Quaresma

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Cargos | Regiões

Quaresma

#96187 | Saraivinha | 18 jul 2005 15:28

O meu nome é Sara Quaresma Saraiva e sou de Seia. A minha família (materna e paterna) é da aldeia Póvoa Nova, freguesia de São Martinho, concelho de Seia.
O sobrenome Quaresma não é muito vulgar nesta região, pelo que peço informações a quem puder ou quiser disponibilizá-las.
Sei apenas que o meu avô, Nélson Quaresma, nasceu no Rio de Janeiro, mas era filho de pais portugueses. Além disso, viveu na Póvoa Nova até emigrar para Moçambique, onde casou (por procuração) com Maria Natália Gomes Lopes, também da Póvoa Nova. Foi polícia em Lourenço Marques e posteriormente em Nampula.
Morreu por volta de 1962, na já referida aldeia Póvoa Nova. Os seus filhos são Orlando Quaresma e a minha mãe, Dulce Quaresma.
Brevemente poderei fornecer a minha árvore genealógica.

Desde já agradeço a atenção
Sara Quaresma Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Quaresma

#96206 | mjborges | 19 jul 2005 00:00 | Em resposta a: #96187

Cara Sara Quaresma Saraiva

Também eu uso Quaresma no meu nome e a minha família é também das Beiras (zona de Oliveira do Hospital), onde abundam muitos Quaresmas, eventualmente ligados entre si.Chamo a sua atenção para outros tópicos sobre Quaresmas neste forum, que pode encontrar seleccionando "todas as salas" através da pesquisa em cima, bastando pôr o nome "Quaresma" no rectângulo em branco. Está, ainda, em preparação uma obra genalógica do arquitecto Eduardo Osório, nosso confrade deste forum, intitulada "Raizes da Beira" (procure, também, este tópico), onde virão referidos vários ramos de Quaresmas. Com tudo isso poderá confrontar em breve os seus dados genealógicos.

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Quaresma

#98331 | igorgq | 22 ago 2005 22:20 | Em resposta a: #96187

Oi , meu pai tem nome Saraiva Quaresma...Vamos entrar em contato pra descobrir o passado de nossa familia? igor.quaresma@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Quaresma

#192599 | Ana D | 15 abr 2008 07:54 | Em resposta a: #96206

Bom dia,

Também eu tenho antepassados com o apelido Quaresma oriundos Beira.

Tenho estado a trabalhar na minha árvore genealógica e gostava de partilhar informações sobre este apelido com mais mais pessoas que o estejam a investigar.

Cumprimentos,

Ana D

Resposta

Link directo:

RE: Quaresma

#192600 | Ana D | 15 abr 2008 07:56 | Em resposta a: #96206

Cara Maria José,

concato-a porque reparei no seu apelido.

Também eu sou Borges com antepassados na Beira Baixa.

Tem mais dados genealógicos sobre esse apelido?

Os neus dados sobre esse ramo vão até 10 gerações atrás.

Cumprimentos,

Ana D

Resposta

Link directo:

Quaresma de Monforte da Beira e Rosmaninhal

#192605 | agp | 15 abr 2008 08:57 | Em resposta a: #192599

Bom dia,

Tenho antepassados Quaresma em Monforte da Beira e Rosmaninhal.
Estou disponível para a troca de dados.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quaresma

#192755 | mjborges | 16 abr 2008 13:32 | Em resposta a: #192600

Cara Ana D

Os meus Borges são provenientes desde o seculo XVII de Lourosa (Oliveira do Hospital) e para trás não conheço mais nada.

O mais antigo que conheço é

MANUEL BORGES * Lourosa ?, c. 1642 (antes de 1654)/ + Lourosa: 25/12/1719, sep. Igª Lourosa
Casou Lourosa: 18/11/1668 c. Maria ou Ana de Afonseca, * Lourosa, bª 17/07/1651,+ 17/12/1738

Tiveram:
MARIA BORGES *Lourosa, bª 15/02/1678, +Lourosa:13/06/1751, sep. Igª Lourosa
Casou Lourosa: 03/05/1708 c. Miguel Nunes
Tiveram:
JOSÉ BORGES *Lourosa
Cc Maria Paula, *Aldeia das Dez
Tiveram:
TEODORA MARIA (BORGES) *Lourosa
cc Luís José
* Gavinhos de Baixo (O.H.)
Tiveram:
MANUEL JOSÉ BORGES *Lourosa
cc Isabel Maria Marques Pereira *Lourosa

MANUEL JOSÉ BORGES *Lourosa
cc Rita Maria Pimenta Alves *Candosa (Várzea)

(estes já dos finais do século XIX)


etc., etc.,
mantendo-se até hoje vários ramos em Lourosa, aos quais pertenço por várias vias.

Tenho mais informações (datas, inclusive) sobre estes ramos que poderei fornecer, no caso de lhe interessarem, mas que agora me dariam algum trabalho a enviar, pois ainda não estão informatizadas...

Com os melhores cumprimentos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Quaresma de Monforte da Beira e Rosmaninhal

#192756 | Ana D | 16 abr 2008 13:32 | Em resposta a: #192605

Caro António Pereira,

para já tenho antepassados Quaresma de Penamacor, mas também da aldeia da Bemposta.

Na verdade, ainda não analisei bem as suas origens, mas vou começar por Penamacor. Talvez mais para trás haja um tronco em comum com os seus "Quaresma".

É algo a ver.

Cumprimentos

Ana D

Resposta

Link directo:

RE: Quaresma

#201560 | karlaslourenco | 25 jun 2008 18:43 | Em resposta a: #96187

Olá

Meu nome é Karla de Souza Lourenço e meu pai Luiz Carlos Quaresma Lourenço(nascido no brasil). Só sei que o meu bisavô se chamava Hermaní de Freitas Quaresma (nascido em portugal)
Gostaria de saber de onde é a família quaresma aqui em portugal e se alguém conhece o meu bisavô!!

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Quaresma

#202015 | cerego | 01 jul 2008 16:37 | Em resposta a: #96206

Informo que meu nome é Claudio Estanqueiros do Rêgo e que minha mãe também é das Beiras (Cumieira - Penela) e se chama Aldegundes Estanqueiro Quaresma e minha avó se chamava Maria de Jesus Quaresma e era da mesma região da minha mãe. Já meus bisavós paternos se chamavam Antonio Mendes Estanqueiro e Anna de Jesus, enquanto que meus bisavós maternos se chamavam Antonio Godinho e Maria da Conceição de Jesus.
Não sei se pertencemos ao mesmo ramo, já que há vários ramos de Quaresmas.
Caso possa ter alguma informação complementar apreciaria recebe-la.

Obrigado.
Claudio Estanqueiros do Rêgo.

Resposta

Link directo:

Quaresma

#418933 | Valéria Gonçalves | 25 out 2019 15:50 | Em resposta a: #96187

Prezada Sara Quaresma Saraiva,

Minha avó nasceu em Manteigas, Guarda, Portugal em 1913. Seus avós maternos se chamavam: Antonio Lucas Saraiva e Maria Quaresma. E os avós paternos: Manuel Leitão Izento e Maria Duarte.
Por gentileza, a senhora sabe onde posso encontrar mais informações sobre a família?

Agradeço a atenção.
Valéria Aparecida da Silva Gonçalves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 18:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen