Família Maricato
This topic is classified in rooms: Famílias | Brasil
Família Maricato
Estou à procura de familiares com o sobrenome Maricato. Não tenho obtido sucesso nas buscas que tenho feito pelo sobrenome e pelo Brasão. Meu nome é DENI MARCEL MARICATO FERREIRA, meu avô chamava-se JOAQUIM DE OLIVEIRA MARICATO e meu bisavô MANOEL DE OLIVEIRA MARICATO que foi casado com a italiana THEREZA GARFFANI.
ReplyDirect link:
RE: Família Maricato
Caros Deni e 2570:
Pois, Maricatos só conheço da Figª da Foz onde vivi mais de trinta anos e de onde é a maior parte da minha família paterna.
Mas, o sobrenome Maricato, tanto quanto sei, não tem brasão específico.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Direct link:
RE: Família Maricato
Caro Deni
Enquanto exerci profissionalmente em Montemor o Veho tive vários doentes com esse apelido, ficando com a ideia de que serão originários, ou estarão repartidos, pela chamada Gândara, uma zona grosseiramente situada no triângulo Cantanhede, Figueira da Foz e Coimbra.
Uma consulta à lista telefónica confirmou-me essa distribuição.
Talvez um deles lhe possa dar resposta.
Cumprimentos.
Luis Canavarro
Direct link:
RE: Família Maricato
Caro confrade
Depois de alguma ausência, e mesmo à pressa, vim ao Fórum e li este tópico.
Uma amiga de um dos meus filhos tem este apelido que achei muito interessante; aliàs, pertencente a um formosa, distinta e inteligente rapariga. Sei que o meu filho como cavalheiro que é terá uma certa reserva no assunto,o que é natural; mas se ele não vir inconveniente poderá dar-me alguma informação sobre a origem da família desta senhora que lhe comunicarei. Se refiro o assunto e fiz por não ignorá-lo foi por me parecer pertinente o seu interesse em tal apelido e família, obviamente; e todas as achegas são úteis em Genealogia, com o devido respeito pela privacidade que pertence aos referidos.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Família Maricato
O nome do meu bisavô também é Joaquim de Oliveira Maricato, ele era de Cantanhede, Portugal e meu tataravô José de Oliveira Maricato
ReplyDirect link:
RE: Família Maricato
Meu nome é Andrea Maricato, gostaria de achar alguns familiares de meu pai , ele se chamava Francisco Fernandes Maricato e meu avó Antonio Fernandes Maricato, as informações que tenho é que meu avó nasceu em Figueira da Foz / Portugal e veio p/ Santos/SP - Brasil, com seu irmão, minha avó Julia dos Santos se separou dele qdo meu pai tinha apenas 04 anos, assim nunca soubemos do seu paradeiro.
Andrea
Direct link:
RE: Família Maricato
Tanto quanto investiguei o Apelido Maricato deriva de "Mariacatto", tem origem em génova e chegou a Portugal nos meados do Séc. XIV, entre 1317 e 1340. A partir desta altura não se encontra o apelido "Mariacatto" na região de Génova, no entanto, o apelido "catto" continua a existir. Encontrei uma exceção, uma imigrante de origem italina com o nome "Agata Maricato" que emigrou para os EUA em 1874.
Existem dois ramos que se instalaram em Portugal da Região de Buarcos e na Região de Setúbal. Existem algumas derivações.
Tenho referenciadas 5 zonas com grande número de "Maricatos"
• Região de Setúbal (Setúbal, Sesimbra e Seixal).
• Região de Buarcos (Figueira da Foz) e mais a sul, em Pombal.
• Região de São Paulo Brasil (descendentes dos navegadores, emigrantes da região de Setúbal no Séc. XIX, emigrantes da região centro Séc. XIX)
• Marinhais Santarém
• Porto Rico (ainda não sei como aparecem aqui)
Direct link:
RE: Família Maricato
Caro confrade
Chamou-me à atenção a sua mensagem, pois num dos ramos genealogicos de minha esposa (ainda pouco estudado), consta o apelido Maricato, de Quiaios - Figueira da Foz.
Como na sua mensagem referencia a zona de Buarcos (perto de Quiaios), gostaria de lhe pedir que partilha-se as informações que possui desta zona.
Desde já muito agradecido
Cordialmente
Joaquim Martins
Direct link:
RE: Família Maricato
Caro Joaquim Martins,
Na documentação que disponho, ainda insuficiente, tenho muitas referências na zona entre a Figueira da Foz, Cantanhede e Pombal.
A Primeira referência que disponho é de um nome que passou de geração em geração "Manoel Fernandez Mariacatto". O "Fernandez" parece indicar ascendência Espanhola, no entanto, como surge durante a Dinastia Filipina carece ainda de confirmação.
Pelos documentos que disponho, o apelido na zona centro, surge primeiro em Buarcos e as gerações seguintes nas regiões mais próximas.
O apelido derivou para "Fernandes Maricato" e manteve-se até ao Séc XIX em várias regiões próximas da Figueira da Foz, Coimbra e Pombal.
Espero nos próximos meses ter informações mais precisas.
Direct link:
RE: Família Maricato
Só por curiosidade, as origens do apelido são germânicas "catto" ou "catta" em 300 DC têm origem numa tribo germânica que combatia os Romanos (Gral. Germanicus). Emigram para Itália para duas zonas distintas, por volta de 1200 para Génova e em 1508 para Veneza.
Aqui fica o brasão
http://www.heraldrysinstitute.com/images/stemma.php?id=12577
Direct link:
RE: Família Maricato
Caro confrade
Obrigado pelas informações.
Vou dar um novo impulso ás investigações referentes aos "Marivato", ascendentes de minha esposa
de momento disponho das seguintes informações:
Maria Maricata( ou das neves), que terá nascido por volta de 1815, filha de: Antonio fernandes maricato e de Maria das Neves. Do Camarção - Quiaios.
Fico a aguardar
Cordialmente
Joaquim martins
Direct link:
RE: Família Maricato
Em 1867 nasceu em Aldegalega do Ribatejo (actualmente Montijo) a minha tetravó Rosa Margarida d'Oliveira filha de Urbano Fajardo natural de São Mamede-Quiaios e neta de Manuel Fajardo e Maria Maricata da mesma freguesia. Alguém tem alguma informação sobre estas pessoas?
ReplyDirect link:
RE: Família Maricato
Caro Confrade
Gostaria de saber se já possui mais informações sobre os Maricato. Tenho recolhido alguma informação, que confesso é um pouco confusa, mas como tenciono brevemente compilar a mesma, aqui fica o meu pedido de ajuda.
desde já agradecido
Joaquim Martins
Direct link:
RE: Família Maricato
Caros Confrades
Relanço o tópico
Desde já agradecido
Joaquim Martins
Direct link:
RE: Família Maricato
Boa tarde, no casal da areia , ferreira a nova, figueira da foz existe familia de longas decadas a residir nessa zona, tenho primos meus de lá.
ReplyDirect link:
Família Maricato
Boa tarde
Caro confrade venho perguntar-lhe se já possui novas informações relativas aos "MARICATO"
Desde já agradecido
Joaquim Martins
Direct link:
Família Maricato
Infelizmente ainda não tive possibilidade de ter informações mais rigorosas por falta de tempo, espero até ao final do ano agregar mais informações que disponibilizarei aqui.
Direct link:
Família Maricato
Minha avó, vulgo Maria José Roncatti Alves está a procura de seus familiares, que são da família Maricato. Alguns deles são de Portugal e vieram para a cidade de Quatá em São Paulo, sua mãe (mãe da minha avó) se chama Amélia Maricato Roncatti e sua avó (avó da minha avó) se chama Maria da Conceição da Silva Maricato. Minha avó e sua mãe viviam em Quatá - SP em mais ou menos 1940, sua família foi uma das fundadoras da cidade desde 1880 mais ou menos e é bem conhecida por lá. Espero que encontre alguém, beijos.
ReplyDirect link:
Família Maricato
E também, ela conhece todos que vieram de Figueira da Foz - Portugal para Santos, ela se lembra de Francisco Fernandes Maricato, Antonio Fernandes Maricato e Julia dos Santos
ReplyDirect link:
Família Maricato
Boa tarde
Pelo nome de Família "Maricato", existe uma forte hipótese de serem familiares de minha esposa.
Podemos trocar informações
Cumprimentos
Joaquim Martins
Direct link:
Família Maricato
Boa Noite,
Chamo-me João Miguel Monteiro Maricato, vivo em portugal (Figueira da Foz) e herdei o apelido do meu pai. Sempre estranhei o meu apelido, tendo pesquisado bastante porém sem grandes resultados.
A única forma de pesquisar a fundo era investir em algumas conservatórias de registo civil, porém a minha família desconhece das origens deste apelido. Não temos nenhuma referência alemã ou italiana, mas segundo a pronuncia o nome Maricato soa a italiano sem dúvida.
Conhecemos a nossa árvore genealógica desde 1920, talvez até 1880 ...as raízes da minha família são de Ribas, alhadas ou gândara. Uma coisa é certa, Maricato está longe de ser um nome português. Tem de ser realmente de outro país...realmente a minha irmã pesquisou em Lisboa que poderíamos descender de Nobres em génova por volta de 1500 mas disso não tenho a certeza
Quem tiver mais informações agradeço :)
Direct link:
Família Maricato
-
Caro;
"Segundo consta na Internet, o apelido teve
origem na época de Colombo, quando este
veio da República de Génova,"{o que não deve
corresponder à verdade!}.Novas investigações
estão a demonstrar que Colombo era português.
Bom, basta ler as mensagens constantes neste
tópico, para aferir de alguma veracidade sobre
o apelido Maricato, que aparece nas zonas do
Litoral Português;
"Região de Setúbal,Sesimbra e Seixal.
Região de Buarcos -Figueira da Foz,Tocha, Mira.
Tudo leva a crer que seria uma actividade [profissão]
relacionada com o Mar,Pesca,Salinas etc.
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Portugal/who/maricato/?customerType=ALL&sort=az
Direct link:
Família Maricato
O apelido Maricato é comum na zona do Montijo (Setúbal, Portugal). A minha tetravó nasceu nesta localidade, sendo os seus pais e avós de Quiaios. É provável que a ideia que li num tópico sobre ser uma família que poderá ter ligações profissionais ao mar faz sentido na zona do Montijo (terra ligada à pesca e perto em Alcochete e no Samouco há salinas).
ReplyDirect link:
Família Maricato
O avô de minha esposa chama-se Joaquim de Oliveira Maricato.
veio para o Brasil por volta de 1900 em diante
saiu de Cantanhede.
casou-se aqui e teve filhos e filhas e netos que estão na cidade de Petropolis Rio de Janeiro Brasil
Direct link:
Família Maricato
Os meus filhos são Maricato Monteiro e vivemos em Pombal. Herdei o apelido da minha mãe Isabel Maricato Oliveira Pinhal. A minha avó era Maria de Jesus Teixeira Maricato e o seu pai era Alfredo Oliveira Maricato. Viviam na freguesia de Cadima, Cantanhede.
É bom saber que descendemos de genoveses... Quando era adolescente não gostava do meu apelido porque tinha colegas infelizes que o injuriavam.
Os meus pais estabeleceram-se em aveiro e lá não conhecia ninguém com este apelido...
Direct link:
Família Maricato
Meu nome é Leonardo Rosa Maricato Santos.
O sobrenome MARICATO é da família de meu pai, Duclério Maricato, filho de Ana Maricato, minha avó de quem esse sobrenome é originário. O pouco que sei de suas origens que começo a investigar, é de sua procedência, talvez italiana, via Portugal (região de Figueira da Foz e Coimbra). Aqui no Brasil, já rastreie MARICATO nos estados de São Paulo (Santos e na Capital), Rio de Janeiro (Capital e baixada fluminense), Minas Gerais (Juiz de Fora onde moro) e Paraná (Londrina).
A pesquisa sobre as origens da família MARICATO estão no início. À medida que obtenha resultados consistentes, porque apoiados em documentação e registros oficiais, factíveis, postarei aqui para o conhecimento de outros interessados, e claro, parentes distantes e dispersos pelo mundo. Estou aberto em manter contato para colaborar com aqueles que tenha o mesmo interesse.
Saudações do Brasil.
Direct link:
Família Maricato
Em tempo: na internet é possível encontrar essa "cartografia genealógica" a partir do site do artista Jorge Maricato.
http://maricato.net/familia.maricato/
Direct link:
Família Maricato
Boa tarde, Leonardo,
Pesquiso essa família que se concentra nos concelhos da Figueira da Foz, Cantanhede e Montemor o Velho, todos próximos. Deve ter ascendência italiana, tal como outros apelidos dessa região têm origem fora de Portugal, já que sempre foi porto de mar. As minhas pesquisas chegaram até ao limite dos livros paroquiais, século xvii, com Manuel Francisco Maricato Moço: https://geneall.net/pt/nome/1951351/manuel-francisco-maricato-o-moco/ e sei que mais alguém pesquisa este e outros nomes da mesma zona, pois já foram estabelecidas ligações. Desta pessoa há larga descendência, muita da qual no Estado de São Paulo. Se souber o ano em que a sua antepassada i/emigrou, pode pesquisar nos processos de emigração.
Cumprimentos
Vera
Direct link:
Família Maricato
Recebi um email referente a este tema no qual deixei uma mensagem em 2013. peço desculpa de não ter voltado a participar mas, pouca informação adicional tive possibilidade de verificar.
Esta informação (registos de casamento e óbito) existe na sua maioria nos registos paroquiais que estão guardados nos arquivos distritais, estes livros estão a ser digitalizados e vão ficar disponíveis gratuitamente na Internet, são de muito difícil leitura, no meu caso, esta informação está dispersa por 33 livros,
Encontrei algumas das escrituras de terrenos que me permitiram perceber porque, muitos Maricatos e não só, migraram da região centro para regiões mais a sul,
Esta migração acontece por volta do ano de 1834 (época de guerra de civil e de muita fome), estas famílias migraram para as regiões mais a sul e alugaram terras para cultivo nas férteis planícies Ribatejanas. Mas também nos anos entre 1845-1850 (este anos correspondem à grande fome na Irlanda onde morreram mais de 1 milhão de pessoas mas toda a Europa foi afetada por um fungo na batata oomiceto Phytophthora infestans), este último parece-me ser a migração para a região de Setúbal, (este último paragrafo é uma nota pessoal que coloquei aqui para aprofundar parece-me verosímil mas, agradeço que não interpretem como factual,
Estou à espera que o arquivo distrital de Santarém esteja digitalizado e assim possa confortavelmente consultar os 33 livros da paróquia de Muge.
Ainda em 1834, que é o último registo que tenho, encontrei o primeiro migrante para o Ribatejo, O primeiro Maricato no Ribatejo chamava-se “Manoel Fernandes Mariccato”(alguns registos têm “Maricato” outros “Maricatto”) foi casado com “Maria Engrazia”…
O resto vamos ver o que descubro quando disponibilizarem os registos.
Há bem pouco tempo encontrei uma informação curiosa possivelmente de um familiar nesta página...
https://www.geocaching.com/geocache/GC4K3FZ_moinho-dos-maricato?guid=f68a1008-0fd7-41b8-8a0a-00b0cbeb7319
Direct link:
Família Maricato
Caro Confrade;
Sobre esse moinho que rodava 360º, p.f. poderia indicar em que Freguesia/ Concelho se
situa?.
Envio endereço de um tópico, sobre a deslocação de pessoas da zona de Cantanhede/ Tocha,
para o Pinhal Novo/ Palmela, século XIX.
Melhores cumprimentos
Saintclair
Direct link:
Família Maricato
Aqui vai o link sobre a deslocação do Povo Gandarez;
http://origenscaramelasraizesgandaresas.blogspot.pt/
https://geneall.net/pt/forum/167759/caramelos-movimento-migratorio-da-regiao-de-coimbra-para-palmela-de-finais-do-sec-xviii-ate-ini/#a364697
Sc.
Direct link:
Família Maricato
O link anterior tem as coordenadas geográficas.
N 40° 14.131 W 008° 47.793
Para saber a localização exata basta inserir as coordenadas no google maps ou outro bing maps ou qualquer outro.
https://www.google.pt/maps
https://www.google.pt/maps/place/40%C2%B014'07.9%22N+8%C2%B047'47.6%22W/@40.2355208,-8.7987387,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x0:0x0!8m2!3d40.2355167!4d-8.79655
Grato pelo envio do link sobre a migração
Direct link:
Família Maricato
Prezada Vera, boa noite.
Muitíssimo obrigado!
Vou postar no fórum outras referências para contribuir aos pesquisadores e interessados. Que elas possam ajudar e assim, nós todos, avançarmos nas pesquisas e trabalhos de campo, sejam por quais finalidades forem quanto ao Passado-Presente dessa história e vida que é um nome, sobrenome-apelido e Família.
Sigo à disposição no que puder ajudar tanto à você quanto aos Maricatos todos aqui no Fórum.
Cordialmente,
Leonardo
Direct link:
Família Maricato
Prezado Rui Pinheiro, boa noite.
Muitíssimo obrigado pelo post com novas informações.
Direct link:
Família Maricato
Aos Maric(c)atos,
No Brasil em que pese a crise social e econômica que nos assola, decorrentes das (equivocadas) escolhas políticas e da teimosa quimera nutrida por alguns de seus políticos dirigentes, de que um país pode se fazer sem educação de qualidade para todos e espírito público efetivo, prosseguimos com a consolidação dos acervos e arquivos públicos. Afinal, nem tudo está perdido, ainda que se possa por razões diversas, colocar-se tudo à perder. Mas felizmente nem tudo assim está ou é, caso dos dedicados aos registros dos diversos fluxos imigratórios que chegaram ao país, particularmente os estimulados pelo Estado brasileiro do final do século XIX até a metade do XX.
Abaixo compartilho os links com os respectivos meios e recursos que oferecem às pesquisas dos variados tipos, incluindo as genealógicas.
ARQUIVO NACIONAL
http://www.arquivonacional.gov.br/
Acervo sobre estrangeiros
http://www.arquivonacional.gov.br/component/content/article.html?id=17:acervos-sobre-estrangeiros
MUSEU DA IMIGRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
http://www.museudaimigracao.org.br/
http://www.inci.org.br/acervodigital/
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/
ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO
http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/imigrantes/search.php
Deixo também meu e-mail para contato: leonardvs@gmail.com
Espero que possa ajudar aos colegas parentes/aparentados distantes.
Direct link:
Família Maricato
Aos Maricatos,
Informo outros sites para auxílio nas pesquisas.
Forebears
http://forebears.io/
Cadastro nacional de Serventia Públicas e Privadas do Brasil
https://portal.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/
Saudações do Brasil.
Direct link:
Moinho do Maricato
-
Sobre o Moinho dos Maricatos na zona da Tocha-Quiaios;
Conforme se pode ver nas fotos que seguem [link clube jornalistas,]
toda a zona compreendida entre Aveiro e Figueira da Foz esteve
sujeita a incendios:
Será que o Moinho dos Maricatos conseguiu resistir?
https://goo.gl/maps/1bKTGxqMAT12
-
https://ci6.googleusercontent.com/proxy/eIB5WtoqQ7GnrD05QxlVvVcyIjQVSJp5GZabU600siGvYe4N8tCQEjW--dAuuQMc1wQqSxX8JQXPYQ9A2Ia9zMvlesHdH16YbDkRKQSCiCA5RMmDQkM2cEZQOlVWiVk0PGSm=s0-d-e1-ft#http://www.clubedejornalistas.pt/wp-content/uploads/2017/10/mistfogos-sat.jpg
-
http://www.clubedejornalistas.pt/
Saintclair
Direct link:
Moinho do Maricato
-
NASA mostra efeitos do furacão Ophelia nos incêndios de Portugal;
https://www.youtube.com/watch?v=j1P9U63Wwlc
Sc.
Direct link:
Canadair espanhóis a abastecer em Portimão
-
https://observador.pt/2018/08/07/videos-os-canadair-espanhois-a-abastecer-em-portimao/
Direct link:
Família Maricato
Olá! No meu caso sim, estou à procura de meus famíliares de Figueira da Foz.
Procuro informações sobre meus bisavós portugueses para solicitar a cidadania para meu pai, meu avô já é falecido. Eu não possuo muitas informações sobre eles por isso venho neste site caso alguém já tenha visto algo sobre a minha família que possa me ajudar eu agradeço!
Meu avô é Arlindo Maricato (nascido no Brasil em 08/01/1928 em Promissão São Paulo), meus bisavós são Maria de Jesus (natural de Portugal) e José Maricato (natural de Portugal), meus tataravós por parte da Maria de Jesus são Maria do Rozario e Manoel Antonio da Silva e os tataravós por parte de José Maricato são Engracia Lopes e José Maricato.
A informação que eu tenho é que eles podem ser de Figueira da Foz pois tem uma carta na minha família recebida em 1989 onde um parente de portugal chamado Jose Maricato entrou em contato com ela na época. Por favor se puderem fico no aguardo. Muito obrigada!
Direct link:
Maricato de Buarcos, Figueira da Foz
O seu avô provavelmente nasceu em Buarcos, pois há registos dos pais e irmãos nessa freguesia da Figueira da Foz. Os registos estão online, portanto veja a idade dos irmãos e pode pesquisar os livros que estão online. https://tombo.pt/f/fig04
casamento de uma filha de José Maricato e Engrácia Lopes Marinheiro: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-9R9L-9DLZ?i=668&cc=2014773
casamento de outra filha: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95KD-8LF?i=24&cc=2014773
casamento de um filho: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GR92-9MCT?i=170&cc=2014773
óbito de Engrácia Lopes Marinheiro: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GRV5-DXX?i=82&cc=2014773
Direct link:
Família Maricato
Processos de passaportes de Coimbra: https://www.familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/collection/1928596/waypoints
ReplyDirect link:
Família Maricato
O meu avô também era Maricato como os meus tios e minha mãe Alice Maricato Caramujo
ReplyDirect link:
Família Maricato
E há muitos Maricatos aqui na Atalaia alto Estanqueiro mo concelho do Montijo Restrito de Setúbal
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 03 janv. 2025, 05:32