Família Calhau

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Calhau

#93771 | Luís Projecto | 18 jun 2005 11:45

Exmos senhores

Não disponho de qualquer referência relativamente à origem da família Calhau.
Agradeço qualquer informação nesse sentido. Sou natural de Borba.

Antecipadamente agradecido

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Calhau

#93788 | Luís Projecto | 18 jun 2005 13:49 | Em resposta a: #93771

Caros amigos

Procuro origens da família Calhau que habitou, e penso que alguns elementos tenham nascido, no concelho de Alvaiázere, há cerca de 100 anos atrás.

Agradecido.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Calhau

#104968 | RCR | 10 nov 2005 10:28 | Em resposta a: #93771

Caro Luis Projecto Calhau

Apesar de afirmar que não dispõe de dados sobre a origem da família Calhau, não sei a que datas se refere. Gostaria de saber se consegue entroncar Mário Calhau (sei que este não é nome completo), natural de Évora ou arredores, c. 1920, http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=132663. Sei também que tinha um irmão Joaquim Inácio, mas como há vários Joaquim Inácio Calhau (na base de dados do Genea), não sei se será algum deles.
Obrigada.
Melhores cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família Calhau

#105007 | LProjecto | 10 nov 2005 20:57 | Em resposta a: #104968

Cara Rita,

Na data em que lancei o tópico não tinha, efectivamente, certeza alguma de onde eram originários os meus ascendentes mais recuados da parte do meu avô paterno. Na presente data, pouco mais avancei em relação a este ramo, dado existirem muitas faltas nos registos paroquiais do concelho de Alvaiázere (zona de onde eram naturais os meus tetravós).
Ignoro se existe algum parentesco entre os "Calhau" da zona de Évora e Arraiolos e a minha família.
Creio que os indivíduos de apelido "Calhau" que refere seriam naturais da freguesia de Santa Justa - concelho de Arraiolos.
No livro "Costados Alentejanos", árvore 90, é feita referência a um Joaquim Inácio de Mira Calhau, Lavrador da Comenda do Meio - Santa Justa:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=261171

Mas, se atendermos às datas prováveis do seu nascimento (considerando que Mário Calhau terá tido um nascido em 1975), depressa concluímos que não se trata do irmão de Mário Calhau, dado que Joaquim Inácio Calhau terá nascido provavelmente (segundo Costados Alentejanos) em 1859, e casado em 22.10.1884.

Os melhores cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Calhau

#105010 | LProjecto | 10 nov 2005 21:00 | Em resposta a: #105007

Corrijo a gralha:

"considerando que Mário Calhau terá tido um neto nascido em 1975"

LPC

Resposta

Link directo:

RE: Família Calhau

#105018 | Eleny | 10 nov 2005 22:45 | Em resposta a: #93771

Caro Luis Projecto Calhau.Creio ter-lhe um dia perguntado se era os Calhaus de Évora que procurava.Conheci os Calhaus que moravam na Rua das Fontes,pessoas muitos distintas e educadas, amigos da minha familia.Quando compraram o prédio n.19 diziam ter sido uma familia muito rica e com criadagem e ainda tinham restos da sua opulencia.Moravam lá o casal que não me recordo o nome pois era muito criança ,mas da filha, nunca me vou esquecer do nome ,D. Maria das Dores que guardo no meu coração e nas minhas melhores memórias de infancia.Falei a ultima vez com ela há uns 4 ou 5 anos,soube mais tarde que tinha falecido,morreu solteira.O Confrade na Rua das Fontes decerto encontrará informações sobre a proveniência desta familia.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Calhau

#105098 | RCR | 12 nov 2005 10:47 | Em resposta a: #105007

Caro Luis Projecto Calhau

Obrigada pela sua resposta. Já conhecia a árvore de costados de que fala e deverá haver uma ligação - pela zona geográfica, pela coincidência de nomes próprios e, ainda, pela ascendência Piteira, outro dos sobrenomes desse meu tio, Mário Calhau - mas ainda não consegui saber qual é. Além disso todos os Calhau que conheci até à data eram aparentados.
Os Calhau de que fala a nossa confrade Helena penso que eram tios de Mário Calhau (não garanto, pois as memórias são já antigas), de facto a família vivia toda na zona da rua de Avis e da rua das Fontes (muito próximas).
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família Calhau

#105150 | LProjecto | 13 nov 2005 11:09 | Em resposta a: #105018

Cara Helena,

Agradeço-lhe a gentileza da resposta.
Relativamente à família Calhau que refere, não tenho conhecimento, nem elementos que permitam estabelecer qualquer laço de parentesco com os meus ascendentes.
Creio que a família Calhau, que viveu na Rua das Fontes, será aparentada com os Calhaus naturais de Igrejinha - Arraiolos, onde possuiam grandes propriedades, gente abastada e com estatuto social elevado.
Tenho conhecimento, também, da existência de uma família "Rodrigues Calhau", que faz uso dos dois apelidos juntos, salvo erro, até meados do séc. XVII, que habitava a zona de Mora, Pavia. Infelizmente, também não consigo relacionar, documentalmente, esta família com a minha, no entanto, sei que os meus últimos ascendentes "Calhaus" estudados (início do séc. XIX), naturais de Alvaiázere, também faziam uso dos dois apelidos... !
Mas, dadas as faltas nos paroquiais de Alvaiázere, não consigo recuar mais...

Os melhores cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Calhau

#130197 | patricia queiroga | 05 out 2006 17:24 | Em resposta a: #93771

aminha avo era MARIA JOANA DE BRITO CALHAU QUEIROGA ERA DE ARRAIOLOS (SAO GREGORIO) E MOROU NA RUA DE AVIZ E DEPOIS NA RUA DOS TRES SENHORES.
ERA FILHA DO FRANCISCO CHAVEIRO CALHAU E DE MARIA JOANA DE BRITO E SEUS AVOS JOAQUIM INACIO DE MIRA CALHAU E MARIA PIRES PITEIRA CHAVEIRO. EU TENHO A ARVORE APARTIR DESES NOMES.
ERAO 4 IRMAS CALHAU DE ARRAIOLOS A MINHA AVO M. JOANA E AS IRMAS JOANA MARIA CALHAU MIRA(TIA BIOCA).,MARGARIDA CALHAU MIRA ,ANA CALHAU LOBO DA SILVEIRA(TIA ANICA)

Resposta

Link directo:

RE: Família Calhau

#304721 | PATRICIA.QUEIROGA | 02 mai 2012 16:03 | Em resposta a: #130197

Continua a precisar de informações sobre a minha familia Calhau. Alguém me pode ajudar? Obrigada
A minha avó era MARIA JOANA DE BRITO CALHAU QUEIROGA ERA DE ARRAIOLOS (SAO GREGORIO) E MOROU NA RUA DE AVIZ E DEPOIS NA RUA DOS TRES SENHORES.
ERA FILHA DO FRANCISCO CHAVEIRO CALHAU E DE MARIA JOANA DE BRITO E SEUS AVOS JOAQUIM INACIO DE MIRA CALHAU E MARIA PIRES PITEIRA CHAVEIRO. EU TENHO A ARVORE APARTIR DESES NOMES.
ERAO 4 IRMAS CALHAU DE ARRAIOLOS A MINHA AVO M. JOANA E AS IRMAS JOANA MARIA CALHAU MIRA(TIA BIOCA).,MARGARIDA CALHAU MIRA ,ANA CALHAU LOBO DA SILVEIRA(TIA ANICA)

Resposta

Link directo:

RE: Família Calhau

#304733 | aeiou2 | 02 mai 2012 18:15 | Em resposta a: #304721

A sua família Calhau faz parte da BD do GeneAll

Resposta

Link directo:

RE: Família Calhau

#335532 | francisco jordão | 22 set 2013 12:52 | Em resposta a: #130197

Exma Sra Patricia Queiroga,

Ao dar uma olhadela aos Blogues relativos a Mourão, deparei com o seu nome e com o nome do seo avô António Caeiro Lopes. Fiquei surpreendido com o seu gesto genealógico.
Permita-me informá-la de que; o trisavô da sua avá Domingas Bugalho Escária (João Palma) era também o meu trisavô.
Sou de Mourão e estou trabalhando na árvore genealógica de família Palma de Mourão, e de muitas outras.
Caso esteja interessada em conhecer mais alguma coisa acerca desta família, TROCANDO DADOS, não hesite em manifestar-se

Estou disponível para mostrar tudo o que possuo, desde que haja dualidade.
Conheci bem o seu avô António, natural dos Motrinos como a minha Esposa, e a sua bisavó Maria das Dores, donos da Tapadinha.


No próximo sábado irei com a minha Esposa a Mourão e tudo farei para me encontrar com o seu tio José, talvez na Adega Velha

Deixo-lhe aqui o nosso Nº de telefone 214 006 524

Moramos na zona de Corroios Almada.

Com os melhores cumprimentos

Francisco Manuel Neves Jordão

Resposta

Link directo:

Família Calhau

#384537 | Francisco A Rosado | 17 set 2017 17:01 | Em resposta a: #93771

Caro Luis
O meu nome é Francisco Alberto Calhau de Carvalho Rosado, sou de Évora e já há uns anos que reconstrui á árvore Calhau, a partir de meu avô materno Francisco Calhau.
Om meu endereço de email é frosado@netcabo.pt, e posso enviar-lhe por email tudo o que tenho sobre a arvore Calhau.
Ainda não tive tempo de inseri-la no Geneall, mas tenciono fazê-lo logo que possível.
Com os meus cumprimentos familiares

Francisco A Rosado

Resposta

Link directo:

Família Calhau

#415424 | Beatriz Calhau | 07 jun 2019 00:41 | Em resposta a: #105007

Mário José piteira calhau , Joaquim Inácio piteira camps Calhau ,mais dois irmãos eram descendentes de Joaquim Inácio calhau batizado em 1790 em nossa senhora de machede.

Resposta

Link directo:

Família Calhau

#415425 | Beatriz Calhau | 07 jun 2019 00:45 | Em resposta a: #105010

Sim Mário José piteira calhau teve um neto em1975 . Ele reside em Montemor o novo com sua mãe . Filha de Mário José piteira calhau . Ele tem mais dois netos que residem no Brasil para onde vieram em 1976.

Resposta

Link directo:

Família Calhau

#415426 | Beatriz Calhau | 07 jun 2019 00:54 | Em resposta a: #105010

Corrigindo.: Joaquim Inácio calhau foi batizado em 1790 em s. Miguel de machede.

Resposta

Link directo:

Família Calhau

#438790 | bruno1 | 23 jan 2022 22:42 | Em resposta a: #104968

Cara Rita,
ando à procura de dois netos de Mário Calhau que nasceram e residem no Brasil.
O Mário Calhau foi casado com Aurora, que conheci muito bem, e que julgo pertencer à sua família.
Eu sou neto de Francisco Calhau, um dos irmãos do Mário; os restantes irmãos são o Joaquim Inácio, de que fala, e Maria Cristina.
Os meus cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Família Calhau

#438792 | bruno1 | 23 jan 2022 23:04 | Em resposta a: #415425

Desta filha de Mário Calhau, de nome Teresa, nasceram cinco netos, dois rapazes e três raparigas.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen