Decifrando a Origem do sobrenome

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

Decifrando a Origem do sobrenome

#447225 | jorgeberber | 22 avril 2023 10:44

Bom dia a todos.

Estou em uma luta tentando decifrar a origem do meu sobrenome e montar a arvore pelo lado do meu bizavô, porém cheguei em uma parte onde não encontro de maneira alguma qualquer outro tipo de registro onde possa me expandir essa origem.

https://www.familysearch.org/tree/pedigree/portrait/LY3G-D5X

Jorge Nicolao Berber casado com Elisia Edoina do Amaral.
De acordo com todos os documentos encontrados o sobrenome Berber pode não ser o sobrenome de origem onde encontrei variações como Berbieri e também Prepeér, sendo essa última variação encontrada no registro de casamento de Jorge.

Meu bizavô sempre contava que tinhamos herança Sirio-libanesa que de fato consta em alguns desses documentos. Muitas das histórias que ouvi era que o sobrenome Berber vem da origem Berberi.

O ascendente mais distante encontrado Nicolao Prepeér mencionado no registro de casamento de Jorge.

Agora fica a duvida, sera que o nome foi mudado pois a pronuncia em português era difícil, ou não sabia escrever e erros foram cometidos.

Queria algum outro documento que viesse a confirmar o sobrenome, talvez um registro de chegada no Brasil, ou registro de nascimento ou ainda melhor qualquer registro de Nicolao Prepeér.

Obrigado a todos por qualquer ajuda.

Reply

Direct link:

Decifrando a Origem do sobrenome

#447226 | saintclair | 22 avril 2023 16:25 | In reply to: #447225

-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Berberes
https://youtu.be/6JhmjO6jWNo?t=21

Reply

Direct link:

Decifrando a Origem do sobrenome

#447227 | mila1000 | 22 avril 2023 18:38 | In reply to: #447225

Elisa nasceu em Biguaçu 17/5/1879 - batismo 22/02/1879
Imagem 54
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9Q97-Y3S9-SL7B?i=50&wc=MFKN-TTL%3A1030403401%2C1030403402%2C1030497101&cc=2177296

Reply

Direct link:

Decifrando a Origem do sobrenome

#447231 | jorgeberber | 22 avril 2023 21:39 | In reply to: #447227

Obrigado!
Arvore de Elisia ja foi concluída e estou a procura do marido de Elisia.

Reply

Direct link:

Berberes

#447234 | saintclair | 22 avril 2023 23:13 | In reply to: #447233

-

Proveniente da antiga Pérsia e de ascendência iraniana, o povo berbere ocupa hoje as regiões do Sara e do Sahel, do Norte de África. De origem controversa, os berberes apresentam três tipos físicos diferentes: o mediterrâneo, de pequena estatura, o anatólio e os berberes, rubros de tipo nórdico. Os berberes estão socialmente organizados em famílias do tipo patriarcal, as ikhs, de carácter monogâmico na sua origem mas atualmente polígamas depois da sua progressiva conversão ao islão, a partir do século VII. As ikhs formam aldeias que por sua vez formam distritos organizados politicamente através de conselhos liderados pelos chefes das famílias mais importantes. Inicialmente sedentários e dedicados à agricultura, sobretudo fruticultura e oleaginosas, tornaram-se nómadas durante algum tempo, havendo atualmente tribos com ambas as características. A cerâmica modelada manualmente pelo método da corda enrolada é uma das expressões artísticas de mais destaque junto das mulheres. Os diferentes idiomas berberes são os mais antigos do Norte de África, à exceção do copta, derivado da antiga língua egípcia, e são falados por cerca de seis milhões de pessoas entre as quais as tribos Azenegues e Tuaregues. Estas línguas não têm expressão escrita, tendo os berberes utilizado na comunicação escrita o púnico e o latim na antiguidade e mais tarde o árabe. A única exceção conhecida é a dos Tuaregues, que utilizam um alfabeto próprio, o tifinagh, derivado do alfabeto da antiga língua líbica. As diferentes línguas berberes partilham um sistema gramatical idêntico e incluem cerca de 50% de palavras de origem árabe. A sua literatura é predominantemente oral.
Os povos berberes são provavelmente dos habitantes mais antigos do Norte de África, tendo sido mencionados em documentos egípcios do quarto milénio antes de Cristo. Organizados em tribos e dedicando-se à caça e à criação de gado, a sua arte tinha uma expressão geométrica e a sua religião era animista e zoolátrica. Sabe-se que no século III a. C. existiam três reinos - Mouros, Masaeyles e Massyles - que foram unificados, tendo sido posteriormente incorporados no Império Romano. A Berberia foi política e culturalmente romanizada, convertendo-se ao cristianismo e produzindo notáveis figuras da Igreja, como Tertuliano e Santo Agostinho. A queda do Império Romano provocou o ressurgimento de reinos berberes que resistiram durante cerca de um século às invasões árabes iniciadas no século VII. À conversão ao islão, seguiu-se uma tentativa de fundação de dinastias corânicas, como os almorávidas e os almóadas, que se estenderam à Península Ibérica e fizeram parte da civilização do Al Andaluz. Os almóadas, entre os quais se incluem os filósofos Ibn Tofail e Averróis, foram responsáveis pelo mais belo período de arte islâmica no Ocidente, com destaque para a arquitetura, como é o caso do belíssimo Alhandra, em Granada.
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$berberes
Sc.

Reply

Direct link:

Decifrando a Origem do sobrenome

#447235 | jorgeberber | 23 avril 2023 00:17 | In reply to: #447234

Obrigado, mas o intuito dessa postagem é confirmar o sobrenome de acordo com o registro. Prepeér, Berbireri our Berber.

Reply

Direct link:

Perceber a Origem sobrenome Berberi

#447236 | saintclair | 23 avril 2023 01:14 | In reply to: #447235

-
"Meu bizavô sempre contava que tinhamos herança Sirio-libanesa que de fato consta em alguns desses documentos. Muitas das histórias que ouvi era que o sobrenome Berber vem da origem Berberi."
Sc.

Reply

Direct link:

Costa Barbaresca

#447241 | saintclair | 23 avril 2023 13:17 | In reply to: #447235

-
De que nacionalidade eram os seus 4 avós?
Para entender e conseguir ter sucesso nesta
pesquisa, terá que ler e ver mapas, entre eles:
Siria, Libano, Deserto Sara, Marrocos, Mauritânia
Não é fácil, só tem que meter mãos ao trabalho, e
estimular a I.A.
História e Geografia, são conhecimentos necessários
para poder ter sucesso.
Não descartar da memória o topónimo "Costa Barbaresca."
Sc.
-

Reply

Direct link:

Decifrando a Origem do sobrenome

#447257 | jorgeberber | 23 avril 2023 22:25 | In reply to: #447241

Obrigado,

Sim estou nessa pesquisa faz dias para tentar solucionar essa peça do quebra cabeça.

De acordo com os registros que tenho:

Meus avós maternos são todos Brasileiros.
Avós paternos não tenho filiação pois nunca conheci meu Pai.

Meus bisavós maternos são todos Brasileiros.

Meu tataravô esse onde empaca Jorge Nicolau Berber / Prepeér / Berbieri consta no registro de casamento com Elisia Edoina do Amaral como sendo de Beiruti das Arabias.
Elisia Edoina do Amaral - Brasileira
Nos registros dos filhos onde começam a aparecer as mudanças do sobrenome, aparece como Jorge sendo da Siria, Libano e Turquia.

Tentei verificar por registros de chegada no Brasil como SP our RJ, mas não encontrei nada com os nomes + sobrenomes e variações - talvez não esteja indexado, ou na chegada mesmo o nome ja foi registrado de outra forma.

A procura continua...

Reply

Direct link:

Decifrando a Origem do sobrenome

#447259 | saintclair | 23 avril 2023 23:25 | In reply to: #447257

-
Segue link, de um caso tratado em tempos, e com sucesso;
https://geneall.net/pt/forum/154219/quero-saber-como-encontrar-certidao-de-minha-avo/#a302871
Veja que a Senhora EULINA nunca desistiu, na parte final foi um neto que acabou por ler assento
nascimento que já lhe tinha sido remetido há bastante tempo," a que não tinham dado o devido valor."
https://geneall.net/pt/forum/169573/me-ajudem-minha-avo-procuro-certidao/#a365500
https://goo.gl/maps/MjsQ8sWH8S91m9wY8
Sc.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 15:02

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen