Familia "Barros em Trás os Montes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia "Barros em Trás os Montes

#94317 | Klausus | 25 jun 2005 00:29

Boa noite!
Precisava saber como é que a família "Barros" surgue na zona de trás os montes, mais propriamente entre Vinhais / Bragança.
Caso alguém saiba e me possa ajudar nesta minha pesquisa .agradeço
Um abraço
K

Resposta

Link directo:

RE: Familia "Barros em Trás os Montes

#94426 | CBBC3 | 26 jun 2005 20:42 | Em resposta a: #94317

Klausus,
Não estou propriamente respondendo seu questionamento porque ainda pesquiso os ancestrais de meu avô Abel Guiães de Barros, natural de Vila Real, que assim como Bragança, pertence à região de Trás-os-Montes. Daí a minha curiosidade em saber se os Barros a que você se refere não teriam alguma ligação com o Barros de meu avô. Graças à imensa boa vontade de recio, participante como nós deste forum, já consegui alguns documentos que me retrocedem até meus terceiros avós. Minha bisavó chamava-se Antonia de Barros Teixeira da Fonseca e era filha de Antonio de Barros e de Anna de Barros, todos naturais da Vila de Sabrosa, concelho do mesmo nome, bispado de Lamego, mas residentes no lugar de Bouça, freguesia de Mouços, concelho de Vila Real. Obrigada por qualquer resposta. Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia "Barros em Trás os Montes

#94585 | JCAlbuquerquePinto | 28 jun 2005 14:28 | Em resposta a: #94317

Apenas poderei ajudar informando que existe uma família barros em Favaios do Douro. Ass: Albuquerque Pinto-Aveiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia "Barros em Trás os Montes

#94648 | CBBC3 | 29 jun 2005 13:24 | Em resposta a: #94585

Sr. Albuquerque,
Como poderia eu entrar em contato com essa família Barros em Favaios do Douro? Andei indagando aqui no forum sobre familiares descendentes de meu bisa, em Portugal, porque estou fazendo, no próximo dia 3 de julho, uma viagem à Europa com permanência de 3 dias em Lisboa. Sei que a região de meus ancestrais é ao norte de Portugal, mas se tivesse localizado alguém talvez encontrasse algum parente em Lisboa ou às proximidades. Infelizmente não obtive nenhuma resposta o que está me deixando triste por não aproveitar essa oportunidade impar. Obrigada pela intervenção. Celina

Resposta

Link directo:

RE: Familia "Barros em Trás os Montes

#94661 | nunomaria | 29 jun 2005 14:44 | Em resposta a: #94648

Cara Celina,

Os Barros, de Favaios do Douro, são actualmente representados pela família Coelho Mourão, proprietária da Casa das Quartas em Abambres, Vila Real de Trás-os-Montes.

Alguns membros da família vivem em Vila Real e outros na zona de Lisboa.

Os meus cumprimentos
Nuno Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia "Barros" em Trás os Montes

#94680 | Klausus | 29 jun 2005 17:50 | Em resposta a: #94585

Boa tarde Srº Albuquerque em primeiro lugar obrigada pelo sua ajuda , pois só o facto de ter lido a msg já valeu a pena. .
Sou transmontana da zona de Vinhais / Bragança e procuro a origem da minha família materna que assina " Barros"
O meu bisavó era um fidalgo da zona de Romariz/Ousinhão e chamava-se Manuel de Jesus Barros, foi casado com a Srª Elisa de Jesus Pires (tomei conhecimento há pouco tempo que a casa aonde ele viveu ainda existe e ainda mantêm o "Brasão" de familia, segundo a descrição que me foi dada).
O meu avô materno, quetem 100 anos e ainda está vivo, chama-se Luís de Barros.
Casou com a minha avó á 8 de Maio de 1938 em Nunes na igreja de São Cipriano "arcisprestado" de Vinhais.
A minha avó chamava-se Aurora da Graça e era filha (ilegítima) de José Alexandre Henriques ( Torre de D.Chama) e de Luciana do Espírito Santo ( Nunes).
As testemunhas do casamento dos meus avós foram Elísio dos Santos e Benjamine SpaKmen, o padre que os casou foi Padre João manuel Fernandes.

É tudo o que tenho, espero que consiga dar-me algumas pistas, desde já agradeço toda a sua disponibilidade.
Grata pela atenção
Klausus

Resposta

Link directo:

RE: Familia "Barros" em Trás os Montes

#94681 | Klausus | 29 jun 2005 17:59 | Em resposta a: #94426

Boa Tarde Celine .
Peço-le para ver a msg que enviei ao Srº Albuquerque, muito obrigada.
Bragança é a capital de distrito de trás os montes. Vila real já apanha Trás os montes e alto douro. Relativamente a ligação ainda não posso ajudar em nada, pois a minha pesquisa só tem dias. Quando conseguir alguma coisinha eu contacto.
Um abraço
Klausus

Resposta

Link directo:

RE: Familia "Barros em Trás os Montes

#94683 | Klausus | 29 jun 2005 18:07 | Em resposta a: #94661

Boa tarde Srº Nuno Maria.
Por acaso sabe como é que essa família -Barros- foi "parar" a Favaios?
Qdo diz "representados pela família Coelho Mourão" quer dizer que os Barros ( nome de família ) já não existe?

Resposta

Link directo:

RE: Familia "Barros em Trás os Montes

#94684 | Klausus | 29 jun 2005 18:09 | Em resposta a: #94683

Srº Nuno Maria,peço desculpa pois nem me despedi nem agradeçi.
Muto obrigada e até breve
Um abraço
Klausus

Resposta

Link directo:

RE: Familia "Barros em Trás os Montes

#94685 | nunomaria | 29 jun 2005 18:15 | Em resposta a: #94683

Cara Klausus,

Creio que os Barros aparecem como Morgados do Espírito Santo de Favaios desde o século XVI (mas não garanto, porque não tenho agora os dados à mão).

O representante do último morgado ainda usa o apelido Barros.

Os meus cumprimentos,
Nuno Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia "Barros em Trás os Montes

#94694 | Klausus | 29 jun 2005 19:45 | Em resposta a: #94685

Caro Nuno Maria obrigada pela resposta.
Não sei se já teve oportunidade de ler a msg que enviei para o Srº Albuquerque.
Por via das dúvidas envio-a tb a si :
O meu bisavó foi um fidalgo da zona de Romariz/Ousinhão e chamava-se Manuel de Jesus Barros, foi casado com a Srª Elisa de Jesus Pires (tomei conhecimento há pouco tempo que a casa aonde ele viveu ainda existe e ainda mantêm o "Brasão" de familia, segundo a descrição que me foi dada).
O meu avô materno, que tem 100 anos e ainda está vivo, chama-se Luís de Barros.
Casou com a minha avó á 8 de Maio de 1938 em Nunes na igreja de São Cipriano "arcisprestado" de Vinhais.
A minha avó chamava-se Aurora da Graça e era filha (ilegítima) de José Alexandre Henriques ( Torre de D.Chama) e de Luciana do Espírito Santo ( Nunes).
As testemunhas do casamento dos meus avós foram Elísio dos Santos e Benjamine SpaKmen, o padre que os casou foi Padre João manuel Fernandes.
Desculpe a pergunta mas qdo diz "O representante do último morgado ainda usa o apelido Barros." isso quer dizer que ainda é vivo?
Um abraço e mais uma vez obgado pela resposta e pela ajuda
E continuo aguarda resposta sua
Klausus

Resposta

Link directo:

RE: Familia "Barros em Trás os Montes

#94709 | CBBC3 | 29 jun 2005 23:29 | Em resposta a: #94317

Sr. Nuno
Acabo de ler as várias mensagens sobre o tema. Espero ter algum dado através de Klausus, quando sua pesquisar avançar. A todos o meu muito obrigada. Quanto à sua informação, não conto com tempo antes de minha viagem para identificar e localizar meus parentes, sejam os remanescentes Barros ou Coelho Mourão. Mas logo retorne, no final de julho, gostaria de poder voltar a contar com a ajuda de todos para esclarecer minhas dúvidas. Complementado minha mensagem anterior, esclareço que os parentes que procuro descendem de minha tia-avó Teresa, a única dos irmãos que permaneceu em Portugal, e que segundo consta (sem comprovação), teria recebido o sobrenome Salvador ao contrair matrimônio . Também sem que possa precisar, teria tido os seguintes filhos: Haydeé, Lalá, Albino e Antonio. Caso encontre alguns parentes já seriam descendentes destes, talvez duas gerações à frente. Um grande abraço a todos. Celina

Resposta

Link directo:

Familia

#386905 | gleyci | 26 nov 2017 21:48 | Em resposta a: #94426

Boa noite. Vi na sua mensagem que vc era neta de Antônio Barros e Anna Barros de trás os Montes. Vc já conseguiu achar mais alguma informação. Estamos a procura da família do meu esposo que é Corrêa, Barros e carvalho. Os Bisos dele se chamava Antônio e Anna.

Resposta

Link directo:

Familia

#433245 | naf | 29 abr 2021 12:39 | Em resposta a: #94694

Bom dia,

Recentemente iniciei a pesquisa sobre a origem da minha família paterna e em pesquisa online deparei me com a sua mensagem:

" O meu bisavó foi um fidalgo da zona de Romariz/Ousinhão e chamava-se Manuel de Jesus Barros (1), foi casado com a Srª Elisa de Jesus Pires (tomei conhecimento há pouco tempo que a casa aonde ele viveu ainda existe e ainda mantêm o "Brasão" de familia, segundo a descrição que me foi dada).
O meu avô materno, que tem 100 anos e ainda está vivo, chama-se Luís de Barros.
Casou com a minha avó á 8 de Maio de 1938 em Nunes na igreja de São Cipriano "arcisprestado" de Vinhais.
A minha avó chamava-se Aurora da Graça e era filha (ilegítima) de José Alexandre Henriques ( Torre de D.Chama) e de Luciana do Espírito Santo ( Nunes).
As testemunhas do casamento dos meus avós foram Elísio dos Santos e Benjamine SpaKmen, o padre que os casou foi Padre João manuel Fernandes(2).
Desculpe a pergunta mas qdo diz "O representante do último morgado ainda usa o apelido Barros." isso quer dizer que ainda é vivo?
Um abraço e mais uma vez obgado pela resposta e pela ajuda
E continuo aguarda resposta sua
Klausus

O seu Visavó Manuel de Jesus de Barros (1) , creio ser, o Avo da minha Avó paterna é natural de Romaiz -Nunes em Vinhais.

O Padre João Manuel Fernandes (2) é familiar (creio que tio) do meu avo Paterno.

A Casa da minha avó não tinha pedra de armas, mas foi propriedade herdada do avo.
Sei que o Fidalgo acabaria por desfazer a sua fortuna por dívidas contraídas, ele seria o proprietário de sete casas, acabando no final, por restar a casa e terras de Romariz herdadas pela minha avó.
Gostaria de saber que outras informações têm sobre a casa a que se refere que tinha pedra de armas.

Melhores cumprimentos,

NAF

Resposta

Link directo:

Familia

#442419 | kryss | 01 ago 2022 00:06 | Em resposta a: #94683

I m descendant of the De Barros from Tras os montes, related to the padre Adolfo Augusto De barros, priest in San lourenco De pinhao , The family in favaios, is related to my grand mother, they were cousins, in viseu, and sabrosa and souto maior also is related. No the family is not extinct, but been scattered. One branch lives in South of France since 1960's.
Actually the 2 sides of the family from my grand mother and grand father were De Barros, cousins to a far extent. Hope that helps.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 16:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen