Maria de Resende?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Maria de Resende?

#95319 | frade | 06 jul 2005 14:53

Tendo lido com bastante atenção um artigo na revista Moda & Moda mais concretamente a do nº73 de Outono de 2002 que se chama “ Maria de Resende Pioneira da rádio e publicista”.

Pois lendo o parentesco da Maria de Resende com a directora da revista fiquei um pouco confusa e passo a explicar.
“O nosso parentesco( da directora com Maria de Resende) entroncava na família Mendonça Pessanha, mais concretamente através do seu avô materno, o bacharel em Direito, Francisco de Paula de Azevedo Correia Corte-Real de Mendonça Pessanha, membro do conselho de S.Magestade o rei D. Luís.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=237562
Ora Maria do Carmo Morais Xavier de Resende nome completo de Maria de Resende teria como mãe Maria do Carmo Morais Xavier de Resende e avô materno João Maria Xavier Morais de Resende, 2º barão de Resende.


http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=34966
Por sua vez Francisco de Paula de Mendonça Pessanha teria como filha Leonor Stuart de Mendonça e por sua vez uma neta Maria Luisa Stuart de Mendonça de Azevedo Coutinho que segundo o que eu entendo no genea teria falecido.

Poderam me ajudar a esclarecer esta confusão da minha parte?

Agradecida
Clara

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Resende?

#95320 | acadilhe | 06 jul 2005 15:03 | Em resposta a: #95319

Cara Clara, irei pesquisar o seu assunto.

A.C.

Resposta

Link directo:

Maria de Resende?

#95323 | frade | 06 jul 2005 15:16 | Em resposta a: #95320

Muito obrigada pela atenção
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Resende?

#95328 | zamot | 06 jul 2005 15:41 | Em resposta a: #95319

Cara Clara

Vou investigar este assunto e logo que possa respondo-lhe.


Um abraço


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Resende?

#95330 | frade | 06 jul 2005 15:45 | Em resposta a: #95328

Muitissima obrigada pela atenção
Aguardarei com curiosidade sua resposta

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Resende?

#95473 | nunomaria | 07 jul 2005 19:49 | Em resposta a: #95319

Cara Clara,

Segundo a "Nobreza de Portugal e Brasil" (Barões de Resende), a conhecida pioneira da rádio Maria de Resende era filha dos segundos Barões de Resende e neta materna de Francisco de Paula de Mendonça Pessanha, do Conselho de SMF. Não confirmei os dados, mas aquela obra costuma ser exacta.

Tinha algum interesse em saber o nome da directora da revista que mencionou, pois se descende da família Mendonça Pessanha é concerteza minha parente.

Os meus cumprimentos,
Nuno Côrte-Real

Resposta

Link directo:

Maria de Resende?

#95475 | frade | 07 jul 2005 20:24 | Em resposta a: #95473

A directora é a D. Marionela Gusmão directora da revista Moda & Moda.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Maria de Resende?

#95501 | frade | 08 jul 2005 10:03 | Em resposta a: #95473

Ontem respondi-lhe um pouco á pressa. Mas como disse no inicio que trancrevi, vem tudo nessa revista o artigo sobre a D. Maria Resende. Eu vou-lhe fazer um contacto e assim poderemos ver melhor estes pormenores está bem?Então neste caso é o Genea que não está correcto pois aqui o avô materno é João Maria Xavier Morais de Resende, 2º barão de Resende.Já confirmou no genea?

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Resende?

#95542 | nunomaria | 08 jul 2005 18:52 | Em resposta a: #95501

Cara Clara,

Acabo de confirmar no Genea a filiação de Maria do Carmo de Resende e aparece como filha dos 2os Barões de Resende, o que está correcto. Presumo ter havido algum lapso da sua parte.

Não sei quem seja Marionela de Gusmão, nem como descenderá dos Mendonça Pessanha. Obrigado pela informação.

Os meus cumprimentos
Nuno Côrte-Real

Resposta

Link directo:

Maria de Resende?

#95545 | frade | 08 jul 2005 19:31 | Em resposta a: #95542

A questão não se põe nos pais mas sim no avô materno. No genea está Maria do Carmo Morais Xavier de Resende filha de João Maria Xavier Morais de Resende, 2º barão de Resende e de Maria das Dores de Moura de Mendonça Pessanha e sendo o avô materno João Maria Xavier Morais de Resende, 2º barão de Resende

e não Francisco de Paula de Azevedo Correia Corte-Real de Mendonça Pessanha como na revista Moda& Moda a directora da revista falou. Se estou a ter algum lapso não o estou a encontrar.

Aqui no genea está Francisco de Paula de Mendonça Pessanha casado com Constança de Moura Guedes Ponce tendo uma filha chamada Leonor Stuart de Mendonça e tendo uma neta também Leonor que teria morrido provávelmente á nascença.

Percebe a diferença?
D.Marionela Gusmão é uma grande senhora de uma revista cheia de glamour e qualidade. Parece que tem alguma descendência da Imperatriz Eugénia Guzman 19ª condessa de Teba e esposa de Napoleão III, imperador dos Franceses

Cumprimentos
Clara

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Resende?

#95549 | frade | 08 jul 2005 20:51 | Em resposta a: #95542

Tenho duas emendas a fazer.
O pai de D.Maria de Resende era João Maria Xavier Morais de Resende, 2º barão de Resende e não avô como eu disse. Enganei-me. O avô materno da senhora não aparece no genea.

E era Luisa e não Leonor como eu disse da neta de Francisco de Paula de Mendonça Pessanha. Fiz alguma confusão mas a duvida continua. Francisco Paula é avô materno ou não de Maria de Resende?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 17:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen