João do Reis Guimarães- Guimarães e Évora 1752-18?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Cargos | Património | Famílias

João do Reis Guimarães- Guimarães e Évora 1752-18?

#94271 | JCC | 24 jun 2005 15:08

Cópia da mensagem de Duarte Vilardebó Loureiro:

João dos Reis Guimarães, nasceu a 2 de Janeiro de 1788, em São João da Ponte.
Caro João CC,

O que eu encontro é o seguinte, pode ser que tenha mais qualquer coisa.

Teve Alvará de Cavaleiro em 9 de Dezembro de 1823. Casou a 27 de Março de 1787, em Évora, com D. Maria Ignácia Cidade (irmã de Manuel Pereira Cidade, falecido em 1815, padre e Cavaleiro da Ordem de Cristo, bacharel em Cânones, desembargador da Cúria Episcopal), filha de Salvador Pereira, natural de Vila de Anciães, Coimbra, e de D. Cecília Teresa Cidade.

João dos Reis era filho de João Baptista de Freitas, nascido em 1699 e falecido a 1 de Julho de 1761, Senhor da Casa do Paço (Ponte), termo de Guimarães (irmão de Domingas, Custódia e Maria), casado com D. Jerónima de Abreu (filha do “O Bamba”).

João Baptista era filho de António de Freitas, que nasceu em 1660 e faleceu em 1729, casado em 1691 com D. Clara Francisca, Senhora da Casa do Paço, filho de Domingos de Freitas, do Casal dos Tojães, falecido em 10 de Janeiro de 1698, e de D. Senhorinha Francisco, falecida a 7 de Novembro de 1691.

D. Clara Francisca, nasceu em 1669 e faleceu a 6 de Janeiro de 1742, Senhora da Casa do Paço, filha de João Vaz “do Paço”, nascido em 1635 e falecido a 27 de Maio de 1669, casado em 1654, com D. Maria Francisca, nascida em 1608 e falecida em 12 de Janeiro de 1707, Senhora do Casal do Paço.

Estas últimas notas ver: PEREIRA DE MORAIS, D. Maria Adelaide; “Velhas Casas de Guimarães”, vol. 1, página 266.

Sobre esta D. Clara Francisca tenho mais umas gerações.

Um abraço,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: João do Reis Guimarães- Guimarães e Évora 1752-18?

#94274 | JCC | 24 jun 2005 15:21 | Em resposta a: #94271

Caro Duarte

Alguns comentários e dúvidas sobre o texto que muito amavelmente facultou:

A data de nascimento indicada, de 1788, deve ser um erro de dactilografia, já que ele casou no ano anterior :-)

Nas minha notas tenho como data de nascimento 1752. Será que pode confirmar?

Por outro lado creio ter um lapso na data em que foi feito CFCR. De facto, por consulta que eu próprio fiz no RGM, ele teve nessa data o Hábito de C.O.X.. O foro de CFCR fora-lhe atribuido no dia 12 de Abril desse mesmo ano.

Não entendi se todos os elementos que me mandou provêm das "Velhas Casas de Guimarães" ou se existem outras fontes. Se, por acaso, existirem, será que me pode indicar quais e para que dados?

Finalmente irei colocar aqui, brevemente, um texto com alguma graça que acaba de me ser enviado por um parente, sobre as comemorações feitas em Évora, em 1814, após a vitória sobre os franceses. Nele aparece o nosso antepassado e podemos, eventualmente, retirar algumas conclusões sobre a sua pessoa.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: João do Reis Guimarães- Guimarães e Évora 1752-18?

#94277 | dvl | 24 jun 2005 16:50 | Em resposta a: #94274

Caro João,

Tem toda a razão. A data de nascimento é de facto 1752. Fiz confusão com o nascimento da filha, D. Maria Ignácia, que vejo nos apontamentos de meu Pai como datas possíveis 02.01.1788 ou 17.12.1790, falecida em 39.06.1855, em Évora. Não sei a razão desta dúvida nas datas.

Outra nota do meu Pai é a seguinte: “Há outro Reis Guimarães (Manuel ou João) que é CF e Esc. Fº. Que relação existe entre o João de F. G. e um José de Freitas Guimarães (nat. conc. Felgueiras, Guimarães) oficial maior da contadoria. Ano 1784 – Arq. Heráldico 1522 Proc. Justiça [Justificação?] M20 nº23. (Este José de Freitas Guimarães é antepassado de minha Mãe)

Estes elementos foram todos tirados dos apontamentos do meu Pai. Fui eu que mais tarde escrevi a lápis que também havia algumas informações nas “Velhas Casas de Guimarães”, mas nem sequer voltei lá. Não podemos nos dispersar muito se não as investigações se tornam ainda mais caóticas. E eu agora estou inclinado noutros ramos...

Tenho transcrito o testamento de Manuel Pereira Cidade, em que João dos Reis é testamenteiro e, penso, que suas filhas, Ignácia e Ana, foram herdeiras. E tenho também o testamento de Clara Francisco, que viveu no Paço. E uma série de fotocópias que devem lhe interessar, como a certidão de baptismo de João dos Reis Guimarães.

Quando quiser podemos combinar e vem cá ver estes papéis. O meu telefone vem na lista.

Um abraço,

Duarte

Resposta

Link directo:

RE: João do Reis Guimarães- Guimarães e Évora 1752-18?

#94279 | JCC | 24 jun 2005 17:18 | Em resposta a: #94277

Caro Duarte

Mais uma vez os meus agradecimentos.

De facto o JRG que é EF e CF é, seguramente, o memso. Eu consultei (e tenho cópia) do RGM e a filiação é a mesma.

Quantoà sua oferta, vou concerteza aceitá-la e,mum destes dias, telefonar-lhe para combinar.

Como diz, não nos podemos dispersar muito e, neste momento, estou às voltas com o JRG e seus descendentes, por razões que se prendem com a história da minha casa.

Tenho imenso interesse nesse testamento e em todos os documentos relacionados pois tenho pouca pova ocumental neste lado.

Um abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: João do Reis Guimarães- Guimarães e Évora 1752-18?

#94285 | JCC | 24 jun 2005 17:38 | Em resposta a: #94277

Como curiosidade aqui vai um extracto de um opúsculo chamado "Evora Jocoza e Circunspecta, Conçorcio do Burlescoe e da Decencia ou Narração Historica-Politica,-e Diplomatica das Festas de Evora na Paz Geral de 1814 Desde 29 de Julho até 15 d'Agosto Offerecida á memoria do P.e Fr. Joaquim da Conceição Anjos Bajam =por alcunha o Calhoz= Franciscano da Prvª. dos Algarves Por hum filho de S. Francisco".

No seu Capº 4º. reza o seguinte:

"Questoens Senatorias sobre Mastro e Assistencias.

No dia vinte e tres de Julho tinha sido levantado o Mastro na Praça sendo prezente a este tumultuozo acto o Dr. Juiz de Fóra e hum bando de mariolas, que o havião conduzido entre outro de mascarados - ejusdem furfuris-.
Por esta qualidade (talvez) he que o mastro, em lugar de ser transportado pelos mascaras, como he costume, foi conduzido pelos mariolas, gatos pingados das bestas mortas. Descrever a imensidade de mulheres, e homens que concorreu a este rediculo acto, e as patifarias, que nessa noite se fizerao) isso nao he possivel, e só o poderá imaginar quem tiver uzo de taes funcçoens em Evora. Basta que por ora digamos--que foi tal a misturada de mulheres e homens, que concorreu a este rediculo acto, e as patifarias, que nessa noute se fizerão, isso nao he possivel, e só o poderá imaginar quem tiver uzo de taes funcçoens em Evora. Basta que por ora digamos=que foi tal a misturada de mulheres e homens, que ninguem hera capaz de romper a multidão estacionada nas praças e nas ruas.
O mastro, estando quasi levantado a prumo, como hera puxado sem ordem, nem conta, nem medida, tombouse, e nao esteve longe de esmagar gentes, e gentes. Cerificouse (sic) o rifao=que ao menino, e ao borracho pôe-lhe bens a mam por baxo =Constou ;que logo nessa noute os mascaras saltavão paredes, e descerão janellas, ficando. certas pessoas com a reputação perdida; taes devião ser os preleminares de taes Festas, porque lá diz hum ditado muito certo=pelas Vesperas se tirão os Dias Santos.=
Mas quem poderá !descrever os finissinios debates e os encontros da sublimada politica, que d'ante mam precederão ao abregeirado, e rediculo acto de levantar o mastro? Deixamos essas insignificantes minudencias dos mesquinhos, e altercados ajustes na Compra do mastro, de quem hera dono hum pobre carpinteiro, e que o não podia vender por tam modico preço qual se offerecia. Deixemos tambem ao dispôr dos travessos rapazes esse furioso Joao dos Reys Guimaraens, paneiro de linho , que tendo offerecido um grande pinheiro para servir do mastro, e tendoselhe repudiado por ser muito torto, he agora hum tigre raivoso contra qualquer pessoa que lhe disser=o seu pau he tôrto. "

É caso para se dizer que não se pode ser benemérito naquela cidade...

Um abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Corrondela - São Torcato - Guimarães

#118014 | DiogoGomesdeAraújo | 04 mai 2006 18:14 | Em resposta a: #94277

Estimado Duarte,

Tendo só recentemente tido conhecimento do livro "Velhas Casas de Guimarães", interroguei-me imediatamente se haveria nele alguma referência à Casa de Corrondela (São Torcato).

Um ramo da minha família (Faria) é dessa casa, pelo que gostaria antes de comprar o livro de saber se há alguma informação sobre ela.

Uma vez que creio ter o livro, será que me podia ajudar a obter essa informação?

Muito obrigado e cumprimentos,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Corrondela - São Torcato - Guimarães

#118015 | dvl | 04 mai 2006 18:36 | Em resposta a: #118014

Caro Diogo Araújo,

Tenho o livro em casa... e por sorte estou a consultá-lo. Vou ver se há alguma referência.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Corrondela - São Torcato - Guimarães

#118037 | DiogoGomesdeAraújo | 05 mai 2006 10:27 | Em resposta a: #118015

Caro Duarte,

Obrigado pela disponibilidade. Fico a aguardar notícias.

Cumprimentos,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Corrondela - São Torcato - Guimarães

#118265 | dvl | 09 mai 2006 09:07 | Em resposta a: #118037

Caro Diogo,

Infelizmente não há nenhum capítulo com a Casa de Corrondela, em São Torcato. Também tive esse problema. A minha família é originária de Gominhães e de São Torcato (e outras), em Guimarães. Procurava referências às quintas do Monte e do Arrabalde. Se souber alguma coisa... (Ferreiras Cardosos).

Cumprimentos,

Duarte

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 19:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen