Lobatos, de Barbeita

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Lobatos, de Barbeita

#98675 | JM | 27 ago 2005 11:08

Caros Confrades

Da leitura de bacharel de Luis Barbosa da Costa em 1648,( casado a 18.12.1662 em Barcelinhos, Barcelos, com Luisa de Barros Carneiro) sabe-se que era filho de Alexandre Lobato Barbosa e de Gracia da Costa e neto paterno de Gregório Lobato do lugar de Barbeita e de Isabel Barbosa. Diz que são todos nobres, etc. e da governança desta vila (de Barcelos) confirma-se também estas informações com a inquirição de Genere de um seu irmão( no arqº de Braga)

O que não percebo é que este Gregório Lobato não apareça no Gaio,na Pedatura etc. sendo a coíncidencia de nome e lugar demasiada para não o ligar aos senhores do Couto de Barbeita - já que no princípio do sec. XVI o era um Gregório Vaz Lobato.

Como não há em Monção registos paroquiais desta altura, resta-me recorrer à amabilidade e sabedoria de quem possa conhecer mais sobre esta família\zona.

Com os melhores cumprimentos

Jorge Raposo de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Lobatos, de Barbeita

#98721 | victória | 27 ago 2005 23:45 | Em resposta a: #98675

Caro Jorge

Infelizmente Barbeita não tem paroquiais desta altura. Também eu me deparei com a falta de assentos para casamentos antes de 1645. Em que títulos pesquisou no Gayo? só nos Lobatos? ou também em Costas, Liras, Araújos, Barbosas, Marinhos, Abreus, etc etc etc. Tenho as memórias paroquiais de Monção 1752. Se necessitar alguma informação apesar da data tardia, disponha. Desde já informo que apenas se fala da Casa de Barbeita e de Gonçalo Afonso Pereira de Melo Sottomayor

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Lobatos, de Barbeita

#98722 | victória | 27 ago 2005 23:50 | Em resposta a: #98675

Caro Jorge

Infelizmente Barbeita não tem paroquiais desta altura. Também eu me deparei com a falta de assentos para casamentos antes de 1645. Em que títulos pesquisou no Gayo? só nos Lobatos? ou também em Costas, Liras, Araújos, Barbosas, Marinhos, Abreus, etc etc etc. Tenho as memórias paroquiais de Monção 1752. Se necessitar alguma informação apesar da data tardia, disponha. Desde já informo que apenas se fala da Casa de Barbeita e de Gonçalo Afonso Pereira de Melo Sottomayor

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Lobatos, de Barbeita

#98744 | Samuel C O Castro | 28 ago 2005 12:17 | Em resposta a: #98722

Quanto às citadas "Memórias Paroquias de Monção 1752", consta alguns dados sobres os Castros que possa me disponibilizar ? Monção é a localidade onde tem um extenso ramo dos Castros de minha base. Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Lobatos, de Barbeita

#98813 | JM | 30 ago 2005 11:15 | Em resposta a: #98722

Caro Eduardo

Muito obrigado pela ajuda. Já procurei noutros títulos no Gaio - aliás estes Lobatos se me lembro estão em Caldas ou Abreus- mas nunca é demais continuar a procurar - o Gaio é no mínimo tão inesperado como a transmissão dos apelidos nesta altura...
Os Sottomayor, alcaides de Caminha são infelizmente bastante posteriores ao período que me interessa.

Mais uma vez obrigado

Jorge Raposo de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Lobatos, de Barbeita

#101048 | Samuel C O Castro | 21 set 2005 14:43 | Em resposta a: #98722

Estimado Eduardo Domingues,

Quanto às citadas "Memórias Paroquias de Monção 1752", consta alguns dados sobres os Castros que possa me disponibilizar ? Monção é a localidade onde tem um extenso ramo dos Castros de minha base. Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Lobatos, de Barbeita

#102436 | victória | 07 out 2005 12:49 | Em resposta a: #101048

Caro Samuel

Ainda não me foi possível localizar os dados pretendidos.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Lobatos, de Barbeita

#102481 | Samuel C O Castro | 07 out 2005 22:57 | Em resposta a: #102436

Assim que for possível localizar, os dados que puder coletar e me disponibilizar, serão muito bem recebidos e de valor imensurável para minha base sobre os Castros. Fico a aguardar. Muitíssimo grato pela atenção. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Lobatos, de Barbeita

#104896 | Samuel C O Castro | 09 nov 2005 12:26 | Em resposta a: #98675

Estimado Jorge Raposo de Magalhães,

Descrevo os únicos dados que tenho em minha base, que poderão, quem sabe, servir-lhe de pistas.

Gonçalo Pereira Lobato – Esposa: Maria Barbosa (ou Isabel Barbosa) - C–Viana
NFM, pg. 67-109 - Ver NFP (?), Pita, $12, N4 – Dentre outros tiveram:
Fhs: A) Antônio Pereira Lobato – Esposa: Ana Vilas Boas – C-Viana – Dentre outros tiveram:
Fhs: 1) Briolanja Barbosa – Esposo: Francisco Maciel Pinto – C-Viana – Dentre outros tiveram:
Fhs: a) Bento Pereira de Castro – NFM, pg. 67-109.
b) Manuel Pereira de Castro

Caso conseguires dados complementares, também me serão extremamente úteis, o que antecipadamente agradeço. Um abraço e boa sorte nas buscas.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Lobatos, de Barbeita

#123788 | JM | 28 jul 2006 17:46 | Em resposta a: #98813

Caros Confrades

Renovo o pedido de ajuda.

Com os melhores cumprimentos

Jorge Raposo de Magalhães

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 jun 2024, 12:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen