1º Barão de Chanceleiros

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

1º Barão de Chanceleiros

#98014 | recio | 16 ago 2005 23:01

Caros Colisteiros
Agradecia a ajuda sei que este Barão, Manoel Antonio de Carvalho, foi também Par do Reino,Ministro da Justiça e Ministro da Fazenda .
Precisava de mais dados.
Todas as informações são bem vindas.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: 1º Barão de Chanceleiros

#98017 | amtf | 17 ago 2005 00:13 | Em resposta a: #98014

Cara Ana Recio:

Retirado da “Resenha das Família Titulares e Grandes de Portugal”, de Albano da Silveira Pinto, 1ª Edição, págs. 451, 452 e 453 (resumido):

1. Manuel António de Carvalho, 1º Barão de Chancelleiros, em sua vida, Conselheiro de Estado, Par do Reino, Ministro e Secretário de Estado Honorário, Deputado da Nação, Desembargador Extravagante da Casa e Relação do Porto, Bacharel em Leis pela U.C., e habilitado pelo Tribunal do Desembargo do Paço para exercer os logares da Magistratura, Commendador da Antiga Ordem da Torre Espada, condecorado com a Medalha por quatro campanhas da Guerra Peninsular, Comendador da Ordem de Leopoldo da Bélgica.
Nasc. no logar e freguezia do Divino Espírito Santo de Carvalhaes, termo de Mirandella, a 31 de Maio de 1785, e m. Em Lisboa a 18 de Dezembro de 1858; casou a 22 d’Outubro de 1826 com D. Maria José de Carvalhoza Henriques, que nasc. a 1 de Junho de 1813, filha de João Anastacio de Carvalhoza Henriques, do Conselho de S. M. A Raínha D. Maria II; Provedor do Algarve; Bacharel formado em Leis pela U. C.; proprietário no logar da Cortegana, termo de Aldeia Gallega da Merciana; filho do Bacharel Filippe Monteiro Henriques, e de D. Maria Rita de Carvalhoza e Silva, herdeira dos bens da casa da Cortegana pertencentes a seus Paes o Capitão Francisco da Costa e Silva Carvalhoza, e sua mulher D. Maria Luiza Joaquina; e de sua mulher D. Anna José de Carvalho e Silva.

Seus Pais:

2. Sebastião José de Carvalho, proprietário e lavrador abastado, casado com:
3. D. Josepha Maria de Carvalho, ambos naturaes e moradores na freguezia de Carvalhaes, termo de Mirandella

Seus Avós:

4. Pedro de Carvalho, natural e proprietário na Villa de Murça, casado que foi com:
5. D. Leonor do Espinheiro, natural do logar de Carvalhaes, termo de Mirandela
6. Manuel Rodrigues de Carvalho, natural de Carvalhaes, casado com:
7. D. Victoria Nunes, natural do logar de Villarinho da Azenha, termo da Comarca
de Moncorvo

O título de Barão foi criado por Decreto de D. Maria II em 23 de Maio de 1840

Cumprimentos
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: 1º Barão de Chanceleiros

#98019 | recio | 17 ago 2005 01:08 | Em resposta a: #98017

Caro Antonio
Muito Obrigado pela informação
Eu estava tirando uma duvida ,é que estive a passar o fim de semana em Carvalhais, Mirandela (acabei de chegar) encontrei lá uma casa muito velha onde há duas placas com as seguintes inscrições referentes ao Manoel de Carvalho : Aqui nasceu 1º barão de Chancelleiros
Manoel Antº de Carvalho ,Par do Reino
Conselheiro do Estado
Ministro d Justiça de 27/5 a 15/7/1835
Ministro da Fazenda 17/4/1838 a 26/11/1839
Nasceu a 31/5/1785
Faleceu a 18/12/1858 na Quinta do Rocio em Alenquer.

o que me Intrigou foi que a Srª que mora na casa ao lado me informou que na outra placa era o pai dele, mas pelas minhas contas não podia ser eles só tinham 9 anos de diferença.
Ora veja o que diz a placa:
Aqui viveu (ou nasceu) Sebastião Jose de Carvalho
Nasceu a 20/1/1776
Chefe comisionario das Tropas 1818 a 1822
Ministro da Fazenda Abril de 1822 a Maio de 1825.


Será que este Sebastião é irmão do Manoel? ou a data de nascimento está errada?
Agradeço todas as informaçoes que me enviou, quando voltar a Bragança já vou ver pelo nascimento se os dados estão certos e fazer a genealogia deles para oferecer á Junta de Freguesia, é uma pena aquela casa estar em Ruinas
Cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: 1º Barão de Chanceleiros

#98022 | zgomes | 17 ago 2005 02:16 | Em resposta a: #98019

Ana Recio,

Se consultar a base de dados do Genea, a sua dúvida fica esclarecida: Sebastião é efectivamente o irmão mais velho do 1º Barão de Chanceleiros:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=19778

Cumprimentos
JGomes

Resposta

Link directo:

RE: 1º Barão de Chanceleiros

#98023 | vitorfsilva | 17 ago 2005 03:40 | Em resposta a: #98014

Olá Ana, uma vez voce me disse que iria em Aveiro, no arquivo distrital de aveiro, voce ja foi lá?
eu mandei uma msg para o forum (Ajuda Arquivo distrital de aveiro) e voce disse que poderia me ajudar.
Agradeço sua atenção

Resposta

Link directo:

RE: 1º Barão de Chanceleiros

#98028 | Maria Barreiro | 17 ago 2005 10:48 | Em resposta a: #98014

Olá Ana

Já lhe mandei vários mails e como não obtive resposta, estava a ficar um bocadinho preocupada. A sua participação no forum já me descansou.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: 1º Barão de Chanceleiros

#98035 | recio | 17 ago 2005 12:03 | Em resposta a: #98023

Olá Vitor , já fui mas deixei para o dia seguinte só que aconteceu um imprevisto e tive que sair de urgencia, volto lá em breve e não esqueço o que me pediu
Cumps.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: 1º Barão de Chanceleiros

#98042 | recio | 17 ago 2005 12:56 | Em resposta a: #98028

Obrigado Maria, pela preocupação, está tudo bem, quando for ao Porto aviso para nos conhecer-mos,
O arquivo é muito diferente dos outros, temos que pedir os livros até ao meio-dia e só podemos consultar 10 livros por dia, para uma devoradora de livros como eu quando era meio dia e meia já os tinha consultado e de tarde nao tive que fazer , para quem vai de tão longe não compensa, vou estudar a melhor maneira para gerir o tempo.
Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: 1º Barão de Chanceleiros

#98043 | Maria Barreiro | 17 ago 2005 13:04 | Em resposta a: #98042

Temos mesmo que combinar, entre as duas consegue ver 20 livros. Vou tentar lá ir para a semana ou logo no início de Setembro, antes que as aulas comecem. Posso pesquisar para si, é só dizer.
Entretanto, fui a Bragança na semana passada e, felizmente, fui em passeio, porque as certidões que preciso não estão no arquivo distrital nem no arquivo do paço. Ainda devem estar nas paróquias, o que torna mais difícil a pesquisa.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: 1º Barão de Chanceleiros

#98047 | nmadureira | 17 ago 2005 15:12 | Em resposta a: #98014

Cara Ana Récio,
Poderá encontrar alguns dados biográficos sobre o Barão e Visconde de Chanceleiros, Manuel António de Carvalho em:

- CASTRO, Zília Osório de, "Dicionário do Vintismo e do Primeiro Cartismo (1821-1823 e 1826-1828)", Vol. I, pp. 425-427, Lisboa, Ediçoes Afrontamento, 2002

- ZUQUETE, Afonso Eduardo Martins, " Nobreza de Portugal", Vol. II, pp. 526-527, Lisboa, Editorial Enciclopédia, 1960

Cumprimentos,
Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 07:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen