Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Informática

Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

#98349 | Carlos Silva | 23 ago 2005 10:43

Caros colegas,

Ha varias semanas que a « Pesquisa em Inquirições de Genere » do excelente site do Arquivo Distrital de Braga parece estar fora de alcance.
O meu caso é isolado ? Alguns colegas conseguem acesso a essa ferramenta tào valiosa para o investigador?

Ha ja alguns anos tambem que perdemos acesso efectivo ao « Index das Gavetas do Cabido » proposto a priori, que tambem tinha muito interesse.

Esse site, cujo pioneirismo foi inegavel merecia certamente voltar a gozar todo o cuidado e carinho da instituiçào.

Se é que me compete, como utente, deixar um parecer.

Melhores cumprimentos
E agradecimentos a quem possa intervir de forma positiva.
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

#98350 | Samuel C O Castro | 23 ago 2005 12:25 | Em resposta a: #98349

Estimado Carlos Silva,

Moro no norte do Estado de S. Paulo e uma colega do Rio de Janeiro, ambos não estamos conseguindo acessar. Esta semana, o colega Antonio Mota me respondeu que o pessoal do ADB dizia que estava tudo normal, mas o responsável pelo site estava de férias. Ontem a colega do Rio me disse que agosto costuma ficar fechado para férias coletivas e que acha que só voltará no início de setembro. Esperamos que sim. É o que consegui apurar. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

#98353 | Carlos Silva | 23 ago 2005 13:57 | Em resposta a: #98350

Caro Samuel de Castro,

Agradeço a resposta.
Abraço.
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

#98413 | Samuel C O Castro | 24 ago 2005 13:14 | Em resposta a: #98353

Estimado Carlos Silva,

Não sei até quando, mas hoje reabriu no site do ADB, o link das IGs. Boas pesquisas. Uma abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

#98414 | Carlos Silva | 24 ago 2005 13:24 | Em resposta a: #98413

Caro Samuel de Castro,

Grande noticia.
Tenho esperanças de ver o site reabrir o conjunto das possibilidades inicialmente propostas.
Mas a ferramenta a mais pertinente e mais original para o investigador voltou.
Obrigado pela atençào.
Abraço
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

#98487 | jcramaljo | 25 ago 2005 10:41 | Em resposta a: #98349

Caríssimos, o site nunca esteve offline.
O que acontece é que o mesmo está albergado no Dep de Informática. O ADB não tem recursos próprios e esta foi a forma de melhor poder colocar as coisas online. Os admins do DI estão de férias pelo que quando surge um problema só é resolvido quando alguém se queixa...

O site do índice das gavetas do cabido bem como outras que eu supervisionei como o índice das visitas e devassas e o das cartas estão prontos, só não estão online por decisão da direcção do ADB (sugestão: inundem-lhes a caixa de email).

Já agora durante os últimos tempos supervisionei a criação de um sofware para a Torre do Tombo para a gestão de arquivos digitais que tem como efeito imediato disponibilizar o respectivo acervo na Web: o DigitArq. O DigitArq vai ser distribuído à escala ncional a partir de Setembro e pode, para já, ser visto em funcionamento (as pesquisas via Web) no ADPorto: www.adporto.org

Se alguém estiver interessado contacte a TT. A nossa política será espalhar o mais possível o sw para uniformizar esta área.

Saudações arquivísticas de um informático

José Carlos Ramalho

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

#98535 | Carlos Silva | 25 ago 2005 21:07 | Em resposta a: #98487

Caro José Carlos Ramalho,

Agradeço a interessante resposta.
Que bom trabalho!
Vejo que o campo das possibilidades é digno do maior interesse.
Como ja tivemos oportunidade de referir neste forum, fazemos votos para que o ADB se mantenha pioneiro (nivel nacional e internacional), como o ADP tem demonstrado ser ultimamente.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

#98571 | jcramaljo | 26 ago 2005 10:42 | Em resposta a: #98535

Agora que já estou ligado a este fórum disponham.

Naquilo que puder ajudar...

jcr

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

#98617 | Carlos Silva | 26 ago 2005 15:44 | Em resposta a: #98571

Caro José Carlos Ramalho,

Nao sei se pode ajudar concretamente mas, no meu parecer, deveriam ser lançadas as bases de dados seguintes :
- No site do ADB as bases que por si foram referidas acima
- No site do ADP, onde podemos cruzar online dados do 1° cartorio notarial de Vila do Conde com os registos paroquiais, apenas estào acessiveis os registos de nascimento de 1535 a 1555, e os registos de obitos de 1595 a 1640.

O cruzamento dos dados do notarial com os dados do paroquial é algo extremamente valioso.

Portanto ter acesso aos registos de forma mais completa em periodo continuo (1535-1640 por exemplo) para nascimentos e/ou casamentos e/ou obitos seria algo precioso.

Se estiver em medida de ajudar, tenho a certeza que poderia nào apenas ser util para os investigadores que pesquisam no norte, como tambem iria servir de incentivo para outro sites de outros arquivos do pais.

Melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

#218727 | mafs | 17 jan 2009 22:07 | Em resposta a: #98349

caros confrades

este base deixou de estar disponiel on line

perdemos uma fonte de pesquisa.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do A

#230561 | jomimota | 26 mai 2009 22:53 | Em resposta a: #98349

Caros Confrades,

Em virtude da referida pesquisa do ADB, se encontrar "offline", gostaria de saber se alguém tem acesso localmente à mesma e me pode confirmar se o Padre Francisco José da Motta, que foi Prior de Pombalinho/Soure (pelo menos em 1805), se encontra listado na mesma.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do A

#230622 | d. soares | 27 mai 2009 17:08 | Em resposta a: #230561

Caros Confrades,

Neste momento encontra-se indisponível até Setembro, devido a actualizações no sistema de rede do ADB.

Por aquilo que me foi exposto e ao que pareçe, o arquivo vai colocar todos os processos digitalizados on-line, como tal necessitavam de obter melhores condições informáticas para esse fim.

Assim para concluir, o site ficou on-line, mas +/- no final deste ano estará melhorado e com uma base de processos digitalizados on-line para consulta, se se confirmar aquilo que me foi dito por telefone, pela responsavel deste material no ADB.

Sem mais assunto e os melhores cumprimentos,

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do A

#230629 | jomimota | 27 mai 2009 18:11 | Em resposta a: #230622

Caro Confrade,

Agradeço desde já a informação que prestou, mas gostaria de precisar quando fala de processos digitalizados, refere-se apenas às inquirições de genere, ou podemos esperar também pelo aparecimento dos paroquiais como acontece lentamente com os outros Arquivos Distritais?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do A

#230768 | d. soares | 29 mai 2009 17:09 | Em resposta a: #230629

Caro Confrade,

Que eu seja do meu conhecimento, apenas será as inquisições de genere.

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

#235587 | mafs | 02 ago 2009 23:30 | Em resposta a: #98349

ex.mos Srs

sabem quando voltara a estar disponivel esta base?

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

#237795 | mafs | 29 ago 2009 18:46 | Em resposta a: #235587

renovo pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Inquirições de Genere no site do ADB

#270813 | Samuel C O Castro | 17 fev 2011 17:06 | Em resposta a: #98413

Tópico = "Faço Pesquisas no Arquivo distrital de Braga"

Aos colegas,

Extranhamente o tópico acima foi apagado e lá eu tinha um pedido de pesquisa junto ao ADB. Um colega se prontificou a coletar os dados e me pediu uma pesquisa de uma pessoa aqui no Brasil, cuja pesquisa deixei para fazer quando surgisse um tempo e, como a mensagem foi apagada, peço a ele que me contate, pois não salvei os dados.

Meu pedido era sobre dados de interesse genealógico, principalmente de ascendência da Natália Rodlrigues de Castro, constanteo do Processo de IG abaixo.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

xx

João Rodrigues Castro

Número do processo .....Pasta.....Data de realização
20527..........................905.......1731-11-20
Naturalidade do inquirido
Freguesia.....Concelho..............Distrito
ARAO...........SÃO SALVADOR.....VALENÇA - VIANA CASTELO
Filiação e outras informações
Pai............................Mãe
Francisco Gonçalves.....Natália Rodrigues Castro
relação de parente - Não existe nenhuma relação de parentesco documentada

Resposta

Link directo:

RE: Recuperação da informação pretendida

#270817 | AQF | 17 fev 2011 18:12 | Em resposta a: #270813

Prezado Samuel Castro,

Embora se compreendam as razões dos apagamentos dos tópicos com cariz comercial, por vezes, arrastado nesse processo vai informação que teria interesse ou utilidade para algum dos leitores como era o seu caso.

Felizmente, o nosso amigo Google tem uma solução para estas situações, sempre que se tratem de sites de que eles façam o seguimento, como é o caso do Geneall.

Assim, basta ir ao Google e pesquisar, por exemplo, por : Natália Rodlrigues de Castro Geneall

Aparece-lhe logo um link relativo ao tópico que lhe interessa, mas como foi apagado, terá de seleccionar onde diz "cache", que corresponde à cópia que o Google fez do tópico.

Lá encontrará o que pretende.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Recuperação da informação pretendida

#270826 | Samuel C O Castro | 17 fev 2011 19:38 | Em resposta a: #270817

Prezado Ângelo,

Muito obrigado pela excelente dica, que resultou em sucesso, ali achando a mensagem e o autor, aos quais, pelo nome do mesmo, fiz um pedido de contato via Geneall.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 09:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen