Existiu a freguesia do "Rio de Janeiro" ?

Este tópico está classificado nas salas: Brasil

Existiu a freguesia do "Rio de Janeiro" ?

#99427 | MCNN | 05 set 2005 15:58

Caros confrades

Sou com a presente a solicitar a vossa ajuda para uma dúvida que tenho relacionada com o Brasil, cidade do Rio de Janeiro.

Assim, duas ascendentes minhas apresentam, uma no seu registo de casamento outra no seu registo de óbito, como local de nascimento a "freguesia do Rio de Janeiro"(sic).

O que eu queria saber era se existiu de facto no Rio de Janeiro uma freguesia com o mesmo nome, ou se estamos perante uma imprecisão/simplificação do local de nascimento em ambos os registos, e as minhas ascendentes nasceram de facto numa freguesia qualquer do Rio de Janeiro.

O período a que me estou a reportar é o compreendido entre 1790 e 1825.

Obrigado desde já a toda a atenção que possam dispensar a este pedido de ajuda.


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Existiu a freguesia do "Rio de Janeiro" ?

#99463 | Gilson Nazareth | 05 set 2005 22:24 | Em resposta a: #99427

Mario Navarro
Tudo certo?
Pode se referir a Sé do RJ. Envie-me os pais e datas das duas antepassadas,talvez possa localizar as freguesias de origem delas.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Existiu a freguesia do "Rio de Janeiro" ?

#99700 | MCNN | 07 set 2005 16:42 | Em resposta a: #99463

Amigo Gilson Nazareth

Muito obrigado pela sua resposta.

Assim, e aproveitando a disponibilidade por si manifestada, passo a enviar-lhe os dados sobre as minhas ascendentes, sendo que não tenho toda a informação que o amigo Gilson pediu.

Tratam-se de mãe e filha, e para ambas tenho a indicação de terem nascido na freguesia do Rio de Janeiro.

Assim, passo em primeiro lugar a fornecer-lhe os dados da mãe.


=======================================

Nome: D. JOAQUINA RITTA CAMPELLO

Data de Nascimento: Deve ter nascido entre 1784 e 1785, pois a sua certidão de óbito, em 1858, indica que faleceu com setenta e três anos de idade.

Nomes do Pai e da Mão: Desconheço em absoluto, quer os seus nomes quer os seus locais de nascimento.

=======================================

Passando agora à filha, a situação é diferente, pois tenho os nomes dos pais mas a imprecisão sobre a sua data de nascimento é muito maior

=======================================

Nome: D. CARLOTA JOAQUINA PIMENTEL MALDONADO

Data de Nascimento: Presumo que tenha nascido entre 1790 e 1820, pois casou em 1840 (e parto do princípio que tinha então mais do que 21 anos de idade), e atendendo também a que a sua mãe deverá ter nascido, tal como atrás referi, em 1784 ou 1785

Pais; JOSÉ DA SILVA PIMENTEL MALDONADO (desconheço o local onde nasceu) e D. JOAQUINA RITTA CAMPELO (natural do Rio de Janeiro).

Local do Casamento: Presumo que no Rio de Janeiro também. Esperando não estar a abusar da sua disponibilidade, agradecia que visse também se encontrava dados sobre este casamento, que calculo deve ter ocorrido entre 1800 e 1820.

=======================================

Fico pois à espera de uma palavra sua, com notícias boas ou menos boas, ou para aqui ou para o meu email que é o seguinte: mario.navarroARROBAnetcabo.pt

Mais uma vez muito obrigado e bem haja


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Existiu a freguesia do "Rio de Janeiro" ?

#99704 | Gilson Nazareth | 07 set 2005 17:00 | Em resposta a: #99700

Caro Mário
Vou verificar no CBG(Colégio Brasileiro de Genealogia) que tem fichados os casamentos desta época e no arquivo da Cúria onde os processos matrimoniais estão fichados em parte.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Existiu a freguesia do "Rio de Janeiro" ?

#100588 | rmfrp | 15 set 2005 22:10 | Em resposta a: #99700

Caro Mário César Navarro:

Não tenho dados para o auxiliar na sua pesquisa no Rio de Janeiro, mas notei que referiu, ao estabelecer limites para a provável data de casamento de uma senhora, "parto do princípio que tinha então mais do que 21 anos de idade".

Devo informar que, pelo que conheço das minhas pesquisas, o casamento de senhoras com menos de 21 anos era não só possível como até muito frequente. O limite mínimo do que seria uma idade "normal" de casamento para a época, no caso da noiva, eram 15-16 anos. Tenho documentados casos de noivas com 12 e 13 anos mas esses sim, são realmente excepcionais.

Portanto, no caso em apreço, de uma senhora que casou em 1840, não se espante se descobrir que ela nasceu em 1823 ou 1824, por exemplo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Existiu a freguesia do "Rio de Janeiro" ?

#100592 | MCNN | 15 set 2005 22:27 | Em resposta a: #100588

Caro Rui Pereira

Em primeito lugar, obrigado pela sua "dica".

A razão que me levou a pensar que a minha ascendente tinha mais do que 21 anos foi o facto de, no seu registo de casamento em 1840, nada indiciar que seria menor, pois caso fosse menor e quizesse casar deveria, julgo eu, ter de ter a autorização dos pais ou do juiz orfanológico no caso de ser orfã (e era esse o caso, pois o pai já havia falecido), e essa autorização teria de ser mencionada no referido registo de casamento, o que de facto não acontece.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Existiu a freguesia do "Rio de Janeiro" ?

#100595 | rmfrp | 15 set 2005 22:48 | Em resposta a: #100592

Caro Mário César Navarro:

Muito obrigado pela sua resposta.

Aproveito para referir que, segundo creio, na época em questão a maioridade não era atingida aos 21 anos mas sim aos 25. No entanto, em registos desse tempo e mais antigos são muito raras as referências ao consentimento necessário no caso do casamento de menores. Assim, as únicas situações em que se podem tirar conclusões relativas à idade do(a) contraente são aquelas em que sucede exactamente o contrário, isto é, em que essa autorização é referida explicitamente.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Existiu a freguesia do "Rio de Janeiro" ?

#100637 | sampaio | 16 set 2005 10:52 | Em resposta a: #99463

Caro Gilson NAzareth

Será que me poderia dar um enorme ajuda.

Tenho um 4º avô de nome Carlos Maximiliano de Sousa, que nasceu na freguesia da Sé do rio de Janeiro em 1812. Era filho de Francisco MAximiliano de Sousa e D. Ana José de MEsquita.

Não sei se vai frequentemente ao Arquivo do Rio de Janeiro, mas se fosse, e se podesse, muito agradecia a consulta do referido assento. Interessa-me saber a freguesia de casamento dos Pais, a freguesia de nascimento da mãe, bem como qualquer indicação que venha sobre os avós maternos.

Desde já muito obrigado

João de São Payo

Resposta

Link directo:

RE: Existiu a freguesia do "Rio de Janeiro" ?

#111102 | MCNN | 01 fev 2006 18:48 | Em resposta a: #99704

Caro Gilson

Serve a presente para o informar de que encontrei e já estou de posse da informação que procurava.

Assim, a minha ascendente nasceu de facto no Rio de Janeiro, mas foi na paróquia de São José e não na da Sé.

E os pais delas também casaram em São José.

Agradeço desde já todos os esforços que tenha desenvolvido para dar resposta a esta minha questão.

Bem haja


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Existiu a freguesia do "Rio de Janeiro" ?

#111106 | MCNN | 01 fev 2006 18:56 | Em resposta a: #100637

Caro João de São Payo

Tenho informações sobre este baptismo.

Se ainda estiver interessado, mande-me um mail para mario.navarroARROBAnetcabo.pt

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Existiu a freguesia do "Rio de Janeiro" ?

#116647 | cverde | 15 abr 2006 14:56 | Em resposta a: #99463

Caro Sr. Gilson Nazareth,
Desde já peço desculpa pelo atrevimento mas eu tenho um trisavô que morreu no Rio de Janeiro provavelmente entre 1893 e 1912. O seu nome era Francisco Alves de Figueiredo, nascido em 27-02-1851 na freguesia de S. Dinis concelho de Vila Real (Trás os Montes) filho de José Alves de Figueiredo e de Maria Caetana de Oliveira. Não sei se vai com frequência ao Arquivo do Rio de Janeiro e se me conseguirá saber mais alguma coisa sobre este antepassado. Ele emigrou sózinho deixando na cidade de Vila Real a mulher (que morreu em 1915) e seis filhos todos maiores. Não sei haverá algum outro casamento apenas averbado no Brasil e se teve aí mais filhos. Tenho conhecimento que já tinha familiares emigrados no Brasil onde actualmente existe descendência desta família. Gostaria de saber mais sobre eles ...
Mais uma vez peço desculpa pelo atrevimento.
Cumprimentos
Luís Miguel Figueiredo Martins Figueira
Castro Verde - PORTUGAL

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen