Chamiço/Crato

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Chamiço/Crato

#92975 | rdoliveira | 09 jun 2005 17:18

Desde pequeno sempre me disseram que descendia de uma senhora conhecida por viúva Carita, que residia no Chamiço( actualmente desabitada), localidade próxima de Monte da Pedra e de Vale do Peso, concelho do Crato.
Esta senhora por sua vez parece que por sua vez veio dar origem ao Monte da Pedra.
Como não tenho mais conhecimentos, gostava que alguém me ajudasse, dado que sempre tive curiosidade em saber de esta história é veridica.
Agradecia então toda a ajuda que me pudessem dar

Resposta

Link directo:

RE: Chamiço/Crato

#93295 | Paulo Felix | 13 jun 2005 12:51 | Em resposta a: #92975

Bom dia,
A avó da minha esposa chamava-se Carita, e julgo que a sua avó é a viúva Carita, mas ainda estou a investigar.
Assim que tiver mais novidades, comunicarei.
Cumprimentos,
Paulo Félix

Resposta

Link directo:

RE: Chamiço/Crato

#93346 | rdoliveira | 13 jun 2005 16:52 | Em resposta a: #93295

A senhora em causa, da qual descendo, terá vivido há cerca de 200 ou 250 anos na localidade de Chamiço, hoje desabitada, que se situa junto de Monte da Pedra, no Concelho do Crato (Alto Alentejo).
Desde já agradeço o trabalho que está a ter, posso referir que numa obra de Leite Vasconcelos (presumo) se faz uma a referência a este facto, só que desconheço o nome correcto da obra, parece que será Amieira e seu termo.
Obrigado,
Rui Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Chamiço/Crato

#114559 | MarioBC | 20 mar 2006 16:45 | Em resposta a: #93346

Caro Rui Oliveira,
Provavelmente terá desenvolvido a sua investigação mas em todo o caso em relação a este tópico o que posso adiantar é que ainda hoje existem as ruinas do Chamiço. É na Etnologia Portuguesa, Volume II (ou o II, puderei confirmar) de José Leite de Vasconcelos que vem referido, apresenta igualmente algumas fotos da Igreja que entretanto foi recuperada. Nas Memórias Paroquiais do Padre Luis Cardoso encontra-se tambem informação sobre o Chamiço. Em relação à origem de Monte da Pedra deve-se referir que as 2 localidades existiram em simultâneo e que o Chamiço terá progressivamente sido despovoado. Também nas memórias paroquiais vem referida a antiga localidade de Sourinho, já desaparecida, como uma das origens do Monte da Pedra.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Chamiço/Crato

#114738 | rdoliveira | 22 mar 2006 19:17 | Em resposta a: #114559

Muito obrigado pela ajuda que me deu.
O que eu gostava de confirmar, e isso parece que consta na obra de Leite de Vasconcelos, é que o Monte da Pedra foi fundado por uma senhora conhecida como Viúva Carita, da qual descendo.
Tenho curiosidade em saber mais pois os meus pais são proprietários de alguns terrenos no Chamiço, entre os quais as ruínas da casa onde viveu e de uma azenha.
Gostava, se pudesse, ter mais referências da obra que citou para também fazer alguma pesquisa.
O Sourinho é uma antiga localidade junto ao rio Sôr?
Obrigado por qualquer ajuda que me venha a dar pois já me encontrava desmotivado.

Resposta

Link directo:

RE: Chamiço/Crato

#114782 | MarioBC | 23 mar 2006 10:30 | Em resposta a: #114738

Caro rdoliveira,

Efectivamente Leite Vasconcelos fala da viúva Carita na sua obra (volume II). A Etnologia Portuguesa é editada pelo INCM e se tiver oportunidade poderá consultar por exemplo na Biblioteca Nacional. Falando de cor, diz Vasconcelos que entrevistou 2 idosos do Monte da Pedra que ainda se lembravam do Chamiço habitado, que lhe disseram que a viúva era uma das pessoas mais ricas do Chamiço e que na sequência de um assalto resolveu ir para o Monte da Pedra no que os outros habitantes seguiram o exemplo por sentirem-se ainda mais desprotegidos. Tive recentemente no Chamiço por curiosidade porque até começar nestas andanças da genealogia desconhecia totalmente a sua existência. Quanto ao Sourinho ficava junto ao Sôr. Já em 1759 restavam apenas as fundações. Pela descrição das Memórias Paroquiais a localização devia ser entre o Monte da Pedra e o Vale da Feiteira. As mesmas memórias dizem que o lugar foi abandonado por os habitantes serem assombrados por umas fantasmas :) E daí partirem para o Monte da Pedra. É esta a origem que o Padre dá para o aparecimento do Monte da Pedra. Diz também ter sido o Sourinho morada de uns Cavaleiros da Espora Dourada que partindo com D.Sebastião para as guerras por lá morreram. Espero que a informação lhe seja útil.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 00:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen