Família Portocarrero

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Portocarrero

#964 | Ima | 22 nov 2000 16:08

Pelos vistos não anda por aí ninguém da minha família! Não há meio de obter respostas! pois vou lançar outra acha para a fogueira a ver se desta vez pega - da família Portocarrero, também não anda aí ninguém?Afinal já há livros publicados sobre ela e a ficha no site está praticamente vazia! A ver se é desta!

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#1089 | Nuno Alves | 29 nov 2000 18:35 | Em resposta a: #964

Os Portocarreiros (ou Portocarreros), são das famílias antigas que vieram viver para Portugal. Existem alguns Portocarreiros que são familiares dos Pimenteis Maldonados que viveram em Tomar. Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#1091 | Ima | 29 nov 2000 19:45 | Em resposta a: #1089

Obrigada pelas suas informações. Há pelo menos um livro sobre essa família, mas ainda não consegui obtê-lo. O que eu queria saber era se são de origem espanhola - serão? Mas acho que o melhor que tenho a fazer é mesmo encontrar o tal livro...Se lá não satisfizer a minha curiosidade, contactarei de novo o fórum.Inês Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#1093 | Cascais | 29 nov 2000 19:58 | Em resposta a: #1091

Segundo D.Luís de Lancastre e Tavora no Dicionário das Famílias Portuguesas, é esta linhagem de remotas origens moçárabes e o seu nome deriva do senhorio que teve em Portugal da terra de Portocarreiro, junto de Canavesses.

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#1574 | MAS | 06 jan 2001 00:26 | Em resposta a: #1091

Pode encontrar o livro «Portocarreros do Palácio da Bandeirinha», Porto 1997, nas livrarias Esquina (Porto) e Ferin (Lisboa), ou ainda em http://pwp.netcabo.pt/0437301501/masmedia/machado

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#1575 | Ima | 06 jan 2001 12:26 | Em resposta a: #1574

Muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#3285 | lumame00 | 08 abr 2001 16:50 | Em resposta a: #1575

Tenho alguns dados de ascendencia desta familia

Se quiser trocar informação: mlmelo@teleweb.pt

Luis Mello

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#3286 | Ima | 08 abr 2001 19:04 | Em resposta a: #3285

Muito obrigada pela sua boa vontade. De momento tenho aqui um livro sobre os Portocarrero da Bandeirinha que tem bastante informação, e entretante estou agora dedicada a outras famílias,de qualquer forma vou registar o seu email e em qualquer momento que surjam dúvidas poderemos trocar impressões. Inês Amorim, inesamorim@yahoo.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#3301 | canivari | 09 abr 2001 14:48 | Em resposta a: #964

Gostaria de obter informações genealógicas dos descendentes da familia Portocarrero que foram Srs.por compra da Casa da Torre de Moreira, em Moreira do Castelo.

Pretendo saber, se existe algum laço familiar entre aquele ramo dos Porto carreros que foi proprietário da súpra citada Casa da Torre de Moreira, e os "Pinto da Cunha de Souza Moreira",
Srs. da referida Casa.

Melhores Cumprimentos,
C.CANIVARI
canivari@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#3324 | Ima | 10 abr 2001 00:35 | Em resposta a: #3301

Esta semana não tenho tempo para investigações genealógicas, mas mal a Páscoa passe, procurarei a informação desejada. Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#130079 | LCM | 04 out 2006 01:11 | Em resposta a: #1089

Sabe alguma coisa sobre os Portocarrero ligados aos Mota Garcia de Tomar? Estão alguns aqui no site mas sem ascendência.
Muito obrigado.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#130901 | ceucunha | 11 out 2006 23:18 | Em resposta a: #1089

Caro " colega"

Há dois anos atrás, investiguei no Arquivo Distrital de Bragança, a genealogia da minha família. Dei com esse apelido, por volta do ano de 1783/85. Não me lembro agora em que documentos, mas eram nobres e encontravam-se a residir em Bragança. Mais tarde posso verificar os dados. Céu Cunha

Resposta

Link directo:

Família Portocarrero

#130935 | RCCORREIA | 12 out 2006 10:27 | Em resposta a: #130901

Sugiro também a leitura das publicações de M A Soveral sobre esta família

«Portocarreros do Palácio da Bandeirinha». Porto 1997

Os Portocarreiro ou Portocarrero - edição disponível on-line

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#131365 | BAO | 16 out 2006 21:28 | Em resposta a: #130079

Também gostaria de saber mais desta ligação dos Portocarrero e os Mota Garcia de Tomar nomeadamente da familia de Joaquim Manuel da Mota Garcia de Amorim Pessoa de Vasconcelos Mascarenhas sei com quem casou, mas não tenho informação dos nomes dos seus Pais deste Senhor se alguem tiver informação agradeço.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#191521 | joaoggralves2 | 07 abr 2008 19:35 | Em resposta a: #964

Tenho alguns primos afastados Portocarrero. Sei até bastantes coisas sobre eles. Estou a falar dos descendêntes do 1º Visconde de São Paio dos Arcos, que recentemente possuíam a casa do Terreiro, enorme mansão de meados do séc. XVIII na freguesia de Salvador, Arcos de Valdevez, mas que foi vendida à Câmara Municipal e transformada na casa das Artes.

Se houver ligação de alguém com esta família, agradeço que respondam.

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#191543 | jhuet | 07 abr 2008 20:51 | Em resposta a: #191521

Boa noite

Estou ligado por laços familiares aos Portocarreros do Terreiro, apesar de não os conhecer pessoalmente.

A ligação tem a ver essencialmente com a sua ascendência Silveira Pereira Bravo e Pinto da Cunha Machado e Abreu, de Carrapatelo.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#319383 | sacridones | 19 dez 2012 12:14 | Em resposta a: #1093

gostaria de obter informações de Luiz de Portocarrero, morava em Portugal e foi para o Paraguai por volta de 1850, tinha duas filhas Joana e Josepha de Portocarrero.
estou montando minha arvore genealogica e essas informações seria de grande valia, obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#319432 | sacridones | 20 dez 2012 12:09 | Em resposta a: #319383

corrigindo, Luiz de Portocarrero foi para o Uruguay (montevideu) e não Paraguai.

Resposta

Link directo:

RE: Família Portocarrero

#322785 | Inês Portocarrero | 10 fev 2013 11:08 | Em resposta a: #191521

Tropecei acidentalmente nesta sua mensagem. Pertenço à família que referiu. Sou neta da última proprietária da Casa, que, como referiu, a vendeu à CMAV.

Resposta

Link directo:

Família Portocarrero

#372406 | Afonso Portocarrero | 24 jul 2016 05:04 | Em resposta a: #964

Eu sou Portocarrero Porto

Resposta

Link directo:

Família Portocarrero

#372417 | heinrich_ | 24 jul 2016 17:09 | Em resposta a: #964

Boa tarde!

O nome desta família é PORTOCARREIRO, nome português, tirado da honra e lugar de Portocarreiro, sito perto de Canaveses, bispado do Porto, que veio mais tarde a ser concelho. Como concelho, compreendia as freguesias de Vila Boa de Quires, Maureles e Abragão. Após uma reforma administrativa de 1852, as 2 primeiras integraram o recém-constituído concelho de Marco de Canaveses, e a última, Abragão, veio a tornar-se parte do concelho de Penafiel.
Houve ramos dos Portocarreiros, que, por razões políticas, passaram a Castela onde o seu nome passou a ser grafado à castelhana: PORTOCARRERO.

Cumprimentos,
Heinrich

Resposta

Link directo:

Família Portocarrero

#378812 | Celina1945 | 18 mar 2017 20:23 | Em resposta a: #1091

Olá, Ines.
No site http://www.heraldrysinstitute.com/cognomi/Portocarrero/Espa%26ntilde%3Ba/idc/622522/lang/es/ encontrei:
Heráldica de la familia: Portocarrero
Comencemos por decir que este linaje no tiene, en su primitivo arranque, el origen portugués que se le ha atribuído, ni pueden ser aceptadas como seguras las noticias que algunos tratadistas recogen de sus remotos progenitores. El principio del linaje Portocarrero es, sin duda, español. Más concretamente: tuvo su origen en Asturias, ya que asturiano fué su fundador.
El fundador del linaje fué Don Gacía Afonso, ricohome del Reino de León, padre de Raimundo García de Portocarreiro, que pasó con el Conde Don Henrique a Portugal, donde fue heredado en el concejo de Portocarreiro, a media legua de Canavese, de cuyo señorío tomó el apellido que sus descendientes usaron ya en la forma española de Portocarrero, al pasar de nuevo a España.

Resposta

Link directo:

Família Portocarrero

#378816 | Jdas | 18 mar 2017 21:30 | Em resposta a: #378812

O que teria escrito a este respeito o Felgueiras Gayo?!

Resposta

Link directo:

Família Portocarrero

#415378 | paulo-787 | 05 jun 2019 21:16 | Em resposta a: #964

Alguem me sabe dizer a onde anda o brazao de familia

Resposta

Link directo:

Família Portocarrero

#428106 | gonzalo portocarrero | 18 out 2020 18:08 | Em resposta a: #415378

SOU DESCENDENTE DO MELCHOR ANTONIO PORTOCARRERO LASSO DE LA VEGA, 2 CONDE DA MONCLOA E VICERREI DO PERU, O BRASAO FOI DADO PELO REI FELIPE III EM 1599 A DOM JUAN PORTOCARRERO, E POSTERIORMENTE ESTE BRASAO VIROU BRASAO DA CIDADE DE MOGUER( HOE NA PROVINCIA DE HUELVA, ESPANHA. (UMA DAS PROPIEDADES DA FAMILIA). A FAMILIA TEM ORIGEM NO ASTURIANO ALFONSO GARCIA. SOMOS UMA FAMILIA COM ORIGEM UNICA ( PORTO CARREIRO, A VILA DO AFONSO GARCIA EM PORTUGAL, QUEM BATIZOU OS FILHOS COMO ....GARCIA DE PORTOCARREIRO, APOS UMA GERACOES, UM RAMO DA FAMILIA VOLTOU A CASTELA. EM FIM MESMA ORIGEM , GOSTARIA CONHECER PORTOCARREROS NO BRASIL.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 15:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen