Salgueiros - Castelo Branco, Oleiros, Sarzedas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Salgueiros - Castelo Branco, Oleiros, Sarzedas

#93204 | amtf | 12 jun 2005 00:36

Para eventuais interessados deixo aqui nota de um João Salgueiro que, oriundo de Castelo Branco, se instalou em Oleiros ali deixando descendência parte da qual passou a Sarzedas.
Agradeço antecipadamente correcções e quaisquer novos dados, sobretudos relativos ao casal com que se inicia esta descendência.

Com os meus cumprimentos,
António Maria Fevereiro

João SALGUEIRO era natural de Castelo Branco e casou com Maria Mendes, ou Fernandes, natural de Oleiros.
João SALGUEIRO e Maria MENDES tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:

I. Pedro SALGUEIRO, baptisado em 29 de Julho de 1656 em Oleiros, Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Padrinhos: Damião (...), de Castelo Branco, e Maria (...). Casou com N. E teve ao:

A. Padre Frutuoso Salgueiro de HORTA. Comissário do Santo Ofício, tal como é referido no processo de habilitação para Familiar do Santo Ofício de seu primo José.
O respectivo processo tem a seguinte cota: Habilitações para FSO, Maço 1, Diligência 16.
Infelizmente, os serviços da Torre do Tombo não o dão à consulta por se encontrar danificado. É uma pena pois ali encontrar-se-ão dados sobre a sua ascendência paterna, comum à do seu primo, José (IV – A).
O facto de existir esta habilitação dispensou José Salgueiro dos inquéritos paternos que de outra forma teriam que ser realizados.

II. Manuel, baptisado em 23 de Abril de 1658 em Oleiros, Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Padrinhos: António Pinto de Andrade e Maria, solteira, filha de António Lopes e de Joana Vaz, todos da vila de Sarzedas. SMN

III. João, baptisado em 11 de Outubro de 1660 em Oleiros, Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Padrinhos: António Monteiro e Francisca Barata, mulher de Martim Francisco, de Sarzedas. SMN

IV. José SALGUEIRO, baptisado em 16 de Novembro de 1662 em Oleiros, Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Padrinho: João Marques.
Nos inquéritos feitos para a habilitação de seu filho José para Familiar do Santo Ofício, as testemunhas que depuseram em Sarzedas dizem-no "barbeiro e sangrador de que vivia bem como de suas fazendas".
Casou José Salgueiro em 7 de Junho de 1673, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Vila de Sarzedas com Maria Jacinta RODRIGUES (b. 11 de Fevereiro de 1664 in Sarzedas, Igreja de Nossa Senhora da Conceição , filha de Gabriel FRANCISCO e de Luzia RODRIGUES - – ver Capítulo 2)
Os pais de José, à data do seu casamento, eram moradores na vila de Oleiros.
José SALGUEIRO e Maria Jacinta RODRIGUES tiveram os seguintes filhos:

A. José SALGUEIRO nasceu em Sarzedas. Familiar do Santo Ofício por Carta de 19-5-1745. No processo de Habilitação a Familiar do Santo Ofício é tratado por capitão (das Ordenanças ?). Uma das testemunhas no seu inquérito para FSO é o Capitão-mor de Sarzedas, Martinho Rodrigues Anes, de 44 anos. Diz-se, no seu processo de habilitação que ele era “pessoa de bom procedimento, vida e costumes e capaz de ser encarregado de negócios de segredo, que vivia limpa e abastadamente de suas fazendas e de algumas rendas que administrava e que poderia ter de seu quatro para cinco mil cruzados e sabia ler e escrever”.
Dizia-se de José SALGUEIRO ter um filho ilegítimo de uma mulher chamada Maria Gil, mas “como esta tinha ao mesmo tempo trato ilicito com várias pessoas, se não pode considerar com certeza quem fosse seu pai”. Acrescenta o documento “ e ainda que fosse (filho) ao habilitando não lhe deve servir de embaraço por nos informar o Notário do Santo Ofício que a dita Maria Gil é legítima e inteira Cristã Velha por seus pais e avós”!
Casou com Maria VAZ em 28 de Janeiro de 1739 em Sarzedas, Igreja de S. Sebastião de Almaceda. Testemunhas: Manuel Vaz e Manuel Fernandes, do Lugar de Almaceda
Maria VAZ (filha de António José VAZ e de Maria Helena MARTINS) foi baptisada em 22 de Abril de 1707 em S. Vicente da Beira, na Igreja Matriz, e nasceu em 15 do mesmo mês e ano na freguesia de Almaceda, no Lugar do Tripeiro.
Padrinhos: Domingos Vaz e Isabel (?) Vaz, do Lugar de Almaceda
Maria Vaz já não vivia em 19 Maio 1745 quando seu marido recebeu carta de Familiar do Santo Ofício. Tiveram os seguintes filhos:

1. Escolástica Maria SALGUEIRO, baptisada em 16 de Fevereiro de 1740 em Sarzedas, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, e nasceu a 10 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Salgueiro e Tomé Salgueiro, seus tios paternos.
Casou com Manuel Mendes Guerreiro em 20 de Outubro de 1756 em Sarzedas, Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Testemunhas: O Vigário de Proença-a-Nova, Frutuoso Salgueiro e Horta, Valeriano de Sousa Castelo Branco e Refóios, Capitão-mor de Niza, e o Dr. Manuel Mendes Guerreiro, Juíz dos Orfãos do Crato.
Manuel Mendes GUERREIRO era filho de Manuel Mendes da Ressurreição e de Teresa MAIA. Nasceu em Vila Velha de Rodão.

2. Francisco José Salgueiro VAZ, foi baptisado em 24 de Outubro de 1742 em Sarzedas, Igreja de Nossa Senhora da Conceição e nasceu em 10 do mesmo mês e ano. Licenciado em Leis pela UC
Leu na Mesa do Desembargo do Paço em 1772
Capitão-Mór de Sarzedas
Juíz de Fora de Sarzedas e Vila Velha de Ródão

Francisco José ainda vivia em 23-11-1811 quando atesta, em Sarzedas, em como o Padre João Silvestre Nogueira "não tem sido recrutado até ao presente para tropa de linha nem para miliciano". Assina na qualidade de Capitão-mor da Vila de Sarzedas, Brigadeiro Comandante da Brigada de Castelo Branco, Bacharel formado pela Universidade de Coimbra.
Casou Francisco José Salgueiro VAZ com Josefa Joana Leonarda Nogueira da Costa e Silva de SEQUEIRA (filha de António Nogueira da COSTA e de Maria Leonarda FALCÃO), que nasceu em 5 de Setembro de 1734 em Sarzedas e morreu na mesma vila em 23 de Abril de 1819. Senhora da Casa de Sarzedas.
Francisco José SALGUEIRO VAZ e Josefa Joana Leonarda Nogueira da Costa e Silva de SEQUEIRA tiveram o seguinte filho:

a. Francisco de Assis Nogueira Salgueiro da Silva FALCÃO que nasceu em 19 de Outubro de 1771 em Sarzedas. Licenciado em Leis pela UC, Juíz de Fora de Vila Velha de Ródão, Sarzedas e Loulé, Corregedor de Elvas e Santarém, Desembargador do Porto, Capitão-Mór de Sarzedas, Provedor da Misericórdia, Procurador por Niza às Cortes de 14 de Maio de 1828, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo, Senhor da Casa de Sarzedas. Casado, com geração.

B. Mónica SALGUEIRO, de quem não sei a data de nascimento, mas que morreu em 17 de Maio de 1752 em Sarzedas. "... partiu da vida presente, solteira, já emancipada..."
Fez testamento em que deixou os seus bens terrenos, casa de sobrado, jóias, vestidos, etc., a várias pessoas de sua família, e encomendou inúmeras missas aos Santos de sua devoção e:
- oito missas pelas almas de seus irmãos
- três missas pela alma de sua cunhada Maria Vaz
- sete missas pelas almas de seus Tios Pedro Salgueiro, António Salgueiro, Damião Salgueiro e Rafael Francisco, e Quitéria Rodrigues, e Estevão Roque, e Maria Roque.
Foi enterrada em Sarzedas, "dentro da Igreja Matriz".

C. Manuel SALGUEIRO. Padrinho de sua sobrinha Escolástica, casou com N. de ALMEIDA (filha de Manuel de ALMEIDA e de Maria RODRIGUES) em 20 de Outubro de 1709 em Sarzedas. SMN

D. Tomé SALGUEIRO. Padrinho de baptismo de sua sobrinha Escolástica. SMN

V. António SALGUEIRO, que morreu em 21 de Fevereiro de 1746 em Sarzedas. Está sepultado dentro da Igreja Matriz.
Testamenteiro: seu filho o Padre João Salgueiro
Deixa missas pelos sogros do primeiro casamento: Gabriel Francisco e Luzia Rodrigues;
Pelos sogros do segundo casamento: Manuel de Almeida e Maria Rodrigues;
Pelos pais e pelos irmãos;
E por uma Catarina Rodrigues, de Castelo Branco.

Este António é referido no testamento de sua sobrinha Mónica, filha de seu irmão José.
Casou em primeiras núpcias com Quitéria RODRIGUES, de quem teve os seguintes filhos:

A. Padre João SALGUEIRO. É referido na habilitação para Familiar do Santo Ofício de seu primo José Salgueiro pela testemunha Martinho Rodrigues Anes, Capitão-mor de Sarzedas.

B. Jacinto Rodrigues SALGUEIRO que nasceu em Sarzedas.
Casou em primeiras núpcias com Maria CRISTOVÃO em 27 de Janeiro de 1723 em Sarzedas, e em segundas núpcias com Mariana Rodrigues de ALMEIDA em 9 de Março de 1722 em Sarzedas. SMN

VI. Damião SALGUEIRO que nasceu em Oleiros. Este Damião é referido no testamento de sua sobrinha Mónica, filha de seu irmão José. SMN

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do conc. de Idanha-a-Nova

#93229 | rafael | 12 jun 2005 14:49 | Em resposta a: #93204

Caro António Maria Fevereiro

Penso voltar a este tópico para referir famílias das freguesias de Segura, Salvaterra do Extremo, Alpedrinha,Soalheira,Penamacor,etc. cujos apelidos mencionados, talvez sejam do seu conhecimento:
Cerejo, Bargão, Lopes, Marques, Andrade,Pinheiro, Rascão, Salgueiro, Robalo,Pinheiro,Clara, Rodrigues,Gomes, Pereira,Carvalho. São apelidos que encontro na ascendência de pessoa amiga que se interessa por saber a ascendência e que eu gostaria de pesquisar se tiver vagar e disposição.
A propósito refiro o livro : Subsídios para a Monografia de Segura ,aldeia raiana das mais pitorescas (conheço e acho que sim ) pelo Capitão do Corpo do Estado Maior Mário Marques de Andrade -Lisboa 1949.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do conc. de Idanha-a-Nova

#93374 | amtf | 13 jun 2005 18:59 | Em resposta a: #93229

Caro Rafael Carvalho,

Muito obrigado pelo interesse.
Fico na expectativa de seu regresso ao tópico pois também tenho ascendências em Salvaterra do Extremo e Alpedrinha, embora à partida não as relacione com os apelidos que mencionou.

Os meus melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do conc. de Idanha-a-Nova

#93385 | jmrprospero | 13 jun 2005 20:18 | Em resposta a: #93229

Também tenho interesse nas freguesias e apelidos que menciona. Fico a aguardar e se eu puder ajudar com aquilo que já estudei ficarei satisfeito.
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Salgueiros - Castelo Branco, Oleiros, Sarzedas

#112650 | sandra vaz | 22 fev 2006 13:41 | Em resposta a: #93204

Não sei como agradecer, ainda não estou familiarizada com pesquisas sobre genealogia, mas gostaria desde já me colocar a disposição para futuramente prestar informações de todo o material que eu conseguir sobre minha linhagem.

Há alguma informação de algum salgueiro vaz que veio para o Brasil?

Resposta

Link directo:

Família Rascão de Escalos de Baixo

#112660 | Lourval | 22 fev 2006 15:24 | Em resposta a: #93229

Caro Rafael,
Tenho um antepassado de nome Amaro Gonçalves Rascão em Escalos de Baixo. Ele era casado com Isabel Nunes e tiveram filha Antónia Nunes. Antónia Nunes casou-se com Domingos Lourenço Mendo e tenho os registos de 6 filhos: Domingos Lourenço Mendo, Diogo Lourenço Mendo (*29/1/1773), Isabel Nunes (*30/1/1775) e mais três.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Rascão de Escalos de Baixo

#112684 | rafael | 22 fev 2006 21:11 | Em resposta a: #112660

O meu interesse pelo apelido RASCÃO surgiu por acaso fora do País e prometi, informar-me sobre este assunto, à pessoa curiosa por antepassados deste apelido e de outros já referidos na minha 1.ª msg. deste mesmo tópico.

Divertimo-nos com o significado que aparece em alguns dicionários ( vadio, desleixado,etc. )e se não estou em erro já Gil Vicente o utilizava na acepção dos pagens piolhosos que se rascavam, isto é coçavam-se cheios de aflição e daí, penso eu a expressão ainda usada -"andar à rasca " ,andar atrapalhado, aflito geralmente na penúria,sem dinheiro.

Mas, a exemplo de um apelido de família algarvia, nobre e principal na sua região, cujo apelido aparece ,hoje, com significado vulgar era usado na Alta e Baixa Idade Média com significado deveras honroso; assim, sucede o mesmo para o apelido RASCÃO que significa, segundo Sousa Viterbo no seu ELUCIDÁRIO, pajem, escudeiro,homem grave. Realmente, era costume na Idade Média os jovens fidalgos fazerem algum tirocínio inerente à sua condição social "Servindo" os grandes Senhores .Não me recordo agora precisamente dos nomes de um destes-"rascão"-que era escudeiro do Mestre de Avis e quando este matou o conde Andeiro foi o pregoeiro que aglutinou o Povo à volta do Mestre e se não estou em erro, D.Nuno ALVARES PEREIRA foi pagem da chamada "Flor de Altura" a Raínha Dona Leonor Teles. RASCOA eram as aias das grandes Senhoras, segundo o autor que citei.

Mas, voltando a quem se mostrou interessada pelo assunto, é tradição na família ser o antepassado Rascon, de origem espanhola e que teria "atraiçoado" o Rei. Houve também um morgado nesta família que se arruinou e nos séc. XVII e XVIII foram da principalidade das regiões onde viveram.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Rascão de Escalos de Baixo

#112687 | rafael | 22 fev 2006 21:26 | Em resposta a: #112684

Desculpe algumas pontuações incorrectas.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Salgueiros - Castelo Branco, Oleiros, Sarzedas

#239435 | hmrb | 17 set 2009 17:03 | Em resposta a: #112650

Cara confreira

Não sei se ainda frequenta este forum, mas gostaria de lhe perguntar se já encontrou informação sobre o Salgueiro Vaz que procurava?

Cumprimentos.

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

Famílias de Almeida, Pinhel e F. Castelo Rodrigo

#239437 | NISGM | 17 set 2009 17:15 | Em resposta a: #239435

Caros Confrades,

Elenco alguma infirmação que tenho referente a famílias dos concelhos de Almeida, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo.

Alguém tem mais informação referente a estes indivíduos ou em quem entronque com eles?

Designadamente de S. Vicente de Castelo Mendo, S. Pedro de Castelo Mendo, Mido, Freineda, Freixo, Parada, Cinco Vilas, Vale de Madeira, Vermiosa, Pailobo

Seguem as listas, espero que perceptíveis

Família dos SAMPAIOS

0.Manuel da Fonseca e Sampaio (Vale de Madeira) casou com
Mariana Pinta (Castelo Mendo)

1. Semião da Fonseca e Sampaio (Castelo Mendo - S. Pedro, Castelo Mendo, 27.11.1780) casou em S. Vicente de Castelo Mendo, em 09.04.1736, com
Marcela Teixeira (m. S. Pedro, Castelo Mendo, 25.11.1775) era filha de Maria Monteiro de Mido e do Padre Manuel Gomes (que terá sido pároco de S. Pedro de Castelo Mendo em 24.07.1717-14.04.1722 e de S. Vicente de Castelo Mendo em 27.10.1688-20.01.1715 e em 20.01.1720-24.09.1720. Marcela Teixeira surge como Marcela da Encarnação noutro registo.

2. Maria Xavier de Sampaio (S. Vicente, Castelo Mendo, 03.12.1752), afilhada do Padre Manuel Teixeira que terá sido pároco de S. Pedro, Castelo Mendo, entre 11.04.1746 e 19.03.1752. Casou a 13.10.1770 em S. Pedro de Castelo Mendo tendo tido António Osório da Fonseca, Agostinho Saraiva e José Osório como testemunhas. O cônjuge foi o Licenciado Custódio Luís Gonçalves, filho de António Francisco e de Maria Jorge, ambos de Parada, freguesia de S. Domingos.

3.Maria Joaquina (1786-15.01.1831) casou com Joaquim António Saraiva (VER SARAIVAS 2)
3. Francisco Luís e Sampaio (S. Pedro de Castelo Mendo, 14.11.1785), afilhado de José Osório da Fonseca e de sua irmã D. Ana Maria Joaquina. Casou com Margarida da Fonseca (???Vermiosa, Termo de Castelo Mendo, c.1788-Castelo Mendo, 1.1.1752), filho de José de Almeida, de Cinco Vilas, e de Joana de Almeida. Esta Margarida também surge como Margarida de Almeida da Fonseca nalguns registos. O Francisco Luís Sampaio surge muitas vezes apenas como Francisco Luís. SEGUE.

4. Eulália Joaquina Sampaio (S. Pedro, Castelo Mendo, 01.02.1827), afilhada de Francisco Teles da Costa com procuração do Rdo. Valentim Saraiva e Sampaio, pároco de Castelo Bom. Também o terá sido de São Pedro de Castelo Mendo entre03.03.1796 e 01.03.1799. Casou com António Teles. SEGUE EM TELES DA COSTA 3.
4. Mariana da Fonseca e Sampaio casou com Joaquim António Saraiva VER SARAIVAS
4.Margarida da Fonseca casou com Francisco Teles. SEGUE EM TELES DA COSTA
4. Maria do Nascimento (m. Castelo Mendo, 17.03.1851) casou com Fernando José Nunes (Vermiosa)
4. Cândida da Cruz e Sampaio casou em Castelo Mendo, a 10.02.1852, com Fernando Gonçalves Monteiro, filho de Manuel Gonçalves e de Antónia da Cruz, os dois de Castelo. Foram pais de Joaquim (Castelo Mendo, 06.02.1853) e de José (Castelo Mendo, 23.12.1855)
4. Joaquim de Almeida e Sampaio casou com Josefa da Fonseca, filha de Luís António da Fonseca e de Maria Gonçalves). Foram pais de Henriqueta (Castelo Mendo, 02.05.1850) e de Luís António (castelo Mendo, 15.06.1851)

Família dos SARAIVAS

0. Dr. Manuel João Saraiva (Quinta do Porto)
casou com Isabel Maria (de Mourisco)

1. José João Saraiva (1780-Castelo Mendo, 01.01.1831) casou com Maria Joaquina (VER SAMPAIOS 3.)

2.Joaquim António Saraiva (Castelo Mendo, 25.06.1826) casou em 11.01.1859 em Castelo Mendo com Marianda Fonseca e Sampaio (VER SAMPAIO). Foram dispensados canonicamente em 2º grau de consaguinidade. Foram testemunhas António de Almeida e Sampaio e sua mulher Mariana Barreiros (?), ambos da Vermiosa, em procuração de Francisco Frederico de Albuquerque e de sua mulher Maria Mendes de Pina, ambos de Dornelas, Viseu. No assento de casamento Joaquim António Saraiva vem como Joaquim António Saraiva e Sampaio. Foi mestre de instrução primária.

3. Emídio (Castelo Mendo, 24.03.1864-Castelo Mendo, 16.10.1866)


Família TELES DA COSTA

0. Francisco João casou com
Feliciana Vieira (Freixo)

1. Manuel João da Costa (Freixo) casou em Castelo Mendo a 20.026.1764 (entre as testemunhas: João Osório de Brito e João da Fonseca) com
Maria Miguel (S. Vicente, Castelo Mendo, 24.03.1736), filha de João Miguel (filho de outro João Miguel, de Pailobo, e de Beatriz Alves, da Freineda) e de Úrsula da Fonseca (filha de João da Fonseca e de Catarina Jorge, os dois de Castelo Mendo) - Esta Úrsula foi baptizada em S. Vicente de Castelo Mendo, a 23.03.1712, e teve como padrinhos Luís e Gabriel, filhos de Estêvão Cardoso e de Mariana da Mota

2. Francisco Teles da Costa (04.09.1774-Castelo Mendo, 04.02.1830), afilhado de António Osório e sua irmã D. Maria da Fonseca, casou em Mido com Caetana Maria (Mido, 1790-Castelo Mendo, 23.05.1855), filha de Domingos João e de Maria Fernandes Filipa

3. António Teles (Castelo Mendo, 25.12.1826) casou em 19.01.1853, em Castelo Mendo, com Eulália Joaquina Sampaio (que também surge como Eulália Margarida Sampaio. VER SAMPAIOS).

4. Ana (Castelo Mendo, 16.04.1854-Castelo Mendo, 26.12.1855)
4. Mariana (Castelo Mendo, 01.01.1857)
4. Francisco (Castelo Mendo, 01.10.1861)
4. Margarida (Castelo Mendo, 03.01.1864)
4. Margarida (Castelo Mendo, 29.01.1865)


3. Francisco Teles casou em Castelo Mendo, a 29.08.1849, com
Margarida da Fonseca (noutros registos surge como Margarida da Fonseca e Sampaio, Margarida de Almeida e Margarida Joaquina de Sampaio)

4. António (Castelo Mendo, 15.11.1852)
4. Joaquim (Castelo Mendo, 29.05.1854)
4. Delfina (Castelo Mendo, 22.09.1855)
4. Ana (Castelo Mendo, 2.5.1858)
4. Maria (Castelo Mendo, 19.8.1862)

3. Margarida (Castelo Mendo, 26.12.1828)
3. Maria Caetana que casou com António Gonçalves, filho de Manuel Gonçalves e de Teresa Gonçalves
4. Delfina (Castelo Mendo, 25.10.1835)
4. Manuel (Castelo Mendo, 22.10.1837)



Aparentemente parentes ainda existem os seguintes párocos de Castelo Mendo

Santa Maria do Castelo de Ribacôa:

Manuel de Palência Pinto (03.10.1700-28.08,1703)
Francisco da Costa Teles (02.01.1745-24.10.1745)

São Pedro
José Diogo Monteiro (06.08.1789-03.03.1796)

São Vicente
Joaquim Luís e Sampaio (20.02.1816-13.10.1817)

Atentamente, Nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Salgueiros - Castelo Branco, Oleiros, Sarzedas

#322773 | sandra vaz | 09 fev 2013 23:42 | Em resposta a: #239435

Ainda não obtive quase nada, meu avo era Francisco Salgueiro Vaz, portugues e quando chegou ao Brasil foi para o estado de Minas Gerais, logo depois mudou-se para o estado do Rio de Janeiro para a cidade de Petrópolis.

Resposta

Link directo:

RE: Salgueiros - Castelo Branco, Oleiros, Sarzedas

#322779 | f4b2 | 10 fev 2013 10:40 | Em resposta a: #322773

Cara Sandra Vaz

De onde era natural o seu avô?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Salgueiros - Castelo Branco, Oleiros, Sarzedas

#322833 | hmrb | 11 fev 2013 08:30 | Em resposta a: #322773

Cara Sandra

Se puder colocar aqui todos os dados que tem sobre o seu avô seria óptimo, pois pode ser que eu tenha algo sobre esse nome.

Cumprimentos
Hermínia Barata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 20:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen