Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#198066 | LProjecto | 26 mai 2008 19:59

Caros Confrades,

Agradeço qualquer informação relativa aos seguintes indivíduos:

- Joaquim ALVES CATARINO, natural de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova, (terá nascido por volta de 1870), filho de Manuel ALVES CATARINO e de Joaquina de MATOS.
Casou com Justina RIBEIRO VAZ, filha de José RIBEIRO e de Luísa RIBEIRO VAZ.
Supostamente, seriam todos de Sobreira Formosa.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#198345 | LProjecto | 28 mai 2008 16:55 | Em resposta a: #198066

Caros Confrades,

Aproveito para acrescentar que Joaquim Alves Catarino, meu trisavô, era irmão do Pe. Manuel Alves Catarino, autor da obra "Concelho de Proença-a-Nova" editada em 1933 e reeditada, salvo erro, na última década pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Sabendo que o Pe. Manuel Alves Catarino nasceu a 22.2.1868 no lugar de Pergulho - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova, aguardo a informação do ADCB relativa ao seu assento de baptismo, que me permitirá saber quem eram os seus avós... mas, enquanto não chega essa informação, toda e qualquer "migalha" será bem vinda.

Sei também que existiram outros indivíduos, em Proença-a-Nova, da família "Alves Catarino" que foram professores e padres, mas sobre os quais ainda aguardo elementos mais precisos.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#198447 | LProjecto | 29 mai 2008 11:40 | Em resposta a: #198345

Caros Confrades,

Renovo o tópico, aproveitando para rectificar a informação que, por lapso, referi na mensagem anterior, ou seja, segundo consegui apurar (ficarei grato pela confirmação por parte de algum confrade que investigue na zona) Pergulho não pertence a Sobreira Formosa mas sim a Proença-a-Nova - motivo pelo qual as funcionárias do ADCB não localizaram o referido assento.

Assim sendo, o que procuro é o assento de baptismo de Manuel, que nasceu a 22.2.1868 no Perguho, freguesia de Proença-a-Nova. Era filho de Manuel Alves Catarino e de Joaquina de Matos.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#214998 | LProjecto | 08 dez 2008 16:10 | Em resposta a: #198447

Caros Confrades,

Na sequência das várias mensagens que constam neste tópico, aproveito para actualizar a informação sobre os "Catarino" de Proença-a-Nova, pois poderá alguém relacionar os seguintes elementos com outros que já possua.

1. Joaquim Alves Catarino (irmão de, pelo menos, José Alves Catarino e Pe. Manuel Alves Catarino, n. 22.2.1868 - Pergulho, Proença-a-Nova);

2. Manuel Alves Catarino, n. Pergulho, Proença-a-Nova

3. Joaquina de Matos, n. Pergulho, Proença-a-Nova

4. António Alves Catarino, n. Proença-a-Nova, casou a 9.2.1831 - Proença-a-Nova.

5. Joana Maria

6. Luís António

7. Josefa de Matos

8. Luís Alvares (Catarino)

9. Josefa Maria

10. António Fernandes

11. Gertrudes Maria

Supostamente, seriam todos da freguesia de Proença-a-Nova.


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#252081 | mhcfonseca | 23 mar 2010 12:16 | Em resposta a: #214998

Boa tarde! O meu nome é Maria Helena Catarino Fonseca, e sou da família dos Catarino de Proença, também eu tenho curiosidade em descobrir mais sobre a árvore da família. Infelizmente não é fácil, o que lhe posso dizer é que da parte do Manuel Alves Catarino para cima só tenho o António Alves Catarino e a Joana Maria. Da parte da joaquina Matos tenho o Luís António e a Josepha Mattos. Se por acaso tiver informações mais antigas, agradecia que mas enviasse.

Em relação aos filhos de Manuel e joaquinha, posso ajudar:

-Manuel Alves Catarino, padre
-Joaquim Alves Catarino, casado com Justina Ribeiro Vaz (se me enviar as informaçoes sobre este ramo, posso acrescentar na árvore)
-Luís Alves Catarino, casado com Maria da Conceição Fernandes, ramo do qual eu descendo, estes são os meus trisavós.
-Maria do Rosário Alves Catarino, casada com José Fernandes
-José Alves Catarino. casado com Joaquina da Conceição
-Francisco Alves Catarino, casado com Maria da Conceição Dias

Se quiser informações sobre o ramo do qual descendo, é só dizer.
Qualquer coisa que saiba que me possa ser útil, agradeço.

Obrigado
Helena Catarino Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#252107 | LProjecto | 23 mar 2010 19:42 | Em resposta a: #252081

Cara Helena,

É sempre emocionante quando somos presenteados, através deste magnífico fórum, por mais um parentesco, por sinal bastante próximo, sobretudo se considerámos que tal revelação se assume como produto de investigação genealógica.

Nesse caso, os nossos trisavós eram irmãos, pois Joaquim Alves Catarino, que se encontra em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1167281

era meu trisavô, e embora fosse casado com Justina Ribeiro Vaz, de um relacionamento com a minha trisavó Libânia Cardoso nasceu a minha avó Maria do Rosário Cardoso.

Já passou algum tempo desde que investiguei essa linha e, na verdade, reconheço que se trata de uma linha que carece de investigação, todavia, consegui recuar um pouco mais além de António Alves Catarina e Joana Maria.

Assim sendo, é com prazer que posso adiantar-lhe os seguintes elementos:

1. JOÃO ALVES, n. Pergulho Cimeiro - Proença-a-Nova, casou com CATARINA MARIA (daqui deriva o apelido "Catarino"), n. Pergulho Cimeiro.

Foram filhos:

2. TERESA, que foi madrinha de baptismo de Luís, a 17.12.1796, filho de Pedro António e de Josefa Maria.
2. LUÍS ALVES (CATARINO), n. Pergulho Cimeiro. Casou com JOSEFA MARIA, n. Casais Fundeiros - Proença-a-Nova, filha de ANTÓNIO FARINHA e de MARIA JOAQUINA, do mesmo lugar.

Tiveram, pelo menos, o seguinte filho:

3. ANTÓNIO ALVES CATARINO, n. 21.7.1806 - Pergulho Cimeiro, bap. 27.7.1806 - Proença-a-Nova (Microfilme 354, fl. 37). Foram seus padrinhos de baptismo António Alves, do Pergulho, e Joaquina, solteira, filha de José Lopes, da Murteira. Casou a 9.2.1831 - Proença-a-Nova, com JOANA MARIA, n. 23.5.1805 - Bairrada, bap. 26.5.1805 - Proença-a-Nova, filha de ANTÓNIO FERNANDES BRANCO, n. Bairrada, e de GERTRUDES MARIA, n. Casais Fundeiros - Proença-a-Nova, neta paterna de MANUEL FERNANDES e de MARIA MENDES, ambos da Bairrada, neta materna de JOSÉ ALVES e de JOSEFA MARIA, ambos do dito lugar de Casais Fundeiros. Foram seus padrinhos de baptismo José Fernandes, tio paterno, e Joana Maria, mulher de Domingos João, da Bairrada. (Microfilme 354, fl. 15).

Foram pais de:

4. MANUEL ALVES CATARINO, n. 6.12.1831 - Pergulho Cimeiro - Proença-a-Nova. Casou com JOAQUINA DE MATOS, n. 4.4.1828 - Pergulho Cimeiro, filha de LUÍS ANTÓNIO, n. 17.12.1796 - Pergulho Cimeiro, bap. 26.12.1796 - Proença-a-Nova, e de JOSEFA MARIA DE MATOS, n. 17.2.1798 - Murteira - Proença-a-Nova, bap. 25.2.1798 (Microfilme 354, fl. 135). Foram padrinhos de baptismo de Josefa Maria de Matos: Manuel Francisco, tio, e Josefa, solteira, "filha dos avós maternos". A referida JOAQUINA DE MATOS era neta paterna de PEDRO ANTÓNIO, n. Pergulho Cimeiro, e de JOSEFA MARIA, n. Vale da Carreira - Proença-a-Nova, neta materna de FRANCISCO MARTINS, n. Casalinho - Proença-a-Nova, e de MARIA JOSEFA DE MATOS, n. Murteira (filha de PEDRO FERNANDES, n. Murteira, e de TERESA DE MATOS, n. Sanguinheira - Carvoeiro).

O referido PEDRO ANTÓNIO era filho de MANUEL ANTÓNIO, n. Pergulho Cimeiro, e de ANA (não consegui confirmar o restante nome), n. Carvalhal - Proença-a-Nova. A sua mulher, JOSEFA MARIA, era filha de JOÃO DOMINGUES, n. Vale da Carreira, e de JOSEFA MENDES, n. Bairrada.

O referido FRANCISCO MARTINS era irmão de MANUEL FRANCISCO (Foi padrinho da sua sobrinha Josefa, em 25.2.1798, filha de Francisco Martins e de Maria Josefa de Matos) e de JOSEFA, bap. 2.9.1768 - Proença-a-Nova. Eram filhos de ANDRÉ FRANCISCO, n. Murteira, e de JOSEFA MARIA, n. Casalinho, neto paterno de JOÃO DUARTE e de MARGARIDA JORGE, neto materno de JOSÉ MARTINS e de CATARINA DOMINGUES.

Quanto ao Pe. Manuel Alves Catarino, irmão dos nossos trisavós, refere a Monografia de Proença-a-Nova, da sua autoria, que "... foi Capitão-Capelão Militar, condecorado com o oficialato de Avis por serviços distintos, com louvor, medalha de comportamento exemplar, e medalha jubilar do Imperador da Áustria, Francisco José."

Sei também que o meu trisavô, JOAQUIM ALVES CATARINO, teve com JUSTINA RIBEIRO VAZ, sua legítima mulher, pelo menos um filho chamado CARLOS ALVES CATARINO, n. 2.2.1899 - Sobreira Formosa, e que segundo o filho Luciano, que em tempos contactei, terá falecido por volta de 1971. Foi casado com JUSTINA ROSA ANDRADE, e pais de:

- LUCIANO ALVES CATARINO, n. 1931 em Sobreira Formosa. Casou com LÚCIA.
- JOSÉ ALVES CATARINO, casou com MARIA DO ROSÁRIO, s.m.n.
- FERNANDO ALVES CATARINO, que casou com BEATRIZ, e foram viver para o Brasil. Tiveram dois filhos ( Cristina e Fernando) que, segundo parece, vivem no Brasil.
- MANUEL ALVES CATARINO, que também foi viver para o Brasil, s.m.n.

Naturalmente que tenho todo o interesse em conhecer a descendência do seu trisavô Luís Alves Catarino, pelo que lhe agradecerei toda a informação que possa disponibilizar. Se preferir puderá contactar-me através de: luismcalhau(arroba)hotmail(ponto)com


A título de curiosidade, posso também referir-lhe que, em tempos, dei com uma página familiar aqui no Geneall, da autoria de Gabriel Farinha Matias, onde constava parte da sua ascendência e, como tal, verifiquei que temos ascendência comum. Procurei contactar o autor, mas não obtive resposta. Poderá consultar a referida página em:

http://pagfam.geneall.net/1898/

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#252109 | LProjecto | 23 mar 2010 20:30 | Em resposta a: #252107

Cara Helena,

Quando se escreve ao correr da pena, por vezes também se escrevem asneiradas, pelo que aproveito para rectificar.

Assim sendo, no lugar de:

"...de um relacionamento com a minha trisavó Libânia Cardoso nasceu a minha avó Maria do Rosário Cardoso."

deverá ler-se, aliás, como é óbvio:

"...de um relacionamento com a minha trisavó Libânia Cardoso nasceu a minha bisavó Maria do Rosário Cardoso."

e... no lugar de: "António Alves Catarina" deverá considerar-se: "António Alves Catarino".

e ainda... no lugar de: "...se considerámos...", que se leia: "...se considerármos...".

Vamos lá ver se não será pior a emenda que o soneto...

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#252489 | mhcfonseca | 31 mar 2010 03:05 | Em resposta a: #252109

Boa Noite primo!

Mais uma vez obrigado por todas as informações, recebeu o mail que lhe enviei?

Obrigado
Helena Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#252550 | LProjecto | 01 abr 2010 12:06 | Em resposta a: #252489

Olá prima Helena,

Já lhe respondi para o seu endereço de correio electrónico.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#260108 | mhcfonseca | 07 ago 2010 16:09 | Em resposta a: #252550

Boa tarde primo!

Como está? escrevo-lhe para lhe perguntar se por acaso descobriu mais alguma coisa sobre a nossa familia.

Obrigado
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#260265 | LProjecto | 10 ago 2010 11:54 | Em resposta a: #260108

Olá prima,

Só agora, por mero acaso, reparei na sua mensagem pois continuo a não ser notificado em relação às intervenções que me são dirigidas.
Na verdade, por falta de disponibilidade para pesquisar na TT, não me tenho agora ocupado dessa nossa linha de Proença-a-Nova. A minha esperança é que esses registos fiquem brevemente online, mas não quero ser demasiado optimista...

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#452294 | acccvieira | 30 jan 2024 13:46 | Em resposta a: #252081

Caros confrades e Helena,

Penso ser prima da Helena por parte da família Catarino.
A minha mãe, Deolinda (1938-1963), morreu quando eu tinha 1 ano e o meu pai voltou a casar, motivo este para não conhecer, muito bem, grande parte da sua família.

Os meus avós maternos viviam no Casal D'Ordem:
- Alfredo Cardoso (nascido em 1909, tinha 2 irmãos, sendo um deles, a Céu, casada com um Catarino)
- Maria do Carmo (nascida em 1914)

e os pais do meu avô Alfredo eram:
- Cecília da Conceição Fernandes, do Pergulho
- António Cardoso, de Casal D'Ordem, com antepassados no Galisteu

O meu avô Alfredo era agricultor e tinha alguns familiares padres e militares. A mãe dele, a Cecília da Conceição Fernandes, era sobrinha do padre Manuel Alves Catarino. Pelo que penso seria filha de:

- Maria do Rosário Alves Catarino, casada com José Fernandes

Por acaso têm alguma informação que me seja útil?
Sou nova nesta plataforma e ainda não sei bem qual a melhor forma de procurar antepassados. Vivo no Algarve e não irei tão cedo consultar registos em Proença-a-Nova.

Muito agradeço a vossa disponibilidade,

Ana Cristina do Carmo Cardoso Vieira

https://geneall.net/pt/nome/3985030/ana-cristina-do-carmo-cardoso-vieira/
(já estou na Geneall mas não sei quem me adicionou :-))

Resposta

Link directo:

Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#452298 | acccvieira | 30 jan 2024 15:52 | Em resposta a: #252081

Cara Helena,

Olhando com atenção para o nome da sua trisavó "Maria da Conceição Fernandes" que tem os mesmos apelidos da minha bisavó "Cecília da Conceição Fernandes" penso que há a hipótese de a sua trisavó ser mãe da minha bisavó, que, por qualquer motivo, não herdou os apelidos do seu trisavô Luís Alves Catarino. O que lhe parece?

Esta mensagem é uma continuação da mensagem:
https://geneall.net/pt/forum/149874/fam-catarino-sobreira-formosa-proenca-a-nova/#a452294

Obrigada,

Ana Cristina do Carmo Cardoso Vieira

Resposta

Link directo:

Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#452330 | agp | 31 jan 2024 16:50 | Em resposta a: #452294

Viva,

O seu avô António nasceu no dia 29.12.1880 e foi batizado a 10.1.1891, filho de Luís Cardoso e Gertrudes Cardoso, neto paterno de José Cardoso e Vicência Cardoso e materno de Joaquim Fernandes e Maria Cardoso.

Ver https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1049177 tif 3 e seguinte

A sua avó Cecília nasceu a 31.3.1887 e foi batizada a 21.4.1887.

Ver, com pais, avós, etc., em:

https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1049173 tif 19

Ambos os registos respeitam a Proença-a-Nova.

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Fam. Catarino - Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#452383 | acccvieira | 05 fev 2024 21:12 | Em resposta a: #452330

Boa noite António,

Muito agradeço as preciosas informações sobre os meu bisavós maternos.

Foi uma grande ajuda!

Cristina

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen