Genealogia da Família Baptista Coelho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Genealogia da Família Baptista Coelho

#99051 | texmel | 01 set 2005 03:53

Caros confrades:
Já tenho grande parte da genealogia desta familia, mas unicamente do ramo que reside no Norte. Gostaria de entrar em contacto com pessoa da familia residente em Lisboa, onde sei há muita gente ligada à familia. Teria grande interesse pessoa que tivesse conhcimento da genealogia do CORONEL BAPTISTA COELHO.
Fico a aguardar com grande interesse um contacto
Cumprimentos afectuosos TEXMEL

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Baptista Coelho

#99069 | Samuel C O Castro | 01 set 2005 12:06 | Em resposta a: #99051

Estimado José Luiz,

Desculpe de aqui contatá-lo, pois mandei-lhe um e-mail e o mesmo voltou. Fiz um levantamento de todas as pessoas (603) vinculadas aos Castros, que têm processos de IG no ADB, caso tiver interesse em recebê-lo, assim que esvaziar sua cx. postal, me avise ou informe outro para recepção. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Baptista Coelho

#99457 | texmel | 05 set 2005 21:00 | Em resposta a: #99069

Caro Samuel de Castro

Recebi a sua mesnsagem pelo forum e informo que neste momento a caixa se encontra vazia. Aproveito a oportunidade para o informar de que consegui um livro sobre a Inês de Castro, edição de 1910, que ando a ler e que depois de lido lhe vou oferecer; é curioso mas um tanto ao quanto maçador pois tem partes em português antigo que dá um pouco de trabalho a ler. A seu tempo o receberá por correio.

Um abraço amigo do:

Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Baptista Coelho

#99534 | Samuel C O Castro | 06 set 2005 12:52 | Em resposta a: #99457

Estimado José Luís,

Estarei lhe enviando 1 documento, com 603 pessoas vinculadas aos Castros, que têm processos de IG no ADB, dos quais só 3 consegui dados. Acompanhará outro documento, com 1980 pessoas Castro, que casaram na Ilha da Madeira.
Sobre o livro da Inês de Castro, ficarei muito feliz em recebê-lo e meu muitíssimo obrigado pela oferta. Em retribuição, estarei lhe enviando um exemplar de meu livro "Castro - Tesouro de Família". Peço que, ao receber meu e-mail, me retorne informando seu endereço completo (estou com dificuldade de ler no envelope que enviaste aqueles dados).
Muitíssimo obrigado. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Baptista Coelho

#99537 | Samuel C O Castro | 06 set 2005 13:21 | Em resposta a: #99457

Estimado José Luís,

Tentei lhe enviar um e-mail com os documentos, mas voltou. E outro sem anexos, e voltou novamente. Estou solicitando seu contato. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Baptista Coelho

#99921 | Samuel C O Castro | 09 set 2005 11:18 | Em resposta a: #99457

Estimado José Luís,

Creio estejas viajando ou sem tempo para acessar a net. Ratifico que para lhe transmitir o documento, continuo a aguardar seu contato. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Baptista Coelho

#326078 | miguel meneses | 25 mar 2013 15:32 | Em resposta a: #99051

Sou bisneto do Coronel Alfredo Baptista Coelho.
Sei que muitos dos seus 10 irmãos foram para o Brasil, de onde é originaria sua mãe Clara.
Se tiver alguma informação relativa aos ramos brasileiros, pf enviar.
Vou pedir dados sobre os irmãos do meu avô Mario BC (há pelo menos Carlos e Mª Tereza)

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Baptista Coelho

#326100 | fraandrade | 25 mar 2013 18:15 | Em resposta a: #326078

Meu caro primo Miguel Meneses,

Eu sou bisneto de uma das irmãs do Coronel Alfredo Baptista Coelho. Sou neto de Francisco Coelho de Andrade ( http://manuelandrade.voila.net ) e bisneto de Eugénia Francelina Coelho.
A minha Bisavó era Eugénia Coelho. As irmãs Eugénia, Silvina e Josefina tiveram descendência em Santo Tirso. O irmão António Baptista Coelho regressou ao Brasil e aí deixou descendência. Eu estou em contacto através do Facebook e Linkedin com uma prima nossa descendente de António Baptista Coelho e que vive em S. José dos Campos, Estado de S. Paulo. Mas sei que temos primos no Estado do Rio de Janeiro.

Este tópico foi iniciado por Luís TEixeira de Melo, de Santo Tirso, infelizmente já falecido, que nos deixou um livro sobre algumas Famílias de Santo Tirso e contém elementos interessantes sobre a Família Baptista Coelho. Um livro interessante sobre a nossa Família é o livro de Roberto Macedo (casado com uma prima direita de meu Avô, filha de Silvina Baptista Coelho) "Uma Dama Brasileira em Santo Tirso" e que relata muitos episódios da vida de Arnaldo Baptista Coelho, de sua Mulher e do seu enteado Màrio Saint Brisson Marques.

Entretanto, julgo saber que os nossos Bisavòs tinham meios irmãos, nascidos do primeiro casamento de nosso Trisavô João Baptista Coelho. Tem conhecimento destes nossos parentes? Sobre os filhos do primeiro casamento de João Baptista Coelho pouco ou nada sei, para além dos nomes (Manuel e João) que vêm referidos no citado livro do Dr. Roberto Macedo
Da Família de Santo Tirso, os filhos de João Baptista Coelho são os seguintes:
Alfredo - seu Bisavô
Arnaldo, médico, que casou com Alice Savard Saint Brisson ( esta Alice tinha um Filho, Màrio de Saint Brisson Marques, que creio que terá regressado ao Brasil - não sei se tem descendência)
António - casou com uma Senhora da Família Santarém (de Santo Tirso) e regressou ao Brasil. Foi Pai de António Santarém Coelho, que foi Advogado no Rio de Janeiro e que tem descendência no Rio de Janeiro e também no Estado de S. Paulo.
Artur - faleceu solteiro
Josefina - casou com Adriano Trêpa, foi Mãe do escritor e poeta José Trêpa. Tem descendência em Santo Tirso e no Porto
Eugénia - minha Bisavò, casou 3 vezes: do primeiro casamento teve 3 filhos ( Virgílio, Francisco e José) e uma filha (Madalena, casada com o Dr. António Augusto Pires de Lima, foi Mãe do ilustre Jurista Tirsense, o Professor Doutor Fernando Andrade Pires de Lima, que foi Professor de Direito na Universidade de Coimbra ); do segundo casamento teve um filho, Luís Coelho Monteiro, que também foi poeta de mérito; do terceiro casamento, outro filho, João Coelho Costa, de quem ainda me lembro bem quando ia com meu Pai a sua casa acompanhando o Compasso Pascal em Santo Tirso. Eugénia Coelho tem ampla descendência em Santo Tirso e no Porto. Um seu descendente (meu primo segundo) é Maestro em Dresden ( Pedro Morais de Andrade, sobrinho da pintora Graça Morais e violinista de grande talento).
Silvina - casou com o inglês Tomás Hargreaves, com ampla descendência.
Idalina - casou com António da Fonseca e Castro e foi Mãe de um conhecido médico do Porto, Professor Catedrático na UNiversidade do Porto, o Prof. Doutor Francisco Manuel da Fonseca e Castro.

Vamos mantendo o contacto por aqui...

Um abraço
Francisco Andrade

PS: se quiser, pode-me contactar por franc.andrade arroba gmail ponto com

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Baptista Coelho

#326102 | miguel meneses | 25 mar 2013 18:24 | Em resposta a: #326100

Estimado Francisco Andrade
Os Trepas do Porto eu conhecí. Da minha idade (mas outra geração) eram a Suzy e o Miguel.
Vou passar esta informação ao meu tio Pedro Baptista Coelho, que não deixará de acrescentar o que saiba.
É voz corrente que o ramo brasileiro da família se fixou (retornou?) ao Rio de Janeiro.

Eu posso ser contactado em m.meneses@jiffygroup.com

cordialmente

Miguel Meneses

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Baptista Coelho

#326142 | aeiou2 | 26 mar 2013 08:23 | Em resposta a: #326102

Caro Miguel Meneses,

Tenho estado em contacto com seu Tio Alfredo, o Comandante e também já conheci a Sra sua Mãe.

Estou a fazer uma resenha com " toda" a nossa família, mas agora parei, pois tirei um joanete e tenho tido pouca

paciência, mas esta semana já devo pegar novamente. Tenho andado a ver o familysearch, Sta Ana, RJ, Brasil, para ver

se encontro o 2ºcasamento do JBC, pois deve ter alguma nota no assento de casamento, do seu 1º casamento, e

procuro também o assento de nascimento da antepassada do Francisco Andrade, nosso primo, e vossa antepassada D.Clara Maria Thomar, pois a data de que disponho parece-me que não está certa.

Como colocou o seu e-mail aqui no Geneall , vou-lhe enviar os meus contactos que já enviei a sua Tia D.Maria Luísa Noronha de Mendonça.

É preferível pedir o contacto ao moderador e não colocar o nosso contacto para o grande público.

Um abraço

Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Baptista Coelho

#326592 | aeiou2 | 02 abr 2013 17:42 | Em resposta a: #326100

Olá Primo Francisco,


Onde arranjou a data de nascimento de sua bisavó Eugénia Francelina ? No seu site aparece como sendo de Sta Ana, Rio de Janeiro, Brasil, mas não encontrei esse assento. Não terá nascido em St Tirso ?

O nome da primeira mulher do João B Coelho, chamava-se Mathildes Adelaide de Araújo Lessa.

Do meu contacto com um descendente do Alfredo B. Coelho , segundo ele, dizia que seu avô tinha tido 17 irmãos ! Faltam 10 !

Estou preparando uma árvore com os descendentes Coelho, desde o séc.XVII, que foi onde cheguei agora.

Um abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Baptista Coelho

#326867 | fraandrade | 08 abr 2013 11:17 | Em resposta a: #326592

Cara Prima

A data e local de nascimento de minha Bisavó Eugénia Francelina Coelho vêm referidas no livro "Da Origem de Algumas Famílias de Santo Tirso e sua Descendência" de José Luís Teixeira Coelho de Melo (infelizmente já falecido) e de Maria Amélia Pinheiro Teixeira de Melo (http://www.guardamor.com/livro.php?id=451). Este livro tem muitas indicações sobre a descendência de 4 irmãs de Alfredo Baptista Coelho : Eugénia (com descendência Andrade), Josefina (com descendência Trêpa), Silvina (com descendência Hargreaves) e Idalina (com descendência Fonseca e Castro).

Entretanto, aqui no Fórum Geneall, no título "Registros do Rio de Janeiro" um confrade brasileiro, Gilson Nazareth, confirmou-me que "Eugênia Francelina Coelho n.RJ Santana 28-04-1859 "

Cheguei a procurar no E-Tombo os registos de nascimento dos vários irmãos em Santo Tirso, mas o de minha Bisavó não aparecia. Creio que estará correta a data de nascimento indicada no referido livro e que me foi confirmada pelo referido confrade brasileiro.

Entretanto, no livro de Roberto Macedo "Uma Dama brasileira em Santo Tirso" são referidos 10 filhos de João Baptista Coelho, dois do primeiro casamento e 8 do segundo casamento...

Eu tenho o livro "Da origem de Algumas Famílias de Santo Tirso e sua descendência". Se necessitar de elementos, por favor diga...

Um abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Baptista Coelho

#326872 | aeiou2 | 08 abr 2013 13:47 | Em resposta a: #326867

Olá Primo Francisco,

Muito obrigada pelas informações. Em relação à data e local de nascimento de sua bisavó, eu procurei e outras pessoas procuraram e não encontrámos, nos assentos do familysearch.

Houve mais filhos do segundo casamento nascidos no Rio de Janeiro ?

Eu na altura distraí-me e não comprei o livro "Da origem...sua descendência" de dois parentes meus, e está esgotado e não aparece à venda.Não está digitalizado ?

1.Sabe alguma coisa da descendência dos dois filhos, Manuel / João de Araújo Lessa Baptista Coelho, do 1º casamento

/ ou não, pois sua mãe era D. Mathildes Adelaide de Araújo Lessa. Este nome aparece com outro casamento, num site

de Genealogia Brasileiro. Já enviei e-mail ao Administrador do site, mas ainda não tive resposta. Um deles, agora não

tenho aqui o assento, aparece como Padrinho do 1º filho do segundo casamento em St Tirso 12.12.1856. Portanto o
casal João B C e D.Clara Maria Thomar e não Thomaz, viajaram para o Brasil e daí para Portugal

2. Sabe se José Lopes Coelho, n.8.7.1790 St Tirso, filho de Domingos Coelho n.13.3.1756 Guimarães ((irmão do meu

quarto avô João Gls Coelho n.10.4.1762, (tinha menos 6 anos que o seu ascendente) e de Joana Maria Pereira, n.? St

Tirso)), teve mais irmãos?

3.Tem a ascendência desta Joana Maria Pereira, filha de Custódio de Souza e de Maria Pereira ?

Não tenho tido, paciência, pois o meu pé ainda me incomoda, mas agora vou começar novamente os Gls=Gonçalves de St Maria de Martim, Barcelos, Braga, que deram os Coelho no meu ramo e no seu ramo aos Baptista Coelho e que tenho só procurados até Manuel Gls n.1616.

Não tenho encontrado o Comandante Baptista Coelho e também não tive qualquer resposta do Miguel Meneses.

Aguardo notícias

Bjs
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia da Família Baptista Coelho

#332052 | mjcarona | 07 jul 2013 11:06 | Em resposta a: #326100

Exmo. Sr.

Escrevo-lhe em resposta a esta mensagem porque é a única onde encontro mencionado o nome do escritor e poeta José Trêpa. Adquiri um exemplar de "Exaltação", numa loja de antiguidades, inclusive com uma dedicatória do próprio a um primo Luis. Escrevo-lhe com a esperança de me poder indicar onde posso encontrar mais obras e informações deste artista.

Desde já lhe agradeço com grande estima e consideração.

Maria João Carona

Resposta

Link directo:

Genealogia da Família Baptista Coelho

#376075 | Rossana Coelho | 10 dez 2016 21:05 | Em resposta a: #99051

Pode passar para mim esse ramo do Norte do Brasil? Meu bisavô é João Baptista Coelho, meu avô é Antonio Baptista Coelho e meu pai é João Baptista Coelho Netto, nascido no Pará.

Resposta

Link directo:

Genealogia da Família Baptista Coelho

#376076 | Rossana Coelho | 10 dez 2016 21:07 | Em resposta a: #326592

Meu bisavô é João Baptista Coelho, meu avô é Antonio Baptista Coelho e meu pai é João Baptista Coelho Netto, nascido no Pará.

Resposta

Link directo:

Genealogia da Família Baptista Coelho

#442663 | vinicoelho | 18 ago 2022 04:36 | Em resposta a: #99051

Caros primos:

Busco informações sobre a descendência do meu ramo da família.
O dado mais longínquo que tenho é do João Baptista Coelho, casado com Maria Pestrada, batizando seu filho recém nascido João Coelho, em Santa Bárbara - São Paulo no Brasil.

Qualquer informação sobre eles vai ser de muita ajuda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 mai 2024, 12:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen