Família do Porto da Balsa (Fajão)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#162771 | rmfrp | 15 jul 2007 17:33

Caros Colegas:

Na sequência de trocas de informações em outros tópicos deste Fórum, nomeadamente no recente "Registos paroquiais de Unhais", venho aqui colocar um resumo da informação actualmente conhecida sobre as primeiras gerações da família do Porto da Balsa, na freguesia de Fajão (Pampilhosa da Serra) de que vários participantes do Fórum descendem.

Designo-a como "família do Porto da Balsa" pois este lugar da freguesa de Fajão parece ter sido, pelo menos desde cerca de 1600, habitado por uma único núcleo famíliar cujo apelido se foi alterando por sucessivos casamentos.

Desde já agradeço quaisquer informações adicionais sobre esta família.


1. DOMINGOS JOÃO c. c. MARIA FRANCISCA, do Porto da Balsa, tiveram:

-- 2. DOMINGOS JOÃO c. c. (Fajão 26.08.1646) ISABEL SIMÃO, ou SIMÕES, da Pampilhosa da Serra, filha de Francisco Fernandes e Margarida ... . Tiveram:
----- 3. Manuel Simão, ou Simões, c. c. (I) Maria Manuel, filha de João Rodrigues e Ana Manuel, c. c. (II) (Fajão 12.09.1693) Catarina Francisca, de Fajão, filha de Simão Fernandes e Catarina Francisca. Com geração.

-- 2. MATIAS JOÃO c. c. (Fajão 10.05.1648) CATARINA ANTUNES, de Ceiroco (Fajão), filha de António Manuel e Águeda Antunes. Tiveram:
----- 3. Manuel João, n. Porto da Balsa, b. Fajão 16.04.1651, c. c. (Pampilhosa da Serra 16.06.1677) Maria Fernandes, n. Pampilhosa da Serra 06.01.1650, filha de José Simões e Margarida Luís. Com geração.
----- 3. Bento João c. c. (Fajão 10.01.1672) Maria Fernandes, da Castanheira (Fajão), filha de Simão Fernandes e Cecília Fernandes. Com geração.
----- 3. Isabel Antunes c. c. (Fajão 17.07.1672) António Gonçalves, de Cebola (Casegas), filho de Pedro Gonçalves e Ana Pires.
----- 3. Catarina Antunes c. c. (Fajão 23.08.1676) Manuel Nunes, de Vila Cova de Sub-Avô, filho de Simão Nunes e Isabel Gaspar.
----- 3. Matias João c. c. (Pomares 27.08.1684) Luzia Nunes, da Mourísia (Pomares), filha de Bento Nunes e Luzia Fernandes. Com geração.
----- 3. Francisco João Robalo c. c. (Cabril 19.01.1698) Águeda Francisca, da Sanguessuga (Cabril), filha de Manuel Francisco e Domingas André. Com geração.
----- 3. António Manuel c. c. Domingas Nunes de Figueiredo, b. Cerdeira 10.08.1660, filha de António Nunes Fragoso e Maria Nunes de Figueiredo. Com geração.
----- 3. Águeda Antunes c. c. Manuel Rodrigues, de Fajão, filho de António Rodrigues e Maria Nunes. Com geração.

-- 2. MARIA FRANCISCA c. c. (Fajão 10.05.1648) MANUEL ANTUNES, filho de António Manuel e Águeda Antunes, de Ceiroco (Fajão).
----- 3. Domingos Antunes, de Ceiroco, c. c. (Fajão 22.02.1688) Maria João, de Covanca (Fajão), f. Meãs (Unhais-o-Velho) 19.02.1761, filha de Manuel João e Maria Fernandes ou Isabel João. Com geração.

Possível filha adicional:

-- (?) 2. CATARINA JOÃO c. c. BARTOLOMEU JORGE não depois de 1645, moradores no Porto da Balsa. Tiveram:
----- (?) 3. Maria Jorge, n. Porto da Balsa, b. Fajão 08.10.1645, c. c. (Fajão 29.09.1675) João Marques, de Vasco Esteves (Alvoco da Serra), filho de João Marques e Isabel da Silva. Com geração.


Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#163775 | rmfrp | 28 jul 2007 23:31 | Em resposta a: #162771

Caros Colegas:

Regresso a este tópico para informar que encontrei um registo importante para o estudo da família do Porto da Balsa.

Em 11 de Janeiro de 1567 realizou-se em Janeiro de Baixo o casamento de Bartolomeu João, filho de João Luís "do Porto da Balsa, termo de Vila Cova", com Maria João, filha de João Anes, de Bogas de Baixo, localidade então pertencente à freguesia de Janeiro de Baixo.

Este registo é tão antigo que corresponderá a um casamento da geração dos pais ou mesmo dos avós de Domingos João e Maria Francisca.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#163789 | fs1945 | 29 jul 2007 11:48 | Em resposta a: #163775

Caro Parente Rui Pereira:

Há alguns meses atrás andei à procura de uma ligação do Porto da Balsa com o Machialinho, dado existirem, ainda há poucos anos, propriedades no Machialinho pertencentes a naturais ou com origem no Porto da Balsa.
Pesquisei os livros de casamentos, mas não encontrei qualquer casamento entre pessoas destas localidades.
Se nas suas pesquisas encontrar alguma ligação com o Machialinho ou entre os Álvares Pereira de Carvalho agradeço essa informação.

Com os melhores cumprimentos

F. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#165426 | rmfrp | 20 ago 2007 22:23 | Em resposta a: #163789

Caro F. Dias:

Só agora me é possível responder à sua mensagem pois estive algumas semanas ausente. Continuo neste momento com pesquisas em Janeiro de Baixo e em outras freguesias da zona, nomeadamente Janeiro de Cima, mas até ao momento ainda não descobri novos dados sobre pessoas do Porto da Balsa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#166743 | Raquelis | 07 set 2007 16:16 | Em resposta a: #163775

Caro Rui Pereira

Só agora voltei a ler este Forum e estou maravilhada.
Ter encontrado este registo é deveras extraordinário.
Ele passa a época de D. Sebastião e o nascimento de João Luís do Porto da Balsa e de João Anes de Bogas de Baixo que deve ter acontecido cerca de 1520, situa-se no reinado de D. João III.

É pena não o conseguirmos relacionar com o nascimento de Domingos João que, pelas minhas contas rondará o ano de 1590 mas, como já li numa das sua mensagens a localidade de Porto da Balsa tinha tão pouca gente que é quase impossível que o casal Bartolomeu João / Maria João não sejam avós do Domingos
Não lhe parece?

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#166946 | rmfrp | 09 set 2007 21:20 | Em resposta a: #166743

Cara Raquel Diogo:

Extraordinários são os registos de Janeiro de Baixo e de algumas outras freguesias da zona, que permitem a obtenção destas informações.

Será Domingos João neto de Bartolomeu João e Maria João? É uma hipótese bastante provável, mas também pode ser filho, sobrinho ou sobrinho-neto, por exemplo.

Aproveito esta ocasião para informar que encontrei mais um registo antigo com referência ao Porto da Balsa:

Pampilhosa da Serra, 30.11.1584 - Casamento de Fernão Pires, viúvo, morador no Porto da Balsa, com Ana Vicente, filha de Bartolomeu Vicente e Domingas Agostinha, sua mulher, moradores no Sobral Valado, freguesia da Pampilhosa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#213114 | mjmventura1972 | 12 nov 2008 19:49 | Em resposta a: #162771

Caro confrade Rui Pereira,

Embora já tenha passado algum tempo desde a última mensagem deste tópico, só hoje descobri este tópico sobre famílias de Fajão.

Por isso, se ainda frequenta este fórum, permito-me perguntar-lhe se tem alguma informação sobre o casal:

António Fernandes, nascido c. 1600 em Fajão, e falecido antes de 1661, casado com Beatriz João, nascida c. 1610 em Fajão.
Tiveram:
- Francisco;
- António;
- Miguel;
- e António Fernandes Chasqueira, que nasceu a 10/11/1636 em Fajão, e que faleceu em 1685 (desconheço o local de falecimento). Este António casou no Alcaide, Fundão, a 21/04/1661, com Catarina Fernandes, nascida a 17/01/1640, na Cortiçada, Alcaide, Fundão.

Desde já lhe agradeço qualquer informação adicional.

Obrigado,

José Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#213274 | mjmventura1972 | 14 nov 2008 19:51 | Em resposta a: #162771

Caro Rui Pereira,

Renovo o meu pedido.

Obrigado,

José Martins

Resposta

Link directo:

RE: António Fernandes e Beatriz João - Fajão

#213374 | rmfrp | 16 nov 2008 20:42 | Em resposta a: #213114

Caro José Martins:

Creio ter de facto referenciados António Fernandes e Beatriz João, embora não conheça a sua ascendência. Encontrei-os como pais de Miguel Fernandes, que casou a 12.04.1700 em Fajão com Ana João, de Ceiroquinho. Pela informação que me dá tratou-se certamente de um casamento tardio.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: António Fernandes e Beatriz João - Fajão

#213376 | mjmventura1972 | 16 nov 2008 21:44 | Em resposta a: #213374

Caro Rui Pereira,

Antes de mais, muito obrigado pela sua resposta.

Todavia, não vejo porque é que se tratará de um casamento tardio, embora admita que me possa ter explicado mal.

Quem casou em 1661 foi António Fernandes Chasqueira (nascido em 1636), filho de António Fernandes e de Beatriz João.

Já agora, o outro filho de António Fernandes Chasqueira e de Beatriz João, Miguel (que parece ser o seu Miguel Fernandes) terá nascido a 29 de Setembro de 1642.

Cumprimento,

José Martins

Resposta

Link directo:

RE: António Fernandes e Beatriz João - Fajão

#213393 | rmfrp | 16 nov 2008 23:56 | Em resposta a: #213376

Caro José Martins:

Muito obrigado pela sua resposta.

Peço desculpa por não ter sido claro na minha intervenção anterior. O casamento tardio a que eu me referia era o de Miguel Fernandes. Concluí que assim foi a partir da sua informação da existência de um irmão a casar cerca de 40 anos mais cedo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#245323 | jaferro | 01 dez 2009 21:43 | Em resposta a: #162771

Caro Primo Rui Pereira,

Espero que tudo esteja bem consigo!

O Simão Fernandes e Cecília Fernandes, Castanheira (Fajão), pais da Maria Fernandes que casa com Bento João (Fajão 10.01.1672, i100), são meus 9º avós.

O Simão Fernandes é de Porto Castanheiro, Teixeira, Arganil, filho de Simão Fernandes e de Margarida Nunes(?), e casa com Cecília Fernandes, filha de Lourenço Fernandes e Mecia (?), Castanheira, Fajão, em 09.09.1646 (i49. RP de Fajão).

Descendo do referido casal pelo filho Domingos Fernandes, que casa com Maria Dias (na Benfeita, Arganil, em 01.10.1674, i86), natural de Pardieiros, Benfeita, Arganil, moradores em Castanheira, Fajão. São padrinhos de Isabel, filha de Bento João e Maria Fernandes, em 16.06.1686 (i94, Fajão).

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267141 | Raquelis | 20 dez 2010 21:25 | Em resposta a: #162771

Caro Rui Pereira

Apesar desta mensagem já ter algum tempo, deixe-me acrescentar outro filho deste casal, Domingos João/Maria Francisca. Trata-se de:

2 - Manuel João, que casa em Unhais-o-Velho, a 9/1/1650 com Isabel Antunes de Vidual de Cima (imagem 147).

Isabel foi bap. a 14.2.1625 e é filha de António Domingues e Maria Antunes de Vidual de Cima - Unhais-o-Velho (imagem 94).

Também são meus ancestrais.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#267146 | Raquelis | 20 dez 2010 22:26 | Em resposta a: #163775

Caro Rui Pereira

Vi, também, em Pomares, em 25.1.1625 (imagem 135) o casamento de um filho deste casal Bartolomeu João/ Maria João, também chamado Bartolomeu João que se une a uma Catarina Nunes, filha de Domingos Nunes e de Pe... Gonçalves (não conigo ler o nome), moradores na Maurízia?.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267234 | rmfrp | 23 dez 2010 00:07 | Em resposta a: #267141

Cara Raquel Diogo:

Muito obrigado pelas suas mensagens. Eu já conhecia os dois casamentos que refere, mas não tinha a informação da data do baptismo de Isabel Antunes.

No registo de Pomares penso que o ano é 1626 e não 1625. "Pe..." é "Penolia", isto é, Apolónia. O lugar de origem da noiva é Mourísia, que pertenceu à freguesia de Pomares até ao século XX sendo actualmente parte da freguesia de Moura da Serra.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267251 | Sobral | 23 dez 2010 10:54 | Em resposta a: #267141

Caros Raquel e Rui Pereira

António Domingues casou em 10 02 1630 com Maria Antunes. Tiveram a Maria, b. em casa a 22 10 1631 por Francisco Antão e Águeda Antunes que seriam os avós maternos.
O mesmo casal tivera a Isabel Antunes bap. 14 02 1625, ou seja, 5 anos antes do casamento dos pais.
A Maria Antunes acima, suposta filha de Francisco Antão foi bap a 23 11 1614. Para ser a mãe da Isabel casada com Manuel João "Seco" teria a filha aos 11 anos! Claro, Francisco Antão poderia ser só vizinho. Mas numa terra onde se mostram tão arreigados os sentimentos familiares é de intender que seriam os avós.
Estaremos, portanto, em presença de dois casais com idêntico nome e na mesma época em Vidual, o que pode complicar a destrinça entre os filhos de ambos.
Será que encontraram este 2º casal? Ou seria um só casal precóce que teve de aguardar a idade mínima para casar?

Já agora aproveito para lembrar que nos livro de Vila Cova de Alva se encontra vários registos da família de Porto da Balsa, que remete para o séc. XVI.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267308 | Raquelis | 24 dez 2010 17:53 | Em resposta a: #267251

Caro Gabriel Santos

É sempre um prazer ver as observações que aqui faz e que denotam o profundo conhecimento que tem nesta matéria.

Efectivamente que a Isabel Antunes nascida a 14.2.1625 (imagem 94), não pode ser a filha do casal António Domingues/Maria Antunes que se casam a 10.2.1630 (imagem 136).

Se esta Isabel fosse filha daquele casal, teria irmãos ainda mais velhos, tais como José, b.18/11/1618 (imagem 86) e Ana b. 4.3.1621 (imagem 89).

Como diz, a mãe (Maria Antunes), se nascida a 23.11.1614 não pode ser a mesma Maria Antunes mãe destas crianças.

Foi erro meu e desde já as minhas desculpas.

Os pais daquelas crianças são: António "Diz"/ Maria Antunes que terão nascido nunca depois de 1598.
"Diz" será Dias? Li "Dos" (Domingues) em lugar de "Diz".
Terá de haver, então, dois casais de Vidual de Cima: António Diz/Maria Antunes e António Dos/ Maria Antunes.

O que me induziu em erro foi o facto ser ser uma Isabel Antunes a casar a 9.1.1650 (imagem 147) com o Manuel João do Porto da Balsa e na perecença dos nome dos pais além da possível idade da noiva 25 anos.
Sendo assim, Isabel filha de António Domingues/Maria Antunes, que casa em 1650 só pode ter nascido depois de 1632 e em vez de 25 anos teria 17 ou 18 no máximo.

Com um muito obrigada e votos de um Feliz Natal

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267320 | Sobral | 24 dez 2010 20:39 | Em resposta a: #267308

Cara Raquel Diogo

O registo não oferece dúvida: os pais da Isabel casada em 1650 são António Domingues (julgo erro do padre o D.os) e Maria Antunes.
Já os pais da Isabel b. a 14.2.1625 foram António Dias (D.is) e Isabel Antunes (se desejar poso fornecer geração até aos bisavós)
Como vemos os nomes das mães também são iguais.
Portanto a Isabel casada com Manuel João terá nascido emtre 1631 e 1636, período para o qual não tenho anotados filhos ao casal António Domingues/Maria Antunes.
António Domingues tenho-o como filho (?) de Domingos Pires e Maria Francisca.

Com os votos de Feliz Natal
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267379 | Raquelis | 26 dez 2010 21:48 | Em resposta a: #267320

Caro Gabriel Santos

Estes registos de Unhais-o-Velho têm-me dado bastante trabalho pela semelhança de nomes e são um puzzle bem difícil de compor. Só "Isabeis Antunes" são pelo menos umas 5... se não forem mais.

Não são os pais da Isabel Antunes que casa com o Manuel João que me interessam mas, os pais e árvore do Manuel João.

Manuel João têm pelo menos mais 4 irmãos, sendo uma, a Catarina João, que casa com Bartolomeu Jorge e têm uma Maria Jorge a 8.10.1645 que casa com João Marques do Alvoco da Serra (meus 9ºs avós).
Manuel João e Catarina são filhos de Domingos João e Maria Francisca do Porto da Balsa. Domingos João será filho de um X João que por sua vez será filho de Bartolomeu João e Maria João casados em Janeiro de Baixo a 11.1.1567, sendo este casal filhos respectivamente de de um João Luís e um João Anes nascidos perto de 1510?
Se encontrar algum erro nestes dados muito lhe agradeço que os corrija.

Mas, para acomplicar o problema destes registos, os casais com nomes semelhantes e nascidos neste local não termina aqui.
É que eu tenho outro casal Manuel João/Isabel Antunes um pouco mais novos mas, também, nascidos em Unhais-o-Velho, que têm uma filha que vai ter descendência na Erada.

Trata-se de um Manuel João(o novo) filho de Manuel João de Casegas e Isabel João das Meãs, casado a 25.4.1684 (imagem 79) com
Isabel Antunes filha de João Antunes e outra Isabel Antunes casados em Unhais-o-Velho a 20.1.1664 (imagem 152), neta paterna de Pedro Domingues e outra Isabel Antunes casados a 15/9/1616 (imagem 131) e neta materna de António Francisco de Dornelas? e Águeda Antunes, casados a 10.7.1637 (imagem 138 de muito difícil leitura).
Quanto ao Manuel João (o novo) filho de Manuel João de Casegas, é neto paterno de outro Manuel João de Casegas e Águeda João de Unhais-o-Velho e materno de João Domingues e Catarina Dias, bisneto paterno de João André e Catarina Francisca de Casegas e Bartolomeu João e outra Catarina Francisca de Unhais-o-Velho.

Tive que ter redobrada atenção para não me confundir e andei sempre à procura (mas em vão) de possível parentesco entre estes dois casais "Manuel/João e Isabel Antunes"

Terá algo a acrescentar?

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267393 | rmfrp | 27 dez 2010 02:23 | Em resposta a: #267379

Caros Gabriel Santos e Raquel Diogo:

Tenho acompanhado a interessante discussão neste tópico. Muito obrigado pelas informações adicionais.

Em minha opinião, "D.iz" é Dias e "D.os" parece-me abreviatura aceitável tanto para Domingos como para Domingues. Do casal António Dias / Isabel Antunes não tenho referências.

À Raquel Diogo aproveito para perguntar se conseguiu documentar a filiação de Catarina João no casal Domingos João / Maria Francisca. Se bem me recordo de uma discussão anterior sobre este tema, apesar dos indícios nesse sentido não existia ainda confirmação documental.

Quanto aos casais Manuel João / Isabel Antunes, são um pesadelo talvez ainda maior que imagine! É que não há apenas um casal mais novo, HÁ DOIS, e esses sim, confundem-se terrivelmente!

Os que casam a 25.04.1684 são meus antepassados (*), e deles tenho a seguinte árvore (atenção ao número 17, que não é Catarina Francisca mas sim Clara Antunes):

1. Águeda Antunes, n. Meãs 06.10.1698, f. Meãs 11.02.1763 (cc António Pereira).

2. Manuel João, das Meãs, f. Meãs 02.05.1731, cc (Unhais-o-Velho 25.04.1684) com
3. Isabel Antunes, das Meãs, f. Meãs 08.03.1729.

4. Manuel João, de Cebola, f. Meãs 28.08.1696, cc (Unhais-o-Velho 03.06.1659) com
5. Isabel João, das Meãs.
6. João Antunes, das Meãs, cc (Unhais-o-Velho 20.01.1664) com
7. Isabel Antunes, das Meãs, f. Meãs 20.11.1722.

8. Manuel João, de Cebola, cc (primeiro Domingo do Advento de 1636) com
9. Águeda João, de Cebola.
10. João Domingues e
11. Catarina Luís, das Meãs.
12. Pedro Domingues, cc (Unhais-o-Velho 15.09.1616) com
13. Isabel Antunes, de Unhais-o-Velho.
14. António Francisco, das Meãs, cc (Unhais-o-Velho 12.07.1637) com
15. Águeda Antunes, do Vidual de Cima.

16. João André e
17. Clara Antunes, de Cebola.
18. Bartolomeu João e
19. Catarina Francisca, de Cebola.
28. Domingos Francisco, das Portas do Souto, cc (Dornelas 17.09.1595) com
29. Brites Fernandes, de Dornelas.
30. João Antunes, do Vidual de Cima, cc (Pampilhosa da Serra 23.05.1599) com
31. Isabel Fernandes, da Póvoa, freg. Pampilhosa.

56. Pedro Francisco e
57. Ana Domingues, das Portas do Souto.
58. Francisco Fernandes, de Dornelas, cc (Dornelas 28.04.1566) com
59. Domingas Fernandes, do Alqueidão.

116. Fernão Gonçalves, de Dornelas, f. Dornelas 17.01.1580.
118. Pedro Anes, do Alqueidão, f. Alqueidão 23.11.1580.
119. Margarida Fernandes, do Alqueidão, f. Alqueidão 18.11.1580.

Qualquer correcção ou adição à árvore acima será muito bem-vinda.

(*) Aqui deixo a prova da filiação da minha antepassada Águeda Antunes neste casal, e não no homónimo, tal como a escrevi num memorando pessoal em 2002:

"Determinação da filiação de Águeda Antunes, esposa de António Pereira, das Meãs

Águeda Antunes era filha de Manuel João e Isabel Antunes, conforme indicado no registo do seu casamento com António Pereira (Unhais-o-Velho 12-09-1726).

Em 25-04-1684 casaram em Unhais-o-Velho Manuel João, filho de Manuel João e Isabel João, com Isabel Antunes, filha de João Antunes e Isabel Antunes, todos das Meãs.

Prova-se porém que existiu pelo menos mais um casal Manuel João / Isabel Antunes a viver nas Meãs que cronologicamente podem ser os pais de Águeda Antunes. Tal conclui-se da existência de dois registos de óbito de Manuel João, das Meãs, casado com Isabel Antunes, a 15-05-1716 e 02-05-1731.

O registo de óbito do Manuel João de 1731 dá a sua filiação e também a da esposa, verificando-se ser este o mesmo casal do registo de casamento de 1684, a partir daqui designado por casal A.

Designamos a partir daqui por casal B aquele a que pertence o Manuel João falecido em 1716.

A Isabel Antunes do casal A faleceu em 08-03-1729 sendo-lhe atribuída a idade de 61 anos. Não há dúvidas pois o registo dá a sua filiação.

Verifica-se existirem, a partir de 1695, registos de baptismo para as seguintes crianças filhas de Manuel João e Isabel Antunes, das Meãs:

Silvestre n. 23-09-1696
Maria n. 20-05-1697
Águeda n. 06-10-1698
Isabel n. 15-05-1699
João n. 06-02-1701
João n. 13-04-1702
Catarina n. 18-04-1702
António n. 23-07-1704
Matias n. 01-01-1705
Teresa n. 18-12-1705
Maria n. 15-09-1707
Simão n. 06-09-1708
Águeda n. 09-12-1712
Catarina b. 10-05-1715

O registo de baptismo de Catarina (1715) dá os nomes dos avós paternos (Manuel João e Isabel Fernandes, de Covanca, Fajão) e maternos (Manuel Antunes e Isabel Antunes, de Ceiroco, Fajão). Não corresponde portanto ao casal A. Por exclusão de partes consideramos ser esta criança filha do casal B.

O registo de baptismo de Isabel (1699) dá o pai como natural de Covanca e a mãe como natural de Ceiroco. Considera-se portanto corresponder também ao casal B.

Águeda Antunes, mulher de António Pereira, será certamente uma das duas Águedas da lista acima: ou a nascida em 1698 (hipótese 1) ou a nascida em 1712 (hipótese 2). De cada hipótese resulta o seguinte:

Hipótese 1: Águeda deverá ser filha do casal A pois nasceu apenas sete meses antes de Isabel, comprovadamente filha do casal B. Quando nasceu sua mãe teria aproximadamente 30 anos. Casou aos 27 anos.

Hipótese 2: Águeda será mais provavelmente filha do casal B pois caso contrário sua mãe teria cerca de 44 anos à data do seu nascimento. Casou aos 13 anos, algo improvável mas não impossível.

Águeda Antunes faleceu a 11-02-1763, sendo-lhe atribuída a idade de 60 anos.

Verificamos que à hipótese 1 corresponde uma idade de 64 anos à data do falecimento, enquanto à hipótese 2 corresponde uma idade de 50 anos.

Considerados no seu conjunto, julgamos haver nestes indícios prova suficiente para afirmar que

Águeda Antunes era filha do casal A, Manuel João e Isabel Antunes, casados a
25-04-1684, neta paterna de Manuel João e Isabel João e materna de João Antunes e Isabel Antunes."

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267524 | Raquelis | 28 dez 2010 22:02 | Em resposta a: #267393

Caro Rui Pereira

Este foi um dos ramos que mais me fascinou construir.

Tenho andado com "pezinhos de lã" para não me espalhar...
Não vou acrescentar quase nada aos seus registos e devo dizer-lhe que batem certo com os meus (o que me causou grande alegria).

Não tenho documentada a filiação de Catarina João do casal Domingos João/ Maria Francisca. Apenas sei que é do Porto da Balsa pelo regito de nascimento de 2 dos seus filhos - Domingos- 27.11.1639, Fajão imagem 37 e Maria Jorge 8.10.1645, imagem 30. Esta Maria Jorge casa a 29.9.1675, Fajão imagem 102 com João Marques de Vasco Esteves (Alvoco da Serra). meus antepassados.
Mas, como vi escrito aqui no Forum - Porto da Balsa nos finais do seculo XVI não deveria ter muito mais que esta família. Ainda não encontrei registos, neste local, com outro apelido e também não encontrei o registo de casamento de Catarina João e Bartolomeu Jorge que se terá realizado antes de 1639. Se um dia conseguir qualquer coisa, volto ao tema. Gostaria imenso de continuar Bartolomeu Jorge.

Quanto aos casais Manuel João/Isabel Antunes das Meãs, sempre considerei apenas o que se casou a 25.04.1684, pelas suas ligações com a Cebola. Assim este ramo é o mesmo que o do Rui Pereira. A minha antepassada é a Isabel João b. 21.9.1687, imagem
44 do M5 .
Esta Isabel nascida nas Meãs 3 anos depois do casamento dos pais é afilhada da mulher do Bartolomeu João da Cebola e casa a 8.2.1718 , imagem 102, com António Simão da Erada viúvo de Catarina Marques. É portanto, irmã da sua Águeda.

Além da minha Isabel e das crianças que indica, tenho ainda mais duas:

- Manuel - 5.9.1685 - imagem 41 do M5; (filho de Manuel João "o novo" e Isabel Antunes)
- Maria - 30.9.1639 - imagem 49 do M5; (filho de Manuel João "o novo" e Isabel Antunes), afilhada de Manuel João "o velho"

Além da sua hipótese de Águeda b. a 6.10.1698 ser filha do casal A, é de considerar também, o facto de ter como padrinho um António João da Cebola.

Quanto às outras crianças, Silvestre - imagem 4 do M2, Maria - imagem 6, João - imagem 15, João - imagem 20, Catarina - imagem 19, António - imagem 26, Matias - imagem 28, Teresa - imagem 30, Simão imagem 38 e Águeda - imagem 51 é um completo tiro no escuro. Apenas o João da imagem 15 tem como padrinho o Manuel João "o novo" logo é de excluir. Excluiria, também, todas as crianças b. depois de 1707, pela idade da mãe - 1668.

No referente aos nossos antepassados comuns veja se concorda:

5- Isabel João - b. Meães em 1.2.1619 - Imagem 87, filha de João Domingues e Catarina Luís - Tive dúvidas desde o princípio .Penso que é muito velha para o casamento com o Manuel João da Cebola, considerando que os sogros, Manuel João e Águeda João casaram em 1636 (1º Domingo do Advento). Não tenho os registos da Cebola. Esta data estará certa?

6- João Antunes b.13.1.1630 - imagem 106;

7- Isabel Antunes b.21.9.1647 - imagem 50;

15 - Águeda Antunes b. 25,3,1605 - imagem 40.

118 e 119 - Estes nossos antepassados são anteriores à descoberta do Brasil. Alqueidão é o Alqueidão da Figueira da Foz ou haverá outro.

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267538 | Sobral | 29 dez 2010 11:11 | Em resposta a: #267524

Em 1758 (Memórias Paróquiais Pombalinas) habitavam Porto da Balsa 2 famílias. Podemos dizer sem receio de nos enganar que ambas as famílias partiam do mesmo tronco fundador.
Esta família é originária de Castanheira, de onde o casal João Luís/Bárbara João passou ao Porto da Balsa. Nota: em alguns dos dados a destrinça dos casais é cronológica pois o registo só indica o pai. E há vários João Luís.
Em 1537 Catarina Anes, fª de João Luís (1) de Porto da Balsa cc João Afonso de Ponte do Fajão
Em 2 2 1539 no baptismo do filho Francisco o casal João Luís (2)/Isabel Gonçalves são ditos como sendo de Castanheira.
Em 19 4 1541 no bap de Bartolomeu o nesmo casal já é do Porto da Balsa.
Em 8 12 1546 casa Isabel Anes fª João Luís (1) de Porto da Balsa com Bartolomeu Dias de Unhais
Em 1553 no b de Catarina, fª de Goldrofe Dias, aparece como testemunha "Barbara fª de Jº Luis dos da Castanheira" João Luís (i)
João Luís (2) de Porto da Balsa fal. a 14 11 1555. É este pois no casamento da fª Inês João em 1560 só é nomeada a mãe.
Para compreender a genese desta família coloco um esboço

§ 1

1. Joáo Luís, "dos da Castanheira" cc Bárbara João e passaria ao Porto da Balsa em 1500 e pouco
-- 2. ?Fernão Luís cc Isabel Anes. Continuaram com geração na Castnheira.
-- 2. Catarina Anes n c. 1517 cc 1537 João Afonso f Aonso Luís, Ponte de Fajão
-- 2. Isabel Anes n c. 1525 cc 4-12-1545 Bartolomeu Dias f João Dias e Maria Pires, de Unhais-o-Velho
-- 2. Ana n. c. 1528 mm em 1548
-- 2. Bárbara João n c. 1533 cc 28-8-1556 Pedro Anes f João Àlvares, Fajão
-- 2. Margarida Anes n c. 1530 cc 28-12-1550 João Fernandes f Fernão Anes, Relvas
-- 2. João Luís, n. c. 1500 ....... segue

2. João Luís (2), n. c. 1510 + 14 11 1555 (21 missas tº fº Pedro João) cc Isabel Gonçalves (filha ? de Manuel Glvs, tabelião)
-- 3. Pedro João. Testº do pai. S+N
-- 3. Brites João n c. 1538 cc 1558 Duarte Gonçalves, Porto das Vacas, Jameiro de Baixo
-- 3. Francisco João b 2 02 1539 (da castª mãe Isabel Glvs)
-- 3. Bartolomeu João b 10 04 1541. Cc (1) Margarida Anes (+ 28 08 1566). C (2) 11 01 1567 c Maria João.
-- 3. Aparício João + 12-9-1565 21 missas, testº João Luís do PBalsa
-- 3. Inês João b c. 1540 cc 28 07 1560 Fernão Pires
-- 3. Isabel Anes b 8-10-1548 pp João Martins ferreiro, Ana Dias cc Pero Anes de Nogueira e Ana f João Martins ferreiro
-- 3. João Luís (3) que segue

3. João Luís (3) n c. 1538 e Maria Esteves, fª ? de Estêvão Fernandes e Isabel Gonçalves de Casarias, Moura da Serra, Arganil
-- 4. Simão . b 3-11-1560 pp Francisco João, Irmã Isabel Anes e Isabel Gonçalves cc Estêvão Fernandes das Casarias (Arganil)
-- 4. João - b 20-5-1565 pp Simão Luís, de vila cova, Inês João cc Fernão Pires, do P. Balsa
-- 4. Bartolomeu 1567 (b na Teixeira) PP Bartolomeu João e Antª Fernandes (da Castanheira cc Fr.co Pires)

Foram os filhos de Bartolomeu João/Maria João e possívelmente de João Luís/Maria Esteves que continuaram no Porto da Balsa.
Há um intervalo entre 1570 e o início dos kivros de Fajão em que esta família não aparece. São perto de 50 anos de silêncio. Procurei em terras circunvizinhas e nada vi.
Uma dúvida não tenho: Catarina João cc Bartolomeu Jorge é neta de um destes casais. Tendo nascido cerca de 1620 seria filha nuito tardia do Bartolomeu João. Já seria aceitável se fosse filha de Domingos João/Maria Francisca para o qual tenho uma filha Catarina.
E este Domingos João, cronológicamente, não oferece dúvidas a ser filho do dito Bartolomeu.
Voltando ao casal João Luís/Maria Esteves acho que o seu filho Bartolomeu João (1567) seja o BJ de S. Jorge casado com Catarina Francisca. O seu parentesco com os de PB retiro-o dos apadrinhamentos que fez no Fajão.

Às questões postas pelo Rui Pereira vou analisá-las com os meus dados. Mas não irão diferir muito do que Disse a Raquel Diogo.

Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267635 | Sobral | 30 dez 2010 11:32 | Em resposta a: #267538

Caro Rui Pereira

Acrescento alguns dados ao esquema. O sinal ? são probabilidades a estudar e levam em linha de conta as afinidades.


1. Águeda Antunes, n. Meãs 06.10.1698, f. Meãs 11.02.1763 (cc António Pereira).

2. Manuel João, das Meãs, f. Meãs 02.05.1731, cc (Unhais-o-Velho 25.04.1684) com
3. Isabel Antunes, das Meãs, f. Meãs 08.03.1729.

4. Manuel João, de Cebola, f. Meãs 28.08.1696, cc (Unhais-o-Velho 03.06.1659) com
5. Isabel João, das Meãs.
6. João Antunes, das Meãs, cc (Unhais-o-Velho 20.01.1664) com
7. Isabel Antunes, das Meãs, f. Meãs 20.11.1722.

8. Manuel João, de Cebola, cc (primeiro Domingo do Advento de 1636) com
9. Águeda João, de Cebola.
10. João Domingues b Meãs 5 08 1584 (casou em Dornelas a (4 11 1612)
11. Catarina Luís, de Portas do Souto, Dornelas do Zêzere (+ Meãs 9 02 1665).
12. Pedro Domingues, cc (Unhais-o-Velho 15.09.1616) com os pais vão como hipótese
13. Isabel Antunes, b 25 11 1595, Unhais-o-Velho. Tenho a Isabl nascida nesta data como mulher do Pedro Domingues
14. António Francisco, das Meãs, cc (Unhais-o-Velho 12.07.1637) com
15. Águeda Antunes, do Vidual de Cima.

16. João André e
17. Clara Antunes, de Cebola.
18. Bartolomeu João e
19. Catarina Francisca, de Cebola.
20. João Domingues (+16 01 1594) considero irmão de Álvaro Domingues (Pereira) pelo uso deste apelido em um seu neto e por o casal apadrinhai o 1º filho de Álvaro além de Isabel Simão ser madrinha de váios filhos, o que denota forte ligação em consonância com os costumes da época em Unhais.
21. Isabel Simão + 20 02 1636, Meãs
22. Domingos Luís, Portas do Souto, Dornelas do Zêzere cc 29 05 1576 Durnelas
23. Maria Pires, Alqueidão, Dornelas do Zêzere
24. o memo de 20.
25. o mesmo de 21
26. António Antunes cc 20 02 1583
27. Maria Henriques
28. Domingos Francisco, das Portas do Souto, cc (Dornelas 17.09.1595) com
29. Brites Fernandes, de Dornelas.
30. João Antunes, do Vidual de Cima, cc (Pampilhosa da Serra 23.05.1599) com
31. Isabel Fernandes, da Póvoa, freg. Pampilhosa.

36. ?João Luís de Porto da Balsa ber post anterior
37. ?Maria Esteves
38. ?Bartolomeu Francisco
39. ?Maria Jorge
40. ?Domingos Fernandes (de Carvalho) Este casal não aparece em Unhais, onde não devia faltar se Álvaro Domingues ali nascesse. Mas como são ditos da Quintã dos Cavaleiros, é natural que ali nascesse. Teria vindo morar nas Meãs ao casar com Juliana Peres
41. ?Clara Pereira
42. Simão Álvares, +26 09 1575 este casal já +e conhecido pelo que nada acrescento
43. Francisca Martins
44. Luís Álvares, PS, Dornelas
45. Isabel Anes
46. Pedro Anes, Alqueidão + 23 11 1580
47. Margarida Fernandes, Baralha, Janeiro de Baixo + 18 11 1580
52. N.
53. Catarina Fernandes (capela admin. pelo filho António Antunes)
54. Henrique Pires + 12 11 1563
55. Francisca Fernandes + 10 09 1566
56. Pedro Francisco
57. Ana Domingues, das Portas do Souto.
58. Francisco Fernandes, de Dornelas, cc (Dornelas 28.04.1566) com
59. Domingas Fernandes, do Alqueidão.
108. Álvaro Anes
109. N.
110. ?Fernando Martins
111. ?Catarina Alvares + 25 07 1566
116. Fernão Gonçalves, de Dornelas, f. Dornelas 17.01.1580.
117. Isabel Fernandes
118. Pedro Anes, do Alqueidão, f. Alqueidão 23.11.1580.
119. Margarida Fernandes, do Alqueidão, f. Alqueidão 18.11.1580.

232. ?Fernão Gonçalves. Julgo que o nº 116 é irmão de Bartolomeu Gonçalves, de cebola, diz o cura de Dornelas no casamento de sua filha Maria Gonçalves com Simão Vaz em 5 06 1569 dizendo, caso raro em Dornelas (não conheço outro) que era neta de Fernão Gonçalves.

Acho interessante o uso do nome Bartolomeu Gonçalves em vários descendentes do Fernão Gonçalves que parece quererem manter na memória familiar um ascendente que teve algum renome.
Assim, apresento uma teoria sobre o apelido Pacheco, que não caíu do céu em Cebola. Não teria origem nos Pachecos da Covilhã e muito menos no poerista Pedro Pacheco que como cõnego andou pela zona em serviço o Santo Ofício. Alias este cónego estva virado para outros lados visto ser condenado pelo ceime nefando. E não usarem o apelido antes nada significa. Primitivamente simplificavam muito u nome nos registos. E deveria haver alguma memória familiar.
Segundo uma genealogia da secção dos Reservados da BNL, cuja cota não tenho aqui comigo houve dois irmãos da Guarda Bartolomeu Gomçalves Pacheco e João Gonçalves Pacheco que tiveram comendas em Ceuta.
O falar-se da Guarda não significara necessáriamente a cidade. Pode perfeitamente intuir-se que se referiam à região, ou melhor, diocese.
Dornelas devia ser uma terra assaz conhecida em Lisboa, ficava na estrada que ligava Guarda e Covilhã à capital e parece que o Gil Vicente conhecia bem o seu viver e citou-a num dos seus autos.
Seria Dornelas naturalidade daqueles irmãos? Seria assim possível que aquele Fernão Gonçalves que nasceria nos princípios de quinhentos fosse filho de Bartolomeu Gonçalves Pacheco (Morreu a 1 03 1551, Ceuta no rebate em que morreu o conde e Linhares, D. António de Noronha. Tido como primo de Duarte Pacheco Pereira. Serviu no Almoxaridado de Ceuta.).

Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves, Dornelas

#267657 | jaferro | 30 dez 2010 15:29 | Em resposta a: #267635

Caros Primos Raquel Diogo. Gabriel Santos e Rui Pereira e restantes Confrades,

Antes de tudo, os meus desejos de Boas festas e um 2011 com Saúde, pois do resto (...), já perspectivamos um futuro complicado... :)

A "massa" de informação e as pistas deixadas são tantas, que tive que imprimir todas as mensagens. Ainda não consegui fazer a análise comparativa com a minha Base de Dados, mas logo que possível farei chegar alguns acrescentos...

Duas notas:

Cara Raquel,
Alqueidão é um lugar da freguesia da Barroca, concelho do Fundão. Localiza-se na margem esquerda do Zêzere, em frente de Dornelas.

Caro Gabriel, os seus conhecimentos são assombrosos!
No caso do 116. Fernão Gonçalves, meu 12º avô e do qual descendo por 5 ramos distintos (!), tenho-o casado (?) com Domingas Vaz, f.10.09.1581, Dornelas. Tenho que verificar as minhas notas informáticas/manuscritas...

Com os seguintes filhos:
1.1. Francisco Fernandes, f.12.03.1592 e cc Domingas Fernandes, em 28.04.1566, Dornelas do Zêzere;
1.2. Beatriz Fernandes, f.10.06.1592, cc André Afonso, da Barroca, em 06.05.1571;
1.3. Fernão Gonçalves, f.14.05.1622, casado 1ª vez com Ana Gonçalves, que f. 08.02.1608, na Barroca e 2ª vez, com Ana Francisca, que f. 05.09.1644;
1.4. Jorge Gonçalves, casado com Paulina Martins, em Janeiro de Baixo, em 25.02.1565.

Possível, de acordo com os apadrinhamentos:
1.5. Do casal Isabel Gonçalves/Gonçalo Fernandes, um deles é filha/o...

Concordo, de acordo com a data do casamento da filha, em 05.06.1569, que faz todo o sentido assumir que Bartolomeu Gonçalves, que viveu em Cebola, seja irmão de Fernão Gonçalves (seu 116), filhos do mesmo Fernão Gonçalves.

Bartolomeu Gonçalves, f. 24.05.1607. Pela idade poderá ser o mesmo (ou um sobrinho (?) homónimo...)

Fortes e fraternos abraços e se não nos “virmos”, uma entrada com os dois pés!

Zé,
José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267664 | rmfrp | 30 dez 2010 16:25 | Em resposta a: #267524

Cara Raquel Diogo:

Muito obrigado pela sua mensagem. De facto, nestes ramos vai-se até datas muito recuadas graças aos registos de Dornelas que são excepcionalmente bons. Mesmo assim, parece-me pouco provável que os antepassados 116, 118 e 119 tenham nascido antes de 1500, pois o casamento dos respectivos filhos ocorre apenas em 1566. O facto de terem vivido até 1580 reforça essa ideia.

E sim, no Porto da Balsa vivia aparentemente uma única família. Só muito raramente se encontra, pelo menos no século XVII, alguém que não seja ou pareça ser descendente de Domingos João e Maria Francisca. Já vi que Gabriel Santos apresentou a respeito do Porto da Balsa informações muito mais completas, que irei analisar com atenção.

Por coincidência, a primeira mulher do seu antepassado António Simão, Catarina Marques, é minha tia por outros ramos, pois descendo de seus pais Domingos Marques e Catarina Francisca Rodrigues, do Sobral de Casegas.

Quanto a Isabel João, número 5, poderá ser realmente muito mais velha que o marido, ou então há uma Isabel mais nova, não documentada, filha do mesmo casal. Confirmo a data de 1636 para o casamento dos sogros. O filho Manuel João não deve ter nascido muito depois de 1659, já que casou em 1684, e não lhe conheço irmãos. Portanto, o cenário é algo invulgar mas plausível: Isabel João casa aos 40 anos, com um homem cerca de 20 anos mais novo, e tem um único filho cerca dos 42 anos.

Como já foi referido por José Fernandes Rodriguez, o Alqueidão referido na minha mensagem pertence actualmente à freguesia da Barroca (Fundão). No entanto, pertenceu anteriormente, até inícios do século XIX, à freguesia de Dornelas do Zêzere. Aliás, a própria Barroca pertenceu a Dornelas até se tornar freguesia independente em finais do século XVII. A zona em que Dornelas se situa sofreu ao longo dos últimos séculos muitas alterações na divisão das freguesias.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267677 | rmfrp | 30 dez 2010 17:55 | Em resposta a: #267635

Caro G. Santos:

Muito obrigado pelas suas mensagens, que já verifiquei conterem informação muito interessante. Irei agora analisá-las detalhadamente, e não deixarei de informar caso tenha algum dado complementar.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267684 | Raquelis | 30 dez 2010 19:02 | Em resposta a: #267538

Caro Gabriel Santos

Bravo!

Parece que chegámos mesmo ao 1º casal que habitou Porto da Balsa, nascidos em Castanheira perto de 1480 e antepassados de vários "primos" que trocam mensagens neste forum.
Já por diversas vezes tive ocasião de manifestar a minha sincera admiração pelo seu conhecimento, aliado ao descernimento e intuição que nos conduzem ao passo seguinte ou seguintes, como é o caso.
Feliz hora em que Rui Pereira abriu este tema.
A hipótese de Bartolomeu João de 1567 ser o Bartolomeu João cc Catarina Francisca é a cereja no topo do bolo.
Depois disto, vamos ver como ficou este ramo.

Um bom ano de 2011, que mais não seja com saude e gosto de viver!

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves, Dornelas

#267686 | Raquelis | 30 dez 2010 19:37 | Em resposta a: #267657

Caro primo José F Rodriguez

Então também temos este ramo comum!
Anotei Alqueidão. Claro que o da Figueira era muito longe mas, numa breve pesquisa na internet só tinha encontrado o da Figueira, o de Porto Mós e o de Tomar. Mais um local que terei de visitar algum dia!

Um Bom Ano de 2011 ... Com saúde!

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves, Dornelas

#267695 | jaferro | 30 dez 2010 22:16 | Em resposta a: #267686

Cara Prima Raquel,

Pois, é!!! Mais, uma! Descendo do Fernão Gonçalves, de Dornelas do Zêzere, pelos filhos: Francisco Fernandes (3 vezes) e Beatriz Fernandes (2 vezes).

Como vão as suas pesquisas? No meu caso, para lá das minhas andanças latino-americanas, estou concentrando as minhas leituras nas paroquias da Benfeita, Avô e Cerdeira.

Os registos do distrito de Castelo Branco certamente serão os últimos a ser colocados on-line!! Vamos esperando...

Fui verificar os meus dados e já sei qual a razão para avançar com a Domingas Vaz, f.03/10.09.1581 (imagem 158), de Dornelas, como esposa de Fernão Gonçalves. Neste registo, é nomeado como testamentário o Francisco Fernandes, seu filho. Poderá ser Domingos Vaz? Possível, mas muita coincidência! Outro, Francisco Fernandes? Não encontrei na mesma época mais nenhum...

Saúde,

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves, Dornelas

#267696 | Sobral | 30 dez 2010 22:19 | Em resposta a: #267657

Caro José Fernandes Rodriguez

Tem toda a razão. Fui confirmar os meus dados e verifiquei que os casamentos não indicavam a mãe. Verifiquei que o erro de dar a Fernão Gonçalves uma mulher Iabel Fernandes patiu de um lapso meu na leirura de um registo de 1567 b. de uma Maria. São folhas rasgadas sobrepostas mas onde é claro que foram padrinhos um filho de Fernão Gonçalves e Isabel Fernandes mulher de Bartolomeu.
Obrigado pela correcção.

Cumptimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves, Dornelas

#267699 | Sobral | 30 dez 2010 22:44 | Em resposta a: #267695

Caro José Fernandes Rodriguez

Domingas Vaz juntamente com Aleixo Gonçalves apadrinha em 8 10 1564 um João filho de Maria Vaz e Pedro Gonçalves. Deveriam ser irmãs. E o Pedro Gonçalves seria filho de um outro Pedro Gonçalves cc Maria Pires? Em todo o caso pertencerá aos mesmos Gonçalves.
Um 2011 em que as notícias alegres suplantem as tristes

GS

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves, Dornelas

#267701 | jaferro | 30 dez 2010 22:47 | Em resposta a: #267696

Caro Gabriel Santos,

Muito Grato pela sua resposta. E a saúde, como vai? Espero que muito bem!

O referido Bartolomeu é Pires e é do Alqueidão. Um filho deste casal, Domingos Fernandes, casa em 28.06.1578, com a minha 12ª avó, Domingas Francisco, da Barroca, que após o falecimento do 1º marido, casa com Simão Pires, meu 12º avô, do Braçal, Pampilhosa da Serra, em 23.05.1587, Dornelas.

Uma neta do referido casal, Leonor Francisca, cc, em 18.04.1638, em Dornelas, com Manuel Antunes, de Vidual de Cima, Unhais-o-Velho, filho de Pedro Antunes e de Águeda Antunes, que casaram em 30.09.1609, em Unhais-o-Velho. O que nos leva novamente aos Antunes, de Unhais-o-Velho, ...

Como referi à prima Raquel Diogo, penso que a Domingas Vaz, f.03/10.09.1581 (imagem 158), de Dornelas, é esposa de Fernão Gonçalves. Neste registo, é nomeado como testamentário o Francisco Fernandes, "morador no dito lugar, seu filho."

Citando: "Poderá ser Domingos Vaz? Possível, mas muita coincidência! Outro, Francisco Fernandes? Não encontrei na mesma época mais nenhum..."

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves, Dornelas

#267705 | jaferro | 30 dez 2010 23:07 | Em resposta a: #267699

Caro Gabriel Santos,

Os Vaz de Dornelas? Também são meus!! :))

A referida Maria Vaz cc Pedro Gonçalves, do qual não tenho ascendência. Todavia, no caso da Maria Vaz, penso que seja filha de Simão Vaz e Leonor Fernandes. Para lá do referido João, tenho os seguintes filhos: Gaspar Pires, Bartolomeu Gonçalves e Pedro Gonçalves.

Em termos cronológicos, é possível que a Domingas Vaz, do Fernão Gonçalves, seja não irmã de Simão Vaz (?)

Do casal Simão Vaz e Leonor Fernandes, meus 13º avós, tenho para além da referida Maria, os seguintes filhos: Perpetua Simão (da qual descendo), António Simão, Isabel Vaz, Joana Vaz, Francisco Simão e Domingas Simão.

A referida Perpetua Simão cc Álvaro João, de Fajão, em 03.10.1574, e é mãe do Cónego António Álvares e avó do Cónego Manuel Álvares Ramos, ambos naturais de Dornelas.

Cumprimentos e retribuo os seus desejos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves, Dornelas

#267706 | jaferro | 30 dez 2010 23:13 | Em resposta a: #267705

Correcção:

(...) Domingas Vaz cc Fernão Gonçalves seja irmã de Simão Vaz (?!)

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves, Dornelas

#267709 | rmfrp | 31 dez 2010 00:01 | Em resposta a: #267686

Cara Raquel Diogo:

Eu tenho também ascendentes em um outro Alqueidão, o do concelho de Tomar. Mas trata-se apenas de uma coincidência, é claro.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267742 | rmfrp | 31 dez 2010 15:23 | Em resposta a: #267635

Caro G. Santos:

Estive a consultar as informações que enviou relativamente aos antepassados de Águeda Antunes, e que uma vez mais agradeço. Tenho alguns comentários/dúvidas:

- Os números 46-47 são os mesmos que 118-119. Eu não tinha Margarida Fernandes (47/119) documentada como sendo da Baralha. Há algum registo que dê esse dado?

- O casamento dos antepassados 10 e 11 indica-os como sendo da Porta do Souto e não dá as respectivas filiações. Como conseguiu estabelecer a ligação aos antepassados que indica como 20-23?

- Independentemente de eventuais dúvidas em filiações, tem conhecimento de alguma prova documental da existência do casal 40-41? Faço esta pergunta pois, enquanto Álvaro Domingues e Juliana Pires estão documentados por registos de baptismo de filhos (informação que obtive de Fernando Dias), não sei se o mesmo sucede com os alegados pais de Álvaro, Domingos Fernandes (40) e Clara Pereira (41). Qual é o neto de João Domingues (20) que usa o apelido Pereira?

(A respeito deste último ponto, devo referir que às informações dadas à base de dados e ao Fórum pelo falecido Genealogista Francisco Álvares de Carvalho, face aos evidentes acrescentos de apelidos inexistentes e entroncamentos aparentemente forçados, no mínimo, que nelas constam, atribuo hoje a mesma credibilidade que atribuo a um nobiliário - que é praticamente nenhuma. Algumas informações poderão estar certas, mas tal só poderá ser avaliado, em minha opinião, pela existência de fontes independentes.)

Sobre o Porto da Balsa ainda não tenho comentários a fazer, pois nunca consultei os registos mais antigos de Vila Cova - para os quais já teve, há algum tempo, a amabilidade de me chamar a atenção, mas que ainda não consultei por falta de disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#267772 | Sobral | 31 dez 2010 23:08 | Em resposta a: #267742

Caro Rui Pereira


A atribuição da naturalidade de Baralha dever-se-á a um lapso meu. A este casal atribura-lhe dois filhos com registo de baptismo. Um é efectivamente filho, Ana, nascida a 12(10) 10 1560 em Dornelas, O oureo, b. em 8 08 1559 é natural de Baralha. O seu registo não traz nome de mãe. Não sei se foi lapso meu ao ligar informaticamte Pedro ao pai ou houve algum motivo para o fazer.
Domingos Fernandes (40) e Clara Pereira (41) constam da justificação para uso de armas de António Fernandes de Carvalho e das suas sobrinhas Josefa, Bárbara e Ana Álvares Pereira de Carvalho
João Domingues (10) julgo ser o João nascido em 5 08 1584, filho de João Domingues e Isabel João.
Seria assim irmão de Manuel João casado nas PSouto com Maria Luís, que por sua vez seria irmã de Catarina Luís.
Seria, também irmão de Pedro Domingues cc Isabel Antunes. É um filho deste casal que se chama Miguel Pereira e veio a casar com Leonor Vicente.
Aliás, entre estas três famílias há vários laços afins como padrinhos.
O relacionamento entre famílias em actos religiosos em pequenos agregados populacionais constitui um bom indício da ligação de sangue e na falta de documentos mais exactos é um poderoso auciliar para entroncar pessoas, claro com a ressalva da sua fragilidade até confirmar os dados pela negativa ou positiva
Não me pronuncio sobre os dados do falecido Francisco Álvares de Carvalho. Tenho-o na conta de um investigador incansável e penso que, pelo que dizia respeito à genealogia, tentava ser honesto. Com imprecisões, como todos temos, afinal. Costumava acrescentar apelidos que só mais tarde a família veio a usar. Mas os curas também eram concisos nos registos. Umerro que acho ele cometeu diz respeito ao entroncamento na família Amado, Um testamento de um Simão Fernandes leva-me a pensar diferente,

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#267802 | rmfrp | 01 jan 2011 23:27 | Em resposta a: #267772

Caro G. Santos:

Muito obrigado pela sua resposta. Permita-me que lhe deseje um excelente Ano Novo de 2011.

Tem toda a razão quanto à referência a Domingos Fernandes e Clara Pereira na carta de armas dos descendentes, que me estava a escapar. Resta saber até que ponto essa referência será totalmente correcta, dado tratar-se de uma geração distante. A esse respeito, um estudo interessante, embora para outra região, é a obra de Miguel Maria Telles Moniz Côrte-Real "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve". Aí se vê que, em processos de justificação de nobreza, nas gerações distantes há alguns casos de erros e falsifcações, e nota-se igualmente a tendência de acrescentar apelidos convenientes mesmo quando os ascendentes são correctos, especialmente para colocar na varonia o apelido "principal" que na realidade provém de outra linha.

No caso dos Pereiras, esta aparenta-me ser uma situação de ascendentes correctos com apelidos adicionados. A ascendência está confirmada por paroquiais até Manuel Álvares e Maria Fernandes, se acreditarmos na nota "Miguel Álvares se chama" colocada à margem do registo de baptismo do filho Miguel em 1632, estando essa nota claramente inserida no processo de justificação de nobreza e coincidindo com as diversas referências a certidões passadas de outros registos.

Os apelidos Carvalho e Pereira estão notoriamente ausentes da ascendência de António Fernandes de Carvalho até aos bisavós (sendo que destes são desconhecidos os pais da avó materna Maria Ribeiro, de Unhos). À partida, parece-me que o apelido Pereira provém realmente de Clara Pereira, não tendo sido usado nas gerações intermédias, e que a linha de varonia de Miguel Álvares segue o simples padrão de patronímicos sem apelido adicional: Domingos Fernandes, Álvaro Domingues, Manuel Álvares, mantendo-se a memória do apelido Pereira viva pelos colaterais que o foram usando.

E o apelido Carvalho? O meu palpite - por enquanto só isso - é que, contrariamente ao que consta da base de dados, não existia tal apelido nesta família de Unhais-o-Velho até finais do século XVII, provindo ele de Unhos por Maria Ribeiro. É que, não se conhecendo a ascendência desta Maria Ribeiro, sabe-se pelo menos que ela tinha como irmã uma Isabel Barbeira que por sua vez teve duas filhas que residiam em Unhos em 1749: Teresa Antónia e Maria Carvalho. Estes dados constam das diligências de habilitação do Padre Hermenegildo de São José (ANTT; maço 201, proc. 23), que era neto materno de Manuel Álvares de Carvalho (de Unhos, f. Miguel Álvares e Maria Ribeiro) e sua mulher Maria dos Reis (de Arganil), casados a 29.03.1692 em Fajão. Em contraste, a descendência que conheço de Ana Fernandes, irmã de Miguel Álvares, não usa o apelido Carvalho, o que neste contexto faz sentido por não descender do ramo de Unhos.

Relativamente a Miguel Pereira, muito obrigado pelo seu alerta. Creio que se referirá ao que casou em Unhais a 29.04.1668 com Isabel (e não Leonor) Vicente. A imagem microfilmada/digitalizada (M5, i69) não permite ler no registo o nome próprio do pai, pelo que o tinha como filho de ... Domingues e Isabel Antunes e não tinha efectuado a ligação. Miguel Pereira pode ser também uma peça do puzzle que tenho tentado resolver da origem dos Pereiras das Meãs, descendentes de Aldonça Pereira.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#267806 | Sobral | 02 jan 2011 00:34 | Em resposta a: #267802

Caro Rui Pereira

Quanto ao apelido Carvalho penso que poderá ter origem em Unhais por uma de duas vias: ou Carvalhos de S. Vicente da Beira, por qualquer ligação que se desconhece, mas não pela que lhe foi dada através de António Amado; ou provir de origem toponímica, por esxemplo de Carvalho, um lugarejo da Pampilhosa. Nos registos desta vila consta uma família natural desse local e cujo apelido assumiu.
Ou poderá vir por outra via anónima.
A origem Amado foi uma tentativa de ligar a D. João II.
Ora existe um testamento em Unhais que acho que abre uma porta a estes "Carvalho", sem Carvalho, evidentemente. Poderiam ter esse apelido mas não aparece. O que pouco quer dizer pois os curas abreviavam os nomes e só mais tarde se usou de nomes multi-apelidos. Acresce que em Unhais se prolongou até uma época tardia a atribuição de patronímicos aos filhos.
Vamos ao testamento de José Fernandes No testamento deixa legados à irmâ Isabel Fernandes cc Domingos Álvares, das Meãs, ao cunhado Simão Fernabdes do Bodelhão, ao sogro Manuel Fernandes e a fazenda à mulher.
Este José Fernandes (Meãs 15 10 1615/10 09 1640) casou em 7 11 1638 com Maria Fernandes. Ao casal só conheço uma filha que deve ter falecido bebé. A viúva casou em 1641 com Pedro Fernandes de Casegas.
Era filho de Antão Fernandes o novo e Brites Pires.
Este casal acima, Domingos Álvares/Isabel Fernandes configura-se-me ser o casal Domingos Álvares Pereira/Isabel Fernandes de Carvalho.

Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves, Dornelas

#267824 | Sobral | 02 jan 2011 13:47 | Em resposta a: #267705

Caro José Fernandes Rodriguez



i0152 - 19-10-1565 fal. Mécia neta de Fernão Glvs; abintestada

Para além da Maria Gonçalves, filha de B Gonçalves de Cebola, encontrei o óbito desta neta, o que me leva a pensar:
A neta vivia com o avô, à data ainda vivo e os pais estariam defuntos.
Como os curas não colocavam apelidos às crianças falecidas, já teria mais de 14 anos, data na altura para a 1ª comunhão por se considerar que tinha entrado na idade da razão. Mécia, dita abintestada nunca poderia ter menos de 14 anos e teria de ter bens para testar (pais falecidos). Teria nascido antes de 1550, o que baixa o nascimento dos pais para c. 1525, tendo nascido o avô c. 1500.

Quanto aos Vaz acrescentaria mais um filho, Simão Vaz, por ser Simão e morar no Adurão. Casou com Leonor Fernandes
É possível que a Domingas Vaz seja irmã do Simão Vaz. Se não lhe tivesse encontrado a filha Domingas Simão eu diria que era filha.
Também descendo de Domingas vaz por vários ramos. Aliás eu descendo sempre a duplicar por ser produto de de 4 bisavós, os meus avós casaram entre irmãos.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves, Dornelas

#267830 | Sobral | 02 jan 2011 16:37 | Em resposta a: #267701

Caro José Fernandes Rodriguez

Vendo a minha base de dados verifiquei que tinha uma Domingas Simão filha de um Simão Vaz. Só que para mim ela é sobrinha e não irmã de Perpétua Simão.
Vejamos:
i085 António Simão fº de Simão Vaz e Leonor Fernandes cc 7 8 1580 Apolónia Mendes (anoto com a grafia actual) fª de Mendo Martins e Iria Afonso, Portas do Souto. Testemunhou Francisco Simão, irmão (?) do Simão
Mesma imagem, logo a seguir: Aos 8 1 1581 casou Pedro Martins com Domingas João fª de Simão Vaz do Adurão (não nomeia a mãe)
No meu ponto de vista são dois irmãos em casamentos seguidos (com 4 meses de intervalo).

A Maria Vaz, tem filhos pelo menos a partir de 1562
Do Simão Vaz/Leonor Fernandes conheço os dois filhos acima casados em 1580n nascidos c. 1560
Domingas Vaz teve uma filha em 1562 (os outros desconheço datas mas serão anteriores).
Assim Maria Vax, Domingas Vaz e Simão vaz seriam filhos de Simão Vaz/Catarina Anes
Este Simão Vaz faleceu em 23 01 1580 sendo testº o filho Francisco. Não poderá ser o casado com Leonor Fernandes que não é dito defunto no casamtº dos filhos

Para Simão Vaz/Catarina Anes tenho os filhos: Francisco Simão, Perpetua Simão, Joana Vaz, Domingas Vaz, Simão Vaz cc Leonor Fernandes, Maria Vaz e como possível Margarida Vaz cc João Pires. Desconhecia a Isabel Vaz, a não ser uma que tenho cc Gaspar Álvares da Barroca.

Aparecimento do casal Simão Vaz/Catarina Anes - Unhais:
i0122 (1º) Casamento a 8 09 1577 de Francisco Simão fº de Simão Vaz e Catarina Anes com Branca Afonso fª de Afonso Anes e Margarida Anes, Vidual de Cima

Assim temos:
1. Simão Vaz e Catarina Anes
-- 2. Perpétua Simão e mais filhos indicados acima dos quais
-- 2. Simão Vaz e Leonor Fernandes
---- 3. António Simão cc Apolónia Mendes
---- 3. Domingas Simão cc Pedro Martins

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves, Dornelas

#267835 | jaferro | 02 jan 2011 17:45 | Em resposta a: #267830

Caro Gabriel Santos,

Muito obrigado pela sua mensagem. Para preencher o quebra-cabeças faltava-me a informação dos pais do Francisco Simão, do seu matrimónio em 1577, em Unhais. Tenho-o como irmão de António Simão, etc.
Do seu casamento com Branca Afonso tenho os seguintes filhos:

Domingos Simão, b.25.05.1578
Francisco Simão, b.01.11.1579

Em relação aos restantes dados vou passa-los à pente fino, no sentido de corrigir as incongruências geracionais que resultaram desta situação. O argumento sobre a sequência do óbito do Simão Vaz (pai) e os casamentos dos netos faz todo o sentido à luz da informação disponibilizada.


Renovo os meus agradecimentos e continuação de um Bom Domingo.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#267836 | rmfrp | 02 jan 2011 18:10 | Em resposta a: #267806

Caro G. Santos:

Em primeiro lugar dou-lhe os parabéns pelo marco histórico na investigação dos Álvares Pereira de Carvalho que constitui demonstrar que o entroncamento nos Amados está errado.

Há muito que eu tomava por adquirido que tal entroncamento não tinha fundamento, e que o conveniente acrescento de uma filha à lista de descendentes de Domingas Fernandes de Carvalho, alegada (por Gayo) descendente de D. João II, não fora mais que, como refere, uma forma de ligar a uma ascendência real.

É sabido que o apelido Carvalho aparece na região em data anterior - nos paroquiais da Erada e do Orvalho, por exemplo. Não me espantaria portanto que o apelido Carvalho existisse também na freguesia de Unhais-o-Velho. A questão é que, especificamente nesta família (e até prova em contrário), ele não existia.

Personagem algo misteriosa, o "primo legítimo" Domingos Álvares Pereira, mencionado nos processos de justificação de nobreza, aparece aqui:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=402537
embora, certamente, por lapso, a informação biográfica ("militou nos reinados...") apareça associada ao pai homónimo.

Domingos Álvares Pereira consta da base de dados com a data de nascimento de 07.02.1632, mas nasceu afinal a 08.02.1631 (M1, i108), filho de Domingos Álvares e sua mulher Isabel Fernandes. Foram padrinhos Manuel Fernandes e Águeda Antunes, mulher de Manuel Antão, e testemunhas Manuel Álvares e Lourenço Fernandes, todos moradores nas Meãs. O registo tem no fim uma nota de data posterior que, se admitida como correcta, o identifica claramente: "foi cavaleiro professo na ordem de Cristo em Lisboa". E assim se confirma a identificação referida no final da sua mensagem.

Se José Fernandes era irmão de Isabel Fernandes cc Domingos Álvares, então Isabel Fernandes era como refere filha de Antão Fernandes e Brites Pires, das Meãs (o mesmo lugar onde viviam Manuel Álvares e Maria Fernandes), e não certamente de António Amado e Domingas Fernandes de Carvalho.

O parentesco entre Miguel Álvares e o "primo legítimo" Domingos Álvares Pereira poderá ser de facto duplo, como indiciam os apelidos (provavelmente patronímicos) dos pais - e as próprias linhas apresentadas na base de dados também indicam. A ser assim, Isabel Fernandes (cc Domingos Álvares) e Maria Fernandes (cc Manuel Álvares) seriam ambas filhas de Antão Fernandes e Brites Pires, enquanto os respectivos maridos, Domingos Álvares e Manuel Álvares, seriam, pelo indicado nas cartas de armas, ambos filhos de Álvaro Domingues e Juliana Pires.

O cunhado Simão Fernandes do Bodelhão será, suponho, o contra-cunhado deste nome que casou a 25.04.1626 com Maria Fernandes, irmã da mulher de José Fernandes.

Não encontrei em Casegas descendência da viúva de José Fernandes pelo casamento com Pedro Fernandes, mas os registos de casamento para a época da geração seguinte raramente indicam os pais.

Pela sua referência a Antão Fernandes como sendo o Novo suponho que o identifique como sendo o mesmo que Antão Fernandes, o Novo, que casou a 26.02.1596 com Paula Fernandes. Encontrou o registo do casamento com Brites Pires?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#267855 | Sobral | 02 jan 2011 21:44 | Em resposta a: #267836

Caro Rui Pereira




Simão Fernandes do Bodelhão casou a 25.04.1626 com

Maria Fernandes, irmã da mulher de José Fernandes.
Não encontrei o casamento de Antão Fernandes com

Beatriz Pires. Muitos registos estão tão danificados que

se torna impossível tratá-los num programa gráfico como

faço, por vezes.
Mas tenho a convicção de que Brites Pires é filha de

Pedro Anes e Leonor Álvares (esta por sua vez filha do

incontornável Simão Álvares das Meãs. É até possível

que os Álvares Pereira vieram buscar o Álvares a esta

família),
E Antão Fernandes temho-o como filho de Simão

Fernandes, das Meãs, cuja mulher desconheço.
Este último Simão seria irmão de um Antão Fernandes

(o velho?) que casando com com Catarina Anes

tiveram um outro Antão Fernandes, também dito o novo

que casou em 26 01 1596 com a Paula Fernandes.
Uma complicação com estes Simão Fernandes e Antão

Fernandes!
A numeração não indica ordem de parentesco:
1. Antão Fernandes fº de Fernando Anes (+ 28 03

1578) e Maria Gonçalves, do Vidual de Cª
2. Antão Fernandes cc Catarina Anes (+ 30 10 1606)

para os quais tenho cntabilizados 9 filhos com registo

entre 1561 e 1579 e um João Fernandes cc 26 01

1590 com Paula Fernandes. Mas este poderá ser erro.

Não por Paula ter casado com dois irmãos. Não era

caso único. O que me espanta ao cruzar os dados é a

coincidência de terem escolhido o mesmo dia e mês!
3. Antão Fernandes, o npvo, cc 26 01 1596 com a

dita Paula. Desie casal conheço dois filhos Mª e Manuel

Antão.
4. Antão Fernandes cc Brites Pires nascendo o 1º fº em

1606.

1. Simão Fernandes cc Maria Dias que suponho sejam

os pais do Antão 1º e Simão 1º
2. Simão Fernandes pai do Antão Fernandes nº 4
3. Simão Fernandes o velho! fº do anterior e cc Isabel

Dias
Para não falar dos de Vidual
Um autêntico quebra-cabeças.

Se os n.os 1 forem irmãos de Bartolomeu Fernandes cc Catarina Jorge, então teremos vomo tronco comum João Fernandes que nasceu cerca de 1500 e que instituiu capela de um castanheiro que estava em terra do filho Bartolomeu Fernandes.

Também notei as adulterações dos registos que suponho serem feitas aquando do processo dearmigeração.
Procurei no ANTT, ainda em S. Bento, e não encontrei rasto do sargento-mor na Índia Domingos Álvares Pereira nem do hábito de Cristo.

O Lourenço Fernandes que cita será sem dúvida o filho do Bartolomeu acima, o Mamuel Antão cc Águeda Antunes era filho o Antão cc Paula Fernandes.
Como vemos todos consanguíneos.
Espero não ter criado mais confusão.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Alqueidão de Torres Novas

#267863 | Raquelis | 02 jan 2011 22:35 | Em resposta a: #267709

Caro Rui Pereira

Por momentos até pensei que este seu Alqueidão fosse o mesmo que fica relativamente perto de Pedrógão de Torres Novas. Isso é que seria muita coincidência!
Tenho muitos registos de uma localidade chamada Vale da Serra (Pedrógão). Se precisar estou à disposição.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Alqueidão de Torres Novas

#267912 | rmfrp | 03 jan 2011 22:56 | Em resposta a: #267863

Cara Raquel Diogo:

De facto o Alqueidão a que me referi não é esse mas sim o que fica na freguesia das Olalhas, concelho de Tomar. Infelizmente, e em contraste com Dornelas, trata-se de uma zona em que não existem registos anteriores ao século XIX devido à destruição ocorrida no tempo das Invasões Francesas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#267913 | rmfrp | 03 jan 2011 23:15 | Em resposta a: #267855

Caro G. Santos:

Muito obrigado por mais uma excelente contribuição.

Eu não estranho que não exista habilitação para Domingos Álvares Pereira. Contrariamente ao que sucede, por exemplo, nas habilitações para o Santo Ofício, nas ordens militares a documentação está muito incompleta. Assim, eu admito que Domingos Álvares Pereira tenha tido os cargos referidos no processo do século XVIII e que fosse de facto seu o registo de 1631 que tem a anotação.

Considerando correcta a linha apresentada nas cartas de armas, parece-me que o apelido Álvares provém de Álvaro Domingues, cujo filho Manuel Álvares pertence à geração que usa pela vez um patronímico e o transmite a partir daí como apelido de família - neste caso ao filho Miguel Álvares.

Já o apelido Pereira virá de Clara Pereira, e vivendo toda esta gente nas Meãs pergunto-me se não estará também aí a origem do apelido de Aldonça Pereira. No entanto, este quadro é perturbado pelo seu possível registo de baptismo (de uma Aldonça, nascida na Barroca em 1618 mas sem ascendentes Pereira).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#285346 | fs1945 | 22 ago 2011 18:24 | Em resposta a: #267806

Caro Gabriel Santos:

Na sequência de algumas questões aqui levantadas transcrevo a seguir parte de uma carta de brasão de armas que José Gomes Anes Amado de Azambuja recebeu, passada em nome de D. João V.
Talvez estes dados possam fornecer informações para eventuais pesquisas.

“E a dita Helena Amado era filha de António Amado, o Moço, e de sua mulher segunda e prima Domingas Fernandes de Carvalho, filha de Pedro Fernandes de Carvalho, Fidalgo da Casa Real e de sua mulher Inês Amado, filha de Pedro Anes Amado, o Capeludo, e o dito Pedro Fernandes de Carvalho era filho de Domingos Fernandes de Carvalho, morador em S. Vicente da Beira, e de sua mulher Fagunda Vaz Leitão, filha de Bartolomeu Vaz Leitão, comendador de Cristo, e Fidalgo da Casa Real; e por esta linha materna dos Amados”

(Carta de Brasão de Armas registada no Arquivo Municipal de Coimbra)

Com os melhores cumprimentos
Fernando Dias

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#285379 | Sobral | 23 ago 2011 10:53 | Em resposta a: #285346

Caro Fernando Dias

Estes dados são sensivelmente os que vêm em F. Gaio.
Cronológicamente Isabel Fernande de Carvalho, casada em 1620, poderia ser filha do 2º casamento de António Amado. Este foi seguidor do Prior do Crato. Com dois casamentos teve bastantes filhos muitos dos quais não se conhece se casaram.
Tenho dúvidas é se a Isabel Fernandes seria filha de António Amado. Existe em Unhais uma Isabel Fernandes casada com um Domingos Álvares cujos pais são Antão Fernandes e Beatriz Pires, das Meãs. Infelizmente, ao esquecerem os apelidos, os curas deixam-nos o dilema: haveria dois casais com o mesmo nome? É uma possibilidade.
O que não merece muitas dúvidas é que os Carvalhos de Unhais estarão relacionados com os Carvalhos de S. Vicente da Beira. O acima dito Antão Fernandes seria destes Carvalhos.
Se foram feitas inquirições do Cav. O. Cristo Domingos Álvares Pereira elas lançaria alguma luz sobre seus avós.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#289135 | Sérgio R | 13 out 2011 22:09 | Em resposta a: #162771

Caro Rui Pereira,

sou descendente do casal Manoel Simão e Caterina Francisca. O sr da a data de nascimento de Domingos João, pai de Manoel Simão, a 26/08/1646: pode me dar o numero da imagem do registo? Não consegui a encontrar.

Peço-lhe essa informação porque tenho uma duvida: encontrei um registo de nascimento que parece ser o de Manoel Simão à data de 28/02/1659

http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=2386&NodeID=_191195

em baixo à esquerda.

O sr diz que os pais de Domingos João são outro Domingos João e Maria Francisca, e os da esposa Isabel Simão são Francisco Fernandes e Margarida X: sera que encontrou o registo de casamento?

Desde agradeço a dua ajuda.

Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#289155 | marsousa | 14 out 2011 00:36 | Em resposta a: #289135

Caro Sérgio

O que está na 1ª mensagem deste tópico enviada por Rui Pereira é a data do casamento e não de nascimento (está lá c.c. e não n.) de Domingos João e Isabel Simão que se realizou portanto a 26.08.1646 no Fajão.

Quanto ao resto só o Rui Pereira o poderá esclarecer.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#289188 | sena1965 | 14 out 2011 17:26 | Em resposta a: #289155

O casamento entre Domingos João e Isabel Simois está na página 48 (PPS03-001-0001_m0048) do livro mais antigo de Mistos (é a ultima imagem).

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#289286 | rmfrp | 15 out 2011 21:51 | Em resposta a: #289135

Caro Sérgio:

Como já foi referido na mensagem de Maria Manuela Pereira, a data de 1646 corresponde ao casamento dos pais de Manuel Simão. O registo que encontrou (e que eu não conhecia) parece ser de facto o do baptismo do filho Manuel Simão. A data, 13 anos depois do casamento dos pais e 34 anos antes do casamento de Manuel Simão, faz todo o sentido.

As filiações dos pais são as que constam do registo de casamento em 1646.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#289347 | Sérgio R | 16 out 2011 17:19 | Em resposta a: #289155

Boa tarde,

obrigado, assim fica descansado: se fosse a data de nascimento do meu antepassado teria sido pai aos... 13 anos!!! Imagine!!! LOL

Cptos.

Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#321628 | Nandu | 21 jan 2013 18:51 | Em resposta a: #267538

Caro G. Santos,

Uma vez que os registos paroquiais começam algo tardiamente, pergunto-lhe onde encontrou os dados referentes aos nossos seguintes ascendentes:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes 29-12-2010:

2. João Luís (2), n. c. 1510 + 14 11 1555 (21 missas tº fº Pedro João) cc Isabel Gonçalves (filha ? de Manuel Glvs, tabelião)
(...)
-- 3. Bartolomeu João b 10 04 1541. Cc (1) Margarida Anes (+ 28 08 1566). C (2) 11 01 1567 c Maria João.
(...)
3. João Luís (3) n c. 1538 e Maria Esteves, fª ? de Estêvão Fernandes e Isabel Gonçalves de Casarias, Moura da Serra, Arganil
(...)
-- 4. Bartolomeu 1567 (b na Teixeira) PP Bartolomeu João e Antª Fernandes (da Castanheira cc Fr.co Pires)

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes 30-12-2010:

8. Manuel João, de Cebola, cc (primeiro Domingo do Advento de 1636) com
9. Águeda João, de Cebola.


Cumprimentos,
David Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#321647 | Pursim | 21 jan 2013 22:11 | Em resposta a: #321628

Caro David Neves



a) Manuel João, de Cebola, cc Águeda João, de Cebola
R: Livros de Casegas, Mistos 1

b) João Luís (2), n. c. 1510 + 14 11 1555 (21 missas tº fº Pedro João) cc Isabel Gonçalves (filha ? de Manuel Glvs, tabelião)
R: Vila Cova de Alva, 1 Misto. Porto da Balsa e Castanheira pertenciam na época a esta povoação, então chamada de Vila Cova de sub Avô.
A paternidade de Isabel Gonçalves é provável mas não certa

c) Bartolomeu João b 10 04 1541*. Cc (1) Margarida Anes (+ 28 08 1566*). C (2) 11 01 1567** c Maria João.
R: * Vª Cª de Alva 1 M ** Janeiro de Baixo 1 Misto

d) João Luís (3) n c. 1538 e Maria Esteves, fª ? de Estêvão Fernandes e Isabel Gonçalves de Casarias, Moura da Serra, Arganil
R: Os pais de Maria Esteves são os que leva
João Luís (3) tudo indica que seja filho do (2). Aliás, no Porto da Balsa nesta data só teria um grupo familiar consanguíneo.

e) Bartolomeu 1567 (b na Teixeira) PP Bartolomeu João e Antª Fernandes (da Castanheira cc Fr.co Pires)
R: Terá sido no paroquiais da Teixeira. Mas pode ser equivoco ao registá-lo. Pode ter sido batizado em Vila Cova de Alva como os irmãos com a anotação de os pais morarem na Teixeira.

Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#322166 | PereiraF | 31 jan 2013 11:10 | Em resposta a: #163789

Senhor Dias,

A minha avo contou me que um dos maiores proprietarios da regiao por o qual tinham trabalhado os meus bisavos "vinha dos lados" do Porto da Balsa e que ela tinha herdado deles um "bocado de terra com uma ou duas oliveiras" no Machialinho.
Num artigo da Comarca de Arganil (que se encontra digitalizado na net) de Março 1911 trata se de a visita de "um dos maiores proprietarios da regiao e em Oliveira de Fazemao" o Sr Antonio Joaquim Cardoso de Figueiredo. Sera que se trata do proprietario em questao ?

Em esperando que estas informaçoes lhe seja uteis.
Cumprimentos

F. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão)

#322186 | fs1945 | 31 jan 2013 17:16 | Em resposta a: #322166

Caro F. Pereira:
Muito obrigado pela sua resposta.
Com a informação que dá não consigo estabelecer qualquer ligação.
Penso que terá havido um casamento entre pessoas de Porto da Balsa e Machialinho e era isso que eu
pretendia encontrar.
Até há poucos anos havia várias propriedades no Machialinho que pertenciam a gente do Porto da Balsa: Uma casa, oliveiras, pinhais, etc. Ora estas propriedades só podem ter sido herdadas por alguém que terá casado no Porto da Balsa. Tenho procurado esse casamento, mas até hoje não consegui encontrá-lo.

Os meus cumprimentos
Fernando Dias

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#325425 | PereiraF | 15 mar 2013 11:48 | Em resposta a: #267836

Caros genealogistas,

Colloco aqui referencias do "CATÁLOGO DE DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS REFERENTES À CAPITANIA DO PARÁ
EXISTENTES NO ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO" relativos a Antonio Fernandes Alvares de Carvalho e as suas "aventuras" no Brasil. Em breve, vou contactar os serviços do AHU para tentar obter copias dos referidos documentos. Se alguem jà teve ha ver com esta instituiçao gostaria de saber de qual modo eles funcionam.
Se calhar serao uteis ao nivel da ascendencia ou descendencia nos Fernandes Alvares de Carvalho...

2532- 1744, Junho,27, Lisboa
CARTA do solicitador da Fazenda Real, Francisco de Sales Rodrigues para o rei [D. João V], sobre a
apelação contra apreensão de barris de aguardentes feita a António Alvares de Carvalho.
AHU_CU_013, Cx. 27, D. 2532.

5285- 1766, Outubro, 16, Pará
OFÍCIO de António Fernandes de Carvalho, para o [secretário de estado da
Marinha e Ultramar], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre a transferência
do seu cargo de arrematador dos Contratos dos Dízimos dos Gados e Miúnças,
para o seu sobrinho Manuel Alves Pereira.
Anexo: requerimentos e certidões.
AHU_CU_013, Cx. 59, D. 5285.

5516- [Ant. 1769, Janeiro, 24]
REQUERIMENTO de António Fernandes de Carvalho, morador na cidade do
Pará, para o rei [D. José l], solicitando provisão para que as causas que possui
com Lázaro Fernandes Borges, sobre umas casas, sejam remetidas ao Conselho
Ultramarino com a brevidade possível.
Anexo: carta.
AHU_CU_013, Cx. 63, D. 5516

5529- 1769, Março, 11, Pará
OFÍCIO de António Fernandes de Carvalho para o [secretário de estado da
Marinha e Ultramar, Francisco Xavier de Mendonça Furtado], sobre os prejuízos
causados à Fazenda Real com a aplicação do novo método de cobrança do
contrato dos dízimos naquela capitania.
AHU_CU_013, Cx. 64, D. 5529.

5541- [Ant. 1769, Abril, 12]
REQUERIMENTO de António Fernandes de Carvalho, morador na cidade do
Pará, para o rei [D. José l], solicitando a passagem de provisão para que possa
fazer obras na sua casa.
Anexo: recibo.
AHU_CU_013, Cx. 64, D. 5541.

5661- [Ant. 1770, Julho, 21]
REQUERIMENTO de António Fernandes de Carvalho, morador na cidade de
Belém do Pará, para o rei [D. José I], solicitando licença para ingressar no serviço
eclesiástico.
AHU_CU_013, Cx. 65, D. 5661.

5755- [Ant. 1771, Julho, 6]
REQUERIMENTO de António Fernandes de Carvalho, morador na cidade de
Belém do Pará, para o rei [D. José I], solicitando a restituição ou compensação
pelas perdas sofridas com a arrematação do contrato do Pesqueiro Real nos anos
de 1767, 1768 e 1769, assim como a concessão de vinte e dois índios para a
pesca de peixe grosso.
Anexo: termo de arrematação.
AHU_CU_013, Cx. 67, D. 5755.

6276- 1776, Fevereiro, 8, Pará
CARTA do governador e capitão-general do Estado do Pará e Rio Negro, João
Pereira Caldas, para o rei D. José I, em resposta a provisão de 9 de Julho de
1775, sobre o requerimento de António Fernandes de Carvalho, solicitando a sua
confirmação no posto de capitão de uma das Companhias Francas de Infantaria,
Ordenança de Índios, com subordinação ao mestre-de-campo da Infantaria
Auxiliar de Brancos do Terço da cidade de Belém do Pará, [Marcos José Monteiro
de Carvalho].
Anexo: bilhete e carta patente.
AHU_CU_013, Cx. 75, D. 6276.

6375- [Ant. 1777, Janeiro, 21]
REQUERIMENTO do assistente na cidade de Belém do Pará, António Fernandes
de Carvalho para o rei [D. José I], solicitando confirmação da carta de data e
sesmaria na ilha Grande de Joanes.
Anexo: carta de data e sesmaria.
AHU_CU_013, Cx. 76, D. 6375.

7106- [Ant.1781, Janeiro, 23]
REQUERIMENTO de António Fernandes de Carvalho, assistente na cidade do
Pará, para a rainha [D. Maria I], solicitando a confirmação de duas cartas de data e
sesmaria localizadas junto às cabeceiras de cima do rio Arari, vizinhas aos
terrenos dos religiosos de Nossa Senhora das Mercês, no Estado do Pará.
Anexo: carta de data e sesmaria.
AHU_CU_013, Cx. 87, D. 7106.

7138- [Ant. 1781, Julho, 27]
REQUERIMENTO do tenente coronel Manuel Joaquim Pereira de Sousa Feio e
outros Senhores das Fazendas de gado vacum e cavalar no lago Arary da Ilha
Grande de Joanes, para a rainha [D. Maria I], solicitando para que não se autorize
a expedição da certidão de concessão de sesmaria ao capitão António Fernandes
de Carvalho, para que o presente requerimento seja anexado a outros papéis do
suplicado para seu deferimento.
Anexo: certidões.
AHU_CU_013, Cx. 87, D. 7138.

7209- 1782, Maio, 14, Pará
OFÍCIO do [governador e capitão general do Estado do Pará e Rio Negro], José
de Nápoles Telo de Meneses, para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar],
Martinho de Melo e Castro, sobre a arrematação dos contratos dos dízimos reais
dos gados vacum e cavalar e do Pesqueiro Real da Ilha Grande de Joanes e da
capitania do Caité, a António Fernandes de Carvalho.
Anexo: requerimento, certidão e provisões (cópias).
AHU_CU_013, Cx. 88, D. 7209.

7305- [Ant. 1783, Junho, 7]
REQUERIMENTO do capitão António Fernandes de Carvalho, [morador] na
cidade de Santa Maria de Belém do Pará, para a rainha [D. Maria I], solicitando
provisão para ser ouvido em qualquer requerimento que o suplicante apresente
relativo ao problema das sesmarias que possui.
Anexo: bilhete e certidão.
Obs.: m. est.
AHU_CU_013, Cx. 90, D. 7305.

7976- [Ant. 1791, Junho, 25]
REQUERIMENTO do padre José Alves Pereira, assistente na cidade de Santa
Maria de Belém do Pará, para a rainha [D. Maria I], solicitando a aprovação da
averbação do testamento de seu tio, o capitão António Fernandes de Carvalho, de
quem era testamenteiro.
Anexo: bilhete.
AHU_CU_013, Cx. 101, D. 7976.

8390- [Ant. 1795, Novembro, 13]
REQUERIMENTO de António Fernandes Álvares de Carvalho para a rainha [D.
Maria I], solicitando confirmação da instituição de um morgado que lhe foi deixado
em testamento por seu tio, o capitão António Fernandes de Carvalho.
Anexo: requerimento.
AHU_CU_013, Cx. 106, D. 8390.

8547- [Ant. 1797,Março 6]
REQUERIMENTO de Manuel José da Silva para a rainha [D. Maria I], solicitando
confirmação de carta patente no posto de capitão da 2ª Companhia Franca anexa
e agregada com subordinação ao mestre de campo da Infantaria Auxiliar de
Brancos do 1º Terço da cidade de Belém do Pará, vago por falecimento de António
Fernandes Carvalho.
Anexo: carta, carta patente e requerimento.
AHU_CU_013, Cx. 108, D. 8547.

8620- [Ant. 1797, Agosto, 11]
REQUERIMENTO do capitão de cavalaria auxiliar da Ilha Grande de Joanes,
António Fernandes Álvares de Carvalho, para a rainha [D. Maria I], solicitando
prorrogação do prazo da sua licença, por mais um ano, para poder continuar a
tratar dos seus assuntos.
Anexo: bilhete e requerimento (cópia).
AHU_CU_013, Cx. 110, D. 8620.

Sobre os documentos seguintes tenho duvidas...visto as datas, serao familiares de Antonio Fernandes Alvares De Carvalho ?

535- 1719, Junho, 4, Belém do Pará
CARTA do [governador e capitão-general do Estado do Maranhão] Bernardo
Pereira de Berredo, para o rei [D. João V], sobre os ataques das Tropas do
capitão-mor da capitania de Parnágua, Manuel Álvares de Carvalho, auxiliado pelo
sargento-mor da capitania do Piauí, Francisco Xavier de Brito, contra quatro
nações de “gentio de Corso”; e, ainda, a construção de três fábricas de anil na
capitania do Pará.
Anexo: proposta e requerimento.
AHU_CU_013, Cx. 6, D. 535.

1531- 1734, Agosto, 9, Belém do Grão-Pará
CARTA do governador e capitão-general do Estado do Maranhão, José da Serra,
para o rei D. João V, em resposta à provisão de 5 de Abril de 1734, sobre a
concessão de licenças a várias pessoas, pelo capitão-mor do Maranhão, João
Álvares de Carvalho, para poderem ir para os campos do Piauí, sem que
assegurassem que não levavam consigo nenhum escravo fugido.
Anexo: certidão.
AHU_CU_013, Cx. 16, D. 1531

1577- [ant. 1734, Dezembro,15]
REQUERIMENTO de Domingos Álvares Pereira para o rei [D. João V], solicitando
provisão de prorrogação, por mais um ano, do seu exercício do ofício de meirinho da Alfândega,
Fazenda Real e Almoxarifado da capitania-mor da cidade de Belém do Pará.
Anexo: bilhete e requerimento.
AHU_CU_013, Cx. 17, D. 1577.

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#326072 | PereiraF | 25 mar 2013 15:04 | Em resposta a: #325425

http://www.filologia.org.br/pereira/textos/noticia_da_ilha_grande_de_joanes.pdf
Alexandre Rodrigues Ferreira sobre a ilha do Marajó (separata da "Viagem Philosophica", 1783-1792),

Ver Pag. 8/13 (72)

Neste "diario" de um naturalista, descriptivo da Ilha Grande de Joannes (Marajo), hà uma curta mençao à propriedade de Antonio Fernandes Alvares De Carvalho e do seu vizinho Lázaro Fernandes Borges mencionado nesta referencia :

5516- [Ant. 1769, Janeiro, 24]
REQUERIMENTO de António Fernandes de Carvalho, morador na cidade do
Pará, para o rei [D. José l], solicitando provisão para que as causas que possui
com Lázaro Fernandes Borges, sobre umas casas, sejam remetidas ao Conselho
Ultramarino com a brevidade possível.
Anexo: carta.
AHU_CU_013, Cx. 63, D. 5516

Finalmente ainda se pode apprender qualquer coisa sobre a vida dos nossos antepassados mais longiquos...

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#326648 | PereiraF | 03 abr 2013 15:52 | Em resposta a: #325425

Bomdia a todos,

Na continuaçao da tentativa de concentraçao de documentos existentes sobre os Fernandes Alvares De Carvalho de Unhais o Velho...

Serà que se trata do Antonio Fernandes De Carvalho que foi dito neste forum ser nomeado "general do reino" depois das batalhas dos Monte Claros e Ameixal ?

[post. 1680, Outubro, 15 – post. 1682, Abril, 7, Lisboa]

INFORMAÇÕES (4) do [Conselho Ultramarino] sobre os serviços, sendo a
primeira, os de Antônio Fernandes, de 1664 a 1680, tendo servido como soldado,
cabo de esquadra e sargento supra e do número, no Alentejo, em Trás-os-Montes e
na fortaleza de São Gião;
[....]
AHU_CU_Reino, Cx. 12, pasta 28.


Cod 17 Fls 358 - 358v
Nomeação de pessoas para o ofício de provedor da Fazenda da Ilha de São Tomé por tempo de três anos. Nota.Foi escolhido António Fernandes de Carvalho, 28-2-1682.
19 FEV 1682

Jà cà estao muitos Antonios Fernandes Alvares de Carvalho o que começa a fazer confusao...entre sobrinhos e tios...
Cumprimentos,

F. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#327430 | PereiraF | 16 abr 2013 12:52 | Em resposta a: #325425

Bomdia,

Finalmente os Arquivos Historicos Ultramarinos responderam me.

Os documentos estao todos digitalisados e disponiveis no site do Centro de Memoria Digital Brasileiro (o trabalho de digitalizaçao effectuado é enorme e abrangem visivelmente todos os documentos produzidos nas diversas capitanias brasileiras) :

http://www.cmd.unb.br/resgate_busca.php

Os catalogos estao disponiveis no site do Arquivo Científico Tropical Digital em Conselho Ultramarino :

http://actd.iict.pt/collection/actd:CU

A consulta dos documentos relativos a António Fernandes de Carvalho dao alguns pormenores sobre as sesmarias enormissimas que lhe foram attribuidas e dos problemas que isso provocou com os seus vizinhos na Ilha Grande de Joannes (Marajo). Podemos relacionar o facto de as sua administraçao lucrativa dessas sesmarias ter sido uma fonte de dizimas (?) para o reino de Portugal e assim facilitar a obtençao duma carta de brasao pelo sobrinho António Fernandes Álvares de Carvalho .
Mas temos pouco informaçao genealogica nestas fontes.

Cumprimentos,
Pereira F.

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#327811 | PereiraF | 22 abr 2013 13:03 | Em resposta a: #327430

Nos documentos da capitania do Maranhao encontra se o documento com as referencias seguintes :

3481- [ant. 1754, Julho, 30]
REQUERIMENTO do cirurgião António Fernandes de Carvalho ao rei D.
José, pedindo que se lhe passe patente do cargo de cirurgião-mor da cidade
de São Luís do Maranhão.
Anexo: vários docs.
AHU_CU_009, Cx. 35, D. 3481

No pedido a ser nomeado Cirurgiao-mor da cidade de Sao Luis do Maranhao, vem a copia do "certificado" (?) de Cirurgiao onde se lê "Antonio Fernandes de Carvalho, filho de Manoel Fernandes de Carvalho, natural do lugar de Unhais o velho, termo da Covilha,....elle queria usar da arte de toda a cirurgia por quanto a tinha apprendida e praticada no meu Hospital Real de Todos os Santos desta cidade de Lisboa com seu mestre Santos de Torres...".
Foi cirurgiao dos navios "Nossa Senhora do Loretto e Almas" e "Santa Anna, Sao Jose e Almas".

Cumprimentos
Pereira F.

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#327849 | fs1945 | 23 abr 2013 01:19 | Em resposta a: #327811

Caro Pereira F.
Obrigado por divulgar as pesquisas que tem feito.
Sabe-me dizer se este António Fernandes de Carvalho é filho de Manuel Fernandes de Caravlho, de Unhais-o-Velho e de Maria Ribeiro, de S. Silvestre de Unhos, Loures?
É que assim sendo eu tenho-o como Capitão de Cavalaria de uma das companhias do terço auxiliar da cidade do Pará, c. de 1730.
Terá desenpenhado as duas funções?

Os meus cumprimentos
Fernando Dias

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#327854 | PereiraF | 23 abr 2013 09:38 | Em resposta a: #327849

Sr Fernando Dias,

Penso que este Antonio Fernandes de Carvalho é filho de Manuel Fernandes (de Carvalho) de Unhais-o-Velho e de Maria Ribeiro de Unhos, irmão de outro Manuel Fernandes que é pai de Antonio Fernandes Alvares de Carvalho que com suas irmãs justificaram serem nobres com carta de brasão em 1798. Não encontrei mais referencias ao facto dele ter chegado a ser Cirurgiao mor de Sao Luis do Maranhao mas foi capitão, penso eu mais ainda : tenente-coronel.

Seus sobrinhos presentes no Para e Maranhao sao : o Padre Jose Alves Pereira, o estudante em filosofia em Sta Maria de Belem e depois padre Manuel Alves Pereira e Antonio Fernandes Alvares de Carvalho capitão na Ilha Grande de Joannes.

A coisa mais notavel nesta historia que se lê nos documentos é a riqueza que Antonio Fernandes de Carvalho tirou das terras do Marajo, enriquecendo a Fazenda Real e provocando reacçoes de contestaçao dos seus "vizinhos".

Quando morreu os seus familiares procurarão a justificar das suas familiaridades com este Antonio cirurgiao, administrador e militar.

No "Autos de justificação de Ana Maria do Carmo e sua irmã Gertrudes do Amor Divino" : A acção prende-se com legados deixados pelo tio de seu pai o capitão António Fernandes de Carvalho, falecido no Pará (Brasil), em 1790).
feito em 1791 os pretendentes têm a filiaçao seguinte : José António Homem e Maria Caetana.

No "Autos de justificação e habilitação do padre Manuel Alves Pereira" : A acção prende-se com a herança do capitão António Fernandes de Carvalho, falecido no Pará (Brasil). 1796-1797

No "Autos de justificação e habilitação de Manuel Fernandes" : em 1778 "A acção prende-se com a herança de seu irmão António Fernandes de Carvalho, falecido na cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará (Brasil).

Tenho como hipotese que Miguel Alvares tambem estudou no Hospital Real de Todos os Santos.

Ainda não encontrei as referencias da habilitação de "Hermenegildo de Sao Jose" de que se falou neste forum...se alguem tiver uma copia digital seria lhe muito agradecido.

Quando estiver em casa, tentarei um panegírico de Antonio Fernandes de Carvalho.

Cumprimentos

Pereira F.

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#327861 | PereiraF | 23 abr 2013 11:41 | Em resposta a: #327854

Parece me que houve confusão : Este Antonio Fernandes de Carvalho é filho de Manuel Fernandes (De Carvalho) e de Maria Ribeiro mas a Maria Ribeiro que é de Unhos é a mulher de Miguel Alvares, seu avô...não é ?

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#327895 | fs1945 | 23 abr 2013 20:29 | Em resposta a: #327854

Caro Pereira F.:

Muito obrigado pelas informações que me dá.
Eu tenho todo o interesse em todas as informações relacionadas com esta família.
Manuel Fernandes de Carvalho e Maria Ribeiro são meus sextos avós e Bárbara Margarida é minha tetravó.
Os padres a que se refere, José Alves Pereira e Manuel Alves Pereira, serão filhos de Bárbara Margarida e Manuel Simão?
Já o Capitão António Fernandes Álvares de Carvalho é irmão de Bárbara Margarida.
Os beneficiários de parte da herança de que fala creio terem sido os filhos de Manuel Fernandes de Carvalho, tendo Bárbara Margarida e Josefa Maria Joaquina comprado uma quinta no Teixoso, Covilhâ.
Os meus cumprimentos
Fernando Dias

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#327901 | PereiraF | 23 abr 2013 21:44 | Em resposta a: #327895

Caro fs1945,

Não conheco a ascendencia dos sobrinhos padres mas vou encomendar os autos de justificação e procurar os inqueritos de genere ou de habilitação, não sei bem qual é o termo.

O senhor deve falar de esta venda :

ESCRITURA DE COMPRA DE UMAS PROPRIEDADES DO DR. JOÃO SEVERIANO DA COSTA, DESEMBARGADOR DA COMARCA DE CAIENA E SUA MULHER D. BÁRBARA BENEDITA DE ÁLVARES DA COSTA LOBO FERREIRA.(1814)
Referencia : PT/TT/JIM-JJU/002/0252/6

O justificante vendeu umas propriedades em Teixoso a Paulo Vaz de Carvalho e a Manuel Simão, tendo sido dado em pagamento determinada quantia que lhes era devida pelo capitão António Fernandes Alves Pereira de Carvalho, proveniente de heranças e legados.
Covilhã.

(Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 252, n.º 6)

Noutro documento o Antonio Fernandes Alvares de Carvalho é dito "coronel de cavalaria" :

AUTOS DE JUSTIFICAÇÃO DE ANTÓNIO FERNANDES ÁLVARES DE CARVALHO (1815)
Referencia : PT/TT/JIM-JJU/002/0061/00005

Morada: ilha Grande de Joanes, Pará, Brasil.
Cargo: coronel de cavalaria.

A ação prende-se com o pagamento da venda de três escravos que tinham fugido de um seu engenho na ilha e que foram vendidos na vila de Guimarães, Pará.

(Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 61, n.º 5)

A minha ascendencia vem de Antonio Alvares 7°Avô (filho de Miguel Alvares 8°Avô) e de sua quarta mulher Anna Barata.
Seria muito interessante conseguir ultrapassar a "fronteira" Domingos Alvares e Clara Pereira.

Cumprimentos,

F. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#327941 | fs1945 | 24 abr 2013 11:53 | Em resposta a: #327901

Caro F. Pereira:
Bárbara Margarida e Manuel Simão tiveram 4 filhos e 2 filhas.
Os filhos José e João foram padres, Joaquim casou e teve descendência, acerca do Manuel nada encontrei. Agora compreendo a razão.
Sim é a esta venda que me referia e umas casas na Covilhâ.
O Antonio Fernandes Alvares de Carvalho que refere, como sendo coronel de cavalaria, não será, irmão de Bárbara Margarida, casado com Maria Joaquina Sequeira, que também foi para o Brasil?
Eu também descendo de António Álvares, mas do primeiro casamento com Maria Simão. Sendo assim somos primos.
Não sei se sabe que este nosso antepassado também foi Barbeiro Cirurgião, tal como o pai.

Os meus cumprimentos
Fernando Dias

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#327944 | PereiraF | 24 abr 2013 12:13 | Em resposta a: #327941

Senhor Dias,
Eu tenho, por enquanto, uma vista um pouco confusa da descendencia de Miguel Alvares. Quem são os pais de Barbara Margarida ?
Cumprimentos
Pereira F.

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#327973 | fs1945 | 24 abr 2013 18:21 | Em resposta a: #327944

Caro F. Pereira:
O pai de Bárbara Margarida foi Manuel Fernandes de Carvalho, filho de Manuel Fernandes de Carvalho, que também foi capitão e irmão do António Fernandes de Carvalho, capitão e cirurgião-mor de que temos vindo a falar.

Cumprimentos
Fernando Dias

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#327982 | fs1945 | 24 abr 2013 19:34 | Em resposta a: #327944

Caro F. Pereira:
Segue a seguir a descendência de Miguel Álvares até Bárabara Margarida.
Miguel Álvares, c. c. Maria Ribeiro
Filhos
1-Manuel, n. jan 1671
2-Pedro, n. mai 1672
3-Salvador, n. fev 1675
4-Leonarda, n. nov 1676
5-Miguel, n. nov 1676
6-Maria Ribeiro, n. mar 1679
7-Migeul, n. fev 1682
8-António, abr 1684
9-António, n. jun 1686
10-José, n. mai 1688
11-Manuel, n. jan 1690
12-Teresa, n. nov 1692
4 – Maria Ribeiro, c. c. Manuel Fernandes de Carvalho
Filhos
1 – Manuel Fernandes de Carvalho, n. 26 jan 1703
2 – António Fernandes de Carvalho, n. 22 mai 1718
Manuel Fernandes de Carvalho, casou 4 vezes. Eu descendo do 4º casamento com Maria Marques da Cruz
Filhos
1 - António Fernandes Álvares Pereira de Carvalho, capitão, n. 28 out 1764
2 – Maria Fernandes Álvares Pereira de Carvalho, n. 3 nov 1766
3 – Ana Maria Rita Fernandes Álvares Pereira de Carvalho, n. 1 set 1768
4 – Josefa Maria Joaquina Fernandes Álvares Pereira de Carvalho, n. 16 out. 1770
5 – Margarida Fernandes Álvares Pereira de Carvalho, n. 11 out 1772
6 – Francisca Maria Álvares Pereira de Carvalho, n. 7 dez 1774

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#327994 | fs1945 | 25 abr 2013 01:24 | Em resposta a: #327982

Por lapso omiti o nome Bárbara de Bárbara Margarida.
Bárbara Margarida casou com Manuel Simão.
Filhos
1 - Jssé, n. 3 set 1808 - padre
2 - Joaquim, n. 27 fev 1811
3 - João, n. 7 nov. 1812 - padre
4 - Manuel, n. 3 abr. 1815 - padre
5 - Maria, n. 15 mai 1817
6 - Ana, n. 21 abr. 1818

Cumprimentos
Fernando Dias

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#328005 | fs1945 | 25 abr 2013 09:42 | Em resposta a: #327944

Por lapso omiti o nome Bárbara de Bárbara Margarida.
Bárbara Margarida casou com Manuel Simão.
Filhos
1 - Jssé, n. 3 set 1808 - padre
2 - Joaquim, n. 27 fev 1811
3 - João, n. 7 nov. 1812 - padre
4 - Manuel, n. 3 abr. 1815 - padre
5 - Maria, n. 15 mai 1817
6 - Ana, n. 21 abr. 1818

Cumprimentos
Fernando Dias

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#328010 | PereiraF | 25 abr 2013 10:31 | Em resposta a: #328005

Caro Sr Fernando Dias,
Obrigado pelas informações fornecidas.
Cumprimentos,
Pereira F.
Meãs / St Germain sur Morin

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#331344 | PereiraF | 22 jun 2013 00:23 | Em resposta a: #327982

Caro Sr F. Dias,

Recebi hoje o "Auto de habilitação e justificação do Padre Manuel Alvares Pereira e outros".
Neste documento de 236 paginas encontra se uma copia do testamento onde são descritos os seus bens (terras em Portugal e fazendas, casas e escravos no Brasil).
Aprende se que Antonio Fernandes de Carvalho queria instituir um morgado mas que não teve tempo para isso e que pede ao seu sobrinho Antonio Fernandes Alvares de Carvalho de o fazer e de administrar as suas fazendas.
Ele tinha terras em Palmela, Unhais, Dornellas, Machialinho, etc...
Tambem é denominado por primo do defunto o "Senhor Agostinho Thomas Pedro Lisboa" da cidade de Lisboa que deve ter, pelo apelido dele, um parentesco com o marido então defunto de Anna Maria Ritta Alvares de Carvalho : Cazemiro Jose Pedro Lisboa.
São os elementos que tirei duma rapida primeira leitura.

Cumprimentos,

Pereira F.

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#331347 | fs1945 | 22 jun 2013 01:04 | Em resposta a: #331344

Caro F. Pereira:
É uma grande novidade que me dá. Desconhecia o que diz sobre o Padre Manuel Alvares Pereira. Desconhecia também que Anna Maria Ritta Alvares de Carvalho tivesse casado. Nunca encontrei o seu casamento, assim como os de suas irmãs Maria Fernandes Álvares de Carvalho e Francisca Maria Álvares de Carvalho.
Gostava de ter o documento que refere, como o obteve?
Obrigado pela informação

F. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#331349 | PereiraF | 22 jun 2013 01:49 | Em resposta a: #331347

Sr F. Dias,
Encomendei o ao nucleo de reproduções da Torre do Tombo.
Neste casamento é indicado uma dispensa no 4°grau entre eles, este Cazemiro Jose Pedro Lisboa é filho de João Pedro Lisboa e de Joanna Paula de Sequeira, têm uma ligação a paroquia da basilica de Santa Maria que deve ser a paroquia da sé.
Cumprimentos,
Pereira F.

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#331355 | fs1945 | 22 jun 2013 09:54 | Em resposta a: #331349

Caro Pereira F.
Obrigado pela informação.
Eu enviei-lhe para o endereço que me indicou o programa de genealogia PAF4 e a indicação de uma página de onde pode fazer o download para o caso de não ter recebido por e.mail.
Diga-me se conseguiu instalá-lo.
Cumprimentos
F. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#331356 | PereiraF | 22 jun 2013 10:57 | Em resposta a: #331355

Caro F. Dias,

Obrigado pelo programma que jà instalei mas ainda não utilisei.
Cumprimentos,

Pereira F.

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#331369 | PereiraF | 22 jun 2013 16:19 | Em resposta a: #331347

Caro F. Dias,

Coisa muito estranha e surpreendente...procurando o casamento dos pais de Cazemiro Jose Pedro Lisboa (Joao Pedro Lisboa e Joanna Paula De Sequeira) entre as paroquias de Sao Juliao, da Sé e de Nossa Senhora da Conceição encontrei o assento de casamento, em 2/1/1754, de José Antonio Homem e Maria Caetana ! (pais de Anna Maria Do Carmo e de Gertrudes do Amor Divino )...Eu esperava-os do lado dos regsitros de Camarate como eram ditos de la.

José Antonio Homem, batizado na Vila de Gois, morador em Camarate, filho de Manuel Homem De Carvalho e de Antonia Maria De Prazeres, com Maria Caetana De Jesus, natural e batizada da Freguesia de Sao Tiago de Camarate, filha de Domingos De Sà (ou Dos Santos) da freguesia do Espirito Santo do Sobral, (Termo ?) de torres deste Patriarcado e de sua mulher Catherina Luisa da freguesia da Vila de Coruche, arcebispado de Evora.

Cumprimentos,

F. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#331390 | fs1945 | 22 jun 2013 21:12 | Em resposta a: #331369

Caro F. Pereira

São surpresas que nos reservam, por vezes, os paroquiais!
Talvez encontre também o casamento dos nossos antepassados Miguel Álvares de Carvalho e Maria Ribeiro, que era suposto estar em Unhos, mas que até hoje não se encontrou.

Os meus cumprimentos
F. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#331575 | PereiraF | 26 jun 2013 08:26 | Em resposta a: #331390

Caro F. Dias,

Encontrei là tambem o casamento, em 24/2/1741, de Maria Joanna Do Sacramento, batizada na Igreja de Fajão, filha de Manoel Alvares De Carvalho, batizado na freguesia de São Silvestre de Unhos, e de Maria Dos Reis, batizada em Arganil com Jose Franco Do Carvalho, da freguesia de Santiago da Vila de Torres Vedras, filho de Marcos Franco e de Margarida De Baim.

Cumprimentos,

F. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#331586 | fs1945 | 26 jun 2013 15:04 | Em resposta a: #331575

Caro F. Pereira:
Muito obrigado pelas informações.
O Manuel Álvares de Carvalho, bapt. em Unhos só pode ser filho de Miguel Álvares e Maria Ribeiro. Logo, Maria Joana do Sacramento, de quem eu não tinha conhecimento, é neta de Miguel Álvares.
A mulher de Manuel Álvares também se chamava Maria dos Reis e era de Arganil.
Com sorte ainda vai encontrar o casamento de Miguel Álvares com Maria Ribeiro, que deve ter ocorrido por volta de 1670.
Os meus cumprimentos.

F. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#333848 | Nandu | 14 ago 2013 18:32 | Em resposta a: #321647

Caro Gabriel Santos

Peço desculpa por o incomodar de novo, mas peço-lhe que me elucide.

a) 8. Manuel João, de Cebola, cc (primeiro Domingo do Advento de 1636) com 9. Águeda João, de Cebola.
R: Livros de Casegas, Mistos 1
------Estão no arquivo distrital de Lisboa, não disponiveis online, será que tem alguma cópia do registo?

b) João Luís (2), n. c. 1510 + 14 11 1555 (21 missas tº fº Pedro João) cc Isabel Gonçalves (filha ? de Manuel Glvs, tabelião)
R: Vila Cova de Alva, 1 Misto. Porto da Balsa e Castanheira pertenciam na época a esta povoação, então chamada de Vila Cova de sub Avô.
A paternidade de Isabel Gonçalves é provável mas não certa
------Será o 2º registo de 1555 da seguinte página: AGN18-001-0001_m0274 http://pesquisa.auc.uc.pt/vaultimage/?id=E1F16B7B6228954982ACBB645C4664F2&r=0

d) João Luís (3) n c. 1538 e Maria Esteves, fª ? de Estêvão Fernandes e Isabel Gonçalves de Casarias, Moura da Serra, Arganil
R: Os pais de Maria Esteves são os que leva
João Luís (3) tudo indica que seja filho do (2). Aliás, no Porto da Balsa nesta data só teria um grupo familiar consanguíneo.
------Qual é o assento de baptismo de João Luis, calculo que se encontre nas seguintes páginas: AGN18-001-0001_m0001 http://pesquisa.auc.uc.pt/vaultimage/?id=7F90A217F299F77EEF9591C6B8B38459&r=0
ou AGN18-001-0001_m0002 http://pesquisa.auc.uc.pt/vaultimage/?id=A6069A94E32D27FFFEB5AA4FBAF790AB&r=0

e) Bartolomeu 1567 (b na Teixeira) PP Bartolomeu João e Antª Fernandes (da Castanheira cc Fr.co Pires)
R: Terá sido no paroquiais da Teixeira. Mas pode ser equivoco ao registá-lo. Pode ter sido batizado em Vila Cova de Alva como os irmãos com a anotação de os pais morarem na Teixeira.
------Não encontro em lado algum o assento de baptismo de bartolomeu, nem em vila cova nem em arganil (os registos da teixeira começam apenas em 1606


Agradeço desde já,

Cumprimentos,
David Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#333874 | Pursim | 15 ago 2013 11:58 | Em resposta a: #333848

Caro David Neves

A. Não tirei o treslado do assento
B. Não é esse registo. Estes são de casamentos um deles é da sua filha Brites João
D. Não tenho a data do nascimento de João Luís. Como é evidente dei uma data aproximada
E. Tenho o assento em formato jpg.
Bar.to ff° de joão luis do porto da balsa m.a esteves sua m p° mïns cura da teyxeira ho baptizou na teyxeira ... ( continua com as testemunhas)
Este assento sem data está em VCAlva. Na mesma folha aparece outro assento de filho de Goldrofe dias da Castanheira datado de Maio de 1567. Quando um freguês ia a baptizar a outra freguesia muitas vezes faziam anotar na própria.
Presumo que o padre seria da Castanheira e familiar de ambos
Cumprimentos
GAntos

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#335072 | PereiraF | 12 set 2013 10:56 | Em resposta a: #331390

Caro F. Dias,
Espero que tenha passado um bom Verão e eventualmente boas ferias.

Na continuação destas andanças, encontrei o casamento em 1 de Dezembro de 1792, na Igreja Basilica Patriarcal de Santa Maria de Lisboa, por seu procurador Agostinho Thomas Pedro Lisboa da freguesia da Basilica de Santa Maria, do Alferes Antonio Fernandes Alvares De Carvalho, filho de Manuel Fernandes e Maria Marques, natural e batizado na freguesia de Sao Mateus de Unhais o Velho e morador na freguesia de Santa Maria de Belem do Grao Para com Maria Joanna De Sequeira Lisboa, filha de Joao Pedro Lisboa e de Joanna Paula De Sequeira, natural e batizada na freguesia de Santa Maria Magdalena de Lisboa, dispensados no quarto grau de consanguinidade "em linha transversal" (??). Testemunhas : Reverendo Padre Mestre Frei Joao De Jesus, religioso dos Agostinhos Descalços, Conventual de Nossa Senhora da Boa Hora e Antonio Jose Pereira Basto da freguesia de Santa Maria Magdalena.

Quarto grau de consanguinidade em linha transversal...sera que o colega F. Dias podera me informar sobre este aspecto tecnico ?

Cumprimentos
Pereira F.

Resposta

Link directo:

RE: Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho

#335078 | fs1945 | 12 set 2013 14:02 | Em resposta a: #335072

Caro Pereira F.

Muito obrigado pela informação.
Tem feito um trabalho digno de registo. Já muito se tinha especulado sobre este casamento e finalmente fez-se luz.
Pelos vistos estes nossos parentes tinham familiares em Lisboa, o que lhes terá permitido migrarem para lá e fazerem os seus estudos.

Sobre o grau de consanguinidade segue-se uma explicação.

2. Graus Mistos (chamados às vezes de Linha Transversal)
--------------------------------------------------------------------------------

1º. grau misto com 2º. grau: o ancestral comum avô de um e pai do outro, ou seja, casamento entre tio(a) e sobrinha(o).

2º. grau misto com 3º. grau: o ancestral comum era avô de um e bisavô do outro.

3º. grau misto com 4º. grau: o ancestral comum era bisavô de um e trisavô do outro.

Os meus cumprimentos
Fernando Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#339261 | PereiraF | 10 dez 2013 11:51 | Em resposta a: #333874

Sr G Santos e interessados,

No Livro de Prazos do Mosteiro São Pedro de Folques (1472-1602), encontram se varios documentos relativos a territorios e seus moradores pertencentes ao Mosteiro, na zona do actual concelho de Pampilhosa da serra.
No tomo 15, aparecem alguns textos juntos com um treslado do Foral de Fajão onde se podem encontrar um verdadeiro censo, datada de 1602, alguns com filiações, em varias terras deste antigo concelho.
Outros documentos parecem ser judiciais como um processo onde se aprende que em 4/12/1593 João Gaspar morador no Açor, termo da Covilhã, apresentou um requerimento de aforamento ? ou emprazamento ? da metade do casal de Ceiroco para ele e a sua mãe Lianor Antunes (mulher que foi do seu segundo marido João Martins) dado por Antonio Madeira da Villa de Arganil. Aparecem personagens como Baltezar João, juiz ordinario da Villa de Fajão, Gaspar De Almeida, tabelião ?, as testemunhas João Bras e Simão Bras moradores em Ceiroco e Pedro Fernandes morador em Porto ..., termo da Villa de Coja.
Alguns textos mais antigos são muito dificeis de leitura para mim, as letras são nitidas mas a maneira de escrever (visigotica ?) é semelhante aos mais antigos assentos dos livros de Vila Cova e penso que so uma pessoa com boas qualidades paleograficas podera transcrever.
Sera que o senhor jà teve oportunidade de consulta-los ?
Se não for o caso agradecia lhe muito se me pudesse dar uma ajuda a extrair o essencial (historico e genealogico) destes documentos.
Tenho-os digitalizados e posso enviar ou por num "cloud" e dar o links.

Com os meus melhores cumprimentos,
Pereira F
Meãs / St Germain s/ Morin

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#339309 | sena1965 | 10 dez 2013 22:48 | Em resposta a: #339261

Boa noite, senhor Pereira

Já em tempos falei consigo relativamente a uns registos de Cambas e de Unhais.

Eu também estou interessado nestes documentos de Fajão. Já uma vez consultei o primeiro livro de Folques que referiu mas por falta de tempo não pude registar todos os dados que queria relativos ao foral de Fajão. Haveria possibilidade de me enviar esses documentos? Naquilo que eu puder tentarei lê-los e ajudar na sua "tradução"; mas os meus conhecimentos de paleografia são escassos.
O meu mail é jen arroba fct.unl.pt (jen@fct.unl.pt).

Com os melhores cumprimentos

Joaquim Eurico Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#339321 | jaferro | 11 dez 2013 00:54 | Em resposta a: #339261

Caro Confrade,

Os documentos que refere são muito interessantes e no meu caso pessoal poderão constituir uma importante fonte genealógica, pois o referido João Gaspar, do Açor, Castelejo, é o meu 11º avô (casado que foi com Brisida Gonçalves).

A referência ao Ceiroco e à família Brás é também importante, pois neste fórum temos muita gente interessada nestes ascendentes. Ver por exemplo a minha mensagem em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=228238&fview

Obviamente que estou disponível em trabalhar as imagens que refere, apesar das minhas limitadas aptidões paleográficas. Os meus emails: jferro25@gmail.com ou jfrodriguez@clix.pt

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#339327 | PereiraF | 11 dez 2013 10:39 | Em resposta a: #339309

Bom dia senhor Nogueira,

Obrigado ! Enviei lhe um link onde pode carregar os ditos documentos.

Cumprimentos,

Pereira F.
Meãs / St Germain s/ Morin

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#339331 | PereiraF | 11 dez 2013 10:59 | Em resposta a: #339321

Bom dia senhor Fernandes Rodriguez,

Obrigado e espero que os documentos possam dar luz sobre ligações familiares e historia da região !

Cumprimentos,

Pereira F
Meãs / St Germain s/ Morin

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#339356 | sena1965 | 11 dez 2013 18:24 | Em resposta a: #339327

Eu agradeço, mas a verdade é que ainda não recebi nenhum link.

Cumprimentos

Joaquim Nogueira (jen@fct.unl.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#339362 | PereiraF | 11 dez 2013 20:54 | Em resposta a: #339356

Sr Nogueira,

Acabei agora de envia-lo de novo.
O meu endereço é : frederico_76@hotmail.com
Caso não o receber na caixa principal, verifique, por favor, na caixa dos correios "não desejados" ; acontece as vezes que os correios de endereços desconhecidos sejam orientados para o "lixo".

Espero pela sua confirmação.

Cumprimentos,

Pereira F.

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#344447 | PereiraF | 28 mar 2014 09:57 | Em resposta a: #339356

Caros confrades,

Depois deste tempo todo não fui muito adiante na "tradução" deste conjunto de documentos...afinal é uma tarefa longa e difficil, que não deixa tempo para outras pesquisas mais "accesiveis"...

Apurei que a parte do texto em escrita mais "antiga" é redigido em latim.
Penso em contatar um paleografo para traduzir esta parte.
Sera que os confrades se encontrarão na mesma situação ?

Cumprimentos,
Pereira F.

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#344551 | marios | 31 mar 2014 01:59 | Em resposta a: #267524

Cara Raquel Diogo

Pela discrição que faz ao casal Águeda Antunes e António Pereira de Meãs, creio sejam os visavós de meu pai.

O meu pai nasceu em 1910, o meu tio mais velho nasceu em 1894, filhos de António Pereira oriundo das Meãs.
Não tenho dados de seus antepassados que desejo encontrar.

Apenas sei que o pai do meu avô António Pereira nasceu nas Meãs, terá ido para a Camba, alguns dos seus filhos, nascidos em Camba, não sei datas.
- António Pereira, pai do meu pai, creio tenha nascido cerca de 1860, casou em segundas núpcias com Maria Fernandes, das Relvas.
- Antónia Pereira, minha bisa-avó, casou na Fórnea, era a avó da minha mãe.
- Joaquina Pereira, casou em Camba.
- José Pereira, casou na Camba com Emília
- Manuel Pereira casou no Vidual

Identificação dos meus pais, primos em segundo grau.
Mário Fernandes nasceu em 1910, faleceu em 2005.
Maria do Céu Dias da Costa nasceu em 1913, faleceu em 2010.

Gostaria de encontrar registos que me ligassem aos bisavós de meu pai que serão os trisavós da minha mãe.

Agradeço ajuda
Cumprimentos

Raquel Dias da Costa Fernandes Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#344560 | PereiraF | 31 mar 2014 11:06 | Em resposta a: #344551

Bomdia,

Sera o 1° casamento do seu avô ?

http://pesquisa.auc.uc.pt/vaultimage/?id=9630449CCBB54B83EB97B5C8EAF2EF06&r=0

Então o seu bisavô é Manoel Pereira das Meãs, e Joaquina Maria, da Camba.

Você pode continuar a procurar os seus antepassados nos paroquiais de Fajão (Camba), do Piodão (Fornea) e de Unhais (Meãs) atraves da pagina de "links" seguinte :

http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm

Cumprimentos,

F. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#344561 | PereiraF | 31 mar 2014 11:56 | Em resposta a: #344551

O casamento de Jose Pereira com Emilia Maria, da Covanca :
http://pesquisa.auc.uc.pt/vaultimage/?id=AEC3E3975E8FCE2348CB9F53CCC38769&r=0

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#344563 | PereiraF | 31 mar 2014 12:20 | Em resposta a: #344551

O casamento de Manoel Pereira e Joaquina Maria em 28 de Maio de 1856 :

http://pesquisa.auc.uc.pt/vaultimage/?id=DB129AE35DB0F36918FF6F9DB94C266E&r=0

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#344566 | PereiraF | 31 mar 2014 12:43 | Em resposta a: #344551

Talvez o batizado de Manoel Pereira (ou de um irmão em 1838) que dà a ascendencia do casal João Pereira e Luiza Pereira (hà um hiato nos casamentos da epoca) :
http://pesquisa.auc.uc.pt/vaultimage/?id=6B587EAA96B91F2DF0E22475500000E6&r=0

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#344581 | marios | 31 mar 2014 15:07 | Em resposta a: #344566

Caro Senhor

Boa tarde

Não consigo decifrar a caligrafia naquela época!
No entanto acredito que o casal João Pereira e Luiza Pereira sejam os bisavós de meu pai!

Assim sendo;
Meus 3ºs Avós no ramo do meu pai
Meus 4ºs Avós no ramo da minha mãe.

E o que provavelmente fará a história ainda mais interessante, um de seus filhos, irmão de Manoel Pereira, foi o pai de Joaquim Pereira marido da minha Visavó Ana Dias das Relvas, mãe de António Dias da Costa que casou com Maria da Conceição da Fórnea, minha avó e filha de Antónia Pereira minha visaavó, irmã do meu avô António Pereira.


Peço-lhe desculpas por esta tamanha confusão.
falta-me encontrar os ascendentes de;
- Ana Dias das Relvas, minha visaavó, mãe de António Dias da Costa meu avô, filho de pai desconhecido da Mata/Fajão!

- Maria Fernandes das Relvas minha avó que casou com António Pereira viúvo, pais de:

- Ana Pereira (minha tia nascida em 1900)
- André Pereira (meu tio nascido após 1901)
- Mário Fernandes (meu pai nascido em 4/Julho/1910)
- Maria Pereira (minha tia nascida em 1916)


Reconhecidamente agradecida.
Raquel Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Família do Porto da Balsa (Fajão) - Manuel João/Isabel Antunes

#344585 | marios | 31 mar 2014 15:47 | Em resposta a: #344566

Caro senhor
Ao cruzar esta informação, "Batismo de Manoel Pereira em 1938" com o registo do seu casamento com Joaquina Maria em 1856, à data com 28 anos, nasceu em 1928, segundo o escrito no registo do casamento, depreende-se que terá sido batizado com 10 Anos!!! Será possivel? ou este batismo refere-se a outra pessoa?
Obrigada
Raquel

Resposta

Link directo:

RE: Águeda Antunes/António Pereira das Meãs

#344634 | Raquelis | 01 abr 2014 19:59 | Em resposta a: #344551

Cara Raquel Dias C F Antunes

O casal em referência é demasiado antigo para ser bisavô/bisavó de seu pai.

Se seu pai nasceu em 1910 e, atrasando 30 anos para cada geração (mais ou menos), seu avô teria nascido perto de 1870, seu bisavô perto de 1840, seu 3º avô (bisavô de seu pai) perto de 1810.

O casal em referência são de 1693 e 1698 respectivamente e uniram-se em Unhais-o-Velho a 12/9/1726

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=44351

Há portanto, perto de cem anos a separá-los dos 3º avós da Raquel. O que não quer dizer que não sejam seus antepassados. Águeda Antunes é irmã da minha 7ª avó Isabel João e meu pai também nasceu em 1910.

Não tenho a descendência do casal em referência que são meus colaterais. Tenho a sua ascendência que lhe posso facultar se estiver interessada (se forem seus antepassados directos).

Para chegar ao casal em epígrafe terá de começar como habitualmente. Certamente tem certidão de nascimento de seu pai. Nessa certidão estão o nome de seus avós e bisavós paternos. Esses registos, se forem do Distrito de Coimbra, já estão online. Escreva : Paróquia de Unhais-o-Velho e pique em Paróquia de Unhais-o-Velho - Arquivo....
Pique em casamentos e escolha os mais recentes, Pique em visualizar e começa pelo fim do livro. O casamento de seus bisavós,pelas minhas contas, não deve ter aconecido depois de 1860/70. Comece por aí, sempre para trás.

Boas pesquisas.

Cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Águeda Antunes/António Pereira das Meãs

#344642 | marios | 01 abr 2014 22:33 | Em resposta a: #344634

Cara Raquel Diogo

Boa noite

Muito obrigada pela preciosa ajuda que lhe agradeço tudo quanto me possa esclarecer

Vou pesquisar melhor. Contudo estava convencida que o casal Manoel Pereira e Joaquina Maria fossem os meus visavós! Ou seja pais do meu avô António Pereira, parecia encaixar-se tão bem.

Desculpe perguntar, a sua ascendencia vem das Meãs? será que somos primas?

Desde já agradeço toda a ajudar que me puder disponibilizar.
Os meus cordiais cumprimentos

Raquel Antunes

P.S.

Só um esclarecimento, eu uso Antunes do meu marido, (Coimbra) não tem ligação alguma com a região da Serra do Açor.

os meus Afradecimentos

Resposta

Link directo:

RE: Águeda Antunes/António Pereira das Meãs

#344665 | Raquelis | 02 abr 2014 20:02 | Em resposta a: #344642

Cara Raquel Antunes,

Na certidão de nascimento de seu pai encontra o nome dos avós dele que são seus bisavós. Manuel Pereira e Joaquina Maria têm de constar nessa certidão, assim como o nome dos outros dois avós de seu pai.

É por aí que tem de começar.

A minha ascendência nas Meãs começa com Isabel João b. em 1687, filha do tão referido casal Manuel João e Isabel Antunes.
1 - Isabel João casa com António Simão da Erada e têm, entre outros:
2 - António João b. 1721 na Erada, que tem entre outros:
3 - José dos Santos b. 1749 na Erada, que tem entre outros:
4 - José dos Santos b. 1787 na Erada, que tem entre outros:
5 - Maria dos Santos b. 1825 em Unhais da Serra, que tem entre outros:
6 - João dos Santos Diogo b. em 1846 em Unhais da Serra que tem entre outros o meu avô paterno
7 - José dos Santos Diogo.
Foram preciso 7 gerações para chegar às Meãs .......

Certamente que, se encontrar este casal (Manuel João/Isabel Antunes das Meãs) somos "primas". Mas eu tenho mais ascendência dessa região do País.

O meu apelido "Diogo" vem daí, porque Maria dos Santos (nº5)casou com um Diogo. É,portanto, o meu nome de família. Para assuntos de genealogia não uso o nome de meu marido.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#348971 | marios | 06 ago 2014 17:56 | Em resposta a: #162771

Caríssimos
Os meus sinceros cumprimentos
Gostaria de vos agradecer reconhecidamente o vosso preciosíssimo trabalho de pesquisa.
Tenho a informar que através desta vossa maravilhosa investigação, descobri meus antepassados.
descendo do casal: António Pereira 17/Dezº. 1693 + Àgueda Antunes 6/Outubro/1698

O filho Manoel Pereira nascido a 7/Janº.1727 casou com Paula Antunes nascida em 7/Outubro/1736.

Destes, nasce Manuel Pereira em 5/Dezembro1762 que casa com Genoveva Antunes

Estes são os pais do meu trisavô João Pereira nascido em 20/Junho/1795 que casou com Luísa Maria Pereira, nascida em 18/01/1798, o meu meu bisavô paterno Manuel Pereira nasceu deste casal em 29/3/1836 e casou com Joaquina Maria nascida em 6/Outubro de 1824.

Entre os vários filhos deste casal, um deles é o meu avô pai do meu pai.

Grata por tudo
Cordiais saudações
Raquel Antunes






Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#349063 | PereiraF | 08 ago 2014 22:26 | Em resposta a: #335078

Caro Fernando Dias e confrades,

Para melhor claridade, aqui vai o link dum topico relativo aos Alvares De Carvalho :
http://geneall.net/pt/forum/167192/miguel-alvares-e-maria-ribeiro-unhais-o-velho-e-unhos/#a349062
Cumprimentos,

Pereira F.

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#353333 | marios | 02 jan 2015 00:11 | Em resposta a: #344665

Minha cara prima Raquel Diogo

Na verdade somos primas.
Agradeço a ajuda que foi preciosa
Cordiais saudações
Raquel

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#353345 | Peña Rey | 02 jan 2015 14:01 | Em resposta a: #331344

Caro confrade Pereira F.
Desejo se possível mais informações de Manuel Alvares Pereira especialmente as de ordem familiar que o ligam ao Brasil.
Estou há tempos procurando em todos os lugares algum registro do casal JOSÉ ÁLVRES PEREIRA (Alvares, Alves) Pereira ou Perera) casado com Bárbara Maria e que batizaram o filho IGNÁCIO na Candelária , Rio de Janeiro perto de 1730 já que Ignácio casou em Curitiba, Paraná em 1751.
Agradecido, desejo-lhe um ótimo ano de 2015 !
Clovis Pena
Curitiba, Paraná - Brasil

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#361959 | JAPR | 28 set 2015 20:50 | Em resposta a: #162771

Caros Confrades:
Sou relativamente novo neste "site". Mas no entanto ja ha mais de 30 anos que pesquiso as raizes da familia.
Originalmente da freguesia de lavacolhos (Fundao), onde na sequencia de pesquisar dados de familia, cataloguei os individuos todos da freguesia (Batismos, Casamentos e Obitos). No entanto, quanto a familiares oriundos de outras freguesias vizinhas nao tenho tido tantos resultados. A minha pergunta tem a ver com o meu bisavo,,, oriundo da Freguesia de Fajao (Nos livros paroquiais de batismo nao o consigo encontrar)
Augusto SIMAO....nat. de Lavacolhos onde nasceu a 11NOV1865 e filho de Joaquim SIMAO (nat. da freg. de Fajao) e Ritta SILVEIRA (nat. de Lavacolhos)....
ora este Joaquim SIMAO era filho de Manoel JOAO e Maria FRANCISCA (ele devia ter nascido por volta de1835 e veio a falecer em Lavacolhos a11ABR1900) e e aqui que perco o rasto dos seus antepassados.....nao encontro registo nenhum de um Joaquim, filho de manoel JOAO e maria FRANCISCA. Serao eles descendentes desta familia do Porto da Balsa. ou serao eles de outro lugar ie, teixeira?

muito Obrigado e os meus cumprimentos a todos
Jose RODA

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#361966 | sena1965 | 29 set 2015 11:57 | Em resposta a: #361959

Em Fajão o máximo que se encontra é o nascimento de um Joaquim, filho de Manuel João e Maria Rita (da Vila de Fajão) em 1825. Não deve ser o que pretende.

Talvez valha a pena procurar nas freguesias próximas (Teixeira, Colmeal, Unhais). Pode ser que tenha sorte.

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#361976 | pileco | 29 set 2015 18:19 | Em resposta a: #331390

Caro F. Pereira. Sou brasileiro, descendente de um Miguel Alvares de Carvalho que casou aqui no Brasil em 1724 com Suzana Fernandes de Araujo, mulata, filha natural do capitão e alcaide Manuel Fernandes de Araujo. Infelizmente o assento de casamento não se encontra em boas condições, não permitindo que eu descubra sua origem.

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#363982 | JAPR | 02 dez 2015 05:36 | Em resposta a: #361966

Desculpe pelo atraso em responder ao topico.
Vou de facto tentar nas freguesias próximas (Teixeira, Colmeal, Unhais).
Muito Obrigado pela informacao

Jose RODA

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#364025 | JAPR | 03 dez 2015 23:05 | Em resposta a: #363982

Caros Confrades:
Peço desculpa por incomodar de novo!

Sera que existiu algum Manoel Joao casado com uma Maria Francisca em Fajao. O Manoel Joao deveria ter nascido por volta de 1790-1810, visto seu filho Joaquim SIMAO ter nascido por volta de 1835 (Registo de Obito de 17Abril1900 da Freguesia de Lavacolhos – obito 5 imagem 4)

Conforme perguntei anteriormente e o sr Joaquim Nogueira me indicou para procurar nas freguesias visinhas. De facto procurei nas freguesias de Teixeira, Unhais o Velho, Colmeal, Cepos, Cabril, Piodao, Moura da Serra e Vidual mas nao encontrei o casal.
Vejo que existiram varios Manoeis Joao especialmente na freg. de Teixeira (Porto de Castanheira) mas nenhum esta casado com uma Maria Francisca.

Sera que alguem me possa dirigir para o lugar aonde possa encontrar essa informacao?

Muito Obrigado
Jose RODA

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#364039 | PereiraF | 04 dez 2015 10:48 | Em resposta a: #364025

Bom dia Sr. Jose RODA,

Na Pagina 28, no livro Misto N°3 de Fajão, encontrara o casamento, em 7 de Janeiro de 1807, de um Manuel João com uma Maria Francisca, ele das Relvas, da Teixeira, e ela de Fajão.

Com os meus melhores cumprimentos,

Pereira F.

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#364040 | PereiraF | 04 dez 2015 10:54 | Em resposta a: #361976

Caro pileco,

Infelizmente não tenho informações sobre um Miguel Alvares de Carvalho, ou de outro membro dos Alvares de Carvalho que se estejam estabelecido no Brasil, alem das informações expostas neste forum.
Posso convida lo à investigar os assentos de batismos dos filhos, de obito, etc..., os cartorios de sesmarias, os documentos digitalisados no "Projeto Resgate", etc...onde pudesse surgir alguma informação relativa a origem do seu antepassado.
Com os meus melhores cumprimentos,

Pereira F.

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#364058 | JAPR | 04 dez 2015 18:49 | Em resposta a: #364039

Muito Obrigado pela informacao sr. Pereira F.

Ja tinha procurado nos livros de Fajao mas este registo me escapou.

Obrigado uma vez mais pela informacao. assim ja posso continuar a recuar nos tempos sabendo de onde eles vieram.

Se eu poder ser util com informacoes de Lavacolhos, Castelejo e so perguntar.

Muito Obrigado
Jose RODA

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#364345 | PereiraF | 15 dez 2015 14:59 | Em resposta a: #353345

Caro Clovis Pena,
Infelizmente não tenho mais informações sobre um Manuel Alvares de Carvalho radicado no Brasil.
Talvez procurando nos documentos do "Projeto Resgate" ou na base do Family search,…
Com os meus melhores cumprimentos,
Pereira F.

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#423849 | Nandu | 03 mai 2020 13:08 | Em resposta a: #267802

Caros Rui Pereira e G. Santos,

Nas minhas pesquisas encontrei o seguinte casamento que julgo ser o de João Domingues e de Isabel Simão (pais de João Domingues (b. 5 Ago 1584 nas Meãs) que casa com Catarina Luis a 4 Nov 1612):
PPS09-001-0001_m0124 (segundo assento da primeira folha)

Neste assento de difícil leitura, João Domingues casa com Isabel Simão a 2 Abr 1581 em Unhais, e são referidos os pais de João Domingues como Domingos Afonso? e Isabel Fernandes.

Este assento parece-me ser o casamento do nosso casal e deita por terra o entroncamento de João Domingues em Domingos Fernandes e Clara Pereira.

O que acham desta nova pista?


Cumprimentos,

David Pereira Neves

Resposta

Link directo:

Família do Porto da Balsa (Fajão)

#424012 | Nandu | 07 mai 2020 17:14 | Em resposta a: #267806

Caros Rui Pereira e G. Santos,

Nas minhas pesquisas encontrei o seguinte casamento que julgo ser o de João Domingues e de Isabel Simão (pais de João Domingues (b. 5 Ago 1584 nas Meãs) que casa com Catarina Luis a 4 Nov 1612):
PPS09-001-0001_m0124 (segundo assento da primeira folha)

Neste assento de difícil leitura, João Domingues casa com Isabel Simão a 2 Abr 1581 em Unhais, e são referidos os pais de João Domingues como Domingos Afonso? e Isabel Fernandes.

Este assento parece-me ser o casamento do nosso casal e deita por terra o entroncamento de João Domingues em Domingos Fernandes e Clara Pereira.

O que acham desta nova pista?


Cumprimentos,

David Pereira Neves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 03:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen