Melhor Software para Genealogia ??

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Melhor Software para Genealogia ??

#97088 | gpfvb | 01 ago 2005 07:15

Gostaria de saber qual o melhor software para fazer a minha arvore genealogica e posterior envio para a web. Como tal proponha que me dissesem aqui no forum qual o vosso favorido juntamente com os pontos fortes e fraços desse software. Mas de uma maneira simples e concreta (sem divagar muito :-) e se possivel um link com um exemplo.
Então eu começo

GenoPro Beta 2
Pontos positivos - Gratuito, Bastante completo, Relativamente facil de usar
Pontos Fracos - Ainda com alguns (poucos) bugs, Relatorio HTML só em ingles, paginas HTML pouco vistosas, falta de um "search"

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#97101 | JCC | 01 ago 2005 12:30 | Em resposta a: #97088

Posso sugerir-lhe que seleccione o tópico "Informática" (quadradinho azul acima) e consulte os inúmeros artigos que já foram aqui "postados" sobre este assunto.

A revista Tabardo publicou também um artigo, da minha autoria, sobre o tema. Pese embora a sua datação creio que lhe poderá dar umas pistas.

De qq modo deixo-lhe aqui o meu preferido:

The Master Genealogist. De tudo o que tenho visto é o mais indicado para quem quer fazer genealogia a sério. Tem um formidável tratamento das Fontes, pode "falar" português, os Relatórios são muito potentes e podem ser facilmente costumizáveis. Claro que isto se paga mas os cerca de 50 euros que paguei pela nova verão considero-os muitíssimo bem empregues.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#97157 | gpfvb | 02 ago 2005 02:59 | Em resposta a: #97101

Agradeço a sua mensagem, mas não foi isso que perguntei e não era essa a resposta que queria.

Em primeiro lugar eu ja tinha feito uma busca por "software" aqui, e como sabe os softwares é algo que está sempre a evoluir, e por outro lado são sempre os mesmos 3 ou 4 sofwtares de que fala. (com centenas de softwares existentes no mercado)

Em segundo lugar o que perguntei foi para um posterior envio para web, com a arvore genealogica, motor de busca, e coisas essenciais para quem la vá visitar.
(com funções em linguagens Java ou FLASH)

Em terceiro lugar pedia apenas pontos fortes e pontos fracos nas paginas web (HTML) produzidas pelo software. e se possivel um exemplo.

Fiz o download do Master Genealogist e não gostei:
Pontos fortes: Muito complexo, boa procura na net (para os americanos)
Pontoso Fracos: Demasiado complexo, não gratuito, Não têm ligua portuguesa ficheiro (*.dbf) nem encontrei no site, não é possivel visualizar a arvore completa com um simples zoom in/out in para onde se quer, entre outras coisa que não gostei.

Eu coloquei aqui um link mas desapareceu aqui está de novo
gpfvb.freeownhost.com/familia/default.htm

gostaria de algo deste genero, mas com "search" e mais vistoso

Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#97203 | MariaDavid | 02 ago 2005 17:05 | Em resposta a: #97101

Caro João

Faz tempo que ando para lhe fazer esta pergunta: esse programa tem versão portuguesa? E em caso de eu querer comprar, onde posso fazê-lo, sem recorrer à net? Há hipótese de ser comprado através do correio, com pagamento contra entrega? Como sabe, utilizo o PAF 4.0 por causa da sua versão portuguesa/brasileira....

Se não lhe der muito incómodo, mande-me todas as orientações para o meu endereço de mail.

Em Setembro conto voltar a vê-lo no jantar habitual dos sábados.
Um abraço e boas férias

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#97211 | JCC | 02 ago 2005 18:16 | Em resposta a: #97157

Não tem nada que agradecer. No entanto a sua pergunta foi:

"Gostaria de saber qual o melhor software para fazer a minha arvore genealogica e posterior envio para a web."

E foi a isto que eu respondi

Quanto ao envio para a Net o próprio TMG o faz directamente. No entanto eles próprios propõem programas auxiliares para este fim específico. Quanto a árvores completas não sei se entendo bem o que diz. Acha que será possível incluir numa única página uma árvore com, digamos, 20 gerações e que a sua consulta seria possível apenas com recurso a zoom? Creio bem que não.

Mas, se o seu fim é a edição da Net, então não poderei ajudá-lo mais já que o meu objectivo é bastante diferente: tratar e armazenar a informação conjuntamente com todas as fontes que a validam, por forma a fazer genealogia de uma forma científica. Como tenho procurado deixar claro sempre que tenho tido oportunidade de falar sobre este assunto a primeira coisa a fazer é definir o "caderno de encargos" e depois procurar o SW que o satisfaz melhor.

Quanto ao seu link que desapareceu: as regras deste forum não permitem a inclusão de links e deve ter sido por isso que ele foi eliminado. Creio , aliás, que o mesmo acontecerá com este que acaba de incluir.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#97251 | gpfvb | 03 ago 2005 02:11 | Em resposta a: #97203

Muito Obrigado. Já encontrei exactamente o que queria. O phpgedview, um programa que inporta GEDCOM e cria paginas web muito boas, onde se pode fazer practicamente tudo o que se faz cmo um desses softwares(mas online). Tem um pequeno problema, é necessario saber o minimo de programação em PHP e JavaScript e muito se se quizer fazer muitas alterações no codigo fonte como eu vou fazer. Mas para mim é o ideal Posso dizer que ficará bem mais completo que este site genea sapo (claro que não com tantos nomes e familias!!) Espero concluir para a semana que vem. Darei noticias quando o concluir para os Srs. o visitarem! :-)

Peço desculpa no outro e-mail se não fui claro, mas não queria utilizar muita linguagem tecnica (informatica) que penso que muita gente aqui não perceberia.

Muito Obrigado
Gonçalo Prostes da Fonseca Vila de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Software para Genealogia - GenWeb

#97260 | AQF | 03 ago 2005 03:44 | Em resposta a: #97088

Caro Gonçalo P. F. Vila de Brito,

Depois de testar diversos programas de genealogia optei pelo GenWeb para criar e manter o meu site de família, por ser muito completo, gratuito, multi-idioma incluindo português, importação fácil de dados (ged), personalizável, integração facultativa em B.D. mundiais, versão (Unix, Windows, MacOS X) local e/ou on-line (Web), etc.

Para além da minha opinião, que é muito favorável, diversos visitantes do site têm feito referências muito elogiosas, pela apresentação, facilidade de consulta, rapidez e características.

Uma busca no Google (ou equiv.) por 'GenWeb software' ou GeneaNet dar-lhe-á seguramente boas pistas para encontrar o fornecedor e sites.

Se preferir, pode pedir o meu e-mail ao moderador, que terei todo o gosto em indicar o site do autor e alguns sites baseados neste programa incluindo o meu (alguns com mais de 1 milhão de pessoas).

Com os meus melhores cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#97291 | Alves dos Santos | 03 ago 2005 14:17 | Em resposta a: #97211

Caro Joao Cardoso,

Ao ler a sua sugestao neste topico, decidi segui-la e adquirir o TMG. Ate este momento tenho utilizado a ultima versao PAF mas, apos uma rapida navegacao pelas potencialidades do TMG fiquei encantado. A capacidadede importar dados de qualquer outro software, assim como a quantidade de informacao adicional sobre cada individuo que o mesmo software permite adicionar, o detalhe possivel nas referencias geograficas, a catalogacao por caracteristicas de dados multimedia, fizeram-me perder uma noite de sono! Muito bom para o preco...
Muito obrigado pela sugestao!

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#97297 | JCC | 03 ago 2005 14:55 | Em resposta a: #97291

Caro Alves dos Santos

Fico satisfeito por as minhas sugestões terem aplicações práticas.

Embora, como seria desnecessário dizer, não tenha quaisquer ligações comerciais com a empresa que o desenvolveu, desde que resolvi usar um programa de genealogia, já lá vão uns bons anitos, não encontrei nada que se lhe assemelhasse (não é bem verdade, em tempos encontrei um programa sueco que era muitíssimo bom...Mas o preço era uma loucura!).

Comecei com a versão 3.5, passei pela 3.7 e mudei directamente para a 6. E isto sempre vendo na Net se aparecia lago mais aconselhável. Também nessa mudança o apoio ao cliente foi impecável. Como os dados não passaram direito (houve uma baralhada de fontes) pediram-me que lhes mandasse o ficheiro original (V3.7) e devolveram-mo em versão 4 que entrou directamente na 5 e agora na 6.

Sempre que tenho tido dúvidas respondem rapidamente, muitas vezes em emails assinados pelo próprio Bob Velke (eu sei que pode não ser ele, mas sempre fica bem...).

Nos últimos tempos tenho perdido umas horas a traduzir o ficheiro de linguas. Penso que dentro em breve terei traduzido a maior parte do pograma e ele falará português (como havia feito com a versão anterior). Terei muito gosto em fornecer este ficheiro a todos os interssados, desde que o assumam como um documento de trabalho e se "comprometam" a validar e apresentar sugestões para as traduções mais complicadas. Falarei também com a WhollyGenes no sentido de saber se querem integrar a tradução em futuras edições.

Obrigado pelos seus comentários

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Software para Genealogia - GenWeb

#97353 | gpfvb | 04 ago 2005 01:48 | Em resposta a: #97260

Muito Obrigado pela resposta. Gostaria de perguntar se queria dizer "GenWeb" ou "GeneWeb" é que só encontrei um software com este nome, mas não me pareceu grande coisa (pelo menos o que eu vi).
Gostaria, se fosse possivel, que me enviasse o nome da sua pagina web. Tentei procurar por angelo fonseca e tambem não tive sorte. ou envie-me para gpfvbATnetc.pt.
Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Software para Genealogia - GenWeb

#97360 | AQF | 04 ago 2005 05:05 | Em resposta a: #97353

OK. Enviarei e-mail com a informação pedida.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#97380 | Alves dos Santos | 04 ago 2005 14:38 | Em resposta a: #97297

Caro Joao Cordovil,

Estou extremamente interessado nesse trabalho de traducao que tem vindo a desenvolver. Nestes ultimos dois dias tenho gasto algumas horas nesse trabalho mas, como ainda estou "verde" no programa os relatorios saem ainda um pouco misturados. Outra area que gostaria de ter alguma ajuda era na adaptacao das caracteristicas das fontes. O TMG possui demasiadas opcoes e poucas se adaptam na perfeicao a realidade portuguesa. Por exemplo um registo de baptismo, conservado no ADP, qual o descritivo da fonte que selecionaria?
Caso possa dar-me algumas dicas sobre o processo de traducao ficar-lhe-ia muito grato. Eu importei a minha base de informacao do PAF, e possuo cerca de 5200 individuos registados. No PAF os dados bigraficos eram registados em "Notas", ao fazer o importar, esta informacao foi guardada em "memo", pelo que necessito de alguns meses para transferir as informacoes para o campo das "tags" correspondentes, como tal toda a ajuda ser'a muito bem vinda!

Email:fa608677arrobaskynetpontobe

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#97978 | chartri | 16 ago 2005 14:52 | Em resposta a: #97297

Caro João Cordovil Cardoso

Concordo com o que diz sobre o software. Testei varios e concordo consigo que o TMG é o melhor para um genealogista adulto. De resto acaba de sair a segunda actualização da versao 6 (a 6.02) que descarreguei (é à "borla") e melhora muito a já boa versão 6.

E relação à edição de páginas WEB o TMG tem um programa associado que custa cerca de 20 Euros, o Second Site, que faz paginas WEB com de "pernas às costas". Deverá sair para a semana a versão 1.9. Já a testei ,e é muito boa e muito facil de usar transformando os nossos dados do TMG numa boa página WEB consultavel por todos os nossos primos !

Tenho igualmente procurado traduzir para português o TMG (nomeadamente para permitir que a minha página WEB feita pelo Second Site venha em Português). Trabalho muito demorado obrigando a testes e verificações constantes. Estou hoje numa aldeia no centro do país: Macãs de D. Maria e tenho usado o meu tempo depois do almoço, pois esta muito calor lá fora, para continuar a tradução

Como se oferece para enviar a tradução a que chegou (muito mais adiantada que a minha que começou em Janeiro deste ano) ofereco-me para receber o ficheiro e mandar-lhe as correcções ou sugestões que (se algumas over) possam ser necessarias. o meu e mail é: r.chartersarrobanetcabo.pt

Julgo que deveria propor ao TMG a edição em língua portuguesa, pois as outras linguas nunca tem a tradução completa a 100%. Este ficheiro poderia vir a ser distribuido, com os correspondentes agradecimentos a sí, pelo TMG no início do Outono.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#97984 | JCC | 16 ago 2005 15:51 | Em resposta a: #97978

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Obrigado pelso seus comentários. Enviei há dias um mail ao Bob Velke sugerindo-lhe exactamente o que me disse e informamdo-o que havia alguns utilizadores portugueses já a trabalhar na tradução. Aguardo a resposta.

Perguntei também se bastava colocarmos o ficheiro que um de nós traduziu no local respectivo para ter a tradução ou se era preciso considerar outros ficheiros, nomeadamente indices. Estou à espera da resposta.

Logo que a receba entrrei em contacto consigo e com outro confrade que também está nas mesmas condições. Estou convicto que entre os 3 (e os que mais aparecerem) havemos de dar conta do recado.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#97987 | chartri | 16 ago 2005 16:11 | Em resposta a: #97984

Caro João Cordovil Cardoso
Concordo consigo. Vamos ver qual a resposta dele.

Ja agora coloco-lhe uma duvida sobre o TMG. Como fazer incluir os irmãos e tios (os "siblings") por exemplo no relatorio "Ancester box chart". So me saem os antepassados directos e como tenho alguns padres (tios, não pais!) eles ficam de fora.

cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Software para Genealogia - GenWeb

#98879 | Pedro Dias | 30 ago 2005 22:51 | Em resposta a: #97260

Gostaria de saber se existe algum programa para organização de informação de geneologia, mas apenas para utilização pessoal, com organização da árvore geneologica, dados adicionais como moradas, outros familiares, casamentos óbitos, etc, em português.

desde já grato pela resposta

Pedro Dias

Resposta

Link directo:

RE: Software para Genealogia - GenWeb

#98905 | chartri | 31 ago 2005 01:14 | Em resposta a: #98879

Caro Pedro Dias
Ver a resposta à sua pergunta nas respostas dadas acima
Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Software para Genealogia - GenWeb

#98999 | Pedro Dias | 31 ago 2005 19:36 | Em resposta a: #98905

Caro Sr. Ricardo d'Azevedo

Infelizmente nenhuma das respostas acima esclareceu a minha dúvida, uma vez que estaria á procura de um programa apenas para uso pessoal, ou seja, não preciso de um programa para divulgação na internet.

Cumprimentos

Pedro Dias

Resposta

Link directo:

RE: Software para Genealogia - GenWeb

#99036 | fs1945 | 31 ago 2005 23:36 | Em resposta a: #98999

Caro Pedro Dias:
Para aquilo que pretende tem o PAF4, versão multi-language, entre elas o português e é gratuito.
Basta escrever na pesquisa do Sapo - PAF4 e encontrará o local de onde retirar o programa.
Cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#117894 | AAF | 02 mai 2006 23:19 | Em resposta a: #97984

Caro João Cordovil,

Estou a iniciar-me neste mundo da genealogia onde pretendo ser, de momento, um mero aprendiz e recorrrer, por isso, aos ensinamentos dos mestres.

Comecei por fazer de "atacado" algumas pesquisas de alguns ramos da família da minha mulher e da minha própria, com o que estou confrontado já com algumas centenas de antepassados.

Tenho tentado ordenar esses dados, o que se tem revelado difícil por não ter definido um método definitivo.

Face ao meu "estado de conhecimento" pensa ser adequado a aquisição do referido TMG? Existe já versão portuguesa?

Antecipadmente grato.

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#117920 | JCC | 03 mai 2006 12:25 | Em resposta a: #117894

Caro António Franco

Embora não seja um mestre, conforme a sua mensagem, sempre lhe deixo a minha opinião.

O TMG é, para mim, o melhor sw de genealogia. Esta opinião é corroborada pelos vários utilizadores que tenho conhecido, em Portugal, e também por estudos comprativos que tenho encontrado na Net.

Tem, contudo, algumas dificuldades de iniciação tal é o seu elevado potencial. Mas eu diria que qualquer utilizador médio de informática passará por elas e irá melhorando o seu desempenho com as várias experiências que for fazendo.

Se, contudo, o seu objectivo não é um registo exaustivo dos dados e das suas fontes, poderá ser exagerado. Mas, como creio que mais cedo ou mais tarde, se é que ainda para aí não se encaminhou, será esse o seu destino, não será uma má opção.

Sugiro que faça o download e o experimente, pois pode fazê-lo por um período, creio que de 30 dias, e depois tome a sua decisão.

Quanto ao Português ainda não existe um versão portuguesa, eu próprio e outros temos trabalhado nesse sentido, mas nada está completo. Mas, como verá, é muito fácil pô-lo em português e pode ser que, com o passar dos tempos, todos os que temos feito alguma coisa nas traduções consigamos convencer os editores a incluir a versão portuguesa.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#117940 | JCC | 03 mai 2006 15:14 | Em resposta a: #117894

Caro António Franco

Embora não seja um mestre, conforme a sua mensagem, sempre lhe deixo a minha opinião.

O TMG é, para mim, o melhor sw de genealogia. Esta opinião é corroborada pelos vários utilizadores que tenho conhecido, em Portugal, e também por estudos comprativos que tenho encontrado na Net.

Tem, contudo, algumas dificuldades de iniciação tal é o seu elevado potencial. Mas eu diria que qualquer utilizador médio de informática passará por elas e irá melhorando o seu desempenho com as várias experiências que for fazendo.

Se, contudo, o seu objectivo não é um registo exaustivo dos dados e das suas fontes, poderá ser exagerado. Mas, como creio que mais cedo ou mais tarde, se é que ainda para aí não se encaminhou, será esse o seu destino, não será uma má opção.

Sugiro que faça o download e o experimente, pois pode fazê-lo por um período, creio que de 30 dias, e depois tome a sua decisão.

Quanto ao Português ainda não existe um versão portuguesa, eu próprio e outros temos trabalhado nesse sentido, mas nada está completo. Mas, como verá, é muito fácil pô-lo em português e pode ser que, com o passar dos tempos, todos os que temos feito alguma coisa nas traduções consigamos convencer os editores a incluir a versão portuguesa.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#124408 | nessie_n | 06 ago 2006 18:50 | Em resposta a: #97088

Já experimentei vários dos programas aqui aconselhados assim como alguns outros e o principal problema que encontro na maioria deles é o seguinte: não permitem impimir uma árvore completa, isto é só permite imprimir os antepassados directos, não consigo imprimir os irmãos e primos, etc. O Genopro permite fazê-lo, mas tem o problema de criar uma árvore esteticamente pobre. Conhecem algum programa que me permita imprimir uma árvore completa?

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#155718 | jalme | 10 mai 2007 22:01 | Em resposta a: #117940

Boa noite,

Relativamente ao ficheiro em Português será que João Cardoso me poderá enviar. Eu terei todo o gosto em ajudar no esforço de tradução.

Atenciosamente,
João Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#155794 | JCC | 11 mai 2007 14:54 | Em resposta a: #155718

Boa tarde

COm oobejectivo de juntarmos toos os utilazadores de TMG agredeço-lhe que entre no tópico abixo e deixe o deu contacto (ou outra forma de no comunicarmos)

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=151750

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#159042 | hvnogueira | 11 jun 2007 17:05 | Em resposta a: #155794

procuro um Software para montar a árvore de minha família. Uso o PAF4, mas procuro um que tb seja em portugues, mas com uma aparência melhor.

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#164395 | chartri | 04 ago 2007 23:18 | Em resposta a: #124408

Esta em curso uma votação sobre o software mais utilizado. O inquérito é realizado por : World Vital Record (http://www.worldvitalrecords.com/polls.aspx) tendo votado 2645 indivíduos . Os resultados hoje são os seguintes:

Family Tree Maker: (37%)
Master Genealogist: (17%)
Legacy Family Tree: (15%)
Personal Ancestral File (PAF): (9%)
Reunion (Mac): (4%)
Roots Magic: (4%)
Brother's Keeper: (4%)

Os outros programas tem 0% !

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

PS: eu uso o Master Genealogist e faço a minha página web com o Second Site.

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#164449 | chartri | 05 ago 2007 23:30 | Em resposta a: #164395

Agora com 3573 votantes o inquerito dá um outro resultado


Que software utilisa:

Family Tree Maker: (34%)
Master Genealogist: (20%)
Legacy Family Tree: (15%)
Personal Ancestral File (PAF): (8%)
Brother's Keeper: (5%)
Roots Magic: (5%)
Reunion (Mac): (3%)
z Another application, I will email the name of the genealogy application that I use the most: (1%)
Ancestral Quest: (1%)


Tem piada em verificar que o PAF tem tão poucos utilizadores! Mesmo sendo gratuito.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#164515 | LF2S | 06 ago 2007 21:19 | Em resposta a: #97088

Boa noite

Creio que a questão a colocar não será "qual o melhor" mas sim o que melhor se adapta às nossas características e necessidades.

Ao contrário dos defensores do TMG eu "defendo" o Legacy (em 3º lugar na tal votação).
Tem a vantagem de estar baseado na base de dados Access e como tal poderem, para quem conhece, ser utilizados os seus mecanismos de pesquisa, relatórios, etc.
Tem uma versão limitada gratuita que pode ser decarregada.

Actualmente está constituido um grupo de trabalho que está a começar a efectuar a tradução para português de Portugal e que conta com grande apoio da própria empresa.


Luis Salreta

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#164525 | tiagova | 06 ago 2007 22:29 | Em resposta a: #164449

Caro Ricardo,

Sabe se o Family Tree Maker tem a possibilidade de partilhar com outras pessoas através de gravação de CD's com informação da nossa base de dados?

Obrigado,

Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#164529 | chartri | 06 ago 2007 23:03 | Em resposta a: #164525

Meu caro Tiago

Não conheço o Family Tree Maker para lhe poder responder. Aço que sim.

O The Master Genealogy fá-lo. Por outro lado veja se o software que escolher permite nomes grandes portugueses. Tenho antepassados com 12 e 13 nomes e muitas vezes os software de genealogia corta esses nomes colocando somente o primeiro e o último, e os outros somente iniciais.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#164531 | chartri | 06 ago 2007 23:06 | Em resposta a: #124408

Meu caro

Julgo que ha alguns que o conseguem, mas tem de colocar flags ou marcar os indivíduos que pretende ver na árvore.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#164561 | tiagova | 07 ago 2007 08:16 | Em resposta a: #164515

Caro Luís,

Nestas coisas de Top's existem listas para todos os gostos. Veja esta com algum trabalho de comparação:

http://genealogy-software-review.toptenreviews.com/

Como verá o seu Legacy está no topo.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#164620 | chartri | 08 ago 2007 00:28 | Em resposta a: #164561

Meus caros

Se examinarem os vários "V" do review verificará que o TMG é o unico que tem TODOS os "V".

Se verificarem quem faz a "review" verificará que é un certo fabricante de software. Daí....

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#164688 | chartri | 08 ago 2007 23:53 | Em resposta a: #164561

Ver a situação hoje:

Which Genealogy Application Software do you use the most?

Master Genealogist: (34%)
Family Tree Maker: (19%)
Legacy Family Tree: (17%)
Roots Magic: (6%)
Personal Ancestral File (PAF): (5%)
Brother's Keeper: (4%)
Reunion (Mac): (4%)
GenBox Family History: (3%)
z Another application, I will email the name of the genealogy application that I use the most: (1%)
Ancestral Quest: (0%)

Interessante!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#165145 | jhsf | 16 ago 2007 19:51 | Em resposta a: #97101

estou precisando de ajuda para montar a árvore genealógica de minha família. estou com dificuldades. não sei nem como começar.

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#165196 | chartri | 17 ago 2007 19:56 | Em resposta a: #165145

veja:

http://www.iantt.pt/instituto.html?menu=menu_genealogia


Chamo a atenção para o seguinte texto preparado pela Torre do Tombo:

COMO INICIAR A SUA GENEALOGIA

A Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem e evolução, descrevendo as gerações em cadeia (em sentido ascendente ou descendente) e traçando, sempre que possível, as biografias dos seus membros.

Se pretende conhecer as suas raízes familiares e estudar a sua ascendência, tenha em conta as seguintes indicações:

1. Qualquer trabalho de pesquisa genealógica deverá iniciar-se tendo por base os assentos de baptismo, de casamento e de óbito, registados nos livros paroquiais (livros de baptismos, de casamentos e de óbitos). Por vezes, os livros paroquiais são mistos, isto é, concentram no mesmo livro registos de baptismos e de casamentos ou de óbitos. Esta situação é sobretudo frequente nos livros mais antigos. Estes registos estavam a cargo dos párocos, motivo porque cada livro só inclui assentos de uma paróquia ou freguesia.

2. Sobretudo através dos assentos de baptismo e de casamento obtêm-se informações essenciais para o estudo de qualquer família, como sejam: duas ou até três gerações com os nomes das pessoas, datas, naturalidades, moradas, profissões, relações de parentesco com os padrinhos e testemunhas, etc.

3. O registo dos baptismos e dos casamentos "em livro próprio" só passou a ser obrigatório a partir de 1563 (por força de uma norma da 24ª sessão do Concílio de Trento), muito embora numerosas paróquias já o praticassem anteriormente. A obrigatoriedade do registo dos óbitos data de 1614.

4. Os livros paroquiais com menos de 100 anos encontram-se ainda nas Conservatórias do Registo Civil, enquanto que os mais antigos acham-se por norma depositados nos Arquivos Distritais.

O Arquivo Distrital de Lisboa está integrado na sede da DGARQ e nele se conservam os antigos livros paroquiais das freguesias de todos os concelhos do distrito de Lisboa, desde o século XVI até aos finais do XIX. Neste Arquivo Distrital encontram-se ainda depositados muitos dos livros paroquiais de outros distritos, a saber: Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Santarém e Vila Real, os quais se encontram em microfilme nos respectivos Arquivos Distritais.

Os respectivos índices encontram-se à disposição dos leitores na Sala de Referência da Torre do Tombo. Para facilitar a pesquisa, os leitores devem consultar o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, vol. I - Centro e Sul e vol. II - Norte (só abrange Portugal continental), bem como o Inventário dos Registos Paroquiais - Lisboa Cidade (concelho de Lisboa) e o respectivo índice informatizado. A pesquisa poderá ser apoiada através do sítio http://www.aatt.org e ainda do sítio http://genealogioa.netopia.pt/home, onde poderá recolher muitas notícias e informações genealógicas.

5. Se apenas tem conhecimento dos nomes dos seus avós, deverá iniciar a sua pesquisa procurando obter uma certidão do registo de nascimento dos seus pais, dirigindo-se para o efeito à respectiva Conservatória do Registo Civil. Através deste documento fica a conhecer os nomes dos seus bisavós, bem como outros elementos biográficos. O mesmo deverá depois fazer para os registos de nascimento dos seus avós, através dos quais ficará também a conhecer os seus trisavós. No caso dos seus avós terem nascido há mais de 100 anos, deverá procurar os respectivos assentos de baptismo nos Arquivos Distritais.

6. Sempre que procurar um assento de baptismo ou de casamento no tempo, tenha presente que normalmente as gerações têm intervalos médios de 25 anos. Porém, há sempre excepções.

7. À medida que vai conhecendo os seus antepassados e construindo a sua árvore genealógica, com base nos registos paroquiais, poderá simultaneamente consultar outras fontes documentais manuscritas que se encontram à sua disposição nos Arquivos Distritais e sobretudo na Torre do Tombo, as quais lhe permitirão enriquecer as biografias das pessoas que são objecto do seu estudo.

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#168172 | chartri | 22 set 2007 22:33 | Em resposta a: #165196

...

Resposta

Link directo:

RE: Melhor Software para Genealogia ??

#175222 | chartri | 04 dez 2007 16:33 | Em resposta a: #164688

Bom. Eu uso, como outros aqui, o The Master Genealogy (cujo o editor é o Wholly Genes http://www.whollygenes.com/) . Penso que é o melhor para um “verdadeiro” investigador genealógico, nomeadamente porque não corta os longos nomes dos portugueses. Uso um pequeno softaware, o Second Site 2 (que é igualmente vendido pelo Wholly Genes) que me permite colocar rapidamente na Net (este termo em português não tem tão grande carisma...) as minhas investigações.

Isto é: introduzo os dados no The Master Genealogy e depois com o Second Site publico o que quero. Por exemplo, não coloquei no meu site www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt as fotos, nem todos os detalhes e bibliografia., pois publico um livro dentro de dias com 400 páginas e 450 fotos antigas. Mas já o fiz ha uns meses

Claro que o escrever a lápis (ou a tinta da china) as arvores é muito bonito e apelativo, mas quando se descobre um novo tio nesimo avô, temos que refazer tudo. Lembro-me do meu avô fazer arvores e arvores em papel almaço quadriculado fininho (formato B3: duas folhas de papel almaço ). Mas julgo que ele, cada seis meses, repetia tudo.

Tenho uns caderninhos de capa preta com elástico (um Moleskine) que me acompanham as minhas pesquisas e onde registo tudo. Depois passo para a base de dados onde indico “soigneusement”, onde obtive, ou quem me forneceu, a informação. Tenho indivíduos com 3 ou 4 datas e locais de nascimento diferentes que registo na minha base de dados e indico qual a confiança que tenho em cada data. Assim quando imprimo uma arvore aparece automaticamente no desenho a data que indiquei como mais provável...

Mas depois, coisa mais complicada, é necessário colocar em capas a informação (ou elementos obtidos ou cópia deles) sobre cada indivíduo ou localidade, ou casa. E o meu arquivo aumenta todos os dias, pois tenho a sorte de ter descoberto o filão de informação de alguns ramos ...

No entanto tenho ramos bastante secos, sem informação que me permita avançar... isto é, recuar. Talvez um dia descubra o filão

Cumprimentos

Ricardo Charters d’Azevedo

PS: existe o PhpGedView, mas também existe o The Next Generation of Genealogy Sitebuilding (TNG) para colocar a nossa informação na net. Experimentei ambos, mas não gostei.

Resposta

Link directo:

RE: Software -->> HTML (ou FLASH ou Java)

#186756 | mafs | 01 mar 2008 16:06 | Em resposta a: #97978

ex. mo Sr
pode me informar donde posso descarregar o TMG a borla.
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Software --gt;gt; HTML (ou FLASH ou Java)

#186765 | chartri | 01 mar 2008 17:40 | Em resposta a: #186756

Meu caro

Procure na nrte o site da " whollygenes" (http://www.whollygenes.com) Encontra o The Master Genealogist versão 7 que podera descarregar e utilizar durante um mês. apos isso fica bloqeado e tera de comprar uma "chave" para o desbloquear. Lembro que podera usar o software como "novice" ou como "advanced ou expert" conforme os seus conhecimentos na recolha de informação da sua genealogia. A pasagem de um nivel para o outro faz-se com um simples "click"

Com um software companheiro, o Second Site, podera produzir automaticamente um site de familia como aquele que eu tenho em: www.chartersdeazevedo.no.sapo.com


Cumprimentos
Ricardo Charters d'azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Software --gt;gt; HTML (ou FLASH ou Java)

#186769 | chartri | 01 mar 2008 21:06 | Em resposta a: #186756

Erro da minha mensagem anterior

a minha página feita com o TMG e o SS2 é: www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt

Com as minhas desculpas
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 10:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen