João Thomas Quillinam

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

João Thomas Quillinam

#93927 | vbriteiros | 20 jun 2005 15:02

Em 1841 este cidadão estrangeiro ofereceu " seis" roseiras do Japão à Cidade do Porto, para serem plantadas num jardim público. Alguém sabe se era horticultor estabelecido no Porto?
VB

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#93935 | aeiou2 | 20 jun 2005 16:09 | Em resposta a: #93927

Meu caro Vasco,

João Thomas Quillinan,era um abastado negociante de vinhos,e que nasceu no Porto,Miragaia,20.6.1796 (fazia hoje 209 anos se fosse vivo),ele há coisas!!+18.12.1863,Porto,exumado em 18.12.1921,para Jazigo no C.do Prado do Repouso,por seu genro,Comendador António da Silva Machado,Chanceler de Espanha, e Maria Emília Quillinan,filha.Mãe ?
Era um abastado negociante de vinhos (merchant),das cidades do Porto e Londres,que na altura das invasões francesas vai para Londres e que nas guerras liberais deu grandes somas à causa liberal e fez grandes negócios,pois era Inglês
Julgo que foi sócio do Clube Portuense,mas ainda nem tentei investigar.
Deixa uma grande fortuna,em títulos,pinturas,livros ,pratas,loiças e jóias.Bens ao luar nunca ouvi falar.
Era filho de outro negociante de vinhos,John Quillinan,que chega ao Porto,por volta de 1780 ? e era de Carrick,Irlanda,e tem filhos de quatro mulheres,e que no testamento aparecem como amase/ou amigas com quem estava zangado.
Estou interessada sobre tudo o que diga respeito a este senhor.
Este é que é o antepassado irlandês das das sardas.

Um abração
Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#93976 | vbriteiros | 21 jun 2005 00:42 | Em resposta a: #93935

Caríssima Maria.
Tenho estado a investigar a área urbana do Porto oriental e com certa atenção ao Jardim de S. Lázaro e ruas envolventes, lá perto morava uma senhora que era minha 5 ª avó e que originou o nome de uma rua, a Rua da Murta ( seg a Toponímia Portuense do Dr. Eugénio da Cunha e Freitas). Daí ir com fequencia ao AHMP.
Achei curioso serem só seis roseiras. deviam ser preciosas!
Já viu se o João Thomas fez testamento? Investigou a morada dele e do pai? Pelos vistos conhece pelo menos o testamento do Pai, lá diz a rua em que morava. Amanhã vou ver se fizeram testamentos de mão comum.
Um grande abraço e um beijinho pra Matilde
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#93990 | aeiou2 | 21 jun 2005 05:36 | Em resposta a: #93976

Caro Vasco,

Julgo que as "roseiras" Japonesas ,serão as Japoneiras,Camélias,mas o Allen é que sabe disso.
Muito agradecia toda e qualquer informação e se houver testamento do João Thomas Quillinan, o que já tentei saber por e-mail para o ADP mas nada .
responderam,seria muito interessante,pois há um mas tem os nomes todos trocados ,mas a fonte é mais que suspeita e não se sabe do original.O do John Q,encontrei-o num site do Governo Inglês, e pedi a uma amiga por sinal irlandesa que mo "traduzisse".Moravam na Rua de Ferraria de Cima,mas não sei o número.
A filha do John Thomas morreu na Rua dos Belos Ares.

um abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#94029 | vbriteiros | 21 jun 2005 18:00 | Em resposta a: #93990

Caríssima Maria

Estive no AHMP , mas não tive tempo para consultar " Indices de Testamentos ". Prometo no entanto dentro de dias fazê-lo, pois tenho que continuar esmiuçando a vida dos "Guimarães da Rua dos Ingleses" que me tem dado muito trabalho! Ainda não os consegui entroncar nos meus Guimarâes Ribeiro, apesar de umas propriedades de uns passarem para os outros !!
Entretanto tive que dar uma olhadela no ficheiro de obras de casas e descobri que João Thomas Quillon ( deve estar com grafia errada) requereu " licença de encanamento de águas" na sua casa de Cedofeita ( chiquérrimo na época) nº 436-438 ( há um departamento da CMP que sabe fazer a correspondencia aos nrs actuais mas não sei qual!).
A CMP aprovou o requerimento do seu Tio a 17.06.1846. Refª Livro IX de Plantas de Casas, fls 207.
Nesta altura da investigação descubro que o meu Tio ( irmão duma 4ª avó ) foi Presidente da Câmara do Porto eleito a 9 de Maio de 1841 e já não tive tempo para continuar com o seu tema.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#94030 | vbriteiros | 21 jun 2005 18:07 | Em resposta a: #93990

Em continuação:
- a rua de Belos Ares fica aqui mesmo atrás de minha casa. É uma rua paquena, ocupada na sua parte poente pelos jardins do Palacete dos Condes de Santiago de Lobão (Arte Nova) e do lado nascente são já predios modernos de 3 pisos.
Logo que possa verei este assunto
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#94032 | aeiou2 | 21 jun 2005 18:23 | Em resposta a: #94030

Caro Vasco,

Muito obrigada,pelas informações.Fico aguardando.

Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#94036 | tfp | 21 jun 2005 18:58 | Em resposta a: #94029

Caro Vasco,

No AHMP tem uma base de dados de testamentos, embora a sua consulta não esteja disponível ao público. Julgo que se pedir a um dos funcionários essa pesquisa tinha resposta quase imediata.

Eu encontrei uns 6 testamentos num abrir e fechar de olhos.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#94066 | vbriteiros | 21 jun 2005 23:14 | Em resposta a: #94036

Caro Tiago
Costumo usar os Índices Alfabéticos de Registos de Testamentos, que na consulta manual me dão uma ideia genérica dos testamentos feitos e quando procuro um aparecem geralmente mais. Não tenho procurado um test. específico diga-se. Realmente os funcionários são extraordinariamente simpáticos, cooperantes e eficientes. Todos os outros Arq. fossem assim.
De qq. maneira muito obrigado pela sugestão.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#94077 | aeiou2 | 22 jun 2005 08:03 | Em resposta a: #94036

Caros Tiago Pedroso e Vasco,

Se desencantarem o testamento do Mr John Thomas Quillinan talvez muitas dúvidas se esclareçam.
Já agora,sff, pedia também a atenção para a existência do testamento do Mr.John Lawson,meio-irmão do anterior,que talvez esteja aí,embora o Mr.tenha nascido em Londres.

Beijinhos para os dois e até ao próximo almoço no Ateneu

Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#94359 | aeiou2 | 25 jun 2005 17:27 | Em resposta a: #93927

Caro Vasco,

Não há novidades do Mr.Quillinan?Ou do Mr.Lawson?
Ontem esteve cá a Matilde que lhe envia muitos beijinhos.

Um abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#94382 | vbriteiros | 25 jun 2005 22:17 | Em resposta a: #94359

Caríssima Maria.

Ainda não tive tempo ; espero voltar ao Arquivo na próxma semana. Lembre-se que tivemos cá o nosso feriadinho na 6ª - feira passada. Infelizmente não foi aquele "pontão" que tiveram aí ,no Stº António.
Beijinhos para a Matilde e grande abraço para si.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#96287 | aeiou2 | 20 jul 2005 10:03 | Em resposta a: #93927

Caro Vasco,

Consegui via pedido directo ao arquivo o falado testamento.

Agradeço a si e ao Tiago Faro Pedroso as pistas para o encontrar.

Beijinhos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#97115 | aeiou2 | 01 ago 2005 15:12 | Em resposta a: #94382

Caro Vasco,

Acabei de receber o referido testamento.Morava na rua Formoza,Porto.
Genealogicamente não me trouxe novidades.

Beijinhos da Matilde e um abraço da

Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#125136 | Adilia | 17 ago 2006 14:51 | Em resposta a: #94077

No sei qual sera a relacao mas ao procurar por outros documentos surgiu-me este item


Will of John Quillinan, Merchant of Oporto , Portugal 20 September 1827

http://www.nationalarchives.gov.uk/documentsonline

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#125138 | aeiou2 | 17 ago 2006 15:13 | Em resposta a: #125136

Muito obrigada, mas já tenho esse documento.Também investiga os Quillinan?
Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#125139 | Adilia | 17 ago 2006 15:21 | Em resposta a: #125138

Ola Maria,

Nao, nao estou a investigar os Quillinan. Quando estive a procurar mensagens no Genea quanto a Feitoria Inglesa no Porto, lembro-me de ter lido esse sobrenome.

Hoje ao procurar registos aqui no National Archives vi esse nome e pensei que pudesse ser util.

Lamento,
Adilia

Resposta

Link directo:

RE: João Thomas Quillinam

#125140 | aeiou2 | 17 ago 2006 15:35 | Em resposta a: #125139

Olá Adília,

Já tentou o Arquivo Municipal da Cidade do Porto?

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: JoÃo Thomas Quillinam

#125142 | Adilia | 17 ago 2006 15:55 | Em resposta a: #125140

Ola Maria,

Nao consigo acesso ao Arquivo no Porto porque moro em Londres, Inglaterra.
Que tipo de documentos poderia encontrar nesse arquivo?

Gostaria imenso de descobrir mais sobre os meus antepassados Lorentzen / Lorentsen e por isso acabei de pedir copia nos National Archives de determinados anos dos registos feitos na feitoria inglesa ai no Porto. Avisaram-me que estao desordenados e faltam documentos. Vamos ver se tenho sorte.

Adilia
P.S.: Desculpe-me, mas o meu teclado nao tem acentos!

Resposta

Link directo:

RE: JoÃo Thomas Quillinam

#125149 | aeiou2 | 17 ago 2006 18:08 | Em resposta a: #125142

Olá Adília,

O endereço electrónico é:

dmarquivos@cm-porto.pt

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 00:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen