RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#99529 | Pedro França | 06 set 2005 12:42

Caros confrades:

Venho pedir aos confrades que me haviam formulado pedidos de pesquisa desde 27 de Julho, o favor de os explicitarem de novo para de uma forma menos dispersa poder dar conta deles, tendo em conta que a minha disponibilidade vai ser muito relativa, dadas as exigências do actual governo em relação aos professores e às escolas.
Grato pela compreensão.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#99574 | 2570 | 06 set 2005 19:49 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro frança, Agradeço quaisquer informação sobre:
Rosalina dos Santos Valente, nascida em 1875, na figueira da foz, e filha de José dos Santos Martinho e Maria Joana.
Obrigado
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#99583 | carlos luiz | 06 set 2005 21:15 | Em resposta a: #99574

Caro Pedro França
Não é um pedido que lhe faço,mas sim a deplorar o sistema das (Conservatórias)
De não poder tirar uma fotocopia de um assento,com menos de cem anos, e que não seja ilegitimo!
A não ser passada à maquina,sem ter todos os dados interessante para genealogia,com um preço de oito euros.
Mas se quiser pagar quinze euros,levo uma completa,seja a fotocopia do livro,sem problemas de legitimidade!
Peço-lhe desculpa de o incomodar.
Com os meus cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#99619 | jaboo | 07 set 2005 03:36 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França,

Que bom vê-lo aqui de novo no forum.

Como sempre, muito obrigado pela sua disponibilidade e amabilidade. Aqui vão então outra vez os pedidos de pesquisa para o AUC:

"Bacharel Diogo Gonçalves". As unicas informaçoes que tenho são essas: terá vivido cerca de 1500 na dita vila e teve uma filha Beatriz Gonçalves cc Gonçalo (Fernandes) Telo.

Padre "Manuel Duarte" natural de Casal Sancho, freguesia de Santar (Viseu), nascido em 1636 e falecido em 1679, filho de Pedro Duarte e sua mulher Maria Fernandes.

Agradecido por qualquer coisa.
Um abraço,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#99641 | RCR | 07 set 2005 10:59 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro

Venho recorrer aos seus sempre valiosos préstimos.
Tenho um ramo de Arazede ainda não estudado. Se for possivel gostaria de ter informações sobre o assento de baptismo de Joaquim Rodrigues Carvalheira, que calculo entre 1800-1810, filho de Manuel Rodrigues Carvalheira e Joana (...), ambos também de Arazede.
Muito obrigada desde já.
Um abraço
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#99753 | gmg | 07 set 2005 22:30 | Em resposta a: #99529

Caríssimo Sr. Pedro França,

Vi este tópico e achei interessante, pois também ando à procura de alguns Processos de Inquirição de Genere, e como disse ter alguma disponibilidade, venho-lhe pedir, se puder, que verifique se constam os Processos de Inquirição de Genere de:

- ANTÓNIO PINHEIRO, nascido na freguesia de Vale de Telhas, concelho de Mirandela, distrito de Bragança em 1706, f.º de Miguel Pinheiro e de Maria Borges. Foi Padrinho de Baptismo, um Padre Manuel Pinheiro, que julgo que fosse parente.


- ANTÓNIO PIRES DE MELLO, que foi Reitor de Santo Estêvão de Faiões, concelho de Chaves, distrito de Vila Real e que deve ter nascido entre 1600 - 1620. Deste não sei os nomes dos Pais.

Será que a informação é necessária? Gostava de poder recuar um pouco mais na Ascendência destes dois senhores!

Desde já agradeço a disponibilidade. Fico à espera de resposta sua!

Um Abraço,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#99761 | Pedro França | 08 set 2005 00:31 | Em resposta a: #99753

Caro Luís:

Em relação a estes dois nomes e seus lugares, nada encontrei no que respeita à Câmara Eclesiástica (Ordenações sacerdotais).
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#99770 | gmg | 08 set 2005 01:42 | Em resposta a: #99761

Caro Pedro,

Obrigado na mesma!

Um abraço,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#99874 | Pedro França | 08 set 2005 22:35 | Em resposta a: #99619

Caro João:

Não encontrei os nomes que referiu para as localidades correspondentes.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#99877 | Pedro França | 08 set 2005 22:41 | Em resposta a: #99641

Cara Rita:

Encontrei o seu Joaquim, nascido a 22.08.1803/f. 1268 em Arazede, para o lugar de Bizarros.
Era fº de Manuel Carvalheiro e de Joaquina Teixeira. Um irmão dele, José, nascido a 11.03.1801/f. 1031v., era fº de Manuel Rodrigues Carvalheiro e de Joana Teixeira.
Ambos eram netos patºs de Manuel Carvalheiro e de Antónia Maria, de Barrins, Cadima (concº de Cantanhede) ou de Barrins, fregª da Quintã que é mais Tocha (Cantanhede). Neto matº de Francisco Teixeira e de Mariana Francisca, dos Bizarros/Arazede.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#99878 | Pedro França | 08 set 2005 22:51 | Em resposta a: #99574

Caro Martins:

Encontrei a sua Rosalina, gémea com a Bebiana, baptizadas a 21.11.1874/f. 34v., ambas nascidas a 18: aquela às 4 horas da manhã, esta às 2 horas da tarde.
Filhas de José dos Santos Martinho e de Maria Joana Gázia, ambos da F. Foz onde foram recebidos.
Netas patªs de Martinho dos Santos e de Maria Maricata; netas matªs de Salvador Brosque e de Maria Gázia, da F. Foz.
Estes nomes - Maricatos e Gázios - são conhecidos na F. Foz onde cresci e vivi. Conheço ainda hoje a rua do Mato, na parte velha da cidade, onde os pais da Rosalina e viveram e onde ela nasceu.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#99940 | RCR | 09 set 2005 16:11 | Em resposta a: #99877

Caro Pedro
Muito obrigada.
Disponha sempre,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100081 | JPNS | 10 set 2005 23:38 | Em resposta a: #99583

Caro Carlos Reis Luiz:

Não posso deixar de reagir à sua mensagem, porque não é exacta e pode confundir outras pessoas. As Conservatórias funcionam bastante bem: basta-lhe requerer uma fotocópia não certificada de um qualquer assento para efeitos de pesquisa genealógica, que lhe custará 0,50 euros por página fotocopiada. Pode solicitar o envio destas fotocópias, contactando directamente por e-mail a Conservatória que lhe interessa. Após ter pago a soma em débito que lhe indicarem, por vale postal ou cheque, receberá em sua casa o que requereu. Tudo se processa com rapidez. Em Lisboa, as Conservatórias do Registo Civil foram todas transferidas recentemente para a Av. Fontes Pereira de Melo, nºs 7-13. Entre as 9 e as 16 horas, poderá obter o que lhe interessa no mesmo edifício.

Certamente que a experiência a que alude ocorreu há uns anos atrás.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100138 | 2570 | 11 set 2005 15:48 | Em resposta a: #99878

Caro Pedro França
Muito Obrigado Pelas informações, que me disponibilizou, são deveras interessantes, e espero que futuramente caso seja necessário me possa continuar a ajudar, pois o tempo e a distância são grandes obstáculos que tenho de transpor para continuar esta que é a busca dos antepassados.
Pelo que tenho constatado nas buscas dentro deste forum. o Sr. tem sido um dos participantes mais activos, e sobretudo mais prestativos dentro do mesmo.
Bem haja por isso, e mais uma vez obrigado
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100496 | Correia74 | 14 set 2005 20:15 | Em resposta a: #99529

Olá Pedro França!

Primeiro, espero que esteja melhor de saúde, depois venho mais uma vez pedir-lhe a sua ajuda para me localizar dois baptismos quando tiver oportunidade.

- Joaquim, n. ca 1815, Simantorta. f. de Manuel José e Joaquina das Neves
- António, n. ca. 1790, Vale Armoinha. f. de Jacinto José e Maria Henriques

Ambos os assentos são da freguesia de Alvares.

Obrigada.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100521 | ANABESS | 14 set 2005 23:58 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França:
"Abusando" da sua imensa amabilidade para nos ajudar peço-lhe o seguinte:
- Alfredo Balduíno de Seabra da Mota e Silva nasceu em Bruges, Bélgica a 28/7/1830
- Pompeu Ferreira de Seabra n. Vilarinho de Bairro a 28/5/1879.
- Almira Aloísia de Seabra 1878(?)1885(?).
Antecipadamente grato
Espero que esteja completamente restabelecido
Melhores cumprimentos
Pedro MCLMBessa

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100523 | Pedro França | 15 set 2005 00:15 | Em resposta a: #100496

Cara Cláudia:

Tudo bem mas vai ter de me dar um tempinho porque já tenho a agenda carregada até ao fim-de-semana e as aulas estão a rebentar.
Aguarde-me aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100524 | Pedro França | 15 set 2005 00:17 | Em resposta a: #100521

Caro Pedro:

Isso é para ver se há certidões de idade, matrículas na UC? Creio que só pode ou deve ser isso porque as naturalidades escapam ao âmbito dos paroquiais.
Um abraço. Espere-me aqui para a semana.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100536 | Correia74 | 15 set 2005 11:29 | Em resposta a: #100523

OK Pedro,

Não tem poblema. É apenas para quando tiver possibilidade.

Obrigada.

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100546 | ANABESS | 15 set 2005 14:15 | Em resposta a: #100524

Caro Pedro

É isso mesmo, desculpe não ter feito essa referência e também por só agora responder-lhe.
Obrigado pela sua gentileza

Abraço
Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100548 | vitamina | 15 set 2005 14:26 | Em resposta a: #100524

Caro Pedro frança

Mais uma vez recorro a si para, quando puder, tentar encontrar o assento de nascimento do meu 7º avô:

Manuel Luís que casou a 25.05.1724 em Celavisa com Joana Barata.
O Manuel é natural do Sarzedo, filho de Francisco João e de Ana Luís, moradores em Alvoeira, Mouronho.

Desde já agradeço a sua ajuda.
Os meus cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100621 | jaboo | 16 set 2005 06:52 | Em resposta a: #99874

Caro Pedro França,

Mesmo assim, obrigadissimo por ter tomado o tempo ...

Vou abusar uma vez mais da sua bondade e deixar aqui alguns nomes para investigar. Mas, sei que tem muitos pedidos e com as aulas começando, terá provavelmente ainda menos tempo para ajudar os colegas aqui do forum. Por isso, faça o que poder, quando poder ... não tem pressa.

Naturais de Penela da Beira, concelho de Penedono:

1- Padre Manuel Simão Albano, nascido c. 1700, filho de João Simão e Maria Fernandes

2- Dr. José da Fonseca Aguiar, nascido c. 1730. So sei que aparece como Dr. no assento de baptismos de netos

3- Antonio Ferreira de Mesquita e Melo, nascido em 1747, cirurgião, filho de Vicente Ferreira de Mesquita e Ana Maria Fernandes.

Naturais de São João da Pesqueira:

4- Licenciado Antonio Fernandes, n. ~1600, uma genealogia manuscrita diz que foi conego, licenciado por Coimbra. Filho de Antonio Fernandes e Maria Rodrigues

5- Licenciado Paulo de Azevedo (n. c. 1600), seu irmão Dr. Francisco de Azevedo (~1600, letrado, provisor no Arcebispado de Braga e Porto), e o pai deles o Licenciado Paulo de Azevedo.

6- Licenciado Gaspar de Távora Telo (n. c. 1600), filho de Gaspar de Távora Telo e Catarina de Telo.

Um abraço

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100653 | ICurate | 16 set 2005 16:02 | Em resposta a: #100548

Caro Pedro França:
Estou a iniciar a minha genealogia e tenho os seguintes dados:
João Ferreira Taborda nasceu em Ameal (Amial), a 14/06/1899, é filho de José Ferreira Taborda e Maria Curate.
É neto paterno de José Maria Ferreira Taborda? e Maria Perpétua Ferreira
Será que me pode confirmar pelo menos estes nomes?
Desde já agradecida
Cumprimentos,
Isabel Curate

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100671 | Pedro França | 16 set 2005 19:06 | Em resposta a: #100653

Cara Isabel:

Sim, posso confirmar-lhe esses nomes e mais a partir do assento de baptismo. Agora, só espero que esse ano de 1899 já esteja no AUC e não na Conservatória do Regº Civil, o que também não seria um problema inultrapassável.
Aguarde-me aqui para a semana que vem, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100757 | Pedro França | 18 set 2005 00:17 | Em resposta a: #100546

Caro Pedro:

Em primeiro lugar, não encontrei nenhuma Almira nas certidões de idade, de 1834-1900, e de 1901-25.
Depois, no Lº XLVII, 2ª série, nº 108, encontrei a c.i. de "Alfredo Balduíno Ferreira de Seabra", reprodução da passada em língua francesa e flamenga porque foi lavrada na câmara da cidade de Bruges/Bélgica, a 28.07.1830, data em que o mesmo indivíduo nasceu, conforme declaração prestada por Xaviera Janssens, parteira (sage femme).
Ele era fº de Manuel Ferreira de Seabra, magistrado no Funchal/Madeira, n.al de Coimbra, de 40 anos, emigrado em Bruges, ausente por doença, e de Ana Felícia, de 30 anos, n.al de Coimbra, moradora em Bruges.

Pompeu de Seabra - c.i. nº 281, Lº XXIV, 2ª série.
Foi baptº a 29.05.1879 em S. Miguel de Oliveira do Bairro (ano de 1879, f. 8, nº 28), nascido a 26.04 desse ano.
Era fº natural de Alfredo Balduíno de Seabra, bacharel formado em Direito (por sinal a 30.10.1849) n.al de Bruges, administrador do concº de Oliv:ra do Bº, e de Júlia Carlota da Piedade Samora, n.al da Marinha Grande, fregª de N.Sra. do Rosário (bispº de Leiria), moradora em Oliv:ra do Bº.
Neto patº de Manuel Ferreira de Seabra da Mota e Silva, barão de Mogofores, e de . Ana Felícia de seabra e Sousa.
Neto matº de João dos Santos Samora e de Miquelina dos Santos Samora.

E é o que se me oferece dizer sobre o pedido feito. Este Pompeu de seabra tem o verbete das matrículas incompleto, começadas em 11.10.1900 a Matemática e Filosofia.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100758 | Pedro França | 18 set 2005 00:27 | Em resposta a: #100536

Cara Cláudia:

Localizei o seu Joaquim, baptº a 30.04.1810/f. 270v.. O assento não traz data de nascimento.
Era fº de Manuel José e de Joaquina das Neves (tal e qual), moradores na Sementorta.
Neto patº de José Antão e de Josefa Maria, do mesmo lugar.
Neto matº de Manuel Henriques da Gama, de Camelo, fregª do Coentral/Castanheira de Pêra (ADLeiria), e de Luísa Maria/Luísa das Neves, da Sementorta, Alvares/Góis.

Encontrei mais uma Ana (b: 11.04.1815/f. 306v.); um António (b: 11.09.1817/f. 335); um José (b: 22.03.1820/f. 357); um Bernardino (b: 10.01.1813/f. 284v.).

E é isto.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100760 | Pedro França | 18 set 2005 00:44 | Em resposta a: #100621

Caro João:

Imprimi a lista. Isso é pessoal mais ligado à Câmara Eclesiástica de Lamego ou de Viseu?
Aguarde-me aqui lá pela semana. Vou tirar-lhe as dúvidas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100762 | Pedro França | 18 set 2005 00:54 | Em resposta a: #100758

Cara Cláudia:

Iam-me passando os elementos de Vale de Armunha/Alvares.
Aqui só encontrei os seguintes filhos de Jacinto José e Maria Henriques:
- Rufina (b: 26.09.1790/f. 36v.-37), Joaquim (b: 08.09.1793/f. 93), José (b: 28.09.1785/f. 58). Não há nada de António.
Eram fºs dos ditos, moradores em Vale de Armunha.
Netos patºs de Manuel Fernandes, de Ervideira/Pedrógão Grande (ADLeiria) e de Maria Simões, de Mega de S. Domingos/Alvares.
Netos matºs de Manuel Fernandes Rocha, da Mega de Nossa Senhora/Alvares, e de Joana Henriques, de Mega de S. Domingos/Alvares.

E é o que se me oferece dizer a respeito. Reconheço que faltam assentos.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100769 | Lourval | 18 set 2005 04:06 | Em resposta a: #100760

Caro Pedro França,
Estou a procura de Maria de Jesus, minha tataravó. No óbito dela, consta que ela tinha cerca de 70 anos no ano de seu falecimento, 1945. Isso nos leva a 1875 o ano de seu nascimento. Ela era filha de Jose Antonio e Mariana de Jesus. Era casada com Antonio Ferreira. Consta ainda no óbito que ela era nascida em Coimbra. Qualquer informação de Maria de Jesus ou Antonio Ferreira seria muito bem vindo. Agradeço antecipadamente.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100793 | Correia74 | 18 set 2005 14:41 | Em resposta a: #100762

Caro Pedro França,

Uma vez mais, muito obrigada.

Um resto de bom fim de semana.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100794 | Pedro França | 18 set 2005 15:31 | Em resposta a: #100769

Caro Lourval:

Tudo seria muito mais fácil e acessível se me indicasse a freguesia de naturalidade de Maria de Jesus. Coimbra, zona urbana e zona rural, tem muitas freguesias, para não falar no concelho.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100803 | vitamina | 18 set 2005 16:19 | Em resposta a: #100762

Caro Pedro frança

Fiquei sem a certeza se reparou no meu pedido...

É sobre o meu 7º avô:
Manuel Luís que casou a 25.05.1724 em Celavisa com Joana Barata.
O Manuel é natural do Sarzedo, filho de Francisco João e de Ana Luís, moradores em Alvoeira, Mouronho.

Peço desculpa pela minha insistência.
Desde já agradeço a sua ajuda.
Os meus cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100809 | Lourval | 18 set 2005 16:33 | Em resposta a: #100794

Caro Pedro França:
Infelizmente as informações que te passei são as únicas que tenho desta minha tataravó. Dizem que minha madrinha, Palmira de Jesus, era prima dela mas alguns contestam. Palmira de Jesus nasceu em 8 de janeiro de 1900 em Senhora da Guia, do Avelar. Se elas eram de fato primas então a Mariana de Jesus, mãe da Maria de Jesus deve ser irmã da mãe ou do pai da Palmira de Jesus.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100828 | ANABESS | 18 set 2005 20:20 | Em resposta a: #100757

Caro Pedro

Desde já fico-lhe muitíssimo agradecido, a sua ajuda foi preciosa para as minhas investigações. Da Almira está a ser um problema. Enfim...
Já agora nas suas pesquisas se encontrar por acaso um Aloísio Augusto Ferreira de Seabra 1865(?) ficava-lhe muito agradecido.

Muito obrigado
os meus melhores cumprimentos
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100830 | LProjecto | 18 set 2005 21:32 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França,

Tenho um ascendente de nome: Innocêncio da Costa Gouveia, natural da Matriz de Redondo, filho de António da Costa Gouveia e Antónia Domingues, que entre 1740 e 1748 se formou em Medicina na Universidade de Coimbra.
Aproveito a sua generosidade, sem querer abusar dela, para lhe pedir que confirme estes dados e subtraia (caso não represente muito incómodo) mais alguma informação que, eventualmente, conste nos seus registos académicos.

Os meus sinceros agradecimentos.
Um abraço.
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100836 | Pedro França | 18 set 2005 22:23 | Em resposta a: #100828

Caro Pedro:

E encontrei sim, com a grafia Aloyzio, c.i. nº 172, Lº XLVII, 2ª série.
Era n.al de Pombal (hoje cidade de), aí baptº a 18.03.1823, fº de Manuel Ferreira da Mota e Silva e de D. Ana Felícia de Seabra e Sousa, de Coimbra.
Neto patº de Manuel António Ferreira e de Maria de Jesus, de Coimbra.
Neto matº de Dr. António Seabra da Mota e Silva e de D. Doroteia Bernardina de Sousa Lobo, assistentes na vila de Vila Flor.

Como transcrevi estes dados sem grande preocupação, não tenho a certeza se havia indicação da data de nascimento. Falta tb. confirmar-lhe a freguesia (da mitra) porquanto sei que Pombal tem mais que uma paróquia. O resto está correcto.
Aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100837 | Pedro França | 18 set 2005 22:25 | Em resposta a: #100830

Caro Luís:

Para a época apenas poderei confirmar-lhe a frequência na UC mas sem certidão de idade.
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100838 | Pedro França | 18 set 2005 22:29 | Em resposta a: #100803

Cara Alexandra:

Reparei sim. Esteja descansada que já transpus os dados para o meu livro de notas.
Aguarde-me aqui esta semana.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100841 | ANABESS | 18 set 2005 23:09 | Em resposta a: #100836

Caro Pedro

Agradeço-lhe mais uma vez a sua amabilidade.
Não se preocupe com esse Aloi(z)io, eu tenho-o identificado. Esse Aloizio é irmão do Alfredo Balduíno nascido em Bruges que o Pedro teve a amabilidade de procurar e enviar-me os dados.
O Aloísio que eu lhe pedi seria irmão do Pompeu e como tal filho do Alfredo Balduíno.
Tal como a Almira acho que vou ter problemas em localizar este Aloísio.
Um grande abraço
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100843 | Pedro França | 18 set 2005 23:45 | Em resposta a: #100841

Caro Pedro:

Vamos ver, não desanime. Certifique-se das coordenadas - nome e datas - para eu localizar essoutro Aloísio, pf..
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100866 | ANABESS | 19 set 2005 16:10 | Em resposta a: #100843

Caro Pedro

Só me restam duas cordenadas, Marinha Grande, de onde era natural Julia Carlota(a Mãe) e Porto onde ambos faleceram. Esgotaram-se Coimbra e AD de Aveiro.

Meu caro Pedro França fico-lhe tremendamente agradecido.
Em breve vou ter que ir ao AD de Vila Real se precisar de algo, disponha.

Um grande abraço
Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100869 | Correia74 | 19 set 2005 16:45 | Em resposta a: #100762

Caro Pedro França,

Voltando ao António. Será possivel ele ter nascido na Mega de S. Domingos/Alvares, de onde eram as avós (quer materna, quer paterna)? Pergunto isto porque no baptismo da sua filha Joana em 1821 não diz que ele daí seria natural mas aí residente. Apesar dos seus irmãos terem nascido em vale d'Armuinha, poderia ele ser o mais velho e ter nascido noutro local?

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100872 | jaboo | 19 set 2005 17:27 | Em resposta a: #100760

Caro Pedro Franca,

Devem estar ligados mais a Camara Eclesiastica de Lamego.
obrigado pela ajuda,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100879 | miguellabrego | 19 set 2005 18:31 | Em resposta a: #100866

Caro Pedro França,

Esperançosamente, você poderá ajudar-me para em alguma maneira.

Meu 8o bisavô era Custodio da Costa Pimentel (nasceu circa 1646 na Rua/Travessa das Beatas em Aveiro--filho do Juiz de Fora (de Ponte de Lima e Monção) ALEXANDRE DA COSTA (DE OLIVEIRA) e D. MADALENA PIMENTEL, naturais de Aveiro). Custodio casou-se com D. Maria de Figueiredo e Beja (natural de Carvalho, Penacova, Coimbra--filha de Ldo. Joao de Figueiredo, natural de Cordinha, Cantanhede e D. Maria dos Santos, natural de Carvalho, Cantanhede; morando em Carvalho).
Custodio e D. Maria viviam em Presa de Cima, Mira, Coimbra. O Ldo. Joao de Figueiredo estudou menor ordes em Coimbra em 1640. Os pais do Custodio,
Alexandre e Magdalena nacerem entre 1605 e 1615 na cidade de Aveiro, possivelmente na antiga área de São Miguel ou talvez Esgueira. O nome do pai de Alexandre era Manuel da Costa, também natural de Aveiro. Eu sei isto porque Alexandre estudou Canones no Universidade de Coimbra.
Alexandre casou-se com D. Magalena Pimentel, tambem natural da cidade de Aveiro, entre 1638 e 1646 na cidade de Aveiro, mais provavelmente na igreja do São Miguel.
Eles viveram no Rua das Beatas (que não mais existem) mas que é agora um travessa entre Rua Filho Cristo e Rua Capitão Sousa Pizarro.
Eu penso o nome actual da minha antepassada Madalena era Madalena da Silva Pimentel. Eu penso que ela talvez (provavelmente não) é filha de Bernardino Pimentel (filho de Antonio Pimentel, 4º marquês de Tavara e Isabel de Moscoso) Eu tambem penso que si é verdade, ela tinha uma irmã, Maria da Silva Pimentel que casou com Manuel de Magalhaes em Aveiro e um irmão(?), Vigario Manuel Gomes Pimentel de Claro.

Eu vim a uma extremidade inoperante em minha pesquisa com esta linha Pimentel.
Eu sou incapaz de encontrar o certificado de união para Alexander e Magdalena em Aveiro e está esperando alguma coisa sobre seus pais encontrados talvez em Coimbra preferivelmente. Também, eu estou esperando que alguma coisa esteja alistado sobre pais de Ldo. Joao de Figueiredo nos menores orderes dele na universidade.

Com acesso à universidade, há alguma maneira que você puder me ajudar?
Eu seria o mais grato.

MUITO MUITO Obrigado para qualquer informação...
Seu primo,
Miguel Labrego
4722 Osage Avenue
Philadelphia, PA 19143
USA
guinnesscub@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100896 | Pedro França | 19 set 2005 23:09 | Em resposta a: #100879

Caro Miguel:

Vamos ver o que posso fazer. Vou registar esta sua informação mas vai levar algum tempo a dar conta disto porque a minha disponibilidade este ano está mais limitada: governo obriga.
Já agora, um à-parte: Somos primos por que lado? Desculpe a minha sem-cerimónia.
Um abraço.
Aguarde-me aqui, 'tá?.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100898 | Pedro França | 19 set 2005 23:10 | Em resposta a: #100869

Cara Cláudia:

Hum! Hum? Vamos ver...
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100900 | Pedro França | 19 set 2005 23:12 | Em resposta a: #100866

Caro Pedro:

Vamos ver se há outro Aloísio, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100905 | miguellabrego | 20 set 2005 04:21 | Em resposta a: #100896

Meu caro Pedro,
Nós somos "primos" no sentido nacional compartilhado... desde que nós somos todas as filhos de Portugal.... Mas, eu sou certo que nós podemos ser primos de algum modo... tudo que nós necessitamos fazer deve encontrar a correta linha genealogia primeiro, eh? ;-)
Eu compreendo também suas outras obrigações. Esperarei toda a informação que você puder me fornecer.
Até esse tempo...
Com um abraço do seu primo Luso,
Miguel Labrego

P.S. De onde viverem seus antepassdos? qual distrito e freguesia em Portugal?

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100912 | Correia74 | 20 set 2005 09:51 | Em resposta a: #100898

Caro Pedro,

Não tenha pressa. Foi apenas uma situação que me ocorreu. Por aquilo que já tenho visto, antigamente, para além dos noivos casarem na freguesia da noiva, costumavam ir morara para lá. Ora, neste caso eles não moram em nenhum dos lugares origem das mães nem pais. Poderá ser uma situação possivel... Mais a mais que se encontram os baptismos de todos os seus irmãos (já em Vale d'Armuinha).

Obrigada por tudo.


Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100940 | ANABESS | 20 set 2005 16:55 | Em resposta a: #100900

Caro Pedro:

Chegou-me agora uma nova pista para o Aloísio em Cedofeita. No entanto se nas suas pesquisas encontrar algo mais sobre estes Seabras, fico-lhe muito agradecido.
Muito obrigado por tudo
grande abraço
Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#100946 | nuno27 | 20 set 2005 17:46 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França, espero que esteja tudo bem consigo.

Agradecia que procurasse a Habilitação do Pe. Manuel Gomes de Azevedo, que deve ter-se ordenado por volta de 1700. Não tenho a certeza da sua naturalidade, mas aponto para Tomar ou Ferreira do Zêzere.

Obrigado

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101143 | Pedro França | 22 set 2005 18:58 | Em resposta a: #100548

Cara Alexandra:

Então registe o seguinte:
- O Manuel Luís casou em Celavisa, como diz, a 25.05.1724/f. 17-17v., com Joana Barata.
Ele era fº de Francisco João e de Ana Luís, moradores em Alvoeira, fregª de Mouronho, no concº de Tábua.
Pesquisei em Mouronho e achei o baptº do Manuel, filho dos ditos, tal e qual, baptizado a 19.09.1700/f. 57. Achei mais uma filha, Ana, baptª a 15.03.1693/f. 28v..
Não tem de pensar no Sarzedo/Arganil. Não sei em quew se baseou para dizer que o Manuel foi baptº ou nasceu no Sarzedo; parece-me uma falsa pista.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101144 | Pedro França | 22 set 2005 19:05 | Em resposta a: #100653

Cara Isabel:

O acto de baptº deJoão Ferreira Taborda ainda não está no AUC mas na Conservatória do Regº Civil de Coimbra.
Pude localizar o assento de baptº de um irmão, António, baptº a 28.10.1894/f. 11v.-12, nº 19. Os pais e os avós são os que a Isabel refere, embora o avô patº não apareça como José Maria mas somente José Ferreira Taborda.
Maria Curata (e não Curate, ao tempo), era fª de João Rodrigues Costa e de Joaquina Curata, sabia?
O José F. T. e a Maria C. receberam-se no Ameal e eram daí naturais.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101146 | vitamina | 22 set 2005 19:34 | Em resposta a: #101143

Caro Pedro França

Muito obrigada por mais esta ajuda. Este Manuel Luís foi o 1º Alvoeiro.
O Sarzedo surge nos registos de casamento de 2 filhos dele, que dizem "... filho de Manuel Luís do Sarzedo e Joana Barata de Celavisa..." e "... filho de Manuel Luís Alvoeiro do lugar do Sarzedo e Joana Barata de Celavisa..." respectivamente, com os mesmos avós moradores em Alvoeira. Daí eu ter apostado no Sarzedo como naturalidade do Manuel. Possivelmente foi morador no Sarzedo. O importante é que o Pedro o encontrou.

Mais uma vez, muito obrigada pela ajuda.
Um abraço,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101159 | regueiras | 22 set 2005 21:58 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro:

Tendo em conta a sua actual disponibilidade, seria possível procurar nos AUC dados sobre o médico Manuel Fernandes Cruz, n. a 28/03/1875, filho de Maria da Conceição Cruz Fernandes e António José Fernandes?

Grata,

Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101175 | Pedro França | 22 set 2005 23:41 | Em resposta a: #101159

Cara (?) Regueiras:

Poderei ver-lhe isso só para meados da semana que vem. Dá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101176 | Pedro França | 22 set 2005 23:54 | Em resposta a: #100872

Caro João:

De acordo com a lista que me descarregou posso dizer o seguinte:
- Em Penela da Beira:
= Não localizei o Pe. M:el Simão Albano;
= Localizei o Dr. José da Fonseca (Aguiar), fº de José da Fonseca, o qual saiu bacharel formado em Cânones a 21.01.1757;
= António Ferreira de Mesquita e Melo, não encontrei ninguém para a época dada com esses apelidos todos;

- Em S. João da Pesq:ra:
= António Fernandes, um, que frequentou Teologia entre 30.10.1624 e 05.07.1628; foi tb. bacharel em Artes a 08.03.1623. Não tem a filiação no verbete.
= Paulo de Azevedo saiu bacharel formado em Cânones a 12.06.1611 e o Francisco de Azevedo saiu bacharel formado em Cânones a 31.05.1596 (alcançou a Suficiência a 20.06.1605). São filhos de Domingos Brás do Vale.
= Gaspar de Távora, filho de outro, saiu bacharel formado em Cânones a 26.01.1599.

E é o que posso dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101177 | Pedro França | 22 set 2005 23:56 | Em resposta a: #100837

Caro Luís:

Não localizei o Inocêncio da Costa/Gouveia.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101178 | Pedro França | 23 set 2005 00:01 | Em resposta a: #100946

Caro Nuno:

Não há habilitação sacerdotais para o Pe. M:el Gomes Azevedo.
Encontrei a sua passagem pela UC assinando Manuel Gomes, de Tomar, mas saído bacharel formado em Cânones a 08.03.1630. Será outro? O pai é Manuel Gomes.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

P.S.: Há um outro, de Tomar, como Manuel Gomes, cujo nome de pai não está lançado no verbete mas traz só frequência de Instituta a 01.10.1705.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101179 | Pedro França | 23 set 2005 00:04 | Em resposta a: #100830

Caro Luís:

Correcção a fazer:
Afinal há um Inocêncio da Costa Gouveia com passagem pela UC em Medicina mas só tenho matrículas: desde Instituta a 01.10.1742 e depois todo o 1º dia do mês de Outubro de 1743-47. Não encontrei os actos e graus.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101193 | jaboo | 23 set 2005 03:18 | Em resposta a: #101176

Caro Pedro França,

Uma vez mais, muito obrigado por tudo. Não sei como retribuir mas se um dia necessitar de alguma ajuda em paroquiais do distrito de Viseu (ou diocese de Lamego), tenho muitos microfilmes na FHC à minha disposição. No caso de eu ter o microfilme que lhe interessar, é so apitar ...

Um abraço,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101221 | ICurate | 23 set 2005 13:20 | Em resposta a: #101144

Caro Pedro França:
Agradeço-lhe muito as suas preciosas informações. Realmente não sabia o nome dos pais de Maria Curata nem tão pouco sabia da existência do irmão Antº (penso que terá morrido criança). Alguns destes nomes aparecem no site dos mórmons (nesse site aparece Curate!) mas não tinha conseguido estabelecer 1 ligação com o meu bisavô.
Agradeço de novo.
Cumprimentos
Isabel Curate

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101264 | LProjecto | 23 set 2005 18:50 | Em resposta a: #101179

Caro Pedro

Agradeço-lhe a amabilidade e a prontidão com se dispõe a atender aos nossos pedidos. É pura bondade e generosidade para com o próximo. O meu grande OBRIGADO!
Perdoe-me o desplante, mas tenho um outro caso bicudo para resolver que quero compartilhar consigo, mas que não carece de qualquer urgência na busca (leve o tempo que quiser e não o considere como prioritário nos seus generosos compromissos).
Trata-se de um meu ascendente de nome Manuel Dias, natural de S. Simão-Niza, filho de Manuel Dias e Maria Gonçalves (naturais de S. Simão - Niza) que casou a primeira vez em 1705 em Amieira do Tejo. É referido como licenciado, não existindo qualquer menção ao curso que frequentou ou à instituição que ministrou o curso. Pela data creio que Évora, Lisboa e Coimbra (partindo do pressuposto que cursou em Portugal, porque daquela zona Salamanca é um pulinho a cavalo, salvo seja) serão as hipóteses mais prováveis. Receio que a data do seu casamento seja a única referência que melhor sirva o cálculo da data em que se terá formado. Após pesquisas, já exclui a Univ. de Évora.
Apelo à sua ajuda, mas não quero com este propósito adensar mais o seu fardo.

Os meus sinceros agradecimentos!
Estou ao seu dispor para o ADÉvora.

Um abraço

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101272 | Filipe Reis | 23 set 2005 20:31 | Em resposta a: #101264

Caro Pedro frança

Existiu algum estudante da Universidade de Coimbra no ano de 1828 de nome José de Almeida, filho de Amâncio( de Almeida?), da vila de Condeixa?

E um Francisco de Assis e Matos, oficial de Imprensa da universidade na mesma época?

cumprimentos

Filipe Reis
Cascais

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101274 | cp | 23 set 2005 21:28 | Em resposta a: #101179

Caro Pedro França

Li algures num site que não recordo que no AUC haviam reunido e catalogado as Inquirições de genere de médicos e boticários estudantes da Universidade de Coimbra, pode confirmar-me esta informação?

Um abraço
Manuel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101281 | Pedro França | 23 set 2005 23:22 | Em resposta a: #101274

Caro Manuel:

Sim, é verdade, mas não posso dizer-lhe neste momento exacto qual o âmbito cronológico que abarca essa recolha. Só lá para 5ª Feira.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101283 | Pedro França | 23 set 2005 23:28 | Em resposta a: #101272

Caro Filipe:

Hum! Hum? É mais fácil localizar o licenciado do que o funcionário da Imprensa da UC, porque os estudantes desta estão organizados alfabeticamente pelo último apelido usado, em verbetes, ainda que não informatizados, mas o funcionário obrigava a que eu consultasse os livros de folhas de ordenados para o localizar e isso torna-se moroso. Para já posso saber do 1º caso lá para 5ª Feira.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101306 | nuno27 | 24 set 2005 09:38 | Em resposta a: #101178

Caro Pedro,
de novo muito obrigado.
Em principio não deverá ser esse que se formou em cânones em 1630.
Em relação ao que frequentou em 1705, acho que também não será, pois este Pe. Manuel Gomes de Azevedo, segundo o que consegui ver nas Chancelarias de Cristo anteontem, foi tesoureiro a partir de 12-07-1702 da Igreja de N. Sra. das Areias, conc. de Ferreira de Zêzere que à data era da prelazia de Tomar.

Se a sua ordenação não está em Coimbra, onde poderá estar?

Cumprimentos

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101345 | Filipe Reis | 24 set 2005 16:58 | Em resposta a: #101283

Caro Pedro França
Agradeço a sua rápida resposta.
Esteja à vontade. Não tenho pressa.
Um abraço
Filipe Reis
Cascais

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101350 | Filipe Reis | 24 set 2005 17:28 | Em resposta a: #101283

Caro Pedro França
Já que vai ver a listagem de apelidos de alunos da UC do ano lectivo de 1827/1828, agradeço que me veja os alunos de apelidos Fonseca e de Fontes. Espero que não sejam muitos.
Desculpe o abuso.
Um abraço

Filipe Reis
Cascais

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101351 | Pedro França | 24 set 2005 17:32 | Em resposta a: #101350

Caro Filipe:

Bem, eles podem não ser muitos para 1827/28 mas obriga-me a percorrer os verbetes todos de Fonsecas e de Fontes para localizar apenas os de 1827/28!
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101354 | Filipe Reis | 24 set 2005 17:55 | Em resposta a: #101351

Caro Pedro França
Acredito que seja moroso e por isso não quero que perca tempo com isso. Se me der uma indicação dos livros e dos nos. de páginas talvez eu possa pedir fotocópias dos verbetes dos apelidos Fontes e Fonseca. Interessa-me ver a filiação e a naturalidade.
Fico-lhe grato. Um abraço
Filipe Reis
Cascais

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101461 | cp | 26 set 2005 13:03 | Em resposta a: #101281

Caro Pedro

Muito obrigado pela sua sempre pronta resposta e disponibilidade.
Já agora se conseguir descobrir algo do meu Dr. José de Melo, que se formou em medicina a 25.05.1716, muito lhe agradeço.
Um abraço
Manel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101643 | FSA | 28 set 2005 17:33 | Em resposta a: #101175

Caro Pedro França.
Espero que esteja bem.
Cá estou mais uma vez a pedir-lhe uma ajuda:
Veja se me encontra o Dr. Nuno de Almeida, a estudar na U. de Coimbra. Viveu na primeira metade do Séc. XVI, Foi casado com D. Catarina Lopes de Segura, Provedor de Elvas e Portalegre, onde morreu.
Tenho-o como filho de Fernão Álvares de Almeida, Fidalgo da Casa Real, Aio de D. João I, Chanceler da Casa da Suplicação e Ministro, e de D. Catarina Gomes Maracote.

Muito grato, de novo.

Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101661 | Pedro França | 28 set 2005 21:28 | Em resposta a: #101643

Caro Fernando:

Eu poderia ver-lhe isso mas acho um desfasamento cronológico muito grande entre pai e filho: do séc. XIV-XV para o séc. XVI, recordando que a Univer:de foi transferida definitivamente para Coimbra em 1537.... Quer conferir os seus dados?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101720 | FSA | 29 set 2005 16:02 | Em resposta a: #101661

Caro Pedro.
Tem toda a razão confundi esse Fernão, Pai do Dr. Nuno de Almeida, com um outro homónimo esse sim Aio de D. João I e Pai de um outro Nuno, [Fernandes de Almeida]. Não podia, de facto, ser como escrevi. Mantenho tudo o resto.

Dr. Nuno de Almeida:
Viveu na primeira metade do Séc. XVI, foi casado com D. Catarina Lopes de Segura, Provedor de Elvas e Portalegre, onde morreu.
Tenho-o como filho de Fernão Álvares de Almeida, Fidalgo da Casa Real, Chanceler da Casa da Suplicação e Ministro, e de D. Catarina Gomes Maracote.

Espero que tenha estudado em Coimbra.

Muito grato, de novo.

Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101930 | Pedro França | 01 out 2005 23:06 | Em resposta a: #101720

Caro Fernando:

Tal como seria de esperar, não encontrei elementos que fossem ao encontro do que pretende saber por escapar ao âmbito cronológico do remanescente existente no AUC sobre estudantes da UC.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101931 | Pedro França | 01 out 2005 23:11 | Em resposta a: #101461

Caro Manel:

Está tudo como dantes: natural de Caldas de Aregos e filho de Luís de Melo Botelho.
Caldas de Aregos é para a fregª de Anreade, concº de Resende. Terá de recorrer ao ADPorto. Conhece aí alguém que o ajude?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101932 | Pedro França | 01 out 2005 23:14 | Em resposta a: #101354

Caro Filipe:

Para uma economia de esforços, tente este contacto, dirigindo-se ao Director do AUC:

auc@ci.uc.pt

Um abraço e boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#101937 | cp | 01 out 2005 23:47 | Em resposta a: #101931

Caro Pedro

Mais uma vez muito obrigado

Um abraço
Manel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#102086 | FSA | 03 out 2005 17:37 | Em resposta a: #101930

Caro Pedro França.

Uma pena. Fico-lhe muito grato e ao dispôr.

Um abraço.
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#102087 | Correia74 | 03 out 2005 17:51 | Em resposta a: #100898

Caro Pedro França,

Não tem pressa aquilo que lhe pedi. Mas não se esqueceu pois não? Se conseguir óptimo, se não paciência. Pedia-lhe só que assim que tivesse alguma novidade, positiva ou negativa, me informasse pois como queria pedir cópias aos AUC, poderia juntar mais esta.

Muito Obrigada.
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#102092 | Pedro França | 03 out 2005 19:05 | Em resposta a: #102087

Cara Cláudia:

Não está esquecido. Meteram-se de permeio outras pesquisas que se tornaram prioritárias. Esta semana, com o feriado na 4ª Feira, só me resta a 5ª Feira que já está por conta.
Vamos ver.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#102108 | Correia74 | 03 out 2005 20:32 | Em resposta a: #102092

Olá Pedro França, boa noite.

Tudo bem.
Obrigada.
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#102210 | miguellabrego | 04 out 2005 20:48 | Em resposta a: #100905

Meu caro Pedro,
Nós somos "primos" no sentido nacional compartilhado... desde que nós somos todas as filhos de Portugal.... Mas, eu sou certo que nós podemos ser primos de algum modo... tudo que nós necessitamos fazer deve encontrar a correta linha genealogia primeiro, eh? ;-)
Eu compreendo também suas outras obrigações. Esperarei toda a informação que você puder me fornecer.
Até esse tempo...
Com um abraço do seu primo Luso,
Miguel Labrego

P.S. De onde viverem seus antepassdos? qual distrito e freguesia em Portugal?

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#102258 | nuno27 | 05 out 2005 10:42 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França,
se pudesse ver a habilitação anterior ao ano de 1595 do Pe. Simão do Quintal.

Obrigado

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#102307 | Pedro França | 05 out 2005 23:28 | Em resposta a: #102258

Caro Nuno!

Hum! Hum? Ocorre que não há na Câmara Eclesiástica de Coimbra habilitações tão recuadas! Posso ver só por descargo de consciência mas vá contando desde já com uma decepção neste sentido.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#102308 | Pedro França | 05 out 2005 23:30 | Em resposta a: #102258

Caro Nuno!

Hum! Hum? Ocorre que não há na Câmara Eclesiástica de Coimbra habilitações tão recuadas! Posso ver só por descargo de consciência mas vá contando desde já com uma decepção neste sentido.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#102390 | R.Miguel Nunes | 06 out 2005 23:02 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França,

Esperando não o estar a maçar com mais um pedido, solicitava a V. Exª. que me localizasse, se possivel, informações acerca do advogado José Alberto de Sousa Couto, que cursou Direito, ao que julgo saber em Coimbra algures entre 1875-1886.

Atenciosamente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#102427 | Pedro França | 07 out 2005 11:05 | Em resposta a: #102390

Caro Miguel:

Vou ver o que posso encontrar mas...só lápara 4ª, 5ª Feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#102475 | R.Miguel Nunes | 07 out 2005 21:12 | Em resposta a: #102427

Caro Pedro França,

Agradeço a sua disponibilidade.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#102809 | flordealecrim | 12 out 2005 12:12 | Em resposta a: #102086

Caro Pedro França

Na impossibilidade de me deslocar a Coimbra, mais uma vez vou recorrer a si para me ajudar nesse Arquivo.
Espero não estar a abusar da sua boa vontade.

Procuro dados sobre Luís Bernardo Tadeu de Carvalho * Rabaçal , casou em 30.08.1803 na Redinha.

Filho de Luís Jorge * Rabaçal e de Maria Vitória Inácia da Nazaré*14/08/1748 na Redinha.

Luís Jorge filho de Estanislau Jorge e de Angélica Maria, ambos do Rabaçal.
(Se me encontrar este casamento, agradecia)

Todos os dados referentes a estes meus ascendentes do Rabaçal são bem vindos)

Os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

Pedido para Góis

#102825 | agp | 12 out 2005 17:00 | Em resposta a: #99529

Caro Primo

Venho pedir-lhe mais um favor, desta vez para Góis: o nascimento de Manuel, filho de António Duarte e de Domingas Dias.
Este Manuel casou 2ª vez, em Abrantes, em 1629. Como os baptismos de Góis começam em 1595 o assento do Manuel, se lá estiver, só poderá ser um dos primeiros.
Cumprimentos da Rosalina.
Um abraço.
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#102966 | Filipe Reis | 14 out 2005 19:29 | Em resposta a: #101272

Caro Pedro França
volto a pedir a sua ajuda neste pedido.
Um abraço
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para Góis

#102998 | Pedro França | 15 out 2005 00:00 | Em resposta a: #102825

Caro Primo:

Percorri os baptismos de Góis como me pediu mas eles não começam em 1595 mas sim em 1597.
Encontrei apenas os baptismos de Catarina (20.03.1599/f. 25) e de Ana (21.08.1601/f. 42v.). Não consegui localizar mais nenhum depois disso, até 1610.
Creio que o Manuel terá nascido antes de 1597.
Um abraço.
Lembranças à Prima Rosalina.
Sempre,
Pedro França

P.S. Primo António, uma pergunta: tem alguma coisa sobre Dias Falcões do Sardoal, ou Machados do Souto/Abrantes? Eu tenho ascendentes desses.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103000 | Pedro França | 15 out 2005 00:15 | Em resposta a: #102809

Cara Isabel:

Localizei o processo de ordenação do Luís Bernardo de Carvalho, juntamente com o de seu irmão Inácio Xavier de Carvalho (ano de 1794, Rabaçal, cxª 567). Foi mais fácil assim.
O luís foi baptº no Rabaçal a 10.11.1782/f. 90v. e o Inácio a 23.04.1780/f. 81v..
Ambos eram filhos de Luís Jorge, do Rabaçal, e de Maria Vitória Inácia da Nazaré, da Redinha.
O Luís Jorge foi baptº a 26.12.1728/f. 21, no Rabaçal.
A Maria Vitória foi baptª a 25.08.1748/f. 109v., nascida a 14, na Redinha.
O Luís era filho de Estanislau Jorge, das Degracias, e de Angélica Maria, do Rabaçal.
A Maria Vitória era filha de José Martins de Carvalho, da Redinha, onde foi escrivão da Câmara (aí baptº em Abril ou Agosto (só se via o "A" do mês) de 1708, filho de Domingos Carvalho e de Sebastiana Martins ou Gaspar), e de Catarina Josefa, do Rabaçal (filha de Manuel Martins e de Catarina Rodrigues).
José Martins de Carvalho casou com Catarina Josefa a 11.04.1735/f. 45v., no Rabaçal, sendo parentes em 3º grau de consanguinidade.
Não há mais dados sobre os ascendentes do Luís Jorge porque se remeteu para as habilitações De Genere tiradas para o processo do irmão deste, o Pe. Diogo José, cura que foi no Rabaçal, processo esse datado de 1736 (cxª 366).
Para já e por falta de tempo, é tudo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103028 | nuno27 | 15 out 2005 11:30 | Em resposta a: #102308

Caro Pedro, espero que esteja tudo bem consigo.

Como ainda não me disse nada sobre o Pe. Simão do Quintal, deduzo que não tenha encontrado o processo.
Não obstante, agradeço-lhe mais uma vez o trabalho que teve.

Abraço

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103031 | Pedro França | 15 out 2005 12:29 | Em resposta a: #102966

Caro Filipe:

Diga-me se resultou ou não aquele contacto que eu lhe dei que é o contacto oficial do AUC, e se não, porque é que não resultou.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

P.S.: em caso de negativa terei de apelar para o meu contacto pessoal

pedrofrancapin@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para Góis

#103061 | agp | 15 out 2005 16:53 | Em resposta a: #102998

Caro Primo

Muito obrigado pela resposta e pela sua permanente disponibilidade em atender os nossos pedidos para o AUC.
Dos nomes que refere não tenho quaisquer dados. Mas precisa de alguma ajuda no ANTT?

Cumprimentos meus e da Rosalina.
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103088 | OCR | 15 out 2005 22:13 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França,

Venho também abusar da sua boa vontade e tentar a minha sorte, apesar de dados pouco concretos relativamente a datas.

Pretendia saber dados sobre a ascendência de:

- Adelaide Júlia da Cruz Ferreira nascida em S. Bartolomeu da cidade de Coimbra, algures entre 1850 e 1860, casou também em S. Bartolomeu com José de Andrade Corvo em data que desconheço e tiveram uma filha, Branca Albertina de Andrade Corvo nascida também em S. Bartolomeu por volta de 1880/84.

Desde já agradecido,

Octávio Cerqueira Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103091 | Pedro França | 15 out 2005 23:07 | Em resposta a: #103088

Caro Octávio:

Se tem a certeza da freguesia, esse será um bom desafio mau grado as datas.
Vou ver-lhe isso, em princípio, para a semana, lá para 5ª Feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103107 | Sobral | 16 out 2005 09:41 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França

Abusando da boa vontade faço-lhe um pedido de informação cuja concretização não é urgente, mas pode abrir pistas sobre os Serras da Covilhã e arredores.
Padres da Covilhã que poderão ter frequentado a UC:
- Dr. Manuel Ferreira (ou Fernandes), que foi vigário geral do bisp. Guarda antes de 1600
- Ldº Pe. Francisco Serra, já era Pe. em 1602.

Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103108 | RCR | 16 out 2005 10:20 | Em resposta a: #99877

Caro Pedro

Venho fazer dois novos pedidos, para quando tiver tempo.

Gostaria de localizar o casamento de Manuel Rodrigues Carvalheiro(a) e Joana(Joaquina) Teixeira. Penso que tenham casado em Arazede, entre 1795 e 1800. Espero que no assento figure a fregª da naturalidade de Manuel Rodrigues Carvalheiro e não apenas o lugar (Barrins).

O segundo pedido é um pouco mais complicado: Tenho um Ventura da Silva, que casa em Sesimbra em 1736 e é natural da freguesia de Santa Marinha, Coimbra Filho de António Francisco da Silva e de Francisca João. Deverá ter nascido por volta de 1708. Não sei que freguesia seria, não encontro nenhuma Santa Marinha em Coimbra. A única hipótese que ponho é de se tratar da fregª de Santa Marinha, concelho de Seia, mas não sei se pertencia na altura a Coimbra. Nesse caso o assento estará no AD Guarda?

Muito obrigada. Se precisar de algo na TT, disponha.
Um abraço,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103176 | flordealecrim | 17 out 2005 11:50 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França

Fico-lhe muitíssimo agradecida, a sua ajuda foi muiti importante para as minhas pesquisas. Como sempre é muito atencioso.

Um abraço

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103463 | Lourval | 20 out 2005 03:12 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França,

Estou procurando meu trisavô Júlio Teixeira em Coimbra. Ele teria nascido em torno de 1860. Gostaria de fazer uma única tentativa na Freguesia de Sé Nova. Ele era filho de José Teixeira e Cândida Luiza. Ele também era casado com Ana Luiza Esteves. Ana Luiza Esteves era filha de Firmino Esteves e Maria d´Assumpção. Talvez Ana Luiza tenha nascido um pouco depois, isto é, em 1865.

Agradeço qualquer notícia.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103536 | Pedro França | 20 out 2005 23:01 | Em resposta a: #103463

Caro Lourval:

Vamos ver se consigo ver-lhe isso para a semana que vem, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103537 | Pedro França | 20 out 2005 23:04 | Em resposta a: #103107

Caro Gabriel:

Não consegui localizar-lhe os nomes pretendidos. Pior, para o Pe. Manuel Ferreira ou Fernandes, será preciso saber ou a naturalidade ou a filiação porque há vários homónimos. Mas, para Francisco Serra não há nada mesmo, a menos que o verbete esteja fora do lugar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103538 | Pedro França | 20 out 2005 23:08 | Em resposta a: #103088

Caro Octávio:

Afinal a pesquisa deu em nada porque não tenho o nome dos pais da Adelaide Júlia. Pior, encontrei exactamente, para S. Bartolomeu e anos sessenta do séc. XIX uma Adelaide Júlia mas da família Costa Braga e nada de Cruz Ferreira.
Não encontrei para o intervalo que me deu nenhuma Branca.
Quer reformular o seu pedido?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103573 | miguellabrego | 21 out 2005 17:43 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França,

Abusando da boa vontade faço-lhe um pedido de informação cuja concretização não é urgente, mas pode abrir pistas:

Padres da Cordinhã e Sardoura, Aveiro que poderão ter frequentado a UC:

- Padre Manuel Reimao de Aguiar, que nasceu circa de 1700 no Quinta de Casal Perro em Sardoura, Castelo de Paiva. Era o 'Padre Cura' da igreja de Sao Martinho de Sardoura antes de 1741. Eu não sei quem seus pais eram. Padre Manuel teve um relacionamento com uma Maria da Silva, naturalmente do Villa Verde, Sardoura, Castelo de Paiva. Teve um filho, Manuel Reimao, que nasceu antes de 1721 em Sardoura. Ele casou-se com Maria Nunes (ella nasceu em 27 setembro 1722, filha do Paschoal da Costa, natural de Sobrado, e Maria Nunes, natural de Sardoura), em 31 agosto 1741.

- Ldº Joao de Figueiredo, natural de Cordinhã, Cantanhede, andou na Universidade em 1720 e com D. Maria dos Santos, natural de Carvalho, teve uma filha, D. Maria de Figueiredo e Beja.

Qual quer informação sobre seus antepassados seria optimal!

Com os melhores cumprimentos,
Miguel Labrego
MiguelL@admissions.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103602 | Sobral | 22 out 2005 14:44 | Em resposta a: #103537

Caro Pedro França

Em todo o caso o meu Bem Haja pela disponibilidade na pesquisa feita.
Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para Góis

#103631 | Pedro França | 23 out 2005 14:53 | Em resposta a: #103061

Caro Primo:

Já tinha notado a sua mensagem de resposta mas não tinha os meus apontamentos à mão para lhe dar dados mais concretos sobre os Falcões.
É só terminar por casa uns afazeres de escola e voltarei aqui para lhe dizer algo mais e o primo estará à vontade para avaliar a sua disponibilidade.
Um abraço e lembranças à Prima Rosalina.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Abrantes

#103637 | agp | 23 out 2005 16:21 | Em resposta a: #103631

Caro Primo

Mande-me "Sempre" o que precisar.

Um abraço.

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#103665 | Pedro França | 23 out 2005 23:33 | Em resposta a: #103637

Caro Primo:

Lá localizei o meu caderno de notas e a questão é a seguinte:
- Nos meus ascendentes há Machados. Minha mãe vai a esse apelido de meu avô materno, dos França Machado, que vêm do Gavião, mas eu só fico pelo França. Aliás, meu avô materno vem aqui no Genea porque minha tia mais velha - Maria Manuel Alves Arega da França Machado - casou com um Almada Burguete. Veja-se em:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=128837

O site está incompleto: faltam meu tio Henrique Manuel, minha tia Josefina e minha mãe Ilda de Jesus, de acordo com a ordem dos nascimentos. Todos vivos graças a Deus.
Mas, voltando ao ponto em que fiquei, descobri que venho de um João Machado, do Souto/Abrantes, que casou 4ª vez em 24.01.1689/f. 34-34v. com Joana Cordeira, do Sardoal. Creio que o casamento foi mesmo no Sardoal.
A 1º mulher de João Machado, Margarida Fernandes, era do Souto, parentes em 4º grau de consanguinidade e casados a 10.04.1670/f. 117v..
Por esta data fiquei a saber que o João Machado era filho de Manuel Fernandes Morgado e de Maria Machada. No 4º casamento dele e posto que era viúvo, os pais não são mencionados no assento respectivo.
Já quanto a Joana Cordeira, do Sardoal, soube que era filha de Manuel Dias Falcão e de Maria Machada.
Infelizmente, por falta de tempo, não pude ir mais atrás, tanto no Souto para os Machados, como no Sardoal para os Falcões.
Não sei se o Primo está "para aí virado". Fique à vontade. São os dados mais recuados que tenho a este respeito.
Um abraço e lembranças à Prima Rosalina.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103707 | manelsp | 24 out 2005 14:29 | Em resposta a: #103000

Caro Pedro França,
é quase com algum remorso que lhe peço ajuda, uma vez que há tempos vejo que é das pessoas mais altruistas que por aqui andam - bem haja por isso - e que, por isso mesmo, tem imenso trabalho. Assim, tomo a liberdade de lhe pedir o favor de, caso lhe seja possível, localizar as informações que possa haver acerca de Agostinho José Freire, que n.Évora 28.8.1780,e m.em Lisboa a 4.11.1836, foi ministro de D. Pedro IV e de D. Maria II, e estudou em coimbra onde se bacharelou em Matemática, em 1807 ou 1089. Não tenho muitas informações, e gostaria de saber o que por aí se possa encontrar.
Desde já lhe agradeço por tudo.
com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#103709 | agp | 24 out 2005 15:12 | Em resposta a: #103665

Caro Primo

Iremos a Lisboa num dos fins de semana de Novembro (talvez 11 a 13). Eu irei ver o Souto e a Rosalina o Sardoal. Esta divisão de tarefas ocorre porque a Rosalina tem um ramo em pesquisa precisamente no Sardoal.
No Souto não há hipótese de encontrar o nascimento do João Machado (casou 1ª vez em 1670 e os baptismos só começam em 1662) mas o casamento dos pais deve estar registado (casamentos começam em 1626). No Sardoal deve dar para encontrar o nascimento da Joana e o casamento dos pais.

O processo de dispensa de consanguinidade do João Machado com a Margarida Fernandes deve estar num dos maços da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco (CECB). Mas encontrar cada processo não é nada fácil já que estes, infelizmente, não estão catalogados na Torre do Tombo. Contudo, há muito trabalho feito pelos confrades Manuel Rolão e Carlos Machado na inventariação desses processos. E sendo assim, de lista que me foi fornecida pelo Carlos Machado, sei que no Maço 1895 (ordenações) o processo nº 183 diz respeito a Clemente Machado, do Souto, filho dos seus João Machado e Joana Cordeira. No processo, de 1716, constam os avós do Clemente: Manuel Fernandes Morgado e Maria Machada, do Souto, e Manuel Dias Falcão e, atenção, Maria Cordeira, do Sardoal. A sua Joana Cordeira será, portanto, filha de Maria Machada ou Cordeira.
Afinal, sempre tinha qualquer coisa dos seus Machados. Peço desculpa por não ter visto isso antes. Nem sempre me lembro de ver as listas da CECB ...

Abraços
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#103726 | Pedro França | 24 out 2005 19:45 | Em resposta a: #103709

Caro Primo:

O Primo é mesmo um achado. Não me passaria pela cabeça recorrer à CECB. Também, a minha área geográfica não cabe na jurisdição daquela e falta-me o tempo para ir a Lisboa e agora mais do que nunca.
Já agora, será possível ficar com a cota do Clemente Machado? Ele enveredou pelo sacerdócio? Ele teve então uma irmã, Luísa Machada, do Souto, cuja data de baptismo desconheço ainda, que casou não sei quando nem onde, com Manuel Dias Ruivo, do Casal da Serra, Penhascoso/Monção.
Este era filho de Manuel Dias e de Isabel Lourenço, recebidos a 17.08.1681/f. 89, creio que para o mesmo Penhascoso. Manuel Dias era filho de Pedro Dias Ruivo e de Maria Dias; Isabel Lourenço era filha de Simão Lourenço e de Margarida Dias, todos apontados como sendo do tal Casal da Serra.
De Luísa Machada e Manuel Dias Ruivo nasceu Manuel Machado Cordeiro, do dito Casal da Serra, baptizado a 18.10.1733, nascido a 11.10.1733/f. 36. Este é meu antepassado directo, dos tais que depois vão para o Gavião.
No entanto, tenho uma data de baptismo para o João Machado, do Souto, que é a de 24.02.1647, tendo ele nascido a 11.02.1647/f. 107; portanto, à data do 1º casamento com Margarida Fernandes ele teria 23 anos. Quer confirmar-me as datas de baptismo no Souto? Não será algum livro de mistos?
Posso ainda dizer que o 2º casamento de João Machado deu-se a 18.07.1672/f. 268v., no Sardoal, com Ana Rodrigues, da Aldeia dos Andréus.
O 3º casamento de João Machado foi com Leonor Fernandes, do Souto, talvez irmã da Margarida Fernandes, 1ª mulher. Não tenho data deste outro casamento nem filiação desta Leonor mas os pais da 1ª mulher eram Pedro João e Isabel Dias.

E pronto, não o maço mais. Se tiver alguma dúvida mande sempre.
Um abraço e lembranças à Prima Rosalina.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103727 | Pedro França | 24 out 2005 19:49 | Em resposta a: #103707

Caro Manuel:

Vou tentar fazer uma forcinha para lhe ver isso, lá para 5ª Feira, 'tá?
Um abraço e aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103729 | manelsp | 24 out 2005 19:56 | Em resposta a: #103727

Caro Pedro
muito obrigado pela sua disponibilidade. Aguardo com certeza.
com os melhores cumprimentos
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#103741 | agp | 24 out 2005 23:11 | Em resposta a: #103726

Caro Primo

Do Clemente Machado só sei o que transmiti na mensagem anterior. Nunca consultei o seu processo cuja cota é a que indiquei: maço 1895 da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco. No ANTT em Lisboa os documentos da CECB vão à sala de leitura por maços e é naquele maço que se encontra o processo em referência.

Estive a ver com atenção os vários nomes que refere na mensagem anterior mas não tenho nada, em concreto, sobre cada um deles. Mas os apelidos Fernandes do Souto e Lourenço do Casal da Serra são-nos familiares. A Rosalina descende de Tomé Luís e de Isabel Fernandes ambos do Souto, onde casaram em 26.11.1651, filhos respectivamente de Jorge Luís cc Antónia Brás e de Belchior Dias cc Maria Fernandes. E descende ainda de Ana Lourenço, do Casal da Serra, de Penhascoso, que casou com Manuel Dias Digalves, do lugar da Presa, da freguesia de Alcaravela, antes de 1691, casamento este que não conseguimos localizar. É bem provável que andem por aqui mais umas ligações entre Fernandes e/ou Lourenços!

Quanto às datas dos paroquiais do Souto eu tenho nos meus papéis que os baptismos começam em 1662 e os casamentos em 1626. Como encontrou um baptismo em 1647 terei de rever as datas dos baptismos. Vou ver isso na fonte original, isto é, nos paroquiais.

Quando tiver novidades apareço por aqui.

Abraços desde a sua Terra Natal.
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#103743 | ajrei | 25 out 2005 00:44 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França,

Sou novo no Forum e é a primeira vez que me dirijo directamente a um confrade para lhe fazer um pedido. Vivo no Alentejo, mas tenho algumas das minhas origens em Góis.
Como me é difícil neste momento deslocar-me a Coimbra só para consultar o Arquivo Distrital, queria pedir-lhe, caso possa, o seguinte:
- se me consegui localizar no Arquivo o perfilhamento de António Francisco Barata, que terá ocorrido em Góis, entre Fevereiro de 1836 e Dezembro de 1848.
Desculpe não poder ser mais preciso na data, sendo um período tão longo.
Caso consiga alguma informação, ficar-lhe-ei muito agradecido.
Agradeço-lhe desde já a sua atenção, seja qual for a sua decisão.

Com os melhores cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104067 | josécyr | 29 out 2005 01:22 | Em resposta a: #103727

Caro Confrade Pedro França,
Sem o querer importunar e por duvidar que a minha primeira mensagem lhe tenha chegado, pergunto-lhe se me pode ajudar a encontrar alguns dados sobre a seguinte pessoa:
Licenciado SEBASTIÃO BARBOSA RAPOSO, referido com sendo de Quelfes, Faro, nascido "circa" de 1650/60. Casa cerca de 1680/90 com Juliana Palermo de Faria, creio que em Quelfes/Faro.
Nada mais sei acrescentar sobre ele, pois o Padre na menciona nada mais, no casamento de sua filha, Antónia Palermo de Faria, casada em S. Pedro, Faro, com António Pinheiro de Faria, em 08-06-1716.
Desde já agradeço a sua ajuda.
Ao seu dispor também,
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104072 | aeiou2 | 29 out 2005 08:09 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França,

Preciso que me faça um grande favor.

Na Grande Enciclopédia Luso Brasileira vem como data de nascimento para

Martinho de Melo e Castro *Lisboa, 11.11.1716, sendo filho de Francisco de Melo e Castro.

"Cursou Direito Pontifício Na U.C.saindo bacharel" isto por volta de 1750,pois primeiro estivera na "U.Évora,CJS,onde estudou Filosofia onde obteve o grau de bacharel ainda muito novo"

Dentro do seu horário, de horas lectivas e não lectivas, e para desconhecimento de muitos foi sempre assim, só que não convinha implementar pois os segundos e até terceiros empregos polulavam, além de que havia muito SENHOR PROFESSOR com serviços moderados que não punham os pézinhos nas escolas, e isto durante anos....sabe, andei 38 anos nessas lides e até no último ano que trabalhei fiz as 35 horas,com 20 horas presenciais (passando o meu cartão informatizado, sem direito a 2º toque), e 15 de trabalho de projecto .

E quando ainda dava aulas nunca ninguém me pagou as horas de "feitura "dos horários e as respectivas requisisões de Srs Profs.,que fiz com uma bela equipa de mais dois colegas,durante anos, e não havia computadores.E nnca tive dois professores para o mesmo horário e muito menos horários para os chamados mini-concursos
Horas que passei no CD, sem ser remunerado,of corse. Já não falando nas infindáveis reuniões a "partir pedra", mas que eram obrigatórias e que se lidas essas actas hão-de perguntar o que se teria apurado e o que se teria realizado, mesmo.

E hoje do que tenho muitas SAUDADES e só passou ano e meio da minha aposentação, é dos Srs Alunos, das aulas, das visitas de estudo / aulas que realizava, das aulas nos laboratórios, dos trabalhos de projecto que tive de acompanhar e onde aprendi muito com os alunos.

Para isso valeu a pena, mas dos Srs. Profs.,em geral "Faz favor " (expressão muito usada pelos Laurentinos ).
Há como sempre excepcções, grandes profissionais com quem tive o grato prazer de me cruzar, de com eles ter trabalhado, mas vão rareando

Por isso caro colega ( não será o seu caso ) desculpe o meu desabafo, mas há muitos Srs Profs., que não querem, ou não sabem, exercer a sua profissão em pleno e é "dar "as aulas e ala que se faz tarde, para a outra tarefa, pois ali o ordenado já está no papo e o outro patrão "manda para a rua se não trabalhar, se se chegar sempre ao "segundo toque", se se sair antes da hora, se se faz cera...)

Grata pela compreensão.

Desde já agradeço as sua preciosas informações

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104085 | 2570 | 29 out 2005 19:04 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França
Agradecia que informa-se onde se encontram (no caso de existirem), os arquivos ods expostos na roda de coimbra.
Obrigado
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104089 | Pedro França | 29 out 2005 20:07 | Em resposta a: #104085

Caro Martins:

Encontram-se muitos expostos nos registos paroquiais das igrejas de S. João de Santa Cruz, e de S. Tiago, só para mencionar estas.
Por sinal, é temática que nunca estudei em particular mas eles lá estão e é um dó ver tais assentos porque é frequente serem baptizados na mesma altura e no mesmo assento "às carradas"!
É aquilo, que eu costumo dizer, que releva da miséria social.
É possível que outras paróquias como S. Bartolomeu, na baixa da cidade, também, tenham os seus expostos. É uma questão de dar uma olhadela nos livros, pessoalmente e fazer uma ideia.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104091 | Pedro França | 29 out 2005 20:10 | Em resposta a: #104067

Caro José:

Já andei de facto, de volta desse nome mas nada encontrei nos verbetes como Barbosa nem como Raposo para o lugar e época pretendidos. Só se estiver deslocado. Ter-se-á formado numa Univ:de de Espanha?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104092 | Pedro França | 29 out 2005 20:27 | Em resposta a: #103729

Caro Manel:

Encontrei o seguinte:
- Certidão de idade de Agostinho Freire (tal e qual) - nº 65, Lº I, 1ª série (1772-1833), no AUC.
Foi baptº na Sé Catedral da cidade de Évora "e tem notícia de que talvez o assento de seu baptismo se lavrou e abriu declarando o suplicante por filho de pais incógnitos porque o capitão Agostinho José Freire, seu ilegítimo pai e então administrador dos tabacos na dita cidade e sua mãe D. Joana Rosa, ama do mesmo capitão e que vivia com ele de porta para dentro, só alguns anos depois declarara por seu filho o suplicante em a cidade de Leiria/Lisboa (?; a palavra está abreviada) aonde vive com sua mãe e porque tem necessidade de certidão com o teor do assento do seu baptismo na forma em que se achar no livro...

O baptismo está assente nos livros findos da Sé de Évora a folha 156v., para a data de 02.09.1780. Deu-se-lhe o nome de Agostinho, fº de pais ocultos. Padrinho o Pe. Nicolau Monteiro da Costa que fez o respectivo termo.

Mais posso dizer que à data da certidão de idade, o Agostinho tinha sido baptizado 14 anos antes.
O verbete que existe é o das matrículas: tem-nas para Matemática (07.10.1802; 10.1803; 10.1804) e Filosofia (7.10.1802; 06.10.1803; 05.10.1804; 19.10.1805).
E é o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#104101 | Pedro França | 29 out 2005 22:49 | Em resposta a: #103741

Caro Primo:

Desejo-lhe todo o sucesso possível.
Só agora estou a fazer "downloads" porque tive de pôr mais memória no meu pc..
Fico a aguardar por notícias suas.
Um abraço e lembranças à Prima Rosalina.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104103 | 2570 | 29 out 2005 23:02 | Em resposta a: #104089

Obrigado pelas informações, que me serão úteis no futuro, e um muito obrigado pela disponibilidade e ajudas dispensadas naste fórum.
É realmente inescedível a forma como se presta a ajudar quem como eu necessita de informações genealógicas.
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104104 | Pedro França | 29 out 2005 23:03 | Em resposta a: #103108

Cara Rita:

Manuel Rodrigues Carvalheiro e Joana Teixeira receberam-se em Arazede a 22.05.1782/f. 116v..
Ele era fº de outro do mesmo nome e de Antónia Maria, do Casal dos Barrins, antes da fregª de S. João da Quintã, hoje fregª da Tocha (orago S. João Baptista), concº de Cantanhede. Ela era fª de Francisco Teixeira e Mariana Francisca, do Casal dos Bizarros (tb. Pisarros, hoje), fregª de Arazede/M:or-o-Velho.
E é tudo. O seu antepassado deve ter sido dos últimos filhos do casal Manuel Rodrigues Carvalheiro e Joana Teixeira.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104120 | RCR | 30 out 2005 08:33 | Em resposta a: #104104

Caro Pedro
Muito obrigada. Deve ter tido bastante trabalho, a data do casamento é bastante anterior à que supunha.
Mais uma vez, se precisar de algo na TT, disponha sempre.
Um abraço,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104150 | LSV | 30 out 2005 21:01 | Em resposta a: #104091

Caro Pedro França

Cá venho eu mais uma vez com um pedido.
Poderia procurar nas inquirições de génere de Coimbra de um padre de cujo nome apenas sei ser Magalhães Porto. A habilitação de verá ser do séc. XVIII, meados e talvez para os finais, já que um sobrinho dele nasceu em 1793. ora como os pais dele tinham os dois de apelido Silveira, não sei se não poderá também aparecer como Silveira Porto ou Silveira Magalhães... Eles (os pais do dito sobrinho, bem como o dito sobrinho) eram de Sousal (Alentejo) mas a inquirição dele não está em Évora nem a encontro em Lisboa.

Um abraço e antecipadamente, mais uma vez, agradecido

Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104159 | Pedro França | 30 out 2005 22:46 | Em resposta a: #104150

Caro Luís:

Tudo bem. Registei o seu pedido.
Agora, só lá mais para meados da semana que vem, 'tá?
Um abraço e aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#104165 | Pedro França | 30 out 2005 23:09 | Em resposta a: #103709

Caro Primo:

Uma rectificação: revi os meus apontamentos e notei que de facto, o Manuel Dias Falcão era casado com Maria Cordeira. Bate tudo certo.
Um abraço para si e para a Prima Rosalina.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#104167 | agp | 30 out 2005 23:50 | Em resposta a: #104165

Caro Primo

Tudo indica que iremos mesmo a Lisboa nos dias 11 e 12 de Novembro. Esperamos trazer-lhe boas notícias.

Um abraço
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104169 | manelsp | 31 out 2005 00:39 | Em resposta a: #104092

Caro Pedro França
obrigadíssimo pelos resultados. Bem haja.
com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104174 | aeiou2 | 31 out 2005 08:26 | Em resposta a: #99529

Ex.mo Senhor Dr.Pedro França,

Venho pedir-lhe se sff e quando o conseguir, devido ao seu sobregarregado horário laboral, se nos dá informações sobre o bacharel em Direito Pontifício U.C..Deve ter sido por volta de 1737 / 1740 ? pois nasceu em 1716 mas muito novo saíu bacharel em Filosofia U.Évora,*Lisboa,11.11.1716, m.24.3.1795,sendo filho de Francisco de Melo e Castro.

Desde já agrdeço em nome da cidade Brasileira que ostenta o seu nome e está preparando uma grande homenagem.

Bem haja

Maria

PS Postei uma outra mensagem que pelos vistos sofreu o risco azul

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104247 | 2570 | 31 out 2005 22:41 | Em resposta a: #99529

No seguimento da ajuda que me prestou anteriormente, agradeço desde já as informações que me consiga fornecer sobre:
-JOSÉ DOS SANTOS MARTINHO, natural da F. Da foz, filho de: MARTINHO DOS SANTOS E MARIA MARICATA;
-MARIA JOANA GÁZIA; natural de F. da foz, e filha de: SALVADOR BROSQUE E MARIA GÁZIA.
Obrigado
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104251 | Pedro França | 31 out 2005 23:13 | Em resposta a: #104247

Caro Martins:

Vou tentar ver-lhe isso. No entanto, faço saber que, para uma genealogia mais aprofundada, deverá contactar-me para este e-mail:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Aguarde-me aqui por esta semana, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104339 | josécyr | 02 nov 2005 08:35 | Em resposta a: #104091

Caro Pedro França,
Confesso que não tenho a mais pequena ideia. Pode dar-me algumas dicas para ver se recolho mais alguma informação sobre ele?.
Poderá ser o caso de se ter formado em Espanha, mas onde????.
Cumprimentos e obrigado mais uma vez.
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104364 | josécyr | 02 nov 2005 14:53 | Em resposta a: #104091

Caro Pedro França,
Após a minha mensagem de hoje de manhã, fiquei a pensar no facto de poder haver um erro meu no calculo da época de nascimento da pessoa em questão. Nada me nos impede de conjecturar que ele fosse mais velho do que eu suponho e como tal haver nascido, não em 1650/60, mas antes desta data, e como tal poder esta deslocado nas épocas que investigou.
Pode considerar esta possibilidade???.
Cumprimentos deste seu devedor,
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

Pedro França- Arquivo Coimbra

#104447 | RGPimentel | 03 nov 2005 21:38 | Em resposta a: #100879

Prezado Pedro França, bom dia.

Sou Brasileiro, mas com raízes em Portugal. Meu bisavô era português, Abel Gomes Pimentel. Ele veio para o Brasil no início da década de 30, com ele vieram 5 filhos, o mais velho, José Gomes Pimentel, meu avô, já veio casado com Idalina Rosa Pimenta.
Se possível quero localizar a região de Portugal deonde eles eram e se possível se existe algum parente da família Gomes Pimentel.

Desculpe os possíveis erros de escrita. mas há diferenças nas nossas escritas.

Um abraço

Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104450 | cp | 03 nov 2005 22:29 | Em resposta a: #104159

Caro Pedro
Procuro a habilitação do Padre Pantalião de Melo, filho de Manuel Couto de Azevedo (que se licenciou na UC em 1645) e Maria de Melo, de Mourilhe, S. Cristovão de Nogueira.
Será que me pode ajudar?
um abraço
Manuel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104543 | Pedro França | 04 nov 2005 19:09 | Em resposta a: #104450

Caro Manel:

Vamos ver se lá para 5ª Feira dou um jeito nisso, 'tá?
Agora é a maré de testes habitual e tenho andado um poco apertado de tempo.
Um abraço e aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104596 | Pedro França | 05 nov 2005 12:37 | Em resposta a: #104150

Caro Luís:

Ainda não é desta que eu posso ser-lhe útil o bastante.
Andei à procura desses binómios, Silveira Porto, Silveira Magalhães, Magalhães Porto e nada feito. Aliás, o apelido Porto, até que aparece em grau bastante reduzido não dificultando por isso as buscas.
Será que não há nenhuma outra hipótese de combinação de nomes?
Não vi nos verbetes da UC mas somente nas ordenações...
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104598 | Pedro França | 05 nov 2005 12:55 | Em resposta a: #104247

Caro Martins:

Então é assim:
- José dos Santos Maricato (tb. José dos Santos Martinho), pedreiro, casou a 16.02.1867, f. 6, nº 6 na F. Foz com Maria Joana Gázia.
Ele, de 26 anos, era fº de Martinho José dos Santos, n.al do Luso/Mealhada, lavrador, e de Maria das Neves, jornaleira, de Quiaios/F. Foz.
Ele era já viúvo de Júlia da Conceição, da F. Foz.
Ela, de 23 anos, solteira, era fª de Salvador Brosque, pescador, e de Maria Ferreira, da F. Foz.

José dos Santos Maricato casou a 04.11.1861, f. 28v.-29v., nº 30, na F. Foz, aos 22 anos, com Júlia Loba da Conceição, de 18 anos, solteira, da F. Foz, fª de pai incógnito e de Ana Junceira (fª de Joaquim Junceiro e de Maria Alves).

José dos Santos Maricato foi baptº a 01.03.1840, f. 117v., tendo nascido a 16.02 desse ano.
Era mais neto patº de Francisco José dos Santos e de Maria de Jesus, do Luso.
Neto matº de António Fernandes Maricato e de Maria das Neves, do Camarnão/Quiaios, F. Foz.

Maria Joana Gázia foi baptª a 25.03.1844, f. 170v., tendo nascido a 01.03 desse ano.
Era mais neta patª de José Neto Brosque e de Josefa Pires, da F. Foz, e neta matª de José Ferreira, de Buarcos, e de Feliciana da Costa, da F. Foz.

E é isto. Se pretender mais alguma busca aconselho-o a contactar o meu e-mail. Pode pedir as fotocópias e diga ao AUC que as buscas foram feitas por mim, caso haja alguma dúvida da parte de algum funcionário.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104691 | cp | 06 nov 2005 23:00 | Em resposta a: #104543

Obrigado Pedro
um abraço
Manel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104728 | RTorreSimoes | 07 nov 2005 14:41 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França,
Há alguns anos, por meio de Manoel Alves, um genealogista ai em Portugal, obtive vários documentos de meus ascendentes. Entretanto perdi o contato com o Manoel Alves e gostava de prosseguir com as buscas em Coimbra, pois lá foi onde os documentos que tenho foram encontrados. Não disponho de muitos recursos mas claro que pretendo remunerar os documentos encontrados ou o que for necessário. Posso ter o obséquio de sua ajuda neste assunto?
Grato por uma resposta pelo fórum ou pelo meu e-mail directo: rts@deltech.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104759 | LSV | 07 nov 2005 18:27 | Em resposta a: #104596

Caro Pedro França

Mais uma vez lhe agradeço as diligências. Não lhe respondi de imediato porque estou fora do país e só agora tive acesso ao meu mail.
De resto, não me parece que haja outra combinação de nomes possível, mas se por acaso eu encontrar logo o contacto.

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104763 | JFBarata | 07 nov 2005 19:11 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França

Cá estou mais uma vez a pedir o sua preciosa ajuda para procurar descobrir os avós de um jovem que andou por Coimbra nos princípios do séc. XIX e que, mais tarde, se ligou a família açoreanas.
Trata-se de Bento Lobão Morais Castro e Sarmento filho de António Manuel Morais Castro e Sarmento e de Francisca Casimira Lopes Azevedo Serra.

Muito obrigado por mais este favor
Um abraço do amigo muito grato
João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104767 | Pedro França | 07 nov 2005 19:30 | Em resposta a: #104728

Caro Torre Simões:

Terá de me dizer concretamente o que pretende, para eu depois concluir se o assunto pode ser veiculado por este forum ou se através do e-mail de cada um de nós.
Para todo o efeito e caso precise, se achar melhor, aqui fica o meu e-mail:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104814 | Pedro França | 08 nov 2005 10:12 | Em resposta a: #104763

Caro João:

Vamos ver se ele frequentou a UC.
Lá para 5ª Feira, pode ser?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104817 | JFBarata | 08 nov 2005 10:27 | Em resposta a: #104814

Caro Pedro França

Muito obrigado.

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França- Arquivo Coimbra

#104951 | Pedro França | 09 nov 2005 23:34 | Em resposta a: #104447

Caro confrade:

Para eu ajudá-lo, preciso que me indique o nº do passaporte de seu avô e a data em que foi passado. Se ele tiver sido passado pelo Governo Civil de Coimbra posso tratar disso aqui, caso contrário, terá de pedir a outra pessoa do Fórum-GP que o ajude.
Fico à espera. Sem esses dados será como descobrir uma agulha num palheiro e isso representa para si uma enorme despesa e uma perda de tempo para mim.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104977 | JCC | 10 nov 2005 11:50 | Em resposta a: #104596

Caro Pedro França

Volto novamente a incomodá-lo na esperança de que me possa dar uma ajuda.

Procuro um dos meus antepassados, que aparece nos registos dos filhos com "Dr" e de quem possuo um retrato a óleo com um processo judicial na mão, mas ainda não localizei o assento de baptismo. Por outro lado também o não encontrei na Leitura de Bachareis...

O seu nome é Joaquim José Gameiro, a família era de Santarém (lato senso), e era filho de José António Gameiro e Maria Gueitana (Caetana?). Teve filhos em 1787 e 1788, pelo que presumo que terá nascido entre 1747 e 1767.

Será que numa das suas pesquisas consegurá encontrar algo?

Um abraço e os meus agradecimentos antecipados.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#104980 | JCC | 10 nov 2005 12:10 | Em resposta a: #104596

Caro Pedro França

Esta minha cabeça...Por fabvor ignore o meu pedido da outra mensagem pois já fez o favor de me mandar dados sobre este Joaquim António...Infelizmente ainda não tenho tudo arrumado e o resultado é este.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#105028 | Pedro França | 10 nov 2005 23:40 | Em resposta a: #104817

Caro João:

Então é assim:
- Bento de Lobão Morais Castro Sarmento, saiu bacharel formado em Leis a 06.06.1837.
Tem certidão de idade, 1ª Série, Lº IX, nº 6 que diz:
Nasceu a 17.12.1802 e foi baptº a 22.12 desse ano na fregª de Santa Maria Maior da então vila de Viana do Castelo.
Era fº do capitão António Manuel de Lobão Morais Castro Sarmento, de Torre de D. Chama, e de D. Francisca Casimira Lopes de Azevedo Lobão, da dita Matriz de Viana do Castelo.
Era neto patº de Fernando (?) de Lobão Morais Castro, de Torre de D. Chama e de D. Maria Teresa Pinto Correia, de Chaves.
Era neto matº do Dr. João Lopes Serra, do lugar da Bouça, de S. Domingos da Castanheira (hoje Castanheira de Pêra), e de D. Maria Luísa de Azevedo, de Viana do Castelo.

Os padrinhos: Bento José de Lobão Morais Castro Sarmento, cavaleiro professo da Ordem de S. Bento de Avis, Tenente Coronel da Praça de Chaves, tocando com sua procuração o avô materno, e o tio materno Dr. António Lopes de Azevedo Serra tocando com o diadema de Nossa Srª das Dores.
Estes dois doutores andaram pela UC e pode-se saber deles mais para trás através das ordenações sacerdotais.
E é o que pude descobrir.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#105038 | JFBarata | 11 nov 2005 10:47 | Em resposta a: #105028

Caro Pedro França

Muito obrigado por mais esta preciosa informação.

Um abraço do amigo muito grato

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#105041 | JFBarata | 11 nov 2005 11:26 | Em resposta a: #105028

Caro Pedro França

Muito obrigado por mais esta preciosa informação.

Um abraço do amigo muito grato

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#105045 | Lourval | 11 nov 2005 12:21 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França,
Dando seqüência aos meus esforços em localizar a naturalidade do casal (meus trisavós) Júlio Teixeira e Ana Luisa Esteves, estou procurando pela emissão de passaportes aos mesmos. Quero pesquisar esta emissão entre 1880 e 1887 por Coimbra. Júlio Teixeira era filho de José Teixeira e Cândida Luiza. Ana Luiza Esteves era filha de Firmino Esteves e Maria d´Assumpção. Podes me ajudar? Agradeço antecipadamente.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#105069 | Pedro França | 11 nov 2005 19:47 | Em resposta a: #105045

Caro Lourval:

Posso fazer essa pesquisa por Coimbra mas peço-lhe encarecidamente para me tentar localizar primeiro o passaporte de seus trisavós - número e ano -, porque assim facilitava-me e muito todo o trabalho da pesquisa.
Basta haver uma margem de erro em que fique de fora o ano que interessa e é todo um tempo precioso perdido que fica caro e sem resultados práticos.
Eu tenho agido assim e deixado de lado tudo o que sejam meras hipóteses porque os livros de registo de passaportes são volumosos e estamos a folhear página a página e não há maneira de chegarmos ao fim de um ano civil. Seriam dias e dias de pesquisa infrutíferos ou não, não se sabe...
...Trata-se de um período da nossa e vossa história em que muita gente emigrou daqui para aí; é uma coisa impressionante, famílias inteiras muitas vezes...
Fico a aguardar por uma resposta sua mais objectiva. Vá com calma.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#105103 | agp | 12 nov 2005 12:40 | Em resposta a: #104165

Caro Primo

A Joana, filha de Manuel Dias (sem Falcão) e de Maria Cordeira, nasceu a 30 de Agosto de 1658 no Sardoal, foi baptizada a 8 de Setembro pelo padre Jacinto de Abreu, sendo as testumunhas Manuel Tavares de Brito e sua filha (sic) (M3, 123V).
O casamento de Manuel Dias Falcão e de Maria Cordeira não aparece entre 1643 e 1658, (para os anos imediatamente anteriores a 1643, não há registos de casamentos).
Encontrei um casamento de Manuel Dias com Maria Dias em 5.6.1652 (M3, fl 228V), sendo ele filho de Manuel Fernandes e de Isabel Dias e ela de Pedro Dias Falcão e de Maria Lourenço. Penso que esta Maria Dias poderá ser irmã do seu Manuel Dias Falcão. Entretanto, procurei o nascimento de Manuel, filho de N Falcão, e encontrei precisamente Manuel, filho de Pedro Dias Falcão e de Maria Lourenço, baptizado a 8.1.1635 (B1, antepenúltima folha), mas a procura não foi exaustiva.

Para o Souto também não aparece o casamento de Manuel Fernandes Morgado e de Maria Machada, isto apesar de ter encontrado o casamento de Manuel Dias com Maria Machada a 29.8.1637, sem indicação de pais (M1, fl 194V). O que consegui apurar, de novidade para si, foi o nascimento de Pedro, filho dos primeiros, nascido a 29.7.1653 (M1, fl 134).
De referir que os nascimentos no Souto começam em 1626. Eu tinha anotado nos meus papéis 1662. A correcção daquela data, sugerida pelo Primo, suscitou a procura, com sucesso, de uns antepassados da Rosalina nesta freguesia.

Cumprimentos da Rosalina. Um abraço. Mande Sempre.
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#105165 | Pedro França | 13 nov 2005 15:49 | Em resposta a: #105103

Caro Primo:

Muito obrigado pelas suas diligências.
Olhe, até foi bom, afinal, tê-lo alertado para aquela margem cronológica dos paroquiais do Souto..., houve proveito para ambas as partes.
No que eu puder ser-lhe útil pelo AUC, diga.
Um abraço e lembranças à Prima Rosalina.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#105210 | JFBarata | 14 nov 2005 10:34 | Em resposta a: #105028

Caro Pedro França

Muito obrigado por mais esta preciosa informação.

Um abraço do amigo muito grato

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#105220 | LProjecto | 14 nov 2005 11:25 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro,

Estou "enleado" com um Diogo Nunes, que nasceu em Sarzedos - Coimbra, em data próxima de 1657 (ou anterior, dado ter casado em 1677). Filho de Diogo João e de Antónia Marques, ambos naturais da mesma localidade;

Sem querer abusar da sua gentileza, peço-lhe uma "mãozinha", no sentido de pesquisar o assento de baptismo de Diogo, ou o assento de casamento dos pais (tendo em conta a data, provavelmente o casamento dos pais traduzirá mais informação sobre os ascendentes).

Antecipadamente grato.

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#105222 | LProjecto | 14 nov 2005 11:34 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro,

Solicito-lhe que ignore o meu pedido, a propósito do assento de baptismo do meu ascendente Diogo Nunes, pois Sarzeda (e não Sarzedo, como referi) pertence ao distrito de Castelo Branco, e não ao ADCoimbra, como erradamente julguei.

Um abraço.
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#105415 | R.Miguel Nunes | 16 nov 2005 20:33 | Em resposta a: #99529

Renovo o meu pedido:

Caro Pedro França,

Esperando não o estar a maçar com mais um pedido, solicitava a V. Exª. que me localizasse, se possivel, informações acerca do advogado José Alberto de Sousa Couto, que cursou Direito, ao que julgo saber em Coimbra algures entre 1875-1886.

Atenciosamente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#105490 | JFBarata | 17 nov 2005 17:13 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França

Abusando da sua generosidade cá estou, mais uma vez, a pedir – lhe o favor de procurar descobrir os ascendentes de licenciados ligados aos Açores.
Desta feita trata-se de:


1 - MANUEL MARQUES DE ALBUQUERQUE natural de Moimenta da Beira (?), filho de António Marques e de D. Isabel de Albuquerque.
Este homem aparece designado como LICENCIADO e dele provêm os Albuquerques da Ilha Graciosa.

2 - Dr. José Maria Félix do Couto, (foi no séc. 19 superintendente dos tabacos e alfândegas do Minho).

Um abraço do amigo muito grato

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#105632 | Pedro França | 19 nov 2005 12:36 | Em resposta a: #105490

Caro João:

Então é assim:
- Manuel Marques de Alguquerque, que tb. aparece como Manuel Marques, fº de António Marques, como disse, é n.al de Moimenta de Frades (não verifiquei a actualidade deste topónimo), saiu bacharel formado em Cânones a 20.05.1749.

- José Maria Félix do couto saiu bacharel formado em Cânones a 23.06.1821.
ESte tem certidão de idade: 1ª Série, Lº XXXI, nº 51.
Foi baptº na fregª de S.ta Maria Maior da então vila de Chaves, a 28.08.1797, tendo nascido a 24.08.1797/f. 98.
Era fº de João Dias de Oliveira Couto e de Maria Tomásia da Conceição, da mesma freguesia.
Era neto patº de Sebastião Dias e de Mariana de Sousa, da fregª e couto de S. Salvador de "Servens" (Cervães, concº de Vª Verde, suponho).
Era neto matº de João Pinto Peixoto e de Maria Teresa de Sousa, de S. Gonçalo de Amarante.
E isto é o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#105633 | Pedro França | 19 nov 2005 12:44 | Em resposta a: #105415

Caro Miguel:

Então é assim:
- José Alberto de Sousa Couto saiu bacharel formado em Direito a 20.06.1882.
Tem certidão de idade: 2ª Série, Lº LXV, nº 37.
Foi baptº (José) na fregª de Santa Maria de Sandim (concº de Gaia) a 19.03.1855, tendo nascido a 16.03.1855/f. 20v.
Era fº de José Alberto de Sousa e de Ana do Couto Silva, do lugar do Cabo; Sandim.
Era neto patº de Luís de Sousa e de Maria Joaquina de Oliveira, do lugar de Aldriz, S. Martinho de Argoncilhe (concº de Feira).
Era neto matº de Sebastião da Silva Couto e de Marcelina Fernandes da Mota, do dito lugar do Cabo.
Os padrinhos foram os avós paternos.

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#105640 | R.Miguel Nunes | 19 nov 2005 14:04 | Em resposta a: #105633

Caro Pedro França,

Agradeço-lhe a disponibilidade e amabilidade com que satisfez o meu pedido. Espero um dia poder retribuir-lhe tal gentileza.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#106706 | agp | 03 dez 2005 17:59 | Em resposta a: #105165

Caro Primo
Estive ontem com o processo de ordenação do Clemente Machado (maço 1895 da CECB).
Fiquei a saber que nasceu no Souto a 18.11.1692 (bap. a 26), filho de João Machado (em 4º matrimónio) e de Joana Cordeira, sendo padrinhos o Padre Pedro Castanho Machado e Margarida filha do mesmo João Machado e de sua segunda esposa Ana Rodrigues.
Em 1716 (data da ordenação) João Machado e Joana Cordeira estavam defuntos.
No processo consta que Clemente foi morador, desde menino, na vila de Abrantes em casa de seu irmão Padre Manuel Machado Mendes. Consta ainda que é sobrinho do Padre Manuel Machado Castanho.
No processo constam os nomes dos avós, respectivamente Manuel Fernandes Morgado (que vivia das suas fazendas), natural do Souto, e Maria Machada, natural da vila de Abrantes, e Manuel Dias Falcão e Maria Cordeira, naturais do Sardoal. A grande novidade é a informação de que a avó materna é natural de Abrantes e, sendo assim, é muito provável que Manuel Fernandes Morgado e Maria Machada tenham ali casado. Ao longo do processo (extenso) esta Maria Machada aparece várias vezes como Maria Marques mas há uma testemunha, pelo menos, que diz que nunca assim se chamou.
Parece-me que ainda será possível descobrir mais qualquer coisa sobre estes seus antepassados. Existem os casamentos de Abrantes e, eventualmente, os processos dos três Padres mencionados.

Um abraço
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#106718 | Pedro França | 03 dez 2005 20:29 | Em resposta a: #106706

Caro Primo:

Estou deveras surpreso com esse achado. Dá-me a nítida sensação que era gente grada na terra e suspeito de que esses Falcões terão algo a ver com um outro tópico de Falcões que já correu aqui no Genea. A origem quanto ao local é a mesma.
Não me sabia era com ligação (será?) ao apelido Castanho que também é bastante estimado.
Fico a aguardar pelas novidades e mais uma vez me coloco à sua disposição para o que precisar.
Lembranças à Prima Rosalina e um abraço para si.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#106729 | jliberato | 03 dez 2005 23:25 | Em resposta a: #106706

Caro António Pereira,
Aproveito a oportunidade para lhe agradecer os elementos que me enviou àcerca dos Tabordas e que chegaram às minhas mãos na 2ª feira passada. Apenas não tenho tido tempo para me debruçar sobre eles.
Assim que tiver tempo, reagirei.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#106733 | agp | 04 dez 2005 00:08 | Em resposta a: #106718

Caro Primo

Na próxima ida à Torre do Tombo vou tentar localizar o casamento da Maria Machada nos paroquiais de Abrantes.
Entretanto, encontrei mais um Machado que lhe poderá interessar: Álvaro Machado, filho de João Castanho Machado e de Maria Pinto Pataca, nascido em Abrantes a 20.12.1665 e que se ordenou em 1686. Será que este Álvaro Machado é parente próximo da sua Maria Machada?
Quanto aos Falcões vou ler o tópico que refere.
Um abraço e cumprimentos da sua prima Rosalina.
António Pereira

Resposta

Link directo:

Tabordas

#106734 | agp | 04 dez 2005 00:15 | Em resposta a: #106729

Caro José Liberato

Folgo em saber que já esteja na posse desses elementos.
Um abraço
António Pereira
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#106749 | Pedro França | 04 dez 2005 13:34 | Em resposta a: #106733

Caro Primo:

Estou ansioso por saber novas desses Machados, apelido este que, infelizmente, não uso porque na altura do meu registo de nascimento não eram permitidos mais que cinco nomes e o "Machado", de minha mãe, não ficou incorporado ao lado do meu "França", ambos os apelidos do lado de meu avô materno.
Fico pois a aguardar notícias.
Um abraço para si e lembranças à Prima Rosalina.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#106830 | victória | 05 dez 2005 14:20 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França

Solicitava informação sobre António José Botelho de Magalhães, médico em Monção na segunda metade do século XVIII, casado com D. Margarida Josefa de Magalhães. Desde já grato pela informação prestada.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#106831 | ajrei | 05 dez 2005 14:45 | Em resposta a: #99529

Caro Dr. Pedro França,

Sou novo no Forum e é a primeira vez que me dirijo directamente a um confrade para lhe fazer um pedido. Vivo no Alentejo, mas tenho algumas das minhas origens em Góis. Já lhe tinha enviado uma outra mensagem de teor semelhante há mês e meio.
Como me é difícil neste momento deslocar-me a Coimbra só para consultar o Arquivo Distrital, queria pedir-lhe, caso possa, o seguinte:
- encontrar no Arquivo algum documento de perfilhamento, ou equivalente, relativo a António Francisco Barata, natural de Góis. O facto em causa terá ocorrido algures entre Fevereiro de 1836 e Dezembro de 1848. Estas datas balizam o mês seguinte ao seu nascimento (Janº1836) e a sua ida para Coimbra (Janº1848), não mais tendo voltado a residir em Góis. Esteve várias vezes em Góis ao longo da vida mas por curtos períodos, não maos se tendo voltado a radicar na sua terra natal.
Desculpe não poder ser mais preciso na datação, sendo um período ainda longo.
Caso consiga alguma informação, ficar-lhe-ei muito agradecido.
Agradeço-lhe desde já a sua atenção, seja qual for a sua decisão.

Com os melhores cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107143 | jflfl | 10 dez 2005 18:48 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França
Cá estou eu de novo a pedir-lhe o favor de ver o que consegue saber sobre o seguinte:

Bacharel Jacinto Falcão Murzelo de Mendonça nascido em Santiago do Cacém em 1795

Fico muito grato pelo que conseguir
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107158 | Pedro França | 10 dez 2005 22:04 | Em resposta a: #107143

Caro Quim:

Para a semana que vem verei o que posso encontrar, 'tá?
Aguarde-me aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107252 | JFBarata | 12 dez 2005 17:21 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França

Venho mais uma vez pedir-lhe o favor de procurar descobrir os ascendentes de uns jovens que, depois de estudarem em Coimbra, acabaram por fazer carreira ligada aos Açores. São os seguintes:

ANTÓNIO JOSÉ DE AMORIM - N. em Coimbra (S. Cristovão) a 16.7.1801 e f. em Angra (Conceição) a 12.8.1876.

Dr. José Pereira de Carvalho e Costa

Dr. Joaquim de Azevedo Cabral - fins séc. 18, começos 19;

Dr. António Joaquim Malheiro (Leis) - começos sec. 19

Dr. António Pedrosa Barreto (Medicina) - meados 19

Muito obrigado por mais este favor. Um abraço do amigo muito grato

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107257 | Pedro França | 12 dez 2005 18:35 | Em resposta a: #107252

Caro João:

A agenda está a começar a ficar cheia mas talvez dê ainda para esta semana.
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107302 | JFBarata | 13 dez 2005 11:23 | Em resposta a: #107257

Caro Pedro França

Muitíssimo obrigado.

Abraço amigo

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107310 | ppcouceiro | 13 dez 2005 12:45 | Em resposta a: #104980

Gostaria, se possível de obter a data de nascimento de Georgina da Silveira Freire Themudo de Vera que terá falecido com 3 meses de idade. Houve um segunda senhora com este mesmo nome que nasceu na Freguesia de S. Cristóvão a 12.11.1881. Outros irmãos nasceram na Freguesia de Almedina. Ambas eram filhas de Fortunato Augusto da Silveira Freire Themudo

Um abraço
Carlos Themudo Barata
Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107325 | AnaTC | 13 dez 2005 16:16 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França,
Estou à procura de informações acerca de Afonso Faria Costa, meu bisavô. No óbito dele, consta que o seu nascimento está registado no assento nº7 do ano de 1894, da freguesia de São Silvestre, Coimbra. Ele era filho de António Faria Costa e Maria do Rosário. Qualquer informação acerca da data de nascimento e nome dos avós seria muito bem vinda.
Agradeço desde já.
Ana Couceiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107328 | Pedro França | 13 dez 2005 19:53 | Em resposta a: #107325

Cara Ana:

Registei o seu pedido.
Não sei se esta semana poderei adiantar-lhe alguma coisa pois a agenda já está cheia.
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107329 | Pedro França | 13 dez 2005 19:57 | Em resposta a: #107310

Caro Carlos:

Isso é um tanto incerto. Terei de ver entre uma e outra freguesia, mas para a próxima sema, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107357 | mm81 | 14 dez 2005 03:58 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França,

Será que me pode conseguir informações acerca de Joaquim António Camarinha, Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Juíz, Comendador da Ordem de Cristo por carta de D. Pedro V de 27 de Novembro de 1854.
Interesssa-me não só informação biográfica assim como descendência e ascendência.

Muito Obrigado
Melhores Cumprimentos
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107369 | victória | 14 dez 2005 12:38 | Em resposta a: #104980

Caro Pedro França

Agradecia informações sobre a ascendência de António José Botelho de Magalhães, médico na vila de Monção (cerca de 1750), constantes na ficha da UC.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107382 | LSV | 14 dez 2005 20:26 | Em resposta a: #107329

Caro Pedro França

Antecipadamente agradecido pelo que puder fazer por este meu novo pedido, aqui volto.
Seria possível verificar se existe o processo de IG do padre Manuel de Arêde, filho de Fernão de Arêde, e matriculado na UC a 19.10.1651? interessava-me a genealogia dele, com parentescos inclusivé se o processo os referir.

Outro assunto é a filiação dos seguintes matriculados na UC:
José de Arêde, de Espinhal, 29.10.1657
António Vieira Aredo, de Lisboa, canones, 7.11.1573
João de Aredo, de Torrão, artes, 8.3.1623
Manuel de Arêde, de Besteiros, canones, 25.10.1650 ou 1659

Um abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107451 | Pedro França | 15 dez 2005 23:52 | Em resposta a: #107382

Caro Luís:

Tudo bem. Agora anda de volta dos Aredes. Conheço. Também os vi para a Ega/Condeixa-a-Nova.
Segunda-Feira pego-lhe nisso, 'tá? Nesse dia não tenho Conselhos de Turma.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107454 | Pedro França | 15 dez 2005 23:58 | Em resposta a: #107369

Caríssimo:

Consegui apurar que o mesmo é filho de António Botelho, de Monção, o qual saiu bacharel formado em Cânones a 15.06.1740. Não vi que fosse médico. Será outro?
Verei isso melhor na Segunda-Feira.
Um abraço e aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107455 | Pedro França | 16 dez 2005 00:12 | Em resposta a: #107143

Caro Quim:

Encontrei a certidão de idade:
- Lº XVIII, nº 32, 1ª Série.
Jacinto foi baptº a 24.05.1795/f. 273v., e nasceu a 17.04 desse ano, para a Igreja de Nossa Senhora do Monte que serve de matriz/Santiago do Cacém.
Era fº do Sargento-Mor João Falcão Murzelo de Mendonça, da mesma vila, e de D. Francisca Teresa Nobre Pacheco de S. José, de Nossa Sra. do Roxo, termo de Alvalade.
Neto patº do Sar:to-Mor João Falcão de Mendonça, da dita vila, e de D. Maria Bárbara Pacheco de Resende, de Nossa Sra. da Candelária do Rio de Janeiro.
Neto matº do capitão João Pacheco Nobre, da vila de Colos, e de D. Teresa Francisca, da fregª de S. Domingos/termo de Santiago do Cacém.
Foram padrinhos: o Dr. Jacinto Pais Moreira de Mendonça, corregedor da comarca, e tocou com a coroa de Nossa Sra. o beneficiado Bernardo Falcão Murzelo.

Saiu bacharel formado em Cãnones a 12.05.1817.

E é o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

P.S.: os seus Falcões vêm do Sardoal?

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107463 | jflfl | 16 dez 2005 03:22 | Em resposta a: #107455

Caro Pedro França
Muito obrigado pela informação. Excelente!
Os meus Falcões são os de Odemira/Santiago do Cacém/Setúbal, istoa até onde cheguei (sec. XVII) Mais para tras ainda não sei dizer.
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107485 | flordealecrim | 16 dez 2005 14:57 | Em resposta a: #103000

Caro Pedro França:

Mais uma vez e sem querer abusar, vou recorrer a si para me ajudar nesta investigação dos meus ascendentes.

Pedia-lhe para dar uma vista de olhos na (cxª 366) de 1736, processo habilitações De genere, do Pe. Diogo José, cura no Rabaçal, para saber os ascendentes do Luís Jorge.

Antecipadamente grata.
Um abraço.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107503 | Pedro França | 16 dez 2005 23:02 | Em resposta a: #107485

Cara Isabel:

Tomei nota do seu pedido.
Vá-me aguardando aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107547 | LSV | 17 dez 2005 19:55 | Em resposta a: #107451

Caro Pedro

É verdade, ando de volta dos Arêde e já lá vão uns 15 a 20 anos bem contados. Com intervalos de tempos a tempos, é certo. Vamos lá a ver se é para 2006 que consigo dar à estampa esse estudo.
Quanto aos da Ega e restante zona de Coimbra, tenho-os identificados nas primeiras gerações que é o que mais me interessa para perceber as suas origens. São descendentes de Lourenço de Arêde nascido nos princípios do séc. XVI, oriundo de Moura, no Alentejo, e casado com uma senhora cristã-nova o que veio a trazer vários dissabores aos seus descendentes com a inquisição.
Curiosamente, embora a pouca distância relativa entre esta área geográfica e Besteiros, de onde vem o meu ramo, estes outros não são descendentes deste casal.
Se por acaso tropeçar com algum Arêde e se se lembrar, recolha-me esses dados por favor.
Muito obrigado e um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#107554 | agp | 17 dez 2005 20:17 | Em resposta a: #106718

Caro primo

Estive hoje com os casamentos das freguesias de S. João e de S. Vicente, de Abrantes, à procura do casamento de Manuel Fernandes Morgado, do
Souto, e de Maria Machada.
Da procura não resultou grande coisa. Encontrei apenas o casamento de Manuel Fernandes com Maria Machada, em S. João, a 7.6.1641 (M3, fl 140), mas sem qualquer referência à freguesia do Souto e ao apelido Morgado. Ele aparece como filho de Domingos Pires e de Ana Fernandes e ela de Miguel Machado e de Maria Fragosa, todos fregueses de S. João. No final do assento diz que "foram recebidos na Igreja da Misericórdia por serem dotados ao Drº da Casa".
Não sei, sinceramente, se estes são os seus.
Cumprimentos meus e da Rosalina
Abntónio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#107571 | Pedro França | 17 dez 2005 22:29 | Em resposta a: #107554

Caro Primo:

Pois é, creio que deverá ser "fim de linha" pois parece estarmos a entrar no campo das probabilidades.
Agradeço-lhe penhoradamente todo o trabalho que teve com esta pesquisa.
Bom, vou ver o que tenho sobre a minha trisavó Rita Maria, nascida em 1857, em S. Miguel do Rio Torto. Era avó materna de minha avó materna. Sei que por via dela ainda entronco com ascendentes dos Catrogas, donde o Dr. Eduardo Catroga, ex-ministro da Economia.
Um abraço por ora e lembranças à Prima Rosalina.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes

#107644 | agp | 19 dez 2005 12:22 | Em resposta a: #107571

Caro Primo

A pesquisa desse seu ramo dos Machados e dos Morgados parece mesmo ter chegado a um beco sem saída. Mas vou estar atento.

E tenho boas notícias para si. No sábado, nos livros de S. Vicente, tropecei no casamento de Simão Lopes com Maria Fernandes, antepassados da Rosalina: Simão Lopes, viúvo de Maria Simoa, filho de Matias Rodrigues e de Maria Rodrigues, do Tramagal, e Maria Fernandes, filha de Manuel Afonso e de Maria Fernandes, desta freguesia (S. Vicente, Abrantes) foram recebidos a 4.3.1649 (livro M3, folha 132).

Só agora, ao arrumar os dados, verifiquei que este casal também lhe diz respeito. E, sendo assim, parece que a pesquisa de sábado não foi em vão!

De S. Miguel de Rio Torto precisa de alguma coisa?

Um abraço
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107819 | mendesdossantos | 22 dez 2005 12:44 | Em resposta a: #99529

Caro Pedro França:

Preciso de uma cópia não certificada do registo de nascimento de meus avós paternos:
Julio Mendes dos Santos, nascido em Lagares da Beira aprox. em 1876 (casou-se em 1899 com 23 anos de idade). Era filho de Antonio Mendes dos Santos e Eugenia Mendes Alexandrina.
Maria da Gloria dos Santos, nascida em Lagares da Beira aprox. em 1877 (casou-se em 1899 com 22 anos de idade). Era filha de José Coelho Madeira e Maria José dos Santos.

Já obtive a confirmação do Arquivo de que estes registos se encontram lá. Gostava de saber se o amigo poderia obter essa cópias para mim. Certamente que eu lhe enviarei o dinheiro necessário. Deixo-lhe meu endereço de e-mail e MSN Messenger: gloriamendes_@hotmail.com

Melhores cumprimentos
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107853 | Pedro França | 23 dez 2005 03:34 | Em resposta a: #107819

Caríssimo:

Está com sorte. Vi a tempo a sua mensagem e já lhe localizei os assentos pretendidos. Estão assinaladas as folhas com marcas. É tudo para o mesmo ano de 1876.
Amanhã vou formalizar o seu pedido.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107936 | mendesdossantos | 24 dez 2005 01:49 | Em resposta a: #107853

Caríssimo amigo Pedro França:
Sou-lhe muito grata! Por favor me oriente para que eu lhe envie o dinheiro necessário para efetuar o pagamento.
abçs

Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107947 | Pedro França | 24 dez 2005 15:49 | Em resposta a: #107936

Cara Glória:

Para responder ao teor da sua mensagem, eu vou aproveitar o seu e-mail porque não posso escrever aqui sobre despesas e orçamentos.
Terá de me deixar o seu endereço porque as fotocópias já estão pedidas. Lá para 4ª Feira estarão prontas e então enviá-las-ei pelo correio. Não pode ser mais cedo porque a secretaria do AUC está com muito serviço acumulado e agora, nesta quadra, está tudo a meio gás.
Para já, os meus votos de Feliz Natal.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107955 | Pedro França | 25 dez 2005 01:37 | Em resposta a: #107382

Caro Luís:

Da lista que me deu encontrei os seguintes:
- Um Manuel de Arede com matrículas a 29.10.1657, 01.11.1658, 13.11.1659, mas o verbete não refere naturalidade nem filiação. Também não há processo de ordenação de nenhum Manuel Arede.
- Há um José de Arede, do Torrão, bacharel em Artes a 08.03.1623;
- Há um Manuel de Arede, em Cânones, matriculado a 24.11.1659 (Instituta) e em Cânones (1º ano a 25.10.1660).
Para saber mais teria de pedir os livros para confirmar filiação e naturalidade.
Um Feliz Natal.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107961 | Pedro França | 25 dez 2005 02:41 | Em resposta a: #107325

Cara Ana:

É assim:
- Afonso, natural de Quimbres, S. Silvestre, filho dos que me referiu, foi baptº a 18.02.1894/f. 3v., nº 7, tendo nascido a 01.02 desse ano.
Também encontrei um irmão dele, baptº a 16.12.1888/f. 12-12v., nº 28, nascido a 09.12 desse ano.
Eram netos patºs de Bernardo Faria e de Maria Costa.
Eram netos matºs de José Antunes e de Rita Joaquina.

O seu bisavô casou a 02.08.1919 em S. Silvestre com Maria da Encarnação Salgado, de 23 anos, filha de José Salgado e de Maria Fernandes Gil.
Ele faleceu a 12.09.1972 e ela a 03.05.1967, em S. Silvestre.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#107976 | LSV | 25 dez 2005 20:58 | Em resposta a: #107955

Caro Pedro

Os melhores votos de um Feliz Natal.
Muito obrigado pelos dados que me envia. De resto interessam-me mesmo os dados de filiaçao e de naturalidade. Donde, se lhe for possível a consulta dos livros para obtençao desses dados, muito lhe agradeço. Diga-me depois para o meu mail luissoveral@sapo.pt as suas condiçoes.
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108024 | victória | 26 dez 2005 18:14 | Em resposta a: #107454

Caro Pedro França

No seguimento da mensagem que coloquei, tenho mais dados a solicitar, caso a sua disponibilidade lhe permita. O meu António José Botelho de Magalhães foi filho do boticário da vila de Monção, António Botelho de Magalhães, de Murça e morador em Monção, e de Ana Rodrigues, e genro do "dr e médico" Gregório de Magalhães e de Luisa Maria de Magalhães, moradores em Ponte de Lima.
Desde já agradeço as suas informações.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108137 | Pedro França | 28 dez 2005 00:34 | Em resposta a: #107310

Caro Carlos:

Então, isto é assim:
- Encontrei na fregª de S. Cristóvão com o nº 1, f. 1v., o baptismo de Georgina a 03.01.1881, tendo nascido a 12.11.1880. Esta criança é filha de Fortunato Augusto Freire Temudo, engenheiro, natural de Aveiro, e de D. Maria Amália Pereira do Couto Brandão, de Estarreja.
Vêm os avós também, mas penso que isso não é o mais importante no seu pedido.
Entre 1875 e este baptismo não apareceu mais ninguém filho destes. Como a pesquisa tem balizas pouco definidas a mesma corre op risco de se tornar morosa pelo que, no seu interesse, terei de lhe pedir para recorrer ao meu e-mail disponível neste site.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108142 | Pedro França | 28 dez 2005 00:56 | Em resposta a: #107252

Caro João:

Então é assim:
- O Dr. José Pereira de Carvalho (sem o Costa) saiu bacharel formado em Direito a 12.07.1803. Era natural da Covilhã e filho de Simão Carvalho. Será este? Não há quem vá com este nome a Costa.
- Dr. Joaquim de Azevedo Cabral, há um natural de Provesende, em Direito, com matrículas entre 10.10.1792 e 04.10.1796. Não tem CI de modo que, para saber o nome do pai preciso de ver os livros.
- Dr. António Joaquim Malheiro (?) - Não aparece ninguém com este nome.
- Dr. António Pedrosa Barreto - tem matrículas em Medicina, começando com Filosofia logo a 07.10.1822. Era natural de Viana do Castelo. O pai está nos livros.
- O Dr. António José de Amorim vem em Medicina, com matrícula em Filosofia a 10.10.1818. Não tem CI. No entanto, como o confrade me dá a data do nascimento, procurei localizá-lo na fregª de S. Cristóvão, tal e qual, e encontrei o seguinte:
A f. 57 (Sé Velha-S. Cristóvão) está o baptismo de António a 13.08.1801, filho de José António de Amorim, de Santa Maria de Brim (?)/Arcebispado de Braga e de Josefa Maria, da Benedita/Patriarcado de Lisboa.
Neto patº de Manuel de Amorim, de Coura/Arcebispado de Braga, e de Josefa Fernandes, de Santa Maria de Brim.
Neto matº de Pedro da Silva e de Agostinha ("filhos incógnitos").

E é o que se me oferece dizer a respeito. Para os outros é preciso ir aos livros ver a filiação. Precisa?
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108144 | Pedro França | 28 dez 2005 01:06 | Em resposta a: #108024

Caro Eduardo:

Apenas encontrei a Gregório de Magalhães, que saiu bacharel formado em Medicina a 06.11.1706 com Aprovação em 18.06.1707. Era natural de Ponte de Lima e filho de António de Magalhães. Não há mais nada.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108220 | JFBarata | 28 dez 2005 18:15 | Em resposta a: #108142

Caro Pedro França:
Muito obrigado por mais esta preciosa série de informações. A minha memória já não é o que era e, assim, tenho que consultar os meus apontamentos - que não estão à mão - para, se for caso disso, lhe pedir o favor de aprofundar estas investigações.
Aproveito a oportunidade para lhe desejar a continuação de muito Boas festas e um Novo Ano muito feliz para si e para os seus.

Um abraço do amigo muito grato
João Bonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108246 | JCouceiro | 28 dez 2005 23:49 | Em resposta a: #99529

Meu caro Pedro França,

Esperando que o seu Natal tenha sido com a paz dos anjos, vinha hoje pedir-lhe se no índice das matriculas da Universidade encontra os elementos de:

José Gaspar Teixeira Pinto, fº de Manuel José Teixeira, nat. de Arouca

Bernardino António Teixeira Vaz Pinto, fº do anterior

José Augusto Vaz da Fonseca Pinto, fº do anterior (Bernardino)

Despeço-me, desejando-lhe desde já um óptimo ano novo, agradeçendo-lhe antecipadamente o seu trabalho.

um abraço muito Amigo

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108248 | Pedro França | 29 dez 2005 00:10 | Em resposta a: #108246

Caro Zé:

Há quanto tempo! Espero que esteja tudo bem consigo e que esteja a passar da melhor forma esta quadra natalícia.
Tomei nota do seu pedido. Amanhã vejo-lhe isso, 'tá?
Um abraço e aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108249 | JCouceiro | 29 dez 2005 00:17 | Em resposta a: #108248

Caro Pedro,

Infelizmente assuntos familiares têm-me impedido de ir a Coimbra...

Espero na próxima semana(4ª feira) ir ao Arquivo para continuar "São Domingos de Aveiro".

Se assim acontecer, agradecer-lhe-ei pessoalmente mais este favor.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108251 | Pedro França | 29 dez 2005 00:23 | Em resposta a: #108249

Caro Zé:

Então, se tudo correr bem, lá espero encontrá-lo da parte da tarde. Deverei chegar a Coimbra, vindo da escola, pelas 13.30 h, irei almoçar ao CADC, e depois irei directo para o AUC.
Então, até lá e tudo de bom para si.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108266 | victória | 29 dez 2005 10:37 | Em resposta a: #107454

Caro Pedro

Agradeço as informações prestadas que me abriram já caminho às I.G. no A.D.B.. Aproveito e desejo-lhe a si e a todos os seus um Feliz Ano de 2006.
Um abraço, Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108290 | flordealecrim | 29 dez 2005 14:53 | Em resposta a: #107503

Caro Pedro França

Desejo-lhe um Feliz Ano de 2006.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108330 | Pedro França | 30 dez 2005 00:19 | Em resposta a: #108290

Cara Isabel:

Agradeço e retribuo os seus votos de Feliz Ano 2006.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

P.S.: não me esqueci do seu pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108332 | Pedro França | 30 dez 2005 00:21 | Em resposta a: #108266

Caro Eduardo:

Tudo bem. Agradeço e retribuo os seus votos de Feliz Ano 2006.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108427 | Pedro França | 31 dez 2005 01:13 | Em resposta a: #108249

Caro Zé:

Então é assim:
- Encontrei o José Augusto Teixeira Vaz Pinto (certidão de idade nº 160, Lº LXV, 2ª Série), o qual foi baptizado a 19.03.1828 na capela de sua casa no Milhaço, e nasceu a 21.02 desse ano (f. 153, fregª de S. Salvador, Arouca).
Era filho de Bernardino António Teixeira Vaz Pinto e de D. Maria Cândida Aranha de Sequeira.
Era neto patº do Dr. Gaspar Teixeira e de D. Luísa.
Era neto matº de Manuel de Sequeira e de Maria Angélica.

Os padrinhos foram os irmãos: Veríssimo Albino da Fonseca Pinto e D. Vitória Emília Pinto, por procuração do Pe. Abade de Tonda José Lourenço Alves Pinto e D. Ana AntóniaAlves Pinto.

Aquele Gaspar Teixeira é, nos verbetes, o Dr. Gaspar José Teixeira, de Arouca, que saiu bacharel formado em Cânones a 31.05.1756, e era filho de Manuel Teixeira José.

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço e Boas Entradas. Cá o espero.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108474 | JCouceiro | 31 dez 2005 15:45 | Em resposta a: #108427

Caro Pedro,

Muito lhe agradeço uma vez mais a sua infindável amizade e simpatia.

Na prox. 4ª feira ná nos encontraremos no AUC, mas desde já fica um abraço amigo e óptimas entradas.


Obrig.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108696 | AnaTC | 03 jan 2006 12:04 | Em resposta a: #107961

Caro Pedro França:
Agradeço-lhe imenso as informações que conseguiu. Espero que em 2006 continue com a força toda que tem mostrado neste forum.
Cumprimentos
Ana Couceiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#108700 | ppcouceiro | 03 jan 2006 14:40 | Em resposta a: #108137

Caro Pedro

Um Bom Ano 2006, é o que lhe desejo. Muito obrigado pelo seu trabalho, que me serviu para corrigir a data de nascimento da Georgina que eu tinha 1881 e de conhecer a data de Baptismo que não tinha. A outra que terá falecido pequenina terá nascido a partir de 15 de Outubro de 1873, uma vez que existe uma sua irmã de nome Eugénia (e que casou com o Dr Carlos Leite Monteiro médico pessoal do Imperador Carlos I de Habsburgo), nascida a 15 de Março de 1873 em Viana do Castelo. Um grande abraço. Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#112629 | flordealecrim | 22 fev 2006 10:12 | Em resposta a: #108290

Caro Pedro França

Quando tiver um tempinho, não se esqueça de mim.
Um abraço,

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#112638 | Pedro França | 22 fev 2006 10:39 | Em resposta a: #112629

Cara Isabel:

Estou a aproveitar um tempinho entre dois blocos de aulas na escola, para lhe responder, que amanhã, deverei ver o seu caso.
Já levo a agenda cheia mas, deverei dar um jeito. Como se trata de um caso já enquadrado, não me preocupei com a sua urgência.
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Júlio Teixeira Júnior

#112649 | Lourval | 22 fev 2006 13:41 | Em resposta a: #108330

Caro Pedro França,
Ouvi dizer da possibilidade do filho do Júlio Teixeira ter estudado em Coimbra. Se ele o fez, o fez entre 1905 e 1912. Era filho de Júlio Teixeira e Anna Luísa. Nasceu em Santos, Brasil em 1/7/1887. Quem sabe? Temos de acreditar em qualquer possibilidade.
Cumprimentos
Lourval

ps: há quem diga que ele era amigo de Benedito Calixto e secretário de Rui Barbosa.

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Teixeira Júnior

#112652 | Pedro França | 22 fev 2006 14:09 | Em resposta a: #112649

Caro Lourval:

Como amanhã passo pelo AUC, dê-me então o nome completo do filho do Júlio, 'tá?
Fico aguardando pela sua resposta, urgente.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Júlio Teixeira Júnior

#112656 | Lourval | 22 fev 2006 14:24 | Em resposta a: #112652

Caro Pedro França,
Ele nasceu Júlio Teixeira Cândido Júnior, filho de Júlio Teixeira e Anna Luísa Esteves. Nasceu em Santos, São Paulo, Brasil, em 1/7/1887.
Depois de vinte anos de idade ele abandona o ´Cândido´ e passa a designar-se Júlio Teixeira Júnior.
É que o pai dele, o Júlio Teixeira, incorpora o Cândido ao próprio nome, para diferenciá-lo de um outro Júlio Teixeira que vivia na cidade de Santos.
Eu não saberia dizer quais dessas três possibilidades ele usou para ir a Portugal: Júlio Teixeira, Júlio Teixeira Júnior ou Júlio Teixeira Cândido Júnior.
Cumprimentos e obrigado.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#112686 | flordealecrim | 22 fev 2006 21:18 | Em resposta a: #112638

Caro Pedro

Se tem a agenda cheia não se preocupe, pode ser para a semana., não é assim tão urgente.

Um abraço.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Teixeira Júnior

#112835 | Pedro França | 24 fev 2006 19:38 | Em resposta a: #112656

Caro Lourval:

Estive ontem a ver as certidões de idade dos estudantes da UC entre 1901-1925 e não há nenhum Júlio Teixeira (...) nesta ordem de nomes.
Tem certeza de que frequentou a UC? Ou terá sido a UP(orto) ou a ULisboa? Estas duas foram criadas em 1911 com a implantação da República.
Bom, fico à espera de uma mensagem de retorno.
Um abraço e vamos tentando...pode ser que...
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#113807 | jssilv01 | 11 mar 2006 15:15 | Em resposta a: #99529

Caro senhor
Procuro Joao Pinto d'Abrantes, casado com Rita Marques, este da Travancinha, á época pertença ao concelho do Ervedal, Oliveira do Hospital e aquela de Maceira (Seia). Pais de Balbina Rita casada c/ Francisco da Costa, Ana Rita casada c/ Francisco Gomes, Maria Rita casada c/ Jose Pinto. A avaliar pela data de baptismo dos filhos destes que variam entre 1829 e 1849, creio que a data de nascimento do elemento que pesquiso se situe entre 1750 e 1780.
Será que me pode ajudar a encontrar? Ficaria muito grato.
Cumprimentos
JSSILVA
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#113842 | Pedro França | 11 mar 2006 20:20 | Em resposta a: #113807

Caro JSSilva:

Só queria que me confirmasse se João (Pinto de Abrantes) era mesmo de Travancinha, porque se era, não poderei ajudá-lo: pertencesse ao concº de Seia e isso é ADGuarda, apesar de Ervedal da Beira ser fregª de Oliveira do Hospital e daí estar no AUC.
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#114205 | jssilv01 | 15 mar 2006 13:38 | Em resposta a: #113842

Carissimo Pedro França
Pelo que tive oportunidade de verificar nos registos paroquiais ele é de facto de Travancinha. A minha dúvida prende-se com o facto desta localidade so ter passado para o concelho de Seia em meados do sec XIX pois que antes era de Oliveira. Penso estar certo, mas irei verificar nos ANTT para verificar se esta la depositado e lhe direi coisas.
Um abraço e grato pela pronta resposta
Jorge Santos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#114207 | Pedro França | 15 mar 2006 14:12 | Em resposta a: #114205

Caro Jorge:

Esses paroquiais, de Travancinha, se estiverem depositados, será no ADGuarda, em princípio, e não no AN/TT. J´´a agora, queira conferir, 'tá?
No AUC não estão.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#114302 | jssilv01 | 16 mar 2006 19:32 | Em resposta a: #114207

Caro Pedro França
Um dos Assentos que consultei colocava-o de facto nesta localidade de Travancinha por via do baptismo de seus netos. Ocorre que em todos os irmão destes ele aparece como sendo, nao de Travancinha mas sim da Sobreda, freguesia do Seixo da Beira, esta sim em Coimbra. será que me pode dar uma ajuda por aí?
O assunto era para facilitar:
"Procuro Joao Pinto d'Abrantes, casado com Rita Marques, este da Travancinha, á época pertença ao concelho do Ervedal, Oliveira do Hospital e aquela de Maceira (Seia). Pais de Balbina Rita casada c/ Francisco da Costa, Ana Rita casada c/ Francisco Gomes, Maria Rita casada c/ Jose Pinto. A avaliar pela data de baptismo dos filhos destes que variam entre 1829 e 1849, creio que a data de nascimento do elemento que pesquiso se situe entre 1750 e 1780."
Será que me pode ajudar a encontrar? Ficaria muito grato.
Cumprimentos
JSSILVA
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França - novos pedidos - Arquivo Coimbra

#114747 | jssilv01 | 22 mar 2006 21:21 | Em resposta a: #114302

Caro Pedro França
Bem sei que o seu trabalho de pesquisa é enorme porém gostaria de lhe perguntar se tem alguma estimativa para de datas para a questão que lhe coloquei. Qualquer dúvida queira por favor colocar.
Cumprimentos
Jorge Santos Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 00:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen