado de dois anos de investigação em vários arquivos (Paroquiais, Mitra, Tombos conventuais e Torre do Tombo). Nela estudei o percurso da sociedade picoense desde o povoamento até ao final do século XVII, abordando temáticas variadas como o modelo de ocupação do território nos Açores, a relação entre as ilhas do Pico e do Faial, a formação de novas freguesias e concelhos ou o sistema defensivo. Faço também a reconstituição genealógica de cento e quinze troncos genealógicos, entre as quais se destacam as linhas vinculares dos fundadores da Vila de São Roque e as "dinastias" dos capitães-mores dos três concelhos da ilha, bem como muitas outras famílias da governança, mas também dos oficiais mecânicos e outras de menor projecção social.
Ficam assim convidados os confrades que tenham interesse em conhecer melhor a nossa ilha.
Cordialmente, Igor Espínola de França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 16:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen